segunda-feira, 29 de junho de 2020

71- DEZ MANDAMENTOS DO BEM ESTAR

Esta página se destina a divulgar, informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.

Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas. O material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, que deve ser feita por médicos e psicólogos.
                                            ♦♦♦

No Post 63 está a relação dos posts publicados e suas datas.
                                             ♦♦♦

Este Blog teve 14. 291 visitas, até 29-6-2020, em 81 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. As estatísticas trazem países outros que não foram computados, referidos como de "Região Desconhecida".
                                              ♦♦♦

                                 Leitura em 18 minutos

      
                                              ♦♦♦

Aproveite ao máximo as coisas boas que tiver na vida!

                                             ♦♦♦

Neste post você verá os seguintes Mandamentos do Bem-Estar, que consideramos os mais importantes para a pessoa se sentir bem: Zelar pela Saúde, Cultivar a Paz, Fazer Meditação, Cultivar a Autoestima, Cultivar Emoções Positivas, dar Significado à Vida, Cultivar Bons Relacionamentos, Cultivar o Amor, Fazer Realizações e Cultivar a Gratidão.


                            ♦♦♦

     Que é o Bem-estar?


O Bem-estar é o estado agradável mental, físico, social e ambiental de uma pessoa, que a faz sentir-se bem.  Cada dimensão interage com as outras, variando a importância de cada uma de uma pessoa para outra, podendo ser seus efeitos duradouros ou momentâneos.

  O sentimento de Bem-Estar depende da presença de uma boa saúde e de emoções positivas como satisfação, alegria, amor, contentamento, prazeres sensoriais e não sensoriais, sendo que devemos evitar um prazer que traga desprazer depois (segundo o filósofo grego Epicuro). O Bem-Estar é prejudicado pelo estresse, raiva, medo e em outras emoções negativas, bem como em pensamentos negativos e divagações desagradáveis.

 São causas de bem-estar a alegria, o amor, contentamento, prazeres, etc. 
       
       Vários aspectos de nossas vidas influenciam o bem-estar e ele influencia nossas vidas e nossa saúde. Vários estudos demonstraram que o bem-estar promove aumento da longevidade e envelhecimento saudável, resistência à infecção, risco reduzido de doenças e de mortalidade, maior crescimento pessoal e mais aprendizado.

 Cultivar o Bem-estar é fundamental para melhorar a qualidade de vida, florescer e viver uma vida boa, agradável, significativa, cheia de realizações, com mais autoestima e mais confiança em si mesmo.


Quais os Mandamentos do Bem-estar?


Consideraremos dez Mandamentos do Bem-Estar, com base nos conhecimentos atuais da Neuropsicologia:

Primeiro Mandamento: Zelar pela Saúde

A Saúde é o nosso maior bem. Você deve comer alimentos saudáveis, numa dieta balanceada ( com frutas, verduras, prótidas, glúcidas e lípidas, não comer gorduras animais, etc), fazer exercícios físicos, dormir de 6 a 8 horas por dia, não abusar do álcool, não fumar, não usar drogas. Divertir-se regularmente, ouvir músicas agradáveis, ver filmes  não violentos e praticar esportes.


Para ter Bem-Estar é importante uma boa alimentação.


      Segundo Mandamento: Cultivar a Paz

Você está em Paz quando não deseja lutar ou fugir de nada, quando não sente raiva, medo, nenhum desejo e está calmo. Está contente e não quer nada mais além do que tem. Você pode Cultivar a Paz praticando a Respiração Lenta e Profunda, o Relaxamento Muscular e a Meditação da Paz.

Respiração lenta e profunda:
A respiração lenta e profunda traz calma porque quando você respira fundo e lentamente inibe o centro respiratório, as estruturas cerebrais que estimulam o organismo e acalma o córtex cerebral e a mente.

       Para praticá-la, sente em uma cadeira com os pés no chão e a coluna ereta ou fique recostado em uma poltrona. Respire bem fundo, contando até 6, prenda a respiração e  conte até 3. Expire devagar, contando até 6. Repita algumas vezes. Enquanto inspira diga baixinho “estou acalmando a mente”, e ao expirar diga “estou relaxando o corpo”.

A respiração lenta e profunda acalma a pessoa.


 Relaxamento Muscular:


O Relaxamento Muscular é importante para lidar com o medo, que lhe impede de sentir Paz. Na pessoa com medo a mente fica no modo reativo, e seus músculos se contraem para que ela possa fugir da ameaça. Durante o relaxamento o coração bate mais devagar e a respiração é mais profunda.

Para praticar o Relaxamento, sente em uma cadeira com os pés no chão, a coluna ereta ou fique recostado em uma poltrona, e respire bem fundo. Ou sente sobre as pernas cruzadas.


Você pode praticar o relaxamento muscular sentado com as pernas cruzadas.


Etapas do Relaxamento: Primeira etapa-

 I: Primeiro relaxe um grupo muscular, que pode ser o do pé direito. Inspire contando vagarosamente de 1 até 6, pare, segure o ar contando até 3. A seguir expire e relaxe, mandando a respiração para o pé direito e contando vagarosamente de 6 até 1. Faça o mesmo mandando agora a respiração para o pé esquerdo. Depois inspire, prenda o ar e conte até 3, e ai expire lentamente e mande a respiração para ambos os pés.

II: Inspire vagarosamente contando de 1 até 6 e expire mandando para a perna direita a respiração. Depois faça o mesmo, mandando a respiração para a perna esquerda, e depois para as duas pernas. Sinta suas pernas pesadas. Agora faça o mesmo para a coxa direita, para a esquerda e para ambas as coxas.

III: Continue fazendo com as mãos o que fez para os pés. Depois para os antebraços e os braços. Depois relaxe o abdômen, os músculos das costas e pescoço e, por fim, os da face. Sinta seu corpo todo pesado durante algum tempo.

Segunda  etapa- imagine-se numa praia ou bosque e sinta o corpo pesado, cada vez mais pesado, durante alguns minutos. Entregue-se a este sentimento e sentirá bem estar, calma e tranquilidade. Quanto mais tempo ficar assim mais vai relaxar.


Para fazer relaxamento, deite, expire, solte o corpo e sinta-o pesado.


Meditação da Paz


Seu cérebro recebe normalmente informações sobre o funcionamento de seus órgãos, para saber como eles estão. Quando eles funcionam bem você sente bem-estar, calma e tranquilidade, pois seu organismo manda mensagens para o cérebro dizendo que “está tudo bem”.

O primeiro passo para ter uma Experiência de Paz é receber sinais do corpo dizendo que “está tudo bem”, sentir sua respiração normal e o coração bater regularmente, palpando a artéria carótida, no pescoço.

O segundo passo é observar em sua volta se tem alguma ameaça ou se tem em sua mente raiva, medo, preocupação ou ansiedade (se tiver livre-se deles). Se estiver tudo bem, diga baixinho para você: “está tudo bem”.

O terceiro passo é repetir baixinho, bem relaxado: “estou calmo”, “estou em paz”, diversas vezes. Deixe este sentimento ficar em sua mente alguns minutos, e seja penetrado por ele. Ao inspirar diga a si mesmo: “estou em Paz” e ao expirar diga “estou Paz”. Entregue-se ao bem-estar. Sempre que puder faça 5 a 10 minutos da Meditação da Paz durante o dia, pois eles somados darão um bom tempo. Isto lhe fará muito bem.

Concentre-se e absorva o sentimento de paz e bem-estar que está em sua mente.

Veja se você tem raiva ou ódio de alguém e o perdoe. Estas emoções  fazem mais mal a você do que ao outro. Se tiver alguma mágoa de si, perdoe-se, pois ninguém é perfeito. Veja mais no post 36, sobre Experiência de Segurança.


             Se tem raiva ou ódio de alguém, o perdoe. É melhor para você.

         Não deixe na mente Raiva, Medo ou Emoções desagradáveis, nem fique estressado.

Veja no Post 8  “Como controlar a Raiva”, no post 19 “Como lidar com o Medo” e  no Post 27  “Como avaliar e lidar com o Estresse”.
     

      Terceiro Mandamento: Praticar Meditação


A Meditação da Plena Atenção é fundamental para a pessoa sentir  Bem-Estar. Praticando a Plena Atenção ela presta atenção a sua mente, tem conhecimento de suas emoções positivas e pode identificar suas raivas, medos, estresses, tristezas, pensamentos negativos e lidar com eles.

Na Meditação a atenção concentrada traz bem-estar.

Quarto Mandamento Cultivar Emoções Positivas

As Emoções Positivas promovem o Bem-Estar e neutralizam as emoções negativas. Elas são sentidas com intensidades diferentes e o bem-estar promovido por elas é proporcional  a suas intensidades. Mas se você sentir várias emoções positivas pequenas durante o dia, a soma será considerável. 

Veja no post 26, as “Emoções Positivas”: satisfação, contentamento, orgulho, realização, gratidão, fé, esperança, confiança, otimismo, prazeres dos sentidos, o amor, alegria, generosidade, perdão, compaixão, autocompaixão, interesse, calma, serenidade, entusiasmo, admiração, animação, deleite e gozo.

Traz Bem-Estar cultivar a Alegria.
    
     Quinto Mandamento: Cultivar a Autoestima

A Autoestima reflete a relação da pessoa consigo mesma, o valor que ela dá a si, se ela gosta e confia em si. Ela expressa a consideração, admiração e o valor que a pessoa dá a si. Pesquisas recentes constataram que pessoas com alta Autoestima relatam mais bem-estar e mais satisfação com a vida, mais emoções positivas, mais significado na vida e mais vitalidade.

A pessoa deve dar mais valor ao que tem, em vez de querer o que não tem, pois se não conseguir o desejado, se sentirá fracassada, diminuirá sua autoestima e poderá ter  inveja maligna, que lhe fará mal.
 Veja mais sobre Autoestima no post 69, “ Quer melhorar sua Autoestima?”

Pessoas com alta Autoestima têm mais bem-estar.


Sexto Mandamento: Dar Significado à Vida

Dar Significado a sua vida é você ter sentidos e finalidades nela, é viver caminhando em uma direção, sabendo  para onde está indo.


Ter Significado na vida é ter uma direção para seguir: uma crença, fé ou uma religião.

Você é parte de um todo que é a Humanidade e tem o dever de fazer o bem aos outros, ajudando-os no possível. Ao fazer o bem você fica consciente do seu valor e que sua vida tem um sentido maior e vale a pena ser vivida. Você sente bem-estar quando ajuda os outros, quando tem Compaixão por eles. Veja o post 51 “O que é Compaixão”.


Você deve ajudar aos asilos e aos necessitados.



      Sétimo Mandamento: Cultivar Bons Relacionamentos



É importante para o bem-estar ter relacionamentos agradáveis, com respeito mútuo. As outras pessoas são importantes para nós, pois temos necessidade de nos envolver com elas, de amar e ser amados.
As pessoas precisam conviver e se comunicarem para atender suas necessidades e trocar informações sobre seus pensamentos, ideias e sentimentos e para um relacionamento durar elas devem dar valor, uns aos outros.

Um Relacionamento com respeito mútuo é uma fonte de bem-estar.


Oitavo Mandamento: Cultivar o Amor 

Cultive o amor, inclusive o Amor pela Natureza. O sentimento do Amor traz grande bem-estar, e o componente emocional no Amor Romântico é expressado pela alegria, contentamento e prazer que os apaixonados sentem quando estão juntos. Ele gera um impulso para se entregarem e se transformarem numa só pessoa. No relacionamento sexual, o desejo e atividade  sexual mantidos estão associados a maior Bem-Estar, que varia de pessoa para pessoa (J Gerontol B Psychol Sci Soc Sci . 2016jul; 71 (4): 698–710). Veja o post 41 sobre “O Amor  Romântico”.


O Amor aumenta o bem estar da pessoa, porque ela se sente querida.

Você faz parte de algo maior que é a Natureza e terá muito bem-estar e se reencontra com ela, indo à praia, passeando nos bosques ou nas trilhas das matas. E tem o dever de fazer sua preservação, de colaborar para preservar os animais, mares, rios, florestas e diminuir a poluição do ar.


Cooperar para preservar a Natureza vai lhe dar Bem-estar.


 Nono Mandamento: Fazer Realizações

A Realização é a conquista de um objetivo que foi  estabelecido. Qualquer conquista realizada traz bem-estar: profissional, intelectual, esportiva, familiar, social, financeira, amorosa, religiosa, etc. Quando a pessoa estabelece uma meta e a conquista, fica satisfeita e capaz de fazer mais. Aumenta sua autoestima e autoconfiança pois dá mais valor a si mesma.


O Alpinista tem bem-estar com sua conquista.


Décimo Mandamento: Cultivar a Gratidão

 

A Gratidão produz efeitos agradáveis no organismo. É uma reação a benefícios que a pessoa recebeu, feitos por ela a si mesma, por instituições ou por outras pessoas.

Você tem gratidão a alguém que lhe ajudou ou lhe deu um presente significativo e deve ser grato a si mesmo pelos esforços que fez para ter uma vida de boa qualidade. Você agradece à vida ou a Deus ao ver um por de sol lindo, uma paisagem maravilhosa,por ter boa saúde, ou a pessoas com quem aprendeu coisas úteis para a vida. Cultivar a Gratidão, que lhe faz bem.


                                 Cultivar a Gratidão, faz a pessoa ter bem-estar. 

             ♦♦♦


Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, através de sugestões e da revisão do texto.
                                                         
♦♦♦

Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas com mais bem-estar, mais tranquilidade e um mundo melhor

♦♦♦


Resumo

1. O Bem-estar é o estado agradável de uma pessoa que a faz sentir-se bem.  Depende da presença de uma boa saúde e de emoções positivas como satisfação, alegriae outras e é prejudicado pelo estresse, raiva, medo e outras emoções negativas, e por pensamentos negativos e  divagações desagradáveis.

2. Cultivar o Bem-estar é fundamental para você melhorar sua qualidade de vida e viver uma vida agradável, significativa, com mais autoestima e confiança em si mesmo. Consideraremos Dez Mandamentos do Bem-estar: zelar pela Saúde, cultivar a Paz, Emoções Positivas,  a Autoestima, dar Significado à  Vida, ter Bons Relacionamentos, cultivar o Amor, praticar Meditação, fazer Realizações, e ter Gratidão.

3. Primeiro Mandamento- Zelar pela Saúde: comer alimentos saudáveis (frutas, verduras, proteínas, glúcidas e lípidas, não comer gorduras animais, etc), fazer exercícios físicos, dormir de 6 a 8 horas por dia, não abusar do álcool, não fumar, não usar drogas. Divertir-se regularmente, ouvir músicas agradáveis, ver filmes não violentos, praticar esportes, etc.

4. Segundo Mandamento: Cultivar a Paz - você está em Paz quando não deseja lutar ou fugir de nada, não sente raiva, medo, nenhum desejo e está calmo. Cultive a Paz fazendo a Respiração Lenta e Profunda, o  Relaxamento Muscular e a Meditação da Paz. A respiração lenta e profunda traz calma porque inibe o centro respiratório e acalmar a mente.

O Relaxamento Muscular é importante para lidar com o medo, pois seus músculos se contraem para que ela possa fugir das ameaças. Na Meditação da Paz o primeiro passo é receber sinais do corpo dizendo que “está tudo bem”; o segundo é constatar que não tem nenhuma ameaça nem sente raiva, medo ou preocupação, e o terceiro é repetir baixinho “estou calmo”, “estou em paz”, diversas vezes.

5. Terceiro Mandamento: Praticar Meditação - A Meditação da Plena Atenção é fundamental para a pessoa sentir Bem-Estar pois ela presta atenção a sua mente, tem conhecimento de suas emoções positivas e pode identificar o que ocorre nela. Quarto Mandamento Cultivar Emoções Positivas: as Emoções Positivas promovem o Bem-Estar e neutralizam as emoções negativas. Elas são sentidas com intensidades diferentes e o bem-estar promovido por elas é proporcional a suas intensidades. Mas se você sentir várias emoções positivas pequenas durante o dia, a soma será considerável.

6. Quinto Mandamento: Cultivar a Autoestima - A Autoestima reflete a relação da pessoa consigo mesma, o valor que ela dá a si. Pesquisas constataram que pessoas com alta Autoestima relatam mais bem-estar, mais satisfação com a vida, emoções positivas, significados na vida e mais vitalidade. Sexto Mandamento: Dar Significado à Vida- dar Significado a sua vida é você ter sentidos e finalidades nela, é viver caminhando em uma direção, sabendo para onde está indo. Você é parte da Humanidade e tem o dever de fazer o bem aos outros, ajudando-os no possível. Ao fazer o bem você fica consciente do seu valor e pratica a Compaixão.

7. Sétimo Mandamento: Cultivar Bons Relacionamentos. É importante para o bem-estar ter relacionamentos agradáveis, com respeito mútuo. As outras pessoas são importantes para nós, pois temos necessidade de nos envolver com elas e de amar e ser amados.

8. Oitavo Mandamento: Cultivar o Amor: cultive o amor, inclusive pela Natureza. O sentimento do Amor traz bem-estar muito grande e o Amor Romântico é expressado pela alegria, contentamento e prazer que os apaixonados sentem. Ele gera um impulso para se entregarem e se transformarem numa só pessoa. Você deve amar e ser amado. Como faz parte da Natureza, terá muito bem-estar se reencontrando com ela, indo à praia, passeando nos bosques ou nas trilhas das matas. E tem o dever de preservar as plantas, animais, mares, rios, florestas e diminuir a poluição do ar.

9. Nono Mandamento: Fazer RealizaçõesO sentimento de uma conquista realizada traz bem-estar, qualquer que seja a realização: profissional, intelectual, esportiva, familiar, social, financeira, amorosa, religiosa, física, etc. A conquista de uma meta faz a pessoa satisfeita e capaz de fazer mais, aumenta sua autoestima e autoconfiança.

10.  Décimo Mandamento: ter Gratidão é uma reação a benefícios que você recebeu, feitos por si mesmo, por instituições ou por outras pessoas. Você tem gratidão a alguém que lhe ajudou, a si mesmo pelos esforços que fez para ter uma vida de qualidade, e à vida ou a Deus ao ver um por de sol lindo, uma paisagem maravilhosa ou por ter boa saúde. Crie o hábito de cultivar a Gratidão para ter mais bem-estar.

Referências e links
      




















sexta-feira, 26 de junho de 2020

69- QUER MELHORAR SUA AUTOESTIMA?



Esta página se destina a divulgar, informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.
Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas. O material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, que deve ser feita por médicos e psicólogos.
                                                             ♦♦♦

No Post 63 está a relação dos posts publicados e suas datas.
                                                            
♦♦♦

Este Blog teve 14. 256 visitas, até 26-6-2020, em 79 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. As estatísticas referem muitos países outros que não foram computados, referidos como de "Região Desconhecida".

                                              ♦♦♦

                                 Leitura em 21 minutos

      
                                             ♦♦♦

Aproveite ao máximo as coisas boas que tiver na vida!

                                             ♦♦♦

Neste post você verá o conceito de Autoestima e os seus elementos principais (identidade, autoimagem, autoconceito e auto significado),  como ela é construída e como obter  informações sobre ela. Verá o que sente a pessoa com Autoestima baixa, como ela pode ser desenvolvida e como fazer sua avaliação.



                                           ♦♦♦

Que é Autoestima?


A Autoestima reflete a relação da pessoa consigo mesma, o valor que ela dá a si mesma, se ela gosta e  confia em si e se admira. Como ela se percebe e como se considera. Ela expressa como a pessoa avalia sua consideração, admiração e importância e o valor que dá a si mesma.

Quem tem Autoestima alta considera e gosta muito de si e quem tem Autoestima baixa considera e gosta pouco de si . Segundo pesquisas de Hongfei, em 2017, pessoas com alta Autoestima relatam maior satisfação com a vida, mais emoções positivas, mais significados na vida e  mais vitalidade (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5571946/).


 A Autoestima mostra quanto você se considera e  gosta de si.

A Autoestima saudável ajuda a pessoa a fazer boas escolhas na vida cotidiana, dá coragem para fazer o que deseja, a manter bons relacionamentos e a lidar com situações estressantes difíceis.


Autoestima alta facilita agir em situações difíceis, graças à confiança em si.

Segundo Bailey, a Autoestima tem como componentes básicos quatro  elementos: a identidade percebida pela pessoa, a auto imagem, o auto conceito e o auto significado. Durante a vida a pessoa faz automaticamente e habitualmente uma autoavaliação e com os elementos que percebe constrói os pilares básicos da sua Autoestima, acima citados . (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2594522/).


A genética interfere na Autoestima?


Interfere, sim. Pesquisa recente, feita durante dez anos em gêmeos japoneses, demonstrou que seus genes e suas personalidades, interferiram na estabilidade de suas Autoestimas. E que as inovações genéticas delas ocorreram no início de suas vidas adultas, com grandes efeitos. Os genes são responsáveis ​​pela estabilidade da Autoestima (https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0191886917305597)
.
.
Os genes interferem na Autoestima.


Quais os tipos de Autoestima?

A Autoestima de uma pessoa deriva de três fontes:
 ♦ Autoestima Pessoal- deriva das qualidades da pessoa, de seu Eu Pessoal, e se refere ao seu autoconceito, resultante das características que a diferenciam dos outros.
Autoestima Relacional- deriva de seus relacionamentos, de seu Eu relacional, dos apegos que tem aos outros, dos laços que lhe ligam a pessoas da família, a amigos e colegas de trabalho.


Autoestima Relacional deriva de ligações com a família.

Autoestima Coletiva- deriva da participação em grupos sociais, do seu Eu coletivo, de pertencer a determinados grupos sociais, como um grupo racial , político, religioso, etc.
                   A Autoestima Coletiva deriva da participação em grupos sociais.


Um dos maiores efeitos da Autoestima é sobre o bem-estar subjetivo da pessoa, envolvendo sua qualidade de vida, satisfação, emoções positivas,  vitalidade e o significado de sua vida.

Como é construída a Autoestima?


A construção da autoestima é feita nas interações sociais, e a forma que você se percebe depende também da percepção sua que os outros têm, como eles acham que você é. Depende da forma que você se sente e se percebe  e será baixa se você se considerar incapaz, feio, atrapalhado, incompetente para fazer as coisas, etc. E será alta se você se considerar capaz, bonito, confiante em si, competente, fazendo tudo certo, etc.

A forma que você se sente em relação a si e o como se considera  dependem de sua história, dos  seus relacionamentos na família, na escola, com colegas de trabalho e na sociedade, principalmente quando se sentiu inferiorizado e desvalorizado.



O que você sente em relação a si depende de sua história, se foi humilhado ou não.


A construção da Autoestima é feita por etapas: começa pela elaboração da Identidade, continua com a formação da Autoimagem, pela construção do Autoconceito (com seus julgamentos, ideias e representações sobre si). E pela construção de seu Auto significado, que reflete a orientação dada a sua vida e a que dará, ou seja, seus sentidos de Vida. 
                       

Construir a Autoestima passa pela construção de sua identidade,
da auto imagem, do auto conceito e do auto significado.

A Autoestima de uma pessoa é o julgamento de tudo que ela pode avaliar sobre si mesma. Para construir sua Autoestima você considera as questões seguintes:

Quem você é: o que faz em sua vida e se seu caráter é bom ou mau.

O juiz de bom caráter se avalia pelas sentenças que dá.

Qual o produto de suas atividades: o que você faz em relação às outras pessoas, à natureza ou a si mesmo.


           Um Advogado se avalia pelo resultado das causas que defende.


O que surge como resultados do seu trabalho, em termos qualidade e de quantidade. O médico se avalia por ter muitos de seus clientes com boa saúde.



                   O Cirurgião se avalia pelos bons resultados de suas cirurgias.

A forma como é percebido: seu corpo, sua inteligência,  personalidade e reputação social. É importante saber como você é julgado por seus parceiros sociais e familiares, como pessoa, como profissional e se você se relaciona bem ou mal.


              Você pode avaliar-se pela forma com que seu talento é percebido.


Qual a finalidade de sua atividade: se é destinada a Deus, a um ideal, a uma pessoa ou grupo, ao dinheiro ou ao poder ou é humanitária.


             Você pode avaliar a finalidade de sua atividade, como a de fazer o bem.



Como conhecer sua Autoestima?

 

Para saber sobre sua Autoestima faça a si mesmo as seguintes perguntas:

Quem sou eu? Sua identidade é o conjunto de características particulares que lhe identificam: nome, data de nascimento, sexo, filiação e as características físicas e mentais que lhe identificam. São características físicas a cor da pele, dos olhos, do cabelo, sua altura, seu timbre de voz, etc. São características mentais a capacidade de percepção do que ocorre, velocidade de raciocínio, capacidade de argumentar e decidir, forma de reagir, etc.


Para saber quem é você, pense em sua identidade.

Qual minha imagem perante mim mesmo e os outros? Para conhecer a sua auto imagem e a imagem perante os outros, considere como você acredita ser em termos físicos, se está satisfeito com a aparência de seu rosto, dentes, olhos, cabelo, corpo, e se é gorda ou magra, etc. Pode perguntar aos outros também, como eles lhe acham. 

Para saber sua auto imagem considere como acha seu corpo,


Como considero meu caráter? O caráter é um conjunto de características relacionadas à sua maneira de agir e reagir. Tem um aspecto moral que é expresso pela firmeza e coerência das suas atitudes. Uma pessoa "de bom caráter" tem formação moral sólida e respeita as normas sociais vigentes.

Qual o significado de minha vida? Procure identificar os sentidos de sua vida no passado, no presente e para o futuro.

Procure identificar os sentidos de sua vida.

 
Qual a atividade cerebral na Autoestima?


Pesquisas recentes com ressonância magnética mostram que o volume do hipocampo é reduzido em pessoas com baixa autoestima, o que contribui para diminuição da resiliência, da capacidade de recuperar-se do estresse, pois a redução do volume do hipocampo é relacionada com pouca resistência ao estresse. A pessoa com baixa autoestima tem anormalidades nas estruturas do córtex pré-frontal direito, córtex cingulado anterior e hipocampo.

O volume do hipocampo é reduzido na Autoestima baixa.


 
 O que sente quem tem Autoestima baixa?



A pessoa com autoestima baixa pode sentir o seguinte:

Grande sensibilidade às críticas que recebe. Não as aceita, fica aborrecida, irritada, mesmo se a crítica é para lhe ajudar.

Se sentir inferior aos outros nos relacionamentos sociais. É habitualmente submissa e aceita o que os outros dizem.

É ruim para a Autoestima a criança ter sido submissa.

     
     ♦ Tem dificuldades para expressar seus sentimentos e desejos e de fazer questionamentos, habitualmente.



Como melhorar sua Autoestima?


Para saber se sua Autoestima é baixa, faça uma avaliação psicológica. Veja a história de sua vida, o ambiente em que foi criado, se sofreu excesso de punições e se viveu muitas situações humilhantes. Você pode melhorar e manter sua Autoestima.

Para melhorar a Autoestima pratique os seguintes comportamentos:

Não deixe pensamentos negativos sobre sua pessoa dominarem sua mente e os substitua por pensamentos positivos. Procure ver sempre o lado bom das coisas da vida e desfrute-o.

Pratique sempre relaxamento. Durante o relaxamento o cérebro libera  serotonina, dopamina e endorfinas que dão bem-estar e, por outro lado, quando você concentra a atenção em si mesmo, fica no centro do mundo e se dá mais valor.



Praticar relaxamento melhora a Autoestima.



Cultive seu Bem-estar, pois assim está demonstrando amor a si mesmo e se dando mais valor. Faça coisas que lhe tragam bem-estar, pois elas melhorarão sua relação consigo mesmo. Dê um bom passeio, pratique exercícios  físicos, converse com amigos, pratique meditação, vá ao cinema, ao teatro, a festas para dançar, leia um bom livro ou veja um bom filme.




Dar um passeio melhora o Bem-estar e a Autoestima.


♦ Estabeleça diariamente metas, possíveis de serem executadas e se esforce para cumprir. Seja o motor de sua vida e motive-se para cumprir suas tarefas.


♦ Ajude a outras pessoas sempre que puder. Praticar a Compaixão lhe fará muito bem: quando você ajuda os outros mostra que tem valor social, pois pode ajudar aos necessitados. Reconheça seu valor.


Melhora a Autoestima ajudar outras pessoas.

Estabeleça vários sentidos para sua vida, passíveis de serem realizados e sempre esteja começando algo novo na vida.


                  Pense para estabelecer vários sentidos para sua vida.

Procure conviver com pessoas que lhe façam sentir-se bem, que lhe tratem respeitosamente e lhe tenham consideração.

Trabalhe para aceitar-se como você é, e não fique se comparando a outras pessoas, que poderá ter inveja maligna delas. Lembre sempre de coisas agradáveis e pense nelas.


Lembre sempre de coisas agradáveis, como um por de Sol.

Desenvolva sua autoconsciência, para conhecer-se melhor. Pratique técnicas de autoconsciência para dar um mergulho dentro de si.

♦ Faça o maior número de realizações pessoais possíveis, por mais  simples que sejam. Isto aumentará sua confiança em si e sua  Autoestima. Pratique atividades que possam lhe levar ao sucesso profissional e pessoal. 

Faça o maior número de realizações pessoais possíveis.


♦ Procure iniciar conversas e elogie o outro somente quando ele merecer. Se esforce para fazer boas amizades e manter os amigos, pois a amizade sincera ajuda a Autoestima.


Procure iniciar conversas e fazer boas amizades.


♦ Procure amar e ser amado. e aproxime-se de pessoas que você sabe que gosta mesmo de você e de sua presença.


Procure amar e ser amado.


Como avaliar sua Autoestima? 



Instruções:

Este questionário destinado avaliar sua Autoestima tem 15 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas. Responda S se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou N se ela ocorrer “nunca ou raramente”.  Nele não há respostas “certas” ou “erradas” e o que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e responda sem pressa.

Questões:

1.  De algum modo você se acha inferior aos outros. ___   

2. Você sente não ter mais orgulho de si, do que tem.___



3.  Você não se sente arrasado quando é criticado ___

4. Você se sente uma pessoa realizada. ___

5.  Você não é uma pessoa que dá valor a si mesmo. ___

6. Geralmente você está satisfeito consigo mesmo. ___

7. Você gosta de amar e de ser amado. ___

8.  Você não está satisfeito com a pessoa que foi na vida até agora. ___

9.  Você se sente bem consigo mesmo e não precisa ser aprovado pelos outros. ___

10.  Você tem dificuldades para expressar seus sentimentos e desejos e de fazer questionamentos. ___


11. Sua família, colegas e amigos o consideram bom caráter. ___

12. Você não tem diversos sentidos de vida. ___

13.  Você está satisfeito com sua imagem. ___

14. Parece que as pessoas lhe consideram chata para conversar. ___
­­
15.   Você tem uma atitude positive em relação a si mesmo. ___


Resultado:  Para saber como está sua Autoestima dê 1 ponto para cada resposta positiva (S) nas questões número 3, 4, 6, 7, 9, 11, 13 e 15; e 1 ponto para cada resposta negativa (N) nas questões número 1, 2, 5, 8,10,12 e 14. Seu escore é a soma dos pontos das respostas positivas (S), com a soma dos pontos das negativas (N). Um exemplo: se a soma dos seus pontos positivos for 5 e a dos negativos for 4, seu escore será 9.

Avaliação do resultado:

Uma pontuação entre 1 e 5 indica que sua Autoestima está baixa e você deve trabalhar para melhorar. Uma pontuação entre 6 e 10 indica que sua Autoestima está média  e  que você deve melhorá-la. A pontuação entre 11 e 15 indica que sua Autoestima está em bom nível. Parabéns. Mas continue a cultivá-la.


   
♦♦♦

























































Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, através de sugestões e da revisão do texto.
                                                         
                                            ♦♦♦

Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas com mais bem-estar, mais tranquilidade e um mundo melhor!
   
                                           ♦♦♦

Resumo

1. A Autoestima expressa o valor que a pessoa dá a si mesma, se ela gosta e confia em si e se admira. Expressa como a pessoa se considera e o valor que se dá. Quem tem Autoestima alta considera e gosta muito de si e quem tem Autoestima baixa considera e gosta pouco de si. Uma pessoa com Autoestima alta relata maior satisfação com a vida, mais emoções positivas, mais significado da vida e  mais vitalidade.

2. A Autoestima saudável ajuda a fazer boas escolhas na vida, dá coragem para fazer o que deseja, a manter bons relacionamentos e a lidar com situações estressantes difíceis.  Ela tem quatro componentes básicos: a identidade da pessoa, a auto imagem, o auto conceito e o auto significado. Durante a vida a pessoa faz automaticamente sua autoavaliação e constrói sua Autoestima.

3. A genética interfere na Autoestima. Pesquisa recente feita durante dez anos em gêmeos japoneses, demonstrou que seus genes interferiram na estabilidade de suas Autoestimas, e que as inovações genéticas delas  ocorreram no início de suas vidas adultas.

4. Há três tipos de Autoestima: a Pessoal, que deriva das qualidades da pessoa, do seu Eu Pessoal. Refere-se ao seu autoconceito, que  resulta de suas características. A Relacional- deriva de seus relacionamentos, dos laços que a ligam a pessoas da família, amigos e colegas de trabalho.  A Coletiva- deriva da sua participação em grupos sociais, raciais, políticos, religiosos, etc. Um dos maiores efeitos da Autoestima é sobre o bem-estar subjetivo da pessoa, envolvendo sua qualidade de vida, satisfação, emoções positivas,  vitalidade  e significado de sua vida.
  
5. A construção da autoestima é feita nas interações sociais. A forma que uma pessoa se percebe depende da percepção que os outros têm dela e da forma que ela se percebe. A Autoestima será baixa se ela se considerar incapaz, feia e incompetente para fazer as coisas, e será alta se ela  se considerar capaz, bonita, confiante em si e competente. A formação da Autoestima depende de sua história e dos  seus relacionamentos, principalmente quando se sentiu inferiorizado e desvalorizado. Ela passa por etapas: a elaboração da Identidade, a formação da Autoimagem, a construção do Autoconceito e a construção de seu Auto significado, que reflete seus sentidos de Vida.

6. Para construir uma Autoestima são consideradas as questões seguintes: Quem você é: o que faz em sua vida e se seu caráter é bom ou mau. Qual o produto de suas atividades: o que você faz em relação às outras pessoas, à natureza ou a si mesmo. O que surge como resultados do seu trabalho, em termos qualidade e de quantidade. O médico é bem avaliado quando tem seus clientes com boa saúde. A forma como é percebido: seu corpo, inteligência, personalidade e reputação social. Você é julgado por seus parceiros como pessoa, como profissional e pelo seu relacionamento. Qual a finalidade de sua atividade: se é voltada para Deus, um ideal, uma pessoa, um grupo, o dinheiro ou o poder.

7. Para conhecer sua Autoestima faça a si as seguintes perguntas: Quem sou eu?  Para saber sua identidade, quais suas características físicas (cor da pele, olhos, cabelo, altura, timbre de voz, etc.) e mentais (capacidade de perceber o que ocorre e de argumentar, forma de reagir, velocidade de raciocinar, etc.).

 Qual minha imagem perante mim e os outros? Como você acredita ser e como os outros lhe percebem, em termos físicos, se está satisfeito com seu rosto, dentes, olhos, cabelo, corpo, etc.). Como considero meu caráter? O caráter é um conjunto de características relacionadas à sua maneira de agir e reagir, com um aspecto moral relacionado com a firmeza e coerência das suas atitudes. Qual o significado de minha vida? Identificar os sentidos de sua vida no passado, no presente e para o futuro.

8. Pesquisas com ressonância magnética no cérebro mostram que o volume do hipocampo é reduzido em pessoas com baixa autoestima, o que é relacionado com a pouca resistência ao estresse. Elas têm também anormalidades no córtex pré-frontal direito e no córtex cingulado anterior.

9. A pessoa com autoestima baixa pode sentir: grande sensibilidade às críticas que recebe; sentir-se inferior aos outros nos relacionamentos sociais;  dificuldades para expressar seus sentimentos e desejos e de fazer questionamentos.

10. Para melhorar a Autoestima faça o seguinte: não deixe pensamentos negativos sobre si dominarem sua mente e os substitua por pensamentos positivos; pratique sempre relaxamento: cultive seu Bem-estar, para demonstrar amor a si mesmo e se dar mais valor; estabeleça diariamente metas e se esforce para cumprir; ajude outras pessoas sempre que puder, pois assim mostra a si que você tem valor social, ao ajudar aos necessitados; estabeleça vários sentidos para sua vida e sempre esteja começando a fazer algo novo.

 Procure conviver com pessoas que lhe façam sentir-se bem, que lhe tratem respeitosamente e com consideração; trabalhe para aceitar-se como você é, e não se compare a outras pessoas; desenvolva sua autoconsciência, para conhecer-se melhor; faça o maior número de realizações pessoais possíveis, para aumentar sua confiança em si mesmo; procure iniciar conversas e se esforce para fazer boas amizades e manter amigos sinceros; procure amar e ser amado, e aproxime-se de pessoas que gostem mesmo de você.


11. Você deve avaliar sua Autoestima e, se for o caso, trabalhar para aumentá-la. Para isto faça periodicamente o teste para saber a evolução de sua situação. Uma pontuação baixa indica que você deve melhorá-la para evitar seus sofrimentos. E você pode fazer isto seguindo as orientações do post.

Referências e links

3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2594522/
5. Post 33, Bem estar: novo significado.
6. Post 7, Autoconsciência- como ampliar a sua.
7. Post 68, Quer melhorar sua Esperança?
8. Post 67, Que é a Inveja?
9. Post 44, Qualidade de Vida- como melhorar?
10. Post 38- Como ter um bom Relacionamento?
11. Post 39- Como Comunicar-se bem
12. Post 59- Plena Atenção- atualização.

Imagens: Pixabay.com


1.