quinta-feira, 7 de maio de 2020

68- QUER MELHORAR SUA ESPERANÇA?


Esta página se destina a divulgar, informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.
Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas. O material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, que deve ser feita por médicos e psicólogos.
                                                             ♦♦

No Post 60 está a relação dos posts publicados e suas datas.
                                                            ♦♦♦

Este Blog teve 13. 350 visitas, até 4-5-2020, em 78 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.
                                                            
                                                            ♦♦♦

                                        Leitura em 20 minutos

                                                            ♦♦♦
Aproveite ao máximo as coisas boas que tiver na vida!

                                              
                                                            ♦♦♦


Neste post você verá o conceito de Esperança, os seus componentes, a Teoria da Esperança de Snyder, um exemplo prático dela, como desenvolver sua esperança, a relação entre ela e seu sentido de vida, seus efeitos e como fazer a sua avaliação.

                                                   ♦♦♦

Que é Esperança?


Esperança é a capacidade que uma pessoa motivada tem de percorrer caminhos que a levem para um objetivo desejado (Snyder). Ela sente que é possível realizar aquilo que deseja. Na visão de Seligman, a Esperança é uma emoção positiva voltada para o futuro. O Oxford Dictionary refere que “Esperança é querer que as coisas aconteçam e pensar que é possível” e não lhe atribui nenhuma ação. O verbo esperançar, entretanto significa “agir com esperança”, diferentemente do verbo esperar, que significa aguardar sem praticar nenhuma ação. 

Esperança é a capacidade de acreditar que pode realizar seus desejos.

Para Snyder, a esperança é ativa e implica na capacidade de executar uma ação motivada, para atingir um objetivo. Ela pode existir como traço de personalidade - esperança disposicional-  ou como um estado temporário da mente (Lopez, 2004) (https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4337/1/ulfpie039532_tm.pdf).

A pessoa portadora de esperança tem as crenças de poder controlar sua vida, de agir sobre suas circunstâncias e de melhorar sua qualidade. Com esperança você terá mais bem-estar, prazer, satisfação, paz e tranquilidade. Não viverá ao sabor de forças externas e terá voz ativa na sua vida.

Para ter esperança, a pessoa deve confiar em si mesma, pois se não confiar será prisioneira da desesperança, o maior mal que pode ter o ser humano. Então ele não acreditará em nada e viverá ao sabor dos fatores externos, sem ter como reagir a eles.

A pessoa com desesperança é incapaz de reagir às tempestades da vida.

O médico sabe bem o significado da desesperança. Quando a lê nos olhos de um paciente sabe que nenhuma terapêutica será bem sucedida, pois ele perdeu a alegria de viver e não tem forças para continuar.

      O prisioneiro da desesperança não acredita em si e perde a alegria de viver.


Que é a Teoria da Esperança de Snyder?


Para Snyder, a Esperança tem componentes cognitivos e afetivos. A  Teoria da Esperança considera três elementos: os Objetivos a serem alcançados, os Caminhos a serem seguidos e a Agência, que é a motivação somada a um estado de perseverança da pessoa resultante de sua capacidade de iniciar e continuar um comportamento dirigido para atingir os objetivos escolhidos (https://doi.org/10.1207/S15327965PLI1304_01).

Para haver Esperança devem haver os elementos seguintes:

concentração do pensamento no objeto desejado;
desenvolver com antecedência um planejamento estabelecendo como atingir os objetivos escolhidos;
♦ estar motivado para agir com o esforço necessário.

Os objetivos - devem ser claros e a pessoa acreditar que pode atingi-los. Eles permitem acompanhar o progresso, quando alcançou o sucesso e quando experimentou as emoções positivas. Podem se referir à vida pessoal, familiar, escolar ou profissional, e serem de curto ou de longo prazo.

Eles são atingidos mais facilmente se forem agradáveis e contemplarem emoções positivas como alegria e prazer, e âncoras valiosas da Teoria da Esperança, pois oferecem orientação e guiam o esperançoso. 


Podem surgir barreiras e dificuldades imprevistas, que devem ser enfrentadas. Por exemplo, num tratamento médico um remédio pode dar uma reação colateral indesejada, tipo tosse ou falta de ar, que deverá ser tratada, e, se for o caso deve ser procurado um novo caminho, mudando a medicação. As barreiras devem ser consideradas desafios e não dificuldades intransponíveis, mas às vezes é necesário criar novos caminhos. 

 Caminhos do Pensamentopara Snyder, os objetivos devem orientar a pessoa para atingir seus desejos e ela deve ser capaz de construir diferentes caminhos com seus pensamentos para atingi-los.


                      Na Teoria de Snyder você usa diferentes caminhos para alcançar o objetivo.



Agência do Pensamento – a agência se refere ao nível de intenção, confiança e capacidade da pessoa para percorrer os caminhos e chegar ao objetivo. A agência promove a ação que desenvolve a esperança:  a crença, a motivação, a intenção, o impulso, a determinação e a persistência.
São fundamentais na agência a crença da pessoa e sua motivação positiva. Quanto mais ela acreditar na sua capacidade de ter esperanças e de alcançá-las, maior será a possibilidade de sucesso.
A agência se refere à capacidade da pessoa para percorrer os caminhos.
Às vezes é preciso criar novos caminhos pois é impossível atingir o objetivo pelo que se segue, e quando isto ocorre a convicção e a motivação da Agência são realimentadas para alcançar do objetivo. A chave da Teoria da Esperança é poder usar diferentes caminhos para alcançar o objetivo, sempre com a intenção de segui-los, pois há íntimo relacionamento entre os caminhos e a Agência (https://doi.org/10.1207/S15327965PLI1304_01).

 Prática da Teoria da Esperança


Tomaremos como exemplo o caso de uma pessoa com rinite alérgica (inflamação do nariz causada por alergia), que estabeleceu como objetivo ficar boa dos espirros, da obstrução nasal e da coriza.

Tomaremos como exemplo o caso de uma pessoa com rinite alérgica.

♦ Com a crença que vai ficar boa e a intenção de praticar as recomendações, ela planeja o tratamento, orientada por um médico.

♦ O médico recomenda vários caminhos, várias formas de tratamento: identificar as causas da rinite; utilizar fisioterapia com o calor de bolsa térmica e inalação de vapor de água quente; tomar diferentes tipos de remédios antialérgicos, a depender dos resultados; lavar as narinas com soro fisiológico diariamente.

♦ Podem surgir barreiras, dificuldades ao longo do caminho, que devem ser encaradas como desafios a serem vencidos. Por exemplo o efeito colateral de um remédio, como sonolência insuportável. Aí, mudar para um antialérgico que não dê sono, com orientação médica.

♦ Ter motivação para continuar com o tratamento até melhorar.

♦ Percebendo que melhora a cada dia, persistir com a crença de que vai ficar bom.

♦ Um dia ela atinge seu objetivo e fica boa da rinite, voltando a ter bem-estar e alegria de viver.

Quais os efeitos da Esperança?


Pesquisas mostram que a Esperança traz bons resultados em várias áreas da vida, como veremos a seguir:

♦ Melhora o desempenho na escola e na Faculdade, aumentando a satisfação na vida pessoal e académica.

♦ Produz efeitos psicológicos: aumenta a motivação, a autovalorização, autoconfiança, a competência social, a  criatividade, o pensamento positivo e diminui a ansiedade generalizada.

Aumenta o bem-estar: principalmente quando a pessoa acredita que vai alcançar seus objetivos e confia na sua capacidade de vencer os  obstáculos.

♦ As pessoas esperam resultados positivos: querem ter maior controle nas suas vidas; são mais preparadas para lidar com estressores; têm maior autoestima; apresentam menos depressão (Snyder et al., 1991).

Efeitos médicos: as crianças aumentam a adesão aos tratamentos de asma; aumentam os compromissos com comportamentos promotores da saúde e que previnem a doença, como praticar exercícios físicos; ajuda pacientes terminais a ter mais emoções positivas, evitando que eles tenham desesperança, que trará mais sofrimento; permite que a pessoa pratique melhor a Resiliência e resistam melhor ao estresse; traz mais otimismo (https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4337/1/ulfpie039532_tm.pdf).

Que fazer para ter mais Esperança?


Melhore sua autoconfiança – recorde-se de suas realizações na vida  e diga a si mesmo: “só consegui fazer isto graças a meu esforço.”  Ao executar uma tarefa, se diminuir o entusiasmo, diga a si “ Vou conseguir fazer”.

Planeje o que vai fazer para ter mais probabilidade de sucesso.

Melhore sua autoestima: dê mais valor a si mesmo, fique satisfeito com seu modo de ser e tenha confiança em seus atos e julgamentos.

Vigie permanentemente sua mente e não deixe emoções e pensamentos negativos tomarem conta dela.

Pratique Plena Atenção para vigiar sua mente.

♦ Pratique o Pensamento Positivo, pois as informações positivas estimulam sua mente  e você tem mais bem-estar e satisfação. 
O Pensamento Positivo faz bem a sua mente.

         ♦ Melhore seu autoconhecimento: conheça bem suas qualidades, valorize-as e aperfeiçoe. Dê mais valor a si mesmo e ao que você tem.
  Identifique seus defeitos e aceite-os pois ninguém é perfeito. Identifique e procure corrigir seus pontos fracos.
 Saiba o que lhe dá bem-estar e satisfação e como atingi-los, para poder  escolher objetivos úteis (veja o post 33, Novo conceito de Bem-estar).
♦ Saiba quais são seus valores e oriente sua vida com eles. Procure ter sempre equilíbrio emocional e conviver com pessoas que lhe valorizam.

Qual a relação entre Esperança e Sentido de Vida?


O sentido de vida de uma pessoa é o significado, propósito e orientação que ela dá a sua vida.
O sentido de vida de uma pessoa é a orientação que ela dá a sua vida.
Ele é variável nas diferentes fases da vida, e podem haver vários sentidos numa mesma fase, dirigidos para diferentes áreas: crescimento pessoal, família, finanças, área acadêmica, profissional, etc.
 Não há um sentido único de vida, mas sim diversos sentidos, que a pessoa deve estabelecer, baseada em seus valores, em suas preferências e escolhas, que ela vai operacionalizar. Seus valores, expressos através de suas crenças, interferem na escolha dos objetivos de sua vida. Nossos sentidos de vida expressam nossas esperanças, e são os objetivos  que procuramos alcançar.

Para decidir seu sentido de vida a pessoa escolhe o caminho que vai tomar.

Toda pessoa deve procurar concretizar seus objetivos existenciais, seus sentidos de vida, para assim dar valor a si mesmo. O sentido de vida maior de uma pessoa pode ser viver com bem-estar: em paz, com saúde, com equilíbrio emocional, satisfeito, alegre e sorrindo para a vida!

 
Como avaliar sua Esperança?


Instruções:

Este questionário destinado avaliar sua Esperança tem 15 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas. Responda S se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou N se ela ocorrer “nunca ou raramente”.  Nele não há respostas “certas” ou “erradas” e o que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e responda sem pressa.

 Questões:

1. Só estabeleço objetivos importantes para atingir em minha vida quando acredito que posso atingi-los. ___ 

 2. Quando faço uma coisa importante e encontro dificuldades que não consigo vencer, desisto e não procuro fazer de outra forma. ___

3. Se estou fazendo alguma coisa e perco a animação, penso na sua importância para mim e procuro me estimular no trabalho. ___

4. Nem sempre atinjo os objetivos que estabeleço. ___

5.Frequentemente fico preocupado com alguma coisa, principalmente com minha saúde. ___

6. Sou bem sucedido, porque acredito no que faço. ___

7. Minhas experiências no passado não me prepararam para resolver bem os problemas atuais. ___

8. Sempre encontro uma forma para resolver meus problemas, mesmo quando vejo outros com questões semelhantes desistirem. ___

9. Eu nunca faço as coisas bem feitas. ___

10. Acho que posso conseguir coisas importantes para minha vida por  diversos caminhos. ___

11. Facilmente me convencem que estou errado. ___

12. Acho que posso resolver um problema de diversas formas. ___

13. Para atingir meus objetivos não penso em diferentes caminhos. ___

14.  Quando quero atingir meus objetivos vou com muito entusiasmo e energia. ___

15.  Eu me sinto cansado geralmente, durante o dia. ___ 

Resultado:  
Para saber como está sua Esperança, dê 1 ponto para cada resposta positiva (S) nas questões número 1, 3, 6, 8, 10, 12, e 14 ;  e 1 ponto para cada resposta negativa (N) nas questões número 2, 4,5,7, 9, 11,13 e 15. Seu escore é a soma dos pontos das respostas positivas (S), com a soma dos pontos das negativas (N). Um exemplo: se a soma dos seus pontos positivos for 9 e a dos negativos for 4, seu escore será 13.

Avaliação do resultado:

Uma pontuação entre 1 e 5 indica que sua Esperança está baixa e você deve trabalhar para aumentá-la. A pontuação entre 6 e 10 indica que sua Esperança está média e você deve melhorar, utilizando as orientaçãos deste post. A pontuação entre 11 e 15 indica que sua Esperança está alta. Parabéns, e procure ter cada vez mais Esperança.

     ♦♦♦


Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, através de sugestões e da revisão do texto.
                                                         
                                               ♦♦♦

Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas com mais bem-estar, mais tranquilidade e um mundo melhor!
   
                                               ♦♦♦

RESUMO


 1.  A Esperança é a capacidade que uma pessoa motivada tem para percorrer caminhos que levem a um objetivo desejado. Ela sente que é possível realizar o que deseja. Para Seligman ela é uma emoção positiva voltada para o futuro. O verbo esperançar significa “agir com esperança”, diferentemente do verbo esperar, que significa apenas aguardar, sem praticar ação. 

Para Snyder, a esperança implica na capacidade de executar uma ação motivada para atingir um objetivo. Ela pode existir como um traço de personalidade - esperança disposicional-  ou como um estado temporário da mente.

2. A pessoa portadora de esperança tem a crença de poder controlar sua vida e poder agir sobre ela. Acha que com esperança ela terá mais bem-estar, prazer, satisfação, paz e tranquilidade e não será levado sempre por forças externas, pois terá voz ativa na sua vida. A pessoa que não confia em si e vive prisioneira do grande mal que é desesperança, não acredita em nada e vive ao sabor dos fatores externos, sem capacidade de reagir a eles. Quando o médico a lê nos olhos de um paciente sabe que nenhuma terapêutica será bem sucedida, pois ele não tem forças para viver.

3. Para Snyder, a  Teoria da Esperança tem três elementos: os Objetivos a serem alcançados, os Caminhos a serem seguidos e a Agência, que é a motivação e um estado de perseverança da pessoa. Os objetivos devem ser claros, a pessoa deve acreditar que pode atingi-los e podem se referir à vida pessoal, familiar, escolar ou profissional, e serem de curto ou de longo prazo. Podem surgir barreiras e dificuldades que devem ser enfrentadas como desafios.

4. Para atingir seus objetivos a pessoa deve ser capaz de construir diferentes caminhos com seu pensamento e modificá-los se necessário. Às vezes é preciso criar novos caminhos para atingir o objetivo  e quando isto ocorre a convicção e a motivação da Agência são reativadas para alcançá-lo.  A Agência do Pensamento contempla a intenção, confiança e capacidade da pessoa para chegar ao objetivo. Nela são fundamentais a crença da pessoa e sua motivação, e quanto mais ela acredita em sua capacidade de ter esperanças maior a possibilidade de sucesso.

5. Tomaremos como exemplo de prática da Teoria da Esperança o caso de uma pessoa com rinite alérgica com a crença que vai ficar boa e a intenção de praticar as recomendações de um médico. O médico recomenda várias formas de tratamento que o paciente deve fazer, mas podem surgir barreiras, que devem ser vencidas, embora continui a motivação e a crença até a doença melhorar. Um dia o objetivo é atingido e ela fica boa, voltando seu bem estar e sua alegria.

6. Pesquisas mostram que a Esperança apresenta bons resultados em diversas áreas: no desempenho na escola e na Faculdade; aumenta a motivação, autovalorização, autoconfiança, competência social,  criatividade, pensamento positivo e diminui a ansiedade generalizada; aumenta o bem-estar; as pessoas querem ter maior controle nas suas vidas; são mais preparadas para lidar com estressores; têm maior autoestima; apresentam menos depressão.

7. Efeitos médicos: as crianças aumentam a adesão aos tratamentos de asma e aos compromissos com comportamentos promotores da saúde e que previnem a doença; ajuda pacientes terminais a ter mais emoções positivas, diminuindo a desesperança e o sofrimento; permite melhor a Resiliência e traz mais otimismo. 

8. Para ter mais Esperança melhore sua autoconfiança; planeje o que vai fazer e terá mais sucesso; melhore sua autoestima- dê mais valor a si mesmo e confie em seus atos e julgamentos; vigie permanentemente sua mente e não deixe emoções e pensamentos negativos tomarem conta dela; pratique o Pensamento Positivo, pois as informações positivas estimulam a mente  e dão mais bem-estar.

Melhore seu autoconhecimento, conheça bem suas qualidades, valorize-as e aperfeiçoe e dê mais valor a si mesmo; identifique seus defeitos, aceite-os e conheça e corrija seus pontos fracos; saiba o que lhe dá bem-estar e satisfação e como atingi-los, para  escolher objetivos úteis; saiba quais são seus valores e oriente sua vida por eles; procure ter equilíbrio emocional e conviva com pessoas que lhe dão valor.

9. O sentido de vida de uma pessoa é o significado, propósito e orientação que ela dá a sua vida. Ele é intimamente ligado a suas esperanças e varia nas diferentes fases da vida. Pode ser dirigido para o crescimento pessoal, família, finanças, área acadêmica, profissional, etc.  Na vida há diversos sentidos, que a pessoa estabelece baseada em seus valores, em suas escolhas. 

Ela expressa seus valores em suas crenças, que interferem na escolha de seus objetivos. Nossos sentidos de vida expressam nossas esperanças, e são objetivos que queremos alcançar. O sentido de vida maior de uma pessoa pode ser viver com bem-estar, em paz consigo e com os outros, com equilíbrio emocional, alegre, sorrindo para a vida!

10. Faça uma avaliação de sua capacidade de ter Esperança porque ela é importante para melhorar a qualidade de sua vida, e o teste lhe dará uma estimativa dela.

REFERÊNCIAS E LINKS

4. Post 33, Novo conceito de Bem-estar.

IMAGENS : Pixabay. com


Nenhum comentário:

Postar um comentário