sábado, 14 de setembro de 2024

E-book 64

 

          E-book 64

                                          Serenidade

                      Leitura em 12 minutos 

                                       

     P S I C O L O G I A

 
        M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

        Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

                    2024 - Bahia- Brasil

 

 

QUEM É O AUTOR

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam: A minha inesquecível esposa, Olívia, meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos: Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                  ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente, quem conhece a si mesmo é sábio“.

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi , A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22, o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publica também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

       Já publicou 62 E-books sobre assuntos de neuropsicologia.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

 




 


 RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 64

Capitulo 1: Que é Serenidade 

Capitulo 2: Avaliação da Serenidade

 

 

 

 

                           CAPÍTULO 1

                   QUE É SERENIDADE

 

           Serenidade é um estado mental em que a paz interior da pessoa é mantida. A paz é mantida quando a pessoa não sente nem raiva, nem medo: ela não quer agredir os outros, nem sente ameaça. São conservadas a calma, relaxamento, tranquilidade e quietude.

          É um conceito recentemente desenvolvido pelos pesquisadores, em pesquisas realizadas após  a década de 90. Para eles uma pessoa pode ser portadora de uma emoção como a tristeza e manter a serenidade.

                           Para as neurociências, a mente humana pode estar no modo receptivo ou no reativo. O receptivo, é o de repouso, agradável e nele a pessoa sente calma, paz e tranquilidade, não age por impulso, e sim baseada na calma e tranquilidade. 

                                 


                    O modo receptivo da mente é o de repouso e nele há calma e paz.

           Segundo a Organização Mundial da Saúde  o ser humano tem, além das três dimensões, biológica (corpo), psicológica e social, outra, a Dimensão Espiritual, que não  tem relação com Deus e nem com religião. A Serenidade transcende às emoções e se situa no plano  “espiritual”, sendo sua existência aceita pelos que não acreditam em Deus. Faz parte da espiritualidade, além de outros fatores, o sentido de vida e o significado de vida da pessoa.

        A Serenidade faz parte da espiritualidade, e  pode ser focada  quando a pessoa enfrenta estresse emocional, doença física ou morte ( J Holist Nurs. 2009 março; 27(1): 7–16).

       O Inventário de Orientação Espiritual, de Elkins et al, foi projetado para medir a espiritualidade de pessoas não religiosas. Com 85 itens, mede atributos espirituais, incluindo transcendência, significado e sentido de vida, altruísmo, idealismo, consciência do trágico, missão na vida, e valores materiais.

 

                A Espiritualidade é considerada pela OMS uma dimensão humana.

         O conceito de Serenidade e suas relações com a espiritualidade, saúde e bem-estar apareceu pela primeira vez na literatura em meados da década de 1960, quando foi identificado como estado a ser considerado em pacientes terminais (Knipe, 1966 ). Na década de 1990, pesquisas foram realizadas  descrevendo a Serenidade como uma meta para a prática de enfermagem, e relacionada ao conforto e foco das intervenções de enfermagem para idosos  e pacientes terminais.

            A serenidade foi definida por Roberts em 1990 como um estado que diminui o estresse e promove a saúde .  Por Kruse como uma experiência de saúde relacionada à qualidade de vida ,1999.  Boyd-Wilson (2004) a descreveu como  envolvendo a paz interior, mesmo diante das vicissitudes e dos sentimentos. Para ele a pessoa pode sentir tristeza e mesmo assim estar serena.

                  Roberts (1991) concluiu uma análise da serenidade revelando como atributos dela ser refúgio interior de paz e segurança, situações que não podem ser alteradas. A Serenidade foi definida como experiência espiritual de paz interior que não  depende de eventos externos.  Roberts (1996) postula que a serenidade diminui o estresse percebido e melhora a saúde, e a considera o resultado de intervenções de enfermagem destinadas à promoção da saúde e bem-estar.

           Enfermeiros e outros clínicos reconhecem cada vez mais a relação entre espiritualidade e resultados de saúde e estão integrando o cuidado com a serenidade ao cuidado geral de enfermagem dos pacientes. É importante que a serenidade seja explorada independentemente da religiosidade do paciente.

                   

                     Cultivar a Serenidade

 

     Você pode cultivar a Serenidade das seguintes formas :

♦ Cultive a paz, calma, tranquilidade e bem querer.

♦ Cultive as experiências agradáveis que ocorrem no seu dia a dia.

♦ Cultive a alegria, bom humor, gratidão, esperança, otimismo, o amor, generosidade, compaixão e entusiasmo.

♦ Evite pensar em coisas desagradáveis, e pense no que traz alegria e satisfação.

♦ Não faça nada com pressa. Tenha sempre Paciência.

♦ Faça exercícios físicos.

♦ Não use nem abuse do álcool, fumo e drogas.

♦ Nunca se entregue à raiva, medo, preocupações e controle seu estresse.

♦ Veja as boas coisas que tem na sua vida e dê valor a elas.

Pratique Meditação, Plena Atenção e recite Mantras.

● Controle pensamentos e emoções negativas.

● Ame e seja amado.

● Durma cerca de 8 horas por dia.

Faça durante alguns minutos respiração lenta e profunda: respire fundo, devagar, estufando o abdômen ao inspirar.

Pratique Relaxamento muscular progressivo. 

 

                           

 

 

                              CAPÍTULO II

         AVALIAÇÃO DA SERENIDADE

         

         Uma pesquisa com  87 participantes, inscritos em uma pesquisa clínica financiado pelo National Institutes of Health, examinou o impacto da redução do estresse, baseada em atenção plena, no gerenciamento de sintomas pós-transplante de órgão sólido, além  da escala de Serenidade.

          Na pesquisa a Serenidade foi positivamente associada ao afeto positivo (amor, alegria,etc.) , e inversamente relacionada ao afeto negativo (raiva, medo, preocupação), ansiedade, depressão, sofrimento de saúde e estresse.

      A Análise da Escala de Serenidade feita pelo pesquisador revelou que ela tem três componentes: aceitação, refúgio Interior e confiança.

      A Aceitação inclui itens relacionados à capacidade de uma pessoa de aceitar resultados que ela pode não ser capaz de controlar, mantendo a consciência do momento presente, uma perspectiva mais ampla e um senso de perdão para si mesma e para os outros. O Refúgio Interior está em perguntas que incluem a palavra "interior" em relação a si mesmo, conforto, força, calma, silêncio ou paz. Refletem a capacidade do pesquisado de acessar um recurso interior seu. A Confiança, inclui declarações relacionadas ao senso de confiança de uma pessoa de que há algo de bom nos eventos que acontecem.

             O pesquisador propõe que a serenidade é alcançada por meio da acessibilidade de eventos em uma perspectiva mais ampla, usando recursos internos de conforto e a capacidade de confiança que os eventos proporcionam, como parte de um plano maior.

         

         TESTE DA SERENIDADE        

         O Teste da Serenidade que você fará agora não será aprofundado, pois para isto seria necessário um questionário mais extenso. Elaboramos este com base em nossa experiência clínica e nas avaliações feitas por pesquisas cientíificas.

Instruções:

      Este teste lhe dará uma ideia do sua Serenidade no momento . Leia com atenção. Ele tem 20 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas. Para respondê-las, marque “S” se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou “N” se ela ocorrer “nunca ou raramente”, na linha colocada adiante da afirmativa. Responda sem pressa.

Questões     

        Serão formuladas questões que alcancem a Serenidade baseadas em duas condições: aceitação do seu interior e confiança.

Questão 1. Encontro formas de expressar minhas capacidades .___

Questão 2. Sou mais atento ao que é, do que ao que foi ou que será. ___

Questão 3. Não sinto que tenho feito o melhor que posso na vida. ___

Questão 4. Não me sinto uma pessoa serena na vida.___

Questão 5. Não sinto ter  fonte interior de conforto, força e segurança.___

Questão 6. Quando a situação é dificil sinto ter uma força interior.___

Questão 7. Sou capaz de sentir paz interior. ­__

Questão 8, Sinto meu interior quieto de modo a não depender dos fatores externos ___

Questão 9. Quando estou agitado fico tranquilo se entrar em contato com meu mudo interior. ___

Questão 10. Não experimento calma interna sob pressão externa.

Questão 11. De um modo geral me sinto satisfeito com a vida. ___

Questão 12. Frequentemente fico absorvido na tarefa que faço. ___

Questão 13. Não me sinto mais alegre do que triste.  ___

Questão 14. Procuro aproveitar as oportunidades que a vida me dá.__

Questão 15. Frequentemente alcanço os objetivos que estabeleço.___

Questão 16. Quando sou agredido numa reunião, não consigo controlar minha raiva. __

Questão 17. Sou capaz de sentir raiva e de observar meu sentimento separado de mim mesmo. ___

Questão 18. Eu vejo o bem quando sinto uma dor , porque ela está me informando de uma doença. ___

Questão 19. Não recebo ajuda e suporte de outros quando necessito. __

Questão 20. Presto atenção ao que vejo, ouço e penso. __

 

Gabarito da avaliação

Questão 1:S      Questão 2:S        Questão 3:N      Questão 4:N

Questão 5: N    Questão 6:S         Questão 7:S       Questão 8:S

Questão 9:S  Questão 10: N    Questão 11:  S    Questão 12:S

Questão 13:N   Questão 14:S  Questão 15:S      Questão 16:N

Questão 17:S    Questão 18:S      Questão 19:N   Questão 20:S

 

Resultado da avaliação:          

 Primeiro conte o número de respostas afirmativas “S”, que obteve. Cada uma delas vale 1 ponto na pontuação final. Se respondeu SIM a10 questões, sua pontuação é 10.

Pontuação entre 1 e 5: seu nível de Serenidade é muito baixo e merece atenção de sua parte. Para não ter problemas de saúde, identifique e modifique seus comportamentos inadequados, no trabalho, na família, nos relacionamentos, e procure resolver seus problemas. Você necessita orientação de médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 6 e 10: você tem nível baixo de Serenidade e deve cuidar dela. Tente uma melhora praticando os comportamentos indicados neste e-book. Depois de fazer isto, repita o teste para ver se conseguiu melhorar. Se não conseguiu, procure ajuda de um médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 11 e 15: você tem nível moderado de Serenidade . Identifique onde estão suas maiores deficiências e pratique as recomendações deste e-book para melhorar seu Bem-estar. Repita o teste e veja se consegue melhorar e se não conseguir procure a ajuda de um médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 16 e 20: você tem nível alto de Serenidade , mas mesmo assim deve praticar as recomendações deste e-book, para manter os níveis atuais ou melhorar seu bem-estar.

 

RESUMO

 

       1. Serenidade é um estado mental em que a paz interior da pessoa é mantida, ela não quer agredir os outros, não sente ameaça e tem calma, relaxamento, tranquilidade e quietude.

       2. Serenidade é um conceito recentemente desenvolvido pelos pesquisadores e para eles a pessoa pode sentir uma emoção como tristeza e manter a serenidade.

          3.   Para as neurociências, a mente humana pode estar no modo receptivo ou no reativo. O receptivo, é o  de repouso, agradável e a pessoa sente calma, paz e tranquilidade, e age  baseada na calma e tranquilidade.

      4. Cultive a paz, calma, tranquilidade, bem querer, experiências agradáveis, alegria, bom humor, gratidão, esperança, otimismo, o amor, generosidade e compaixão.

5.   Evite pensar em coisas desagradáveis, pense no que traz satisfação, não faça nada com pressa e tenha Paciência.

6.   Faça exercícios físicos, não use nem abuse do álcool, e não use fumo e drogas, nunca se entregue à raiva, medo, preocupações e controle seu estresse.

7.   Veja as boas coisas que tem na sua vida e dê valor a elas, pratique Meditação, Plena Atenção e recite Mantras.

8.   Controle pensamentos e emoções negativas, ame e seja amado , durma cerca de 8 horas por dia.

9. Faça durante alguns minutos respiração lenta e profunda e pratique Relaxamento muscular progressivo. 

 REFERÊNCIAS

1.     1.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2818779/

2.     2.J Holist Nurs. 2009 março; 27(1): 7–16.

 

 

terça-feira, 13 de agosto de 2024

e-book 61

 

            E-book 61

                      O Bem-Estar : objetivo da Psicologia Positiva

                         Leitura em 25minutos 

                                 


     P S I C O L O G I A

 
        M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

        Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

                    2024 - Bahia- Brasil

 


QUEM É O AUTOR

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam: A minha inesquecível esposa, Olívia, meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos: Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                  ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente, quem conhece a si mesmo é sábio“.

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi , A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publica também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

       Já publicou 61 E-books sobre assuntos de neuropsicologia.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

  




 

  RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 61

Capitulo 1: Que é Bem Estar .  

Capitulo 2: Bem Estar e efeito das emoções

Capítulo 3: Bem-Estar ,estresse, depressão e ansiedade.

Capítulo 4: Bem-Estar e Paciência

Capítulo 5: Avaliação do Bem Estar

 

                           CAPÍTULO 1

                  QUE É BEM ESTAR


                            O Bem - Estar é um conceito que se refere a um estado em que a pessoa se sente bem. O conceito atual consiste em diversos fatores: presença de emoções positivas e ausência de emoções negativas, satisfação com a vida, sentido de vida, presença de realizações e engajamento. Para sua vida ser mais agradável cultive seu Bem-estar, pois terá mais satisfação. Dê mais valor às coisas que tem, em vez de  dar valor às que não tem. Se não conseguir alcançá-las, ficará insatisfeito, frustrado e com raiva de si mesmo porque fracassou. Felicidade é bem estar ótimo.  

          O Centro de Controles e Prevenção de Doenças  (CDC), considera  que : “Bem-Estar é a presença de emoções e humores positivos, ausência de emoções negativas, presença de satisfação com a vida, realização e funcionamento positivo”. Transl Sci,2023;7(1):e227.Publicado em outubro de 2023).

                     

                   Você tem bem-estar quando está em paz, calma, tranquila e relaxada  .

              Seligman, em 2012 publicou “Flourishing” (Florescimento), livro em que fez revisão de suas ideias. Nele declara que a palavra Felicidade “é um termo inviável para a ciência, ou para qualquer objetivo prático, como educação, terapia, política pública, ou simplesmente mudar sua vida pessoal (https://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletters/flourishnewsletters/newtheory).  

              Ele considerou inicialmente três pilares para a felicidade : emoção positiva, engajamento e significado. A emoção positiva refere-se ao que sentimos quando estamos felizes: prazer, alegria, entusiasmo, otimismo,  amor e emoções que contribuem para uma "vida agradável". O engajamento refere-se ao que percebemos ao praticar uma atividade em que estamos absorvidos nela.O significado faz a pessoa sentir-se pertencer a algo maior que ela.

            E concluiu que a felicidade não é um conceito suficiente, assim como aumentar a satisfação com a vida através da emoção positiva, porque a quantidade de satisfação com a vida é determinada pelo que a pessoa sente no momento em que a pergunta lhe é feita, e em muitas delas o estado de humor determina até mais de 70% da satisfação que ela sente. A satisfação  não é suficiente para determinar a felicidade e devem ser considerados outros elementos. Precisamos mudar nosso foco de felicidade para “bem-estar”.                                 

       Para Seligman o objetivo da Psicologia Positiva é promover o crescimento do bem-estar.
                                                   

                                    Cultivar o Bem-estar melhora a qualidade de vida e a saúde.

 

                         Pilares do Bem-estar

            Seligman refere-se aos pilares do bem-estar usando a palavra PERMA, de Positive Emotion (emoção positiva), Engagement (engajamento), Realization (realização), Meaning (significado) e Accomplishment (realização). O PERMA leva em conta a saúde da pessoa, que influi significativamente no bem-estar.       

                  O Bem-estar tem 5 pilares: Emoção Positiva, Engajamento, Realização, Relacionamento e Significado.

             Medindo o PERMA sabemos a tendência da pessoa para ter contentamento, prazer e alegria, ou ter tristeza, ansiedade e raiva. Cultivar o bem-estar contribui para o crescimento da pessoa. Seus componentes dão a base para ela estabelecer novas relações, realizar metas e vencer desafios, ligar-se mais com a vida e promover o desenvolvimento pessoal.

                                  Pilares do Bem-estar

Emoções Positivas -

As emoções são parte importante de nosso bem-estar. As positivas promovem seu aumento e as negativas a diminuição. As emoções são sentidas com intensidades diferentes, e a intensidade do bem-estar é proporcional a elas. Segundo Fredrickson, as emoções positivas ampliam os pensamentos e ações das pessoas, fazendo-as mais criativas e produtivas, neutralizam as negativas, estimulam a resiliência e promovem o bem-estar.                                          

                          As emoções positivas aumentam o bem-estar e as negativas diminuem.

         As Emoções Positivas podem estar voltadas para o passado (satisfação, contentamento, orgulho, realização,  gratidão e outras), para o futuro (fé, esperança, confiança, otimismo e outras), ou para o presente (os prazeres dos sentidos, o amor, a alegria, generosidade, compaixão, autocompaixão, interesse, calma, serenidade, entusiasmo, admiração, espanto, animação, deleite, gozo e outras). 

 Engajamento -

        É a ligação da pessoa com a atividade praticada. Ele a faz absorvida, interessada e envolvida com a atividade e sempre há um nível maior ou menor de interesse da pessoa no que faz. Você deve ficar o mais absorvido possível com suas tarefas, e precisa prestar atenção a elas.                              

                      No engajamento há envolvimento da pessoa com o que faz.


     Um dos maiores níveis de ligação se consegue no  “estado de fluxo”, em que a pessoa fica completamente absorvida na atividade praticada, se esquece de si mesma e sente o tempo passar rapidamente. Se você está envolvido com uma atividade, ganha vigor, pois concentra-se no objetivo e vive com mais intensidade o momento presente.                             

                      

           Ao ver uma corrida,o amante do automobilismo fica engajado nela. 

                            Relacionamento – é a capacidade que as pessoas têm de conviverem e se comunicarem entre si, para atender suas necessidades, trocar informações sobre pensamentos, ideias e sentimentos e manter o vínculo a longo prazo.  Para um relacionamento durar as pessoas devem dar valor a si. Um elemento importante do Bem-estar é ter relacionamentos positivos com outras pessoas, com respeito mútuo.         

                          AQUI,11=8-24               

                         Relacionamentos com respeito mútuo são fontes de bem-estar.

        Construir relações sinceras melhora seu Bem-estar. Uma  pessoa que vive sozinha termina perdendo a perspectiva correta do mundo, pois deixa de ter com quem compartilhar seus problemas, sentimentos e pensamentos. Nos relacionamentos saudáveis há confiança recíproca e troca de sentimentos entre as pessoas, numa relação positiva construída no dia a dia.

                                          

                                      Uma pessoa solitária pode perder a perspectiva correta do mundo.

    No bom relacionamento são atendidas as necessidades das pessoas, de ideias, sentimentos e emoções.

                                

  Nos bons relacionamentos as pessoas escutam e compartilham sentimentos e pensamentos.

‘♦ Realização –
    É a conquista de um ou mais objetivos previamente estabelecidos. Os sentimentos de conquista são importantes em todas as diversas formas de realização: intelectual, social, religiosa, etc.    Quando a pessoa estabelece uma meta como fazer exercícios físicos-  andar, correr, nadar ou praticar esportes - e atinge seus objetivos, se sente realizada e satisfeita consigo mesma. Se sente capaz de fazer mais, aumenta a autoestima e autoconfiança e ela se acha capaz de fazer outras realizações.

                                        

                                    O escultor se sente realizado quando termina uma escultura.


         É importante estabelecer objetivos claros em sua vida, mesmo para executar pequenas tarefas, como ler diariamente pelo menos uma hora ou fazer exercícios físicos diários, e se esforçar para alcançá-los. Isto aumentará seu bem-estar, e sua autoestima. E quando ela é boa, você se sente bem e motivado para fazer melhor suas tarefas e produzir mais para alcançar seus objetivos.

          Seu passado é o depósito de suas realizações e você se sentirá realizado ao olhar o tempo que passou e lembrar das coisas boas que fez, que o deixaram satisfeito e realizado.  E poderá pensar: “Eu fiz isto, e fiz muito bem”.

       Além destes sentimentos de realização e de sucesso a contemplação de suas vitórias o estimulará a construir um futuro cheio de esperanças, confiante que os sucessos se repetirão. Planejar o futuro é começar a construí-lo. Orgulhe-se de suas conquistas passadas e do bem desinteressado que fez . E sempre esteja começando a fazer alguma coisa nova em sua vida! (Santos, J.O., Educação Emocional na Escola- a emoção na sala de aula,2a ed, Salvador, Faculdade Castro Alves, 2000).

                               Sempre esteja começando a fazer algo novo em sua vida! 

♦ Significado -

                    O significado se refere a você ter um sentido em sua vida, a viver com uma finalidade, sabendo para onde está indo. O ser humano faz parte da humanidade, de algo maior que ele, e tem o dever de fazer o Bem aos  semelhantes, ajudando-os no possível. Ao fazer o bem, você fica consciente do valor de sua vida.

          Você faz parte da Natureza e deve de cooperar para sua preservação, para preservar os vegetais, animais, mares, rios, florestas e para diminuir a poluição do ar e do ambiente.

                              

                                  Você faz parte da Natureza e deve cooperar para sua preservação.

Você deve estar ligado a algo maior, a uma crença, religião, fé, a um objetivo significante que vá além de você e dê sentido a sua vida.

                              

                        O significado se refere a ter uma ligação com uma fé, crença ou religião.

                    

               Importância da Atenção no Bem-estar

 

              A Atenção é fundamental para a pessoa sentir  Bem-estar. Se ela não prestar atenção a sua mente, não terá conhecimento da sua existência, de suas emoções positivas e dos outros elementos do bem-estar. A atenção lhe permite identificar a presença de suas emoções e lidar com eles para afastar o mal-estar. O Engajamento máximo ocorre no estado de Fluxo, quando a pessoa está com a atenção concentrada na atividade praticada.                         


                      
              Prestar Atenção a si é importante para sentir Bem-Estar.

 


           Num Relacionamento um elemento fundamental é a atenção mútua que as pessoas se dão.


                
      Para conquistar um objetivo a pessoa tem de concentrar a atenção nele.

                         

                                         Para pegar um peixe o pescador se concentra na pescaria.

                                                                                                   

                    Nesta parte do e-book você verá como avaliar seu Bem-estar e quais os comportamentos para aumentá-lo, como cultivar emoções positivas e controlar o estresse, engajar-se em suas atividades, alcançar objetivos importantes, cultivar a boa saúde comendo alimentos saudáveis e praticando  exercícios físicos, cultivar os bons relacionamentos, prestar atenção ao que faz, não ficar ocioso e realizar as tarefas com entusiasmo e otimismo.

                                  

         DEZ MANDAMENTOS DO BEM-ESTAR

♦ Cultive a paz, a tranquilidade e o amor.

♦ Cultive as experiências agradáveis que ocorrem no seu dia a dia.

♦ Cultive a alegria, bom humor, realização, gratidão, esperança, otimismo, os prazeres do corpo, o amor, generosidade, compaixão e entusiasmo.

♦ Evite um prazer que traga desprazer depois.

♦ Evite pensar em coisas desagradáveis, e pense no que traz alegria e satisfação.

♦ Não faça nada com pressa.

♦ Coma alimentos saudáveis e faça exercícios físicos.

♦ Não use nem abuse do álcool, do fumo e das drogas.

♦ Nunca se entregue à raiva, medo, preocupações e controle seu estresse.

♦ Veja as coisas boas que tem na vida e dê valor a elas.                 

                      


                                     Cultive o Bem-estar praticando seus Dez Mandamentos.

     Como aumentar seu Bem-estar

      Para aumentar o bem-estar cultive comportamentos que tenham significado para você , relacionados com emoções positivas, engajamento, realização, bons relacionamentos e saúde. E controle suas emoções, estresse e pensamentos negativos.

                         

                     Para aumentar seu bem-estar cultive as emoções positivas

           ◘ Como cultivar Emoções Positivas

♦ Sempre que puder faça atividades que tragam prazer. Como ler um livro, ver um filme, conversar com alguém, ouvir uma música, praticar  exercícios físicos e comer uma comida gostosa. 

               


                      
             Faça coisas agradáveis como praticar exercícios físicos.

         ♦Estimule seu contentamento. Procure contentar-se com as coisas que você tem e não deseje o que não tem. Mas mantenha aceso o desejo de aprender, de progredir, de criar, de ter uma vida mais agradável e de ficar mais contente.                      

Contente-se com coisas que tem e deseje ter mais.

    ♦ Não seja intolerante consigo mesmo. Cultive a Autocompaixão,  aceite mais seus erros, defeitos e fracassos. Seja mais compreensivo consigo, olhando seus erros com tolerância. 

                         


                          Reflita sobre o que fez, seja mais tolerante consigo e aceite seus erros.

    ♦ Cultive a Alegria, Sorriso e Bom Humor, para ter mais bem-estar. Quando você está alegre ou de bom humor seu cérebro libera endorfina, dopamina e serotonina, que promovem  bem-estar.

                    

                                       Alegria, Sorriso e Bom Humor aumentam seu bem-estar.


             ◘ Controle suas Emoções Negativas

♦ Controle do medo, ansiedade e preocupação. Para saber se está com medo e controlá-lo pratique a Plena Atenção. Veja se as mãos estão frias, o rosto pálido, sobrancelhas franzidas, rugas na testa, suor  frio, contração muscular, etc.                            

              Co


                                 Controle seus medos, ansiedades e preocupações.

                   ♦ Controle da raiva. Uma forma de controlar a Raiva é praticar a Plena Atenção, para diminuir a atividade da amígdala cerebral. É importante você cultivar a atitude de que "não vou me entregar à raiva". Não deixe que ela cresça porque você pode perder o controle. Quando perceber a raiva, pense em outras coisas e se distraia. Leia uma revista ou jornal, assista televisão ou veja um filme que prenda sua atenção. Não pense na causa da raiva enquanto estiver raivoso e se esforce para esquecê-la. 

            

                                               Não deixe que a raiva cresça para não perder o controle.


◘ Controle seu Estresse

       ♦ Respire profundamente, quando estiver estressado, 

tantas vezes quantas necessárias para se acalmar.               

Quando estiver estressado/a respire profundamente.

♦ Conte de 1 até 10 antes de falar, numa discussão ou uma briga.         

♦ Se estiver estressado, dê uma caminhada e relaxe.             

♦ Se puder dê uma boa caminhada e relaxe.

 

♦ Fique atento para perceber divagações desagradáveis que surjam em sua mente. Leve a atenção para coisas agradáveis ou se concentre em sua respiração.

                        


                     Para evitar o estresse, fuja das divagações.

♦ Pratique Plena Atenção, Relaxamento Muscular, Yoga, Tai Chi ou qualquer Meditação pois ajudam a controlar o estresse.

                                                  A meditação relaxa o corpo.

♦ Faça uma oração para tirar a atenção do que lhe estressa e  pedir ajuda para resolvê-lo.
              

          

                                    Rezar tira a atenção do problema estressante.                                

  ♦ Pratique EFT (tapinhas na cabeça, no rosto e braços), para ajudar a neutralizar os efeitos do Estresse.                        

                         Pratique EFT para neutralizar os efeitos do Estresse.

♦ Não faça nada com pressa, pois pressa gera estresse.                               

                                                    A pressa gera estresse.

♦ Evite tentar controlar acontecimentos sem poder, como comprar um carro ou objeto caro sem ter dinheiro.
                          

                                          Não queira comprar um carro, sem poder.

♦ Identifique os fatores que lhe estressam e aja sobre eles.
                          

                                            Fique atento ao que lhe estressa.

Se estiver estressado evite:

● Comer muito.                         

● Abusar do álcool. O melhor é não beber.                        

● Abusar do fumo: o melhor é não fumar.                  

● Usar drogas: maconha, cocaína, crack e semelhantes.                             

● Não fuja dos seus problemas, senão eles vão piorar. Dedique sempre algum tempo a eles, em horas apropriadas.                              

                       Não fuja de seus problemas senão eles vão piorar.

◘ Resiliência

É a capacidade de superar crises e adversidades, de suportar o estresse e voltar à sua situação de equilíbrio.                               

                                      A pessoa resiliente supera as dificuldades.

            Aumentam a Resiliência, ter otimismo, manter relacionamentos que lhe tragam apoio dentro e fora da família, cuidar da saúde mental e física, ter alimentação sadia, praticar exercícios físicos regulares, ter bom humor e habilidades para se comunicar, saber resolver problemas, controlar seus sentimentos e impulsos, ser   capaz de realizar planos realistas. 

◘ Cuidados com a Saúde -

A Organização Mundial da Saúde entende saúde como bem-estar biopsicossocial. Mostram pesquisas recentes de 2015, que a Saúde influencia positivamente o bem-estar e que o bem-estar  promove a saúde. Cultive sua saúde comendo alimentos saudáveis e praticando exercícios físicos regulares. Se tem alguma doença, siga orientação médica. 

Engajamento.

Para se engajar, se envolver em suas atividades e ficar absorvido por elas, pratique as seguintes ações:

● Identifique o que você gosta de fazer, e realize as possíveis.

● Pratique o Estado de Fluxo, um estado de consciência agradável que surge quando você se concentra em uma atividade que gosta. 

● Estabeleça e alcance objetivos importantes , se esforçando para executar bem as tarefas e vencer seus desafios.

                           

                     Para se engajar em suas atividades, concentre-se nelas.

◘ Realização –

A Realização é a conquista de um ou mais objetivos estabelecidos por você.  Faça mais realizações praticando o seguinte:

● Pratique Plena Atenção diariamente para ter mais bem-estar, pois seu cérebro produzirá mais substâncias ligadas ao bem-estar como dopamina, serotonina, endorfina.

                

                   Durante a Plena Atenção o cérebro produz substâncias ligadas ao bem-estar.

● Preste atenção ao que faz, vê, ouve, sente e pensa, pois assim você ocupará sua mente, impedindo que emoções e pensamentos negativos entrem nela e tragam mal-estar.

● Faça com entusiasmo todas as tarefas que executar.                

                                                  Execute com entusiasmo suas tarefas.

● Não fique sem fazer nada. Sempre faça alguma coisa, sozinho ou com outras pessoas, para evitar a solidão e depressão.                        

                                      Não fique sem fazer nada, para evitar a depressão.

● Procure fazer sempre algo que o deixe com o ânimo positivo.

 ◘ Relacionamento

 Mantenha bons relacionamentos com a família, amigos e colegas de trabalho. Procure sempre controlar a raiva, medo e tristeza e outras emoções negativas que prejudicam o bom relacionamento.

                                                  


                                                       Mantenha bons relacionamentos.

 Procure deixar claro seu amor pelas pessoas que quer bem, para que elas também digam que gostam de você.

● Quando precisar, peça ajuda de outros, no trabalho ou fora dele.

● Cultive a gratidão, a esperança e o otimismo, pois estas emoções são fontes de bem-estar.

● Evite brigar com outras pessoas pois elas causam sofrimento.

                             
                            Evite as brigas pois elas causam sofrimento e mal-estar.

Significado -

● Procure manter sempre vivo um motivo para viver, uma crença que justifique as ações de sua vida. E oriente sua vida com bom senso e equilíbrio.


                                         AVALIAÇÃO DO  BEM ESTAR

             A avaliação que você fará a seguir não será aprofundada, pois para isto seria necessário um questionário mais extenso. Elaboramos este com base em nossa experiência em Medicina Clínica e nas avaliações feitas pela Universidade da Pensilvânia.

Instruções:

         Este teste lhe dará uma ideia do seu Bem-estar no momento . Leia com atenção. Ele tem 20 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas. Para respondê-las, marque “S” se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou “N” se ela ocorrer “nunca ou raramente”, na linha colocada adiante da afirmativa. Responda sem pressa.

Questões:     

1. De um modo geral me sinto satisfeito com minha vida. ___

2. Frequentemente fico absorvido na tarefa que faço. ___

3. Geralmente me sinto mais alegre do que triste.  ___

4. Procuro aproveitar as oportunidades que a vida me dá.__

5. Frequentemente alcanço os objetivos que estabeleço para mim . __

6. De um modo geral me considero ter boa saúde. __

7. Presto atenção ao que faço, vejo, ouço, sinto e penso. __                           

8. Recebo muita ajuda e suporte de outros quando necessito. __

9. Avalio positivamente como conduzi minha vida até agora.  __

10. Não me sinto preocupado frequentemente. __

 11.  Sinto pouca ou nenhuma solidão na minha vida. __

12.  Sinto-me satisfeito com minha saúde física atual. __

13. De um modo geral me sinto com ânimo positivo. __

14. De um modo geral não sinto raiva e medo constantemente. __

15. Frequentemente desempenho bem minhas tarefas. __

16. Quando me comparo com pessoas da mesma idade e sexo, acho minha saúde igual ou melhor que a delas. __

17. Eu me sinto muito amado. __

18. Acho que tenho bom senso de direção em minha vida. __

19. Estou satisfeito com meus relacionamentos pessoais.  __

20. Avalio positivamente como conduzi minha vida até agora.__

Resultado da sua avaliação:

          Primeiro conte o número de respostas afirmativas “S”, que obteve. Cada uma delas  vale 1 ponto na pontuação final. Se respondeu SIM a10 questões, sua pontuação é 10.

Pontuação entre 1 e 5: seu nível de Bem-estar é muito baixo e merece atenção de sua parte. Para não ter problemas de saúde, identifique e modifique seus comportamentos inadequados, no trabalho, na família, nos relacionamentos, e procure resolver seus problemas.Você necessita orientação de médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 6 e 10: você tem nível baixo de Bem-estar e deve cuidar dele. Tente uma melhora praticando os comportamentos indicados neste e-book. Depois de fazer isto, repita o teste para ver se conseguiu melhorar. Se não conseguiu, procure ajuda de um médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 11 e 15: você tem nível moderado de Bem-estar. Identifique onde estão suas maiores deficiências e pratique as recomendações deste e-book para melhorar seu Bem-estar. Repita o teste e veja se consegue melhorar e se não procure ajuda de um médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 16 e 20: você tem nível alto de Bem-estar, mas mesmo assim deve praticar as recomendações deste e-book, para manter os níveis atuais ou melhorar seu bem-estar.

                                             X

RESUMO

1. O bem-estar é um sentimento cuja presença depende de emoções positivas, como satisfação, alegria, contentamento, prazeres, e de uma boa saúde. Impedem a presença do bem-estar o estresse, raiva, medo, preocupações, tristeza, divagações desagradáveis e pensamentos negativos.

2. Pesquisas recentes, de 2017, mostram que a Saúde influencia positivamente o bem-estar da pessoa e que, em contrapartida, o bem-estar promove a saúde. O Bem-estar depende de diversas dimensões da pessoa, física, mental, social e ambiental e diversos fatores interferem nele. Os efeitos podem ser estáveis e ​​duradouros, ou passageiros, por isto devemos cultivar sempre o bem-estar. 

3. Produzem efeitos no bem-estar, além da saúde, a presença de emoções positivas ou negativas e do estresse; suas condições materiais,  renda financeira e se está aposentado; seus relacionamentos familiares, sociais e profissionais; seus papeis e atividades sociais.

4. Você sente bem-estar quando nada o enraivece, entristece, amedronte ou preocupa, não esteja estressado, nem tenha manifestações de doença. Ou quando está alegre, sorrindo, de bom humor, contente, em paz consigo e com os outros, sua mente está calma, tranquila e você está relaxado, cheio de vigor, com o ânimo positivo, esperançoso, otimista, grato ou sentindo uma emoção positiva.

5. Seligman escreveu em 2012 “Florescimento”, livro em que fez revisão de suas ideias. Nele declara que o conceito de  felicidade não é suficiente, nem o de satisfação é suficiente para determinar a felicidade, devendo serem considerados outros fatores.

6. E continua: “A Psicologia Positiva deve ir além da "felicidade" e precisamos mudar o foco para  “bem-estar”. O objetivo da Psicologia Positiva deve ser o aumento do bem-estar, ou seja, o  florescimento da pessoa. O florescimento a leva à prosperidade, a seu desenvolvimento e atualização de suas potencialidades. Para ter uma vida mais agradável cultive seu Bem-estar.

 7. Seligman se refere a cinco pilares do bem-estar com a palavra PERMA, que leva em conta também  a saúde geral da pessoa.

8. Cultivar o bem-estar contribui para o crescimento pessoal, pois adquire-se uma base sólida para estabelecer relações de apoio e amizade, realizar metas e vencer desafios, envolver-se mais com a vida e promover maior desenvolvimento pessoal. A pessoa poderá florescer, melhorar a qualidade de vida e viver uma vida agradável, engajada, cheia de realizações,e aumentar a autoestima e autoconfiança.

9. Síntese dos elementos do Bem-estar:  Emoções Positivas: elas promovem aumento do bem-estar, ampliam os pensamentos e as ações das pessoas, tornando-as mais criativas e produtivas, neutralizam emoções negativas, estimulam a resiliência e promovem o bem-estar emocional. São exemplos a satisfação, contentamento, orgulho, realização, gratidão, fé, esperança, confiança, otimismo, os prazeres dos sentidos, amor, alegria, generosidade, compaixão, autocompaixão, interesse, calma, serenidade, entusiasmo, admiração, espanto, assombro, animação, deleite e gozo. 

10. O Engajamento ocorre quando a pessoa está absorvida em uma atividade. O Relacionamento é a capacidade que as pessoas têm de conviverem e se comunicarem entre si, para atender suas necessidades, e trocar informações sobre seus pensamentos, ideias e sentimentos. Se você constrói uma rede de relações sinceras melhora seu Bem-estar, e evita relacionamentos  prejudiciais.

11. A Realização consiste na conquista de um objetivo estabelecido. O Significado se refere a você ter um sentido em sua vida, a saber que você vive com uma finalidade e sabe para onde está indo.

12. A Atenção é fundamental para estar ciente do Bem-estar. Sem ela você não tem consciência da existência, nem conhecimento de suas emoções positivas e dos seus outros elementos.

13. Para aumentar seu bem-estar cultive comportamentos que tenham significado e estejam relacionados com suas emoções positivas, engajamento nas tarefas, realização e bons relacionamentos. Para cultivar Emoções Positivas faça coisas que lhe tragam prazer, como ler um livro, ver um filme, ouvir uma música, comer uma comida gostosa e outras coisas agradáveis. 

14. Cultive seu contentamento. Procure contentar-se com as coisas que você tem e não deseje o que não tem. Mantenha aceso o desejo de desenvolver suas potencialidades e de ter uma vida mais agradável.   Não seja intolerante consigo e cultive a Autocompaixão

15. Cultive a Alegria, o Sorriso e o Bom Humor, pois eles lhe darão mais bem-estar. Quando você está alegre, sorrindo ou de bom humor seu cérebro libera endorfina, dopamina e serotonina, que promovem o bem-estar.

16. Controle suas Emoções Negativas – veja se está com medo, ansiedade ou preocupação e pratique a Plena Atenção. Se está com Raiva pratique a Plena Atenção, que diminui a atividade da amígdala cerebral. Não deixe a raiva crescer para não perder o controle.

17. Procure controlar seu Estresse. Respire profundamente, tantas vezes quantas necessárias para se acalmar. A respiração profunda acalma a mente e relaxa o corpo.

18. Quando estiver estressado, não coma muito; nem abuse do álcool, do fumo, e use drogas. Dedique algum tempo para resolver seus problemas.

19. Resiliência – é a capacidade de superar crises e adversidades, suportar o estresse e conseguir voltar à situação de equilíbrio. 

 20. Cuidados com a Saúde - a saúde influencia positivamente o bem-estar e o bem-estar promove a saúde. Cultive as práticas da boa saúde.

                                                     x

    Agradecemos a colaboração do Prof. Gilson Vieira, através  da revisão do texto.

                                                                X

Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas com mais Bem-estar, tranquilidade e um mundo melhor!

                                                                X

 REFERÊNCIAS E LINKS

1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4339610/.

2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4339610/

3.https://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletters/flourishnewsletters/newtheory

4.Seligman, M.E, Felicidade Autêntica, Rio de Janeiro, Objetiva, 2004.

5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3122271/

6. Santos, J.O., Educação Emocional na Escola- a emoção na sala de aula.2a edição, Salvador, Faculdade Castro Alves, 2000.

7. Hanson, O cérebro e a felicidade: Como treinar sua mente para atrair serenidade, amor e autoconfiança, WMF Martins Fontes. Edição do Kindle.

                                                                 xxx