terça-feira, 17 de maio de 2016

ALEGRIA E BOM HUMOR - COMO CULTIVAR?

    Esta página se destina a divulgar informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.
    Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas. 
    O material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, a qual deve ser feita por médicos e psicólogos.

                                                      ♦♦♦

   
        Neste post você verá o que é a Alegria e o que é o Bom Humor, como a alegria se manifesta em seu corpo, as partes do seu cérebro que são ativadas quando você está alegre, o significado do Sorriso, como diferenciar o sorriso verdadeiro do forçado, o poder da alegria e do sorriso, quais os benefícios que o sorriso e a alegria trazem para a saúde, e como cultivar a Alegria e o Bom Humor.

  O que é a Alegria?


A alegria é uma resposta do organismo a estímulos agradáveis. Os estímulos podem ser externos ou internos, e os externos podem ser boas notícias, encontrar uma pessoa que gosta, as diversões e os prazeres (físicos ou intelectuais). Os internos podem ser situações que tragam contentamento e satisfação, como a serenidade e a tranquilidade. 

A Alegria pode ser ruidosa ou silenciosa, sendo que a ruidosa se manifesta através de um sorriso ou gargalhada, enquanto a silenciosa não se manifesta externamente, e é percebida por uma satisfação íntima, como ocorre durante a prática da Plena Atenção (veja os posts 3 e 4 deste blog). Ela é referida no I Ching, antigo texto chinês como sendo serena, silenciosa, cultivada no recolhimento, quando a mente está satisfeita e nada mais deseja.

                                   A alegria pode ser ruidosa como na gargalhada.


                  Ou ser uma alegria silenciosa, na serenidade e satisfação íntima.

      Thich Nhat Hahn, monge zen budista, considera que alegria e felicidade são dois sentimentos que se confundem: quem está alegre está feliz e quem está feliz está alegre. Para ele alegria, satisfação e contentamento são a mesma coisa: quem está alegre está satisfeito e contente, e quem está satisfeito e contente está alegre ( http://sangavirtual.blogspot.com).

      Esta interpretação coincide com o conceito de felicidade adotado por Liubomirsky, da Universidade da Califórnia. Para ela “a felicidade é a experiência de alegria, contentamento ou bem estar subjetivo, combinada com o sentimento de que a vida é boa, significativa e valiosa. Alegria, felicidade, satisfação e contentamento são conceitos interligados.


Quais os sinais corporais da Alegria?

A alegria pode se expressar no rosto, no olhar, na voz e no corpo. A manifestação no rosto se faz pelo sorriso ou pela serenidade da face. O sorriso é o resultado da contração dos músculos faciais e expressa geralmente emoções agradáveis como a alegria, satisfação, contentamento, felicidade, amizade e júbilo. Mas pode expressar emoções desagradáveis, como medo, ansiedade, ironia ou tristeza.

A intensidade da alegria pode variar de um valor mínimo a um máximo, onde estão ão o júbilo e o êxtase. Se a alegria é muito forte, a pessoa pode gritar e pular, como ocorre quando a pessoa é surpreendida por ótimas notícias, como quando alguém é aprovado em exames concorridos. 

O que é Bom Humor?

O humor é um estado de consciência da pessoa – é o estado de ânimo dela e expressa o nível médio de seus sentimentos. Pode variar entre o bom humor e o mau humor. Enquanto a alegria é uma emoção, o bom humor é um estado mental, do qual a alegria faz parte. O humor pode ser considerado também como a capacidade da pessoa para compreender ou expressar situações cômicas, engraçadas ou divertidas.

O estado psíquico possui dois polos: num estão os sentimentos agradáveis - alegria, satisfação e contentamento - e no outro estão os desagradáveis - tristeza, sofrimento, raiva, ressentimento e mágoa. No bom humor predominam a alegria e o contentamento e no mau humor a tristeza, a raiva, o ressentimento e o sofrimento

Tem gente que vive a maior parte do tempo de bom humor, e outros vivem a maior parte do tempo de mau humor. Para que você se sinta bem e tenha bem estar, deve cultivar o bom humor, que aprenderá na parte final deste post.


                                             Menino com bom humor, alegre e contente.

Quais os sinais corporais da Alegria?

A alegria pode se expressar no rosto, no olhar, na voz e no corpo. A manifestação mais frequente é no rosto, pelo sorriso ou pela serenidade da face. O sorriso resulta da contração dos músculos faciais, expressando habitualmente emoções agradáveis como alegria, satisfação, contentamento, felicidade e júbilo. Mas pode expressar também emoções desagradáveis, como medo, ansiedade, ironia ou tristeza.

Podemos identificar a alegria de uma pessoa pelos seus olhos, que têm um brilho característico, ou através de sua voz, que tem uma tonalidade própria da alegria. A intensidade da alegria vai de um valor mínimo a um máximo, que é atingido no júbilo e êxtase. Se ela é muito forte, a pessoa pode gritar e pular, como quando recebe uma ótima notícia.

Existe um centro da Alegria no cérebro?

Não. Na alegria funcionam de forma integrada diversas regiões cerebrais. Pesquisa de Damásio, em 2000, com tomografia por emissão de pósitrons, mostrou que durante a alegria são ativadas as seguintes regiões: os núcleos da base putamen e caudado, o córtex frontal, a área pré-motora do lobo frontal, córtex cingulado, hipotálamo e os lobos da ínsula. O cerebelo participa da regulação da alegria e quando ele é lesado a pessoa pode rir sem motivo.

Qual o significado do Sorriso?

Devemos saber o significado do sorriso de uma pessoa, para identificar a emoção que está por trás dele. Uma emoção pode se manifestar de formas diferentes - a alegria pode ser expressa por um sorriso ou por lágrimas, e uma pessoa muito alegre pode rir e chorar ao mesmo tempo. O sorriso pode significar também a raiva, manifestada sob a forma de ironia, no sorriso irônico. Alguém pode sorrir ao receber uma notícia desagradável, ou quando estiver envergonhado, insatisfeito, desgostoso ou conformado. O sorriso pode significar uma alegria ou outra emoção agradável, mas pode esconder raiva, medo ou tristeza. Por isso você deve estar sempre atento ao sorriso dos outros.

O sorriso pode vir do interior da sua mente e você rir espontaneamente, quando se lembra de alguém que gosta ou de algo que traz alegria. Mas ele pode ter causa externa como uma piada, algo engraçado que você vê ou porque viu outras pessoas gargalhando.

Como diferenciar o sorriso verdadeiro do forçado?

Segundo o psicólogo  Martin Seligman, no sorriso verdadeiro os músculos dos cantos da boca se levantam e a pele em volta dos olhos se enruga. Os músculos que fazem isso, são muito difíceis de serem controlados por nós. Este  sorriso é acompanhado de alegria no olhar, uma metade do rosto é igual à outra e é mais duradouro. Veja na imagem abaixo.


                                                O sorriso verdadeiro envolve os músculos da boca,
                                    dos olhos e das sobrancelhas, e há alegria no olhar.

O sorriso forçado envolve mais a parte inferior do rosto, principalmente a boca e não há alegria no olhar. Uma metade do rosto pode não ser igual à outra e ele é rápido. A imagem abaixo é de um sorriso forçado. No sorriso verdadeiro entram em atividade o tálamo e núcleos da base do cérebro, e no forçado entram em atividade o lobo frontal e o controle executivo.


 O sorriso forçado envolve mais os músculos
 da boca e não se vê alegria no olhar.


Qual o poder da Alegria e do Sorriso?

A alegria tem o poder de gerar bom humor, contentamento, satisfação e  bem estar. O cérebro de uma pessoa alegre produz mais dopamina, substância responsável pelo prazer, e mais adrenalina, substância que faz a pessoa ficar mais disposta.

● A alegria tem o poder de aproximar as pessoas, pois é contagiante. Ela gera um ambiente amistoso e melhora os relacionamentos, além de aumentar a produtividade e a criatividade das pessoas.

  ● O sorriso tem o poder de produzir bem estar e faz bem à saúde. Quando você ri, seu cérebro produz mais serotonina, dopamina e endorfinas, substâncias que produzem o bem estar. O sorriso melhora o bom humor e a qualidade de vida, e traz uma melhor percepção do bem estar pessoal, e ajuda a lidar melhor com as adversidades e situações difíceis, como doenças da família. (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2762283/).


O sorriso tem o poder de abrir portas e conquistar pessoas. Quando uma pessoa lhe recebe com um sorriso você sabe que ela está aberta para um relacionamento acolhedor, mas se sua cara é fechada mostra que não está disposta a um relacionamento amistoso. 

O sorriso tem o poder de aumentar a produção de linfócitos no sangue, que são células capazes de destruir vírus e bactérias agressores do organismo. E aumenta as imunoglobulinas, importantes na defesa orgânica.

Qual a relação entre sorriso e estresse?

Pesquisa feita por Kraft e Pressman, em 2012, concluiu que sorrir ajuda o coração a recuperar-se do estresse. Três grupos foram treinados para ficar com a face neutra, ou sorrir só com a boca, ou sorrir com a boca e com os olhos, e foram submetidos a situações estressantes, sucessivas: 1- desenhar o trajeto da imagem de uma estrela que se movia num espelho, com a mão não habitual. 2-Botar a mão na água gelada, durante um minuto.

Durante as tarefas os participantes ficavam sem sorrir, ou sorriam com a boca, ou com a boca e os olhos, e eram medidas suas frequências cardíacas. Comparando estas frequências foram obtidos os seguintes resultados: 1 –nos dois grupos que sorriram durante as tarefas, as frequências cardíacas diminuíram mais rapidamente do que no grupo que não sorriu; 2- o grupo que sorriu com a boca e os olhos, teve redução mais rápida dos batimentos do coração. Daí a conclusão de que sorrir durante o estresse faz com que o coração se recupere mais rapidamente.


Se você estiver num engarrafamento ou submetido a um estresse, sorria, pois faz bem ao coração. Seus batimentos voltam mais depressa ao normal, mesmo se o sorriso for  forçado, pois sorrir acelera a recuperação do estresse. (Psychol Sci. 2012;23(11):1372-8. doi: 10.1177/0956797612445312. Epub 2012 Sep 24).

Pesquisa realizada  em  2014, na Universidade de Loma Linda, constatou diminuição do cortisol (hormônio do estresse) na saliva de idosos saudáveis, de 60 a 70 anos, depois de assistirem 20 minutos de filmes cômicos. Quando você estiver muito estressado ou num engarrafamento, sorria, pois seu cortisol e seu estresse vão diminuir e seus batimentos cardíacos vão voltar mais rapidamente ao normal !


Como cultivar a Alegria?

 1. Cultivando o sorriso -

Você pode cultivar a alegria sorrindo, pois sorrir evoca a alegria. Para praticar, fique sozinho, sentado ou deitado, e lembre de pessoas que gosta ou situações que ficou alegre (de uma paisagem, um por de sol ou um filme engraçado). Depois comece a rir com os músculos da boca e dos olhos, mesmo que o riso seja forçado.

Quando você está alegre, dá um sorriso que vem de dentro de seu ser. Segundo Antonio Damásio (2000), se você se lembra de algo que lhe deixou alegre no passado, fica alegre de novo e sorri outra vez. Na alegria autêntica, você sorri verdadeiramente e a energia se espalha em seu corpo, trazendo satisfação e bem estar. Você pode usar o sorriso a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, para lidar com o estresse. Sorria sempre que se sentir estressado!

Se você cultivar a alegria aumentará seu bom humor e viverá mais contente e mais satisfeito. Procure pensar em coisas agradáveis e evite viver situações desagradáveis, como presenciar cenas violentas e situações de sofrimento e dor. Não recorde coisas tristes, nem cultive raiva dos outros. Isto não quer dizer que você não terá mais problemas : terá e deverá reservar parte de seu tempo para procurar suas soluções e resolvê-los.

2. Praticando Plena Atenção –

O  monge zen budista Thich Nhat Hahn, recomenda que você sorria durante a prática da Plena Atenção ( veja os posts 3 e 4 deste blog). Ao inspirar, dirija a respiração para qualquer órgão - o coração, olhos, etc. Ao expirar, sorria e mande o sorriso para o órgão escolhido (coração, olhos ou qualquer outro), agradecendo-lhe o bem que ele lhe faz. Você pode praticar sentado, recostado, andando ou durante suas atividades. Quando você sorri e presta atenção ao sorriso, vive no momento presente, e deixa de lado os problemas do passado e do futuro (http://liveboldandbloom.com/09/self-improvement/mindfulness-oprah-and-the-sm).

3. Praticando o Sorriso Interior –

Esta é a técnica proposta por Mantak Chia:
♦ Feche os olhos e relaxe o corpo. Respire pelo nariz e sorria. Concentre a energia do sorriso entre as sobrancelhas, e leve-a para os olhos, nariz e lábios. Levante um pouco os cantos dos lábios, toque a língua no céu da boca e faça a energia descer da cabeça para o corpo por ela. Relaxe a mandíbula e a garganta e leve o sorriso para a laringe, traquéia e  o coração, agradecendo-lhe por bombear o sangue para seu corpo. Vá para os pulmões, sorria para eles e agradeça-lhes por oxigenar seu corpo. Sorria para seu fígado, estômago, intestinos, pâncreas e baço, e agradeça-lhes por seus trabalhos. 

  Sorria para os rins, e agradeça-lhes por limpar seu sangue de substâncias tóxicas. Sorria para seus orgãos sexuais e agradeça-lhes o prazer que lhe dão. Sorria para suas vértebras e músculos das costas, vá para a cabeça e sorria para os hemisférios cerebrais e cerebelo. Por fim, com o dedo indicador, faça uma espiral no sentido horário começando no umbigo e crescendo em torno dele até acabar o abdomen. Dê 36 voltas. Depois dê 24 voltas ao contrário, armazenando a energia no umbigo.

4. Praticando  Ioga do Riso –

Na Ioga do Riso você dá gargalhadas sem ter motivos e sem viver uma situação engraçada. No início sentirá dificuldade, mas com o tempo dará gargalhadas gostosas, verdadeiras. Depois de adquirir o hábito, você poderá rir a qualquer hora e em qualquer lugar que quiser. A gargalhada aumenta a capacidade pulmonar, pois os pulmões se enchem mais, recebem mais oxigênio e oxigenam mais o corpo.


Segue uma técnica: sente-se em uma cadeira, com a coluna ereta, roupas folgadas, feche os olhos e relaxe o corpo durante alguns instantes. Olhe-se em um espelho, inspire profundamente pelo nariz e encha completamente os pulmões. Prenda um pouco o ar, contando vagarosamente de 1 até 10. Depois solte o ar e dê uma gargalhada, “há-há-há-há”, se mirando no espelho. Se não tiver espelho, não tem problema. Repita algumas vezes, enquanto for agradável, . Aumente aos poucos o tempo da gargalhada, praticando o dia quantas vezes achar agradável.

Veja bons vídeos no Youtube sobre ioga do riso, como os seguintes: https://www.youtube.com/watch?v=UmaHICttCpkhttps://youtu.be/YqUMt9FCNEQ e https://youtu.be/3_DWfJuiKCM.

5. Evitando ficar com Raiva -

Conforme recomendamos no post 9 “ RAIVA – COMO AVALIAR E EVITAR”, evite ficar com raiva. As recomendações mais importantes são: esforce-se para administrar seu estresse, porque ele facilita o aparecimento da raiva; evite situações muito estressantes; faça exercícios físicos regulares; não entre na raiva dos outros; evite atritos ou brigas; não use álcool com frequência, nem abuse dele, porque o álcool faz você perder o controle com facilidade; perdoe às pessoas que lhe fizeram mal.

6. Divertindo-se –

Veja filmes e peças de teatro de seu agrado, inclusive os de humor, para ficar mais descontraído. Não assista filmes violentos. (www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102...).

7. Quando esperar uma notícia, pense que ela pode ser boa ou ruim, pois na sua vida ocorrem coisas boas e más, portanto é melhor você se preparar para lidar com adversidades e frustrações, admitindo que elas podem ocorrer. Não estamos sugerindo que você seja pessimista, mas que seja realista. Se estiver preparado para o pior, sentirá menos o impacto de uma má notícia e suas chances de ficar de mau humor serão menores. Há um ditado que diz “ a vida é assim, diz não e diz sim”. Prepare-se tanto para o “não”, quanto para o “sim”.

8. Organizando suas atividades diárias, para evitar o estresse

Para evitar o estresse das correrias, programe suas atividades para dar conta delas, pois terá menos aflições, ansiedades e irritações por não ter cumprido os prazos ou esquecer de executar tarefas. Estresse, ansiedade, irritação e raiva produzem mau humor, e se você planejar suas atividades terá um dia mais calmo e tranquilo, com mais bom humor. 

9. Fugindo de pensamentos negativos e emoções negativas –

Eles são inimigos do bom humor. Todos nós temos problemas e preocupações e devemos resolvê-los, mas sem sermos escravos deles. Não devemos deixar que eles nos dominem. Primeiro, veja se o problema tem solução ou não. Se ele não tem solução, não adianta ficar pensando nele. Se tiver solução, pense durante o tempo necessário na forma de resolvê-lo, concentrado nela. Não se lamente dizendo “coitado de mim”, “ o que eu fiz para sofrer tanto”, ou agredir aos outros ou a si mesmo. Depois de resolver o problema, pense em coisas agradáveis.

10. Preferindo  conviver com pessoas de bom humor –

O bom humor é contagioso e quem convive com uma pessoa bem humorada recebe seu bom humor, sua alegria e satisfação. Pessoas com mau humor contaminam os outros com suas raivas, medos, tristezas e mágoas, por isso evite-as, na medida do possível. Porém você deverá fazer tudo que puder para ajudá-la a diminuir seu mau humor, praticando a compaixão.


RESUMO

1. A alegria é uma resposta do organismo a estímulos agradáveis, externos ou internos. Os externos são boas notícias, diversões, prazeres e outros. Os internos são situações que tragam contentamento e satisfação, como a serenidade e a tranquilidade. A alegria ruidosa se manifesta com um sorriso ou gargalhada e a silenciosa não se manifesta externamente. É serena, cultivada no recolhimento, quando a mente está satisfeita e nada mais deseja.

2. O humor é o estado de ânimo da pessoa e varia entre o bom e o mau humor. A alegria é uma emoção que faz parte do bom humor. Todo indivíduo tem um estado psíquico, constituído por seu estado de ânimo e por seus sentimentos, emoções e paixões. Cada um experimenta o mundo a seu modo, que o leva a viver suas experiências e a considerá-las boas ou más.

O estado psíquico contém dois polos: num estão os sentimentos agradáveis, alegria, satisfação e contentamento, e no outro estão os desagradáveis, tristeza, sofrimento, raiva, ressentimento e mágoa. No bom humor predominam a alegria e o contentamento e no mau humor tristeza, raiva, ressentimento e sofrimento. Há pessoas que vivem a maior parte do tempo de bom humor, e outras vivem a maior parte do tempo de mau humor.

3. Para evitar a raiva administre seu estresse e evite situações muito estressantes; procure relaxar fazendo exercícios físicos regulares e praticando Plena Atenção; não pense o tempo todo em coisas desagradáveis que lhe irritem ou causem revolta; não entre na raiva dos outros; evite situações que levem a atritos com outros, nem as provoque diretamente ou usando ironias.
Divirta-se regularmente; não use álcool continuadamente, nem abuse dele; perdoe a quem lhe fizer mal, pois o ódio faz mais mal a quem o tem, do que a quem ele é dirigido; ria sempre que puder, porque rir faz bem à saúde.


 Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas mais tranquilas e um mundo melhor!

PRÓXIMO POST


No próximo post você verá o conceito da Ciência da Felicidade e se é possível construir um modelo de vida para ser feliz. Verá que a felicidade está dentro de nós, os princípios e os fundamentos neurocientíficos para sua busca, e que você pode aprender a ser mais feliz.

FONTES:

CARUSO,D.R. e SALOVEY,P., Liderança com Inteligência Emocional, M. Books, São Paulo, 2007
DAMÁSIO, A., Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos, Companhia das Letras,2004.
DAVIDSON, R. O estilo emocional do cérebro, Sextante, Rio de Janeiro, 2013.
EKMAN,P.et al Constants across cultures in the face and emotion, https://www.paulekman.com/.../Constants-Across-Cu.Acesso 5-10-2015.
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional, Ed. Ática, São Paulo, 1996.
GOLEMAN,D., O Poder das  Relações Humanas, Inteligência Social, Rio de Janeiro, Campus, 2007.

GORDON N., PANKSEPP J , The Instinctual Basis of Human Affect: Affective and fMRI ... www.tandfonline.com/.../15294145.2005.10773497

IWASE M. et al, Neuroimage. 2002 Oct;17(2):758-68. Neural substrates of human facial expression of pleasant emotion induced by comic films: a PET Study. Acesso em 20-8-2015.
KRAFT L., PRESSMAN,D. Grin and bear it: the influence of manipulated facial expression on the stress response. Psychol Sci. 2012;23(11):1372-8. doi: 10.1177/0956797612445312. Epub 2012 Sep 24. Acesso em 12-8-2015.
LIUBOMIRSKY, S., A Ciência da Felicidade, Campus, Rio de Janeiro,2008.
MANTAK CHIA, O Tao da Sabedoria Emocional, Cultrix,São Paulo,2011.
MILLER, M. et al. Impact of cinematic viewing on endothelial function.www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16415199, 2006.
SANTOS, J.O., Educação Emocional na Escola – a Emoção na Sala de Aula, 2a ed., Faculdade Castro Alves, Bahia, 2000.
SANTOS, J.O., Educação das Emoções –fundamentos e experiências, Faculdade Castro Alves, Bahia, 2009.
 SELIGMAN, M., Felicidade Autêntica, Rio de Janeiro, Objetiva, 2004.

STREAN,W.B. Laughter prescrition, acesso em 21-10-2015

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2762283/, Fam Physician. 2009 outubro; 55 (10): 965-967.

THICH NHAT HAHN, Textos, http://sangavirtual.blogspot.com , acesso em 22-8-2015
TIEN-WEN LEE ET AL, Imitating expressions: emotion-specific neural substrates in facial mimicry,Soc Cogn afetam Neurosci. 2006 setembro;1(2):122 -135. Acesso em 27-8-2015
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1820946/.
VIMALARAMSI , The Anapanasati Sutta: A practical guide to mindfulness of   breathing and tranquil wisdom meditation, acesso em 20-10-2015. www.dhammatalks.net/Books/Ven_Vimalaramsi_


IMAGENS: retiradas de Pixabay.  

 Envie seus comentários e dúvidas através do emaileducacaoeatencao@gmail.com ou através deste blog.