quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Post 41 Admiração e Adoração

 

                   E-book 41

                                Admiração e Adoração

                          


 P S I C O L O G I A

                                      M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

  Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2023 - Bahia- Brasil

 

 





 QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

A meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo.

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi , A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

 

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

 


 


4 Gráficos do Ranking  


 


   RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 41

 

Capítulo 1: Admiração e Adoração

                

                           ADMIRAÇÃO   

                                

        Neste capítulo você verá o conceito de Admiração, suas características e o que deve fazer para ser admirado pelas outras pessoas, além de avaliar seus conhecimentos sobre ela. Terá também informações sobre Adoração

     

              Conceito de Admiração

          A Admiração é um sentimento que traduz respeito, consideração e veneração por uma pessoa ou objeto. Ele ocorre quando apreciamos uma pessoa pela sua inteligência, seu comportamento ético, sua competência ao fazer as coisas, como ensinar, praticar a Medicina, etc.. Uma mulher bonita é admirada por sua beleza e por sua elegância.


         Uma mulher bonita pode ser admirada por sua beleza.

         Admiração é também contemplar alguém ou algo com prazer e carinho. Você pode admirar um professor pelas aulas claras e bem organizadas que ele dá e pela excelente didática que utiliza.

                                               Filho  admirando o Pai.

      O termo  pode ser utilizado quando há uma mistura entre o sentimento de espanto com prazer. Você pode admirar o diretor da empresa em que trabalha pelo seu sucesso profissional. É um sentimento de prazer diante de algo ou alguém incomum, extraordinário; é a motivação afetiva que conduz a querer estar próximo do que admira.                               


                                 
Você
pode admirar seu diretor pelo sucesso no mercado.

                             Conceito de Adoração  

             Adoração é o ato de gostar de muito, de modo intenso, e pode ou  não estar relacionado com a religião. Se relaciona com um extremo respeito, com uma forte admiração, com uma devoção à pessoa, lugar ou coisa.

            Enquanto a admiração está ligada a coisas objetivas, concretas, a Adoração pode estar relacionada com coisas não concretas, “ do espírito”, como adorar a um Deus, a um santo ou uma santa pelos milagres que ele ou ela fizeram. Pode-se adorar uma imagem de Jesús Cristo crucificado ou um imagem de nossa Senhora, etc.

        Y Walter, em 2022, realizou pesquisa com evangélicos submetidos a experiências religiosas, para verificar como eles reagiam ao praticar a adoração em suas preces. Ele queria saber se havia uma excitação fisiológica, que era medida através de suas frequências cardíacas e respiratórias, ou se havia um efeito calmante sobre o sistema nervoso.

       As análises estatísticas mostraram que a disposição psicológica durante a experiência do culto religioso acelera as respostas fisiológicas, indicado por aumentos nos batimentos do coração e na frequência da respiração. A hipótese da inibição fisiológica  foi rejeitada.( Physiological Foundations for Religious Experiences ...  https://www.ncbi.nlm.nih.gov)

 

                     Importância da Admiração    

     

         1. A admiração permite que a pessoa reconheça em outra pessoa algo diferente de si mesmo, e queira ser igual a ela, que passará a ser um modelo.         

        2. A Admiração é um componente importante do amor romântico. A linha que diferencia a admiração e amor é bem sutil, e podem  se confundir os dois sentimentos. Pode-se admirar uma pessoa sem ter amor romântco por ela, mas não se pode ter amor romântico sem existir um pouco de admiração. A beleza física pode suscitar a admiração e o desejo e estes sentimentos podem ser muito intensos e se confundirem com o amor.



                                   A Admiração é importante no amor romântico.


         3. A Admiração cria e fortalece os laços familiares e de amizade. A formação e consolidação de um núcleo familiar depende em grande medida da capacidade de admiração da criança. Um casal sem admiração recíproca está fadado ao fracasso da relação e os filhos não os admira, pois seus pais estão lançados à própria sorte, carecendo de uma base afetiva para lhes dar o exercício efetivo do amor. Uma criança que admira o pai, a mãe, os amigos, reconhece neles um valor. Por isso, o exemplo que os pais podem oferecer aos filhos é a admiração que um tem pelo outro. A rivalidade conjugal destrói a possibilidade dos filhos encontrarem o amor pela admiração, que não existe entre seus pais.

                                A Admiração cria e fortalece os laços familiares.

          4. O amor dos pais entre si torna os filhos aptos para amar, graças ao processo de aprendizagem imitativa, culturalmente determinado. Ninguém nasce sabendo amar ou odiar: as paixões não são inatas, são adquiridas. Adquirimos a capacidade de amar, na longa jornada de se diferenciar do outro e ser capaz de amá-lo como diferente de si mesmo.


                              O amor dos pais entre si torna os filhos aptos para amar.

       A criança faz sua entrada no mundo marcada pelo olhar da mãe e precisa reconhecer seu próprio ser. A presença do Pai rompe este estado de fusão e ela passa a olhar os objetos como diferentes de si.

          5. René Descartes construiu , em 1649, o catálogo das paixões, e nele está em primeiro lugar a Admiração. O filósofo francês ordenou as paixões primárias, que fundamentam as demais: admiração, amor, ódio, desejo, alegria e tristeza. Quando o primeiro contato com algum objeto ele nos surpreende, e nós o julgamos novo ou muito diferente do que conhecíamos, isso nos leva a admirá-lo e nos espantarmos com ele. Admiração é a primeira de todas as paixões.

            6. A Admiração é ligada à autoestima da pessoa, que pode ser alta ou baixa, conforme a grandeza ou pequenez da admiração. . Por isto podemos nos estimar mais ou menos e desenvolver a autoestima. Surgem  os sentimentos de grandeza ou orgulho, de humildade ou de depreciação. A admiração leva a pessoa a dar atenção ao que lhe  parece raro e extraordinário.


                                    A Admiração é ligada à autoestima da pessoa.

              7. A Admiração pode permite aos filhos ser mais que seus pais. A admiração dos filhos aos pais não é um ato de submissão a eles, pois lhes dá o poder de ultrapassá-los, adquirindo autonomia afetiva e liberdade. Os filhos impulsionados pela admiração, podem superar os pais.


                  Os filhos, impulsionados pela admiração, podem superar os pais.

8. Se comporte com independência para ser admirado pelos  parceiros sociais. 

                   Ao conhecer os pais dos companheiros, a criança começa a por em dúvida as qualidades dos seus. Qualquer descontentamento ou contrariedade é pretexto para criticar seus pais, pois existem outros preferíveis aos seus. Daí o desejo de conquistar a libertação, e cuidar de si mesmo. Senão ficará brigando com os pais e não sairá de casa

             Há muitos “adultecentes” hoje: adultos em idade cronológica, mas adolescentes em idade psíquica. Estatísticas apontam crescimento no número de jovens/adultos vivendo às custas dos pais, passivos e submissos.  Olhar para o outro como diferente de si mesmo é condição para admirá-lo , para reconhecer seu valor. 


                       Olhar para o outro como diferente de si é condição para admirá-lo.       

                     Que fazer para ser admirado?  

       1. Sempre que fizer alguma coisa, faça sempre bem feito, e considere que a qualidade do que é bom pode ser excelente.

       2.Identifique suas características  pessoais  mais importantes e procure, com modéstia, expô-las a seus parceiros: inteligência, cultura geral e profissional, comportamento ético, beleza física, dom da oratória, apresentação em público, etc.

  1. Aja com integridade, seja honesto e confiável. Seja humilde, generoso e gentil e faça empatia com as outras pessoas, além de ouvi-las com atenção e interesse.

      

                         Faça empatia com as outras pessoas, além de ouvi-las com atenção.

 

4.                     Procure ser um bom exemplo para os outros, especialmente para crianças. Se você tem filhos, seus valores vão influenciar suas vidas.    

                         Seus valores influenciarão a vida de seus filhos.

             4.Seja verdadeiro, e diga o que pensa, reforçando suas palavras com ações.   

      5.As pessoas admiram outras verdadeiras, porque podem confiar no que dizem.

  1. Viva de acordo com seus valores. Por exemplo , se você acredita que o meio ambiente deve ser protegido, você o protege em sua vida?


  1. Aceite-se como você é. Todos nós temos defeitos e devemos aprender a lidar com nossos erros, em vez de ter resultados nas primeiras tentativas. Pessoas verdadeiras se sentem confortáveis com seus defeitos e se sentem confortáveis quando devem persistir para ter sucesso.
  2. Não julgue os outros e seja o juiz de si mesmo, principalmente a  seus amigos, familiares e colegas de trabalho.   

                          


                               Não julgue os outros e seja o juiz de si mesmo.


9.  Não aja baseado em impulsos negativos, saiba lidar com estes sentimentos de forma construtiva, e esteja sempre vigiando sua mente. Pratique seu controle emocional.

10. Saber perdoar é importante para ser admirado. Elimine os ressentimentos, a falta de confiança e a raiva.

 AVALIAÇÃO DA ADMIRAÇÃO      

Instruções:

        Este questionário utiliza 12 questões para avaliar a Admiração.  Se a afirmativa que escolher ocorrer “sempre ou quase sempre”, responda “S”, e se ela ocorrer “nunca ou raramente”, responda   “N”, adiante da linha colocada no fim da questão.  Não há resposta “certa” ou “errada”. O que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e responda com sinceridade e calma.

       Questões:

           Questão 1 : A admiração não permite que a pessoa reconheça em outra  algo diferente de si mesmo, e queira ser igual  a ela. ___

      Questão 2: A Admiração cria e fortalece os laços familiares e de amizade. ___

          Questão 3 A Auto admiração interfere na autoestima da pessoa.___

        Questão 4:  Para ser admirado , procure ser um bom exemplo para os outros.___

         Questão 5:  Para ser admirado, não diga sempre  o que pensa, nem reforce suas palavras com ações. ___

         Questão 6: O amor dos pais entre si torna os filhos aptos para amar, de forma geral. ___

         Questão 7: A Admiração cria e fortalece os laços familiares e de amizade. ___

          Questão 8: Julgue sempre seus amigos, colegas e parentes. ___

         Questão 9: Não se preocupe em fazer sempre as coisas bem feitas. ___

        Questão 10: Nós temos defeitos e devemos aprender a lidar com nossos erros. ___

         Questão 11:  A Admiração não permite aos filhos ser mais que os pais. ___

          Questão 12: A Admiração é um componente importante do amor romântico. ­­___

 

                 GABARITO DAS RESPOSTAS DO
                 TESTE DE AVALIAÇÃO 

   Questão 1= N      Questão 2= S   Questão 3=S   Questão 4=S 

   Questão  5= N     Questão 6= S   Questão 7=S   Questão 8=N

   Questão 9=  N    Questão 10=S   Questão 11=N  Questão 12=S     

 Avaliação do resultado:


♦ Uma pontuação entre 1 e 4 indica que você não está com bom conhecimento de Admiração e deve se esforçar para fazer as modificações necessárias.

♦ A pontuação entre 5 e 8 indica que seu conhecimento de Admiração precisa ser melhorado com seus esforços e a orientação deste e-book.

♦ A pontuação entre 9 e 12 indica que você está de parabéns e que seu conhecimento de Admiração está bom, devendo entretanto fazer seu aperfeiçoamento.

                                    

                                                    xxx


Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Soares na revisão deste e-book.

                                                   

                                                    xxx

              

           RESUMO

        1.A  Admiração é um sentimento que traduz respeito, consideração e veneração por uma pessoa ou objeto. O ocorre quando apreciamos uma pessoa pela sua inteligência, seu comportamento ético, sua competência ao fazer as coisas, como ensinar, praticar a Medicina, etc.. Uma mulher bonita é admirada por sua beleza e elegância.

          2. Adoração é o ato de gostar de modo intenso, podendo ou não estar relacionado com religião. A adoração se relaciona com  um extremo respeito, com uma forte admiração, e com devoção a uma pessoa, lugar ou coisa.

         3.  A admiração permite que a pessoa reconheça em outra algo diferente de si mesmo, e queira ser igual a ela.        

        4. A Admiração é um componente importante do amor romântico e podem se confundir os dois sentimentos.

         5. A Admiração cria e fortalece os laços familiares e de amizade. Um casal sem admiração recíproca está fadado ao fracasso da relação e os filhos não os admiram.

          6. O amor dos pais entre si torna os filhos aptos para amar, graças ao processo de aprendizagem imitativa.

         7. A Admiração é relacionada à autoestima da pessoa, que pode ser alta ou baixa, conforme a grandeza ou pequenez da sua auto- admiração. Ela é baixa quando a pessoa não se admira.

              8. A Admiração pode permitir aos filhos ser mais que seus pais. pois lhes dá o poder de ultrapassá-los, ao adquirir autonomia afetiva e liberdade.

              9. Se comporte de forma a ser admirado pelos seus parceiros sociais.

                      REFERÊNCIAS

!. Physiological Foundations for Religious Experiences ...  https://www.ncbi.nlm.nih.gov

2. https://pt.wikihow.com/Ser-uma-Pessoa-Boa-e-Admirada

3. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26568908/
Relations of admiration and adoration with other emotions ...

 

 

         

 

   

 

                         

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário