terça-feira, 22 de julho de 2025

E-book 86

                      

             E-BOOK  86

                       G-Tummo  - Meditação do Calor

                                            Tempo de leitura: 8 min

                                  

                 P S I C O L O G I A

         M O D E R N A                               

                Blog emoçaoeatencao@blogspot.com      

        Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

                     2025 - Bahia- Brasil

 

 

 

 QUEM É O AUTOR

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções. Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam: A minha inesquecível esposa falecida, Olívia, e a  meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos: Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos: Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

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A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

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Quem conhece aos outros é inteligente, quem conhece a si mesmo é sábio

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

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“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”,  Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

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“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”. Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

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“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”. Mihaly Csikszentmihalyi, “A Descoberta do Fluxo”, 1999.

 

                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22,  o blog emoçaoeatencao@blogspot.com terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

                                              

                            

RELAÇÃO DOS CONTEÙDOS DO E-BOOK 86

 Capítulo 1:   Pesquisa de Benson

 Capítulo 2:   Que é a Meditação G Tummo.

               

                    

                                          CAPÍTULO I

                                PESQUISAS DE BENSON

              Pesquisas de Herbert Benson, a primeira em 1986, mostraram que a Meditação Tummo, usada pelos monges tibetanos, utilizando a respiração, contração muscular abdominal e  imagens de chamas (que são difundidas pelo corpo), produz aumento da temperatura corporal, que pode ser usada para diversas finalidades, inclusive para seu aquecimento.

             Inicialmente, foi realizada uma pesquisa por Benson, em mosteiros do leste do Tibete, com 10 meditadores experientes,  enquanto suas temperaturas corporais axilares e atividade cerebral (EEG) eram medidas. Segundo, para continuar a investigar a contribuição da componente somática e da componente cognitiva da prática g-tummo, realizou-se uma pesquisa adicional com 11 participantes ocidentais (não-meditadores), instruídos a usar a componente somática da prática g-tummo, sem usar visualizações.

 

 

                                           CAPÍTULO II

                 PRÁTICA DA MEDITAÇÃO G-TUMMO

         

            A prática meditativa g-tummo é dirigida para controlar a "energia interior" , e é descrita pelos praticantes Tibetanos como participante  das tradições indo-tibetanas do Budismo Vajrayana e Bon. É chamada de “prática do calor psíquico", e associada a sensações de calor corporal na coluna vertebral. [1]-[3]

         Pouco se sabe sobre os detalhes da técnica de g-tummo, pois os mosteiros que a praticam são raros e localizados nas províncias remotas chinesas de Qinghai e Sichuan (no leste do Tibete). Relatos de testemunhas oculares descrevem os praticantes de g-tummo como capazes de gerar calor suficiente para secar lençóis molhados envoltos em torno dos corpos nus dos monges, produzindo uma quantidade visível de vapor, estando eles sentados ou em pé , no frio dos Himalaias.[4], [5]
            As tentativas para estudar os efeitos fisiológicos do g-tummo foram realizadas por Benson e colaboradores [6], [7] que pesquisaram Yogis Indo-Tibetanos nos Himalaias e na Índia. Os autores relataram que três meditadores mostraram um aumento de até 8,3°C na temperatura corporal periférica (dedos das mãos e pés), sendo os aumentos da temperatura da pele mais modestos: 1,9°C nas regiões do umbigo e lombar, e nenhum aumento na temperatura retal. A duração da prática nas pesquisas foi de10 minutos a 1 hora.

        A prática da g-tummo envolve dois componentes, um somático e outro cognitivo. O somático é representado por técnicas de respiração, simultâneasa  exercícios de contração muscular isométrica diaframática, abdominale perineal. neurocognitivo envolve a visualização da geração e manutenção de imagens mentais de chamas , na região sub- umbilical, que são acompanhadas por sensações intensas de calor corporal na coluna vertebral, para onde é levada a energia, subindo através dela para a cabeça ou para o corpo.

Os passos são os seguintes:

1.    Fazer respiração profunda, distendendo o abdômen;

2.    Segurar o ar nos pulmões durante cerca de 15 segundos;

3.    Contrair de forma isométrica os músculos abdominais, o diafragmático e os pélvicos durante 10 seg.

4.     Durante as contrações , imaginar chamas ou uma lâmpada incandescente acesa, na região subumbilical , cujo calor sobe pela coluna vertebral para a cabeça, ou pelo canal anterior pela face anterior do torax.

5. Quando terminar a meditação abra lentamente os olhos e volteà sua realidade se esforce para manter elevada a temperatura conquistada. Você  encontrou o aquecimento e  e um espaço de serenidade e autoconhecimento útil para sua vida. Pratique  3 a 4 vezes por semana começando com 10 a 15 minutos e vá até 20 a 30 minutos. Quanto mais pratica mais saude terá.

                 A Meditação Tummo pode ser um farol para ter uma vida com mais autoconhecimento, mais energia e mais equilibrio do que tinha antes. Seja útil para sua família e seus amigos orientando-os para o Tummo.

OUTRAS FORMAS DE ATIVAÇÃO

1. Inspirar  pelo nariz e expirar pela boca 5 vezes seguidas e na sexta segurar o ar durante 15 segundos ou mais se puder;

2.Continuando,quando segurar ao ar, empurrar o diafragma contraido para baixo, contrair o anus e o esfincter da uretra com força,durante alguns segundos.

       A energia gerada pelas chamas, é distribuída pelo corpo através dos canais distribuidores de energia :

1-                    1. Canal que nasce no umbigo e desce para as coxas e pernas,e, depois de  bifurcar-se, vai para as plantas dos pés, direito e esquerdo.

2-                   2.  Canal que liga o umbigo ao períneo e vai para o cóccix, subindo  pela coluna vertebral para a coroa na cabeça e daí vai para  o terceiro olho e desce para o umbigo. À altura do omoplata a energia pode ser dirigida para os braços e palmas da mãos, retornando no sentindo ascendente para o omoplata.                         

                                Os canais ligam o umbigo à planta dos pés

 


                            Os canais ligam o umbigo ao períneo, coccix e coluna vertebral.

        As dúvidas permanecem se a prática do g-tummo é  associada ao aumento da temperatura corporal, ou se o aumento da temperatura é  uma  alteração cognitiva (atenção e visualizações) ou somática (corporal).                    

                 Pesquisas sobre G-Tummo

           A prática do g-tummo caracteriza-se por uma técnica especial de respiração e contração da musculatura abdominal, para construir um "vaso", após a inspiração, com um período de sustentação da respiração (apneia). Os  praticantes contraem os músculos abdominais e pélvicos de forma a que a zona abdominal inferior toma a forma de um vaso ou panela .
           Outra parte da prática, tem dois tipos de respiração: a respiração forte (RF) e a respiração suave (RS). Estes tipos de g-tummo diferem em termos da técnica de respiração, nos seus objetivos e no conteúdo de visualização. Ambas as técnicas ,Respiração Forte e Respiração Suave, são realizadas com o "vaso" formado pelos músculos - diafragma, abdominais  e pélvicos. A meta da Respiração forte  é aumentar o "calor psíquico", e a da Respiração Suave é manter o calor no nível do momento.

          Durante Respiração Forte, a atenção é focada na visualização de uma chama crescente que começa abaixo do umbigo e que , em cada inspiração,  sobe para a cabeça, através das vias normais de movimentação da energia.

        A Respiração suave  (RS) é acompanhada pela visualização de todo o corpo, que é preenchido com uma sensação crescente de felicidade e calor.

                                Discussão
         Verificou-se aumento da temperatura durante a prática da Respiração Forçada e também através da Respiração Suave. 
No entanto, os resultados dos estudos 1 e 2 sugerem que a componente neurocognitiva, que é a “atenção internalizada" em imagens visuais da prática de meditação com respiração forçada,  facilita a elevação da temperatura corporal para além da temperatura normal do corpo (perto da zona de febre).

        Houve aumento da temperatura corporal durante a Respiração Forte , porém  durante a respiração suave, o aumento é limitado, e não excede a  temperatura normal do corpo. Os dois fatores trabalham em conjunto para maximizar o aumento da temperatura.

          Isto é, a Respiração Forçada, componente somática (respiração vaso) , causa aumento da temperatura do corpo, enquanto o componente cognitivo (respiração  suave) facilita o aumento sustentado da temperatura do corpo por longos períodos, possivelmente devido a mecanismos fisiológicos. A respiração suave sustenta o aumento da temperatura e a forçada produz o aumento dela.

         No caso da Respiração Forçada, um dos mecanismos possíveis da prevenção da perda de calor, pode ser a imagem mental do calor e das chamas. Pesquisas anteriores  consideraram a imagem mental como uma técnica potencialmente eficaz para influenciar a temperatura corporal periférica, o fluxo de sangue, e vasodilatação local [9] - [12].
          Assim, é possível que a componente das visualizações mentais  durante a meditação com Respiração Forçada, minimize a perda de calor e prolongue o tempo de subida da temperatura corporal por mecanismos semelhantes (alterações do fluxo sanguíneo reduzido, vasodilatação). 

         Sem a visualização , a respiração vaso pode não ser muito eficaz e resultar em pequenos aumentos de temperatura corporal . Sem a Respiração  Forçada, pequenos aumentos da temperatura corporal, requerem uma meditação mais longa.
 
               Aplicações dos resultados das Pesquisas

             Os resultados do estudo mostraram que aspectos das técnicas de meditação podem ser usados por não-praticantes de meditação usuais, para regular a temperatura do corpo através da respiração e imagens mentais  de chamas.

      As técnicas podem permitir que os praticantes se adaptem e funcionem em ambientes frios, melhorar a resistência a infecções e  reações alérgicas, aumentar o desempenho cognitivo, acelerando o tempo de resposta e reduzir os problemas de desempenho associados com a temperatura do corpo diminuída.

       A respiração é utilizada pelos monges para controlar os efeitos do frio intenso tibetano, e pode ser utilizada no ocidente no tratamento da Alergia ao Frio, que  ocorre em pessoas sensíveis a ele. O Autor deste ebook tem alergia ao frio e obtém bons resultados com a prática de g-tummo,  por médico supervisionada.

                              

Referências Bilbliográficas:

1.Evans-Wentz WY (2002) Tibetan Yoga and Secret Doctrines (Pilgrims Publishing, Varanisa, India).

2.Mullin GH (1997) Readings on Six Yogas of Naropa (Snow Lion Publication, Ithaca, NY).

3.Mullin GH (1996) Tsongkhapa’s Six Yogas of Naropa (Snow Lion Publication, Ithaca, NY).

4.David-Neel A (1971) Magic and Mystery in Tibet (Dover Publications, New York).

5.Govinda Lama Anagarika (1988) Way of White Clouds (Shambhala Publications,).

6.Benson H, Lehmann JW, Malhotra MS, Goodman RF, Hopkins J, et al. (1982) Body temperature changes during the practice of g-tummo yoga. Nature 295: 234–236. doi:10.1038/295234a0Find this article online

7.Benson H, Malhotra MS, Goldman RF, Jacobs GD, Hopkins PJ (1990) Three case reports of the metabolic and electroencephalographic changes during advanced Buddhist meditation techniques. Behav. Med 16: 90–95. doi:10.1080/08964289.1990.9934596Find this article online

8.Cromie WJ (2002) Meditation changes temperatures: Mind controls body in extreme experiments. Harvard University Gazette.

9.McGuik J, Fitzgerald D, Firedman PS, Oakley D, Salmon P (1998) The effect of guided imagery in a hypnotic context on forearm blood flow. Contemp Hypn 15: 101–108. doi:10.1002/ch.121Find this article online

10.Lee LH, Olness K (1996) Effect of self-induced mental imagery on autonomic reactivity in children. J Dev Behav Pediatr 17: 323–327. doi: 10.1097/00004703-199610000-00006Find this article online

Artigo Original: Neurocognitive and Somatic Components of Temperature Increases during g-Tummo Meditation: Legend and Reality

                                          

      


 

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