Esta página se destina a divulgar informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.
Os posts
refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições
educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e
monografias sobre os temas. O material deste blog é exclusivamente
informativo e sem finalidade terapêutica, que deve ser feita por médicos e
psicólogos.
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No Post 63 está a relação dos posts publicados e suas datas.
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Aproveite ao máximo as coisas boas que tiver na vida!
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Neste post você verá o conceito de Motivação, seu significado, seus componentes e tipos (intrínseca, automotivação e extrínseca). Verá a relação entre motivação e emoção, como aumentar sua motivação e as teorias sobre sua natureza, e poderá avaliar sua Motivação.
Que é Motivação?
A palavra motivação vem do latim “motivus”, e se refere ao movimento, a um impulso, a um novo ânimo na vida. Ela faz com que você promova ações para conquistar novos objetivos, para abrir novos horizontes e novas conquistas. A Motivação dá ânimo à pessoa para fazer novas realizações e a palavra resulta da ligação de “motivo” com o sufixo “ação”, no sentido de promover uma ação. Significa ser a causa de algo novo, e é a força propulsora humana.
A Motivação estimula a conquistar novos horizontes na vida.
Os fatores que influenciam a motivação são vários, dentre eles o estado fisiológico interno do organismo, as condições ambientais, a história e as experiências passadas da pessoa. Devem ser considerados na motivação o impulso,que impulsiona a pessoa, a direção que ela dá ao esforço criado por este impulso e a persistência da pessoa no comportamento.
É ela quem dirige o esforço da pessoa
para alcançar uma meta e neste esforço deve ser considerado a intensidade, a
direção e a persistência. A Intensidade é a magnitude do esforço que a pessoa usa e é um dos elementos
mais importantes. A Direção dele ser para o benefício da pessoa ou da
organização, enquanto a Persistência se refere ao tempo durante o qual a pessoa
mantém o esforço. O indivíduo realmente motivado fica realizando sua
tarefa até alcançar seu objetivo.
A Motivação tem três componentes: cognitivo, afetivo e comportamental. O cognitivo inclui as crenças, valores, conhecimentos, opiniões e de como ela representa sua realidade. O afetivo é um sentimento que a aproxima ou afasta de algo. O comportamental depende das atitudes da pessoa, que expressam em ações seus pensamentos e sentimentos sobre algo. São a base de suas ações, que podem ser de aproximação, agressão ou rejeição, ou por um comportamento neutro, de indiferença.
A Motivação pode ser direta ou indireta.
A Motivação Direta dirige a pessoa diretamente para o objeto que
ela necessita para atender suas necessidades, como quando você precisa aprender
Inglês para usar no seu dia a dia e é impelido por uma força interior para
aprendê-lo. Na Motivação Indireta a pessoa é impulsionada em direção a
um objetivo que usará como instrumento. Por exemplo, aprender Inglês pode ser um
objetivo, que você precisa só para passar num concurso, e não vai utilizar
depois no dia a dia.
Estudar Inglês é uma
motivação direta para quem quer falar a língua.
O
cognitivo inclui as crenças, valores,
conhecimentos, opiniões e de como ela representa sua realidade. O afetivo é um sentimento que a aproxima ou afasta de algo. O
comportamental depende das atitudes da pessoa, que expressam seus
pensamentos e sentimentos sobre algo e são a base de suas ações, que podem ser de
aproximação, agressão ou rejeição, ou por um comportamento neutro, de indiferença.
A Motivação pode ser direta ou indireta.
A Motivação Direta dirige a pessoa diretamente para o objeto que ela necessita para atender suas necessidades, como quando você precisa aprender Inglês para usar no seu dia a dia e é impelido por uma força interior para aprendê-lo.
Na Motivação Indireta a pessoa é impulsionada em direção a
um objetivo que usará como instrumento para atingir outro. Por exemplo, aprender Inglês pode ser um
objetivo, que você precisa somente para passar num concurso, e não vai utilizar
depois no dia a dia.
A motivação muitas vezes expressa o desejo de uma pessoa de obter algo que vise seu crescimento e desenvolvimento ou da organização que ela trabalha, e seu grau de satisfação, que interfere na sua motivação, afeta a harmonia e a estabilidade psicológica da organização que ela trabalha.
Quais os tipos de motivação?
Há dois tipos de motivação: a intrínseca e a extrínseca.
A Motivação Intrínseca
é a Automotivação: um impulso que nasce no interior da pessoa, originado em seus desejos, necessidades, emoções, valores e atitudes, que a estimula a
conquistar novos objetivos. Este impulso mantém os comportamentos energizados:
uma pessoa que mata outra busca sua energia no ódio, e a que faz o bem a outra sua energia vem da emoção amor. A motivação
intrínseca impele a pessoa a superar seus desafios e a se
desenvolver de forma continuada ao longo da vida.
Os
significados de “emoção” e “motivação”, se relacionam com o movimento da pessoa. Emoção vem do latim “ex movere”, que é “mover para fora”, e Motivação vem
do latim “motivus”, palavra relacionada com o movimento. A Emoção e a Motivação movimentam a pessoa, e a energia da emoção pode ser usada para sua motivação.
Mas existe a seguinte dúvida: o medo
é uma emoção que surge em resposta a um estímulo ou é uma motivação para a pessoa alcançar
um objetivo? Ou ambos, ele é uma emoção e nas é também uma motivação?
A Motivação de um alpinista é gerada por seu desejo de chegar ao cume.
Para aumentar sua Automotivação você deve desenvolver seu autoconhecimento, e identificar os fatores que lhe impulsionam: seus valores, prioridades e desejos e o que lhe motiva a realizar as coisas.
A Motivação Extrínseca depende de estímulos externos que agem sobre a pessoa, e são capazes de manter energizados seus comportamentos. Nas organizações este estímulo externo é feito através do aumento de salário e de promoções para cargos mais elevados e prêmios.
Ela é
importante na empresa para manter as pessoas empenhadas e produtivas. Alguns
gestores dão prêmios aos funcionários que atingem suas metas. As duas formas de
motivação estão intimamente ligadas: se um funcionário sempre atinge resultados
satisfatórios, cumpre prazos, possui um comportamento produtivo e não é
reconhecido, sua motivação intrínseca naturalmente cairá.
Na
sala de aula a Motivação é feita pelas notas
dadas às tarefas realizadas pelos estudantes (provas, testes, pesquisas, etc.)
e a estímulos outros, que levam em conta fatores que levam prazer ao educando
ou melhoram sua qualidade de vida, relacionados a história de da cada um e a
fatores biológicos, psicológicos ou sociais.
Na sala de aula é feita a motivação com as notas dadas às tarefas.
Como aumentar sua Automotivação?
Você pode aumentar das
seguintes formas:
1. Aumente sua autoconfiança:
A
motivação é diretamente ligada à autoconfiança, pois a pessoa que não confia em
si mesma tem medo de errar e ser rejeitada ou ridicularizada. Ela não
se sente segura para fazer as coisas e a propor mudanças e inovações. Para você se sentir segura ao propor qualquer mudança deve ter autoconhecimento,
identificar suas potencialidades, suas forças e virtudes, aumentar a
confiança em si mesmo e seu desejo de dar o melhor de si.
Para aumentar a autoconfiança identifique suas forças e virtudes e direcione-as para o objetivo desejado.
2. Descubra o que lhe traz Bem-Estar: ter consciência do que lhe traz bem-estar e de seus desejos e metas é fundamental para você se motivar diante de situações e desafios que surgem na vida.
3. Contagie os outros: pessoas motivadas são capazes de motivar aos que estão em seu redor. Num ambiente corporativo, quando os colaboradores estão com os mesmos objetivos, as competições, conflitos e disputas acabam ficando de lado. Procure passar seu entusiasmo, que é contagioso, para os outros.
A motivação pode estar constituída por um conjunto de fatores
que determinam a conduta do indivíduo. Por exemplo, um médico pode escolher sua
especialidade (cardiologia, ginecologia, urologia, pneumologia, etc.), pelos
motivos seguintes: porque gosta e sente bem-estar ao praticá-la, ou porque tem
o pai ou um parente para lhe ensinar, ou porque ela lhe dará maiores vantagens
financeiras. Na educação, por motivos pessoais, uns estudam o processo
ensino-aprendizagem, outros a didática, outros a história da educação. Nas
organizações algns estudiosos tentam compreender o que promove maior rendimento
dos colaboradores e
outros estudam como fazer um melhor relacionamento entre eles.
A motivação no trabalho manifesta-se pelo
desejo do colaborador de realizar com presteza e precisão suas tarefas e
persistir na execução delas até conseguir o resultado previsto. Visa encorajar o
colaborador a produzir mais e a desempenhar suas funções com eficácia e a
encorajá-lo a permanecer na empresa.
Regras da Automotivação:
1. Aumente seu autoconhecimento pois assim saberá o que
lhe dá bem-estar e que poderá ser uma automotivação. Identifique o que lhe dá bem-estar pois
ele será uma fonte de automotivação.
2. Aumente sua autoconsciência (veja o Post 7, fevereiro de 2016),sobre Autoconsciência.
3. Aumente sua autoconfiança.
4. Aumente seu entusiasmo com o que faz.
5. Procure contagiar os outros .
Teoria da motivação de Maslow
Existem diversas teorias
sobre a Motivação e uma das mais aceitas é a de Maslow. Para ele as pessoas executam suas ações para satisfazer a cinco necessidades: fisiológicas, de segurança, de amor e
relacionamento, de estima e de realização pessoal.
● As necessidades fisiológicas estão na
base da pirâmide da motivação são as de respirar, comer e beber água, de sexo, de dormir e
de excretar. Elas são básicas, e os indivíduos são
motivados a satisfazê-las, mesmo que parcialmente, antes de satisfazer as outras.
●
As Necessidades de Segurança, também na base da pirâmide, são a segurança física(corporal), a psicológica, de recursos financeiros e de moralidade, da família, da saúde e da propriedade. A segurança física inclui a estabilidade no
trabalho e a psicológica inclui estar livre de coação e de tratamento
arbitrário.
● As necessidades de amor, são
as de amar e ser amado, e de relacionamento consigo mesmo e com os outros, participando de grupos e ser aceito por ele, na família, no
convívio com os amigos, e no ambiente de trabalho.
● As
necessidades de Estima são: ter auto-estima, auto-confiança, ter respeito aos
outros e o respeito dos outros. São fatores internos o respeito próprio, realização
e autonomia e fatores externos:status, reconhecimento e atenção.
●A necessidade de auto-realização é expressa pela intenção de realizar tudo
aquilo que a pessoa é capaz de ser. Inclui o crescimento e autodesenvolvimento pessoal, em termos de moralidade, criatividade, espontaneidade, resolução de problemas,
ausência de preconceitos e aceitação de
fatos. Esta necessidade fica no vértice da pirâmide.
As necessidades fisiológicas e de segurança ficam na base e a
de realização no vértice da pirâmide
.
Uma conclusão da teoria de
Maslow, é que os colaboradores de uma organização precisam ter um salário
suficiente para atender suas necessidades e as de seus dependentes. O
colaborador deseja ser bom em seu trabalho, sentir que está realizando algo importante
e ser reconhecido por isso.
Teoria da motivação de Herzberg
Herzberg considera dois fatores atuando
sobre a Motivação, a Satisfação e a Insatisfação, cada um com seus elementos. São elementos de insatisfação o salário (com o qual o
colaborador pode estar insatisfeito), as condições de trabalho e a política da empresa. Este fatores afetam o contexto em que o trabalho se realiza. Os pontos positivos relacionados a esses fatores não levam à
satisfação propriamente dita, mas apenas à não-insatisfação.
Entre os elementos de
satisfação, que são os fatores motivantes, estão a realização pessoal do colaborador, o reconhecimento de seu trabalho,
a responsabilidade e o progresso, todos relacionados ao conteúdo do trabalho e
às recompensas pelo bom desempenho profissional.
O gerente deve estimular o colaborador com
estímulos externos para elevar sua satisfação profissional e aumentar sua motivação. É importante vincular as recompensas ao desempenho do colaborador,
pois se ele perceber uma baixa relação
entre a recompensa que recebe e seu desempenho, responderá com um baixo desempenho, devido à diminuição da satisfação no trabalho, e ocorrerá aumento da
rotatividade e de faltas.
Instruções:
Este questionário é destinado avaliar sua
Automotivação e tem 15 questões, cada uma com 2
alternativas de respostas. Responda S se a
afirmativa ocorrer “sempre ou
quase sempre” ou N se ela ocorrer “nunca ou raramente”. Não há respostas “certas” ou “erradas”
e o que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e responda sem
pressa.
Questões:
Questão 1: Eu uso
recompensas para me ajudar a atingir meus objetivos.___
Questão
2: Eu me empenho no trabalho o suficiente para satisfazer meus superiores para
não ficar preocupado. ___
Questão 3: Acho possível fazer grandes melhorias em minhas
habilidades quando sou ruim em alguma coisa. ___
Questão 4: Se não gosto de uma ideia que me apresentam, deixo-a de lado.
__
Questão 5: Quando vejo surgir uma boa oportunidade, me agarro a ela. ___
Questão 6: Fico frustrado e irritado quando não atinjo meus objetivos.___
Questão 7: Gosto mais de aceitar um trabalho quando vejo
que posso fazer do que um outro que será mais difícil. ___
Questão 8: Sempre revejo e atualizo minhas metas para ter certeza que
ainda posso realizá-las. ___
Questão 9: Procuro sempre melhorar meu trabalho e minhas
habilidades. ___
Questão 10: Sempre estou em busca de novas oportunidades. ___
Questão 11: Não gosto de correr muitos riscos pois as coisas podem dar errado.
___
Questão 12: Acho difícil administrar as mudanças. ___
Questão 13: Estabeleço meus objetivos muito claros para mim. ___
Questão 14: Quando vejo que não vou atingir um objetivo eu o abandono.
___
Questão 15: Procuro melhorar cada vez mais meu autoconhecimento. ___
Resultado:
Para saber como está sua Automotivação, dê 1 ponto para cada resposta
positiva (S) nas questões número 1,2,3, 5,8,9,10,13 e 15; e 1 ponto para cada
resposta negativa (N) nas questões número 4,6,7,11,12 e 14. Seu escore é a
soma dos pontos das respostas positivas (S), com a soma dos pontos das negativas
(N). Um exemplo: se a soma dos seus pontos positivos for 5 e a dos
negativos for 6, seu escore será 11.
Avaliação do resultado:
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Uma pontuação entre 1 e 5 indica que você não está conduzindo bem sua
Automotivação e que deve se esforçar para fazer as modificações necessárias.
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Pontuação entre 6 e 10 indica que sua Automotivação precisa ser melhorada com
seus esforços e a orientação deste Post.
♦
A pontuação entre 11 e 15 indica que você está de parabéns e que sua Automotivação
está bem, mas deve procurar melhorar.
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1. A palavra motivação vem do latim “motivus”, e se refere ao movimento, a um impulso, a um novo ânimo na vida. Faz com que você promova ações para conquistar novos objetivos, abrir novos horizontes e fazer novas conquistas. A Motivação lhe dá ânimo para fazer novas realizações e significa ser a causa de algo novo. É a força propulsora humana.
Os fatores que influenciam a motivação são vários: o estado fisiológico do organismo, as condições ambientais, a história e as experiências passadas da pessoa. Devem ser nela considerados o impulso, que impulsiona a pessoa, a direção que ela dá a este impulso e a persistência da pessoa no comportamento.
2. A Motivação dirige o esforço da pessoa para alcançar uma meta e nele deve ser considerado a intensidade, a direção e a persistência. A Intensidade refere-se à magnitude do esforço e é um dos elementos mais importantes. A Direção do esforço deve ser para beneficiar a pessoa ou a organização, e a Persistência se refere ao tempo que a pessoa mantém este esforço.
3. A Motivação tem três componentes: cognitivo, afetivo e comportamental. O cognitivo inclui as crenças, valores, conhecimentos, opiniões e de como ela representa sua realidade. O afetivo é um sentimento que a aproxima ou afasta de algo. O comportamental depende das atitudes da pessoa, que expressam seus pensamentos e sentimentos sobre algo e são a base de suas ações, que podem ser de aproximação, agressão ou rejeição, ou por um comportamento neutro, de indiferença.
4. A Motivação pode ser direta ou
indireta. A Direta dirige a
pessoa diretamente para o objeto que ela necessita para atender suas
necessidades, como quando você precisa aprender Inglês para usar no seu dia a
dia e é impelido por uma força interior para aprendê-lo. Na Indireta a pessoa
é impulsionada em direção a um objetivo que usará como instrumento para atingir
outro. Aprender Inglês pode ser um objetivo, que você precisa somente para
passar num concurso, e não vai utilizar depois.
5.
Há dois tipos de motivação: a intrínseca e a extrínseca. A Motivação Intrínseca
é um impulso que nasce no interior da pessoa, vindo de seus desejos,
necessidades, emoções, valores e atitudes, que a estimula a conquistar novos objetivos.
Uma pessoa que mata outra é motivada intrinsecamente pelo ódio, e a que faz o
bem é motivada pelo amor. Ela é uma
habilidade que impele a pessoa a superar desafios e a se desenvolver ao longo
da vida.
6. A Motivação Extrínseca depende de estímulos externos que agem sobre a pessoa, e mantém energizados seus comportamentos. Nas organizações ela é feita através do aumento de salário e de promoções para cargos mais elevados ou de prêmios.Na sala de aula a Motivação Extrínseca é feita pelas notas dadas às tarefas realizadas pelos estudantes (provas, testes, pesquisas, etc.) e a estímulos outros, ligados à história de vida do educando e a fatores biológicos, psicológicos ou sociais.
7. Aumente sua automotivação das seguintes formas: a. Aumente sua autoconfiança: a motivação é diretamente ligada à autoconfiança, pois a pessoa que não confia em si mesma tem medo de errar e ser rejeitada ou ridicularizada. Identifique suas potencialidades, forças e virtudes. b. Descubra o que lhe traz Bem-Estar. c.Contagie os outros pois pessoas motivadas podem levar motivação aos que estão próximos.
8. Existem diversas teorias sobre a Motivação e uma delas é a Teoria de Maslow, para quem as pessoas agem para atender a cinco necessidades: as fisiológicas são as de respirar, comer e beber água, de sexo, de dormir e de excretar. As de Segurança são a segurança física, psicológica, de recursos financeiros, de moralidade, da família, da saúde e da propriedade.
As de amar e ser amado, e de relacionar-se bem consigo mesmo e com os outros, de participar de um grupo e ser amado, na família, com os amigos, e no ambiente de trabalho. As de Estima: ter autoestima, autoconfiança, ter respeito aos outros e o respeito dos outros. A de Auto-realização, expressa pela intenção de realizar tudo que a pessoa deseja. Inclui o autodesenvolvimento em termos de moralidade, criatividade, espontaneidade, resolução de problemas, ausência de preconceitos e aceitação de fatos.
9. Herzberg considera que dois fatores atuam sobre a Motivação, a Satisfação e a Insatisfação. Promovem insatisfação o salário, as condições de trabalho e a política da empresa. Os aspectos positivos relacionados a esses fatores não levam à satisfação , mas sim à não-insatisfação. Promovem a satisfação a realização pessoal, o reconhecimento do trabalho, a responsabilidade e o progresso.
REFERÊNCIAS E LINKS
1.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6137142/
2. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2018.01647/full
3.
https://www.sbie.com.br/blog/entenda-diferenca-entre-motivacao-intrinseca-e-extrinseca/
IMAGENS: Pixabay.com, Gettyimage.com e Unsplash.com
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