domingo, 2 de julho de 2023

E-book 32


                      E-book 32

                                                Compaixão e Como ler o Corpo do Outro

                                      


      P S I C O L O G I A

              M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

  Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2023 - Bahia- Brasil

 










 

 QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 

Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

 

 



 

   RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 32

 

Capítulo 1: Compaixão 

Capítulo 2: Como Ler o Corpo do Outro






                            CAPÍTULO 1

                            COMPAIXÃO

Neste e-book você saberá o que é a Compaixão, suas características, como praticá-la, seus efeitos benéficos, como aprendê-la. E também o que é Autocompaixão, como o cérebro é ativado durante a Compaixão e fará um teste para saber como anda a sua.                                   

O que é Compaixão?

           A Compaixão é um sentimento que permite ao indivíduo expressar sua empatia e simpatia por outra pessoa, conhecer o sofrimento dela e ajudá-la a diminuí-lo. A Compaixão e a pena são sentimentos diferentes: na pena o indivíduo é sensibilizado pelo sofrimento do outro mas não faz nada para diminuir este sofrimento, enquanto na Compaixão ele pratica uma ação para diminuir o sofrimento do outro, sua dor.

     A verdadeira Compaixão é ligada à ação.

Compaixão lhe permite conhecer o sofrimento do outro.

 A Compaixão depende da capacidade de se relacionar que a pessoa tem. Depende de seu sistema de neurônios-espelho, localizado no cérebro. Eles entram em atividade quando uma pessoa observa outra praticando uma ação, como sorrir ou bater palmas. Ao ver uma pessoa sofrendo seus neurônios-espelho entram em sintonia com sofrimento, que você passa a sentir como se fosse seu. Vem junto o desejo de ajudar.

Na Compaixão você pratica uma ação para tirar o sofrimento do outro.

Qual o significado da Compaixão?

A finalidade da Compaixão é preservar os fracos e necessitados e, consequentemente, a da espécie humana. Ao praticar um ato de compaixão a pessoa ativa no seu cérebro o sistema de recompensa, que produz mais dopamina e mais serotonina, que lhe dão prazer, que lhe estimula a repetir seu gesto. 

Tipos de Compaixão

Há um tipo, a Compaixão Genética, em que a ação do indivíduo é limitada à sua família e é trazida pelo indivíduo em seus genes. Ela abrange os pais, filhos, irmãos e parentes, e é encontrada nos animais de um modo geral. É ela que faz os pais cuidarem dos filhos e protegê-los até que possam sobreviver sozinhos. Os pássaros cuidam de seus filhotes até que eles possam voar, sair do ninho e viver sozinhos.

Outro tipo é a Compaixão Aprendida, que pode ser adquirida, desde que hajam os estímulos adequados. O indivíduo aprende a ter Compaixão por outros que não sejam da família e que estejam com sofrimento físico, psicológico ou moral. Através da Compaixão a pessoa ajuda a pessoas que não conhece, contribuindo para que elas tenham mais bem-estar, e o mundo seja melhor. 

A Compaixão deve ser dirigida para todos os seres humanos.

        Efeitos da Compaixão 

Brito-Pons publicou, em 2018, uma pesquisa na qual os participantes foram treinados para desenvolver a compaixão, tendo sido constatada melhora da empatia, da compaixão e da identificação com a humanidade. Foi constatada a diminuição da depressão e do estresse, aumento da satisfação com a vida e do bem-estar, da atenção plena e da autocompaixão, bem como da preocupação empática (https://link.springer.com/article/10.1007/s12671-018-0898-z).

 Pesquisa de Fredrickson, em 2008, com pessoas  que dirigiam compaixão para si mesmo (autocompaixão) durante uma semana, e na semana seguinte para seus familiares, mostrou que eles aumentaram o bem-estar, tiveram menos depressão, maior satisfação com a vida e melhor forma física.

 Outras pesquisas mostram que praticantes da Compaixão aumentam  seus anticorpos e suas imunidades, medidos pelos níveis de cortisona e interleucinas. A Compaixão, segundo o Centro de Compaixão e Altruismo da Universidade de Stanford, reduz o sofrimento de pessoas em situações difíceis e pode se tornar um recurso a ser usado no estresse (http://ccare.stanford.edu/education/about-compassion).

 Como aprender a ter  Compaixão?

 A Compaixão pode ser aprendida.  Isto foi verificado  num curso dado por Weng em 2013, sobre Meditação e Bondade Amorosa. Nele foram desenvolvidos nos participantes sentimentos de benevolência para com os outros e para consigo mesmo. No fim do curso as pessoas tiveram mais compaixão com os outros, e a ressonância magnética mostrou que diversas áreas do cérebro relacionadas ao amor, à compaixão e a emoções positivas foram ativadas (www.spring.org.uk/2014/02/8).

                             A compaixão pode ser ensinada.

Compassion Institute oferece cursos de treinamento para a Compaixão, e algumas Faculdades de Medicina colocaram no currículo para a formação do médico a disciplina Compaixão (https://www.compassioninstitute.com/cct). 

Compaixão é ensinada no curso médico.

Como praticar a Compaixão?

            Se a Compaixão se tornar uma prática universal o mundo será mais humano: haverá maior compreensão entre os indivíduos, que praticarão o bem sem esperar recompensa. O ser humano se preocupará com seu bem-estar e com o dos outros.

 Para desenvolver a Compaixão siga as recomendações abaixo:

     ♦ Pratique a Empatia

A empatia anda junto com a compaixão. Através da empatia você conhece a dor e o sofrimento do outro, e usando a compaixão você pratica ações para ajudá-lo. 
Quando você encontrar alguém sofrendo, coloque-se no lugar dele e se esforce para sentir seu sofrimento de forma sincera, e isto desenvolverá seu desejo de ajudá-lo. Você pode  fazer o possível dando ajuda financeira, alimentar, moral, conselhos, orientações e outras ações possíveis.

♦ Procure semelhanças com o outro.

 Cada ser humano tem suas características, mas tem também  semelhanças com os outros e são estas semelhanças que você deve buscar ao praticar a compaixão. Olhe para quem sofre com olhos mais sensíveis, veja o que ele tem semelhante a você e se compadeça de suas dores e sofrimentos.

♦ Não julgue o outro. 

    Não julgue a pessoa necessitada. Pense apenas no seu sofrimento e em sua dor. Não procure saber porque ela chegou à situação atual e foque apenas seu sofrimento. Se você julgá-la, vai prejudicar a compaixão, e você terá apenas pena dela, deixando de lhe  ajudar.

 ♦ Não espere gratidão de quem você ajudou.

Muitas pessoas a quem você ajudou não reconhecerão sua ajuda, mas  não se importe com isto, pois seu objetivo é de fazer o bem. O que você quer é diminuir seu sofrimento, sem esperar qualquer retribuição. Se ele lhe agradecer, ótimo, pois terá a alegria de se ver reconhecido.

                            

Não espere agradecimentos de quem você ajudou.

Como praticar a Autocompaixão?

A Autocompaixão é a compaixão dirigida para você mesmo. Nela você se olha com os mesmos olhos de bondade, tolerância e não julgamento que dirige para o outro. Quando você  fracassar e estiver sem rumo, com a cabeça parecendo que vai estourar de tantos problemas, é hora de ter compaixão de si mesmo, em vez de se culpar. Principalmente se é dos que se culpam pelo que dá errado, como se fosse a causa de tudo.

Cuide de você mesmo com carinho e dirija seu amor para você. Ame-se. Seja bondoso e tolerante com seus erros, seja paciente e espere que as coisas ocorram em seus tempos certos, pois cada coisa tem seu tempo. Estimule sua autoestima e reconheça seu valor, pois assim terá mais autoconfiança e mais força para fazer o bem. 

Cuide-se de si mesmo com carinho e dirija seu amor para você.


Cultive sua autoconsciência fazendo meditação. Quanto mais você se conhecer mais saberá suas  necessidades e mais poderá se ajudar.

Quanto mais você se conhecer mais poderá se ajudar. 

    Como o cérebro é ativado na Compaixão?

 Pesquisa feita em 2014 por Klimecki, analisou a ressonância magnética de pessoas que fizeram um treinamento da Compaixão. Concluiu que durante a Compaixão há ativação de regiões cerebrais associadas com a recompensa, o amor e a afiliação: o córtex órbito- frontal medial, córtex cingulado anterior,  ínsula, estriado ventral e giro frontal médio direito.

Quando é praticada a Empatia as regiões cerebrais ativadas não são as referidas, comprovando que são diferentes as bases neurais da duas emoções.


O treinamento da  Compaixão ativa várias regiões cerebrais.

Os pesquisadores concluiram que os efeitos indesejáveis resultantes da prática da empatia por médicos e agentes de saúde que vivem  em contato com o sofrimento dos pacientes, pode ser revertido com o treinamento da Compaixão. 



Enquanto a empatia aumenta as emoções negativas, a Compaixão fortalece as emoções positivas associadas à ajuda aos outros, por isto é considerada útil para lidar com os efeitos negativos da empatia . (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4040103/).

O treinamento em Compaixão é útil para o médico e para o paciente.

  Teste sua Compaixão    

Você deve avaliar sua Compaixão no teste abaixo para ver onde pode melhorar. Responda às questões e analise suas respostas para saber o que fazer. A avaliação não é aprofundada, pois exigiria questionário mais complexo. 

Instruções

 Este teste, com 20 questões, lhe dará uma ideia de como está sua Compaixão. Leia com atenção, sem pressa e use o tempo necessário para cada pergunta. Cada questão tem 2 alternativas de respostas, S ou N e você deve escolher UMA delas. Marque S se estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre, ou N se não estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre. Ao responder considere seu comportamento habitual e não como gostaria de ser.

 Questões :

 1. Ao praticar um ato de compaixão você deve fazer o que puder no momento. ___ 

 2. A Compaixão a pessoa nasce com ela ou   pode aprender. ___ 

3. Empatia e compaixão são conceitos iguais. ___  

4.  Ao encontrar uma pessoa necessitando de ajuda você deve procurar entender a causa da situação. ___ 

5.  A única forma de praticar Compaixão para uma pessoa é dar dinheiro a ela. ___ 

6. A diferença entre Compaixão e Pena é que na Compaixão a pessoa  pratica uma ação para aliviar o sofrimento do outro e na pena não faz nada. ___

 7.  Depois de uma pessoa praticar a compaixão, não sente prazer e bem-estar. ___ 

8. Se você tem notícias de algo que vai prejudicar um amigo, avisa-o logo. ___ 

9. Se você ajuda alguém praticando Compaixão e ela não agradece, fica irritado. ___ 

10. Você deve ter Autocompaixão, bondade e tolerância consigo mesmo. ___ 

11. Quando você fracassa e fica frustrado, em vez de se recriminar, se divirte e faz tarefas agradáveis. ___ 

12.  Quando seu parceiro/a sentimental está triste você  quer saber a causa. ___ 

13.  Quando uma pessoa de sua família tem problemas você não procura ajudá-lo ___ 

14.  Durante uma reunião você nota um colega desligado e, não lhe dá atenção. ___ 

15. Quando há notícia desagradável, você dá com cuidado, para não chocar. ___

16. Se você não tem notícias de um amigo, não dá um telefonema para ele. ___ 

17. Sabendo que um colega foi despedido você não lhe telefona confortando-o. ___ 

18.  No convívio com seu parceiro/a, você o julga mais do que o compreende. ___ 

19. Você gosta de ver sofrer seu parceiro/a sentimental   ___

20. Você fica feliz quando  seu parceiro sentimental sorri. ___ 

 Como chegar a sua Pontuação Final:

Primeiro conte o número de respostas afirmativas S e o de respostas negativas N. A seguir dê 1 ponto para cada resposta afirmativa nas questões 1, 2, 6, 8, 10, 11, 12, 15, 19 e 20. E 1 ponto para cada resposta negativa nas questões 3, 4, 5, 7, 9, 13, 14, 16,17 e 18. Sua pontuação final será a soma dos pontos das respostas afirmativas e negativas. Exemplo: se respondeu S para 6 questões e N para 4 questões, sua pontuação final será 6 + 4 = 10.

 Significado de sua Pontuação Final:

Pontuação entre 1 e 5: sua Compaixão é muito baixa e merece atenção. Identifique seus comportamentos inadequados e tente melhorar praticando as orientações deste e-book. Se não melhorar procure ajuda profissional.

● Pontuação entre 6 e 10: você tem nível baixo  de Compaixão e deve melhorar, praticando os comportamentos indicados neste e-book. Depois repita o teste para ver se melhorou e se não melhorar procure ajuda profissional.

● Pontuação entre 11 e 15: você tem nível moderado de Compaixão. Tem habilidade acima da média para tratar o sofrimento das outras pessoas. Identifique suas deficiências e pratique as recomendações deste e-book. Depois repita o teste para ver se melhorou.

● Pontuação entre 16 a 20: você tem nível alto de Compaixão, mas deve praticar as recomendações dadas para melhorar. Você está de parabéns porque pode tratar bem  o sofrimento e as necessidades de outras pessoas.                               

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            RESUMO

       1.  A Compaixão permite à pessoa expressar sua empatia e simpatia por outra e ajudar a melhorar seu sofrimento. Ela depende de seus neurônios-espelho localizados no cérebro, que entram em atividade quando uma pessoa observa outra praticar uma ação. Quando você vê alguém sofrendo seus neurônios-espelho entram em atividade, permitindo que sinta o sofrimento dela.

2. A Compaixão e a Pena são sentimentos diferentes. Na  pena o indivíduo reconhece o sofrimento do outro, mas não pratica nenhuma ação para ajudá-lo e na Compaixão ele pratica uma ação para diminuir este sofrimento. Ao praticar acompaixão a pessoa ativa seu sistema de recompensa, que produz mais dopamina e serotonina, que lhe dão prazer.

3. Há uma compaixão que é dirigida para a família, a Compaixão Genética, que vem com os genes. Abrange  pais, filhos, irmãos e parentes, sendo encontrada nos animais. Outro tipo é a Compaixão Aprendida, que pode ser adquirida pelo treinamento. O indivíduo aprende a ter Compaixão por outras pessoas que estejam sofrendo, inclusive por pessoas que não conhece, contribuindo para que elas tenham mais bem-estar.

4. Brito-Pons publicou, em 2018, uma pesquisa na qual os participantes foram treinados para desenvolver a compaixão, e verificou melhora da empatia e compaixão deles. Eles tiveram diminuição da depressão e do estresse, aumento da satisfação com a vida, da Atenção Plena e da autocompaixão. Outras pesquisas mostraram nos praticantes da Compaixão aumento de anticorpos e da imunidade. Segundo o Centro de Compaixão e Altruismo da Universidade de Stanford, ela reduz o sofrimento da pessoa que a pratica e é um recurso que pode ser usado no estresse.

5. A Compaixão pode ser aprendida.  Foi verificado  num curso dado por Weng em 2013, onde foram promovidos os  sentimentos de benevolência com os outros e para si mesmos. As pessoas aumentaram as compaixões e a ressonância mostrou que diversas áreas cerebrais relacionadas ao amor, à compaixão e a emoções positivas foram ativadas.

6. Para desenvolver a Compaixão pratique a Empatia pois através dela você conhece a dor e o sofrimento do outro , e devido à compaixão você deseja praticar ações para aliviá-lo. Você não pode fazer o impossível, mas fazer o que puder. Olhando para quem sofre com olhos mais sensíveis você se compadece de seus sofrimentos.

7.  Não julgue a pessoa que sofre: pense apenas no  sofrimento que ela tem. Se você julgá-la, em vez de compaixão terá apenas  pena dela, não praticará nenhuma ação  e não diminuirá seu sofrimento. Não espere gratidão de quem ajudou, pois muitas pessoas não reconhecerão a ajuda. Não se importe pois seu objetivo era fazer o bem, sem esperar  retribuição. Se ele agradecer, ótimo, pois terá a alegria de ver seus atos reconhecidos.

8.  A Autocompaixão é o sentimento de compaixão dirigido para você mesmo. Nela você se olha com a bondade e a tolerância que dirige para o outro. Quando você estiver com a cabeça parecendo que vai estourar de problemas, tenha compaixão de si mesmo, em vez de se culpar. Cuide-se com carinho e dirija para você seu amor. Seja bondoso e tolerante com seus erros e espere as coisas ocorrerem em seus tempos certos. Cultive sua autoconsciência, pois quanto mais você se conhecer mais saberá suas  necessidades e mais poderá se ajudar.

9. Pesquisas mostram que o treinamento da  Compaixão é acompanhado da ativação de diversas regiões cerebrais e que os efeitos indesejáveis resultantes da prática da empatia por médicos e outros agentes de saúde, pode ser revertido com o treinamento da Compaixão.  
   10. Responda ao teste para avaliar sua  capacidade de Compaixão e saber onde melhorá-la. Analise as respostas dadas para saber seus pontos fracos. Se preciso, procure ajuda.

REFERÊNCIAS E LINKS

1.  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4040103/)

2. https://link.springer.com/article/10.1007/s12671-018-0898-z.

3.     http://ccare.stanford.edu/education/about-compassion.

4.     www.spring.org.uk/2014/02/8.

5.     Post 50, “Como ler o Corpo do Outro”?

6.     Post 29, de19/1/2018- “Como aprender a Prestar Atenção?”

 

IMAGENS: Pixabay.com

 

 





 

                           CAPITULO 2

                        COMO LER O CORPO DO OUTRO



Neste capítulo você saberá como ler o corpo do outro e como saber o significado de sua linguagem corporal: das suas expressões faciais e movimentos dos braços, pernas, corpo. Saberá a atividade do cérebro durante a leitura corporal e fará um teste para saber como está  sua capacidade de ler o corpo do outro.
                            

                                     
          Como ler o corpo do outro?

   A linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal que dá pistas importantes sobre as intenções, emoções e motivações das pessoas. Durante seu dia colha informações sobre os pensamentos e sentimentos das outras pessoas analisando suas posturas corporais, faces, gestos,  movimentos e andar. Para ler a linguagem corporal  perceba o que vê  e atribua significado ao que viu. 

      Mensagem enviadas pelo corpo: este homem de pernas cruzadas está retraído.

 Para você se relacionar bem, precisa mandar mensagens e receber respostas das pessoas. Para isto  deve prestar  atenção às mensagens recebidas , à distância que a pessoa  está de você, à inclinação da cabeça e do corpo do outro, a seus olhos, rosto, voz, gestos, mãos, braços, pernas e pés.

                                 

Se o outro está com braços cruzados e cara fechada está retraído.


 Quando conversar com outra pessoa repare se seu sorriso é falso ou verdadeiro, se ela está calma, estressada ou ansiosa; desconfiada ou receptiva; alegre ou triste; tensa ou relaxada; com raiva, medo ou outras emoções. Olhe dentro de seus olhos.


Ao conversar com outra pessoa olhe bem dentro dos seus olhos.

 A maioria das mensagens emocionais é transmitida pelo do corpo e muitas delas são percebidas sem a pessoa tomar consciência, respondendo-as de modo não consciente. Por isto você não deve se expor inadvertidamente à voz raivosa e ao gestos irados de alguém, para não entrar na raiva dele. 

Ler as mensagens corporais cordiais do outro é uma necessidade.

Como decifrar a linguagem corporal?

 Na compreensão da linguagem corporal você deve levar em conta o contexto da situaçãoPor exemplo, se a pessoa estiver com os braços cruzados provavelmente ela está na defensiva, a menos que esteja sentindo frio ou se a cadeira não tiver apoio para os braços. Considere as seguintes situações:

 ♦ Preste atenção à distância que lhe separa da pessoa.

Quanto mais próxima a pessoa estiver, mais aberta estará e quanto mais longe ela fica mais fechada está. Se você se aproxima e ela também, é porque está receptiva, mas uma pessoa tímida ou preocupada pode querer ficar distante.

Duas pessoas conversando bem próximas estão abertas para a conversa.

♦ Preste atenção à cabeça do outro

 ● Se a pessoa inclinar a cabeça para você numa conversa, pode ser sinal de afinidade. Mas lembre que se você elogia uma pessoa tímida ela pode baixar a cabeça, e também se ela estiver lhe escondendo algo. 

A pessoa inclinar a cabeça para você, pode ser sinal de afinidade.

● A cabeça empinada e o queixo para cima, podem significar desafio, principalmente se as sobrancelhas estiverem arqueadas e o olhar for desafiador. Mas se  for acompanhado de um sorriso, pode ser por que a pessoa gosta da conversa.

 ♦ Preste atenção aos olhos do outro

Através dos olhos você sabe se alguém está alegre, triste, com raiva ou medo. Olhando nos olhos do outro haverá comunicação mais profunda, porque há ligação entre o olho e as amígdalas cerebrais. Quando os olhares se cruzam a pessoa percebe as emoções da outra.

 ● Quando uma pessoa sorrir, você pode saber se o sorriso é verdadeiro ou falso. No verdadeiro, os cantos dos olhos e os cantos dos lábios se elevam e  você  vê alegria no olhar. No sorriso falso se elevam os cantos dos lábios, mas não tem alegria no olhar. 

                                  No sorriso verdadeiro, sobem os cantos dos olhos e há alegria no olhar.

 Piscar os olhos rapidamente pode ser sinal de estresse ou ansiedade. Se a pessoa olha para os lados, pode estar mentindo, distraída ou submissa. Se ela lhe olha e desvia o olhar, pode estar mentindo. Arregalar os olhos e abrir a boca é sinal de surpresa.

 

                                Arregalar os olhos e abrir a boca é sinal de surpresa.

 ● Quando uma pessoa olha o tempo todo para o chão pode ser timidez, aborrecimento, depressão ou escondendo algo. Pupilas dilatadas são encontradas quando a pessoa está interessada na conversa ou quando usou drogas. Um olhar distante pode indicar reflexão ou desinteresse na conversa. 

                    Um olhar distante pode indicar reflexão ou desinteresse na conversa.

♦ Preste atenção ao rosto do outro

 ● Se você conversa com uma pessoa e ela levanta só uma sobrancelha, pode estar duvidando de você. Se ela sorri é um gesto de aprovação e se  mostrar os dentes ao sorrir e fechar um pouco os olhos, está alegre. 

                  Se a pessoa sorri na conversa, é uma forma de aprovação.

AQUI,27-6Quando uma pessoa tem sobrancelhas franzidas e rugas na testa, provavelmente tem preocupação crônica, pois um dos efeitos do medo é contrair os músculos da testa, que produz rugas.

       Sobrancelhas franzidas e rugas na testa são sinais de preocupação.

♦ Preste atenção aos braços e mãos do outro

 ● Se a pessoa cruzar os braços pode ser porque ela se fechou, ou porque tem este hábito, ou porque está com frio.

Mãos entrelaçadas  no pescoço podem ser porque a pessoa quer conversar.

● Botar as mãos nos quadris pode indicar impaciência ou cansaço.

  Botar as palmas das mãos para cima é um gesto de súplica.



As mãos fechadas como se fosse dar um murro, indicam irritação ou  raiva, principalmente se os olhos estiverem arregalados e o queixo para cima.

 

Punho fechado como se fosse dar um murro, indica raiva.

  ● Bater rapidamente os dedos na mesa, roer as unhas ou apertar os dedos uns contra os outros indicam estresse ou ansiedade.

 


                   Roer as unhas é sinal de estresse ou ansiedade.

 

● No  aperto de mão duplo, a pessoa bota uma mão em cima da sua e outra por baixo e significa querer ter domínio no relacionamento.  

 


       O aperto de mão duplo significa querer dominar no relacionamento.

 

● Um dedo apontado para uma direção,com a mão fechada, pode significar o desejo de dominação.

 ♦ Preste atenção à voz do outro

 Pela voz você sabe se o outro está alegre, triste, com raiva, medo ou surpreso. Uma pessoa irritada fala mais alto, mas se a raiva é grande ela grita. Uma voz áspera e vagarosa, pode indicar raiva escondida.


                                Uma pessoa com muita raiva pode gritar.

  Uma pessoa repreendida esconde sua raiva, que  você percebe pela alteração de sua voz. Na alegria a voz é característica e a pessoa fala quase  sorrindo.

 



       Se uma mãe briga com o filho sua voz fica alterada pela raiva.

 

♦ Preste atenção aos gestos do outro

 ● Se alguém mete os dedos no cabelo e empurra para trás, pode ser devido a estresse ou porque tem ideias conflitantes com as suas. Se suas sobrancelhas estiverem levantadas, provavelmente ele discorda de você.

● Se uma pessoa está de óculos , os empurra para cima do nariz e franze a testa, provavelmente não concorda com você. Se as sobrancelhas estiverem  franzidas ou arqueadas isso confirma o desacordo. 

 


                                  Uma pessoa de óculos que franze a testa, não está concordando com você.

♦ Preste atenção aos pés e pernas do outro

        ● Se a pessoa  bate os pés no chão depressa, ou balança as pernas, ou muda o peso do corpo de uma perna para outra, provavelmente está impaciente, amedrontada ou estressada. Cruzar as pernas pode indicar sinal de dificuldades na conversa.


Cruzar as pernas pode indicar sinal de dificuldades na conversa.


● Preste atenção à postura autoritária do outro

A postura expansiva é usada pelos políticos ou os desejam aparentar serem líderes. Colocam a coluna vertebral na vertical, peito estufado, ombros para trás, queixo elevado e andam como se fossem donos do mundo.



         Usa a postura de  braços abertos é dos que querem aparentar serem líderes.

♦ Veja se o outro está com Raiva

Uma pessoa enraivecida contrai os músculos do rosto, que fica pálido ou avermelhado, suando, as pupilas dilatadas, os olhos “esbugalhados”. As mãos e os braços tremem, os punhos se fecham, a voz fica áspera, e ela fala alto ou grita, com a respiração ofegante.


A pessoa com raiva contrai o rosto e fica com a “carranca da raiva”.

 

♦ Veja se o outro está com Medo  

A pessoa com medo fica pálida, o olhar é amedrontado e tem rugas na testa. Pode suar na face, mãos e corpo. Os músculos se contraem e os braços e pernas podem tremer. Mas em vez de correr ela pode ficar parada, com os cabelos dos braços em pé.

No medo os olhos ficam esbugalhados e as sobrancelhas franzidas.

 

♦ Veja se o outro está triste                                               

 As reações corporais da tristeza são olhar triste, sem vida,  os movimentos da pessoa são lentos, os ombros caídos e ela olha mais para baixo, com a cabeça baixa.

 


Na tristeza caem os cantos dos lábios, o olhar é triste e sem vida.

Ativação do cérebro na Leitura Corporal

 

O cérebro utiliza várias estruturas na leitura corporal - uma área sub-cortical abrangendo a amígdala e o corpo estriado; parte do córtices occipital, temporal,  somatossensorial, pré-frontal e pré-motor, que contribuem para a avaliação dos dados vindos do corpo (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4543892/).



O cérebro utiliza várias estruturas na leitura corporal.

 

Teste sua capacidade de Leitura Corporal

Você deve avaliar sua capacidade de Leitura Corporal, através do teste abaixo, para ver onde pode melhorar. Responda as questões e analise suas respostas para saber o que fazer. A avaliação não é aprofundada, pois ela exigiria um questionário mais complexo.

 

Instruções

Este teste, com 20 questões, lhe dará uma ideia de como está sua capacidade de Leitura Corporal. Leia com atenção, sem pressa e use o tempo necessário para cada pergunta. Cada questão tem 2 alternativas de respostas, S ou N e você deve escolher UMA delas. 

Marque se estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre, ou se não estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre. Considere seu comportamento habitual e não como gostaria de ser.

 

Questões :

1.


                             A moça da fotografia está sentida porque perdeu o namorado. ___ 

 

2.


                                       As moças  acima não estão abertas ao diálogo. ____ 


3.

                        O homem da foto não está preocupado com seus problemas. ___

4.

                            O rapaz  acima está alegre porque recebeu uma promoção no trabalho.___ 

5.

O menino da foto está com depressão. ___ 


6.

                             O homem acima pode estar triste com a morte do filho.___ 

7.

                  A moça da foto está com  medo do que viu. ___

8.  

         Deram a esta moça a notícia que não  receberá um presente. ___

9.

    Esta moça está entusiasmada com o que viu. ___ 

   10.

       Este rapaz não está dando um sorriso  verdadeiro. ___  

11.

         O rapaz da foto está muito preocupado. ___ 

12. 


              A moça da foto acha que tudo vai correr bem com ela. ___ 

13.


        O rapaz da foto acha que nada vai dar certo na vida dele. ___ 

 

14.

As senhoras da foto estão se entendendo bem na conversa.

 15.

O homem acima não quer receber sugestões. ___

16.


      Os namorados acima não estão se entendendo. ___

 17.


                  O rapaz acima está temeroso com seu futuro. ___ 

 18.


Quem aperta a mão do outro assim, não deve atender seu pedido. ___ 

 

19.

 


A moça acima está expressando humildade. ___

 

20.

 


         O homem acima tem intenção dominadora.___ 

 

Para chegar a seu Escore, confira a seguir  pelo gabarito de respostas corretas :

1. S        2. S      3. N       4. N      5. S      6. N      7. N     8. S     9. N    10. N

11. S     12. N    13. N    14. N    15. S    16. N   17. S    18 . S  19. N    20. S                    

Significado de seu Escore:

Se você acertou de 1 a 5  questões: sua  Leitura Corporal é muito baixa e merece atenção. Identifique seus pontos fracos e tente melhorar praticando as orientações deste e-book. Se não melhorar procure ajuda profissional.

Se você acertou de 6 a 10  questões: você tem nível baixo  de Leitura Corporal e deve melhorar, praticando as orientações deste e-book. Depois repita o teste para ver se melhorou e se não melhorar procure ajuda profissional.

Se você acertou de 11 a 15  questões: você tem nível moderado de Leitura Corporal . Tem uma habilidade acima da média para perceber a linguagem do corpo de outras pessoas. Identifique suas deficiências e pratique as recomendações deste e-book. Depois repita o teste para ver se melhorou.

 Se você acertou de 16 a 20  questões :você tem nível alto de Leitura Corporal, parabéns. Mas deve praticar as orientações deste e-book para melhorar. Você entende bem  a linguagem do corpo de outras pessoas.

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RESUMO

 1.  A linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal que fornece pistas importantes sobre os pensamentos e sentimentos da pessoa. Analise a postura corporal dela, a face, gestos, movimentos e o andar, perceba o que viu e dê o significado adequado. Preste atenção à distância que lhe separa dela, à inclinação da sua cabeça e do seu corpo, a seus olhos, rosto, voz, gestos, mãos, braços, pernas e pés.

2. Veja se o sorriso do outro é falso ou verdadeiro, se ele está calmo, estressado ou ansioso; desconfiado ou receptivo; alegre ou triste; tenso ou relaxado; com raiva, medo ou outras emoções.  Preste atenção ao tom de sua voz, gestos e postura corporal. As expressões emocionais  no rosto aparecem e desaparecem rapidamente, mas você pode percebê-las, se estiver atento.

3. Quanto mais próxima a pessoa estiver de você, mais aberta estará e quanto mais longe, mais fechada estará ao diálogo. Se ela inclinar a cabeça para você durante uma conversa, pode ser sinal de afinidade, entretanto quando você elogia uma pessoa tímida ela pode baixar a cabeça. A cabeça empinada e o queixo para cima, podem significar desafio, principalmente se o olhar for desafiador.

 4. Preste atenção aos olhos da pessoa para saber se ela está alegre, triste ou com raiva. Quando você cruzar o olhar com outro perceberá suas emoções. Quando uma pessoa sorrir, você pode saber se o sorriso é verdadeiro ou falso, pois no verdadeiro, os cantos dos olhos e dos lábios se elevam e  há alegria no olhar.  No falso só se elevam os cantos dos lábios e não há alegria no olhar.  Piscar os olhos rapidamente pode ser sinal de estresse ou ansiedade. Se a pessoa lhe olha e desvia o olhar, pode estar mentindo. Arregalar os olhos e abrir a boca é sinal de surpresa.

  5. Quando uma pessoa fica olhando o tempo todo para o chão pode ser devido à timidez, aborrecimento, depressão ou porque esconde algo. Pupilas dilatadas você vê em pessoas interessadas na conversa ou quando usou drogas. Um olhar distante pode indicar reflexão ou desinteresse na conversa.

 6. Preste atenção se a pessoa levanta só uma sobrancelha, porque ela pode estar duvidando de você. O sorriso é sinal de aprovação. Se uma pessoa tem sobrancelhas franzidas e rugas na testa, provavelmente tem preocupação crônica, pois o medo produz rugas. A mandíbula e o pescoço contraídos, ou a testa franzida, são sinais  de estresse ou preocupação.

 7. Preste atenção aos braços e mãos do outro: se ele cruzar os braços pode ser porque se retraiu, ou porque é um hábito, ou porque está com frio. Se a pessoa botar os braços abertos e as mãos atrás do pescoço, pode ser porque está descontraída. 

 Botar as mãos nos quadris pode indicar impaciência ou cansaço. Botar as palmas das mãos para cima é um gesto de súplica. Se ela fechar as mãos, como se fosse dar um murro, isso indica raiva, principalmente se os olhos estiverem arregalados e o queixo para cima.

 8. Se a pessoa aperta uma mão contra a outra , ou bate rapidamente os dedos na mesa, ou roer as unhas, provavelmente está estressada e ansiosa. Um  aperto de mão duplo, em que a pessoa bota uma mão em cima da sua e outra por baixo, pode significar querer dominar o relacionamento. Um dedo apontado numa direção com a mão fechada pode significar desejo de dominação.

 9. Preste atenção à voz do outro para saber se ele está alegre, triste, com raiva, medo ou surpreso. Uma pessoa irritada fala alto, mas se a raiva é grande ela grita. Uma voz áspera e vagarosa, pode indicar raiva escondida.

 10. Preste atenção aos gestos do outro: se alguém mete os dedos no cabelo e empurra para trás, pode ser devido a estresse ou porque tem ideias conflitantes com as suas. Se uma pessoa está de óculos e os empurra para cima do nariz e franze a testa, provavelmente não concorda com você .

 11. Preste atenção aos pés e pernas do outro: se a pessoa  bate os pés no chão depressa, ou balança as pernas, ou muda o peso do corpo de uma perna para outra, provavelmente está impaciente, amedrontada, estressada ou intimidada. Pernas cruzadas indicam dificuldades na conversa.

 12. Veja se o outro está com Raiva: ela contrai os músculos do rosto, que fica pálido ou avermelhado, suando, as pupilas dilatadas, os olhos “esbugalhados”. As mãos e os braços tremem, os punhos se fecham, a voz fica áspera,  grosseira, e a  respiração é ofegante .

 13. Veja se o outro está com Medo: a pessoa com medo fica pálida, o olhar é apavorado, e tem rugas na testa. Pode suar na face, mãos e corpo. Os músculos se contraem e os braços e pernas podem tremer. Mas ela pode ficar parada, com os cabelos dos braços em pé.

 14. Veja se o outro está triste: as reações corporais da tristeza são olhar triste, sem vida,  os movimentos dele são lentos, os ombros caídos e o olhar para baixo, a cabeça baixa.

 15. Responda ao teste para avaliar sua  capacidade de Leitura Corporal, saber seus pontos fracos e como melhorá-los. Depois de responder as questões, analise as respostas e trabalhe para melhorar. Se preciso, procure ajuda de um profissional.


REFERÊNCIAS E LINKS 

1. Cooper, R., Sawaf, A, Inteligência Emocional na Empresa, Campus, 5a ed., Rio de Janeiro, 1997.

 2. Goleman, D., Inteligência Emocional, Objetiva, São Paulo, 1998

 3. Santos, J., Educação Emocional na Escola, Memorial das Letras, Bahia, 1999.

 4. Filizolat,I., Inteligência do Coração, Campus, Rio de Janeiro, 1998

    5. Weisinger, H., Inteligência Emocional no Trabalho,Objetiva,3a ed., São Paulo , 1997.

       6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6022678/

7.  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4543892/

8.   Ebook 10 “Alegria e bom humor - como cultivar?

9.  Ebook 3  “Como treinar a Plena Atenção e avaliar o resultado”

10. Ebook 19 “Como lidar com o Medo?”.

11. Ebook 8 “Raiva - como controlar?”. 

           12. Ebook “Estresse- quais suas causas e efeitos?”.

13. Ebook “Estresse- como prevenir?”

14. Ebook “Como aprender a Prestar Atenção?”

 

IMAGENS: Pixabay.com

 







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