E-book 32
Compaixão
e Como ler o Corpo do Outro
P
S I C O L O G I A
M O D E R NA
Blog emoçaoeatencao@blogspot.com
Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos
2023 - Bahia- Brasil
QUEM É O AUTOR
Jair de Oliveira
Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade
Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar,
Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo
de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.
Criou o
blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou
90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve ,
segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o
lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.
Pioneiro da Educações
das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários
colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação
Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3-
Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos
Históricos, Fundamentos e Resultados.
Dedicou-se à Educação
Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o
presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da
Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e
Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.
Dedico este e-book:
In memoriam:
A minha inesquecível esposa falecida,
Olívia,
E a meu Pai e minha Mãe.
A meus filhos:
Jair Filho, César, Telma, Vinicius e
Paulo
A meus netos:
Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro
Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.
● ● ●
A todos que nos propiciaram condições e
estimularam estudos, pesquisas e reflexões sobre a Educação das
Emoções.
● ● ●
“Quem conhece aos outros é inteligente
Quem conhece a si
mesmo é sábio “
Lao Tsé – Tao te King,
XXXIII
● ● ●
“Trata a humanidade, na tua própria
pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”
Kant I., “Fundamentação
da metafísica dos costumes”, 1786.
● ● ●
“Não há outro universo, senão o
universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora
de si um fim que o homem se realizará como ser humano”
Sartre,J.P., “O Existencialismo é um
humanismo”, 1944
● ● ●
“Para criar uma boa
vida, não basta lutar por metas que nos trazem prazer, mas também
escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.
Mihaly
Csikszentmihalyi
A Descoberta do
Fluxo, 1999.
COMUNICADO
A partir de 26-11-22, o blog emoçaoeatencao@blogspot.com
terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de
milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking
Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho,
publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já
publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto
integrado de conhecimentos.
Ranking database emoção
atenção@blogspot.com, pesquisa.
Imagens de ranking data base
emocaoeatencao@blogspot.com
RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 32
Capítulo 1:
Compaixão
Capítulo 2:
Como Ler o Corpo do Outro
CAPÍTULO 1
COMPAIXÃO
Neste e-book você saberá o que é a Compaixão, suas características, como praticá-la, seus efeitos benéficos, como aprendê-la. E também o que é Autocompaixão, como o cérebro é ativado durante a Compaixão e fará um teste para saber como anda a sua.
O que é Compaixão?
A Compaixão é um sentimento que permite ao indivíduo expressar sua empatia e simpatia por outra pessoa, conhecer o sofrimento dela e ajudá-la a diminuí-lo. A Compaixão e a pena são sentimentos diferentes: na pena o indivíduo é sensibilizado pelo sofrimento do outro mas não faz nada para diminuir este sofrimento, enquanto na Compaixão ele pratica uma ação para diminuir o sofrimento do outro, sua dor.
A verdadeira Compaixão é ligada à ação.
A Compaixão lhe permite
conhecer o sofrimento do outro.
A Compaixão depende da capacidade de se relacionar que a pessoa tem. Depende de seu sistema de neurônios-espelho, localizado no cérebro. Eles entram em atividade quando uma pessoa observa outra praticando uma ação, como sorrir ou bater palmas. Ao ver uma pessoa sofrendo seus neurônios-espelho entram em sintonia com sofrimento, que você passa a sentir como se fosse seu. Vem junto o desejo de ajudar.
Na Compaixão você pratica uma ação para
tirar o sofrimento do outro.
Qual o significado da Compaixão?
A finalidade da Compaixão é preservar os fracos e necessitados e, consequentemente, a da espécie humana. Ao praticar um ato de compaixão a pessoa ativa no seu cérebro o sistema de recompensa, que produz mais dopamina e mais serotonina, que lhe dão prazer, que lhe estimula a repetir seu gesto.
Tipos de Compaixão
Há um tipo, a Compaixão Genética, em que a ação do indivíduo
é limitada à sua família e é trazida pelo indivíduo em seus genes. Ela abrange
os pais, filhos, irmãos e parentes, e é encontrada nos animais de um modo
geral. É ela que faz os pais cuidarem dos filhos e protegê-los até que possam
sobreviver sozinhos. Os pássaros cuidam de seus filhotes até que eles possam
voar, sair do ninho e viver sozinhos.
Outro tipo é a Compaixão Aprendida, que pode ser adquirida,
desde que hajam os estímulos adequados. O indivíduo aprende a ter Compaixão por
outros que não sejam da família e que estejam com sofrimento físico,
psicológico ou moral. Através da Compaixão a pessoa ajuda a pessoas que não conhece,
contribuindo para que elas tenham mais
bem-estar, e o mundo seja melhor.
A Compaixão deve ser
dirigida para todos os seres humanos.
Efeitos da Compaixão
Brito-Pons publicou, em 2018, uma pesquisa na qual
os participantes foram treinados para desenvolver a compaixão, tendo sido
constatada melhora da empatia, da compaixão e da identificação com a
humanidade. Foi constatada a diminuição da depressão e do estresse, aumento da
satisfação com a vida e do bem-estar, da atenção plena e da autocompaixão, bem
como da preocupação empática (https://link.springer.com/article/10.1007/s12671-018-0898-z).
Pesquisa de Fredrickson, em 2008, com pessoas que dirigiam compaixão para si mesmo (autocompaixão) durante uma semana, e na semana seguinte para seus familiares, mostrou que eles aumentaram o bem-estar, tiveram menos depressão, maior satisfação com a vida e melhor forma física.
Outras pesquisas mostram que praticantes da Compaixão aumentam seus anticorpos e suas imunidades, medidos pelos níveis de cortisona e interleucinas. A Compaixão, segundo o Centro de Compaixão e Altruismo da Universidade de Stanford, reduz o sofrimento de pessoas em situações difíceis e pode se tornar um recurso a ser usado no estresse (http://ccare.stanford.edu/education/about-compassion).
Como aprender a ter Compaixão?
A Compaixão pode ser aprendida. Isto foi verificado num curso dado por Weng em 2013, sobre Meditação e Bondade Amorosa. Nele foram desenvolvidos nos participantes sentimentos de benevolência para com os outros e para consigo mesmo. No fim do curso as pessoas tiveram mais compaixão com os outros, e a ressonância magnética mostrou que diversas áreas do cérebro relacionadas ao amor, à compaixão e a emoções positivas foram ativadas (www.spring.org.uk/2014/02/8).
A compaixão pode ser ensinada.
O Compassion Institute oferece cursos de treinamento para a Compaixão, e algumas Faculdades de Medicina colocaram no currículo para a formação do médico a disciplina Compaixão (https://www.compassioninstitute.com/cct).
Compaixão é ensinada no curso médico.
Como praticar a Compaixão?
Se a Compaixão se tornar uma prática universal o
mundo será mais humano: haverá maior compreensão entre os indivíduos, que
praticarão o bem sem esperar recompensa. O ser humano se preocupará com seu
bem-estar e com o dos outros.
Para desenvolver a Compaixão siga as recomendações abaixo:
♦ Pratique a Empatia
A empatia anda junto com a compaixão. Através da empatia você conhece a
dor e o sofrimento do outro, e usando a compaixão você pratica ações para
ajudá-lo.
Quando você encontrar alguém sofrendo, coloque-se no lugar dele e se esforce
para sentir seu sofrimento de forma sincera, e isto desenvolverá seu desejo de
ajudá-lo. Você pode fazer o possível dando ajuda financeira, alimentar,
moral, conselhos, orientações e outras ações possíveis.
♦ Procure semelhanças com o outro.
Cada ser humano tem suas características, mas tem também semelhanças com os outros e são estas semelhanças que você deve buscar ao praticar a compaixão. Olhe para quem sofre com olhos mais sensíveis, veja o que ele tem semelhante a você e se compadeça de suas dores e sofrimentos.
♦ Não julgue o
outro.
Não julgue a pessoa necessitada. Pense apenas no seu sofrimento e em sua dor. Não procure saber porque ela chegou à situação atual e foque apenas seu sofrimento. Se você julgá-la, vai prejudicar a compaixão, e você terá apenas pena dela, deixando de lhe ajudar.
♦ Não espere
gratidão de quem você ajudou.
Muitas pessoas a quem você ajudou não
reconhecerão sua ajuda, mas não se importe com isto, pois seu objetivo é
de fazer o bem. O que você quer é diminuir seu sofrimento, sem esperar qualquer
retribuição. Se ele lhe agradecer, ótimo, pois terá a alegria de se ver
reconhecido.
Não espere
agradecimentos de quem você ajudou.
Como praticar a Autocompaixão?
Cuide de você mesmo com carinho e dirija seu amor para você. Ame-se.
Seja bondoso e tolerante com seus erros, seja paciente e espere que as coisas
ocorram em seus tempos certos, pois cada coisa tem seu tempo. Estimule sua
autoestima e reconheça seu valor, pois assim terá mais autoconfiança e mais
força para fazer o bem.
Cuide-se de si mesmo
com carinho e dirija seu amor para você.
Quanto mais você se conhecer mais poderá se ajudar.
Como
o cérebro é ativado na Compaixão?
Pesquisa feita em 2014 por Klimecki,
analisou a ressonância magnética de pessoas que fizeram um treinamento da
Compaixão. Concluiu que durante a Compaixão há ativação de regiões cerebrais
associadas com a recompensa, o amor e a afiliação: o córtex órbito- frontal
medial, córtex cingulado anterior, ínsula, estriado ventral e giro
frontal médio direito.
Quando é praticada a Empatia as regiões cerebrais ativadas não são as referidas, comprovando que são diferentes as bases neurais da duas emoções.
O treinamento
da Compaixão ativa várias regiões cerebrais.
Os pesquisadores concluiram que os efeitos indesejáveis resultantes da prática da empatia por médicos e agentes de saúde que vivem em contato com o sofrimento dos pacientes, pode ser revertido com o treinamento da Compaixão.
Enquanto a empatia aumenta as emoções negativas, a Compaixão fortalece as emoções positivas associadas à ajuda aos outros, por isto é considerada útil para lidar com os efeitos negativos da empatia . (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4040103/).
O treinamento em
Compaixão é útil para o médico e para o paciente.
Teste sua Compaixão
Você deve avaliar sua Compaixão no teste abaixo para ver onde pode melhorar. Responda às questões e analise suas respostas para saber o que fazer. A avaliação não é aprofundada, pois exigiria questionário mais complexo.
Instruções
Este teste, com 20 questões, lhe dará uma ideia de como está sua Compaixão. Leia com atenção, sem pressa e use o tempo necessário para cada pergunta. Cada questão tem 2 alternativas de respostas, S ou N e você deve escolher UMA delas. Marque S se estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre, ou N se não estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre. Ao responder considere seu comportamento habitual e não como gostaria de ser.
Questões :
1. Ao praticar um ato de compaixão você deve fazer o que puder no momento. ___
2. A Compaixão a pessoa nasce com ela ou
pode aprender. ___
3. Empatia e compaixão são conceitos iguais. ___
4. Ao encontrar uma pessoa necessitando de ajuda você deve
procurar entender a causa da situação. ___
5. A única forma de praticar Compaixão para uma pessoa é dar dinheiro a ela. ___
6. A diferença entre Compaixão e Pena é que na Compaixão a pessoa
pratica uma ação para aliviar o sofrimento do outro e na pena não faz
nada. ___
7. Depois de uma pessoa praticar a compaixão, não sente prazer e bem-estar. ___
8. Se você tem notícias de algo que vai prejudicar um amigo, avisa-o logo. ___
9. Se você ajuda alguém praticando
Compaixão e ela não agradece, fica irritado. ___
10. Você deve ter Autocompaixão,
bondade e tolerância consigo mesmo. ___
11. Quando você fracassa e fica frustrado, em vez de se recriminar, se divirte e faz tarefas agradáveis. ___
12. Quando seu parceiro/a sentimental está triste você quer saber a causa. ___
13. Quando uma pessoa de sua família tem problemas você não
procura ajudá-lo ___
14. Durante uma reunião você nota um colega desligado e, não lhe dá atenção. ___
15. Quando há notícia desagradável, você dá com
cuidado, para não chocar. ___
16. Se você não tem notícias de um amigo, não dá um
telefonema para ele. ___
17. Sabendo que um colega foi despedido você não lhe telefona confortando-o. ___
18. No convívio com seu parceiro/a, você o julga mais do que o compreende. ___
19. Você gosta de ver sofrer seu parceiro/a sentimental ___
20. Você fica feliz quando seu parceiro sentimental
sorri. ___
Como chegar a sua Pontuação Final:
Primeiro conte o número de respostas afirmativas S e o de respostas negativas N. A seguir dê 1 ponto para cada resposta afirmativa nas questões 1, 2, 6, 8, 10, 11, 12, 15, 19 e 20. E 1 ponto para cada resposta negativa nas questões 3, 4, 5, 7, 9, 13, 14, 16,17 e 18. Sua pontuação final será a soma dos pontos das respostas afirmativas e negativas. Exemplo: se respondeu S para 6 questões e N para 4 questões, sua pontuação final será 6 + 4 = 10.
Significado de sua Pontuação Final:
Pontuação entre 1 e 5: sua Compaixão
é muito baixa e merece atenção. Identifique seus
comportamentos inadequados e tente melhorar praticando as orientações deste e-book. Se
não melhorar procure ajuda profissional.
● Pontuação
entre 6 e 10: você tem nível baixo de Compaixão e deve
melhorar, praticando os comportamentos indicados neste e-book.
Depois repita o teste para ver se melhorou e se não melhorar procure ajuda
profissional.
● Pontuação
entre 11 e 15: você tem nível moderado de Compaixão. Tem
habilidade acima da média para tratar o sofrimento das outras
pessoas. Identifique suas deficiências e pratique as recomendações deste e-book. Depois
repita o teste para ver se melhorou.
● Pontuação entre 16 a 20: você tem nível alto de Compaixão, mas deve praticar as recomendações dadas para melhorar. Você está de parabéns porque pode tratar bem o sofrimento e as necessidades de outras pessoas.
Compartilhe e
divulgue este Post para termos pessoas com mais bem-estar, tranquilidade e um
mundo melhor!
RESUMO
1. A Compaixão permite à pessoa expressar sua empatia e simpatia por outra e ajudar a melhorar seu sofrimento. Ela depende de seus neurônios-espelho localizados no cérebro, que entram em atividade quando uma pessoa observa outra praticar uma ação. Quando você vê alguém sofrendo seus neurônios-espelho entram em atividade, permitindo que sinta o sofrimento dela.
2. A Compaixão e a Pena
são sentimentos diferentes. Na pena o indivíduo reconhece o sofrimento do outro, mas não
pratica nenhuma ação para ajudá-lo e na Compaixão ele pratica uma ação para
diminuir este sofrimento. Ao praticar acompaixão a pessoa ativa seu
sistema de recompensa, que produz mais dopamina e serotonina, que lhe dão
prazer.
3. Há uma
compaixão que é dirigida para a família, a Compaixão Genética, que
vem com os genes. Abrange pais, filhos, irmãos e parentes, sendo
encontrada nos animais. Outro tipo é a Compaixão Aprendida, que
pode ser adquirida pelo treinamento. O indivíduo aprende a ter Compaixão por
outras pessoas que estejam sofrendo, inclusive por pessoas que não conhece,
contribuindo para que elas tenham mais
bem-estar.
4. Brito-Pons publicou, em 2018, uma pesquisa na qual os participantes foram treinados para desenvolver a compaixão, e verificou melhora da empatia e compaixão deles. Eles tiveram diminuição da depressão e do estresse, aumento da satisfação com a vida, da Atenção Plena e da autocompaixão. Outras pesquisas mostraram nos praticantes da Compaixão aumento de anticorpos e da imunidade. Segundo o Centro de Compaixão e Altruismo da Universidade de Stanford, ela reduz o sofrimento da pessoa que a pratica e é um recurso que pode ser usado no estresse.
5. A Compaixão
pode ser aprendida. Foi verificado num curso dado por
Weng em 2013, onde foram promovidos os sentimentos de benevolência com os
outros e para si mesmos. As pessoas aumentaram as compaixões e a ressonância mostrou que diversas áreas cerebrais relacionadas ao amor, à
compaixão e a emoções positivas foram ativadas.
6. Para desenvolver a Compaixão pratique a Empatia pois através dela
você conhece a dor e o sofrimento do outro , e devido à compaixão você deseja
praticar ações para aliviá-lo. Você não pode fazer o impossível, mas fazer o
que puder. Olhando para quem sofre com olhos mais sensíveis você se
compadece de seus sofrimentos.
7. Não julgue a pessoa que sofre: pense apenas no
sofrimento que ela tem. Se você julgá-la, em vez de compaixão terá
apenas pena dela, não praticará nenhuma ação e não
diminuirá seu sofrimento. Não espere gratidão de quem ajudou, pois muitas
pessoas não reconhecerão a ajuda. Não se importe pois seu objetivo
era fazer o bem, sem esperar retribuição. Se ele agradecer, ótimo,
pois terá a alegria de ver seus atos reconhecidos.
8. A Autocompaixão é o sentimento de compaixão dirigido para
você mesmo. Nela você se olha com a bondade e a tolerância que
dirige para o outro. Quando você estiver com a cabeça parecendo que vai
estourar de problemas, tenha compaixão de si mesmo, em vez de se
culpar. Cuide-se com carinho e dirija para você seu amor. Seja bondoso e
tolerante com seus erros e espere as coisas ocorrerem em seus tempos certos.
Cultive sua autoconsciência, pois quanto mais você se conhecer mais saberá
suas necessidades e mais poderá se ajudar.
9. Pesquisas mostram que o treinamento da Compaixão
é acompanhado da ativação de diversas regiões cerebrais e que os efeitos
indesejáveis resultantes da prática da empatia por médicos e outros agentes de
saúde, pode ser revertido com o treinamento da Compaixão.
10. Responda
ao teste para avaliar sua capacidade de Compaixão e
saber onde melhorá-la. Analise as respostas dadas para saber seus pontos fracos. Se preciso, procure ajuda.
1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4040103/)
2. https://link.springer.com/article/10.1007/s12671-018-0898-z.
3. http://ccare.stanford.edu/education/about-compassion.
4. www.spring.org.uk/2014/02/8.
5. Post 50, “Como ler o
Corpo do Outro”?
6. Post 29, de19/1/2018-
“Como aprender a Prestar Atenção?”
IMAGENS: Pixabay.com
CAPITULO 2
COMO LER O CORPO DO OUTRO
Neste capítulo você saberá como ler o corpo do outro e como saber o significado de sua linguagem corporal: das suas expressões faciais e movimentos dos braços, pernas, corpo. Saberá a atividade do cérebro durante a leitura corporal e fará um teste para saber como está sua capacidade de ler o corpo do outro.
Como ler o corpo do outro?
A linguagem corporal é uma forma de comunicação
não-verbal que dá pistas importantes sobre as intenções, emoções e motivações das
pessoas. Durante seu dia colha informações sobre os pensamentos e
sentimentos das outras pessoas analisando suas posturas corporais, faces,
gestos, movimentos e andar. Para ler a linguagem corporal
perceba o que vê e atribua significado ao que viu.
Para você se relacionar bem, precisa mandar mensagens e receber respostas das pessoas. Para isto deve prestar atenção às mensagens recebidas , à distância que a pessoa está de você, à inclinação da cabeça e do corpo do outro, a seus olhos, rosto, voz, gestos, mãos, braços, pernas e pés.
Se o outro está com braços
cruzados e cara fechada está retraído.
Ao conversar com outra pessoa olhe bem dentro dos seus olhos.
Ler as mensagens corporais cordiais do outro é uma necessidade.
Como decifrar a linguagem corporal?
Na compreensão da linguagem corporal você deve levar em conta o contexto da situação. Por exemplo, se a pessoa estiver com os braços cruzados provavelmente ela está na defensiva, a menos que esteja sentindo frio ou se a cadeira não tiver apoio para os braços. Considere as seguintes situações:
♦ Preste atenção à distância que lhe separa da pessoa.
Quanto mais próxima a pessoa estiver, mais aberta estará e quanto mais
longe ela fica mais fechada está. Se você se aproxima e ela também, é porque
está receptiva, mas uma pessoa tímida ou preocupada pode querer ficar distante.
Duas pessoas conversando bem próximas estão abertas para a conversa.
♦ Preste atenção à cabeça do outro
● Se a pessoa inclinar a cabeça para você numa conversa, pode ser sinal de afinidade. Mas lembre que se você elogia uma pessoa tímida ela pode baixar a cabeça, e também se ela estiver lhe escondendo algo.
● A cabeça empinada e o queixo para cima, podem significar desafio,
principalmente se as sobrancelhas estiverem arqueadas e o olhar for desafiador.
Mas se for acompanhado de um sorriso, pode ser por que a pessoa gosta da
conversa.
♦ Preste atenção aos olhos do outro
Através dos olhos você sabe se alguém está alegre, triste, com raiva ou
medo. Olhando nos olhos do outro haverá comunicação mais profunda, porque há
ligação entre o olho e as amígdalas cerebrais. Quando os olhares se cruzam a
pessoa percebe as emoções da outra.
● Quando uma pessoa sorrir, você pode saber se o sorriso é verdadeiro ou falso. No verdadeiro, os cantos dos olhos e os cantos dos lábios se elevam e você vê alegria no olhar. No sorriso falso se elevam os cantos dos lábios, mas não tem alegria no olhar.
No sorriso verdadeiro, sobem os cantos dos olhos e há alegria no olhar.● Piscar os olhos rapidamente pode ser sinal de estresse ou ansiedade. Se a pessoa olha para os lados, pode estar mentindo, distraída ou submissa. Se ela lhe olha e desvia o olhar, pode estar mentindo. Arregalar os olhos e abrir a boca é sinal de surpresa.
Arregalar os olhos e abrir a boca é
sinal de surpresa.
● Quando uma pessoa olha o tempo todo para o chão pode ser timidez, aborrecimento, depressão ou escondendo algo. Pupilas dilatadas são encontradas quando a pessoa está interessada na conversa ou quando usou drogas. Um olhar distante pode indicar reflexão ou desinteresse na conversa.
Um olhar distante pode indicar reflexão ou desinteresse na conversa.
♦ Preste atenção ao rosto do outro
● Se você conversa com uma pessoa e ela levanta só uma sobrancelha, pode estar duvidando de você. Se ela sorri é um gesto de aprovação e se mostrar os dentes ao sorrir e fechar um pouco os olhos, está alegre.
Se a
pessoa sorri na conversa, é uma forma de aprovação.
AQUI,27-6● Quando uma pessoa tem sobrancelhas franzidas e rugas na testa, provavelmente tem preocupação crônica, pois um dos efeitos do medo é contrair os músculos da testa, que produz rugas.
Sobrancelhas franzidas e rugas na testa são sinais de preocupação.
♦ Preste atenção aos braços e mãos do outro
● Se a pessoa cruzar os braços pode ser porque ela se fechou, ou porque tem este hábito, ou porque está com frio.
Mãos entrelaçadas no pescoço podem ser porque a pessoa quer conversar.
Punho fechado como se fosse dar um
murro, indica raiva.
● Bater rapidamente os dedos na mesa, roer as unhas ou apertar os dedos uns contra os outros indicam estresse ou ansiedade.
Roer as unhas é sinal
de estresse ou ansiedade.
● No aperto de mão duplo, a pessoa bota uma mão em cima
da sua e outra por baixo e significa querer ter domínio no
relacionamento.
O aperto de mão duplo significa querer dominar no relacionamento.
● Um dedo apontado para uma direção,com a mão fechada, pode significar o
desejo de dominação.
♦ Preste atenção à voz do outro
Pela voz você sabe se o outro está
alegre, triste, com raiva, medo ou surpreso. Uma pessoa irritada fala mais
alto, mas se a raiva é grande ela grita. Uma voz áspera e vagarosa, pode
indicar raiva escondida.
Uma pessoa com muita raiva pode
gritar.
Uma pessoa repreendida esconde sua raiva, que você percebe pela alteração de sua voz. Na alegria a voz é característica e a pessoa fala quase sorrindo.
Se uma mãe briga com o filho sua voz fica
alterada pela raiva.
♦ Preste atenção aos gestos do outro
● Se alguém mete os dedos no cabelo e empurra para trás, pode ser devido a estresse ou porque tem ideias conflitantes com as suas. Se suas sobrancelhas estiverem levantadas, provavelmente ele discorda de você.
● Se uma pessoa está de óculos , os empurra para cima do nariz e franze a testa, provavelmente não concorda com você. Se as sobrancelhas estiverem franzidas ou arqueadas isso confirma o desacordo.
Uma pessoa de óculos que franze a testa, não
está concordando com você.
♦ Preste atenção aos pés e pernas do outro
● Se a pessoa bate os pés no chão
depressa, ou balança as pernas, ou muda o peso do corpo de uma perna para
outra, provavelmente está impaciente, amedrontada ou estressada. Cruzar as
pernas pode indicar sinal de dificuldades na conversa.
Cruzar as pernas pode indicar sinal de
dificuldades na conversa.
● Preste atenção à postura autoritária do outro
A postura expansiva é usada pelos políticos ou os desejam aparentar
serem líderes. Colocam a coluna vertebral na vertical, peito estufado, ombros
para trás, queixo elevado e andam como se fossem donos do mundo.
Usa a postura de braços abertos é dos que querem aparentar serem líderes.
♦ Veja se o outro está com Raiva
Uma pessoa enraivecida contrai os músculos do rosto, que fica pálido ou
avermelhado, suando, as pupilas dilatadas, os olhos “esbugalhados”. As mãos e
os braços tremem, os punhos se fecham, a voz fica áspera, e ela fala alto ou
grita, com a respiração ofegante.
A pessoa com raiva contrai o rosto e fica com a “carranca da raiva”.
♦ Veja se o outro está com Medo
A pessoa com medo fica pálida, o olhar é amedrontado e tem rugas na testa. Pode suar na face, mãos e corpo. Os músculos se contraem e os braços e pernas podem tremer. Mas em vez de correr ela pode ficar parada, com os cabelos dos braços em pé.
No medo os olhos ficam esbugalhados e as sobrancelhas franzidas.
♦ Veja se o outro está triste
As reações corporais da tristeza são
olhar triste, sem vida, os movimentos da pessoa são lentos, os ombros
caídos e ela olha mais para baixo, com a cabeça baixa.
Na tristeza caem
os cantos dos lábios, o olhar é triste e sem vida.
Ativação do cérebro
na Leitura Corporal
O cérebro utiliza várias estruturas na leitura corporal - uma área sub-cortical
abrangendo a amígdala e o corpo estriado; parte do córtices occipital, temporal,
somatossensorial, pré-frontal e pré-motor, que contribuem para a avaliação dos
dados vindos do corpo (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4543892/).
O cérebro utiliza várias estruturas na
leitura corporal.
Teste sua capacidade de Leitura Corporal
Você deve avaliar sua capacidade de Leitura Corporal, através do teste abaixo, para ver onde pode melhorar. Responda as questões e analise suas respostas para saber o que fazer. A avaliação não é aprofundada, pois ela exigiria um questionário mais complexo.
Instruções
Este teste, com 20 questões, lhe dará uma ideia de como está sua capacidade de Leitura Corporal. Leia com atenção, sem pressa e use o tempo necessário para cada pergunta. Cada questão tem 2 alternativas de respostas, S ou N e você deve escolher UMA delas.
Marque S se
estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre, ou N se
não estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre. Considere seu
comportamento habitual e não como gostaria de ser.
Questões :
1.
A moça da fotografia está sentida porque perdeu o namorado. ___
2.
As moças acima não estão abertas ao diálogo. ____
3.
O homem
da foto não está preocupado com seus problemas. ___
4.
O rapaz
acima está alegre porque recebeu uma promoção no trabalho.___
5.
O menino da foto está com depressão. ___
6.
O homem
acima pode estar triste com a morte do filho.___
7.
A moça da foto está com medo do que
viu. ___
8.
Deram
a esta moça a notícia que não receberá um presente. ___
9.
Esta moça está entusiasmada com
o que viu. ___
10.
Este rapaz não está dando um sorriso verdadeiro. ___
11.
O
rapaz da foto está muito preocupado. ___
12.
A moça da foto acha que tudo vai correr bem com ela. ___
13.
O rapaz da
foto acha que nada vai dar certo na vida dele. ___
14.
As senhoras da foto estão se entendendo bem na conversa.
15.
O homem acima não quer receber
sugestões. ___
16.
Os namorados acima não estão se entendendo. ___
17.
O rapaz acima está temeroso com seu futuro. ___
18.
Quem aperta a mão do outro assim, não deve atender seu pedido. ___
19.
A moça acima está expressando
humildade. ___
20.
O homem acima tem intenção dominadora.___
Para chegar a seu Escore, confira a seguir pelo gabarito de respostas corretas :
1. S 2. S 3. N 4. N 5. S 6. N 7. N 8. S 9. N 10. N
11. S 12. N 13. N 14. N 15. S 16. N 17. S 18 . S 19. N 20. S
Significado de seu Escore:
Se você acertou de 1 a 5 questões: sua Leitura Corporal é muito baixa e merece atenção. Identifique seus pontos fracos e tente melhorar praticando as orientações deste e-book. Se não melhorar procure ajuda profissional.
Se você acertou de 6 a 10 questões: você tem nível baixo de Leitura Corporal e deve melhorar, praticando as orientações deste e-book. Depois repita o teste para ver se melhorou e se não melhorar procure ajuda profissional.
Se você acertou de 11 a 15 questões: você tem nível moderado de Leitura Corporal . Tem uma habilidade acima da média para perceber a linguagem do corpo de outras pessoas. Identifique suas deficiências e pratique as recomendações deste e-book. Depois repita o teste para ver se melhorou.
Se você acertou de 16 a 20 questões :você tem nível alto de Leitura Corporal, parabéns. Mas deve praticar as orientações deste e-book para melhorar. Você entende bem a linguagem do corpo de outras pessoas.
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RESUMO
1. A linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal que fornece pistas importantes sobre os pensamentos e sentimentos da pessoa. Analise a postura corporal dela, a face, gestos, movimentos e o andar, perceba o que viu e dê o significado adequado. Preste atenção à distância que lhe separa dela, à inclinação da sua cabeça e do seu corpo, a seus olhos, rosto, voz, gestos, mãos, braços, pernas e pés.
2. Veja se o sorriso do outro é falso ou verdadeiro, se ele está calmo, estressado ou ansioso; desconfiado ou receptivo; alegre ou triste; tenso ou relaxado; com raiva, medo ou outras emoções. Preste atenção ao tom de sua voz, gestos e postura corporal. As expressões emocionais no rosto aparecem e desaparecem rapidamente, mas você pode percebê-las, se estiver atento.
3. Quanto mais próxima a pessoa estiver de você, mais aberta estará e quanto mais longe, mais fechada estará ao diálogo. Se ela inclinar a cabeça para você durante uma conversa, pode ser sinal de afinidade, entretanto quando você elogia uma pessoa tímida ela pode baixar a cabeça. A cabeça empinada e o queixo para cima, podem significar desafio, principalmente se o olhar for desafiador.
4. Preste atenção aos olhos da pessoa para saber se ela está alegre, triste ou com raiva. Quando você cruzar o olhar com outro perceberá suas emoções. Quando uma pessoa sorrir, você pode saber se o sorriso é verdadeiro ou falso, pois no verdadeiro, os cantos dos olhos e dos lábios se elevam e há alegria no olhar. No falso só se elevam os cantos dos lábios e não há alegria no olhar. Piscar os olhos rapidamente pode ser sinal de estresse ou ansiedade. Se a pessoa lhe olha e desvia o olhar, pode estar mentindo. Arregalar os olhos e abrir a boca é sinal de surpresa.
5. Quando uma pessoa fica olhando o tempo todo para o chão pode ser devido à timidez, aborrecimento, depressão ou porque esconde algo. Pupilas dilatadas você vê em pessoas interessadas na conversa ou quando usou drogas. Um olhar distante pode indicar reflexão ou desinteresse na conversa.
6. Preste atenção se a pessoa levanta só uma sobrancelha, porque ela pode estar duvidando de você. O sorriso é sinal de aprovação. Se uma pessoa tem sobrancelhas franzidas e rugas na testa, provavelmente tem preocupação crônica, pois o medo produz rugas. A mandíbula e o pescoço contraídos, ou a testa franzida, são sinais de estresse ou preocupação.
7. Preste atenção aos braços e mãos do outro: se ele cruzar os braços pode ser porque se retraiu, ou porque é um hábito, ou porque está com frio. Se a pessoa botar os braços abertos e as mãos atrás do pescoço, pode ser porque está descontraída.
Botar as mãos nos quadris pode indicar impaciência ou cansaço. Botar as palmas das mãos para cima é um gesto de súplica. Se ela fechar as mãos, como se fosse dar um murro, isso indica raiva, principalmente se os olhos estiverem arregalados e o queixo para cima.
8. Se a pessoa aperta uma mão contra a outra , ou bate rapidamente os dedos na mesa, ou roer as unhas, provavelmente está estressada e ansiosa. Um aperto de mão duplo, em que a pessoa bota uma mão em cima da sua e outra por baixo, pode significar querer dominar o relacionamento. Um dedo apontado numa direção com a mão fechada pode significar desejo de dominação.
9. Preste atenção à voz do outro para saber se ele está alegre, triste, com raiva, medo ou surpreso. Uma pessoa irritada fala alto, mas se a raiva é grande ela grita. Uma voz áspera e vagarosa, pode indicar raiva escondida.
10. Preste atenção aos gestos do outro: se alguém mete os dedos no cabelo e empurra para trás, pode ser devido a estresse ou porque tem ideias conflitantes com as suas. Se uma pessoa está de óculos e os empurra para cima do nariz e franze a testa, provavelmente não concorda com você .
11. Preste atenção aos pés e pernas do outro: se a pessoa bate os pés no chão depressa, ou balança as pernas, ou muda o peso do corpo de uma perna para outra, provavelmente está impaciente, amedrontada, estressada ou intimidada. Pernas cruzadas indicam dificuldades na conversa.
12. Veja se o outro está com Raiva: ela contrai os músculos do rosto, que fica pálido ou avermelhado, suando, as pupilas dilatadas, os olhos “esbugalhados”. As mãos e os braços tremem, os punhos se fecham, a voz fica áspera, grosseira, e a respiração é ofegante .
13. Veja se o outro está com Medo: a pessoa com medo fica pálida, o olhar é apavorado, e tem rugas na testa. Pode suar na face, mãos e corpo. Os músculos se contraem e os braços e pernas podem tremer. Mas ela pode ficar parada, com os cabelos dos braços em pé.
14. Veja se o outro está triste: as reações corporais da tristeza são olhar triste, sem vida, os movimentos dele são lentos, os ombros caídos e o olhar para baixo, a cabeça baixa.
15. Responda ao teste para avaliar sua capacidade de Leitura Corporal, saber seus pontos fracos e como melhorá-los. Depois de responder as questões, analise as respostas e trabalhe para melhorar. Se preciso, procure ajuda de um profissional.
1. Cooper, R., Sawaf, A, Inteligência Emocional na
Empresa, Campus, 5a ed., Rio de Janeiro, 1997.
2. Goleman, D., Inteligência Emocional, Objetiva, São Paulo, 1998
3. Santos, J., Educação Emocional na Escola, Memorial das Letras, Bahia, 1999.
4. Filizolat,I., Inteligência do Coração, Campus, Rio de Janeiro, 1998
5. Weisinger, H., Inteligência Emocional no Trabalho,Objetiva,3a ed., São Paulo , 1997.
6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6022678/
7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4543892/
8. Ebook 10 “Alegria e bom humor - como cultivar?”
9. Ebook 3 “Como treinar a Plena Atenção e avaliar o resultado”
10. Ebook 19 “Como lidar com o Medo?”.
11. Ebook 8 “Raiva - como controlar?”.
12. Ebook “Estresse- quais suas causas e efeitos?”.
13. Ebook “Estresse-
como prevenir?”
14. Ebook “Como
aprender a Prestar Atenção?”
IMAGENS: Pixabay.com
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