segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

E-book 46


          E-book 46

                           Meditação Taoísta

                      

 P S I C O L O G I A

    M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

  Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2023 - Bahia- Brasil

 


 

 QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

A meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo.

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente e quem conhece a si mesmo é sábio “      Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant,Fundamentação da metafísica dos costumes, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

 

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

 


 




  

    RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 46

Capítulo 1: Introdução

Capítulo 2: Técnica da Meditação

    

                               CAPÍTULO 1

                                INTRODUÇÃO 

           Existem diversas formas de meditação tradicionais no mundo oriental. A meditação da Yoga , acompanhada pelas “asanas”; na India, a meditação hinduísta e a meditação Budista( Plena Atenção e Concentrativa), e , na China, a meditação Taoísta.

                                 A meditação da Yoga é acompanhada pelas “asanas”.       

                  A Meditação Taoísta consta de uma série de atividades para treinar a mente da pessoa dentro dos princípios taoístas e estimular a circulação da energia vital no interior do corpo. O objetivo da Meditação Taoísta  é relaxar a tensão emocional e o estresse, e revitalizar a energia do corpo inteiro, para que o praticante se sinta mais disposto em suas atividades diárias. Um corpo energizado tem muito valor para qualquer atividade que a pessoa desenvolver. A Meditação Taoísta circula a energia no corpo, e dá grande vitalidade.

          Diferentemente de outras meditações, em que o meditador se concentra no meio exterior, no Taoismo, durante a meditação a pessoa concentra sua atenção no seu corpo, na sua respiração, na sua mente e na circulação da energia Chi, para alcançar o relaxamento, o equilíbrio energético e a quietude mental. A pessoa se isola do meio ambiente, quando pratica a Meditação Taoísta, sentada, deitada ou recostada.

A Meditação Taoísta pode ser praticada com a pessoa recostada em uma poltrona, sentada numa cadeira ou deitada.

      Pesquisas recentes mostraram a importância da Meditação ou de qualquer atividade que envolva simultaneamente a mente e o corpo, no combate à inflamação do corpo humano. A inflamação é a base para o desenvolvimento de várias doenças humanas, desde o câncer até  o infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e diabetes mellitus tipo II. Daí o valor que tem sido dado pela Medicina de hoje à prática da Meditação

        Princípio Taoísta - O Taoismo parte do princípio de que a energia corporal tem três grandes centros no corpo, o Tan Tien inferior , localizado no abdômen;



o Tan Tien Médio, localizado no coração ;



e o Tan Tien Superior, localizado no cérebro, na região frontal, entre as duas sobrancelhas, no “terceiro olho”.



               E considera a existência do Cérebro Intestinal, que está conectado ao sistema nervoso central.

                                

                             

                                 CAPÍTULO 2

                   TÉCNICAS DA MEDITAÇÃO

 

             As diretrizes a seguir são dadas com  fundamentos principalmente nas orientações do mestre Mantak Chia no seu livro “ Tao Yin” (Mantak Chia, “ Tao In”,Cultrix, São Paulo, 2ª ed., 2011) e em outras fontes taoistas.

            Deitado de costas, profundamente relaxado, sorria para todo seu corpo, sentindo o ar entrar e sair dos pulmões. Sorria para seu cérebro, coração, fígado, pulmões,  rins, estômago,  intestinos, bexiga,  glândulas,  braços, pernas e coluna vertebral. Fique bem relaxado, descontraído.

 

1.  Meditação sobre o umbigo, no Tan Tien Inferior

a – Deite de costas numa posição confortável, rosto para cima e pernas estendidas, sem cruzar. Coloque a mão esquerda sobre o umbigo e a direita sobre ela, as palmas das mãos viradas para baixo.                           

                                       Coloque a mão esquerda sobre o umbigo e a direita sobre ela.

            b- Sorria para suas mãos  e respire fundo algumas vezes, bem relaxado. Preste atenção à inspiração e à expiração. Na inspiração estufe o abdômen inferior e perceba uma luz dourada entrar nos pulmões. Depois expire, deixando a energia negativa do CO2 cinza sair na expiração. Respire assim durante dois minutos.                           

 2.Meditação sobre o abdômen, no Tan Tien Inferior                            

         a – Relaxe o abdômen e sorria para ele. Coloque a mão direita estendida ,com a palma voltada para baixo, do lado direito do abdômen, na parte inferior. E a esquerda, com a palma voltada para baixo, no lado esquerdo inferior do abdômen.

           b– Ao inspirar estenda o abdômen e perceba uma luz dourada entrar no pulmão e se espalhar pelo corpo. Ao expirar deixe sair numa cor cinza a energia tóxica do CO2 e emoções reprimidas. Respire assim durante 2 minutos.

         3.Meditação na parte inferior do tórax                   

        Coloque as palmas das mãos voltadas para baixo, a direita  do lado direito e a esquerda do lado esquerdo do abdômen, acima do umbigo e abaixo  da caixa torácica. Ao inspirar estenda o abdômen e perceba uma luz dourada entrar no pulmão e se espalhar pelo corpo. Ao expirar deixe sair numa cor cinza, a energia negativa e emoções reprimidas. Respire assim durante 2 minutos. Faça a respiração do Tan Tien  sempre que se sentir cansado, durante  dez minutos, que se sentirá revigorado. 

    4.Meditação sobre o Tan Tien Médio        

             a- Com os braços estendidos e as palmas das mãos voltadas para baixo, coloque, a mão direita do lado direito da parte média do tórax, com a ponta dos dedos sobre a metade do esterno, e a mão esquerda cobrindo seu coração, palmas voltadas para baixo e pontas dos dedos cobrindo a outra metade do esterno.

       b – Preste atenção aos  movimentos de seus pulmões na inspiração e na expiração, e pense que está respirando através das palmas das mãos, concentrado em seu coração, no Tan Tien Médio.

                       

                                     Concentre-se em seu coração

         5. Feche os Portões Inferiores

        A região do Tan Tien  no abdômen inferior é a principal área de armazenamento de Chi no corpo. Dirija para ela sua atenção e sorria para ela,esvaziando sua mente.

         a- Feche então, suavemente, seus portões inferiores, o esfíncter anal e o uretral, em torno do anus e nos órgãos sexuais, e os mantenha fechados, com a respiração em movimento lento, contínuo, de inspiração e expiração.  Preste atenção ao movimento da região abdominal inferior, e fique concentrado no Tan Tien. Desfrute da sensação de calma, paz  e tranquilidade. 

 

  5. Meditação da coroa  do  centro da Cabeça

     Recostado ou sentado, coloque uma mão sobre a coroa da cabeça, na região do centro dela e sinta a expansão da coroa durante a inspiração e a retração durante a expiração. Inspire a luz dourada e expire a luz cinzenta, durante alguns minutos. Sinta a respiração de sua coroa durante alguns minutos e absorva a calma  e a paz que ela lhe transmite.

 Sinta a sua coroa respirar durante alguns minutos e absorva a calma  e a paz que ela lhe transmite.


Bote a mão esquerda na coroa da cabeça e respire.

6.   Meditação para esvaziar a Cabeça de Energia         

     Deite de costas, os braços caídos paralelamente ao longo do corpo, inspire a luz dourada para os pulmões, e expire o ar cinzento da cabeça para as solas dos pés, passando pela coluna vertebral. Fique alguns minutos tempo respirando, mandando a energia cinzenta para o púbis, e para  as solas de seus pés,  e dai para fora de seu corpo.

                          

7. Reuna a energia no Tan Tien Inferior

    Durante a meditação você espalhou sua energia Chi por todo o corpo e agora deve reuni-la no seu Tan Tien Inferior para fazer melhor controle dela. Para isto faça o seguinte:

1.    Faça uma espiral colocando o dedo indicador da mão direita no umbigo, rodando-o durante 36 vezes no sentido horário, até atingir os limites de seu abdômen.

2.   Quando completar este número, rode o dedo no sentido contrário, e dê 24 voltas, terminando no umbigo.

A energia fica armazenada, condensada, no centro energético do corpo, localizado logo atrás do umbigo,  a dois terços da distância

das costas.

                   




 [JS1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário