sábado, 4 de novembro de 2023

E-book 38 Preconceito e desprezo

 

                 E-book 38

                      Preconceito e Desprezo               



      P S I C O L O G I A

 
       M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

        Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2023 - Bahia- Brasil

 

 




 QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 

Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

 

 








   RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 38


Capítulo 1: Preconceito 

Capítulo 2: Desprezo

 

 

                        CAPÍTULO 1

                     O PRECONCEITO

          Neste e-book você verá o que é o Preconceito, suas características, o que é Estereótipo, suas características, qual a relação entre eles, os elementos e tipos de preconceitos e de estereótipos. Verá o que é Desprezo, seus elementos, e como avaliá-lo e qual seu significado.                                                                                     

Que é Preconceito? E Estereótipo?

O Preconceito é uma atitude hostil tomada por uma pessoa em relação   a uma pessoa ou a um grupo racial ou social. É um julgamento prévio feito pela pessoa, não é baseado em dados concretos da realidade. O preconceito  não é inato, é adquirido ao longo do desenvolvimento do indivíduo, durante o relacionamento entre seu pensamento e os pensamentos dos membros dos grupos a que pertence.

        O Preconceito se caracteriza por um conteúdo específico dirigido ao seu objeto (por exemplo- o negro é burro ou é ignorante- e por um determinado tipo de reação frente a ele, geralmente de distanciamento ou  hostilidade).  Ele pré-julga o seu objeto, a outra pessoa, seus comportamentos, crenças e sentimentos, sem nenhum critério lógico e crítico, e é expresso por atitudes discriminatórias. O Preconceito é uma realidade distorcida.

Os preconceitos trazem consequências individuais e sociais severas e promovem injustiças sociais. A luta contra eles nos conduzirá a uma sociedade mais justa e igualitária, pois sua prática é acompanhada de raiva ou ódio.

Estereótipo pode ser entendido como o conceito preconcebido (ou imagem), padronizado e generalizado, estabelecido pelo senso comum de um grupo, sem considerar dados objetivos da realidade de algo ou alguém, que é usado para definir sua aparência, natureza e comportamento. Ele pode referir-se a diversas coisas: a uma pessoa (judeu, negro, obeso, surdo, cego, gago, etc.) ou a algo (atividade sexual, religião, homem ou mulher, característica estética, etc.), e pode resultar em um Preconceito.

O Estereótipo é elaborado por um grupo para determinado fim, e pode se referir a um negro, ou judeu, ou obeso, ou deficiente físico. Seu conteúdo varia com o objetivo a que é destinado, e deve estar de acordo com o Preconceito correspondente. São diversos os estereótipos presentes nos preconceitos dirigidos a diferentes objetos, e algo destes objetos deve estar presente em cada estereótipo, embora ele não retrate os objetos mesmos.

Nos preconceitos dirigidos a diferentes objetos, os estereótipos presentes são diversos, e muitos presentes em um preconceito podem estar presentes em outros. O estereotipo caracteriza um tipo social determinado, sendo adaptado para o negro, judeu, obeso ou deficiente físico.

A prática do Preconceito è maléfica para o indivíduo e para a sociedade. Tanto você pode ser o objeto de um preconceito, quanto pode ser o praticante contra alguma pessoa ou algo. Tanto mais quando lembramos que o preconceito é praticado junto com o desprezo, a raiva e o ódio, que são dirigidos para o objeto dele.

O preconceito leva seu autor à discriminação, que é  o tratamento desigual e injusto, dado a uma pessoa ou grupo social, com base na sua raça ou etnia. A etnia é a coletividade de indivíduos caracterizada pela língua, religião e maneira de agir. (i.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2915460/)


Tipos de preconceito:

        ● Estético- considera determinados tipos de beleza melhores. A cultura impõe o conceito de beleza  e julga o que é belo e o que é feio. A pessoa pode ser vítima de discriminação por ser gordo e ouvir piadas sobre cabelos duros.

 

        ● Social: menospreza determinada categoria social e valoriza outras. Quando há desigualdade social a população é dividida em ricos e pobres e a pessoa pode ser pré-julgada e encaixada como rica ou pobre;

 

       ● De Gênero: menospreza o homem ou a mulher;

        ● Sexual: menospreza o homossexual masculino, lésbicas,  travestis,  transsexuais, etc. Mais conhecido como homofobia, o preconceito sexual gera atos de repulsa, ódio ou rejeição contra os indicados acima.

       ● Religioso: menospreza uma religião ou diversas e valoriza a sua. As religiões que mais sofrem preconceito no Brasil são - candomblé, umbanda e xamanismo. O ateísmo nega a existência de Deus e é aí incluída. Muitos religiosos não aceitam o questionamento de sua crença.

     ● Racial - menospreza uma cultura ou etnia e seus componentes: judeu, chinês, japonês, etc. ;

 


                                        Um monge tibetano pode ser objeto de preconceito.

  

  ● Do aspecto físico - menospreza o gordo (obeso), surdo, mudo, cego, gago ou qualquer deficiência física;    


Uma Médica gorda o paciente não procura, porque tem preconceito.

                    

               

                 


                                               Um paralitico pode sofrer preconceito.

   

        Cultural - a cultura de um povo engloba seus conhecimentos, religião, moral, leis, artes, língua, costumes e os hábitos tradicionais. Podem haver diferentes culturas num país. O preconceito cultural menospreza alguns traços culturais de um povo, como o etnocentrismo e a xenofobia.

       No etnocentrismo a conduta de um povo é considerada “melhor”, “pior”, “superior” ou “inferior” em relação à conduta de outros povos, gerando atos discriminatórios. A xenofobia é a aversão aos estrangeiros como um todo, independentemente de suas crenças, hábitos, idiomas, etc. É evidente quando há guerras, perseguição política ou crise social, e a população do país de destino é quem pratica o preconceito.

       Preconceito linguístico - pode haver variação da forma que certa comunidade fala num país, de acordo com a posição social e geográfica. No Brasil, há diferença entre o português falado no nordeste e no sul, o que é alvo de discriminação e de chacotas.

       No Brasil são praticados diversos preconceitos e o indivíduo pode ser preso pela prática de racismo e da intolerância religiosa.


                      Elementos do Preconceito

Uma questão importante na constituição do Preconceito é a relação entre os aspectos psíquicos e sociais dele: ele não faz   parte da mente do indivíduo quando ele nasce, não é inato, e surge com o desenvolvimento mental individual, na medida em que se desenvolvem suas atividades psicológicas.

As pesquisas mostram que o indivíduo com preconceito em relação a algo, tende a ter preconceitos outros. Ele é “preconceituoso”. Assim, o preconceito contém um conteúdo específico, fixo e imutável, dirigido a seu objeto e um tipo de reação frente a ele, em geral de hostilidade.

 

AVALIAÇÃO DO PRECONCEITO          

Instruções:  Este questionário utiliza 12 questões para avaliar seu Preconceito. Se a afirmativa que escolher ocorrer “sempre ou quase sempre”, responda “S” e se ela ocorrer “nunca ou raramente”, responda   “N”, adiante da linha colocada no fim da questão.  Não há resposta “certa” ou “errada”. O que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e responda sinceridade e calma.

Questões:      

Questão 1: O Preconceito é uma atitude hostil tomada por uma pessoa em relação   a outra ou a um grupo racial ou social. ___ 

       Questão 2: Estereótipo é um conceito preconcebido, estabelecido por um grupo sobre algo ou alguém. ___

 Questão 3: O estereótipo não se refere a características próprias de um judeu, negro, obeso, surdo, cego ou  gago, ou a sua atividade sexual ou religião, nem pode resultar em um Preconceito. ___ 

         Questão 4:  O preconceito Estético considera certos tipos de beleza melhores --- 

        Questão 5:  O preconceito social não  menospreza determinada categoria social e valoriza outras ___ 

        Questão 6:   O preconceito sexual menospreza  e discrimina o homossexual masculino, lésbicas,  travestis,  transsexuais, etc.  ___ 

         Questão 7: O indivíduo com preconceito em relação a algo, não tende a ter

 preconceitos outros. ___ 

        Questão 8: O detentor do preconceito contra o aspecto físico menospreza o 

gordo (obeso), surdo, mudo, cego, gago ou qualquer deficiência física ___ 

        Questão 9: O preconceito  não faz   parte da mente do indivíduo quando ele 

nasce, mas é inato. --- 

        Questão 10: xenofobia é a aversão aos estrangeiros como um todo e é um 

preconceito. ___ S

        Questão 11: No Brasil, há diferença entre o português falado no nordeste e no sul, 

não é alvo de preconceitos linguístico. ___ 

        Questão 12: Um padre católico pode ser alvo de preconceito. ___

 

GABARITO RESPOSTAS TESTE  PRECONCEITO


Questão 1= S     Questão 2= S   Questão 3=N   Questão 4= S 

Questão  5=N     Questão 6= S   Questão 7=N   Questão 8=S

Questão 9= N      Questão 10= S   Questão 11=N  Questão 12=S      

 

Avaliação do resultado:


♦ Uma pontuação entre 1 e 4 indica que você não está com bom conhecimento de Preconceito e deve se esforçar para fazer as modificações necessárias.


♦ A pontuação entre 5 e 8 indica que seu conhecimento de Preconceito  precisa ser melhorado com seus esforços e a orientação deste e-book.


♦ A pontuação entre 9 e 12 indica que você está de parabéns e que seu conhecimento de Preconceito está bom, devendo entretanto fazer seu aperfeiçoamento.

                                     

                                       xxx


Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira na revisão deste e-book.


                                      xxx

              

                            RESUMO


        1. O Preconceito é uma atitude hostil tomada em relação   a uma pessoa ou  grupo racial ou 
social. É um julgamento prévio não baseado em dados concretos da realidade. Ele não é inato e  
é adquirido ao longo do desenvolvimento do indivíduo, durante seu relacionamento com os membros 
dos grupos a que pertence.

    2.     O Preconceito se caracteriza por um conteúdo específico dirigido ao seu objeto (por exemplo- o negro é burro ou é ignorante) - e por um determinado tipo de reação frente a ele, geralmente de distanciamento ou  hostilidade). Os preconceitos trazem consequências individuais e sociais severas e promovem injustiças sociais. A luta contra eles nos conduzirá a uma sociedade mais justa e igualitária.


3. O Estereótipo pode ser entendido como o conceito preconcebido, generalizado, estabelecido pelo senso comum de um grupo, sem considerar dados objetivos da realidade de algo ou alguém, que é usado para definir sua aparência, natureza e comportamento. Ele pode referir-se a  uma pessoa (judeu, negro, obeso, surdo, cego, gago, etc.) ou a algo (atividade sexual, religião, homem ou mulher, característica estética, etc.), e pode resultar em um Preconceito.

 4. Seu conteúdo varia com o objetivo a que é destinado, e deve estar de acordo com o Preconceito correspondente. Podem haver diversos os estereótipos nos preconceitos dirigidos a diferentes objetos, e algo destes objetos deve estar presente em cada estereótipo, em. Nos preconceitos dirigidos a diferentes objetos, os estereótipos presentes são diversos, e muitos presentes em um preconceito podem estar presentes em outros. 

5. A prática do Preconceito è maléfica para o indivíduo e para a sociedade. Tanto você pode ser o objeto de um preconceito, quanto pode ser o praticante contra alguma pessoa ou algo. Tanto mais quando lembramos que o preconceito é praticado junto com o desprezo, a raiva e o ódio, dirigidos para o objeto dele.

6. O preconceito leva seu autor à discriminação, que é  o tratamento desigual e injusto, dado a uma pessoa ou grupo social, com base na sua raça ou etnia. A etnia é a coletividade de indivíduos caracterizada pela língua, religião e maneira de agir. (i.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2915460/)


                            REFERÊNCIAS

     1. i.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2915460/

          2. https://www.scielo.br/j/ref/a/77qSbxLKYLyttqQbSzFjMcb/




    

                                 CAPÍTULO 2

                                 DESPREZO

         

                          Que é o Desprezo?

           O Desprezo é uma emoção negativa despertada numa pessoa, quando outra a desrespeita ou ela se sente desvalorizada no relacionamento. Ela  tende a se distanciar, e a se afastar, desvalorizar, humilhar ou eliminar a outra. A finalidade do desprezo é atingir o desprezado e afastá-lo do convívio, isolando-o, pelo menos temporariamente.

 O Desprezo, é uma emoção básica universal, segundo Eckman, e seu portador tem características faciais bem definidas, que é a retração e suspensão de apenas um canto do lábio. É acompanhado de raiva, que permite a seu portador agredir o desprezado. Surge numa tentativa de fazer o outro se sentir inferior, sem valor, um nada, um ninguém e inaceitável.


O portador do Desprezo retrai e suspende o canto do lábio  e olha  de cima para baixo.

 

O desprezo é uma emoção negativa sem valor ético, porque leva à humilhação do outro. O recomendável é sermos pacientes, tolerantes e termos compaixão pelos outros, mesmo os mendigos e moradores de rua. Quanto menor sua pontuação, melhor sua posição ética. Procure diminuir seu desprezo pelos outros, pois ele é sinal de intolerância e impaciência, que dificultam seus relacionamentos e comprometem sua paz.

Mas sua tolerância tem um limitedado pela manutenção da integridade de sua autoestima, de seu auto respeito. Se sua autoestima for lesada e você não reagir, é covardia, falta da capacidade de reagir a uma agressão.


O Desprezo pode ser uma simples emoção ou uma disposição. A diferença entre emoção e disposição é que a emoção é uma reação imediata  a um estimulo, e a disposição é um traço da personalidade do indivíduo, que faz parte da sua estrutura psicológica. Na disposição ele tende a agir sempre de certa forma, a forma disposicional. Há autores que acreditam ser Desespero uma disposição.

Desprezo tem três elementos- o cognitivo, que permite saber da existência daquilo que o causou  (desrespeito, agressão, etc.); outro é o afetivo, que permite saber do componente emocional e promove a rejeição do desprezado e o terceiro é o psicomotor, comportamental, que permite afastar o desprezado.

Por exemplo, um marido se sente agredido e desrespeitado o por parte de sua mulher, quando ela usa um vestido indecoroso e se recusa a trocá-lo. Há o atrito entre os dois, e o marido agride-a raivosamente, e passa a ignorar sua presença. Aí se distancia dela e a evita e humilha, mostram as pesquisas. Em comparação com outras emoções o Desprezo tende a demorar mais.



O marido que briga com a esposa, pode  desprezá-la e ignorá-la.

 As consequências do desprezo são grandes e vão desde o estresse,   vergonha e rejeição do desprezado, até seu sofrimento e diminuição da autoestima. Durante o desprezo, seu autor se comporta como tendo status superior ao do desprezado, e pode estar sujeito a doenças cardiovasculares, derrame cerebral e infarto do miocárdio, mostram as pesquisas. No matrimônio, o dois sofrem.

Como avaliar seu Desprezo?

 

Instruções: este questionário utiliza 10 questões para avaliar seu Desprezo. Se a afirmativa que escolher ocorrer “sempre ou quase sempre”, responda “S” e se ela ocorrer “nunca ou raramente”, responda   “N”, adiante da linha colocada no fim da questão.  Não há resposta “certa” ou “errada”. O que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e responda sinceridade e calma.

 Questões:

 1.    Não tendo a desprezar quem desrespeita meus padrões de comportamento. __ 

2.    Constantemente perco as estribeiras com quem fere meus padrões.___

3.    Desdenho das pessoas que me procuram sem marcar hora.__ 

4.    Não tendo a aceitar pessoas que aceitam seus defeitos. __ 

5.    Nunca tentaria fazer alguém se sentir inútil, sem valor. __ 

6.    Não sinto sempre que outras pessoas me façam eu perder tempo. ___

 7. Quase nunca penso que os outros são inferiores a mim. __

  8. Constantemente aceito ser repreendido por falhas dos outros. ___

  9. Não tem gente que me dá razão se olho para eles de cima para baixo. ___

 10. Constantemente sinto desprezo pelos outros. ___ 


 RESULTADO:

Para saber como está seu Desprezo dê 1 ponto para cada resposta positiva (S) nas questões número  3,5,7,8,9,12, e 14;  e 1 ponto para cada resposta negativa (N) nas questões número

 1, 2, 4, 6,10,11,13 e 15 . Seu escore é a soma dos pontos das respostas positivas (S), com a soma dos pontos das negativas (N). Se, por exemplo, a soma dos seus pontos positivos for 5 e a dos negativos for 2, seu escore será 7.

AVALIAÇÃO DO RESULTADO:


♦ Uma pontuação entre 1 e 4 indica que você não está com bom conhecimento de Desprezo e deve se esforçar para fazer as modificações necessárias.


♦ A pontuação entre 5 e 7 indica que seu conhecimento de Desprezo  precisa ser melhorado com seus esforços e a orientação deste e-book.


♦ A pontuação entre 8 e 10 indica que você está de parabéns e que seu conhecimento de Preconceito está bom, devendo entretanto fazer seu aperfeiçoamento.

                                     

                                               xxx


Compartilhe e divulgue este E-book para termos pessoas com mais bem-estar, tranquilidade e um mundo melhor

                                      

                                              xxx


Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira na revisão deste e-book.


                                      RESUMO 

 1.O Desprezo é uma emoção negativa despertada numa pessoa, quando outra a desrespeita ou ela se sente desvalorizada . Ela  tende a se distanciar, e a humilhar a outra. A finalidade do desprezo é afastá-lo do convívio.

 2. O Desprezo, é uma emoção universal, e seu portador tem características faciais bem definidas, que é a retração e suspensão de apenas um canto do lábio. É acompanhado de raiva, que permite a seu portador agredir o desprezado. Surge numa tentativa de fazer o outro se sentir inferior.


3. O desprezo é uma emoção que leva à humilhação do outro e o recomendável é termos compaixão pelos outros. Procure diminuir seu desprezo pelos outros, pois ele é sinal de intolerância, que dificulta seus relacionamentos . Mas sua tolerância tem um limite, dado pela manutenção da integridade de sua autoestima. Se sua autoestima for lesada e você não reagir, é covardia, falta da capacidade de reagir a uma agressão.

4. O Desprezo pode ser uma simples emoção ou uma disposição. A diferença entre emoção e disposição é que a emoção é uma reação imediata  a um estimulo, e a disposição é um traço da personalidade do indivíduo. Na disposição ele tende a agir sempre de certa forma.

5. O Desprezo tem três elementos- o cognitivo, que permite saber da existência daquilo que o causou  (desrespeito, agressão, etc.); outro é o afetivo, que permite saber do componente emocional e promove a rejeição do desprezado e o terceiro é o psicomotor,que permite afastar o desprezado.


6. As consequências do desprezo são grandes e vão desde o estresse,   vergonha e rejeição do desprezado, até seu sofrimento e diminuição da autoestima. Durante o desprezo, seu autor  está sujeito a doenças cardiovasculares, derrame cerebral e infarto do miocárdio, mostram as pesquisas.    

                                                                             ♦♦♦

 

 

                                                          

                                                                                                              


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário