quinta-feira, 11 de março de 2021

80- O que é o Ciúme?

Esta página se destina a divulgar informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.

Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas. O material deste blog é exclusivamente informativo e sem finalidade terapêutica, que deve ser feita por médicos e psicólogos.

                                            ♦♦♦

No Post 63 a relação dos posts publicados e as datas.

                                            ♦♦♦                      

Este Blog teve 17. 201 visitas, até 10-3-2021, em 87 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. As estatísticas não consideraram muitos países e não os computaram, referindo-os como de "Região Desconhecida".      

                                           ♦♦♦

                        Leitura em 19 minutos

                                        ♦♦♦

Aproveite ao máximo as coisas boas que tiver na vida!

                                  ♦♦♦

       Neste post você verá o conceito de Ciúme, seu significado, suas causas, componentes e tipos, qual sua repercussão social, inclusive sobre a violência, seus efeitos no parceiro(a) e  como fazer sua avaliação.

                                           ♦♦♦

O que é o Ciúme ?

       O Ciúme é um sentimento complexo que ocorre entre parceiros românticos ou entre outras  pessoas. Nos parceiros românticos ele é provocado pelo medo de perder a pessoa amada. É acompanhado por diversas emoções : raiva dirigida para o potencial agressor, surpresa diante da situação e tristeza pela possibilidade de perder o parceiro. Pode ocorrer dentro ou fora de uma família, como entre os irmãos Caim e Abel, na Bíblia.

O Ciúme que ocorre entre parceiros românticos, tem a finalidade de manter a continuidade do relacionamento, mas, no extremo, pode ter  consequências indesejáveis, físicas e psicológicas,  e até culminar com a morte de um parceiro, pelo outro não aceitar viver só.


O Ciúme romântico visa manter o relacionamento amoroso.


      O Ciúme pode causar agressões físicas ao parceiro ou a terceiros, à  quebra de objetos, a homicídios e está relacionado com o uso de substâncias tóxicas, distúrbios afetivos e a doenças psiquiátricas.

O Ciúme pode causar agressões físicas ao parceiro.


        A intensidade do ciúme é tanto maior quanto maior for o bom relacionamento entre os parceiros e quanto maior for o amor existente entre eles, que depende do nível de ativação do córtex medial pré-frontal ventral, e dos gânglios da base do cérebro, do estriato, globo pálido e putamen.

A intensidade do ciúme depende da ativação cortical pré-frontal ventral e dos gânglios da base cerebral.

 

QUAIS AS CAUSAS DO CIÚME?

 Quando uma pessoa tem um relacionamento romântico com outra, tem certa expectativa em relação ao comportamento dela e espera que atenda seus desejos, como por exemplo, ser fiel, e que eles viverão um bom relacionamento. Se surge uma ameaça para esta expectativa e aparece outra pessoa ameaçando tirar o parceiro, vem o Ciúme, um complexo de emoções que gera os comportamentos mais variados do ciumento .

 Os parceiros mais felizes sentem ameaça maior no relacionamento e o Ciúme é maior. Pesquisas mostram que ele é maior quando o casal estabelece um relacionamento formal. A estrutura da personalidade do ciumento é importante para seu aparecimento: os parceiros com personalidade insegura, são mais ansiosos e sentem medo de tudo, têm autoestima baixa e dão pouco valor a si mesmo. Têm mais ciúmes do que os que confiam em si mesmos, são autoconfiantes e têm personalidade equilibrada.

 

As pessoas autoconfiantes, com autoestima elevada, sentem menos ciúmes.

 QUAIS OS TIPOS DE CIÚME?

O Ciúme é muito frequente e há pesquisadores que o consideram  presente em todas as pessoas, com maior ou menor frequência , embora com intensidade pequena. Há três tipos de Ciúme: o moderado, o exagerado e o obsessivo, patológico. É comum pessoas diferentes terem ciúmes, porém eles são mais frequentes nos relacionamentos românticos. Por isto a pessoa deve fazer, ao longo de sua vida, uma auto avaliação de seus ciúmes, para identificá-los, quantificá-los e saber suas repercussões em seus relacionamentos.

O Ciúme Moderado : geralmente surge quando a pessoa se sente insegura, e admite a possibilidade de perder o parceiro(a). Sua intensidade não é grande, costuma ser proporcional ao fato que o desencadeia, como por exemplo alguém desejar seu parceiro(a). A pessoa consegue guardar para si, ou até mesmo tocar no assunto com o parceiro(a), e  assim como surgiu, o ciúme desaparece, sem causar desconforto significativo.

 ● O Ciúme exagerado: ocorre em pessoas com baixa autoestima e inseguras, que têm muito medo de perder o parceiro(a). Pode ser desencadeado por um fato concreto ou imaginário, pois o ciumento pode fantasiar algo e agir como se ele fosse verdadeiro, causando sofrimento ao companheiro. Um exemplo é a mulher numa reunião social que acha estar o parceiro flertando com outra mulher atraente e desencadeia uma cena de ciúme.

O ciumento exagerado pode ter interesse em saber sobre todos os relacionamentos amorosos anteriores do parceiro; verificar onde ele está, com quem está e detalhes sobre sua companhia; confere seu celular, as redes sociais, carteira de cédulas e roupas íntimas do parceiro (a); pode interrogar de novo o parceiro para testar se a sua resposta agora é igual à que lhe deu antes. Mas a intensidade deste ciúme pode ser  moderada e a pessoa ter dificuldade de se considerar ciumenta.

O ciumento exagerado quer saber sobre os relacionamentos do parceiro.

        ● Ciúme obsessivo: no ciúme obsessivo a pessoa tem pensamentos distorcidos, não desejados, involuntários, repetitivos e até absurdos sobre a fidelidade do parceiro(a). Muitas vezes fica pensando sobre provas infundadas da traição e este sentimento de infidelidade é  uma força  que o domina . Ele pode ter doenças mentais.

No Ciúme patológico a pessoa tem suspeitas fantasiosas, imaginárias e infundadas, que não correspondem à realidade e geram atitudes como: inspeções repetitivas e contínuas para saber se o companheiro está lhe traindo; evita ir a encontros sociais, para não encontrar pessoas de quem tem ciúmes; acredita que certas pessoas facilitam a traição do companheiro; perde o controle com facilidade e tem atitudes violentas; sente um desejo grande de controlar o companheiro que vê como como posse sua e quer atenção exclusiva dele; finge compreensão ao interrogar o parceiro (a) mas o interroga com frequência.

A duração do ciúme é indefinida, e geralmente o ciumento  não se aceita como tal. É dissimulado, mente muito, engana e pode chegar ao homicídio ou ter patologias mentais sérias. A pessoa com ciúme prejudicial, precisa reconhecer que seu ciúme é lesivo e  procurar tratamento psicológico ou psiquiátrico.

Efeitos do Ciúme no Companheiro

O efeito do Ciúme no relacionamento de um casal depende da sua intensidade e do nível de afeto existente entre os parceiros. Se ele é moderado  seu efeito no ciumado é pequeno e eles convivem sem maiores problema e o alvo do ciúme pode até gostar de ser valorizado pelo ciumento, pois isto influi de forma positiva em sua autoestima, e é benéfico para o relacionamento do casal.

Mas o ciúme exagerado, obsessivo ou patológico é maléfico para o ciumado, que sentirá desconforto maior ou menor a depender da intensidade do ciúme e da frequência com das crises. Pode haver violência física no relacionamento, e a separação do casal depende do quanto o ciumado goste do ciumento, e do quanto ele seja capaz de suportar o sofrimento que passa.

 

O ciúme exagerado, obsessivo ou patológico é maléfico e 

pode haver violência física.


COMO AVALIAR SEU CIÚME

O Ciúme maléfico para o relacionamento prejudica muito as vidas dos parceiros e a sua auto avaliação é importante para que sejam tomadas as providências psicológicas ou psiquiátricas necessárias.

Instruções:

Este questionário é destinado avaliar seu Ciúme e tem 15 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas. Responda "S" se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou "N" se ela ocorrer “nunca ou raramente”.  Não há respostas “certas” ou “erradas” e o que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e responda sem pressa.

 

Questões

1. Quando seu parceiro(a) encontra uma(um) amiga(o), e  a(o)  cumprimenta com um beijo no rosto, você sente muita raiva, mas não demonstra.___ 

2. Quando seu parceiro vai dormir, você aproveita para procurar na sua carteira de cédulas e em seu armário uma prova de sua infidelidade. ___ 

3.    Enquanto seu parceiro(a) toma banho, e deixa o celular em cima da mesa, você procura nele uma prova de sua infidelidade. ___ 

4.  Quando você pode, procura na gaveta da escrivaninha do seu parceiro(a) uma prova de que ele está lhe traindo com outra (o).___ 

5.  Sempre que pode você procura no e-mail do computador do seu parceiro(a) uma prova de sua traição. ___

6.  Quando seu parceiro (a) comenta sobre um relacionamento que teve no passado, você fecha a cara e não conversa mais.___ 

7 7. Quando seu parceiro (a) telefona dizendo que sairá do trabalho direto para um happy hour, você esbraveja e liga diversas vezes para ele, para saber como estão as coisas. ___

8. Quando vocês estão passeando e cruzam com uma pessoa atraente, muito bonita, e o parceiro (a) olha para ela, você chama a atenção dele na hora e inicia uma briga, pois não aceita a falta de respeito. ___

 

9. É sábado à noite e seu parceiro (a) sugere sair só com os amigos (as) em vez de saírem só os dois juntos, você não aceita e diz a ele (a) que se sente necessidade de sair sozinho, não deveria ter  assumido compromisso com você. ___

  

10. No dia de um programa a dois, seu parceiro(a) veste uma roupa que o(a) deixa muito atraente. Você lhe diz que não quer que ele saia daquela maneira porque vai chamar muito a atenção. ___

11. Numa reunião social você acha que seu parceiro(a) está flertando com uma pessoa atraente mas não cria uma cena de ciúme.___

12. Às vezes, sem motivo aparente, você sente muito ciúme do seu parceiro (a) e sente um impulso para agredí-lo e o faz verbalmente ?___ 

13. Quando seu parceiro (a) entra em contato com sua (seu) antiga parceira (o)ex, você acha que isto é absolutamente inaceitável e que o ex-parceiro (a) deve estar totalmente fora de cena.___

14. Você se sente confortável sabendo que  o (a) melhor amigo (a) de seu parceiro é do sexo oposto ao dele, ou fica desconfiado (a) deste relacionamento? ___ 

15. Se você vê seu parceiro (a) olhando muito o garçom ou garçonete durante o jantar, o recrimina logo, pois acha inaceitável que ele (ela) esteja cobiçando outra pessoa em sua vista. ___

 

Avaliação do resultado:


♦ Uma pontuação entre 1 e 5 indica que você não está conduzindo bem seu Ciúme e que deve se esforçar  para diminuí-lo.


♦ Pontuação entre 6 e 10 indica que seu Ciúme precisa ser melhorado e você deve se esforçar com a orientação deste Post.


♦ A pontuação entre 11 e 15 indica que você está precisando de uma ajuda de um profissional para tratar seu Ciúme.

  ♦♦♦


 Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, através de sugestões e da revisão do texto.

 ♦♦♦

Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas com mais bem-estar, mais tranquilidade e um mundo melhor

♦♦♦

 Resumo

       1. O Ciúme é um sentimento complexo provocado pelo medo de perder a pessoa amada, mas pode ocorrer entre outras pessoas. O Ciume que ocorre entre parceiros românticos tem a finalidade de prolongar o relacionamento amoroso, mas nos seus extremos pode ter  consequências indesejáveis, físicas e psicológicas, e até culminar com a morte do ciumado.

 2. O Ciúme surge quando há uma ameaça real ou imaginária do relacionamento amoroso e é uma mistura do medo de perder a pessoa querida, da raiva dirigida para o potencial agressor, e da tristeza pela possibilidade de perder o parceiro. Podem haver agressões físicas ao ciumado ou a terceiros, a quebra de objetos, e estar relacionado ao uso de substâncias tóxicas, distúrbios afetivos ou a doenças psiquiátricas.

 3. A intensidade do ciúme é tanto maior quanto maior for o bom relacionamento entre os parceiros e quanto maior for o amor existente entre eles, que depende do nível de ativação do córtex medial pré-frontal ventral, e dos gânglios da base do cérebro, do estriato, globo pálido e putamen.

 4. Causas do ciúme - uma pessoa num relacionamento romântico tem uma expectativa em relação ao comportamento do parceiro e espera que ele atenda a seus desejos, e lhe seja fiel, para que vivam um bom relacionamento. Se esta expectativa é ameaçada e aparece uma pessoa que pode tomar o parceiro, surge o Ciúme.

Os parceiros mais felizes sentem ameaça maior no relacionamento e o Ciúme é maior. Os que têm personalidade insegura, autoestima baixa e dão pouco valor a si mesmo, têm mais ciúmes do que os que confiam em si mesmos, são autoconfiantes e têm personalidade equilibrada.

5. Há três tipos de Ciúme: moderado, exagerado e obsessivo, patológico. O Ciúme Moderado : geralmente surge quando a pessoa se sente insegura. Sua intensidade não é grande, e  ele não causa grande desconforto ao ciumado.

O Ciúme exagerado ocorre em pessoas com baixa autoestima e inseguras, que têm muito medo de perder o parceiro(a). Pode ser desencadeado por um fato concreto ou resultar de uma fantasia do ciumento, que age como se ela fosse verdadeira. Um exemplo é a mulher que numa reunião social acha que o parceiro está flertando com uma mulher atraente e cria uma cena de ciúme. Nele o ciumento quer saber sobre os relacionamentos do parceiro; verificar onde ele está, com quem está; vasculha seu celular, as redes sociais, carteira de cédulas e suas roupas íntimas. 

No Ciúme obsessivo a pessoa tem pensamentos involuntários, repetitivos e absurdos sobre a fidelidade do parceiro(a), pois o sentimento da traição é  uma força  que o domina.

     No Ciúme patológico a pessoa tem suspeitas fantasiosas e infundadas, que geram atitudes como: inspeções repetitivas e contínuas do companheiro; evitar ir a encontros sociais; perde o controle facilmente e tem atitudes violentas; sente um desejo grande de controlar o companheiro que vê como como um objeto seu. A pessoa com ciúme patológico precisa reconhecê-lo, e fazer tratamento psicológico ou psiquiátrico.

6. O efeito do Ciúme no relacionamento de um casal depende da sua intensidade e do amor existente. Se o ciúme é moderado, seu efeito é pequeno, eles convivem sem problema e o ciumado pode até gostar de ser valorizado pelo ciumento, pois isto tem influência positiva em sua autoestima, que é benéfica para o relacionamento. 

Mas o ciúme exagerado, obsessivo ou patológico é maléfico para o ciumado, que sentirá desconforto maior ou menor a depender da intensidade do ciúme e da frequência das crises. Pode haver violência física e a separação do casal depende do quanto o ciumado goste do ciumento, e do quanto ele suporte o sofrimento. Pode resultar em assassinato.

 

FONTES E LINKS

1. https://www.vittude.com/blog/como-controlar-os-ciumes/amp/

 

2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4895349/

 

3. www.ncbi.nlm.nih.gov › articles

 

 

       IMAGENS: Pixabay.com