quinta-feira, 28 de setembro de 2023

E-book 36

 

 

              E-book 36

      Poder da Esperança e Surpresa            

 P S I C O L O G I A

 
    M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

  Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2023 - Bahia- Brasil

 

 

 QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 

Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

                      




                      

   RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 36

 

Capítulo 1: Poder da Esperança 

Capítulo 2: Surpresa

 

 

 

 

                               CAPÍTULO 1

                      O PODER DA ESPERANÇA

 

              Neste e-book você verá o que é Esperança, quais seus componentes, sua importância prática, os elementos necessários para   praticá-la. Qual o Poder da Esperança, e a Teoria da Esperança, seu significado e elementos.

 

 O que é a Esperança

Snyder (1991), definiu  a Esperança como a capacidade percebida de criar caminhos para atingir objetivos desejados e de motivar-se a si mesmo através do pensamento para usar estes caminhos (https://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780199399314.001.0001/oxfordhb-9780199399314-e-3).

A Esperança é uma emoção positiva dirigida para o futuro que  visa efetivar o desejo de alcançar um objetivo para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. É também um processo cognitivo- afetivo de natureza motivacional, associada às capacidades cognitivas de solucionar problemas, controlar situações estressantes e ter otimismo. Ela é frequente nos doentes que  sofrem, sendo utilizada por eles para melhorar. 

                       A Esperança é associada a solucionar problemas, controlar o estresse e ter otimismo.

A Esperança é um estado mental em que você deseja  ter um futuro melhor que o presente e, para isto, se dispõe a praticar uma ação destinada a atingir um objetivo que lhe leve ao bem-estar. Esta ação pode ser praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, tomar um remédio, etc.

Você nasce com a esperança, mas deve aprender a usá-la devidamente, através de um processo mental que pode ser  aprendido, que é a Esperança Aprendida.

A Esperança Aprendida é o resultado de um processo de aprendizagem, que precisa  de um treinamento mental adequado, com os seguintes passos. O primeiro, é estabelecer um objetivo possível; o segundo é praticar as ações que levem  à conquista deste objetivo; o terceiro é constatar a conquista deste objetivo, na prática. No caso da hipertensão, o doente deve tomar o remédio receitado e controlar sua pressão arterial.

           Se a pessoa desenvolver uma mente esperançosa tornará mais fácil ter a Esperança Aprendida, e aplicá-la na conquista de diferentes objetivos, aumentando seu bem-estar. Ela aplica mais a Esperança em sua vida, e traz mais bem-estar para ela.

Como praticar a Esperança

Para colocar a Esperança em prática, você utiliza os caminhos que planeja através de sua Agência de Pensamento (componente cognitivo), que lhe levam a seu objetivo (componente afetivo), utiliza sua motivação (sua fonte de energia), além de sua autoconfiança e  perseverança, focando sua Atenção no que faz.       


Para praticar a Esperança, você segue os caminhos planejados pelo seu pensamento para chegar ao objetivo, e utiliza sua motivação para atingi-lo.

 

A diferença entre Esperança e Expectativa é que a expectativa é racional, cognitiva, e a Esperança é uma emoção, que  pertence à dimensão afetiva humana. A Esperança nos motiva para realizar comportamentos, principalmente quando surgem obstáculos para alcançar uma meta. Quanto maior for o desafio, mais nos sentiremos estimulados a conquistar o objetivo. Os líderes positivos  utilizam a esperança de seus liderados para gerar motivação e confiança neles.

Thich Nhat Hanh, mestre zen, acredita que a Esperança torna mais fácil suportar as dificuldades do momento presente. E que a esperança faz suportar melhor as adversidades do dia de amanhã .

Para Snyder (1999), a esperança permite definir melhor nossos objetivos e gerar mais motivação para alcançá-los, pois temos maior controle sobre o que nos cerca, e podemos evitar situações causadoras de ansiedade e estresse.

Quando a Esperança falta,a pessoa fica sujeita a pensamentos que podem bloquear sua capacidade de alcançar seus objetivos. Para atuar movido por sua Esperança você usa seu desejo, a avaliação da situação, sua capacidade de resolver problemas, além da motivação.

Há uma diferença entre esperar e esperançar: esperar é uma atitude passiva em que você aguarda as coisas ocorrerem, sem interferir nelas. Esperançar é aguardar, mas interferir nas coisas para que ocorram de acordo com o que você deseja. Você é ativo e interfere no andamento das coisas. 

Poder da Esperança

A Esperança, utilizada de forma adequada, funciona como uma força pessoal, ao lado da criatividade, curiosidade, coragem, perseverança, igualdade, perdão, humildade, gratidão, etc., e deve ser usada para melhorar a qualidade de vida.

A Esperança tem os seguintes poderes potenciais:

1. A prática da Esperança permite planejar um futuro melhor e ter mais satisfação nele.                 


                               A esperança permite planejar um futuro melhor.

2. A Esperança permite à pessoa ser mais otimista ao planejar seus objetivos e metas.


                            A Esperança permite à pessoa ser mais otimista.

3. A Esperança Aprendida permite à pessoa ser mais  esperançosa.

4. A esperança de ter boa saúde lhe leva a praticar mais atividades físicas.


               Você pode ter esperanças de praticar mais atividades físicas.

5. Um poder da esperança é estimular a esperança nos outros, transmitindo-lhes ânimo no convívio e dando o exemplo.

                 Você pode estimular esperança nos outros, transmitindo-lhes ânimo. 

