E-book 36
Poder da Esperança e Surpresa
P
S I C O L O G I A
M O D E R NA
Blog emoçaoeatencao@blogspot.com
Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos
2023 - Bahia- Brasil
QUEM É O AUTOR
Jair de Oliveira
Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade
Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar,
Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo
de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.
Criou o
blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou
90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve ,
segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o
lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.
Pioneiro da Educações
das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários
colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação
Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3-
Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos
Históricos, Fundamentos e Resultados.
Dedicou-se à Educação
Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o
presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da
Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e
Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.
Dedico este e-book:
In memoriam:
A minha inesquecível esposa falecida,
Olívia,
E a meu Pai e minha Mãe.
A meus filhos:
Jair Filho, César, Telma, Vinicius e
Paulo
A meus netos:
Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro
Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.
● ● ●
A todos que nos propiciaram condições e
estimularam estudos, pesquisas e reflexões sobre a Educação das
Emoções.
● ● ●
“Quem conhece aos outros é inteligente
Quem conhece a si
mesmo é sábio “
Lao Tsé – Tao te King,
XXXIII
● ● ●
“Trata a humanidade, na tua própria
pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”
Kant I., “Fundamentação
da metafísica dos costumes”, 1786.
● ● ●
“Não há outro universo, senão o
universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora
de si um fim que o homem se realizará como ser humano”
Sartre,J.P., “O Existencialismo é um
humanismo”, 1944
● ● ●
“Para criar uma boa
vida, não basta lutar por metas que nos trazem prazer, mas também
escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.
Mihaly
Csikszentmihalyi
A Descoberta do
Fluxo, 1999.
COMUNICADO
A partir de 26-11-22, o blog emoçaoeatencao@blogspot.com
terá nova orientação, para
atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação
publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de
sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o
conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a
constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.
Ranking database emoção
atenção@blogspot.com, pesquisa.
Imagens de ranking data base
emocaoeatencao@blogspot.com
RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 36
Capítulo 1: Poder
da Esperança
Capítulo 2: Surpresa
CAPÍTULO
1
O PODER
DA ESPERANÇA
Neste e-book você verá o que é
Esperança, quais seus componentes, sua importância prática, os elementos
necessários para praticá-la. Qual o Poder da Esperança, e a
Teoria da Esperança, seu significado e elementos.
O que é a Esperança
Snyder (1991), definiu a Esperança como a capacidade
percebida de criar caminhos para atingir objetivos desejados e de motivar-se a
si mesmo através do pensamento para usar estes caminhos (https://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780199399314.001.0001/oxfordhb-9780199399314-e-3).
A Esperança é uma emoção positiva dirigida para o futuro que visa efetivar o desejo de alcançar um objetivo para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. É também um processo cognitivo- afetivo de natureza motivacional, associada às capacidades cognitivas de solucionar problemas, controlar situações estressantes e ter otimismo. Ela é frequente nos doentes que sofrem, sendo utilizada por eles para melhorar.
A Esperança é associada a
solucionar problemas, controlar o estresse e ter otimismo.
A
Esperança é um estado mental em que você deseja
ter um futuro melhor que o presente e, para isto, se dispõe a praticar
uma ação destinada a atingir um objetivo que lhe leve ao bem-estar. Esta ação
pode ser praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, tomar um
remédio, etc.
Você nasce
com a esperança, mas deve aprender a usá-la devidamente, através de um processo
mental que pode ser aprendido, que é a Esperança
Aprendida.
A Esperança Aprendida é o resultado
de um processo de aprendizagem, que precisa de um treinamento mental adequado, com os
seguintes passos. O primeiro, é
estabelecer um objetivo possível; o segundo é praticar as ações que levem à conquista deste objetivo; o terceiro é
constatar a conquista deste objetivo, na prática. No caso da hipertensão, o
doente deve tomar o remédio receitado e controlar sua pressão arterial.
Se a pessoa desenvolver uma mente
esperançosa tornará mais fácil ter a Esperança
Aprendida, e aplicá-la na conquista de diferentes objetivos, aumentando seu
bem-estar. Ela aplica mais a Esperança em sua vida, e traz mais bem-estar para
ela.
Como praticar a
Esperança
Para colocar a Esperança em prática, você utiliza os caminhos que planeja através de sua Agência de Pensamento (componente cognitivo), que lhe levam a seu objetivo (componente afetivo), utiliza sua motivação (sua fonte de energia), além de sua autoconfiança e perseverança, focando sua Atenção no que faz.
Para
praticar a Esperança, você segue os caminhos planejados pelo seu pensamento
para chegar ao objetivo, e utiliza sua motivação para atingi-lo.
A diferença entre Esperança e
Expectativa é que a expectativa é racional, cognitiva, e a Esperança é uma
emoção, que pertence à dimensão afetiva
humana. A Esperança nos motiva para realizar comportamentos,
principalmente quando surgem obstáculos para alcançar uma meta. Quanto maior for o desafio, mais nos sentiremos estimulados a
conquistar o objetivo. Os líderes positivos utilizam a esperança de
seus liderados para gerar motivação e confiança neles.
Thich Nhat
Hanh, mestre zen, acredita que a Esperança torna mais fácil suportar as
dificuldades do momento presente. E que a esperança faz suportar melhor as
adversidades do dia de amanhã .
Para Snyder (1999), a esperança
permite definir melhor nossos objetivos e gerar mais motivação para
alcançá-los, pois temos maior controle sobre o que nos cerca, e podemos evitar
situações causadoras de ansiedade e estresse.
Quando a Esperança falta,a pessoa fica sujeita
a pensamentos que podem bloquear sua capacidade de alcançar seus objetivos. Para
atuar movido por sua Esperança você usa seu desejo, a avaliação da situação, sua
capacidade de resolver problemas, além da motivação.
Há uma
diferença entre esperar e esperançar:
esperar é uma atitude passiva em que você aguarda as coisas
ocorrerem, sem interferir nelas. Esperançar é aguardar, mas interferir
nas coisas para que ocorram de acordo com o que você deseja. Você é ativo e interfere
no andamento das coisas.
Poder da Esperança
A
Esperança, utilizada de forma adequada, funciona como uma força pessoal, ao
lado da criatividade, curiosidade, coragem, perseverança, igualdade, perdão,
humildade, gratidão, etc., e deve ser usada para melhorar a qualidade de vida.
A Esperança
tem os seguintes poderes potenciais:
1. A prática da Esperança permite planejar um futuro melhor e ter mais satisfação nele.
A esperança permite planejar um futuro melhor.
2. A
Esperança permite à pessoa ser mais otimista ao planejar seus objetivos e
metas.
A Esperança permite à pessoa ser mais otimista.
3. A
Esperança Aprendida permite à pessoa ser mais esperançosa.
4. A esperança de ter boa saúde lhe leva a praticar mais atividades físicas.
Você pode ter esperanças de praticar mais atividades físicas.
5. Um poder
da esperança é estimular a esperança nos outros, transmitindo-lhes ânimo no
convívio e dando o exemplo.
Como cultivar a
Esperança
1.Tenha pensamentos cheios de
esperança – Quando olhar para o futuro,
seja otimista e procure ver bons
resultados.
2. Depois de uma experiência positiva, identifique as emoções
positivas que a tornaram possível.
3. Cultive otimismo – A esperança e o otimismo estão intimamente
ligados. A Esperança é diferente do Otimismo, que é uma expectativa generalizada boa de como as coisas
boas vão acontecer. Já a esperança envolve ter objetivos, e fazer um
planejamento para alcançá-los, acreditando que coisas boas vão acontecer, e agir
para que elas ocorram . Por exemplo, cultivar a esperança de ter Paz Interior e Bem-estar.
4. Pense em coisas agradáveis e demonstre
gratidão pelas ajudas que recebeu na vida. Fazendo isto, verá o futuro mais feliz, pois ocorrem coisas boas no passado que permitem antever um
futuro benéfico, esperançoso.
5. Tire da mente pensamentos automáticos negativos que surgirem. Procure razões
específicas (que podem ser mudadas), sobre os fracassos do passado e corrija-as,
para ter esperança no futuro.
6. Procure se relacionar com pessoas positivas, cheias de esperança, pois
sua esperança se fortalece com a presença delas. Procure a companhia de pessoas
que têm esperança e faça amizade com elas.
Procure se relacionar com pessoas positivas, cheias de esperança.
7. Ofereça ajuda aos outros: será bem recebido e terá mais confiança
em si mesmo.
8. Mude sua rotina se a desesperança chegar de alguma forma. Procure
um lugar mais afastado, e se distraia com alguma coisa diferente. Dê um passeio
na praia ou no campo. Faça sua meditação preferida, ouça uma música nova. E, se
puder, tire um dia para descansar. Isto mudará sua mente e você olhará o futuro
com mais esperança.
Dê um passeio na praia ou no campo e você olhará o futuro com mais esperança.
9. Leia e medite – Tenha bons livros sempre em sua companhia, que apresentem assuntos de bom conteúdo e máximas de sabedoria. Medite sobre eles e encontrará calma e força para revigorar sua esperança.
10. Transmita ânimo e esperança aos outros – Parte de seu crescimento
pessoal consiste em refletir nos outros a sua influência positiva. Quando falar
com alguém numa situação difícil, anime-o e ajude-o a fugir do desespero. Fale
em assuntos agradáveis ou neutros.
Quando falar com alguém numa situação difícil, anime-o,
ajude-o e fale em assuntos agradáveis.
11. Cuide de seu bem-estar físico – Manter-se em boa forma física, com saúde e satisfeito, são
condições para olhar o futuro com esperança. Zele por sua saúde para ter
esperança.
Teoria da Esperança
A
Teoria da Esperança de Snyder
visa compreender a prática da Emoção
Esperança, e a relação dela com seus objetivos e ações. Muitas
vezes em sua vida você está preocupado com um problema, pessoal, familiar,
profissional ou social, e de repente, sua intuição lhe oferece a solução, que
você analisa e acha boa. Inclusive porque lhe desperta sua Esperança, que exerce papel importante em sua vida, e nas metas que você
traça para o futuro.
Para colocar em prática a Esperança você utiliza
vários elementos da cognição: a
atenção, desejo, avaliação da situação, a capacidade de resolver problemas e a motivação.
Estes elementos interagem entre si, e a Teoria da Esperança facilita compreender
esta interação. A maior
contribuição da Teoria de Snyder é salientar o aspecto cognitivo da esperança, focando
–se nos aspectos não emocionais
envolvidos, nas crenças e pensamentos.
Componentes da Teoria da Esperança:
● A
emoção Esperança;
● O
Objetivo a ser alcançado, que é a âncora da Teoria.
●
Caminhos percorridos para alcançar o Objetivo desejado.
● A
Motivação, que dá a energia, o impulso para à pessoa agir e perseverar na
ação.
Snyder
chamou o pensamento de Agência do Pensamento, e ela se refere ao nível de
intenção, confiança e capacidade de seguir diferentes caminhos para chegar
ao objetivo desejado. A crença e a motivação são fundamentais, e a
Motivação dá direção ao esforço e garante sua persistência na ação. Ela deve
ser bem avaliada, junto com os caminhos e metas.
● A Atenção deve ser focada nas atividades praticadas;
● A
Capacidade de Resolver problemas, deve ser usada quando houver dificuldades
para promover mudanças de caminhos;
● O
Desejo é um fator importante para impulsionar a pessoa;
● A
Avaliação do Resultado, dirá quanto da Meta
foi alcançada, o nível da energia utilizada, os Caminhos percorridos, as
dificuldades existentes e como foram tratadas.
(Hope Theory: Rainbows
in the Mind - SHU Blogs, blogs.shu.ac.uk › 2020/02)
Importância da Esperança
Para a Psicologia Positiva, a Esperança é
uma força propulsora, que nos anima e estimula constantemente, nos faz seguir
em frente, e faz acreditar que é possível alcançar nossas metas e objetivos. A
Esperança é uma mola propulsora do ser humano. É uma força pessoal que lhe
ajuda a viver melhor. Por exemplo, ela lhe estimula a se esforçar para se
formar em Medicina, Engenharia ou Direito, e depois a fazer pós graduação,
mestrado ou doutorado. Toda vez que você conclui uma etapa, confia cada vez
mais em sua capacidade de realizar e aumenta sua confiança em suas forças
pessoais.
A Esperança lhe
motiva para atingir seus objetivos, é ativa. É o
sentimento de que pode alcançar aquilo que deseja, sendo dirigida para o futuro
e incerta: você nunca tem certeza que vai concretizá-la.
x
Quando falar com alguém numa situação difícil, anime-o e ajude-o a fugir do desespero. Fale em assuntos agradáveis
Assim concebida, a Esperança é um
instrumento para lidar com o estresse e o medo. Se você tem medo de algo e
pensa que pode vencê-lo com a esperança, isto diminui seu medo, bem como o
estresse emocional que ele gera. Por exemplo, se está com uma doença e pensa
nela com medo, achando que não vai ficar bom, e em vez disto tiver
esperança de que vai melhorar, a esperança interferirá em sua cura.
As pesquisas mostram que pessoas com altos índices de
esperança possuem melhores notas na escola, melhores desempenhos no esporte,
maior nível de bem-estar e satisfação e experimentam mais emoções positivas em
suas vidas.
A Esperança é uma forma deliberada de
pensar e pode
ser aprendida, Snyder & Lopez, 2009,
mostram as pesquisas. Ela nos dá motivos para continuar a lutar e
acreditar que as coisas vão melhorar.
Ação da
Esperança no cérebro
Song Wang
realizou pesquisa sobre efeitos da Ressonância Magnética no cérebro e concluiu
que a Esperança protege a atividade espontânea do córtex órbito frontal contra a ansiedade.
Segundo ele as evidências de muitos estudos
anteriores mostraram o papel
da Esperança na proteção cerebral contra a ansiedade. No entanto,
pouco se sabe sobre a base neurobiológica da esperança e o mecanismo subjacente
de como que ela reduz a ansiedade cerebral (15 de agosto de 2017 doi: 10.1016 /
j.neuroimage.2017.05.056. Epub 2017, 27 de maio).
Pesquisas mostram que a Esperança protege o cérebro contra a ansiedade.
Psicoterapia da Esperança
A Terapia da Esperança utiliza a Esperança como instrumento para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa no futuro. Ela é útil na manutenção da saúde, controle da ansiedade, tratamento da ansiedade, da depressão e do estresse, na melhoria da qualidade de vida, na percepção melhor do futuro, no desenvovolvimento de uma empresa, na conquista de um amor ou de um bom relacionamento.
A terapia da esperança se baseia numa abordagem psicológica
positiva, nas força pessoais do indivíduo. Pessoas com alto nível de esperança
podem se proteger contra a depressão e a ansiedade, e são menos propensas a
sentir seus sintomas de novo. Seus objetivos são realistas, dissipando
assim a desesperança, que atinge sua
confiança em si mesmo.
Os resultados das pesquisas feitas por Rahimipour et al. mostram que os
escores de depressão, ansiedade e estresse foram significativamente reduzidos
após a terapia de esperança em pacientes com insuficiência renal que se
submetiam a hemodiálise, após a comparação com o período anterior à intervenção
(https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4700689/).
Depressão, ansiedade e estresse foram reduzidos com a terapia de esperança
O referido autor cita diversas
pesquisas que relatam bons resultados da Terapia da Esperança, como o aumento da expectativa de vida de mulheres com câncer de mama; redução
da depressão e prevenção para o retorno dos usuários de drogas; atuação como
uma barreira contra a recaída da depressão, usando emoções positivas; efeitos
na Qualidade de Vida de pacientes com esclerose múltipla; eficaz para superar a
ansiedade e a depressão com maior autocuidado; aumento nas estratégias para
lidar com problemas.
E mais: pesquisa em mães com filhos com câncer,
mostrou eficácia para melhorar a esperança das mães e a reduzir sua depressão.
Efeito positivo na redução da depressão de alunos e no aumento de suas
esperanças, além de redução da insônia de universitárias. Melhora do nível da
esperança, do sentido da vida e da auto
estima corporal, e na melhoria da qualidade de vida de pacientes com AIDS.
Exemplo prático
da Teoria da Esperança
Daremos como exemplo da Teoria da
Esperança numa pessoa com
Rinite e o nariz entupido (inflamação das narinas):
● Meta - é desentupir
as narinas obstruídas;
● Caminhos:
vai utilizar diversos caminhos. Usar um Vaporizador Nasal, os
Remédios (rinosoro, antihistamínicos, corticoides e antiinflamatórios ) e a
Acupressão (pressionar com os dedos os pontos de Acupuntura da face).
● Sua
Motivação, A Agência do Pensamento, será responsável pelas ações
necessárias para atingir os resultados desejados em cada caminho.
● A Avaliação
do Processo vai fornecer dados sobre quais caminhos são melhores para os
resultados e o nível de melhora de cada caminho. Se, no fim do tratamento, as
narinas ficaram totalmente desentupidas, a sua Esperança foi atingida em 100%.
Mas pode ser somente atingida em 70 ou 80 %.
Outro
exemplo: uma pessoa que teve derrame cerebral, depois de
seguir as orientações (caminhos) recomendadas pela equipe de saúde, ficou com
alguns músculos sem funcionar bem, e anda arrastando uma perna. Então sua
Esperança foi alcançada parcialmente.
A Esperança é um sentimento que amplia a expectativa da existência de
comportamentos agradáveis no futuro e pode diminuir o medo das doenças, as
hospitalizações frequentes e a sobrecarga econômica, social e mental elevada
imposta a essas pessoas, suas famílias e a sociedade. Pode ser pavimentada,
pela terapia da esperança, uma estrada
eficiente em direção à diminuição do estresse.
Instruções:
Este questionário visa avaliar o seu estado
de Esperança utilizando 15 questões. Se a afirmativa que você escolher ocorrer “sempre ou
quase sempre”, responda “S” e se ela ocorrer “nunca ou raramente”, responda “N”, adiante da linha colocada no fim da
questão. Não há respostas
“certas” ou “erradas” e o que importa é sua experiência. Leia as questões com
atenção e responda sem pressa.
Questões :
1.
Quando tenho dificuldades para atingir meus objetivos, posso criar muitos
caminhos para continuar. ___
2. Faço muitos esforços para alcançar
meus objetivos. ___
3.
Agora não me sinto capaz de alcançar o sucesso e atingir meus objetivos. ___
4.
Antes de procurar atingir meus objetivos eu não faço o planejamento necessário
__
5. Quando tenho um problema
importante para resolver e encontrar uma solução transformo-o em uma Esperança
e passo a
agir
para alcançá-la.___
6. Considero que uma Esperança é uma
meta que devo alcançar, faço um planejamento específico para isto e escolho um
caminho para alcançá-la. ___
7. Dedico muito esforço para
alcançar a meta desejada e procuro me motivar para ser bem sucedido. ___
8. Se,no caminho escolhido,
encontro dificuldades, não mudo logo para outro que escolhi antes , no
planejamento. ___
9.Durante minhas atividades não
foco minha atenção exclusivamente na meta desejada e nas ações necessárias para
alcançá-la. ___
10. Não tenho fé na crença de que
alcançarei minha meta da esperança. ___
11. Não farei a avaliação do
processo durante seu desenvolvimento. ___
12. Eu acredito no valor de cada dia e sinto minha vida é útil para a sociedade. ___
13. Eu não sou otimista em minha vida. __
14. Eu tenho planos a curto e a longo prazos e consigo ver possibilidades em meio às dificuldades. ___
15. Eu não tenho medo do futuro e sei o que quero em minha vida. ___
RESULTADO:
Para saber como está seu
estado de Esperança, dê 1 ponto para cada resposta positiva (S) nas questões
número 1, 5,6,7,8,11,13 e 15 ; e 1 ponto
para cada resposta negativa (N) nas questões número 2,3,4,9,10,12 e 14. Seu
escore é a soma dos pontos das respostas positivas (S), com a soma dos pontos
das negativas (N). Um exemplo: se a soma dos seus pontos positivos for 7 e
a dos negativos for 4, seu escore será 11.
Avaliação
do resultado:
♦ Uma
pontuação entre 1 e 5 indica que você não está conduzindo bem sua Esperança e
que deve fazer as modificações necessárias.
♦ A
pontuação entre 6 e 10 indica que seu estado de Esperança precisa ser melhorado,
com a orientação deste Post.
♦ A
pontuação entre 11 e 15 indica que você está de parabéns e que seu estado de
Esperança está bem. Porém deve se aperfeiçoar.
♦♦♦
Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson
Vieira, na revisão do texto.
♦♦♦
RESUMO
1. Snyder (1991), definiu a Esperança como a capacidade
percebida de criar caminhos para atingir objetivos desejados e de motivar-se a
si mesmo através do pensamento para usar estes caminhos. A
Esperança é uma emoção positiva dirigida para o futuro que visa efetivar o
desejo de alcançar um objetivo capaz de melhorar a qualidade de vida da pessoa.
É um processo
cognitivo- afetivo, de natureza motivacional, ligado às capacidades de
solucionar problemas, obter controle de situações estressantes e ter otimismo.
2. Para
colocar a Esperança em prática, você utiliza caminhos planejados por sua
agência de pensamento (componente cognitivo), porque gosta de seu objetivo
(componente afetivo), utiliza sua motivação (sua fonte de energia), além de sua
autoconfiança, e concentra sua Atenção no que faz. É uma
emoção frequente nos doentes que querem melhorar e utilizam para isto
tratamentos.
3. A diferença entre
a Esperança e a Expectativa é que a expectativa é racional e a Esperança
é afetiva,uma emoção. A Esperança motiva para a realização de
comportamentos e quanto maior
for o desafio, maior será a motivação para vencê-lo. Com a Esperança,os líderes positivos geram motivação e confiança nos liderado .
4. O Otimismo é uma
expectativa generalizada de que muitas coisas boas vão acontecer, enquanto a
Esperança acredita que uma coisa boa vai acontecer, mas age para ela ocorrer .
Por exemplo, alguém que cultiva
a esperança de ter Bem-estar age para que ele ocorra.
5. Para Thich Nhat Hanh, mestre zen, a Esperança
é importante porque torna o momento presente menos difícil de suportar, e faz a
pessoa acreditar que amanhã será um dia melhor para suportar as
adversidades.
6. Para Snyder, através da Esperança
definimos nossos objetivos e geramos motivação para alcançá-los e ter
maior controle sobre o que nos cerca, podendo assim evitar situações que causam
ansiedade e estresse. Na ausência de Esperança a pessoa pode ter pensamentos
que bloqueiam sua capacidade de agir para alcançar seus objetivos. Para agir movido pela Esperança você
usa seu desejo, avalia a situação, sua capacidade de resolver problemas e sua
motivação.
7.Esperar é
uma atitude passiva em que você aguarda as coisas ocorrerem, sem
interferir nelas, como quando você espera o Sol nascer ou a maré encher. Esperançar é
aguardar as coisas ocorrerem interferindo ativamente nelas, para que ocorram
como você deseja, como quando você executa as ações que planeja.
8. A Teoria da Esperança de Snyder visa
compreeender a Esperança e
sua relação com seus objetivos e ações. A Esperança é uma das forças pessoais
mais importantes e para colocá-la em prática
na sua vida você usa vários elementos da cognição: desejo, avaliação da
situação, atenção, capacidade de resolver problemas e a motivação.
9. A Teoria de Snyder deixa claro o
aspecto cognitivo da Esperança, das suas crenças e pensamentos. São seus componentes: a Esperança; o Objetivo a ser
alcançado; os Caminhos a serem percorridos ; a Motivação,
que dá a energia para pessoa agir (Snyder chamou de Agência do
Pensamento), além da direção ao esforço da pessoa; a Atenção,
que deve ser focada nas atividades praticadas; a Capacidade de Resolver
Problemas; o Desejo e a Avaliação do Resultado.
10. Para a Psicologia Positiva, a Esperança é uma força que anima e
estimula a pessoa e que a faz seguir em frente, acreditando ser possível alcançar seus
objetivos. È uma força pessoal que ajuda a viver melhor. Estimula a pessoa a se
esforçar para estudar Medicina, Engenharia ou Direito, e a fazer pósgraduação, mestrado
ou doutourado. A Esperança motiva a
pessoa a atingir seus objetivos e é um sentimento que pode lhe fazer alcançar o
que deseja e que é possível, mas você nunca tem certeza que vai
concretizá-la. Salvo em raras pessoas com altos níveis de esperança.
11. A
Esperança é um instrumento para lidar com o estresse e o medo. Se você tem
medo de algo e pensa que pode vencê-lo utilizando a Esperança, isto o diminui e
o estresse emocional que ele gera. Por exemplo,se você está doente e tem medo
de não ficar bom, mas tem esperança de que vai melhorar, ela
interferirá em sua cura e lhe dará forças para lutar contra a doença.
12.
Pesquisas mostram que pessoas com muita Esperança têm melhores notas na
escola, melhores desempenhos no esporte, maior nível de bem-estar e
satisfação e experimentam mais emoções positivas. A Esperança pode ser
aprendida e compartilhada com outras pessoas, e nos ajuda a permanecer
comprometidos com nossos objetivos e motivados a agir para alcançá-los.
13. Pesquisa com Ressonância Magnética
no cérebro concluiu que a Esperança protege a atividade do córtex
órbito-frontal contra a ansiedade. Pesquisas outras mostraram o papel da Esperança na proteção
cerebral contra a ansiedade.
14. A
Psicoterapia da Esperança utiliza a Esperança da pessoa para melhorar seu bem
estar e qualidade de vida. É útil na manutençãp da saúde,no controle da
ansiedade e do medo, na depressão, no estresse, na melhoria da qualidade de
vida, na percepção melhor do futuro, no desenvovolvimento de uma empresa,
na conquista de um amor ou de um bom relacionamento, além de outras situações.
Baseia-se nas força pessoais do indivíduo, e utiliza suas
habilidades pessoais. Pessoas com alto nível de esperança podem se proteger
contra a depressão e a ansiedade e ficarem menos propensas a sentir seus
sintomas em casos de recaídas. Seus objetivos são mais realistas e
conseguem dissipar a desesperança, capaz de destruir sua autoconfiança, e
resistir mais a eventos negativos.
15. A Esperança pode ser aprendida se a pessoa
for educada para isto e para conquistar um objetivo situado no
futuro e controlar as circunstâncias da realidade. Por exemplo, se você
tem esperança de sentir bem estar quando tem mal-estar este é um objetivo que
pode alcançar. Mas a Esperança não faz milagres e você só deve
tentar conseguir o que for possível. Nunca tente conseguir o
impossível.
16. Os
resultados das pesquisas feitas por Rahimipour mostram que a depressão,
ansiedade e estresse foram significativamente reduzidos após a psicoterapia de
esperança em pacientes com insuficiência renal que se submetiam a hemodiálise.
Ele cita pesquisas com bons resultados no aumento da expectativa de vida
de mulheres com câncer de mama; redução da depressão e prevenção para o retorno
dos usuários de drogas; ação contra a recaída de depressão, usando emoções
positivas; efeitos na Qualidade de Vida; aumento nas estratégias para lidar
com problemas, eficácia na redução do estresse mental em pacientes com cancer.
17. E mais:
pesquisa em mães com filhos com câncer, relatou eficácia na esperança das
mães e redução da depressão. Efeito positivo na depressão de alunos com aumento
de suas esperanças e redução da insônia em universitárias. Melhora do
nivel da esperança, do sentido da vida e da auto estima corporal, e na
melhoria da qualidade de vida de pacientes com AIDS.
18. É
relatado o caso de uma pessoa com ansiedade convertida numa Rinite,
com o nariz entupido. Estes foram seus passos: Meta -
desentupir o nariz entupido; Caminhos: usar um Vaporizador
Nasal, os Remédios receitados (rinosoro, antihistamínicos,
corticoides e antiinflamatórios ) e a Acupressão (pressionar
com os dedos os pontos de Acupuntura da face). Motivação: será
responsável pelas ações para atingir, em cada caminho, os resultados desejados;
A Avaliação do Processo dirá os resultados de cada
caminho e o nível de melhora de cada um.
19. A
Esperança amplia a expectativa de vivências agradáveis no futuro, pode diminuir
o medo de doenças, de hospitalizações frequentes e a sobrecarga econômica, social
e mental elevada`da pessoa, da família e da sociedade, além de diminuir o
estresse.
20. A
avaliação do seu Estado de Esperança é muito útil para você saber como está sua
Esperança.
1. Hope
Theory: Rainbows in the Mind - SHU Blogs, blogs.shu.ac.uk › 2020/02)
2. https://allbooksworld.com/the-hope-circuit-by
3.The Hope circuit, Martin Seligman,
2018,-martin-e-p-seligman-pdf-download/
5.15
de agosto de 2017 doi: 10.1016 / j.neuroimage.2017.05.056. Epub 2017,
27 de maio.
6.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4700689/
CAPÍTULO 2
SURPRESA
Neste e-book você verá o que é Surpresa, suas características e tipos, como identificá-la, suas finalidades, situações em que ela pode ser vivida, o que precisa fazer para se adaptar a ela, sua duração, causas e elementos, a diferença entre a surpresa e susto e como fazer a avaliação de seus conhecimentos sobre ela.
♦♦♦
Que é a Surpresa?
A
Surpresa é uma emoção que surge quando estamos diante do desconhecido, quando nos
adaptamos a uma nova situação. Ela é gerada por um fato que lhe surpreende, inesperado,
repentino, imprevisto, que lhe causa admiração ou espanto. A surpresa é expressa pela pessoa
através da boca aberta e dos olhos arregalados como resposta a um estímulo que
aumenta sua excitação e sua atenção,
segundo Ekman (Ekman P., Davidson RJ,
editores. (1994). A natureza da emoção: questões
fundamentais. Oxford: Oxford University Press).
Por exemplo, você vai ter surpresa se estiver diante de uma moça bonita ou de um rapaz bonito, atraente, que está se oferecendo, e você não sabe se aceita ou recusa. Fica com a boca aberta e olhos arregalados, surpreso (a) com o que está ocorrendo.
Na Surpresa a boca fica aberta e os olhos arregalados.
Quando você está diante de uma novidade,
está diante de uma surpresa e deve se adaptar a ela, que tem por finalidade
fazer você se adaptar à nova situação. Você deve saber mais, antes de recusar
ou aceitar o que está em sua frente. Por exemplo, você está em um supermercado,
e vê a oferta de um produto barato e de boa qualidade: compra ou não compra? O
que fazer quando está diante desta nova situação? Entra em alerta, para se
adaptar à nova situação e depois é que decide.
Surpresa Positiva e Negativa
A
Surpresa pode ser positiva ou negativa, agradável ou desagradável. Nos casos
citados ela foi agradável, mas ela pode ser desagradável, quando você espera
algo bom da vida e acontece algo ruim. Mas, em ambos os casos, você fica
excitado, e com atenção aumentada porque ocorre algo inesperado.
A Filha ouviu uma surpresa agradável da
Mãe e sorriu.
A surpresa é uma das sete emoções universais, segundo Ekman, e geralmente surge quando
você está diante de um som ou de movimentos ou de situações inesperadas. Sua
função é fazer com que sua atenção verifique o que está ocorrendo e se existe uma
ou não uma ameaça (https://www.paulekman.com/universal-emotions/what-is-surprise/).
Duração, causas
e elementos da Surpresa
Ela é a mais breve de todas
as emoções e dura alguns segundos. Outras emoções são curtas, mas a surpresa
é a que tem menor duração. Depois da surpresa, e a depender de sua natureza, podem
vir o medo, alegria, alívio, raiva, repulsa, etc.
Os gatilhos
universais da surpresa são repentinos como por exemplo:
- Sons
altos: um grito em seu ouvido, um balão estourando, uma bomba caseira forte ou um carro com buzina muito alta
ou com silencioso aberto;
Um carro buzinando muito alto pode causar surpresa.
- Movimentos inesperados:
alguém se aproximando sorrateiramente de você ou jogando uma
bolinha de papel sem avisar.
Um
dos elementos da Surpresa é a intensidade, que é variada.
Numa grande surpresa, ela pode induzir a resposta de luta ou fuga, e numa
pequena surpresa,a resposta é pouca intensa. À medida que a pessoa se acostuma
a ter um tipo de surpresa, ela vai
diminuindo de intensidade.
Uma função biológica da
surpresa é interromper uma ação em andamento e
reorientar a atenção para um novo evento, que pode ser mais significativo. Há
um redirecionamento automático da atenção para novos estímulos e, isso causa
breve tensão muscular, principalmente no pescoço, que faz a pessoa surpresa
ficar com ele ligeiramente tenso.
Diferença entre Surpresa e Susto:
A Surpresa é uma emoção e o susto um reflexo fisiológico, mais curto do que ela. O susto dura uma fração de segundos e a pessoa não pode inibi-lo. Ser avisado de que será assustado por um som alto pode reduzir o susto que você vai ter, mas não o eliminará. Por outro lado, você não terá mais surpresa se for avisado de que vai ter uma. No susto, seus olhos ficam bem fechados e os lábios tensos, e na Surpresa os olhos e a boca ficam abertos.
Na surpresa os olhos e a boca ficam abertos.
Como reconhecer a Surpresa?
O Medo e a Surpresa são as expressões faciais mais confundidas porque são
caracterizados pelas posições das sobrancelhas, olhos e boca. Na Surpresa as
sobrancelhas se erguem e ficam mais curvas do que no medo.
No medo a boca não é aberta e as pálpebras superiores são mais elevadas que na Surpresa.
Na Surpresa a boca fica bem aberta e a pálpebra superior não é tão elevada.
Uma função da surpresa é
focar nossa atenção para que possamos saber o que está acontecendo e se estamos
em perigo ou não. Algumas pessoas não querem ser surpreendidas, mesmo por
eventos agradáveis, e pedem para não surpreendê-las. Outras gostam de ser
surpreendidas e deixam muitas coisas não planejadas, para serem surpreendidas (https://blog.psicologiaviva.com.br/reconhecer-suas-emocoes/}
A
Surpresa é uma sensação de admiração ou espanto que sentimos em relação ao
inesperado. Quando você vê algo que parece uma cobra, pode sentir medo na hora,
mas depois relaxa ao perceber que não é, mas sim um cipó curvo que parece com ela.
Na surpresa há dois processos cerebrais: um que dá uma resposta rápida e outro
que dá uma resposta mais lenta, reflexiva, que elimina o medo ou ameaça. Você
pode até rir quando o medo se transformar em alívio.
Se você vê algo parecendo uma cobra, tem medo, mas relaxa ao ver estar enganado.
Situações em que ocorrem Surpresas
1.Quando você menos espera – se houver uma vitória não esperada, de surpresa, de um time num jogo de futebol, o prazer vai fazer com que os expectadores sintam surpresa e eles serão tomados por uma onda de dopamina.
Se houver uma vitória de surpresa de um time, num jogo, seus torcedores
serão surpreendidos.
2. Empresas
que vendem pela Internet se esforçam para entregar antes do prazo, para surpreender o cliente.
3. Um esquema de publicidade incoerente pode captar a atenção do consumidor,
como se ele vê um bebê recomendar a compra de ações de uma empresa num anúncio.
4.
Numa sala de aula, os alunos são mais convencidos por uma explicação do
Professor se ela os surpreender e for contra suas expectativas.
5. Novidade- nunca ter tido uma experiência igual a esta antes, pois a novidade chama a atenção. O fato novo
pode ser uma pintura, aprender umacoisa nova ou uma nova experiência. Mas
você pode se habituar com novidades, que sejam empolgantes no início, e depois
se tornam aborrecidas.
Avaliação da Surpresa
Este questionário
utiliza 8 questões para avaliar seus conhecimentos sobre a Surpresa. Se a afirmativa que escolher ocorrer “sempre ou
quase sempre”, responda “S” e se ela ocorrer “nunca ou raramente”, responda “N”,
adiante da linha colocada no fim da questão. Não
há resposta “certa”
ou “errada”. O que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e
responda com sinceridade e calma.
Questões:
1. A Surpresa é uma emoção que surge quando estamos diante do
desconhecido, quando nos adaptamos a uma nova situação. __
2. Posso ser surpreendido por qualquer coisa, principalmente se estou desatento ao que faço.___
4. Quando eu sinto medo fico com a boca aberta e quando tenho surpresa fico com a boca fechada. __
5. Quando eu tenho surpresa ou susto, a diferença entre eles é que se fico assustado fecho a boca e se fico surpreso a boca fica aberta.____
Para
saber como está seu conhecimento sobre a Surpresa dê 1 ponto para cada resposta
positiva (S) nas questões número 1,3, 5 e 8 e 1 ponto para cada resposta negativa
(N) nas questões número 2, 4, 6 e 7. Seu escore é a soma dos pontos das
respostas positivas (S), com a soma dos pontos das negativas (N). Se, por exemplo,
a soma dos seus pontos positivos for 2 e a dos negativos for 3, seu escore será
5.
AVALIAÇÃO DO RESULTADO:
♦ Uma pontuação entre 1 e 2 indica que seu conhecimento sobre Surpresa está ruim e deve ser melhorado.
♦ A
pontuação entre 3 e 5 indica que seu conhecimento sobre Surpresa está a desejar e precisa melhorar.
♦ Para
uma pontuação entre 6 e 8 você está de parabéns porque seu conhecimento sobre
Surpresa está bom.
♦♦♦
♦♦♦
♦♦♦
RESUMO
1. A
Surpresa é uma emoção que surge quando estamos diante de uma novidade, do
desconhecido, de uma nova situação. Ela é gerada por um fato que lhe surpreende
, inesperado,
repentino, imprevisto, que lhe causa admiração ou espanto. Ela é expressa pela
pessoa surpreendida com a boca aberta e os olhos arregalados. O estímulo
aumenta sua excitação e sua atenção, segundo Ekman.
2. Um exemplo
– você, sendo homem, estar diante de uma moça bonita ou se for mulher,
de um rapaz bonito, atraente, que está se oferecendo. Não sabe se aceita ou
recusa, fica com a boca aberta e olhos arregalados, surpreso (a) com o que está
ocorrendo.
3. A finalidade de uma novidade é fazer
você se adaptar a uma nova situação, e se você está diante de uma novidade deve
se adaptar à surpresa que ela traz. Para
isto deve saber mais sobre ela, antes de recusá-la ou aceitá-la. Isto ocorre se
você está num supermercado, e vê a oferta de um produto barato e de boa
qualidade: deve comprar ou não? O que fazer? Você entra em alerta para se
adaptar à nova situação e depois decide.
4. A Surpresa pode ser positiva ou
negativa, agradável ou desagradável. Nos casos citados foi agradável, mas pode
ser desagradável, quando você espera algo bom da vida e acontece algo ruim.
Mas, em ambos os casos, você fica excitado, e com atenção aumentada, para
melhor perceber o inesperado ocorrido. A surpresa é
uma das sete emoções universais e geralmente surge quando você está diante de
um som ou de movimentos ou situações inesperadas (Eckman). Uma função dela é
fazer com que sua atenção verifique o
que está ocorrendo e se há ou não uma ameaça.
5. A Surpresa é a mais breve
das emoções e dura apenas alguns segundos. Existem outras emoções curtas,
mas a surpresa é a mais curta. Depois que ela ocorre, a depender da sua
natureza, poderão vir outras emoções: o medo, alegria, diversão, alívio, raiva,
repulsa ou outras. Ou nenhuma emoção, se
a surpresa não tiver importância para você.
6. As causas da surpresa são
repentinas e inesperadas, como sons altos: um grito, um balão estourando, uma
bomba forte, um carro com silencioso aberto, ou
movimentos inesperados: alguém se
aproximando sorrateiramente de você ou uma bolinha de papel jogada sem aviso.
7. Um dos elementos da Surpresa é a intensidade,
que é variada. Numa grande surpresa, ela pode gerar
uma resposta de luta ou fuga, e numa pequena surpresa, a resposta é pequena.
Uma função da surpresa é interromper uma
ação em andamento e reorientar sua atenção para novo evento. Há um
redirecionamento automático da atenção para novos estímulos.
8. A Diferença entre Surpresa e Susto é que ela é uma emoção e o susto um
reflexo, mais curto que ela. O susto dura uma fração de segundos e ninguém pode
inibi-lo: ser avisado de que vai tomar um susto pode reduzir sua intensidade,
mas não eliminá-lo. Mas se você for avisado que terá uma surpresa deixará
de tê-la. No susto, seus olhos ficam fechados, e na Surpresa eles ficam abertos
e a boca também.
9. O Medo e a
Surpresa são as expressões faciais mais confundidas, só que na Surpresa as
sobrancelhas se erguem e ficam mais curvas do que no medo, e a boca é aberta,
enquanto no medo a boca não é aberta e as pálpebras superiores são mais
elevadas..
10.Freqüentemente, na
Surpresa há um suspiro audível e uma inspiração momentânea, além da pessoa
ficar mais atenta. Ela levanta a cabeça e as mãos como se fosse proteger o
rosto ou recuar do objeto que a surpreende.
A função da surpresa é focar
a atenção para que possamos saber o que está acontecendo e se há perigo.
Algumas pessoas não gostam de ser surpreendidas e pedem para não
surpreendê-las. Outras gostam de ser surpreendidas e não planejam as
coisas, para serem surpreendidas.
11. A Surpresa é uma sensação de admiração
ou espanto que sentimos em relação ao inesperado. Quando você vê algo que
parece uma cobra, pode sentir medo na hora, mas depois vê que é um cipó curvo e
relaxa . Na surpresa há dois processos cerebrais: um que dá uma resposta rápida
e outro que dá uma resposta mais lenta, reflexiva, que elimina o medo ou
ameaça. Você pode até rir quando relaxar.
12. Nas seguintes situações podem ocorrer Surpresas:
a- Quando você menos espera – se
houver uma vitória
de surpresa num jogo, o prazer faz com que milhares de expectadores sintam
surpresa e uma enorme onda de dopamina;
b- muitas empresas que vendem pela Internet se
esforçam para entregar suas vendas antes dos prazos prometidos para o cliente
sentir prazer com a surpresa;
c- uma mensagem de TV não muito
convencional pode estimular o interesse
do consumidor e capturar sua atenção, como quando ele vê um bebê falar e pedir
para comprar ações de uma empresa;
d- nunca ter tido uma experiência como essa, pois a novidade
chama a atenção, podendo ser o novo
evento - uma pintura vista pela primeira vez, aprender uma coisa nova, ter uma
nova experiência.
Referências e Links :
1.
Ekman P., Davidson RJ, A natureza da emoção: questões
fundamentais. Oxford: Oxford University Press), 1994.
2. Hye Jin Yoon (2013) Compreendendo a
incongruência do esquema como um processo de publicidade: revisão e
recomendações futuras, Journal of Marketing Communications, 19: 5, 360-376.
3. https://www.paulekman.com/universal-emotions/what-is-surprise/
IMAGENS: Getty. Images.com
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