sábado, 16 de novembro de 2024

E- book 67

                                               

                                 E-book 67        

                                          Forças Pessoais:atualização

                                                               Leitura em 28 minutos   

                                        


                                              

                                            P S I C O L O G I A

 

                        M O D E R NA 

                              Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

                                        Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

                                                2024 - Bahia- Brasil

 

QUEM É O AUTOR

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam: A minha inesquecível esposa, Olívia, meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos: Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                  ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente, quem conhece a si mesmo é sábio“.

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi , A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO


                A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publica também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos. 

       Já publicou 42 episódios de Podcast e 66 E-books sobre  neuropsicologia.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com






 RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 67

Capitulo 1: O que é  Força Pessoal

Capitulo 2: Características  das Forças Pessoais

Capitulo 3;  24 Forças Pesoais

Capitulo 4:  Avaliação das Forças Pessoais

                             

                             CAPÍTULO I
                               FORÇAS PESSOAIS

           Neste e-book você verá como identificar e ampliar suas forças pessoais no seu dia a dia, além de pesquisas sobre elas. Verá como avaliá-las e a importância da Plena Atenção para desenvolvê-las.

                         Forças Pessoais e Virtudes

         A Psicologia Positiva estuda o que as pessoas têm de melhor e considera que as Força Pessoais são instrumentos mediante os quais as virtudes atuam. Cada uma das virtudes opera através de diversas forças pessoais e a Psicologia Positiva acredita que o bem estar humano resulta do cultivo das virtudes.

       Para identificar as principais virtudes, os pesquisadores estudaram em diversas culturas orientais e ocidentais, nos últimos 3.000 anos, suas regras de comportamento, na bíblia, alcorão, budismo, taoísmo e outras. Encontraram 6 virtudes comuns: sabedoria, amor, coragem, justiça, moderação e transcendência.              

                                       


                                           A Justiça é uma das principais virtudes humanas.

 

                 Os pesquisadores identificaram 24 características que uma pessoa utiliza para praticar as virtudes e chamaram de Forças Pessoais. Força Pessoal é a capacidade de sentir, pensar e se comportar de uma pessoa, em busca de resultados. Para praticar a Justiça, você utiliza forças diferentes, como a imparcialidade, tratando a todos igualmente,  a lealdade, ou a liderança. Para praticar a moderação você usa o autocontrole ou a perseverança. 

          Diversos fatores contribuem para o desenvolvimento das forças humanas – o genético, a família, a escola, colegas, amigos e a comunidade.

          Num mesmo indivíduo as forças são  estáveis, mais fortes ou mais fracas, entretanto podem se modificar em resposta a eventos ou a intervenções conscientes. 

       Você pode mudar suas forças pesoais se trabalhar com persistência, pois elas se transformarão em hábitos de pensar, sentir e agir. (Niemiec, 2013) https://www.viacharacter.org/www/LinkClick.aspx?fileticket=GoqggR0GNQQ%3D&portalid=0). São nova maneira de estudar e perceber os seres humanos, permitindo  descrição melhor e melhor observação deles.


      

                                                              CAPITULO 2

                          CARACTERÍSTICAS  DAS FORÇAS PESSOAIS   

        A Psicologia Positiva considera o caráter de uma pessoa, uma característica comportamental dela. Cada indivíduo tem um perfil  de forças pessoais, de caráter, que pode ser entendido como um perfil de seus pontos fortes. Uma pessoa não é honesta, valente, sábia ou humilde, mas sim a soma de suas melhores qualidades.  (Peterson & Seligman, 2006).

            As forças pessoais têm as seguintes características:

             • São os blocos da construção da personalidade, peças fundamentais dela, representando seu melhor, se juntando para formar seu caráter.  

             • Se expressam de acordo com o contexto que a pessoa está. Em uma atividade social você é solicitado para expressar sua inteligência social,  curiosidade ou criatividade; jantando,  utiliza seu autocontrole e prudência; no trabalho é solicitado para ter perseverança nas tarefas; e na família deve exercitar amor e bondade.

                                                  Na família deve exercitar amor e bondade.

         • Se expressam com diferentes intensidades, a depender da circunstância. O nível de bondade expresso por alguém a seu parceiro de relacionamento, oferecendo-se para cozinhar o jantar, é diferente do expressado a um “sem-teto” na rua, ao lhe dar uma ajuda. Alguém pode achar fácil expressar sua bondade com os colegas de trabalho, mas difícil com seu supervisor.

         • São interativas e interdependentes, e  na maioria das vezes são expressas de forma combinada, por exemplo, usando curiosidade e criatividade juntas. Geralmente é difícil expressar  bondade sem ser junto com humildade, e para perseverança precisa bom autocontrole e disciplina.                                              

            

                                     Mãe reclama filho por não fazer deveres da escola.

       •  Elas mudam  e a mudança vem em resposta a acontecimentos da vida ou a intervenções deliberadas da pessoa.

       • Um critério para identificar uma força pessoal é que ela se repita diversas vezes. Se você tiver uma única demonstração de bondade, numa situação, não quer dizer que a bondade seja uma força pessoal sua.  É preciso praticar a bondade em situações diferentes, para considera-la uma força pessoal.

      • O resultado prático da sua ação deve ser uma boa consequência. Se uma pessoa vê o sofrimento de outra, a ajuda e ela agradece, houve boa consequência.

 

                                                             

                                                                CAPÍTULO 3                            

                                                        FORÇAS PESSOAIS

  

              As  24 forças pessoais são as seguintes:

            Forças da Sabedoria - envolvem as qualidades que envolvem o saber e o uso do conhecimento. Vão desde a curiosidade e o gosto pela aprendizagem, até o pensamento crítico, a criatividade (originalidade), a inteligência social, e a perspectiva, o aspecto mais desenvolvido da sabedoria.

  1 – Curiosidade – consiste no interesse em buscar o novo e em estar aberto a novas experiências e descobertas.


2 – Gosto pela aprendizagem: gostar de aprender novas habilidades, conhecimentos e estudos, através da educação na sala de aula, ou sozinho ou em grupos de estudos.

3 – Pensamento Crítico ( Mente Aberta): consiste em analisar as questões, examinando-as de  todos os ângulos, aberto a todas evidências e pontos de vista.                    

  4 – Criatividade. (originalidade): consiste em pensar em novas formas de conceituar ou fazer as coisas mais produtivas. Ser original e fazer invenções.

 

                                              A criatividade consiste em fazer coisas diferentes.

5 – Inteligência Social é a capacidade de observar os diferentes estados de espírito, temperamentos, motivações e intenções dos outros e agir com base nestas observações. É ter consciência dos motivos e sentimentos alheios e leva-los em consideração ao agir.

6 - Perspectiva (Sabedoria): consiste em ser capaz de dar bons conselhos e transmitir novas visões aos outros.  Em ver o mundo de uma forma que faça sentido para si mesmo e para os outros.

                  

                                             Monge budista dá conselhos sábios aos discípulos.

Forças da Coragem

Consistem em ter determinação para alcançar seus objetivos diante de adversidades, não desistindo diante de obstáculos e dificuldades. São a valentia,  perseverança e  integridade.

 7 – Bravura e valentia: enfrentar sem temor desafios, ameaças, dificuldades ou dor. Agir com convicção mesmo que seja incomum ou impopular. 

                                       Exemplo de valentia é a do surfista enfrentando onda gigantesca.

8 – Perseverança: consiste em ir até ao fim nas tarefas que começa, mesmo que surjam obstáculos.

              


                                 Com perseverança você atinge as metas, apesar dos obstáculos.


9 – Honestidade ( integridade) – consiste em assumir publicamente a responsabilidade pelos atos  praticados. 


                             Ser honesto é assumir publicamente a responsabilidade dos seus atos.

Forças da Humanidade  -  estão nos relacionamentos com amigos, conhecidos e família. 

10 – Amor: valorizar relacionamentos próximos, especialmente os que envolvem afeto recíproco.                       


                                               Dar valor a  seus relacionamentos afetivos                                                                                               

11 – Bondade e Generosidade: consiste em fazer favores e boas ações para os outros, ainda que não conheça o favorecido. A empatia e a simpatia são componentes importantes desta força.

                     

                                      

                         Bondade é fazer favores e praticar boas ações para os precisados.

Forças da Justiça: forças do cidadão que garantem uma vida saudável em comunidade.

12. Cidadania: (responsabilidade social, lealdade, dever, espírito de equipe) : consiste em sentir-se bem ao trabalhar como membro de um grupo ou equipe e ser leal e dedicado a ele. 

                                               Cidadania é sentir-se bem atuando em um grupo.

13. Imparcialidade: tratar todas as pessoas e coisas com igualdade, não deixando que seus sentimentos influam nas decisões a respeito delas.

14. Liderança: Encorajar um grupo do qual é membro para fazer as coisas necessárias e manter boas relações com seus componentes.          

                             
                               O líder estimula o grupo a fazer as coisas necessárias.

Forças da Moderação ou Temperança – virtude que se refere à expressão apropriada e sóbria de nossos desejos, para nos proteger de excessos nos relacionamentos.

15. Autocontrole ou Autoregulação: é ser disciplinado e controlar o que sente e faz. Controlar  pensamentos, impulsos, emoções e desejos,  adiar satisfações e manter o ânimo em situações difíceis.

 

                                                      O controle da Atenção é fundamental.

 16. Humildade e Modéstia: Deixar que suas ações falem por si e não pensar ou agir como se fosse melhor que os outros. 

                                            Mulher bonita modesta, não é arrogante da sua beleza. 

17. Prudência. Ser cuidadoso nas escolhas que faz. Não assumir riscos desnecessários, nem fazer coisas que se arrependerá depois.



                            É ter paciência e cautela, e esperar o momento para agir.

   A prudência inclui muitas vezes não ver, não ouvir e não falar falar.                                                       

Forças da Transcendência

 A Transcendência contempla virtudes que nos permitem ter uma conexão com a amplitude do universo e um sentido na vida. Chamada também de espiritualidade.

18. Apreciação de Beleza e da excelência:  consiste em sentir-se maravilhado, encantado,  ao apreciar as belezas da natureza e os  talentos das artes e ciência.  

                            Apreciar a beleza da natureza, maravilhado,  é importante força pessoal.

 19. Gratidão: consiste em estar ciente das boas coisas que acontecem em sua vida e ter o hábito de ser  grato às pessoas que lhe fizeram um benefício e à própria vida, ou a Deus ou causas não humanas. 

                                           A gratidão a quem lhe fez o bem é uma força pessoal.

 20. Perdão: consiste em esquecer o mal que outros nos fizeram e não carregar mágoas deles. Aceitar as limitações dos outros e as próprias e  dar uma segunda chance. Não ser vingativo. 

                          Pedir perdão é esquecer o mal que alguém lhe fez e não carregar mágoa.

21. Otimismo. Esperança: esperar o melhor do Futuro e praticar ações com base nestas crenças, acreditando que pode influir nele. Expectativa positiva a respeito do futuro: esperar que bons resultados ocorrerão graças a seus esforços e a um bom planejamento.           

 


                                        \O Otimista espera o melhor do Futuro e age baseado nisto.

22. Humor: consiste em gostar de fazer brincadeiras, de rir e se divertir, fazer as pessoas rirem, perceber o lado engraçado das situações. 

                                O humor: consiste em gostar de rir e de fazer os outros rirem.

 23. Entusiasmo: consiste em se atirar de corpo e alma nas atividades que faz e para executar seus planos ou alcançar seus objetivos. Ter vitalidade, vigor e energia, vivendo com entusiasmo e alegria.

 

                                Entusiasmo consiste em se atirar de corpo e alma na atividade que faz.

 24. Espiritualidade: consiste em ter religiosidade, fé e propósito na vida, com pensamentos e crenças coerentes com um sentido de vida e praticar ações para alcança-lo.

           As pesquisas mostram que as forças de caráter relatadas frequentemente, em ordem decrescente, são:  bondade, justiça, honestidade, gratidão, julgamento. As forças de caráter menos relatadas são prudência, modéstia e auto-regulação (Park, Peterson, & Seligman, 2006). 


                                   Forças de caráter e Plena Atenção

         Para Niemiec, 2014, as seguintes Forças se relacionam com Plena  Atenção  (https://www.viacharacter.org/.../Mindful%20living%) :

 1.Auto-regulação ou auto-controle : ser disciplinado e controlar o que sente e faz durante a Plena Atenção. Controlar seus pensamentos, impulsos, emoções e desejos durante a prática.

2.Curiosidade: ficar com a mente aberta durante a prática da Plena Atenção e prestar atenção com interesse em tudo de novo que nela surgir, sempre aberto a novas experiências e descobertas, porém sem se fixar a nenhum objeto ou situação.

3. Humanidade e amor; 

4.  Imparcialidade: tratar igualmente todos os objetos que aparecem na sua mente, sem dar preferência a nenhum deles,  sem se fixar a nenhum e não deixar que seus sentimentos influam nos seus comportamentos em relação a eles, aproximando-se ou afastando-se;

5. Valentia : enfrentar sem temor os desafios que surgirem. Não esmorecer diante dos medos, ameaças, dificuldades ou dor, que surgirem durante a prática da Plena Atenção;

6.   Perseverança: persistir, com firmeza, na prática que programou da Plena Atenção e ir até o fim do tempo estabelecido, continuando a atividade mesmo diante de obstáculos que surjam;

            

                             Bem Estar e Forças Pessoais

          Lyubomirsky ( 2005 ) considera três fatores principais relacionados com  a felicidade : um é o fator genético, outro contempla  fatores circunstanciais da pessoa (como sua renda ou educação) e o terceiro é representado por atividades intencionais e práticas capazes de promover a felicidade. 

          É possível você atuar deliberadamente nas suas forças de caráter através de intervenções positivas, utilizando atividades intencionais para cultivar sentimentos, comportamentos  e cognições positivos. Você deve aprender quais suas forças pessoais, identificar as que surgem mais  facilmente e as que requerem maior esforço.         

            Pesquisas de Proyer, em 2012, e um estudo multinacional envolvendo cinquenta e quatro nações, mostraram que as forças pessoais mais correlacionadas com a felicidade, são: curiosidade, amor, humor, esperança, entusiasmo e gratidão. A maioria destas forças se relaciona com emoções positivas (http://www.viacharacter.org/blog/wp-content/uploads/2013/12/Character-Strength)



                                                         CAPÍTULO 5        

                                    AVALIAÇÃO  DAS FORÇAS PESSOAIS    

            O Teste que você fará não será aprofundado, pois para isto seria necessário um questionário muito mais extenso.  Você deve saber que o questionário da VIA sobre Forças Pessoais tem 120 questões! Elaboramos este com base em nossa experiência e em avaliações feitas em pesquisas .

Instruções:

      Este teste lhe dará uma ideia razoável de suas Forças Pessoais, pois tem 40 questões que abrangem as 24 forças . Leia com atenção. Cada questão tem 2 alternativas de respostas. Para respondê-las, marque “S” se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou “N” se ela ocorrer “nunca ou raramente”, na linha colocada adiante da afirmativa. Responda sem pressa.

Questões

Questão 1. Sou muito curioso em minha vida ___ 

Questão 2. Não me entusiasmo ao aprender novos  conhecimentos. ___      

Questão 3. Nunca deixo minhas atividades para visitar um museu. ___    

Questão 4. Se for necessário, posso ser um pensador racional .__      

Questão 5. Tendo a fazer julgamentos apressados das coisas___ 

Questão 6.  Gosto de pensar em novas formas de praticar minhas atividades. ___  

Questão 7.  Em qualquer situação que me encontro, fico à vontade ___     

Questão 8. Nem sempre percebo claramente  o panorama geral das coisas.___          

Questão 9. Gosto de adotar posturas que tenham opositores fortes. ___      

Questão 10. A dor e o desapontamento podem me estimular .___ 

Questão 11. Nem sempre termino o que começo ___

Questão 12. Às vezes me distraio no trabalho.___

Questão 13: Sempre cumpro minhas promessas. ___   

 Questão 14: Meus amigos dizem que sou  honesto ___ 

Questão 15: Ajudei um vizinho na sua casa ontem.   __ 

Questão 16:  Raramente me interesso pelos outros ___ 

Questão 17: Em minha vida muitas pessoas  se preocupam comigo. ___ 

Questão 18: Não tenho dificuldade de amar os outros. ___ 

Questão 19: Trabalho melhor em um grupo  ___       

Questão 20: Não sacrifico meus interesses em benefício de outros ___  

Questão 21: Trato as pessoas igualmente. ___     

Questão 22:  Se gosto de uma pessoa não a   trato  melhor. ___ 

Questão 23: Consigo que as pessoas trabalhem juntas sem insistir. ___   

Questão 24: Não sou bom planejador de grupos. __          

Questão 25:  Controlo bem minhas emoções. ___ 

Questão 26    “Evito atividade físicas perigosas __   

Questão 27: “Ás vezes escolho mal as amizades e os relacionamentos.___          

Questão 28: “Quando as pessoas me elogiam, eu mudo de assunto” __    

Questão 29:   Mês passado, me emocionei com a excelência da música e da arte de um filme.__ 

Questão 30 : Sempre agradeço, mesmo pelas menores coisas. __ 

Questão 31:  Sempre vejo o lado bom das coisas. __ 

Questão 32:  Minha vida tem um firme propósito. __ 

Questão 33 : Acredito que o que passou passou. __   

Questão 34:  Sempre que posso, misturo trabalho, prazer e bom humor. __ 

Questão 35: Raramente digo coisas engraçadas. __ 

Questão 36: Me atiro em tudo que faço.__   

Questão 37: Me aborreço frequentemente. __ 

Questão 38: Tenho vocação espiritual na vida. __       

Questão 39:  Raramente planejo com cuidado o que vou fazer. __    

Questão 40:  Raramente penso nas coisas que os outros me dão.  ___ 


GABARITO DAS QUESTÕES  DE FORÇAS PESSOAIS

Questão 1: S  Questão 2:N     Questão 3:N  Questão 4:S  

Questão 5: N  Questão 6:S    Questão 7:S   Questão 8:N  

Questão 9: S  Questão 10:S   Questão 11:N Questão 12:N  

Questão 13:S  Questão 14: S    Questão 15:S   Questão 16: N 

Questão 17:S Questão 18:S   Questão 19:S   Questão 20:N  

Questão 21:S Questão 22:S   Questão 23:S  Questão 24:N  

Questão 25: S Questão 26:S  Questão 27:N   Questão 28:S  

Questão 29:S  Questão 30:S  Questão 31:S   Questão 32:S  

Questão 33:S  Questão 34: S  Questão 35:N Questão 36:S  

Questão 37:N   Questão 38:S   Questão 39:N   Questão 40:N  

 Resultado da avaliação:          

 Primeiro conte o número de afirmativas “S”, que obteve. Cada uma delas vale 1 ponto na pontuação final. Se respondeu S a10 questões, a pontuação é 10.

● Pontuação entre 1 e 10: seu nível de Forças Pessoais  é muito baixo e merece atenção. Identifique e modifique seus comportamentos inadequados, no trabalho, família, relacionamentos, e procure resolver seus problemas. Necessita orientação de médico ou psicólogo.

Pontuação entre 11 e 20: você tem nível baixo de Forças Pessoais e deve cuidar dela. Tente uma melhora praticando os comportamentos indicados neste e-book. Depois de fazer isto, repita o teste para ver se conseguiu melhorar. Se não conseguiu, procure ajuda de um médico ou psicólogo.

Pontuação entre 21 e 30: você tem nível médio de Forças Pessoais . Identifique onde estão suas  deficiências e pratique as recomendações deste e-book para melhorar suas forças pessoais. Repita o teste e se não melhorar procure a ajuda de médico ou psicólogo.

Pontuação entre 31 e 40: você tem nível alto de Forças Pessoais , mas mesmo assim pratique as recomendações deste e-book, para manter os níveis atuais ou melhorar.

                                      XXX

 Compartilhe e divulgue este e-book para termos pessoas mais tranquilas e um mundo melhor!

                                    XXX

Agradecemos  a colaboração do Prof. Gilson Rezende na revisão do texto.

RESUMO :    

  Estas são as forças pessoais, em síntese,

 1 – Curiosidade : interesse em buscar o novo, aberto a novas experiências.

2 – Gosto pela aprendizagem: aprender novas habilidades, conhecimentos e estudos.

3 – Pensamento Crítico: analisar as questões,  de  todos os ângulos, aberto a todas as evidências.

 4 – Criatividade: pensar em novas formas de conceituar ou fazer as coisas mais produtivas.

5 – Inteligência Social :observar diferentes estados de espírito, temperamentos, motivações e intenções dos outros e agir com base neles. 

6 - Perspectiva : ser capaz de dar bons conselhos e novas visões aos outros.                

 7 – Bravura e valentia: enfrentar sem temor desafios, ameaças, dificuldades ou dor. 

8 – Perseverança:  ir até ao fim nas tarefas iniciadas, mesmo com obstáculos.           

9 – Honestidade  –  assumir publicamente a responsabilidade pelos atos  praticados.

10 – Amor: valorizar afetivamente relacionamentos que envolvem afeto recíproco. 

11 – Bondade e Generosidade: praticar atos e boas ações para os outros, ainda que não conheça o favorecido.

12. Cidadania: sentir-se bem ao trabalhar em um grupo e ser leal  a ele.

13. Imparcialidade: tratar todas as pessoas e coisas com igualdade. 

14. Liderança: Encorajar um grupo a praticar as ações necessárias .              

15. Autocontrole ou Autoregulação: é ser disciplinado e controlar o que pensa, sente e faz. 

 16. Humildade e Modéstia: Deixar que suas ações falem por si, sem ser arrogante. 

17. Prudência: ser cuidadoso nas escolhas que faz. 

18. Apreciação de Beleza e da excelência:  sentir-se maravilhado ao apreciar as belezas da natureza e os  talentos das artes e da ciência. 

19. Gratidão: estar ciente das boas coisas que acontecem em sua vida e ter o hábito de ser grato a quem lhe fez um benefício.

 20. Perdão: esquecer o mal que lhe fizeram, não carregar mágoas de quem o fez, não ser vingativo.

 21. Otimismo, Esperança: esperar o melhor do Futuro e agir com base nestas crenças

22. Humor: gostar de fazer brincadeiras, de rir fazer rir e se divertir.

 23. Entusiasmo: se atirar de corpo e alma nas atividades que faz, com vigor e energia.

 24. Espiritualidade: ter religiosidade, crenças e propósito na vida.


REFERÊNCIAS

CARUSO, D.,SALOVEY,P.,Liderança com Inteligência Emocional, Liderando e Administrando com Competência e Eficácia,São Paulo, M.Books2007.

SANTOS, J.O., Educação Emocional na Escola – a Emoção na Sala de Aula, 2a ed., Faculdade Castro Alves, Salvador, Bahia, 2000.

SANTOS, J.O., Educação das Emoções –fundamentos e experiências., Faculdade Castro Alves, Bahia, 2009.

SELIGMAN, M.E.P., Felicidade Autêntica, Rio de Janeiro, Objetiva, 2004.

 


sábado, 9 de novembro de 2024

E-book 66

 

            E-book 66        

                                    Maturidade  Humana

                      Leitura em 24 minutos  

                                       

     P S I C O L O G I A

 
        M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

        Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

                    2024 - Bahia- Brasil

 

 

QUEM É O AUTOR

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam: A minha inesquecível esposa, Olívia, meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos: Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                  ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente, quem conhece a si mesmo é sábio“.

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi , A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

 

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publica também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

       Já publicou 42 episódios de Podcast e 66 E-books sobre  neuropsicologia.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

 




 

  RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 66

Capitulo 1: O que é  Maturidade.   

Capitulo 2:  Adaptabilidade

Capitulo 3:  Avaliação da Maturidade

 

 

 

 

                                  CAPÍTULO 1

                    O QUE É MATURIDADE

        A palavra Maturidade é originada  de duas outras

(maduro + idade = maturidade) , daí admitir-se sua relação com a idade: as pessoas com  mais idade devem ter mais maturidade e  as jovens, como os adolescentes, devem ter maturidade menor.                


                                            Pessoas com mais idade devem ter mais maturidade

         Mas esta correlação não é verdadeira na prática, pois encontramos nas nossas relações pessoas idosas  com pouca maturidade e adolescentes, jovens, com mais maturidade do que esperado.

         Devemos adotar um critério técnico para definir a maturidade, e um deles é : Maturidade de uma pessoa é a capacidade dela agir usando a maioria de suas potencialidades. Nem todos utilizam plenamente suas potencialidades  e precisam aprender a usá-las.

      Maturidade significa “estar maduro”, pronto para desfrutar de algo, ou lidar com segurança com uma situação. É a habilidade de tomar decisões de forma consciente, pensando nas consequências.

        Maturidade é um estado de desenvolvimento mental, emocional , afetivo, comportamental e espiritual ( não é psíquico nem corporal) de uma pessoa, no qual ela demonstra ter nível elevado de compreensão , autodisciplina, responsabilidade e capacidade de lidar com situações complexas de maneira segura .

           A pessoa amadurecida atingiu seu melhor nível de desenvolvimento, é melhor do que era antes, tem mais consciência, autoconhecimento e vigilância.

                            

                                         A pessoa amadurecida aumenta sua autoconfiança.

         Um  bebê que se torna criança,  usa suas habilidades para se adaptar às novas circunstâncias da vida, mudando seus comportamentos, rastejando até conseguir andar , depois consegue falar, e progride se desenvolvendo até a adolescência, até atingir a maturidade, que só virá com o tempo.
                               


                                                   A  criança imatura se adapta à vida.






                          CAPÍTULO II      
                    Adaptabilidade

          

                Uma característica marcante da maturidade é a Adaptabilidade , capacidade da pessoa de adaptar-se  às mudanças. A pessoa adaptável ​​tem sua maneira de fazer as coisas e de trabalhar para seu benefício. Lida  facilmente com situações imprevisíveis, quando outros na mesma situação ficam  pressionados. Ela é flexível e rápida para se ajustar ao ambiente, de acordo com a situação, e tem as seguintes características :

         1. E​​​star sempre atenta e consciente de seu ambiente, é curiosa e flexível em todas as situações, facilmente identifica e sente mudanças no ambiente e é capaz de transformar uma situação difícil em positiva.


                                  A pessoa flexível e​​​stá sempre atenta e consciente do ambiente.

         2. Tem Flexibilidade e prontidão para mudança, pronta como um elástico para esticar de acordo com as necessidades. Não adere a seus hábitos e é rápida para trocá-los,  sendo rápida para avaliar os riscos e fazer a melhor escolha. Flexibilidade é uma das principais características da pessoa  adaptável.

            3. Vê desafios em vez de obstáculos para atingir seus objetivos. O desafio é uma oportunidade de crescer e se tornar melhor.   Em vez de ter um plano B, ela tem um Plano D ou um Plano I, para enfrentar o desafio.

                                Vê desafios em vez de obstáculos. 

           4. Para a pessoa adaptável o  melhor trabalho é o feito por uma equipe : ela está disposta a compreender as situações que seus companheiros de equipe estão lidando, e pronta para cooperar. Desenvolve equilíbrio entre os objetivos da equipe e os pessoais.                     

                                     Um indivíduo adaptável se integra à equipe.

          5. Positividade - pessoas adaptáveis são positivas, prontas para enfrentar a vida com muita energia, utilizando compaixão e o autocuidado.  Começam o dia com afirmações positivas, com conversas internas . Não se culpam por contratempos e aceitam que nem tudo sai como planejou. Não se perturbam com imprevistos, e os desafios são oportunidades para crescer.

          7. Curiosidade : pessoas adaptáveis ​​​​são guiadas pela  curiosidade (Goodwin University, 2020) e se fazem muitas  perguntas e cada pergunta vale a pena ser feita, pois pode levar a um caminho não descoberto. Procuram conversar com o trabalhador ou aluno entusiasmado com a aula, pois conversar é útil.


                                                 
                                          Procuram conversar com o aluno entusiasmado.

          8. A pessoa adaptável pratica Plena Atenção, que é  estar presente no momento que vive e ajuda a reduzir os níveis de estresse, melhorar o bem-estar geral e a saúde, e é um dos mecanismos de enfrentamento mais saudáveis. Pessoas adaptáveis ​​aproveitam cada segundo de sua vida , e aproveita mais seu ambiente.

                                                         A pessoa adaptável pratica Plena Atenção

        9. Não tem medo de enfrentar novidades: a  disposição de explorar e experimentar é característica da pessoa adaptável, que se orgulha de praticar novas atividades.          

                                          A pessoa madura se alegra ao praticar novas atividades.

      10. A pessoa adaptável  gosta de receber feedback: Pessoas adaptáveis  ​​​​se sentem extremamente felizes quando recebem feedback, que é uma oportunidade de descobrir falhas e melhorar a qualidade do trabalho. Consideram uma oportunidade de crescer e aprender. Embora algumas pessoas nasçam mais adaptáveis ​​do que outras, podemos melhorar a capacidade de adaptação.

11. Cultiva a Paciência para ser mais adaptável.

          

              Tipos de Maturidade

    Há 4 tipos de Maturidade:emocional,física, espiritual e afetiva.

        1.  Maturidade emocional – é  a  maturidade relacionada com a capacidade de lidar com objetivos, desafios  e responsabilidades emocionais, que implica no controle das emoções.


                                     Maturidade emocional implica no controle das emoções.

        Deve gerir suas emoções e dos outros de maneira equilibrada,  controlar impulsos, demonstrar empatia, aprender com seus erros, ter bons relacionamentos e tomar decisões adequadas a longo prazo.          Uma pessoa com maturidade emocional identifica e controla suas emoções,e as mostra ao próximo claramente, quando necessário.

         Sinais da Maturidade Emocional – os comportamentos seguintes indicam maturidade emocional:

  • Controlar suas emoções, sozinho ou se relacionando;
  • Ter vontade de fazer suas obrigações, ainda que difíceis;
  • Manter a calma, tranquilidade, serenidade, quietude e  paciência nos relacionamentos e em suas  atividades;
  • Ter equilíbrio emocional em seus relacionamentos;
  • Saber seus pontos fracos emocionais.

       2. Maturidade Física - diz respeito ao desenvolvimento do corpo físico,  indicando a fase em que a pessoa está. Uma pessoa madura fisicamente é a que alcançou a fase adulta. Esta maturidade acontece naturalmente e não depende de ações específicas, pois a fisiologia corporal fornece os hormônios necessários durante a atividade física.


                                            A atividade física continuada leva à maturidade física.

             Além desses fatores, a maturidade física pode ser influenciada por fatores externos e comportamentais ao longo da vida. Os exercícios físicos e a alimentação balanceada interferem diretamente na qualidade de vida e na longevidade. Os hábitos saudáveis fazem parte do desenvolvimento da maturidade física e ajudam a preservar e otimizar o bem-estar físico ao longo da vida.

3. Maturidade Espiritual 

           Geralmente ligado a uma religião ou Ser Superior , o espirito  abrange o que não é psicológico nem corporal e diz respeito à capacidade de compreensão de um indivíduo referente ao assunto. A pessoa madura  espiritualmente  diz entender os planos divinos.

4. Maturidade Afetiva : ligada à responsabilidade afetiva, à afetividade, aos  sentimentos sobre si mesma e  sobre os outros. Uma pessoa com maturidade afetiva entende seus sentimentos e valoriza os dos outros.Utiliza a Empatia e uma comunicação clara.

        A Maturidade Emocional é um Pilar Social

           A maturidade emocional é um pilar social pois a partir dela podemos adquirir Inteligência Emocional, requisito importante pessoal e profissional. Quando temos a capacidade de enxergar nossos sentimentos , e mostrá-los claramente, podemos montar estratégias mentais de acordo com o autoconhecimento  para alcançarmos os objetivos.A maturidade emocional é o pilar social para a vida humana. Uma pessoa com boa maturidade emocional lida bem com as pessoas e raramente se envolve em conflitos, além de ter boa qualidade de vida. 

 

                      CAPÍTULO III                   

                 TESTE DA MATURIDADE   

              O Teste da Maturidade que você fará não é profundo. Para isto seria necessário um questionário mais extenso. Elaboramos este sintético com base em nossa experiência e em avaliações encontradas em pesquisas científicas.

Instruções:

      Este teste lhe dará uma ideia do sua Maturidade no momento . Leia com atenção. Ele tem 20 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas. Para respondê-las, marque “S” se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou “N” se ela ocorrer “nunca ou raramente”, na linha colocada diante da afirmativa, sem pressa.

Questões     

        Serão formuladas questões sobre características da Maturidade.

             Questão 1. Maturidade é um estado elevado de desenvolvimento mental, emocional , comportamental e espiritual da pessoa . ___ 

           Questão 2. Uma pessoa para ter maturidade não ´precisa ter paz interior, calma, tranquilidade e serenidade ao se comportar . ___ 

         Questão 3. Uma pessoa madura sempre é atenta a seu ambiente,  curiosa , flexível e facilmente sente suas mudanças . ___ 

        Questão 4. Você não acha que pode se tornar uma pessoa com maturidade . ___ 

       Questão 5. A maturidade de uma pessoa depende   necessariamente da sua idade.___ 

     Questão 6. Quando a situação é dificil você sente  ter maturidade para enfrentá-la.___ 

     Questão 7. Você  é capaz de sentir paz interior no seu dia a dia. ­__ 

    Questão 8. Você não é capaz de expressar com clareza seus sentimentos sobre si mesma e  sobre os outros. ___ 

      Questão 9. Você é capaz de controlar suas emoções quando está sozinho ou se relacionando com pessoas.__ ​​

     Questão 10.  ​​​​Você se sente feliz quando recebe feedbacks  de outras pessoas.___

       Questão 11. Você não é curioso em suas  atividades.___

      Questão 12. Você pratica diariamente Plena Atenção. ___ 

      Questão 13. Não tenho medo de enfrentar novidades __ 

     Questão 14. Enfrento as dificuldades da vida como desafios.__ 

     Questão 15. Frequentemente não alcanço os objetivos que estabeleço.___ 

      Questão 16. Quando sou agredido numa reunião, não consigo controlar minha raiva. __ 

     Questão 17. Sou capaz de sentir raiva e de observar este sentimento separado de mim. ___

     Questão 18. Vejo o bem quando sinto uma dor , porque ela me informa de uma doença. ___

    Questão 19. Não recebo ajuda de outros quando necessito. __ 

Questão 20. Presto atenção sempre ao que vejo, ouço e penso. __ 

 Gabarito da avaliação   

Questão 1: S   Questão 2:N    Questão3:S   Questão 4:N       Questão 5: N   Questão 6:S   Questão 7:S   Questão 8:N

Questão 9: S  Questão 10:S   Questão 11:N  Questão 12:N

Questão 13: S  Questão 14:S  Questão 15:N  Questão 16:N

Questão 17: S Questão 18:S  Questão 19:N   Questão 20:S

 Resultado da avaliação:          

 Primeiro conte o número de afirmativas “S”, que obteve. Cada uma delas vale 1 ponto na pontuação final. Se respondeu S a10 questões, a pontuação é 10.

Pontuação entre 1 e 5: seu nível de Maturidade  é muito baixo e merece atenção. Identifique e modifique seus comportamentos inadequados, no trabalho, família, relacionamentos, e procure resolver seus problemas. Necessita orientação de médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 6 e 10: você tem nível baixo de Maturidade  e deve cuidar dela. Tente uma melhora praticando os comportamentos indicados neste e-book. Depois de fazer isto, repita o teste para ver se conseguiu melhorar. Se não conseguiu, procure ajuda de um médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 11 e 15: você tem nível moderado de Maturidade . Identifique onde estão suas deficiências e pratique as recomendações deste e-book para melhorar. Repita o teste e se não melhorar procure a ajuda de um médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 16 e 20: você tem nível alto de Maturidade , mas mesmo assim pratique as recomendações deste e-book, para manter seus níveis atuais.

 

                         

                      CAPÍTULO IV          

        COMO MELHORAR A MATURIDADE

         Se você apresenta algum dos sinais abaixo, é possível afastá-lo para melhorar sua maturidade:

a-   Ter Instabilidade Emocional

     Ter instabilidade emocional é ter mudanças rápidas de humor, se irritar com pouco  e ter emoções desproporcionais aos estímulos. Uma pessoa madura lidar com suas emoções e sentimentos de forma a contornar os momentos em que eles são mais fortes.

     b - Ter Impulsividade

Ser impulsivo é extremamente perigoso e imaturo.Uma pessoa que realiza atos sem planejar coloca a si mesmo e a outros em risco. Gasto de dinheiro descontrolado e agir de qualquer forma numa discussão são exemplos de impulsividade, e resultam na dificuldade em controlar as emoções.  Podem gerar estresse, frustração ou falta de autoconhecimento. Para gerenciar a impulsividade, é importante desenvolver a autoconsciência e adotar estratégias como a pausa para reflexão antes de agir, e buscar apoio profissional para aprender a ter  controle emocional e de tomada de decisão.

c. Ter falta de Respeito

    O respeito nos permite conviver harmoniosamente em sociedade. Atacar outras pessoas sem motivo é característico do imaturo, que não aprendeu a se comunicar.

d. Fugir das Responsabilidades

    Fugir das responsabilidades  faz você deixar de enfrentar   seus compromissos, levando prejuízos a pessoas dependentes.

e. Reclamar o Tempo Todo

     Reclamar é natural do ser humano, no entanto, reclamar em excesso  prejudica seu relacionamento. Ao invés de lamentar, pessoas  maduras fazem de tudo para mudar e solucionar os problemas.

f.  Não aprender com seus Erros

           Se uma pessoa não aprende com seus erros, pode ficar estagnada, o que pode impedir seu progresso nos relacionamentos e no trabalho.

g. Não aceitar Feedbacks

     Para amadurecer você precisa ouvir feedbacks que ajudem a descobrir onde melhorar. Uma pessoa imatura ignora conselhos e críticas, o que impede ações que auxiliam sua vida pessoal e profissional.

h. Não usar Comunicação Diplomata

         A comunicação diplomata visa entender os dois lados de uma situação, mantendo a neutralidade ou expondo claramente o que as duas partes entendem sobre um ponto. As pessoas diplomáticas são maduras e podem resolver conflitos de modo a não machucar ninguém.

I . Não ter Responsabilidade Afetiva

        Pessoas maduras emocionalmente são responsáveis com seus sentimentos e os dos outros. Ela faz a validação emocional.

j. Não escutar ativamente o outro: a habilidade de escutar é o oposto da teimosia e considera a maturidade importante.

k. Aceitar suas falhas e se tornar uma vítima : a habilidade de reconhecer que não é perfeito e que precisa aprimorar certos comportamentos é  importante para o amadurecimento. Não é possível alcançar a maturidade se você se tornar uma vítima, por isso deve existir a vontade de ser uma pessoa melhor.

l. Não ser Paciente :a pessoa madura  é paciente e sabe tolerar e esperar.

                                                      A pessoa madura sabe tolerar e esperar.

j.  Não usar a Inteligência Emocional quando necessário.     

k.  Ter resiliência: é a capacidade de se recuperar diante de adversidades. Pessoas adaptáveis ​​​​acreditam em sua capacidade de superar fracassos, e não deixam se deixam paralizar, se recuperando.

l. Deixe claro o que deseja aprender: para amadurecer, escolha os comportamentos a serem melhorados  e objetivos para desenvolvê-los.        O caminho para a mudança pode ser desafiador, por isso, pessoas imaturas costumam desistir sem tentar. Então, é fundamental adicionar o que pode a seus bons comportamentos.

m. Não manter a Calma : é importante manter a calma em qualquer situação. Quando há estresse, temos tendência a agir sem pensar. Uma pessoa madura equilibra o racional com o emocional, um processo que  leva tempo, mas quando domindo, ajuda muito .

                                              Mantenha a calma em qualquer situação: é importante.

RESUMO  

        1. A palavra Maturidade é originada  de outras ( maduro + idade = maturidade) , daí sua relação com a idade: as pessoas com  mais idade devem ter mais maturidade e  as mais jovens, como os adolescentes, devem ter maturidade menor.

        2. Mas esta correlação não é sempre encontrada  na prática, pois há pessoas idosas  com pouca maturidade e adolescentes com mais maturidade do que esperado. Então devemos adotar um critério técnico  e um deles é : Maturidade é a capacidade de agir usando a maioria de suas potencialidades.

       Maturidade é um estado de desenvolvimento mental, emocional , afetivo, comportamental e espiritual  de uma pessoa, no qual demonstra ter nível elevado de compreensão , autodisciplina, responsabilidade e capacidade de lidar com situações complexas.

        3. Uma característica da maturidade é a Adaptabilidade, capacidade da pessoa adaptar-se  às mudanças. Ela tem como elementos: 

         Deve e​​​star atenta e consciente, curiosa e flexível ; ter flexibilidade e prontidão para mudança; ver desafios em vez de obstáculos para atingir seus objetivos; trabalhar em uma equipe; ser positiva e pronta para enfrentar a vida com muita energia; ter curiosidade  e fazer muitas  perguntas, conversando com os outros; praticar Plena Atenção , que é  estar presente no momento que vive; não ter medo de enfrentar novidades; gostar de receber feedback, uma oportunidade de crescer; cultivar a Paciência para ser mais tolerante.

    4. Consideramos quatro tipos de maturidade:  emocional,  física, espiritual e afetiva. A emocional é  relacionada com a capacidade de lidar com objetivos, desafios  e responsabilidades emocionais. Contempla gerir emoções de maneira equilibrada, controlar impulsos, demonstrar empatia, aprender com os erros, ter bons relacionamentos , tomar decisões adequadas e agir com autodisciplina.

     5. São sinais da Maturidade Emocional – controlar suas emoções quando está sozinho ou se relacionando; ter disposição para fazer suas obrigações; manter a calma, tranquilidade, serenidade, quietude e  paciência nos relacionamentos; ter consistência emocional em seus relacionamentos; saber seus pontos fracos emocionais.

    6. Sinais de maturidade física – relacionada com o desenvolvimento do corpo físico. Uma pessoa madura fisicamente é a que alcançou a fase adulta. Além desses fatores, a maturidade física pode ser influenciada por fatores externos e comportamentais ao longo da vida.

     7. Maturidade Espiritual - geralmente é ligada a uma religião ou Ser Superior . O espirito  abrange o que não é psicológico nem corporal e diz respeito à capacidade de compreensão de um indivíduo referente ao  assunto.

    8. Maturidade Afetiva, está ligada aos  sentimentos sobre si mesmo e dos outros. A pessoa entende seus sentimentos , valoriza os dos outros, utiliza a Empatia e tem uma comunicação clara.

   9. A Maturidade Emocional é um Pilar Social -a partir dela podemos adquirir Inteligência Emocional, requisito importante pessoal e profissional. Quando temos a capacidade de enxergar nossos sentimentos , e mostrá-los claramente, podemos montar estratégias de acordo com o nosso conhecimento  para alcançar o que queremos.     

 REFERÊNCIAS      

1. https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8461056/

2. Guerson C. Para desenvolver a sua Maturidade, você precisa entender os diferentes tipos que existem e como ela afeta sua vida pessoal e também profissional. 29/12/2021

3. https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8461056/The Effects of Age, Biological Maturation and Sex on ... Felien Laureys 1