sábado, 16 de dezembro de 2023

E-book 47



 

                            E-book 47

                      Tédio : contribuição ao estudo              

               

               

           P S I C O L O G I A

 
     M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

       Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2023 - Bahia- Brasil

 

 

 



QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

A meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo.

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente e quem conhece a si mesmo é sábio “      Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant,Fundamentação da metafísica dos costumes, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

 

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

 



 


    RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 47

Capítulo 1: Introdução

Capítulo 2:  Como lidar com o Tédio

Capítulo 3: Avaliação do Tédio




                          CAPÍTULO 1

                                   INTRODUÇÃO

         Neste e-book  você verá o conceito de Tédio, suas causas e efeitos, como lidar com ele  e como fazer sua avaliação.

               Conceito e causas de Tédio

          O Tédio é um sentimento desagradável devido a falta de estímulo para execução de atividades de natureza psicológica, corporal ou social. O sentimento é de desânimo, insatisfação,  aborrecimento, apatia e falta de entusiasmo. Faltam motivação e  desafio, a pessoa se sente entristecida e tem dificuldades para executar as atividades normais.    

       

                             



O Tédio é um sentimento desagradável e ocorre devido a falta de estímulo.

 

Pode ocorrer em casa, nas atividades cotidianas, em estudantes na escola ou em colaboradores, nas empresas.                                     

                                          O tédio pode surgir na sala de aula.

 


            O tédio é uma experiência universal que a comunidade científica não dá muita atenção. A maioria das pessoas já passou por ela em algum momento da vida,  e é considerada uma emoção sem maiores consequências. Mas pesquisas recentes mostram que ela tem impacto no bem estar das pessoas, em suas produtividades e até na saúde. ( David M. Ndetei, Frente Social. 2023; 8: 1213190 ncbi). 


           O tédio é encontrado mais entre homens, nos jovens, solteiros e pessoas de baixa renda (Chin et al., 2017; Weybright et al . , 2020 ). Pode se manifestar como inquietação, apatia e desinteresse, e pode ser causado por falta de estímulos externos ou por fatores internos.

          Causas internas –  pode ser falta de motivação do indivíduo, falta de desafios adequados ou falta de objetivos em sua vida.

        Causas externas –   pode surgir em falta de atividades no trabalho, se as tarefas forem rotineiras, repetitivas, sem novidades, resultando uma sensação de atividade monótona. Pode surgir se existirem expectativas não satisfeitas ou de uma assintonia entre os desejos do indivíduo e a realidade de sua vida.

 

No tédio a pessoa geralmente se sente entristecida

           

 

 

 

CAPÍTULO 2

EFEITOS DO TÉDIO

           Embora seja habitualmente visto como experiência desagradável, o tédio pode ter efeitos positivos nos indivíduos. Pode ser uma fonte de criatividade e inovação, pois o cérebro pode divagar e explorar novas ideias, como ocorreu durante a pandemia da Covid no recesso forçado.


 
 O tédio pode ser uma fonte de criatividade e inovação.

          O tédio pode encorajar alguém a buscar novas experiências, descobrir novos interesses ou fazer um desafio para  a aprender e crescer. Por exemplo, durante a pandemia da COVID-19, o tédio resultante dos isolamentos ajudou muitos a explorar novas ideias e a descobrir novos interesses. Alguns exploraram a pintura, culinária, panificação e tricô (Morse et al., 2021 ). 

              O tédio também pode levar à reflexão sobre valores, objetivos e aspirações, e motivar a fazer mudanças nas vidas. Ele  pode ser visto como uma oportunidade de autoconsciência e autoaperfeiçoamento. Estudos demonstraram que as pessoas que experimentam níveis moderados de tédio ficaram mais propensas a envolver-se no pensamento criativo e na resolução de problemas (Elpidorou, 2018 ; van Tilburg e Igou, 2019 ).

Mas o tédio pode ter consequências negativas, como diminuição da produtividade, problemas de saúde mental e até problemas de saúde física. Numa pesquisa, 67% dos homens e 25% das mulheres preferiram administrar choques eléctricos a si próprios em vez de sentir tédio , enquanto estavam sentados sozinhos com os seus pensamentos (Wilson et al., 2014 ) .

O tédio pode promover apatia da pessoa no trabalho.


O tédio também tem sido associado a automutilação, uso de cocaína e outros tóxicos, e o envolvimento em distrações, como assistir filmes durante o trabalho (Nederkoorn et 
al . , 2016 ) .  O tédio pode estimular o uso de cocaína e outros tóxicos.             

           Um controlador de tráfego aéreo foi flagrado assistindo um filme policial enquanto trabalhava durante um turno noturno, em vez de realizar seu trabalho(Lowy e Henry , 2016 ), e pode chegar aos trabalhadores em empregos que exigem vigilância prolongada,  afetando  seu desempenho.

                     

                                 O Tédio no Trabalho

           A falta de estímulo no ambiente de trabalho pode afetar a saúde mental dos colaboradores. Originada da palavra inglesa bored, que significa “entediado” , a  chamada Síndrome de Boreout é um problema que influencia o bem-estar dos colaboradores e       os  resultados da organização, e é conhecida também como  síndrome do tédio ou síndrome do aborrecimento. É causada principalmente pelo colaborador não ter o que fazer no  seu trabalho, gerando nele apatia , falta de motivação e de interesse, que atingem o resultado da empresa. Então ele se sente desvalorizado e sem maior ligação com a empresa, porque não tem valor para ela, principalmente se não recebe incentivos para aumentar a produtividade. Não há um componente de má vontade em sua atitude.

           É diferente da Síndrome de Burnout que é gerada por excesso de estresse e tensão emocional causados por condições de trabalho desgastantes, e que é reconhecida como doença emocional pela Organização das Nações Unidas (ONU).

        A Síndrome de Boreout se manifesta quando o colaborador não é estimulado da forma correta, sente que suas habilidades não são aproveitadas e que seu trabalho não é  produtivo. É preocupante, mas pode ser resolvida dentro da estrutura da empresa, por meio de ações realizadas pelos gestores.

Causas da Síndrome de Boreout

De modo geral, o Boreout acontece quando a pessoa não tem estímulos no ambiente de trabalho, realiza sempre as mesmas atividades e se desenvolve pouco. Na maioria dos casos, ela está associada a um desequilíbrio entre as expectativas do colaborador em relação ao trabalho e suas necessidades reais.

     Essa insatisfação surge quando o profissional percebe que o que lhe foi dito sobre o cargo não coincide com as atividades do dia a dia. As tarefas não o desafiam e as  possibilidades dele  crescer são pequenas.

Sinais da Síndrome de Boreout ou de Tédio

Há três sinais principais na Síndrome de Boreout:

a- indiferença: o colaborador demonstra falta de interesse e realiza apenas o necessário para não perder o emprego;

b- aborrecimento: o colaborador fica aborrecido e angustiado durante seu turno de trabalho;

c- estagnação: o colaborador se sente perdido e sem perspectivas para seu futuro.

            A síndrome de  Boreout pode comprometer a saúde física e mental dos colaboradores, com alterações de pressão arterial, insônia, irritabilidade, doenças de pele e  crises de ansiedade, pânico, depressão e fobia. Ela traz consequências negativas à organização e os gestores  devem ficar atentos e analisar os colaboradores para identificar seus sinais.

                   Como prevenir a Síndrome de Tédio

          Para prevenir a Síndrome do Tédio podem ser tomadas as seguintes atitudes: 

          1.Pelo gestor: Conhecer melhor seus colaboradores; manter um canal aberto de comunicação, para que eles relatem suas ansiedades e frustrações; estabeleça metas; adote incentivos e metas.

          2. Pela Pessoa: tenha sentido de vida e se dedique a ele; procure se motivar sempre; procure estabelecer desafios para si mesmo; não deixe seu tempo ocioso.

 

 

 

                                            CAPÍTULO 3

            COMO LIDAR COM O TÉDIO

 

      Existem muitas formas de lidar com esta situação chata que é o tédio,  que veremos adiante. Você pode ler, escrever ou fazer trabalhos manuais. Fazer tarefas que vem adiando,  aprender algo novo, encontrar amigos e descobrir coisas divertidas na cidade.

           Vou lhe dar algumas sugestões a seguir:

1.Se habitue a fazer diariamente qualquer forma de Meditação que isto vai lhe dar muito bem-estar. 

2. Faça exercícios físicos todos os dias pois um corpo ativo vai ajudá-lo a manter a mente ativa, aliviando a monotonia. Não  precisa ser uma atividade vigorosa, pode ser uma caminhada diária durante meia hora.

3. Comece a fazer um jardim, se puder. Isto vai lhe fazer bem para o bem-estar físico e emocional, e vai motivá-lo a sair de casa e se movimentar regularmente.

 4. Faça planos para futuras viagens e eventos. Pois isto lhe fará muito bem, planejar eventos futuros. 

5. Rearrume sua casa. Talvez os livros na estante não estejam organizados em ordem alfabética, ou talvez haja uma pilha de roupas esperando para ser dobrada.

 6. Leia um livro, que é uma ótima forma de se livrar do tédio. E pode até ficar entusiasmado com a leitura. Se não tiver nenhum livro em casa, vá numa livraria , pois sair na rua ajuda a combater o tédio. 

7. Comece a colorir. Colorir livros é uma forma de mandar o tédio embora. Pegue alguns lápis de cor, canetinhas ou gizes de cera e comece a colorir se tiver, ou compre-os. Na internet você encontra aplicativos apropriados também. 

8. Pinte ou desenhe alguma coisa , pois desta forma você poderá adquirir uma nova habilidade. 

9. Escreva uma carta ou e-mail. Pense em alguém que não veja faz tempo e escreva uma carta ou e-mail para ele,  Dessa forma, você retoma o contato com seu amigo(a).

10. Perceba que o tédio lhe deixa apático e desmotivado, principalmente quando precisa terminar uma tarefa importante para o trabalho ou escola. Para terminar a tarefa que deixou de lado, pense nas razões que o levaram a começá-la, como ser admirado por executá-la.

11. Desenvolva um novo projeto, pois isto o motivará muito e lhe trará entusiasmo. 

AVALIAÇÃO DO TÉDIO

                           Você deve avaliar seu Tédio no teste abaixo para ver onde pode melhorar. Responda às questões e analise suas respostas para saber o que fazer. A avaliação não é aprofundada, pois exigiria questionário mais complexo.

 Instruções

Este teste, com 12 questões, lhe dará uma ideia de como está seu Tédio. Leia com atenção, sem pressa e use o tempo necessário para cada pergunta. Cada questão tem 2 alternativas de respostas, S ou N e você deve escolher UMA delas. Marque S se estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre, ou N se não estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre. Ao responder considere seu comportamento habitual e não como gostaria de ser.

 Questões :

 Questão 1 . O Tédio é um sentimento de desânimo, insatisfação,  aborrecimento, apatia e falta de entusiasmo na execução das atividades. ___

Questão 2 . A pessoa tem tédio em atividade profissional mas não em outras. ___

Questão 3 . Você pode se sentir, numa tarde calorenta de verão, entediado, insatisfeito e sem entusiasmo para fazer nada, em sua casa. ___ 

Questão 4 .  Um menino de 12 anos pode se sentir, durante uma aula no colégio, sem vontade para prestar atenção ao que o Professor diz e querer ir embora. ___

Questão 5 . O colaborador de uma empresa pode estar desmotivado porque suas tarefas não são desafiadoras e a causa não ser Síndrome de Bourneout. ___

     Questão 6 . Quando um colaborador apresenta durante seu horário de trabalho indiferença, aborrecimento e insatisfação, a gestão da empresa deve lhe atribuir tarefas mais desafiantes.___

       Questão 7 . O tédio na empresa surge porque o colaborador percebe que suas tarefas não o desafiam e as  possibilidades dele  crescer profissionalmente são pequenas. ___

      Questão 8 .É difícil  você se distrair em suas atividades e ficar entediado. ___

     Questão 9 . Quando estou fazendo alguma coisa , costumo ficar  pensando em outras e ficar entediado. __

Questão 10 . Tenho poucos projetos em minha vida, por isto não tenho muitas coisas para fazer e posso ficar entediado. ___

    Questão 11 . Preciso de muito mais estímulo para me animar do que a maioria das pessoas e por isso minha tendência é ficar entediado.___

    Questão 12 . Na maior parte do tempo, no meu trabalho, fico sentado sem ter o que fazer mas isto não me entedia. ___

GABARITO DO TESTE DE TÉDIO

       Questão 1 = S            Questão 2 = N     Questão 3= S

Questão 4 = S             Questão 5 = N     Questão 6= S

Questão 7 = S             Questão 8 = N      Questão 9= S

Questão 10= S            Questão 11= S     Questão 12= N

 Avaliação de seu Escore

 Acertou entre 1 e 4 questões: seu conhecimento de Tédio é baixo. Identifique suas deficiências e tente melhorar praticando as orientações deste e-book. 

 ● Acertou entre 5 e 8 questões: você tem nível médio de conhecimento de Tédio e deve melhorar, estudando os comportamentos indicados neste e-book. Depois repita o teste para ver se melhorou.

 ● Acertou entre 9 e 12 questões: você tem nível alto de conhecimento de Tédio, e tem condição para identificá-lo. Identifique suas deficiências e procure corrigí-las com as recomendações deste e-book.

                 XXX

Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas com mais bem-estar, tranquilidade e um mundo melhor!

                                                               XXX

 Agradecemos a colaboração do Prof. Gilson Vieira                na revisão do texto

                      

          RESUMO

            1.O Tédio é um sentimento desagradável devido a falta de estímulo para execução de atividades de natureza psicológica, corporal ou social. Falta motivação e  desafio, pessoa se sente entristecida e tem dificuldades para executar as atividades normais.

            2. O tédio pode ocorrer em casa, nas atividades cotidianas, em estudantes na escola ou em colaboradores nas empresas. A maioria das pessoas já passou por ela em algum momento da vida,  e é considerada uma emoção sem maiores consequências. Mas pesquisas recentes mostram que ela tem impacto no bem estar das pessoas, em suas produtividades e até na saúde.

               3. O tédio incide mais entre homens, nos jovens, solteiros e pessoas de baixa renda. Pode se manifestar como inquietação, apatia e desinteresse, e pode ser causado por falta de estímulos externos ou por fatores internos, como falta de motivação, de desafios ou de objetivos.

            4. Pode surgir em tarefas rotineiras repetitivas ou falta de novidades, resultando uma sensação da atividade ser monótona. Pode surgir de expectativas não satisfeitas ou de uma assintonia entre os desejos e a realidade de sua vida.

              5.  Embora  seja visto como desagradável, o tédio pode ser uma fonte de criatividade e inovação, como ocorreu durante a pandemia da COVID, devido ao recesso forçado. Ele pode encorajar alguém a descobrir novos interesses ou aceitar um desafio para crescer. Durante a COVID-19, o tédio resultante dos isolamentos ajudou muitos a explorar novas ideias e a descobrir novos interesses, como a pintura, culinária, panificação e tricô. 

              6.  O tédio levar à reflexão sobre valores, objetivos e aspirações, e motivar a fazer mudanças nas vidas. Estudos demonstraram que as pessoas que experimentam níveis moderados de tédio ficaram mais propensas a envolver-se no pensamento criativo e na resolução de problemas .

               7.  Mas o tédio pode levar a queda da produtividade, problemas de saúde mental e de saúde física e promover apatia no trabalho. Tem sido associado ao uso de cocaína e outros tóxicos, e o envolvimento em distrações, como assistir filmes durante o trabalho . Um controlador de tráfego aéreo foi flagrado assistindo um filme enquanto trabalhava durante um turno noturno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário