segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

PORQUE VOCÊ DEVE CONTROLAR SUAS EMOÇÕES?


    Esta página se destina a divulgar informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia. Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas. As informações deste blog não têm finalidade terapêutica, que deve ser feita por médicos e psicólogos.

                                                                                             ♦♦♦

   Neste post você saberá como controlar suas emoções, o que é Inteligência Emocional e as vantagens que terá controlando suas emoções. No mundo conflituoso que hoje vivemos, é uma necessidade você aprender a conhecer-se melhor, pois viverá melhor e terá bons relacionamentos na família, na escola, no trabalho e com os amigos.


Qual a importância do controle das Emoções?



      O controle das emoções é importante pois permite que você tenha um convívio melhor com as pessoas com que se relaciona, e um relacionamento mais harmonioso e com menos atritos. Se você está com raiva de alguém que lhe agrediu, em vez de bater ou xingar o agressor, controle sua raiva e converse com ele depois, quando estiverem mais calmos.

   Não estamos recomendando que você reprima suas emoções, pois a repressão de uma emoção lhe fará mal. A emoção é uma forma de energia e se for  reprimida pode voltar como dor de cabeça, cólica, falta de ar, coração disparado, vômitos, etc.
  
Como você pode controlar suas emoções?

      Ochsner (2008)considera dois modos de controle das emoções: o comportamental e o cognitivo (http://www.Currents Directions in Psychological Science, 17,153-158). No comportamental você suprime o comportamento que teria em resposta ao estímulo, como quando se controla para não agredir alguém de quem está com raiva. O controle cognitivo é feito retirando a atenção do estímulo emocional, ou fazendo a reavaliação ou a extinção da emoção.

   Há no cérebro uma região que produz as emoções, onde estão a amígdala, tálamo e núcleos cerebrais, e outra que controla as expressões das emoções, da qual faz parte o córtex cerebral frontal anterior, o cingulado e o hipocampo. Pesquisa de Oschner (2004) com ressonância magnética comprovou que durante a regulação emocional cognitiva aumenta a atividade das últimas regiões e diminui  a atividade da amígdala, que é inibida pela córtex cerebral (www.neuroimage,23,483-489).


No controle cognitivo das emoções aumenta a atividade do córtex pré-frontal
e diminui a atividade da amígdala cerebral

Como controlar as emoções mudando o Comportamento?


   Uma pesquisa do psicólogo Walter Mischel, na Universidade de Stanford, mostrou a importância da atenção no controle do comportamento (https://www.youtube.com/watch?v=QX_oy9614HQ). Os participantes eram crianças de 4 anos, que foram colocadas em uma sala com uma mesa cheia de doces, onde não tinha nada para elas se distraírem: nem brinquedos, nem livros ou quadros nas paredes.


Mischel disse: “Quem quiser comer um doce agora pode, mas eu vou sair da sala e voltarei em 15 minutos, e quem me esperar poderá comer dois doces”. Ele queria avaliar o autocontrole das crianças e quando retornou viu que um terço delas o esperaram - e ganharam dois doces. Elas contaram que enquanto esperavam brincaram e cantaram, e assim tiraram a atenção dos doces. As crianças que ficaram olhando para os doces não se controlaram e os comeram logo.



As crianças estavam numa sala com uma mesa cheia de doces.


Como controlar as emoções usando a Atenção?

A atenção é uma forma de energia psíquica que funciona como uma lente de aumento, sendo capaz de reforçar as emoções. Quando a atenção é focada em uma emoção transfere para ela parte de sua energia e a reforça, tanto a raiva e o medo, quanto a alegria e a tristeza.



A atenção funciona como uma lente e reforça a emoção percebida.

Se você estiver com raiva de alguém e ficar pensando nele, dando atenção a ele, sua raiva vai ficar cada vez mais forte. A atenção é como um farol que ilumina suas emoções, pensamentos, sentimentos, desejos e impulsos.

Para controlar a emoção usando a atenção você deve retirá-la da emoção  desagradável e pensar em coisas agradáveis. Um exemplo é quando você lembra de alguém que gostou muito, fica triste, e em vez de ficar lembrando dele leva sua atenção para um por de sol lindo que viu há dias. Ou quando encontra na rua alguém que não gosta, faz de conta que não viu e olha para a vitrine de uma loja



                      Tire a atenção do que é desagradável e leve para um por de sol lindo. 


Como controlar suas emoções usando a Extinção?


  Na extinção de uma emoção é extinta uma determinada resposta que é dada a um estímulo emocional. Como por exemplo no caso do medo de explosões de bombas caseiras e foguetes que tem um soldado que voltou da guerra. Ele entra em pânico quando ouve um foguete ou uma bomba de São João, porque é lembrado das bombas que ouviu na guerra.

  Quando a pessoa percebe estímulos ameaçadores que geram o medo, a amígdala é ativada, e, como sua atividade é inibida pelo córtex pré-frontal ventral, o medo é extinto.

  As regiões capazes de inibir a amígdala são ativadas com a prática da Plena Atenção, daí o bom resultado dela no tratamento do medo, ansiedade e estresse (http://www.sagepublications.com). Holzel (2011) acredita que a Plena Atenção influencia também na extinção da raiva, tristeza e aversão.

 Como controlar suas emoções usando a Reavaliação?

   Na reavaliação você dá uma nova interpretação ao significado de um estímulo emocional e muda sua resposta a ele. Por exemplo, se estiver com medo de algo, faça uma reavaliação de seu sentimento e pergunte a si mesmo: “Quais as evidências de que esta situação da qual estou com medo é real? ”. Você vai ver que muitas vezes mudará de idéia (http://www.sagepublications.com).

 Outra forma de fazer reavaliação é você dizer a si mesmo que vai aprender algo novo ao viver uma situação difícil. Outra é procurar ver sempre o lado bom da situação, porque as coisas são como moedas e têm dois lados, um  bom e outro ruim.

  Quando você pratica Plena Atenção faz reavaliações que lhe permitem controlar suas emoções. Por outro lado, na reavaliação emocional consciente você reavalia e reconstrói eventos que lhe sejam estressantes de uma forma benéfica. Os praticantes da Plena Atenção aumentam o número de suas reavaliações positivas e melhoram a suas tensões emocionais.


O que é Inteligência Emocional?


   Peter Salovey definiu  Inteligência Emocional como a capacidade de perceber, avaliar, expressar, compreender e controlar as emoções. Envolve também a identificação das próprias emoções e das emoções de outras pessoas, através de sua linguagem corporal e do seu comportamento (www.unh.edu/emotional_intelligence/.../Emotional.).

    A inteligência emocional facilita o ato de pensar, pois o conhecimento das emoções traz informações valiosas para elaboração dos pensamentos, julgamentos e sentimentos. As emoções interferem em situações específicas, como por exemplo a felicidade, que facilita o raciocínio e a criatividade, enquanto a tristeza diminui a velocidade do raciocínio. A pessoa triste pensa mais devagar e a alegre mais depressa.

   A Inteligência Emocional permite saber os significados das emoções, como no caso da tristeza que geralmente acompanha uma perda, enquanto a raiva acompanha uma frustração e a alegria uma conquista. Ela nos permite monitorar as emoções, reconhecer suas utilidades e administrá-las, controlando as negativas e valorizando as positivas.

Como avaliar sua Inteligência Emocional?

Com base em nossa experiência, elaboramos um questionário para avaliar sua Inteligência Emocional, baseado nos elementos referidos, que é apresentado abaixo:


Instruções :

Este questionário tem 15 itens, cada um com 2 alternativas de respostas e seu objetivo é avaliar sua Inteligência Emocional. Responda às afirmativas abaixo, considerando que não há respostas 'certas' ou 'erradas'. O que importa é a sua experiência pessoal. Responda S se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou N se ela ocorrer “nunca ou raramente”.

                                Teste sua Inteligência Emocional



                              Teste sua Inteligência Emocional       


1. Sou capaz de identificar minha raiva, medo, tristeza ou alegria, no momento que sinto. ___

2.    Sou capaz de perceber minhas reações corporais e mentais quando estou com raiva, medo, tristeza ou alegria. ___

3.    Sou capaz de compreender as reações corporais e mentais que sinto quando estou emocionado. ___

4.    Não percebo as reações corporais de outra pessoa quando ela conversa comigo. ___

5.    Não consigo monitorar meus sentimentos, e não fico ciente deles sempre, por isso não posso acompanhar suas mudanças.___

6. Sou capaz de controlar minhas emoções quando

estou com raiva,  medo, triste ou alegre, e não as 

deixo conduzir meu comportamento.___

7.    Sou capaz de perceber as emoções, sentimentos e pensamentos de outra pessoa, no momento em que estou com ela. ___

8.    Não consigo descobrir quando uma pessoa está            mentindo.___

9.    Sou capaz de compreender minhas emoções e avaliar suas consequências antes de agir. ___

10.    Não consigo utilizar minhas emoções como 

fontes para elaborar meus pensamentos, avaliar 

situações ou fazer meus planos.___

11.    Quando estou emocionado deixo meus sentimentos transparecerem para os outros, através de meu corpo e de meu rosto.

12.    Nunca consigo saber quando alguém está tentando me manipular.__

13.    Geralmente não consigo prestar atenção a meus sentimentos.___

14.    Geralmente não ajo baseado em meus impulsos e procuro refletir antes de agir. ___

15.     Não consigo adiar minhas satisfações. ___


   Para saber como está sua inteligência emocional, some 1 ponto para cada resposta positiva nas questões de número 1, 2, 3, 6, 7, 9, 11 e 14; e 1 ponto para cada resposta negativa nas questões 4, 5, 8, 10,12,13 e 15.  Seu escore é a soma dos pontos das respostas positivas, com os das negativas. Por exemplo, se a soma dos pontos positivos for 6 e a dos negativos for 5, seu escore será 11.

   Uma pontuação entre 1 e 5 indica que você está na zona inferior da Inteligência Emocional; entre 6 e 9 indica que você está na zona média e entre 10 e 15 indica que você está na zona superior da Inteligência Emocional. Parabéns.


Para que a Educação das Emoções?


   A Educação das Emoções visa desenvolver o autoconhecimento, a autoconsciência, a capacidade de identificar e reconhecer as emoções no momento em que ocorrem e de avaliar suas intensidades e as expressões corporais, além de reconhecer as emoções do outro.


   Visa também estimular o controle das emoções e dos impulsos, adiar satisfações e desenvolver a empatia, que é a capacidade de reconhecer as emoções do outro, respeitar as diferenças com que as pessoas encaram as coisas, e buscar um convívio harmônico.

   A Educação das Emoções lhe habilitará a identificar e reconhecer suas emoções, avaliar suas intensidades e as expressões corporais correspondentes. Você se conhecerá melhor, terá melhor qualidade de vida e suas amizades não acabarão por seu descontrole emocional.

   A Educação das Emoções pode diminuir a violência, a forma mais extrema da raiva, que é uma epidemia espalhada no mundo, sob a forma   de assassinatos, assaltos, roubos, sequestros, estupros, etc. Seguramente será menor o número de divórcios e separações de casais, porque diminuirão as brigas entre eles, e "quando um não quer dois não brigam".

   Há um aumento da violência, solidão, tristeza, depressão, suicídio entre os jovens e medo, mas com a Educação das Emoções teremos um mundo melhor, mais tranquilo.

                   A Educação das Emoções pode diminuir a violência e as brigas.



Como olhar para dentro de si mesmo?



                       Mulher alegre olhando para dentro de si mesma.


   Para olhar dentro de si mesmo, dirija a atenção, que é o "olho da mente", para sua consciência e identifique os atores de sua mente: seus  pensamentos, emoções, sentimentos, desejos, atenção, intuições , lembranças envolvidas por emoções agradáveis ou desagradáveis. E note sua imaginação, impulsos e avaliações, tão importantes em nossa vida.
   

  

Síntese:

● O controle da emoções permite que você tenha um convívio melhor com as pessoas com que se relaciona.
● No controle comportamental você suprime o comportamento que teria em resposta ao estímulo. No controle cognitivo você tira a atenção do estímulo emocional ou faz a reavaliação ou a extinção da emoção.
● A atenção é uma forma de energia psíquica que funciona como uma lente de aumento e é capaz de reforçar as emoções.Se você estiver com raiva de alguém e ficar pensando nele, ficará com mais raiva.
● Para controlar a emoção usando a atenção você a retira da emoção  desagradávee pensa em coisas agradáveis.  Na reavaliação de uma emoção você dá uma nova interpretação ao significado dela e muda sua respostaNa extinção de uma emoção você extingue uma resposta dada a um estímulo emocional.
● Inteligência Emocional é a capacidade de perceber, avaliar, expressar, compreender, controlar e identificar as próprias emoções e as de outros, pela linguagem corporal e pelo comportamento.
●  A Educação das Emoções pode diminuir a violência, a forma mais extrema da raiva, que é uma epidemia espalhada no mundo, sob a forma   de assassinatos, assaltos, roubos, sequestros, estupros, etc. Seguramente será menor o número de divórcios e separações de casais que controlem suas emoções.

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 pessoas mais tranquilas e um mundo melhor!

Próximo Post:
Será sobre Autoconsciência, que é a percepção e compreensão de informações vindas de sua mente e de seu corpo. Verá quais são seus elementos, como percebe suas emoções, os tipos de pensamentos que tem, como ampliar sua autoconsciência e a importância dela.

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FONTES
CARUSO,D.R. e SLOVEY,P., Liderança com Inteligência Emocional, M. Books, São Paulo, 2007
DAMÁSIO, A., Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos, Companhia das Letras, 2004.
GOLEMAN, D., Inteligência Emocional, Objetiva, Rio de Janeiroi, 1995
LE DOUX,J., O cérebro Emocional, os misteriosos alicerces da vida emocional, Objetiva, 2ª. Edição,1998.
SANTOS, J.O., Educação das Emoções –fundamentos e experiências., Faculdade Castro Alves, Bahia, 2009.
SANTOS, J.O., Educação Emocional na Escola – a Emoção na Sala de Aula, 2a ed., Faculdade Castro Alves, Bahia, 2000.


IMAGENS : retiradas de Pixabay.com

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