terça-feira, 15 de dezembro de 2020

77- NOVA VISÃO DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Esta página se destina a divulgar informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.

Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas. O material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, que deve ser feita por médicos e psicólogos.

                                           ♦♦♦

No Post 63 está a relação dos posts publicados e suas datas.

                                           ♦♦♦

Este Blog teve 16.300visitas, até 13-12-2020, em 86 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. As estatísticas não consideraram muitos países que não foram computados porque foram  referidos como de "Região Desconhecida".  

I   

                                        ♦♦♦

                     Leitura em 18 minutos

                                       ♦♦♦

Aproveite ao máximo as coisas boas que tiver na vida!

                                       ♦♦♦

Neste post você verá como é o Programa para Prevenir ou Reverter o Declínio Cognitivo da Demência e da Doença de Alzheimer e quais suas características, qual a dieta saudável para o Cérebro, uma Dieta para Alzheimer e Demência, quais  os alimentos anti-inflamatórios e quais os principais exames para o Diagnóstico de Alzheimer.

                                                      

                                                           ♦♦♦

 Que é o Programa para Prevenir ou Reverter o Declínio Cognitivo?

O ReCODE é um programa recomendado por Bredesen para reverter ou prevenir o Declínio Cognitivo da Demência e da Doença de Alzheimer. Orienta o Médico para investigar a situação do paciente em relação à inflamação, hormônios, nutrientes cerebrais e ação de tóxicos, através de seus exames laboratoriais e a tomar as medidas cabíveis.

 

O Médico investigará a situação do paciente.

 

Durante certo período a doença pode ser prevenida ou revertida: na fase assintomática, durante o comprometimento cognitivo subjetivo, durante o comprometimento cognitivo leve (que podem durar dezenas de anos), ou nas fases leve e  moderada da própria doença. Quando ela progride e mesmo depois de corrigidas as anormalidades, alguns  pacientes não melhoram. Nas pessoas que já têm perda de memória, 10 a 25 exames podem estar alterados, mas as que não têm sintomas podem ter só 3 a 5 exames anormais.

 

O ReCODE tem as seguintes características:

 

Durante o tratamento, cada exame anormal deve ser corrigido para seu valor ideal, e o Médico deve abordar o maior número deles. O objetivo do programa é tratar a causa: encontrada uma inflamação crônica, deve-se identificar e remover a causa, em vez de apenas suprimir a inflamação.

O programa ReCODE é personalizado, se baseia nos valores laboratoriais encontrados, e é dividido em fases que o paciente vai seguindo de acordo com os resultados obtidos. As drogas são utilizadas quando necessárias e muitas pessoas que se tratam desde o início podem não precisar delas, obtendo bons resultados com as outras medidas terapêuticas.

Quanto mais cedo o paciente começar o tratamento, maior a possibilidade de reverter o quadro. O Alzheimer pode ser ignorado durante anos e ser tratado tarde demais. Mas se o diagnóstico e o tratamento forem corretos, o paciente poderá viver sem sintomas significativos, por isto é importante que ele esteja atento aos fatores de risco da sua história. Bredesen acha que ninguém sucumbirá ao Alzheimer, desde que o diagnóstico seja feito cedo e o tratamento adequado.

 

A orientação do ReCODE é que o Médico faça a história e exame físico do paciente, dê a orientação dietética, avalie os dados laboratoriais, oriente para fazer Exercícios Físicos e para o cérebro, oriente o paciente para dormir pelo menos oito horas por noite, avalie o Índice de Massa Corporal e as imagens da Ressonância Magnética e da Tomografia por emissão de prótons, além de prescrever os medicamentos necessários.

 Qual a dieta saudável para o Cérebro?
 

Segundo as pesquisas existem dois tipos de alimentos: os neuroprotetores, que protegem o cérebro de danos e apoiam a cognição(como os anti-inflamatórios), e os  alimentos prejudiciais ao cérebro, que aumentam o risco de demência (como os que promovem a inflamação). Por outro lado, uma dieta pobre em nutrientes prejudica o cérebro. 

Os nutrientes dos alimentos que comemos são levados pelo sangue para dentro do cérebro, onde repõem o que foi gasto, ativam as reações celulares e se transformam na própria estrutura do cérebro. A Barreira Hematoencefálica escolhe os nutrientes que devem entrar no cérebro, que são os Nutrientes Essenciais: as portas do cérebro se abrem e fecham a depender da necessidade que ele tenha (https://goop.com/wellness/health/a-scientists-guide-to-eating-for-brain-health/).

 


A Barreira Hematoencefálica seleciona os alimentos que entram no cérebro.

 

O cérebro precisa de cerca de 45 nutrientes e produz muitos deles, além de utilizar os que vem na dieta. Os nutrientes essenciais são as proteínas (constituídas por aminoácidos), carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

 
Qual a Dieta para Alzheimer e Demência?

 

Uma causa frequente da Doença de Alzheimer é a inflamação, que pode ser causada por uma infecção ou por fatores não infecciosos, como o açúcar que é depositado no cérebro, daí a necessidade de sua redução na dieta.

 

1. Um princípio da dieta proposta por Bredesen é a substituição do açúcar por gorduras saudáveis. Quando o fígado utiliza as gorduras como fonte de energia, produz os corpos cetônicos, que promovem a Cetose, e a pessoa fica com pouco carboidrato(açúcar), primeira fonte de energia corporal.

Para promover a Cetose faça uma dieta com pouco carboidrato. Diminua   e evite o açúcar que come, o pão branco, batatas brancas, arroz branco e não use refrigerantes, álcool, doces, bolos, sorvetes e alimentos processados. Coma o suficiente para viver em vez de viver para comer. 

Coma o suficiente para viver, em vez de viver para comer.

 

A cetose discreta é ideal para a cognição, pois os corpos cetônicos são  um suporte para as sinapses neuronais e para o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro.

 

As pessoas centenárias de Okinawa saem da mesa quando estão 80% satisfeitas.

 

2. A dieta deve ser na sua maioria à base de vegetais, de saladas de  verduras e legumes crus, que são ricos em vitaminas e minerais. Ela deve ser muito colorida - vermelho (do pimentão, tomate, etc), cor de rosa (da beterraba), cor de abóbora (da cenoura), amarela (do pimentão e açafrão), verde claro e escuro (do pimentão, couve, alface, brócolis, vagem, salsão, etc.), branco (da couve flor, do pepino e da abobrinha), feijão, e outras cores. Comer fibras vegetais reduz o açúcar no sangue, pois dificulta a absorção do que é contido neles.

     A dieta deve ser à base de verduras e legumes crus, em saladas.

 3. A Dieta deve incluir Frutas diversas: limão (você pode usar para quebrar o jejum matinal, num copo de água), laranja (com o bagaço), maçã (com a casca), abacaxi (pouco, porque o índice glicêmico é alto), kiwi, abacate (rico em ômega 3), etc. Coma frutas oleaginosas como castanha do Pará (rica em Selênio), castanha de caju, amêndoas, nozes, etc.

 

As frutas são importantes fontes de vitaminas e minerais.

4. As proteínas devem ser incluídas na dieta: peixes, aves, carne de boi e de carneiro, além de ovos, leite desnatado e yogurte. A carne deve ser usada como um tempero da comida, em pequena quantidade, e não ser o prato principal. Uma regra para o consumo de proteína é você comer uma grama de proteína para cada quilo de peso corporal - se você pesa 70 kg, coma 70 gramas de proteína por dia.

Peixes como o Salmão devem ser incluídos na dieta.


A proteína da galinha pode ser utilizada

A carne branca da galinha (sem a pele) é boa alternativa de proteínas. 

 Coma gorduras insaturadas para dar energia ao corpo: azeite de oliva,  abacate ou nozes, óleo de coco, de triglicéridas de meia-cadeia. Isso ajudará seu metabolismo pois diminuirá a resistência à insulina. Você não deve comer gorduras saturadas (como carne gorda de porco, boi, ou qualquer animal e pele de galinha), gorduras trans e alimentos processados.

                    Não coma a gordura saturada da carne gorda.

 

Inclua em sua dieta alimentos contendo os ácidos ômega 6 e ômega 3, para haver uma proporção deles no sangue de 3 para 1. O azeite de Oliva, rico em ômega 3 e antioxidantes, deve ser incluído (para temperar as saladas), podendo ser usados óleos ricos em gorduras poli-insaturadas como o de girassol.

        O Azeite de Oliva é uma excelente fonte de ômega 3.

 

6. Os alimentos abaixo promovem inflamação e não devem ser usados: frituras, açúcar, sorvetes, carnes vermelhas (especialmente as ricas em gorduras), comidas com conservantes (como salsicha, linguiça, bacon, presunto, salame e fast food); cereais refinados (como farinha de trigo, massas, pães e bolachas); leite integral e derivados; bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos em caixa e em pó, além de outras); bebidas alcoólicas, molhos industrializados e comida pronta congelada e semelhantes.

 

Não coma os alimentos que promovem inflamação.

 

7. Você deve fazer 12 horas de jejum todo dia , pois ele é eficaz para induzir a cetose,  melhorar a resistência à insulina e a cognição. Faça 12 horas entre o fim do jantar e a primeira refeição do dia seguinte, e leve 3 horas entre o fim do jantar e a hora de dormir. Não coma depois do jantar para não aumentar a insulina, nem inibir a melatonina, o hormônio do sono.

Alimentos Anti-inflamatórios:

     Os alimentos anti-inflamatórios são ricos em antioxidantes, ácidos graxos, ômega-3 e vitamina C, como por exemplo:

§ Ervas aromáticas: alho, açafrão e cebola;

§ Peixes ricos em ômega-3, como atum, sardinha e salmão;

§ Sementes com ômega-3, como linhaça e gergelim;

§ Frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina, acerola, goiaba e abacaxi;

§ Frutas vermelhas, como romã, cereja, morango, bem como uva e melancia (que têm  índices glicêmicos altos);

§ Frutas oleaginosas, como castanha do Pará e nozes;

§ Vegetais, como brócolis, couve, couve-flor, repolho e gengibre;

§ Óleo de coco e azeite de oliva.


Frutas como laranja, limão e tangerina são anti-inflamatórias.

 

Para complementar o efeito da dieta faça exercícios físicos moderados (pelo menos 150 minutos por semana de caminhada rápida ou algo mais vigoroso).

 
Quais os principais exames para o Diagnóstico de Alzheimer?
 

Bredesen recomenda que qualquer pessoa com 45 anos ou mais procure um Médico para avaliar sua situação em relação à possibilidade de ter Demência ou Alzheimer. O Médico, depois de analisar os fatores de risco da história e do exame físico do paciente, faz as suspeitas diagnósticas e solicita os exames de laboratório e de imagens necessários para a confirmação delas ou não.

 

O Médico investigará o paciente sobre a possibilidade deter Alzheimer ou não.

 

Seja o exemplo de um paciente do sexo masculino, de 58 anos que tem açúcar elevado no sangue há muitos anos, dor quando aperta o lado esquerdo do abdómen e diarreia com frequência, além de inflamações na boca e no ouvido. Vive muito estressado no trabalho, sem dar conta do que tem de fazer. Tem atritos constantes com a mulher e filhos e dificuldades para pagar as contas no fim do mês.

O paciente de 58 anos vem perdendo a memória rapidamente.

 Vem perdendo rapidamente a memória, esquecendo onde botou os óculos, as chaves, o celular, e tem dificuldade para encontrar o caminho de casa, tendo esquecido encontros que combinou. Seu pai teve Alzheimer. O médico pensa na possibilidade da Doença de Alzheimer tipo 1, inflamatória, devido à fatores de risco relacionados com a idade, genético, declínio cognitivo crescente, glicose elevada, inflamações constantes e estresse crônico. Para dar o diagnóstico são pedidos exames indicados da relação abaixo.

 Os principais exames a solicitar para o diagnóstico são:

▪ Genético: ApoE

▪ Inflamação: Proteína C Reativa de alta sensibilidade, IL-6, TNF alfa, Homocisteína .

▪ Vitaminas: Pirofosfato de Tiamina, B6, B12 e folato, C,E, D (como 25- hidroxycholecalciferol) . 

Os exames de laboratório são importantes para diagnosticar Alzheimer.

 

▪ Ácidos Ômega- 6:omega-3 (a relação entre eles deve ser de 0,5 a 3.0).

▪ Albumina e Globulina séricas e relação entre elas.  

▪ Glicose em jejum, Insulina em jejum, Hemoglobina A1c 

▪ LDL oxidado, Colesterol total e frações, Triglicérides

▪ Glutationa, Sensibilidade ao Glúten, Autoanticorpos

 


Exames de hormônios e vitaminas são importantes para o diagnóstico.


▪ Hormônios: Estradiol, Progesterona, Pregnenolona, Cortisol, Sulfato de DHEA, Testosterona total e livre, T3 livre, T4 livre,T3 reverso,TSH

▪Toxina relacionada ao Mercúrio, Chumbo, Arsênico e Cádmio, Cobre e     Zinco, Magnésio, Selênio, Sódio, Potássio, Cálcio e Fósforo. 

▪ Desempenho cognitivo, treinamento cerebral BrainHQ ou equivalente

▪ Ressonância magnética e Tomografia por emissão de prótons PET

▪ Microbiomas do intestino, oral e nasal, Índice de Massa Corporal.

 

No caso de suspeita do Tipo 3 da Doença de Alzheimer, atrófico, são pedidos exames que indiquem a presença de metais e da Glutationa. O aumento de cobre e a redução de zinco estão associados à Demência e a Alzheimer tipo 3. O Mercúrio pode induzir Alzheimer, e a forma orgânica pode ser ingerida comendo tubarão, peixe espada e outros. Outra possibilidade é ser portador de obturação dental com mercúrio.

Para Bredeson os níveis sanguíneos ideais são os seguintes:

▪ Mercúrio: menor do que 5 mcg/L ;

▪ Cobre: 90 a 110 mcg/dL;

▪ Zinco: 90-110 mcg/dL;

▪ Relação Cobre e Zinco: 0,8 a 1,2. mcg/dL.

▪ Selênio sérico: 110 a 150 ng/ml;

Glutationa: 5,0 a 5,5 micromoles.

 

                                                ♦♦♦

As informações que você teve nestes Posts sobre a Demência e Alzheimer o estimularão a tomar as medidas cabíveis para afastá-las, sob a orientação de seu Médico, para defender a si mesmo e a sua família destas doenças, que são um dos maiores flagelos da humanidade.

 Você conhece pessoas que sobreviveram ao câncer e a um ataque cardíaco, mas não conhece ninguém que teve Demência ou Doença de Alzheimer e ficou bom. Agora você vive uma nova era e pode fazer a prevenção.

 

                                     ♦♦♦

Acredito que o Ser Humano é o resultado do que ele come, do que ele bebe e de como ele vive. Se a maioria do que ele come é de frutas e verduras sadias, ao lado de gorduras e proteínas de boa qualidade ,sem excesso; se ele bebe a quantidade de água necessária, pura ou em sucos de frutas; 

Se ele vive fazendo exercícios para o corpo e para o cérebro, dorme no mínimo oito horas por dia, não tem estresse crônico, se relaciona bem com os outros, pratica a Plena Atenção e cultiva a Paz Interior, tem tudo para ter Bem-estar e viver uma vida longa, saudável e com bom humor.

                                        

                          ♦♦♦

 

Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, através de sugestões e revisão do texto.

 

                                                        ♦♦♦

 

Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas com mais bem-estar, mais tranquilidade e um mundo melhor!

 

                                     ♦♦♦

 

Resumo

      1. O ReCODE é um programa recomendado por Bredesen para prevenir ou reverter o Declínio Cognitivo da Demência e da Doença de Alzheimer. Orienta o Médico para investigar a situação do paciente em relação à inflamação, hormônios, nutrientes cerebrais e ação de tóxicos, através de seus exames laboratoriais e de imagens, e a tomar as medidas cabíveis.

         2. Durante certo período a doença pode ser prevenida ou revertida: na fase assintomática (durante o comprometimento cognitivo subjetivo e o leve) ou nas fases leve e  moderada da própria doença. Quando ela progride e mesmo depois de corrigidas as anormalidades, alguns  pacientes não melhoram. Nas pessoas que já têm perda de memória, 10 a 25 exames podem estar alterados, mas as que não têm sintomas podem ter poucos,só 3 a 5 exames anormais.

 

3. O ReCODE tem as seguintes características: durante o tratamento, cada exame anormal deve ser corrigido para o valor ideal, e o objetivo do programa é tratar a causa: encontrada uma inflamação crônica, remover a causa, em vez de suprimir apenas a inflamação; o ReCODE  se baseia nos valores laboratoriais encontrados, e é dividido em fases; as drogas são utilizadas quando necessárias e muitas pessoas podem não precisar delas.

 

4. Quanto mais cedo o paciente começar o tratamento, maior a possibilidade de reverter o quadro.  Se o diagnóstico e o tratamento forem corretos, o paciente poderá viver sem sintomas significativos. Bredesen acha que ninguém sucumbirá ao Alzheimer, desde que o diagnóstico e o tratamento sejam corretos. A orientação do ReCODE é que o Médico faça a história e exame físico do paciente, dê a orientação dietética, avalie os dados laboratoriais, oriente para fazer Exercícios Físicos e para o cérebro, oriente  para dormir pelo menos oito horas por noite, avalie o Índice de Massa Corporal e  as imagens cerebrais, além de prescrever os medicamentos necessários para corrigir as alterações encontradas.

 

5. Existem dois tipos de alimentos: os neuroprotetores, que protegem o cérebro de danos e apoiam a cognição(como os anti-inflamatórios), e os prejudiciais ao cérebro, que aumentam o risco de demência (como os que causam inflamação cerebral). Ao lado disto, uma dieta pobre em nutrientes faz mal ao cérebro. Os nutrientes dos alimentos são levados pelo sangue para dentro do cérebro, onde repõem o que foi gasto, ativam as reações celulares e se transformam na própria estrutura do cérebro.

 

6. A Barreira Hematoencefálica deixa entrar no cérebro os Nutrientes Essenciais, a depender das necessidades que ele tenha. Uma causa frequente da Doença de Alzheimer é a inflamação, que pode ser causada por infecção ou por fatores não infecciosos, como o açúcar, daí a necessidade de sua redução na dieta. Um princípio da dieta proposta por Bredesen é a substituição do açúcar por gorduras saudáveis.

 

7. Quando o fígado utiliza as gorduras saudáveis como fonte de energia, produz os corpos cetônicos, que promovem a Cetose, e a pessoa fica com pouco carboidrato no sangue. A cetose discreta é ideal para a cognição, pois os corpos cetônicos são  um suporte para as sinapses neuronais e para o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro. Para promover a Cetose diminua e evite o açúcar que come, o pão branco, batatas brancas, arroz branco e não use refrigerantes, álcool, doces, bolos, sorvetes e alimentos processados.

 

8. Sua dieta deve ser na maioria à base de vegetais, de saladas de  verduras e legumes crus, que são ricos em vitaminas e minerais. Deve ser muito colorida - vermelho (do pimentão, tomate, etc), cor de rosa (da beterraba), cor de abóbora (da cenoura), amarela (do pimentão e açafrão), verde claro e escuro (do pimentão, couve, alface, brócolis, vagem, salsão, etc.), branco (da couve flor, do pepino e da abobrinha), feijão, e outras cores. Comer fibras vegetais reduz o açúcar no sangue, pois dificulta a absorção do que é contido neles.

 

9. A Dieta deve incluir Frutas diversas: limão, laranja, maçã, abacaxi, kiwi, abacate, etc. Coma castanha do Pará e de caju, amêndoas, nozes, etc.  As proteínas devem ser de peixes, aves, carne de boi e de carneiro, além de ovos, leite e yogurte desnatados. A carne deve ser pequena quantidade, e uma regra é comer uma grama de proteína por dia para cada quilo de peso corporal - se você pesa 70 kg, coma 70 g de proteína por dia.

 

10. Coma gorduras insaturadas para dar energia ao corpo: azeite de oliva,  abacate ou nozes, óleo de coco. Você não deve comer gorduras saturadas (como carne gorda de porco, boi, ou qualquer animal e pele de galinha), gorduras trans e alimentos processados. Inclua em sua dieta alimentos com ômega 6 e ômega 3, como azeite de Oliva, rico em ômega 3 e antioxidantes. Use óleos ricos em gorduras poliinsaturadas como o de girassol.

 

11. Os alimentos abaixo promovem inflamação e não devem ser usados: frituras, açúcar, sorvetes, carnes vermelhas (especialmente as ricas em gorduras), salsicha, linguiça, bacon, presunto, salame e fast food; farinha de trigo, massas, pães e bolachas); leite integral e derivados; bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos em caixa e em pó); bebidas alcoólicas, molhos industrializados e comida pronta congelada e semelhantes.