 

Como cultivar a Esperança

1.Tenha pensamentos cheios de esperança – Quando olhar para o  futuro, seja otimista e procure  ver bons resultados.

2. Depois de uma experiência positiva, identifique as emoções positivas que a tornaram possível.

3. Cultive otimismo – A esperança e o otimismo estão intimamente ligados. A Esperança é diferente do Otimismo, que é uma expectativa generalizada boa de como as coisas boas vão acontecer. Já a esperança envolve ter objetivos, e fazer um planejamento para alcançá-los, acreditando que coisas boas vão acontecer, e agir para que elas ocorram . Por exemplo, cultivar a esperança de ter Paz Interior e Bem-estar.

4. Pense em coisas agradáveis e demonstre gratidão pelas ajudas que recebeu na vida. Fazendo isto, verá o futuro mais feliz, pois ocorrem  coisas boas no passado que permitem antever um futuro benéfico, esperançoso.

5. Tire da mente pensamentos automáticos negativos que surgirem. Procure razões específicas (que podem ser mudadas), sobre os fracassos do passado e corrija-as, para ter esperança no futuro.

6. Procure se relacionar com pessoas positivas, cheias de esperança, pois sua esperança se fortalece com a presença delas. Procure a companhia de pessoas que têm esperança e faça amizade com elas.


              Procure se relacionar com pessoas positivas, cheias de esperança.

7. Ofereça ajuda aos outros: será bem recebido e terá mais confiança em si mesmo.

8. Mude sua rotina se a desesperança chegar de alguma forma. Procure um lugar mais afastado, e se distraia com alguma coisa diferente. Dê um passeio na praia ou no campo. Faça sua meditação preferida, ouça uma música nova. E, se puder, tire um dia para descansar. Isto mudará sua mente e você olhará o futuro com mais esperança.

Dê um passeio na praia ou no campo  e você olhará o futuro com mais esperança

9. Leia e medite – Tenha bons livros sempre em sua companhia, que apresentem assuntos de bom conteúdo e máximas de sabedoria. Medite sobre eles e encontrará calma e força para revigorar sua esperança.


10. Transmita ânimo e esperança aos outros – Parte de seu crescimento pessoal consiste em refletir nos outros a sua influência positiva. Quando falar com alguém numa situação difícil, anime-o e ajude-o a fugir do desespero. Fale em assuntos agradáveis ou neutros.

                         Quando falar com alguém numa situação difícil, anime-o, 
                          ajude-o e fale em assuntos agradáveis. 

11. Cuide de seu bem-estar físico – Manter-se  em boa  forma física, com saúde e satisfeito, são condições para olhar o futuro com esperança. Zele por sua saúde para ter esperança.

Teoria da Esperança

A Teoria da Esperança de Snyder visa compreender a  prática da Emoção Esperança, e a relação dela com seus  objetivos e ações. Muitas vezes em sua vida você está preocupado com um problema, pessoal, familiar, profissional ou social, e de repente, sua intuição lhe oferece a solução, que você analisa e acha boa. Inclusive porque lhe desperta sua Esperança, que exerce papel importante em sua vida, e nas metas que você traça para o futuro.

Para colocar em prática a Esperança você utiliza vários elementos da cognição: a atenção, desejo, avaliação da situação, a capacidade de resolver problemas e a motivação. Estes elementos interagem entre si, e a Teoria da Esperança facilita compreender esta interação. A maior contribuição da Teoria de Snyder é salientar o aspecto cognitivo da esperança, focando –se  nos aspectos não emocionais envolvidos, nas crenças e pensamentos.

Componentes da Teoria da Esperança:

A emoção Esperança;

O Objetivo a ser alcançado, que é a âncora da Teoria.

Caminhos percorridos para alcançar o Objetivo desejado.

A Motivação, que dá a energia, o impulso para à pessoa agir e perseverar na ação.

Snyder chamou o pensamento de Agência do Pensamento, e ela se refere ao nível de intenção, confiança e capacidade de seguir diferentes caminhos para chegar ao objetivo desejado.  A crença e a motivação são fundamentais, e a Motivação dá direção ao esforço e garante sua persistência na ação. Ela deve ser bem avaliada, junto com os caminhos e metas.

A Atenção deve ser focada nas atividades praticadas;

A Capacidade de Resolver problemas, deve ser usada quando houver dificuldades para promover mudanças de caminhos;

O Desejo é um fator importante para impulsionar a pessoa;

A Avaliação do Resultado, dirá quanto da Meta foi alcançada, o nível da energia utilizada, os Caminhos percorridos, as dificuldades existentes e como foram tratadas.

(Hope Theory: Rainbows in the Mind - SHU Blogs, blogs.shu.ac.uk › 2020/02)

 

Importância da Esperança

Para a Psicologia Positiva, a Esperança é uma força propulsora, que nos anima e estimula constantemente, nos faz seguir em frente, e faz acreditar que é possível alcançar nossas metas e objetivos. A Esperança é uma mola propulsora do ser humano. É uma força pessoal que lhe ajuda a viver melhor. Por exemplo, ela lhe estimula a se esforçar para se formar em Medicina, Engenharia ou Direito, e depois a fazer pós graduação, mestrado ou doutorado. Toda vez que você conclui uma etapa, confia cada vez mais em sua capacidade de realizar e aumenta sua confiança em suas forças pessoais.

A  Esperança lhe motiva para atingir seus objetivos, é ativa.  É o sentimento de que pode alcançar aquilo que deseja, sendo dirigida para o futuro e incerta: você nunca tem certeza que vai concretizá-la.

x

                          Se você quer um carro novo, cultive a esperança  de comprá-lo. 


 Quando falar com alguém numa situação difícil, anime-o e ajude-o a fugir do desespero. Fale em assuntos agradáveis 
           Assim concebida, a Esperança é um instrumento para lidar com o estresse e o medo. Se você tem medo de algo e pensa que pode vencê-lo com a esperança, isto diminui seu medo, bem como o estresse emocional que ele gera. Por exemplo, se está com uma doença e pensa nela com medo, achando que não vai ficar bom, e em vez disto tiver esperança de que vai melhorar, a esperança interferirá em sua cura.

As pesquisas mostram que pessoas com altos índices de esperança possuem melhores notas na escola, melhores desempenhos no esporte, maior nível de bem-estar e satisfação e experimentam mais emoções positivas em suas vidas.

A Esperança é uma forma deliberada de pensar e pode ser  aprendida, Snyder & Lopez, 2009, mostram as pesquisas. Ela  nos dá motivos para continuar a lutar e acreditar que as coisas vão melhorar.

 

Ação da Esperança no cérebro

 Song Wang realizou pesquisa sobre efeitos da Ressonância Magnética no cérebro e concluiu que a Esperança protege a atividade espontânea  do córtex órbito frontal contra a ansiedade. Segundo ele as evidências de muitos estudos anteriores mostraram o papel da Esperança na proteção cerebral contra a ansiedade. No entanto, pouco se sabe sobre a base neurobiológica da esperança e o mecanismo subjacente de como que ela reduz a ansiedade cerebral (15 de agosto de 2017 doi: 10.1016 / j.neuroimage.2017.05.056. Epub 2017, 27 de maio).

Pesquisas mostram que a Esperança protege o cérebro contra a ansiedade.

Psicoterapia da Esperança

A Terapia da Esperança utiliza a Esperança como instrumento para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa no futuro. Ela é útil na manutenção da saúde, controle da ansiedade,  tratamento da ansiedade, da depressão e do estresse, na melhoria da qualidade de vida,  na percepção melhor do futuro, no desenvovolvimento de uma empresa, na conquista de um amor ou de um bom relacionamento.

 A terapia da esperança se baseia numa abordagem psicológica positiva, nas força pessoais do indivíduo. Pessoas com alto nível de esperança podem se proteger contra a depressão e a ansiedade, e são menos propensas a sentir seus sintomas de novo. Seus objetivos são realistas, dissipando assim a desesperança, que atinge  sua confiança em si mesmo. 

 A Terapia da Esperança, que pode ser aprendida,  objetiva conquistar um objeto ou situação no futuro e tenta controlar a realidade correspondente. Por exemplo, ter a esperança de sentir bem - estar quando está se sentindo mal-estar e desejar que o bem-estar seja um objetivo a alcançar. Você pode ter esperança de alcançar qualquer coisa boa no futuro. A   Esperança não faz milagres e você só deve tentar conseguir o que não for impossível. Nunca tente conseguir o impossível.

Os resultados das pesquisas feitas por Rahimipour et al. mostram que os escores de depressão, ansiedade e estresse foram significativamente reduzidos após a terapia de esperança em pacientes com insuficiência renal que se submetiam a hemodiálise, após a comparação com o período anterior à intervenção (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4700689/).

        Depressão, ansiedade e estresse foram reduzidos com a terapia de esperança

O referido autor cita diversas pesquisas que relatam bons resultados da Terapia da Esperança, como o aumento da expectativa de vida de mulheres com câncer de mama; redução da depressão e prevenção para o retorno dos usuários de drogas; atuação como uma barreira contra a recaída da depressão, usando emoções positivas; efeitos ​​na Qualidade de Vida de pacientes com esclerose múltipla; eficaz para superar a ansiedade e a depressão com maior autocuidado; aumento nas estratégias para lidar com problemas. 

 E mais: pesquisa em mães com filhos com câncer, mostrou eficácia para melhorar a esperança das mães e a reduzir sua depressão. Efeito positivo na redução da depressão de alunos e no aumento de suas esperanças, além de redução da insônia de universitárias. Melhora do nível da esperança, do  sentido da vida e da auto estima corporal, e na melhoria da qualidade de vida  de pacientes com AIDS.

 

Exemplo prático da Teoria da Esperança

Daremos como exemplo da Teoria da Esperança numa pessoa com Rinite e o nariz entupido (inflamação das narinas):

 Meta - é desentupir as narinas obstruídas;

Caminhos: vai utilizar diversos caminhos. Usar um Vaporizador Nasal, os Remédios (rinosoro, antihistamínicos, corticoides e antiinflamatórios ) e a Acupressão (pressionar com os dedos os pontos de Acupuntura da face).

Sua Motivação, A Agência do Pensamento, será responsável pelas ações necessárias para atingir os resultados desejados em cada caminho.

● A Avaliação do Processo vai fornecer dados sobre quais caminhos são melhores para os resultados e o nível de melhora de cada caminho. Se, no fim do tratamento, as narinas ficaram totalmente desentupidas, a sua Esperança foi atingida em 100%. Mas pode ser somente atingida em 70 ou 80 %.                     

Outro exemplo: uma pessoa que teve derrame cerebral, depois de seguir as orientações (caminhos) recomendadas pela equipe de saúde, ficou com alguns músculos sem funcionar bem, e anda arrastando uma perna. Então sua Esperança foi alcançada parcialmente.

A Esperança é um sentimento que amplia a expectativa da existência de comportamentos agradáveis no futuro e pode diminuir o medo das doenças, as hospitalizações frequentes e a sobrecarga econômica, social e mental elevada imposta a essas pessoas, suas famílias e a sociedade. Pode ser pavimentada, pela  terapia da esperança, uma estrada eficiente em direção à diminuição do estresse.

 Avaliação da Esperança

Instruções:

 

Este questionário visa avaliar o seu estado de Esperança utilizando 15 questões. Se a afirmativa que você escolher ocorrer “sempre ou quase sempre”, responda “S” e se ela ocorrer “nunca ou raramente”, responda   “N”, adiante da linha colocada no fim da questão.  Não há respostas “certas” ou “erradas” e o que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e responda sem pressa.

 

Questões :

 

1. Quando tenho dificuldades para atingir meus objetivos, posso criar muitos caminhos para continuar. ___ 

       2. Faço muitos esforços para alcançar meus objetivos. ___

3. Agora não me sinto capaz de alcançar o sucesso e atingir meus objetivos. ___

4. Antes de procurar atingir meus objetivos eu não faço o planejamento necessário __

5. Quando tenho um problema importante para resolver e encontrar uma solução transformo-o em uma Esperança e passo a

agir para alcançá-la.___

        6. Considero que uma Esperança é uma meta que devo alcançar, faço um planejamento específico para isto e escolho um caminho para alcançá-la. ___
        7. Dedico muito esforço para alcançar a meta desejada e procuro me motivar para ser bem  sucedido. ___
       8. Se,no caminho escolhido, encontro dificuldades, não mudo logo para outro que escolhi antes , no planejamento. ___
      9.Durante minhas atividades não foco minha atenção exclusivamente na meta desejada e nas ações necessárias para alcançá-la. ___

     10. Não tenho fé na crença de que alcançarei minha meta da esperança. ___
      11.  Não farei a avaliação do processo durante seu desenvolvimento. ___

     12. Eu acredito no valor de cada dia e sinto minha vida é útil para a sociedade. ___

      13. Eu não sou otimista em minha vida. __

      14. Eu tenho planos a curto e a longo prazos e consigo ver possibilidades em meio às dificuldades. ___

      15. Eu não tenho medo do futuro e sei o que quero em minha vida. ___

 
RESULTADO:

  Para saber como está seu estado de Esperança, dê 1 ponto para cada resposta positiva (S) nas questões número 1, 5,6,7,8,11,13 e 15 ;  e 1 ponto para cada resposta negativa (N) nas questões número 2,3,4,9,10,12 e 14. Seu escore é a soma dos pontos das respostas positivas (S), com a soma dos pontos das negativas (N). Um exemplo: se a soma dos seus pontos positivos for 7 e a dos negativos for 4, seu escore será 11.

 

Avaliação do resultado:

♦ Uma pontuação entre 1 e 5 indica que você não está conduzindo bem sua Esperança e que deve fazer as modificações necessárias.

♦ A pontuação entre 6 e 10 indica que seu estado de Esperança precisa ser melhorado, com a orientação deste Post.

♦ A pontuação entre 11 e 15 indica que você está de parabéns e que seu estado de Esperança está bem. Porém deve se aperfeiçoar.

♦♦♦

 Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, na revisão do texto.

♦♦♦

RESUMO   

1. Snyder (1991), definiu  a Esperança como a capacidade percebida de criar caminhos para atingir objetivos desejados e de motivar-se a si mesmo através do pensamento para usar estes caminhos.  A  Esperança é uma emoção positiva dirigida para o futuro que visa efetivar o desejo de alcançar um objetivo capaz de melhorar a qualidade de vida da pessoa. É um processo cognitivo- afetivo, de natureza motivacional, ligado às capacidades de solucionar problemas, obter controle de situações estressantes e ter otimismo.

2. Para colocar a Esperança em prática, você utiliza caminhos planejados por sua agência de pensamento (componente cognitivo), porque gosta de seu objetivo (componente afetivo), utiliza sua motivação (sua fonte de energia), além de sua autoconfiança, e concentra sua  Atenção no que faz. É uma emoção  frequente nos doentes que querem melhorar e utilizam para isto tratamentos.

       3. A diferença entre a Esperança e a Expectativa é que a expectativa é  racional e a Esperança é afetiva,uma emoção. A Esperança motiva para a realização de comportamentos e quanto  maior for o desafio, maior será a motivação para vencê-lo. Com a Esperança,os líderes positivos geram motivação e confiança nos liderado .

      4. O Otimismo é uma expectativa generalizada de que muitas coisas boas vão acontecer, enquanto a Esperança acredita que uma coisa boa vai acontecer, mas age para ela ocorrer . Por exemplo, alguém que cultiva a esperança de ter Bem-estar age para que ele ocorra.

       5. Para Thich Nhat Hanh, mestre zen, a Esperança é importante porque torna o momento presente menos difícil de suportar, e faz a pessoa  acreditar que amanhã será um dia melhor para suportar as adversidades.

      6. Para Snyder, através da Esperança definimos nossos objetivos e geramos motivação para alcançá-los e ter maior controle sobre o que nos cerca, podendo assim evitar situações que causam ansiedade e estresse. Na ausência de Esperança a pessoa pode ter pensamentos que bloqueiam sua capacidade de agir para alcançar seus objetivos. Para agir movido pela  Esperança você usa seu desejo, avalia a situação, sua capacidade de resolver problemas e sua motivação.

     7.Esperar é uma atitude passiva em que você  aguarda as coisas ocorrerem, sem interferir nelas, como quando você espera o Sol nascer ou a maré encher. Esperançar é aguardar as coisas ocorrerem interferindo ativamente nelas, para que ocorram como você deseja, como quando você executa as ações que planeja.

    8. A Teoria da Esperança de Snyder visa compreeender a Esperança e  sua relação com seus  objetivos e ações. A Esperança é uma das forças pessoais mais importantes e para colocá-la em prática na sua vida você usa vários elementos da cognição: desejo, avaliação da situação, atenção, capacidade de resolver problemas e a motivação.

9. A Teoria de Snyder deixa claro o aspecto cognitivo da Esperança, das suas crenças e pensamentos. São seus componentes: a Esperança; o Objetivo a ser alcançado; os Caminhos a serem percorridos ; a Motivação, que dá a energia  para pessoa agir (Snyder chamou de Agência do Pensamento), além da direção ao  esforço da pessoa; a Atenção, que deve ser focada nas atividades praticadas; a Capacidade de Resolver Problemas; o Desejo e a Avaliação do Resultado.

 10. Para a Psicologia Positiva, a Esperança é uma força que anima e estimula a pessoa e que a faz seguir em frente, acreditando ser possível alcançar seus objetivos. È uma força pessoal que ajuda a viver melhor. Estimula a pessoa a se esforçar para estudar Medicina, Engenharia ou Direito, e a fazer pósgraduação, mestrado ou doutourado. A  Esperança motiva a pessoa a atingir seus objetivos e é um sentimento que pode lhe fazer alcançar o que deseja e que é possível,  mas você nunca tem certeza que vai concretizá-la. Salvo em raras pessoas com altos níveis de esperança.

 11. A Esperança é um instrumento para lidar com o estresse e o medo. Se você tem medo de algo e pensa que pode vencê-lo utilizando a Esperança, isto o diminui e o estresse emocional que ele gera. Por exemplo,se você está doente e tem medo de não  ficar bom, mas tem esperança de que vai melhorar, ela  interferirá em sua cura e lhe dará forças para lutar contra a doença.

12. Pesquisas mostram que pessoas com muita Esperança têm melhores notas na escola, melhores desempenhos no esporte, maior nível de bem-estar e satisfação e experimentam mais emoções positivas. A Esperança pode ser aprendida e compartilhada com outras pessoas, e nos ajuda a permanecer comprometidos com nossos objetivos e motivados a agir para alcançá-los.

13. Pesquisa com Ressonância Magnética no cérebro concluiu que a Esperança protege a atividade do córtex órbito-frontal contra a ansiedade. Pesquisas outras mostraram o papel da Esperança na proteção cerebral contra a ansiedade.

14. A Psicoterapia da Esperança utiliza a Esperança da pessoa para melhorar seu bem estar e qualidade de vida. É útil na manutençãp da saúde,no controle da ansiedade e do medo, na depressão, no estresse, na melhoria da qualidade de vida,  na percepção melhor do futuro, no desenvovolvimento de uma empresa, na conquista de um amor ou de um bom relacionamento, além de outras situações.

Baseia-se nas força pessoais do indivíduo, e utiliza suas habilidades pessoais. Pessoas com alto nível de esperança podem se proteger contra a depressão e a ansiedade e ficarem menos propensas a sentir seus sintomas em casos de recaídas. Seus objetivos são mais realistas e conseguem dissipar a desesperança, capaz de destruir sua autoconfiança, e resistir mais a eventos negativos. 

15. A Esperança pode ser aprendida se a pessoa for educada para isto e para conquistar um objetivo situado no futuro e controlar as circunstâncias da realidade. Por exemplo, se você  tem esperança de sentir bem estar quando tem mal-estar este é um objetivo que pode alcançar. Mas a Esperança não faz milagres e você  só deve tentar conseguir  o que for possível. Nunca tente conseguir o impossível.

16. Os resultados das pesquisas feitas por Rahimipour mostram que a depressão, ansiedade e estresse foram significativamente reduzidos após a psicoterapia de esperança em pacientes com insuficiência renal que se submetiam a hemodiálise. Ele cita pesquisas com bons resultados no aumento da expectativa de vida de mulheres com câncer de mama; redução da depressão e prevenção para o retorno dos usuários de drogas; ação contra a recaída de depressão, usando emoções positivas; efeitos ​​na Qualidade de Vida; aumento nas estratégias para lidar com problemas, eficácia na redução do estresse mental em pacientes com cancer.

17. E mais: pesquisa em mães com filhos com câncer, relatou eficácia na  esperança das mães e redução da depressão. Efeito positivo na depressão de alunos com aumento de suas esperanças e redução da insônia em  universitárias. Melhora do nivel da esperança, do  sentido da vida e da auto estima corporal, e na melhoria da qualidade de vida  de pacientes com AIDS.

18. É relatado o caso de uma pessoa com  ansiedade convertida numa Rinite, com o nariz entupido. Estes foram seus passos: Meta - desentupir o nariz entupido; Caminhos: usar um Vaporizador Nasal, os Remédios receitados (rinosoro, antihistamínicos, corticoides e antiinflamatórios ) e a Acupressão (pressionar com os dedos os pontos de Acupuntura da face).  Motivação: será responsável pelas ações para atingir, em cada caminho, os resultados desejados;  A Avaliação do Processo dirá os resultados de cada caminho e o nível de melhora de cada um.

19. A Esperança amplia a expectativa de vivências agradáveis no futuro, pode diminuir o medo de doenças, de hospitalizações frequentes e a sobrecarga econômica, social e mental elevada`da pessoa, da família e da sociedade, além de diminuir o estresse.

20.  A avaliação do seu Estado de Esperança é muito útil para você saber como está sua Esperança.

  REFERÊNCIAS E LINKS

1. Hope Theory: Rainbows in the Mind - SHU Blogs, blogs.shu.ac.uk › 2020/02)

2. https://allbooksworld.com/the-hope-circuit-by

3.The Hope circuit, Martin Seligman, 2018,-martin-e-p-seligman-pdf-download/

4.https://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780199399314.001.0001/oxfordhb-9780199399314-e-3

5.15 de agosto de 2017 doi: 10.1016 / j.neuroimage.2017.05.056. Epub 2017, 27 de maio.

 6.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4700689/

 

 

 

 

                                        CAPÍTULO 2

                                        SURPRESA      

Neste e-book você verá o que é  Surpresa, suas características e tipos, como identificá-la, suas finalidades, situações em que ela pode ser vivida, o que precisa fazer para se adaptar a ela, sua duração, causas e elementos, a diferença entre a surpresa e susto e como fazer a avaliação de seus conhecimentos sobre ela.

                                                        ♦♦♦

Que é a Surpresa?

 

A Surpresa é uma emoção que surge quando estamos diante do desconhecido, quando nos adaptamos a uma nova situação. Ela é gerada por um fato que lhe surpreende, inesperado, repentino, imprevisto, que lhe causa admiração ou espanto.  A surpresa é expressa pela pessoa através da boca aberta e dos olhos arregalados como resposta a um estímulo que aumenta sua  excitação e sua atenção, segundo Ekman (Ekman P., Davidson RJ, editores.  (1994). A natureza da emoção: questões fundamentais. Oxford: Oxford University Press).

Por exemplo, você vai ter surpresa se estiver  diante de uma moça bonita ou de um rapaz bonito, atraente, que está se oferecendo, e você não sabe se aceita ou recusa. Fica com a boca aberta e olhos arregalados, surpreso (a) com o que está ocorrendo.         


                                              
Na Surpresa a boca fica aberta e os olhos arregalados.

 Quando você está diante de uma novidade, está diante de uma surpresa e deve se adaptar a ela, que tem por finalidade fazer você se adaptar à nova situação. Você deve saber mais, antes de recusar ou aceitar o que está em sua frente. Por exemplo, você está em um supermercado, e vê a oferta de um produto barato e de boa qualidade: compra ou não compra? O que fazer quando está diante desta nova situação? Entra em alerta, para se adaptar à nova situação e depois é que decide.

 

Surpresa Positiva e Negativa

 

A Surpresa pode ser positiva ou negativa, agradável ou desagradável. Nos casos citados ela foi agradável, mas ela pode ser desagradável, quando você espera algo bom da vida e acontece algo ruim. Mas, em ambos os casos, você fica excitado, e com atenção aumentada porque ocorre algo inesperado.



A Filha ouviu uma surpresa agradável da Mãe e sorriu.

 A surpresa é uma das sete emoções universais, segundo Ekman, e geralmente surge quando você está diante de um som ou de movimentos ou de situações inesperadas. Sua função é fazer com que sua atenção verifique o que está ocorrendo e se existe uma ou não uma ameaça (https://www.paulekman.com/universal-emotions/what-is-surprise/).

 

Duração, causas e elementos da Surpresa

 

Ela é a mais breve de todas as emoções e dura alguns segundos. Outras emoções são curtas, mas a surpresa é a que tem menor duração. Depois da surpresa, e a depender de sua natureza, podem vir o medo, alegria, alívio, raiva, repulsa, etc.

       Os gatilhos universais da surpresa são repentinos como por exemplo:

  • Sons altos: um grito em seu ouvido, um balão estourando, uma bomba caseira  forte ou um carro com buzina muito alta ou com silencioso aberto;

Um carro buzinando muito alto pode causar surpresa.

 

  • Movimentos inesperados:  alguém se aproximando sorrateiramente de você ou jogando uma bolinha de papel sem avisar.

Um dos elementos da Surpresa é a intensidade, que é variada. Numa grande surpresa, ela pode induzir a resposta de luta ou fuga, e numa pequena surpresa,a resposta é pouca intensa. À medida que a pessoa se acostuma a ter um  tipo de surpresa, ela vai diminuindo de intensidade. 

Uma função biológica da surpresa é interromper uma ação em andamento e reorientar a atenção para um novo evento, que pode ser mais significativo. Há um redirecionamento automático da atenção para novos estímulos e, isso causa breve tensão muscular, principalmente no pescoço, que faz a pessoa surpresa ficar com ele ligeiramente tenso.

 

Diferença entre Surpresa e Susto:

A Surpresa é uma emoção e o susto um reflexo fisiológico, mais curto do que ela. O susto dura uma fração de segundos e a pessoa não pode inibi-lo. Ser avisado de que será assustado por um som alto pode reduzir o susto que você vai ter, mas não o eliminará. Por outro lado, você não terá mais surpresa se for avisado de que vai ter uma. No susto, seus olhos ficam bem fechados e os lábios tensos, e na Surpresa  os olhos e a boca ficam abertos. 


No susto, seus olhos ficam bem fechados e os lábios tensos.

Na surpresa os olhos e a boca ficam abertos.


Como reconhecer a Surpresa?

 O Medo e a Surpresa são as expressões faciais mais confundidas porque são

 caracterizados pelas posições das sobrancelhas, olhos e boca. Na Surpresa as 

sobrancelhas se erguem e ficam mais curvas do que no medo.     

         



                         
No medo a boca não é aberta e as pálpebras superiores são mais elevadas que na Surpresa.

             Na Surpresa a boca fica bem aberta e a pálpebra superior não é tão elevada.

 

 Freqüentemente, na Surpresa há um suspiro audível e uma inspiração momentânea, além da pessoa ter mais atenção. Ela levanta a cabeça e as mãos como se fosse proteger o rosto ou recuar do objeto que a surpreende.


Uma função da surpresa é focar nossa atenção para que possamos saber o que está acontecendo e se estamos em perigo ou não. Algumas pessoas não querem ser surpreendidas, mesmo por eventos agradáveis, e pedem para não surpreendê-las. Outras gostam de ser surpreendidas e deixam muitas coisas não planejadas, para serem surpreendidas (https://blog.psicologiaviva.com.br/reconhecer-suas-emocoes/}

A Surpresa é uma sensação de admiração ou espanto que sentimos em relação ao inesperado. Quando você vê algo que parece uma cobra, pode sentir medo na hora, mas depois relaxa ao perceber que não é, mas sim um cipó curvo que parece com ela. Na surpresa há dois processos cerebrais: um que dá uma resposta rápida e outro que dá uma resposta mais lenta, reflexiva, que elimina o medo ou ameaça. Você pode até rir quando o medo se transformar em alívio.

Se você vê algo parecendo uma cobra, tem medo, mas relaxa ao ver estar enganado.

Situações em que ocorrem Surpresas

1.Quando você menos espera – se houver uma vitória não esperada, de surpresa, de um time num jogo de futebol, o prazer vai fazer com que os expectadores sintam surpresa e eles serão tomados por uma onda de dopamina. 




Se houver uma vitória de surpresa de um time, num jogo, seus  torcedores  serão surpreendidos.

 

          2. Empresas que vendem pela Internet se esforçam para entregar  antes do prazo, para surpreender o cliente.

3. Um esquema de publicidade incoerente pode captar a atenção do consumidor, como se ele vê um bebê recomendar a compra de ações de uma empresa num anúncio.

4. Numa sala de aula, os alunos são mais convencidos por uma explicação do Professor se ela os surpreender e for contra suas expectativas.

5. Novidade- nunca ter tido uma experiência igual a esta antes, pois a novidade chama a atenção. O fato novo pode ser uma pintura, aprender umacoisa nova ou uma nova experiência. Mas você pode se habituar com novidades, que sejam empolgantes no início, e depois se tornam aborrecidas. 

                          Avaliação da Surpresa

Este questionário utiliza 8 questões para avaliar seus conhecimentos sobre a Surpresa. Se a afirmativa que escolher ocorrer “sempre ou quase sempre”, responda “S” e se ela ocorrer “nunca ou raramente”, responda “N”, adiante da linha colocada no fim da questão.  Não há resposta “certa” ou “errada”. O que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e responda com sinceridade e calma.

Questões:  

   1. A Surpresa é uma emoção que surge quando estamos diante do desconhecido, quando nos adaptamos a uma nova situação. __  

2.    Posso ser surpreendido por qualquer coisa, principalmente se estou desatento ao que faço.___

     3.    Uma das funções da Surpresa é  ativar minha atenção para que eu possa me adaptar bem ao meio ambiente. __

    4.    Quando eu sinto medo fico com a boca aberta e quando tenho surpresa fico com a boca fechada. __

   5.    Quando eu tenho surpresa ou  susto, a diferença entre eles é que se fico assustado fecho a boca e se fico surpreso a boca fica aberta.____

   6.    Depois que tenho uma grande surpresa eu nunca sinto alegria, raiva, medo ou tristeza. __

   7.    Acho não haver nenhuma relação entre a emoção surpresa e as emoções assombração e admiração. __

  8.  Quando a surpresa é muito forte e uma ameaça, a pessoa pode sair correndo, com medo. ___

 RESULTADO:

Para saber como está seu conhecimento sobre a Surpresa dê 1 ponto para cada resposta positiva (S) nas questões número 1,3, 5 e 8 e 1 ponto para cada resposta negativa (N) nas questões número 2, 4, 6 e 7. Seu escore é a soma dos pontos das respostas positivas (S), com a soma dos pontos das negativas (N). Se, por exemplo, a soma dos seus pontos positivos for 2 e a dos negativos for 3, seu escore será 5.

AVALIAÇÃO DO RESULTADO:

♦ Uma pontuação entre 1 e 2 indica que seu conhecimento sobre Surpresa   está ruim e deve ser melhorado.

♦ A pontuação entre 3 e 5 indica que seu conhecimento sobre Surpresa  está a desejar e precisa melhorar.

♦ Para uma pontuação entre 6 e 8 você está de parabéns porque seu conhecimento sobre Surpresa está bom.

                                                                ♦♦♦

  Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, através  da revisão do texto.                                                          

                                                                      ♦♦♦

 Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas com mais bem-estar, tranquilidade e um mundo melhor

                                                                     ♦♦♦             

RESUMO

1. A Surpresa é uma emoção que surge quando estamos diante de uma novidade, do desconhecido, de uma nova situação. Ela é gerada por um fato que lhe surpreende , inesperado, repentino, imprevisto, que lhe causa admiração ou espanto. Ela é expressa pela pessoa surpreendida com a boca aberta e os olhos arregalados. O estímulo aumenta sua excitação e sua atenção, segundo Ekman.

 

2. Um exemplo – você, sendo homem, estar diante de uma moça bonita ou se for mulher, de um rapaz bonito, atraente, que está se oferecendo. Não sabe se aceita ou recusa, fica com a boca aberta e olhos arregalados, surpreso (a) com o que está ocorrendo.

3. A finalidade de uma novidade é fazer você se adaptar a uma nova situação, e se você está diante de uma novidade deve se adaptar à surpresa que ela  traz. Para isto deve saber mais sobre ela, antes de recusá-la ou aceitá-la. Isto ocorre se você está num supermercado, e vê a oferta de um produto barato e de boa qualidade: deve comprar ou não? O que fazer? Você entra em alerta para se adaptar à nova situação e depois decide.

4. A Surpresa pode ser positiva ou negativa, agradável ou desagradável. Nos casos citados foi agradável, mas pode ser desagradável, quando você espera algo bom da vida e acontece algo ruim. Mas, em ambos os casos, você fica excitado, e com atenção aumentada, para melhor perceber o inesperado ocorrido. A surpresa é uma das sete emoções universais e geralmente surge quando você está diante de um som ou de movimentos ou situações inesperadas (Eckman). Uma função dela é fazer com que sua atenção verifique  o que está ocorrendo e se há ou não uma ameaça.

5. A Surpresa é a mais breve das emoções e dura apenas alguns segundos. Existem outras emoções curtas, mas a surpresa é a mais curta. Depois que ela ocorre, a depender da sua natureza, poderão vir outras emoções: o medo, alegria, diversão, alívio, raiva, repulsa ou outras. Ou  nenhuma emoção, se a surpresa não tiver importância para você.

6. As causas da surpresa são repentinas e inesperadas, como sons altos: um grito, um balão estourando, uma bomba forte, um carro com silencioso aberto, ou  movimentos inesperados:  alguém se aproximando sorrateiramente de você ou uma bolinha de papel jogada sem aviso.

7. Um dos elementos da Surpresa é a intensidade, que é variada. Numa grande surpresa, ela pode gerar uma resposta de luta ou fuga, e numa pequena surpresa, a resposta é pequena. Uma função da surpresa é interromper uma ação em andamento e reorientar sua atenção para novo evento. Há um redirecionamento automático da atenção para novos estímulos.

8. A Diferença entre Surpresa e Susto é que ela é uma emoção e o susto um reflexo, mais curto que ela. O susto dura uma fração de segundos e ninguém pode inibi-lo: ser avisado de que vai tomar um susto pode reduzir sua intensidade, mas não eliminá-lo. Mas se você for avisado que terá uma surpresa deixará de tê-la. No susto, seus olhos ficam fechados, e na Surpresa eles ficam abertos e a boca também.

9. O Medo e a Surpresa são as expressões faciais mais confundidas, só que na Surpresa as sobrancelhas se erguem e ficam mais curvas do que no medo, e a boca é aberta, enquanto no medo a boca não é aberta e as pálpebras superiores são mais elevadas..

 10.Freqüentemente, na Surpresa há um suspiro audível e uma inspiração momentânea, além da pessoa ficar mais atenta. Ela levanta a cabeça e as mãos como se fosse proteger o rosto ou recuar do objeto que a surpreende.

A função da surpresa é focar a atenção para que possamos saber o que está acontecendo e se há perigo. Algumas pessoas não gostam de ser surpreendidas e pedem para não surpreendê-las. Outras gostam de ser surpreendidas e não planejam as coisas, para serem surpreendidas.

 

11. A Surpresa é uma sensação de admiração ou espanto que sentimos em relação ao inesperado. Quando você vê algo que parece uma cobra, pode sentir medo na hora, mas depois vê que é um cipó curvo e relaxa . Na surpresa há dois processos cerebrais: um que dá uma resposta rápida e outro que dá uma resposta mais lenta, reflexiva, que elimina o medo ou ameaça. Você pode até rir quando relaxar.

 

12. Nas seguintes situações podem ocorrer Surpresas:

 a- Quando você menos espera – se houver uma vitória de surpresa num jogo, o prazer faz com que milhares de expectadores sintam surpresa e uma enorme onda de dopamina;

 b- muitas empresas que vendem pela Internet se esforçam para entregar suas vendas antes dos prazos prometidos para o cliente sentir prazer com a surpresa;

c- uma mensagem de TV não muito convencional pode estimular  o interesse do consumidor e capturar sua atenção, como quando ele vê um bebê falar e pedir para comprar ações de uma empresa;

d- nunca ter tido uma experiência como essa, pois a novidade chama a atenção, podendo ser o  novo evento - uma pintura vista pela primeira vez, aprender uma coisa nova, ter uma nova experiência.

Referências e Links :

1. Ekman P., Davidson RJ, A natureza da emoção: questões fundamentais. Oxford: Oxford University Press), 1994.

2. Hye Jin Yoon (2013) Compreendendo a incongruência do esquema como um processo de publicidade: revisão e recomendações futuras, Journal of Marketing Communications, 19: 5, 360-376.

        3. https://www.paulekman.com/universal-emotions/what-is-surprise/

         4. https://blog.psicologiaviva.com.br/reconhecer-suas-emocoes/

 

IMAGENS: Getty. Images.com

 

 

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário