quarta-feira, 22 de novembro de 2017

27– COMO TREINAR SEU AUTOCONTROLE?

Esta página se destina a divulgar, informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.
Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas. O material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, a qual deve ser feita por médicos e psicólogos.
                                                               
                                                                           ♦♦♦

                                                     Leitura em 19 minutos

                                                                  ♦♦♦

     Você verá neste post o que é Autocontrole, sua utilidade, como praticá-lo, sua relação com a Atenção, o que você deve controlar em sua vida e como o Autocontrole ajuda a lidar com os pensamentos, emoções e outras situações. Verá também pesquisas realizada sobre Autocontrole durante mais de 40 anos e como fazer um Programa de Treinamento de Autocontrole. 
                                                                       
                                                                         ♦♦♦

 
     O que é o Autocontrole?

      
O Autocontrole é a capacidade que a pessoa tem de inibir comportamentos indesejáveis ou promover comportamentos desejáveis que sejam úteis para alcançar seus objetivos.

Por exemplo, se um fumante está com desejo de fumar, pode usar o autocontrole para inibi-lo, desviando a atenção para coisas agradáveis ou praticando qualquer atividade. Se alguém não faz exercícios físicos e quer fazer, pode usar o autocontrole para adquirir este hábito saudável.

O Autocontrole é uma força interna importante que deve ser cultivada e desenvolvida. 


     Um viciado em cigarro com desejo de fumar pode desviar sua atenção para coisas                        agradáveis ou praticar qualquer atividade para controlar-se.


 O autocontrole permite que você controle sua mente e iniba estados de ânimo inadequados, controle sua atenção, pensamentos, emoções, desejos e impulsos. E impede que você pratique comportamentos e se arrependa depois, ajudando-o a praticar ações de acordo com as regras sociais.
                       


       O autocontrole permite que você se comporte num almoço conforme as normas sociais.


       
Um princípio da prática do autocontrole é tirar a atenção do comportamento não desejado.  Se você deseja controlar uma preocupação tire a atenção dela e pense em outras coisas; se quer controlar sua raiva tire a atenção da pessoa ou situação que produziu a raiva; se não deseja comer uma comida que lhe faz mal - gordura animal, doce, massas e sorvete - tire a atenção dela.


              Para controlar sua raiva tire sua atenção daquilo que lhe enraiveceu.

     
Para afastar sua atenção do objeto ou situação que lhe enraiveceu você utiliza sua Atenção Executiva, que comanda seu Controle Executivo, o controlador suas ações (www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674119/).

Como praticar o Autocontrole?


Se você treinar seu Autocontrole ele ficará cada vez mais forte, da mesma forma que um músculo fica mais forte se for bastante exercitado. Pesquisas mostram que qualquer que seja a forma de prática do Autocontrole ela aumentará sua capacidade de ter mais controle, mais disciplina. Você pode construir e aumentar seu Autocontrole se praticar sempre (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2855143/).

O Autocontrole treinado fica mais forte, como o músculo exercitado fica forte.

Quando você deseja um objeto e não quer ser possuído pelo desejo, pode praticar o autocontrole em três passos. O primeiro é desviar a atenção daquilo que deseja; o segundo é levá-la para outras coisas.

 Por exemplo, se você está fazendo dieta, não pode comer batatas fritas e tem um prato delas em sua frente, leve sua atenção para outro prato. O terceiro passo é lembrar de uma meta significante, como por exemplo  que deve controlar seu peso e que a batatinha vai engordá-lo. A lembrança da meta reforça o autocontrole.


     Para que treinar o Autocontrole?


       Para corrigir alterações do comportamento, tanto melhorando deficiências existentes quanto reduzindo excessos praticados. No caso de deficiência de comportamento, se uma pessoa não gosta de estudar e vai mal na escola, ela pode treinar para criar o hábito de estudar. 

      Como exemplos de excessos comportamentais que podem ser melhorados, temos o abuso do álcool, fumo, drogas, do computador, de videojogos e celulares. Ao melhorar seu Autocontrole você muda os comportamentos indesejáveis e adquire maior consciência dos seus comportamentos habituais. 



                          O abuso do álcool pode ser melhorado com o autocontrole.
           

O treinamento do Autocontrole é útil para:

● Controlar a atenção, pensamentos, emoções, desejos e divagações mentais.

    O Autocontrole é útil para controlar a atenção, pensamentos e emoções.



● Lidar com o estresse, raiva, medo, ansiedade e tristeza.


O Autocontrole ajuda a lidar com  tristeza.


● Cultivar a paciência e controlar a impaciência.

O Autocontrole é útil para controlar a impaciência.

● Não abusar do álcool, deixar de usar o cigarro, maconha, cocaína, crack e outras drogas.

                           O Autocontrole ajuda a abandonar as drogas.


● Abandonar o vício do jogo.

                       O Autocontrole ajuda a abandonar o vício do jogo.


● Controlar a alimentação para manter ou                   perder peso.

                            O Autocontrole ajuda a manter ou perder peso.

● Praticar exercícios físicos regularmente.

 O Autocontrole ajuda fazer exercícios regularmente.


● Controlar as despesas mensais.


O Autocontrole ajuda controlar as despesas.



● Ver menos televisão e usar menos computador, tablet ou celular.


O Autocontrole ajuda usar menos TV, computador e celular.


● Ajuda a estudar mais, arrumar o quarto de dormir e a mesa de trabalho.

                       O Autocontrole ajuda a estudar mais.

● Corrigir o modo de sentar, e também andar com a coluna ereta.

            O Autocontrole ajuda a mantar a coluna ereta.

Qual a relação entre                      Autocontrole e Atenção?


A experiência de Mischel com crianças de 4 anos, feita nos anos 60 na Universidade de Stanford, mostrou que o autocontrole depende da atenção. Ele levou crianças para uma sala com uma mesa cheia de doces e disse: “Quem quiser comer um doce agora pode, mas se esperar eu voltar poderá comer dois. Vou sair e volto em 15 minutos”. 

Quando retornou notou que um terço das crianças não comeu doce. Mischel perguntou o que fizeram enquanto o esperavam e elas disseram que brincaram e cantaram. As crianças mudaram o foco da atenção intuitivamente e não olharam para os doces (http://psycnet.apa.org/record/1965-06639-001)

As crianças que não prestaram atenção aos doces se controlaram.

 
Você deve tentar controlar tudo em sua vida?


Não, porque tem muitas coisas que você não conseguirá controlar. Só tente controlar o que for possível, pois se não conseguir ficará frustrado, com raiva, estressado, e se sentirá mal.

                           Não tente controlar tudo em sua vida.



Se quiser controlar tudo não conseguirá e ficará estressado.



Qual a importância do                  
Autocontrole em crianças?


      
O Estudo de Dunedin é uma pesquisa feita sobre autocontrole por  Moffitt, da Universidade de Duke, que começou há mais de 40 anos e acompanha 1.037 crianças nascidas em 1972 e1973. Seus autocontroles foram avaliados na infância e acompanhados durante décadas pelos pesquisadores (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4412685/).

O Estudo de Dunedin pesquisa o autocontrole de crianças até adultas.


A pesquisa concluiu que adultos com autocontrole baixo quando criança, apresentavam mais problemas de saúde (de pressão arterial, colesterol, obesidade, doenças respiratórias e sexualmente transmissíveis). E também maior probabilidade de serem fumantes, dependentes do álcool, usuários de drogas, terem dificuldades para controlar seus gastos, não tinham casa própria, tinham problemas de crédito e registros criminais.

Adulto com autocontrole baixo quando era criança, tende a ser alcoólatra e usar drogas.

As crianças com baixo autocontrole tendem a se tornarem adultos pobres, menos saudáveis, mais propensos a cometer crimes e a usar substâncias ilícitas. Uma criança privilegiada financeiramente pode não ter sucesso na vida se não tiver autocontrole. Nos Estados Unidos, numa família com cinco filhos, situada entre as 20% mais ricas do pais, apenas dois deles têm sucesso na vida, mesmo tendo ido às mesmas escolas. É possível que lhes tenha faltado o autocontrole.

 
O autocontrole ajuda o controle das emoções?
  

O autocontrole é fundamental para o equilíbrio emocional e mental. O preço do equilíbrio emocional é ter a atenção vigiando sempre a mente, para que emoções e pensamentos negativos não a dominem. 

Para o Autocontrole de suas emoções o primeiro passo é manter o a atenção alerta para perceber qualquer emoção ou pensamento negativo logo que ele surja. Não deixe eles crescerem, pois será mais difícil o controle. 

O segundo passo é desviar a atenção dos pensamentos automáticos negativos que acompanham a emoção e o terceiro passo é dirigir a atenção para objetos agradáveis ou praticar qualquer atividade que goste.


Como treinar o Autocontrole?


A pessoa que treina o Autocontrole pode controlar a atenção, pensamentos e emoções, além de ter uma vida com mais bem-estar, tranquilidade e felicidade, com melhor controle do estresse e das emoções negativas.

Para elaborar um Programa de Treinamento de Autocontrole siga as seguintes etapas: 

1. Identifique o problema: escreva claro o comportamento que deseja modificar, se é preocupação, abuso de substâncias, etc.

2. Estabeleça um compromisso consigo mesmo de que vai mudar o comportamento. E cumpra-o. Faça uma lista dos benefícios que terá e espalhe lembretes com ela no quarto, em casa e no trabalho.

3. Estabeleça uma meta e o tempo necessário para atingi-la, deixando claro o comportamento desejado e o tempo necessário para alcançá-la. A meta deve ser possível de ser alcançada, pois se for elevada não será atingida e você desistirá. Depois aumente-a, aos poucos.


4. Estabeleça as medidas de controle a serem utilizadas, em relação ao ambiente, comportamentos e pensamentos.

♦ Medidas ambientais que podem ser adotadas – evitar lugares e situações em que o comportamento indesejado possa ocorrer; mudar de grupos de convivência e evitar situações que dificultem o cumprimento da meta.

Medidas comportamentais que podem ser adotadas – procurar o apoio de familiares, parentes e amigos. Colocar lembretes no quarto, em casa e no trabalho. Se presentear quando praticar comportamentos desejáveis e não se punir quando praticar os indesejáveis, praticando a autocompaixão. Se a meta for um novo comportamento, como fazer exercícios físicos, estabelecer os horários em que deve praticá-los.
Se a meta for estudar, estabeleça os horários de estudo. 


Medidas relacionadas com os pensamentos que podem ser adotadas não permitir que pensamentos negativos entrem ou permaneçam na mente, nem crenças não correspondentes à realidade. Elogie a si mesmo quando praticar um comportamento desejável. Pense nos benefícios que terá quando alcançar a meta. Avalie com realismo suas ameaças e desafios, sem subestimá-los ou superestimá-los.

Estabeleça a data da autoavaliação, em que saberá se as medidas praticadas deram bons resultados e os objetivos foram alcançados. Se não forem, substitua as medidas por outras melhores.


Como fazer um Programa         de Autocontrole de Pensamentos?


Você não deve ignorar os problemas reais de sua vida, mas em vez disso se esforçar para resolvê-los da melhor forma possível, procurando as melhores soluções para eles , durante o tempo necessário. Não seja escravo de suas preocupações, nem deixe que elas dominem sua mente. Para cada situação faça um programa de autocontrole específico.


Para fazer um programa de autocontrole de pensamentos, primeiro estabeleça um compromisso consigo mesmo, depois a meta a alcançar, as medidas de controle que serão praticadas e como fará a avaliação. Segue um exemplo:



●Meta: impedir que    permaneçam na mente pensamentos negativos, sozinhos ou acompanhados por emoções negativas.
● Medidas relacionadas com o pensamento:

▪ Ficar em estado constante de alerta para identificar qualquer pensamento negativo que surja.

Fique alerta para identificar pensamentos negativos que surgirem.


▪ Substituir qualquer pensamento negativo que surja por outro agradável ou lembrar situações que teve prazer e alegria.

     Substitua pensamentos negativos
     pela lembrança de um por de sol.




▪ Se o pensamento negativo voltar afaste-o tantas vezes quantas necessárias.

▪ Depois de afastar o pensamento negativo não pense em nada que o lembre. Se era referente ao trabalho, não pense em nada que lembre o trabalho; se era financeiro, não pense em nada ligado a dinheiro. Pense em coisas agradáveis durante uns poucos minutos.

● Medidas ambientais:
Mude do ambiente em que está para tirar a atenção do problema. Dê um passeio, uma caminhada, veja um filme agradável, vá ao teatro ou faça coisas semelhantes.

Mude do ambiente. 
Dê um passeio.

Medidas  comportamentais:

▪ Preste atenção a sua respiração durante alguns minutos para tirar a atenção do pensamento desagradável, até esquecê-lo.
▪ Sente numa cadeira ou poltrona, ou recoste em um sofá e faça relaxamento, para desviar a atenção do pensamento indesejado. 

   Sente numa poltrona e faça relaxamento.


▪ Pratique a Plena Atenção fazendo a “varredura” do corpo durante 5 a 10 minutos, conforme o post “Como fazer o treinamento em Plena Atenção”.

● Estabeleça as datas que fará a avaliação do programa para saber se as medidas foram boas e os objetivos foram atingidos. Se não foram, mude as medidas.

      Estabeleça datas da avaliação.



RESUMO


1. O Autocontrole é a capacidade que a pessoa tem de inibir comportamentos indesejáveis ou promover comportamentos desejáveis. 
Ele permite que você controle sua atenção, pensamentos, emoções, desejos e impulsos, impedindo-o de praticar comportamentos que se arrependa depois.
É uma força interna importante que deve ser cultivada e desenvolvida.


