sexta-feira, 22 de setembro de 2017

26. EMOÇÕES POSITIVAS E MUDANÇAS CEREBRAIS

Esta página se destina a divulgar, informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.
Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas. O material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, a qual deve ser feita por médicos e psicólogos.
                                                              
                                                              ♦♦♦

                                               Leitura em 19 minutos

                                                              ♦♦♦

Neste post você verá o que são as Emoções Positivas, quais as voltadas para o passado, para o presente e para o futuro; os tipos de Prazer, como   prolongá-los e o que é a Habituação. Verá como utilizar suas Emoções Positivas para promover mudanças no cérebro, para ter uma vida melhor, com mais bem-estar, satisfação e contentamento, utilizando suas experiências cotidianas, através da Neuroplasticidade Positiva.

                                   ♦♦♦


         Que são Emoções Positivas?

    As Emoções Positivas são agradáveis, dão prazer à pessoa e fazem com que ela se aproxime do estímulo. Se alguém gosta de outro sente um impulso para se aproximar dele; se você vê uma comida apetitosa sente vontade de comê-la; se ouve uma música agradável quer desfrutar dessa audição; se vê um por de sol lindo ou uma pintura bonita quer admirá-la. 
     

As emoções positivas aproximam os indivíduos.

     As Emoções Positivas podem estar voltadas para o passado, presente ou futuro (Seligman). Dentre as voltadas para o passado estão satisfação, contentamento, orgulho, realização e gratidão. Voltadas para o futuro estão a fé, esperança, confiança e otimismo.

                      As Emoções Positivas se voltam para o passado, presente ou futuro.

      
Dentre as voltadas para o presente estão os prazeres dos sentidos (tocar em algo prazeroso, sentir o gosto ou cheiro de algo agradável, ver ou ouvir algo agradável, fazer exercícios físicos), o amor, a alegria, generosidade, compaixão, autocompaixão, interesse, calma, serenidade, entusiasmo, admiração, espanto, assombro, animação, deleite, gozo. 

As Emoções Positivas ampliam os pensamentos e as ações das pessoas, fazendo-as mais criativas e produtivas, neutralizam emoções negativas, estimulam a resiliência e promovem o bem-estar emocional (Fredrickson) (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3122271/). 

Emoções Positivas ampliam as ideias e ações da pessoa.


Pesquisas recentes mostram que as Emoções Positivas
podem criar novos neurônios através da Neurogênese e promoverem o  bem-estar da pessoa
(https://pdfs.semanticscholar.org/0abb/7173c9ded47b61c29936c11a1e9769b04415.pdf).



Emoções Positivas podem criar novos neurônios.

     Como lidar com o Prazer? 


      
      Consideraremos dois tipos de prazer- o sensorial, ligado aos sentidos e o não sensorial, mais ligado à cognição. O sensorial está ligado ao tato, olfato, visão, audição e gosto. Dentre os prazeres não sensoriais estão a alegria, contentamento, bom humor, entusiasmo, atração, enlevo, deleite e outros.

      Prazer sensorial –ligado às emoções positivas, ele é imediato, passageiro, desaparece quando cessa o estímulo, envolve pouco ou nenhum raciocínio e a pessoa se habitua facilmente a ele. Quando você sente um bom perfume percebe-o imediatamente e tem uma sensação agradável, que desaparece em pouco tempo. Se você o sentir de novo, seu prazer não terá a mesma intensidade e tende a desaparecer. Ele é relacionado com os seguintes sentidos:

      ◘ Tato – receber ou dar um toque carinhoso em alguém.

                      É um prazer dar as mãos com carinho.

       
       Audição- ouvir uma música agradável, o barulho do mar, o canto de passarinhos, a chuva caindo no telhado, etc.


                   Ouvir o barulho do mar é um prazer sensorial.
      
       ◘ Visão – apreciar um belo por de sol, a tela de um bom pintor, uma paisagem bonita, uma pessoa bonita, etc.


                  É um prazer visual apreciar um belo por de sol.

     
        Gosto – saborear uma boa refeição, uma taça de vinho ou sorvete, um suco de laranja, uva ou de outras frutas, etc.


                  É um prazer saborear uma comida gostosa.

         Olfato- sentir o cheiro de um perfume, de comida apetitosa, etc.

     

                          O prazer de sentir o perfume de uma rosa.


     Os prazeres físicos são passageiros e o hábito surge com facilidade, por isto não é possível aumentar muito o bem-estar constante utilizando-os.

       
      Prazeres não sensoriais -   são passageiros e sujeitos à habituação também. Ao receber uma ótima notícia você tem grande alegria na hora, mas depois seu humor volta para o habitual. Se você é desafiado para vencer uma meta, o entusiasmo é grande no início, mas diminui com o tempo, principalmente se tem grandes dificuldades. 
Veja alguns prazeres não sensoriais:
                                                
                                                                     Alegria
     




Bom humor



Euforia


         Empolgação




Êxtase




Deleite




Júbilo




Contentamento



Interesse



Excitação 





Animação


Atração



Generosidade



Compaixão




Entusiasmo




Otimismo


Harmonia



Encantamento




Conforto



Relaxamento




Divertimento



Porque você sente prazer?
      
     Você sente prazer porque seu cérebro produz substâncias que o produzem, trazendo-lhe felicidade, bem-estar, satisfação e alegria. Dentre estas substâncias estão a dopamina, serotonina, endorfinas, oxitocina, adrenalina e GABA (ácido gama amino butírico).

Analisaremos a seguir algumas delas e lhe  orientaremos como praticar atividades que as produzam:

Dopamina – é responsável pelo comportamento orientado para a busca do prazer, para a busca da recompensa. Sua concentração aumenta no cérebro quando um comportamento visa ser recompensado, e para aumentá-la estabeleça uma meta e trabalhe para alcançá-la. A dopamina aumenta durante os exercícios físicos, na alegria e bom humor, interfere no controle dos impulsos, na concentração da atenção e na motivação


                          Para aumentar a dopamina estabeleça metas e tente alcançá-las.  

Quando alguém pratica Tai Chi ou Chi Kung promove a atividade dos lobos frontais, que mandam sinais para o núcleo accumbens e este libera dopamina e endorfinas
(http://www.whitewillowtaichi.com/home/articles/parms/1/article/parkinsons_protocol.html).

             Praticar Tai Chi libera dopamina e endorfinas.


As seguintes atividades aumentam a dopamina: praticar Tai Chi ou Chi Kung, praticar Plena Atenção (veja o post “Como a Plena Atenção beneficia a saúde e diminui o estresse?”); trabalhar em metas que você possa alcançar; praticar exercícios físicos regularmente; cultivar a gratidão.

     E também cultivar a Alegria, de uma das formas seguintes: cultivando o sorriso, praticando o Sorriso Interior, praticando Yoga do Riso, evitando ficar com raiva, divertindo-se,  organizando suas atividades para evitar o estresse, fugindo de pensamentos negativos e emoções negativas, preferindo  conviver com pessoas de bom humor (veja no post “Como cultivar a alegria e o bom humor”).

         Sorrir ou dar gargalhadas aumentam a dopamina .


Serotonina – a serotonina é importante para manter o bom humor, o sono, apetite alimentar, inibir a raiva, ficar calmo e manter o bem-estar emocional. Usada no tratamento da depressão, muitos antidepressivos agem para manter a serotonina nas sinapses neuronais, aumentando assim seu efeito no bem-estar (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK27940/).

A serotonina é útil para manter o bom humor e a calma. 


Baixos níveis de serotonina são relacionados com maior impulsividade, depressão e risco de suicídio.  Os exercícios físicos aumentam a serotonina no cérebro, mesmo em idosos, sugerindo serem eles antidepressivos naturais (http://www.science20.com/rogue_neuron/science_pleasure_part_one_allure_asymmetry).


                         Exercício físico aumenta a serotonina no idoso.

As atividades seguintes aumentam a serotonina:praticar Tai Chi Chuan (http://online.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/acm.2016.0246?journalCode=acm), praticar Plena Atenção (veja o post Como a Plena Atenção beneficia a saúde e diminui o estresse?”); praticar exercícios físicos; propor a si mesmo novos objetivos e desafios (pois se vencê-los reforçará os comportamentos envolvidos,  sua autoestima e sua autoconfiança) ; cultivar a gratidão e fazer ações que reforcem seu sentido de vida e você se sinta realizado.

Endorfinas – semelhantes às substâncias opiáceas, são analgésicas, produzidas pela glândula pituitária e pelo hipotálamo durante as atividades físicas, nas relações sexuais e no orgasmo. São produzidas pelas agulhas de acupuntura ou pela prática da EFT, prática em que se dá “tapinhas” em certos pontos do corpo. É considerada a “acupuntura sem agulhas”. 

As atividades seguintes aumentam as endorfinas: praticar Tai Chi ou Chi Kung, praticar Plena Atenção, sorrir, praticar exercícios físicos, estabelecer metas e alcançá-las, praticar EFT (veja no post “Como lidar com o medo”).
 Aumenta a dopamina sorrir ou praticar exercícios físicos.


GABA- ácido gama amino butírico. Age sobre a ansiedade criando uma sensação de calma, tranquilidade, relaxamento e prazer.  Os sedativos benzodiazepínicos (Rivotril, Valium, etc.) agem promovendo aumento do GABA. Pesquisa encontrou aumento dos níveis de GABA entre os praticantes de yoga após uma sessão de 60 minutos. São atividades que produzem GABA: praticar Plena Atenção, yoga, meditação ou relaxamanto. 

Como aumentar seu Prazer?

      Você pode aumentar seu prazer evitando a Habituação ou praticando a Apreciação.

Que é Habituação de um prazer?
      
      Habituação de um prazer é a tendência que temos de percebê-lo com menor intensidade quando ele é repetido. Se você gosta de uma comida e come vários dias seguidos, seu prazer vai diminuindo e ela vai ficando cada dia menos gostosa. A repetição de um estímulo sensorial diminuiu gradativamente o prazer por ele produzido, daí uma regra prática – aumente o intervalo de tempo entre as experiências que lhe dão prazer para diminuir a habituação.

                    Se você ingerir uma comida gostosa dias seguidos, o prazer diminuirá.

        
      Se você gosta de suco de laranja, não tome todos os dias, para não enjoar; se gosta de uma música não ouça dias seguidos, porque ela não será tão prazerosa. Repare que o primeiro gole de uma bebida é mais gostoso que o segundo. 
     
     Os neurônios tendem a responder mais  a estímulos novos, pois informações diferentes ativam mais o cérebro, que tende a ignorar estímulos repetidos. Por isto inclua em sua vida sempre prazeres diferentes.

     A surpresa é um aliado para aumentar o prazer. Se você dá uma rosa a alguém a pessoa ficará encantada, mas se você der uma rosa de novo o encantamento será menor. Se você der agora um perfume ou fizer um carinho terá melhores resultados.



          Se você der uma rosa a pessoa ficará encantada, 
          se der de novo o encantamento diminuirá.


      Apreciação de um Prazer 


       A Apreciação de um Prazer consiste em prestar atenção a ele para percebê-lo mais e desfrutá-lo melhor. Por exemplo: quando estiver almoçando dirija sua atenção para o gosto do alimento que está mastigando. Concentre-se nele: feche os olhos para senti-lo melhor.


     Na apreciação considere os seguintes elementos:

     A Apreciação de um Prazer consiste em prestar atenção a ele para percebê-lo mais e desfrutá-lo melhor. Exemplo: no almoço dirija a atenção para o gosto do alimento que está mastigando e concentre-se nele. Pode até fechar os olhos para senti-lo melhor (Seligman).

     Aguçamento da percepção - você deve se concentrar na experiência prazerosa para aumentar sua atenção, que aumenta percepção, a intensidade do prazer percebido e facilita a memorização.

     ♦ Absorção do prazer - você deve se deixar absorver o máximo possível por ele se concentrando totalmente.
     
     ♦ Memorização - tire fotografias mentais da situação prazerosa e recorde-a depois, prolongando o prazer, trazendo-o do passado para o presente.
     
     ♦ Compartilhamento – compartilhe seu prazer com outras pessoas falando-lhes de sua satisfação. Faça isto ao ver uma peça de teatro, um filme ou um show.


Que é Neuroplasticidade?



A Neuroplasticidade é a capacidade que tem o cérebro de reorganizar-se quando responde a certos estímulos do ambiente ou estímulos internos vindos de comportamentos, pensamentos ou emoções. O cérebro se modifica e modifica sua estrutura e sua função. A Neuroplasticidade é Autodirigida quando é produzida por pensamentos, emoções, comportamentos ou sentimentos.


Na Neuroplasticidade Autodirigida os neurônios mudam  pela ação de pensamentos, emoções e comportamentos.


Durante muito tempo acreditou-se que os neurônios não se renovavam em adultos e idosos, mas somente em crianças e jovens, mas as neurociências provaram que em todas as idades nascem novos neurônios. Isto porque a Neurogênese, o nascimento de novos neurônios, se dá em todas as idades, com modificação da estrutura e do funcionamento cerebral (http://mentalhealthdaily.com/2015/02/20/self-directed-neuroplasticity-consciously-changing-your-brain-function/).

As neurociências comprovaram nascimento  de  neurônios em todas as idades.


A neurogênese pode ser causada por diversos fatores: exercícios físicos, prática de Tai Chi e Chi Kung; praticar Plena Atenção, relaxamento muscular e yoga; ter relacionamentos amistosos na família, trabalho ou grupos sociais; praticar exercícios mentais, aprender coisas novas, jogar games adequados. 

Além disto, enfrentar novos desafios; dormir a quantidade de horas necessárias; ter dieta com ingestão de calorias reduzidas e nutrientes adequados, comer frutas, verduras, legumes e peixes; manter relações sexuais.

Bloqueiam a neurogênese: o estresse, privação do sono, dieta com muito açúcar e alimentos industrializados, uso crônico de álcool, fumar, usar tóxicos ou substâncias psicoativas, além de outros fatores.

Schartz, criador da expressão Neuroplasticidade Autodirigida, realizou pesquisas em pessoas que tiveram derrame cerebral e em pessoas normais, constatando que as técnicas de neuroplasticidade conseguiram mudar seus cérebros, resultados estes comprovados pela ressonância magnética cerebral. Os novos neurônios nascem em diversas regiões do cérebro, principalmente no hipocampo, a partir das chamadas “células tronco” (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4960264/).

                     As células tronco geram neurônios em qualquer idade.


RESUMO



1. As Emoções Positivas são agradáveis, dão prazer à pessoa e fazem com que ela se aproxime do estímulo. Se alguém gosta de outro, sente um impulso para se aproximar dele. Dentre as emoções voltadas para o passado estão satisfação, contentamento, orgulho, realização e gratidão. Voltadas para o futuro estão a fé, esperança, confiança e otimismo e voltadas para o presente estão tocar, sentir o gosto ou cheiro de algo, ver ou ouvir algo agradável, o amor, a alegria, generosidade, compaixão, calma, serenidade, otimismo, entusiasmo, admiração, espanto, animação, deleite, gozo.


2. As Emoções Positivas ampliam o campo de pensamento e das ações da pessoa, tornando-a mais criativa e produtiva. Podem neutralizar emoções negativas, estimulam a resiliência psicológica e promovem o bem-estar emocional, além de poderem criar novos neurônios através da Neurogênese, e promoverem através dela o  bem-estar da pessoa.


3. Há dois tipos de prazer - os sensoriais, ligados aos sentidos, ao tato, olfato, visão, audição e gosto - e os não sensoriais, ligados à cognição, como a alegria, contentamento, bom humor, entusiasmo, atração, deleite e outros.


4. O prazer sensorial, ligado às emoções positivas, é imediato, desaparece quando cessa o estímulo, quase não envolve a cognição, e a pessoa se habitua rapidamente a ele. Quando você sente um bom perfume percebe-o imediatamente e tem uma sensação agradável, que desaparece em pouco tempo.


5. Os prazeres sensoriais são relacionados com o tato – receber ou dar um toque carinhoso em alguém; com a audição- ouvir uma música agradável, o barulho do mar, o canto de passarinhos, etc.; com a visão – apreciar um belo por de sol, uma paisagem bonita, uma pessoa bonita, etc.; com o gosto – saborear uma boa refeição, uma boa fruta, uma taça de sorvete, um suco, etc.; e com o olfato - sentir um bom perfume, o cheiro de uma comida apetitosa, etc.


6. Os prazeres não sensoriais também são passageiros e sujeitos à habituação. Alguns exemplos: alegria, ter bom humor, euforia, empolgação, êxtase, deleite, júbilo, contentamento, interesse, excitação, animação, atração, generosidade, compaixão, entusiasmo, otimismo, harmonia, encantamento, relaxamento, divertimento, deleite e outros.


7. A habituação de um prazer é a tendência de percebê-lo com menor intensidade quando ele é repetido. Se você gosta de uma comida e come dias seguidos, seu prazer diminui e ela vai ficando cada dia menos gostosa. A surpresa é um aliado para aumentar o prazer: se você dá uma rosa a alguém a pessoa ficará encantada, mas se der outra rosa seu encantamento será menor. Faça uma surpresa e dê um presente diferente, um perfume ou um carinho, que terá melhores resultados.


8. A Apreciação de um Prazer consiste em prestar atenção para percebê-lo mais e desfrutar melhor dele. Exemplo: no almoço preste atenção para o gosto do alimento que está mastigando e concentre-se nele. A apreciação tem os seguintes elementos: aguçamento da percepção (concentrar-se na experiência prazerosa); absorção (absorver o máximo possível do prazer); memorização (tirar fotografias mentais da situação e recordar depois); compartilhamento (compartilhar o prazer com outras pessoas).


9. Neuroplasticidade é a capacidade que tem o cérebro de reorganizar-se em resposta a estímulos vindos do ambiente ou de comportamentos, pensamentos ou emoções.  A Neuroplasticidade Autodirigida é aquela que surge quando os estímulos  que a geram são pensamentos, emoções, comportamentos ou sentimentos.

10. A Neurogênese é o nascimento de novos neurônios, e pode se dar em qualquer idade, modificando a estrutura e o funcionamento do cérebro. Os novos neurônios nascem principalmente no hipocampo, relacionado com a memória, a partir das chamadas “células tronco”.

11. Podem promover Neurogênese: exercícios físicos; praticar Plena Atenção, relaxamento muscular, yoga, Tai Chi e Chi Kung; relacionamentos amistosos na família, trabalho ou grupos sociais; praticar exercícios mentais, aprender coisas novas, jogar games adequados; enfrentar novos desafios; dormir a quantidade de horas necessárias; ter dieta com ingestão de calorias reduzidas e nutrientes adequados, ter relações sexuais.
Bloqueiam a Neurogênese: o estresse, falta de sono, dieta com muito açúcar ou alimentos industrializados, uso crônico de álcool, fumar, usar tóxicos ou substâncias psicoativas.


12. Você pode melhorar o funcionamento do seu cérebro, praticando com atenção as técnicas adequadas, segundo Hanson (2015). Durante o dia identifique pequenos prazeres e alegrias e preste atenção a eles durante 12 segundos ou mais. Assim mandará mensagens agradáveis para seu cérebro, que liberará serotonina e dopamina. No hipocampo você armazenará lembranças de momentos de alegria e satisfação, os quais podem voltar para sua consciência a qualquer momento, trazendo-lhe bem-estar, satisfação, calma e tranquilidade.

                                                    xxx

Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, através de sugestões e da revisão do texto.

                                                             xxx

Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas mais felizes, mais tranquilas e um mundo melhor!
                                      
                                                   xxx


  PRÓXIMO POST

No próximo post você verá o que é a Gratidão, quais seus efeitos, como funciona o cérebro da pessoa na gratidão e como você pode cultivá-la em seu dia a dia.

 REFERÊNCIAS E LINKS

GOLEMAN, D., BOYATZIS, R., MC KEE, A., O Poder da Inteligência Emocional, Campus, Rio de Janeiro, 2002.
HANSON, R., O Cérebro e a Felicidade, Martins Fontes, São Paulo, 2015
PETERSON, C., SELIGMAN, M. E. P. Character Strengths and Virtues, Oxford University Press, New York, 2004.

SELIGMAN, M. E. P., Felicidade Autêntica, Objetiva, Rio de Janeiro, 2004

http://www.science20.com/rogue_neuron/science_pleasure_part_one_allure_asymmetry

IMAGENS: Pixabay. com.