terça-feira, 24 de julho de 2018

35– EXPERIÊNCIAS DE SATISFAÇÃO: COMO INCORPORAR?

                                                         
Esta página se destina a divulgar, informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.
        Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas.
O material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, que deve ser feita por médicos e psicólogos.

♦♦♦
No Post 30 está a relação dos posts publicados e datas.
♦♦♦


Este Blog teve 6.880 visitas, até 24-7-2018, em 42 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.

♦♦♦

     Leitura em 20 minutos
♦♦♦

Neste post você verá como atender a suas Necessidades de Satisfação, da qual fazem parte os Sentimentos Positivos, a Alegria, Prazer, Gratidão, Realização, Iniciativa, Entusiasmo, Contentamento, além de outros.

♦♦♦
Aproveite o máximo as coisas boas que tiver na vida!
♦♦♦

Quais experiências deve incorporar?

As experiências das necessidades que você deve incorporar a seu cérebro devem ser as que forem necessárias, de satisfação, ligação ou segurança. Mas antes de fazer uma incorporação veja qual é sua necessidade! 
Pois se tem falta de segurança, o problema você não  resolverá incorporando experiências que atendam  necessidades de ligação ou satisfação, mas com as que aumentem sua segurança. 
É importante você saber o que sente quando qualquer de suas necessidades não é atendida para poder incorporar as experiências necessárias. Se está tenso, com medo, preocupado ou ansioso, incorpore experiências que aumentem a segurança, que veremos num próximo post.

Se estiver ansiosa e tensa incorpore experiências que aumentem sua segurança.
Se estiver triste, decepcionado, frustrado, insatisfeito, precisa atender a suas Necessidades de Satisfação, como a de amar e ser amado, e deve incorporar experiências que as satisfaçam, como veremos neste Post.

Se estiver triste e insatisfeita incorpore experiências que tragam satisfação.

Mas sentindo-se excluído, magoado, ressentido ou solitário, está com Necessidade de Ligação e deve incorporar experiências que promovam sua ligação com seus parceiros, para se sentir notado e respeitado.
         Quando alguém se sentir excluído deve incorporar experiências de ligação.

Quais as Necessidades de Satisfação?

Todo ser humano tem Necessidades de Satisfação e delas fazem parte, os Sentimentos Positivos, a Alegria, Prazer, Gratidão, Realização, Iniciativa, Entusiasmo, Contentamento, e outras. 
Uma pessoa com Necessidade de Satisfação pode ficar triste, decepcionada, frustrada ou insatisfeita e deve incorporar experiências de sentimentos que atendam estas necessidades.

♦ Como incorporar experiências de Sentimentos Positivos? 

Os sentimentos positivos ou bons, que lhe dão prazer e satisfação, são expressões de emoções positivas, como sucesso, bom humor, alegria,  despreocupação, satisfação, admiração, calma, amor, animação, atração, generosidade, contentamento, entusiasmo, esperança, otimismo, harmonia, encantamento, interesse, vivacidade, inspiração e outros.
Quando experimentar qualquer um deles deve prestar atenção, saboreá-lo e incorporá-lo ao cérebro. (Reveja o post 26, “Emoções Positivas e Mudanças Cerebrais”, de 22-9-17).

       O sucesso é um sentimento positivo que você deve incorporar ao cérebro.

O bom humor é um sentimento positivo que você deve incorporar ao cérebro.

Despreocupação é um sentimento positivo que você deve cultivar e incorporar.
◘ O primeiro passo para incorporar um Sentimento Positivo é ver se tem na mente algum dos citados. Se não tiver, lembre-se de algo bom que viveu - uma noite romântica, um encontro com amigos, ter recebido um carinho, ter ouvido uma música agradável, ter visto um por de sol ou uma paisagem bonita.


Para incorporar um sentimento bom, lembre algo que lhe deixou com bem-estar.

    ◘ Segundo passodepois de identificar o sentimento positivo, concentre a atenção nele e deixe-o penetrar cada vez mais em sua mente. Sorria e dirija a respiração para o sorriso. Por quanto mais tempo melhor. Fique consciente da sua importância para você. Feche os olhos e sinta-se satisfeito.
                            Deixe o sentimento bom penetrar em sua mente e se sinta satisfeita.
     ◘ Terceiro passona primeira hora depois do treinamento, só pense em coisas boas ou neutras. Pense em cada coisa boa durante pelo menos 12 segundos, depois passe para outra e assim por diante.
                     Depois do treinamento, durante uma hora, só pense em coisas boas.

♦ Como incorporar experiências de                 Alegria?
    
    ◘ O primeiro passo - preste atenção para ver se há na mente uma alegria. Se não tiver, veja se teve alguma durante o dia - pode ser uma pequena alegria, de rever um amigo, tomar um cafezinho, ver um por de sol bonito, e semelhantes. Se você somar estas pequenas alegrias, o  tempo total é significativo.

                  Lembre se teve alguma pequena alegria durante o dia.

Você pode ficar alegre ao lembrar-se que sua residência é confortável,  que o lugar que mora é agradável; das coisas boas que tem na vida e dar valor a elas - o amor do seu  parceiro, a consideração, carinho e apoio dos familiares e das pessoas que gostam de você; ao ver que tem boa  saúde e não lhe falta comida e conforto; ou, simplesmente, porque o dia está lindo, o céu azul e sem nuvens!

Fique alegre ao lembrar o amor e carinho dos familiares.

Você pode ficar alegre também lembrando as coisas boas do passado ou imaginando coisas boas que ocorrerão no futuro, que lhe trarão contentamento e paz. Deixe a alegria penetrar em você e diga a si mesmo que tem motivos para sorrir. E sorria mesmo que não estiver com vontade! 
                     Fique alegre lembrando do amor que recebe de seu parceiro.

      ◘ Segundo passo – deixe a alegria penetrar em você e sorria para ela. Dirija a respiração durante a expiração para seus lábios e sorria para eles. Deixe sua alegria crescer cada vez mais e tomar conta de você. Demore o tempo que puder. Veja como estar alegre é bom e importante para você e quanto mais alegria tiver melhor. Sorria sempre que puder, mesmo de modo forçado. A alegria é uma poderosa fonte de energia. Desfrute dela.
     Terceiro passo -  na primeira hora depois do treinamento, só pense em coisas alegres ou neutras, para ficar impregnado pela alegria. Não pense em coisas desagradáveis, durante pelo menos uma hora. Depois, durante 12 segundos pense em cada coisa, uma depois da outra.

♦ Como incorporar experiências de Contentamento?

O Contentamento é um sentimento que lhe dá bem-estar e no qual você não sente nenhum desejo. Quando você está contente não quer mudar mas que as coisas permaneçam como estão. Mesmo que possa praticar uma experiência nova, você não tem o desejo de mudar.

◘ Primeiro passo para incorporar uma Experiência de Contentamento - preste atenção para ver se tem algum sentimento de contentamento em sua mente. Ao escovar os dentes, tomar banho, segurar uma criança, ler um livro ou olhar o céu azul, você pode ter uma sensação de bem-estar tão grande ao ponto de não desejar mudar nada. E que o tempo pare.
                 No Contentamento há bem-estar e ausência de qualquer desejo.

◘ Segundo passo - quando encontrar o sentimento de Contentamento, entregue-se a ele. Feche os olhos, deixe-o tomar conta de você e sinta que ele está lhe penetrando. Concentre-se nele e alimente-o para ele ficar mais forte e durar mais tempo. Você vai se sentir mais relaxado, mais calmo e mais tranquilo.

                 Entregue-se ao sentimento de Contentamento e deixe ele crescer.

     ◘ Terceiro passo - na primeira hora depois do treinamento, pense apenas em coisas que lhe tragam contentamento ou sejam neutras. Deixe que elas tomem conta de você e lhe façam contente. Pense em cada coisa durante pelo menos 12 segundos de cada vez.

♦ Como incorporar experiências de Entusiasmo?

O Entusiasmo é uma força interior que se manifesta na pessoa como  um grande prazer quando ela faz algo, impulsionada pela paixão. Ela se sente  excitada e executa as tarefas com alegria, dedicando-se de corpo e alma.

Entusiasmo vem do grego “enthousiasmos” e significa “ter Deus dentro de si”. É comum nos jogadores de futebol, professores, médicos, artistas, escritores, pilotos de carro, velejadores e muitas outras atividades. Se você estiver entusiasmado com algo, cuidado para não exagerar e ficar estressado demais.
                                A Violinista está entusiasmada com o concerto.

Procure sempre fazer as coisas com perfeição, sem exagero e com Entusiasmo. Deixe que seu Entusiasmo apareça em seus olhos, seu rosto e seus gestos. Fale mais rápido e mais alto sobre o que está fazendo para se mostrar mais entusiasmado e mais ativo. Seja vibrante e cheio de energia. Afaste qualquer inibição vinda do medo de parecer aos outros uma pessoa “exagerada” ou que “está se exibindo”.

◘ Primeiro passo para incorporar uma Experiência de Entusiasmo-  é prestar atenção para identificar um sentimento de Entusiasmo na mente quando começar a executar  qualquer tarefa, que pode ser aumentar a duração dos exercícios físicos, realizar um novo projeto, aprender a tocar um instrumento musical ou qualquer tarefa nova. 
Se não perceber na mente uma experiência de Entusiasmo, crie uma, lembrando algo que fez entusiasmadamente no passado. Ou, ao longo do dia, veja atividades praticadas que possam ser feitas com mais paixão e mais energia.

◘ Segundo passo - quando estiver com o sentimento de Entusiasmo bem vivo na mente, entregue-se a ele. Deixe-o tomar conta de você e lhe penetrar. Se esforce para ele crescer mais, ajude-o a ficar mais forte e a durar mais.

Terceiro passo - na hora seguinte ao treinamento pense apenas em coisas que lhe entusiasmem ou sejam neutras. Deixe que elas o dominem. Pense pelo menos durante 12 segundos de cada vez, em cada coisa. 


Como incorporar experiências de Realização e Iniciativa?

Realização é o sentimento que você tem quando alcança um objetivo desejado. A Iniciativa é o sentimento que você tem quando se sente capaz de começar uma tarefa que lhe levará ao objetivo. Geralmente os dois sentimentos andam juntos pois para realizar uma tarefa você precisa iniciá-la.

Todo dia você realiza muitas coisas, umas fáceis, como dirigir o carro ou a moto, levar os filhos na escola, fazer compras, etc. Outras mais difíceis que exigem maior esforço corporal ou mental, como convencer outros a fazerem o que você quer, ou trabalhar o dia todo com febre. 

Você se sente realizado, recompensado e bem-sucedido, quando realiza com sucesso as coisas mais difíceis e se sente fracassado se não consegue. 

Você se sente realizado e bem-sucedido, quando realiza as tarefas com sucesso.

A iniciativa é a capacidade de fazer as coisas acontecerem. É o oposto da impotência. Quem não tem iniciativa se sente encurralado, imobilizado, derrotado, inútil e não consegue fazer as coisas andarem. Este sentimento pode se transformar numa impotência generalizada, difícil de vencer. 
                   Quem não tem iniciativa não consegue fazer as coisas andarem.

 A falta de iniciativa é um fator de risco para a Depressão e para evitá-la ou ajudar a desfazê-la, faça sempre coisas novas em sua vida, mostrando a você mesmo que está ativo. Esteja sempre começando alguma coisa nova em sua vida! 
                     Esteja sempre começando alguma coisa nova em sua vida! 


O primeiro passo para incorporar uma Experiência de Iniciativa ou Realização é prestar atenção para ver se há em sua mente algum sentimento de Iniciativa ou Realização. Preste atenção ao momento em que faz qualquer escolha ou inicia uma ação, ou decide sua opinião sobre algo, como por exemplo mudar seu corpo para uma posição confortável ou estender a mão para pegar um prato na mesa. 
Se não identificar nenhum sentimento,  recorde coisas que fez no passado. Lembre o que fez no dia e identifique uma pequena conquista, que o levou a outra maior. Lembre-se das dificuldades que superou: aprender a andar de bicicleta, concluir o curso colegial, aprender a dirigir um carro. Deixe que as escolhas bem-sucedidas funcionem como pontos de partida para iniciativas e realizações atuais.


◘ Segundo passo - quando estiver com um sentimento de Iniciativa ou  Realização na mente, entregue-se a ele. Libere sua imaginação, deixe que ela tome conta de você e trabalhe livremente, criando o que quiser.
                      Deixe a imaginação tomar conta de você e crie o que desejar.
    Depois de criar seu sentimento de Iniciativa- Realização, desenvolva-o e o mantenha vivo. Estimule-o para ficar mais forte e a durar mais tempo.  Diante do que fez acontecer, se convencerá que é competente para fazer realizações e continuar a ser competente! 

 Você realizou muitas coisas no passado e pode repeti-las no futuro!  Cultive o sentimento de que foi bem-sucedido e que pode olhar orgulhoso os caminhos percorridos. Cultive a certeza que pode construir mais do que já fez.
Terceiro passo -  Na primeira hora depois do treinamento, pense apenas em coisas que reforcem seus sentimentos de iniciativa e realização ou sejam neutras. Afaste da mente qualquer pensamento negativo e pense pelo menos 12 segundos de cada vez em coisas boas ou neutras.

                                       XXX

      Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, através de sugestões e da revisão do texto.
                                               
                                                           XXX

Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas com mais bem-estar, mais tranquilas e um mundo melhor!
                                        
                                                           XXX

RESUMO


      1. A experiência positiva que você deve incorporar a seu cérebro deve ser  capaz de atender à necessidade que você precisa no momento. Antes de fazer uma incorporação, veja  a necessidade que deve incorporar. Se o problema é falta de segurança você deve incorporar experiências que aumentem a segurança. Se está com medo deverá incorporar experiências relacionadas com o ele.

2. Se está triste, decepcionado, insatisfeito, incorpore experiências que aumentem a Necessidade de Satisfação. Mas se sentir-se excluído, ressentido ou solitário, aumente a Necessidade de Ligação incorporando experiências que aumentem sua ligação com os parceiros. 

3. Fazem parte da Necessidade de Satisfação os Sentimentos Positivos, a Alegria, Prazer, Gratidão, Realização, Iniciativa, Entusiasmo e Contentamento. Além do sucesso, bom humor,  despreocupação, admiração, calma, amor, animação, atração, generosidade, entusiasmo, otimismo, harmonia, encantamento, interesse, vivacidade e  inspiração. 


4. Passos para incorporar um Sentimento Positivo- o primeiro é ver se tem um sentimento positivo na mente. Se não tiver, lembre-se de algo bom – uma noite romântica, um encontro com amigos, etc. O segundo é concentrar a atenção no sentimento bom e deixar ele penetrar em sua mente, por quanto mais tempo melhor, com os olhos fechados e relaxado. O terceiro é na primeira hora depois do treinamento, só pensar em coisas boas ou neutras, levando pelo menos 12 segundos em cada pensamento.

5. Passos para incorporar a experiência de Alegria: o primeiro é prestar atenção para ver se tem um sentimento de alegria em sua mente. Se não tiver  lembrar de algo que lhe alegrou recentemente. Você pode ficar alegre vendo que sua casa é confortável, ou lembrando o amor, carinho e apoio que recebe da família e de amigos, ou ao ver que tem boa saúde e não lhe falta comida ou pensando em coisas boas que podem ocorrer no futuro.

6. O segundo passo é deixar a alegria penetrar em você e crescer, mantendo-a acesa na mente durante o tempo que puder, consciente de sua importância. O terceiro passo é, na primeira hora depois do treinamento, pensar só em coisas alegres ou neutras, pelo menos 12 segundos de cada vez em cada coisa.

    7. Para incorporar uma experiência de Contentamento os passos são os seguintes: o primeiro é prestar atenção para ver se tem na mente um sentimento de contentamento. Se não tiver, lembre algo que lhe trouxe contentamento e recorde o sentimento que teve.
Segundo passo - quando estiver com o sentimento na mente, entregue-se a ele. Deixe-o tomar conta de sua mente, ajude-o a ficar cada vez mais forte e a durar mais tempo. Terceiro passo - na hora seguinte ao treinamento só pense em coisas que tragam contentamento ou sejam neutras, pelo menos 12 segundos em cada vez.  

8. Para incorporar uma experiência de Entusiasmo o primeiro passo é prestar atenção para ver se há algum sentimento de entusiasmo na mente, como para aumentar o tempo dos exercícios físicos ou começar uma tarefa nova. Se não perceber nenhum sentimento, recorde algo que fez com entusiasmo.

Segundo passo - quando estiver com o sentimento na mente, entregue-se a ele. Deixe-o tomar conta de você e lhe penetrar. Ajude-o a ficar mais forte e a durar mais tempo. Terceiro passo - na hora seguinte ao treinamento pense algumas vezes apenas em coisas que lhe tragam entusiasmo ou sejam neutras. Pense pelo menos 12 segundos em cada coisa.

9. O primeiro passo para incorporar uma Experiência de Iniciativa ou de Realização é prestar atenção para ver se há em sua mente algum sentimento referente a elas. Se não identificar nenhum, lembre-se de uma realização do passado, ou do que fez durante o dia, identifique uma conquista sua, mesmo pequena. Lembre-se das dificuldades que superou, desde aprender a andar de bicicleta até dirigir um carro.
Segundo passo – com um sentimento de Iniciativa/ Realização na mente, estimule-o para ficar mais forte e a durar mais. Terceiro passo -  Na primeira hora depois do treinamento, pense apenas em coisas que reforcem seus sentimentos de iniciativa e realização ou sejam neutras, pelo menos 12 segundos de cada vez. 

   
REFERÊNCIAS E LINKS

1. Hanson, O cérebro e a felicidade: Como treinar sua mente para atrair serenidade, amor e autoconfiança, WMF Martins Fontes. Edição do Kindle).
2. Schwartzman, “The Mind and the Brain”, http://www.vision.org/visionmedia/interviews/jeffrey-schwartz-brain-research/295.aspx.
3.                   Post 26, de 22/9/2017- “Emoções Positivas e mudanças cerebrais”.
4.                   Post 29, de 19/1/2018- “Como aprender a Prestar Atenção?”
5.                   Post 32 ,de 15-12-17 – “ Como incorporar coisas boas no Cérebro”.
6.                   Post 33, de 2-4-18, “O novo conceito de Bem-estar”.
7.                   Post 34 , de 13-5-18, “Como medir o Bem-estar”.

IMAGENS : Pixabay.com






















 





Nenhum comentário:

Postar um comentário