 

12. Você deve fazer 12 horas de jejum todo dia , pois ele é eficaz para induzir a cetose, melhorar a resistência à insulina e a cognição. Faça 12 horas entre o fim do jantar e a primeira refeição do dia seguinte, e espere 3 horas entre o fim do jantar e a hora de dormir. Não coma depois do jantar para não aumentar a insulina, nem inibir a melatonina.

 

13. Os alimentos anti-inflamatórios são ricos em antioxidantes, ácidos graxos, ômega-3 e vitamina C, como por exemplo: alho, açafrão e cebola; peixes ricos em ômega-3, como atum, sardinha e salmão; sementes com ômega-3, como linhaça e gergelim; frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina, acerola, goiaba e abacaxi; frutas como romã, cereja, morango, uva e melancia; castanha do Pará e nozes; vegetais, como brócolis, couve, couve-flor, repolho e gengibre; óleo de coco e azeite de oliva.

 

14. Faça exercícios físicos moderados (pelo menos 150 minutos por semana de caminhada rápida ou algo mais vigoroso).

 

15. Bredesen recomenda que qualquer pessoa com 45 anos ou mais procure um Médico para avaliar sua situação em relação à possibilidade de ter Demência ou Alzheimer. O Médico, depois de analisar os fatores de risco da história e do exame físico do paciente, faz suas suspeitas diagnósticas e solicita os exames de laboratório e de imagens necessários para a confirmação delas ou não.

 

16. Os principais exames a serem solicitados para o diagnóstico são:

      ApoE, Proteína C Reativa de alta sensibilidade, IL-6, TNF alfa, Homocisteína;  Vitaminas: Pirofosfato de Tiamina, B6, B12 e folato, C,E, D (como 25- hidroxycholecalciferol); Ácidos Ômega- 6:omega-3; Albumina e Globulina séricas; Glicose em jejum, Insulina em jejum, Hemoglobina A1c; LDL oxidado, Colesterol total e frações, Triglicérides; Glutationa, Sensibilidade ao Glúten, Autoanticorpos;

      E também: Hormônios - Estradiol, Progesterona, Pregnenolona, Cortisol, Sulfato de DHEA, Testosterona total e livre, T3 livre, T4 livre,T3 reverso,TSH;

Toxina relacionada ao Mercúrio, Chumbo, Arsênico e Cádmio, Cobre e     Zinco, Magnésio, Selênio, Sódio, Potássio, Cálcio e Fósforo; Desempenho cognitivo, treinamento cerebral BrainHQ ou equivalente; Ressonância magnética e Tomografia por emissão de prótons PET; Microbiomas do intestino, oral e nasal, Índice de Massa Corporal.

 

17. No caso de suspeita de Alzheimer Tipo 3, atrófico, são pedidos exames que indiquem presença de metais (como zinco e cobre) e da Glutationa. O Mercúrio pode induzir Alzheimer, e a forma orgânica pode ser ingerida comendo tubarão, atum, peixe espada e outros. Outra possibilidade é no portador de obturação feita com mercúrio.

 

                                                ♦♦♦

 

As informações que você teve nestes Posts seguramente lhe estimularão a tomar as medidas cabíveis para, sob a orientação de seu Médico, afastar a Demência e Alzheimer. Para defender a si mesmo e a sua família delas, que são hoje um dos maiores flagelos da humanidade.                                       

                                                ♦♦♦

 Você conhece pessoas que sobreviveram ao câncer e a um ataque cardíaco, mas não conhece ninguém que teve Demência ou Alzheimer e ficou bom. Agora você vive em nova era.

 

 

Referências e Links

1.https://goop.com/wellness/health/a-scientists-guide-to-eating-for-brain-health/

2.Bredesen, D., The End of Alzheimer's: The First Program to Prevent and Reverse Cognitivo Decline.

 3.https://www.researchgate.net/publication/329063941_Reversal_of_Cognitive_Decline_100_Patients

4. https://thewomensalzheimersmovement.org/end-of-alzheimers-dale-bredesen/

5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4581900/

6. https://www.whitneyerd.com/2018/03/alzheimers-diet-bredesen-protocol.html

 Imagens: Pixabay.com, Gettyimage.com e Unsplash.com