2. Um princípio da prática do Autocontrole é tirar a atenção do que você não deseja.  Se for uma preocupação tire a atenção dela e pense em outras coisas. 
Quando desejar um objeto e não quiser se entregar a ele, pratique o autocontrole em três passos. O primeiro é desviar a atenção do objeto e o segundo é levá-la para outras coisas.
Se você está fazendo dieta, não pode comer batatas fritas e tem um prato delas em sua frente, leve sua atenção para outro prato. O terceiro passo é lembrar-se de sua meta, no caso, não querer engordar.

3. Aumentando o Autocontrole você pode melhorar deficiências existentes como a de não fazer exercícios físicos ou estudar pouco, criando o hábito de estudar mais.
Pode também combater excessos comportamentais como o abusar do álcool, fumo, drogas ou do uso excessivo do computador, videojogos e celulares. 
Treinando o Autocontrole você adquire maior consciência de seus comportamentos.

4. O treinamento do Autocontrole é útil para lidar com o estresse, raiva, medo, ansiedade e tristeza; para cultivar a paciência e controlar a impaciência; para não abusar do álcool, deixar o cigarro e a maconha, cocaína, crack e drogas semelhantes, e para abandonar o vício do jogo.


5. O Autocontrole é útil também para manter ou perder peso; praticar exercícios físicos regulares; dormir e acordar cedo; controlar despesas; ver menos televisão e usar menos computador, tablet ou  celular; para estudar mais, arrumar seu quarto e a mesa de trabalho; corrigir o modo de sentar e a andar com a coluna ereta.


6. A experiência de Mischel com crianças, na Universidade de Stanford, mostrou que o autocontrole depende da atenção. Ele levou crianças para uma sala com uma mesa cheia de doces e um terço delas ficou esperando 15 minutos sem comer nenhum doce, sem prestar atenção a eles, brincando e cantando, mudando o foco da atenção intuitivamente. 

7. A pesquisa de Dunedin mostrou que os adultos com Autocontrole baixo quando criança, apresentavam mais problemas de pressão arterial, colesterol, obesidade e doenças sexualmente transmissíveis.
Além de maior probabilidade de serem fumantes, dependentes do álcool e usuários de drogas.
Tiveram também dificuldades para controlar seus gastos, de ter casa própria, problemas de crédito, além de registros criminais.

8. Para praticar o Autocontrole das emoções, seu primeiro passo é ficar alerta para perceber qualquer emoção ou pensamento negativo, logo que ele surja. O segundo é desviar a atenção dos pensamentos automáticos negativos que acompanham as emoções negativas. 
O terceiro passo é dirigir a atenção para objetos agradáveis ou praticar uma atividade que goste.


9. Para elaborar um Programa de Treinamento de Autocontrole siga as seguintes etapas: 1- Identifique o comportamento a ser modificado; 2-  Estabeleça um compromisso consigo mesmo que vai mudar este comportamento; 3 -. Estabeleça uma meta e o tempo necessário para atingi-la; 4 - Estabeleça as medidas de controle que praticará, em relação ao ambiente em que vive, a seus comportamentos e as medidas relacionadas com o pensamento; 5 - Estabeleça a data da avaliação do programa, para saber se ele deu bons resultados.

10. Para fazer um Programa de Autocontrole de Pensamentos, primeiro estabeleça um compromisso consigo, depois uma meta, como por exemplo impedir que permaneçam na mente pensamentos negativos.

11. Escreva as medidas que vai praticar:
a- Relacionadas com o pensamento: ficar alerta para identificar qualquer pensamento negativo que surja e substituí-lo por outro agradável. Se ele voltar, afastá-lo tantas vezes quantas necessárias.Não pensar em nada que o lembre.
b-Medidas ambientais:mudar de ambiente para tirar a atenção do problema.
c-Medidas comportamentais: prestar atenção à respiração durante alguns minutos ou praticar relaxamento muscular ou Plena Atenção.

d– Estabelecer a data da autoavaliação do programa.


REFERÊNCIAS
E LINKS

1. Posner et al., Testing the behavioral interaction and integration of attentional networks, 2009, acesso em 25-03-2014. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674119/

2. Goleman,D., Foco, a atenção e seu papel fundamental para o sucesso, Objetiva, Rio de Janeiro,1a.ed.,2014

3.  Moffit et al. A gradientet of childhood self-control  predicts health, wealth and public safety, www.pnas.org/content/108/7/2693.full, acesso em 8-4-2015.

4. Santos J., Educação das Emoções- Fundamentos e Experiências, Faculdade Castro Alves, Bahia, 2009.
5. Denson T, Current Directions in Psychological Science 21 (1) 20 -25,2012 http://cdps.sagepub.com



   https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5464579/