E-book 49
Motivação
P S I C O L O G I A
M
O D E R NA
Blog emoçaoeatencao@blogspot.com
Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos
2024 - Bahia- Brasil
QUEM É O AUTOR
Jair de Oliveira Santos é Médico Professor
aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado
em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da
Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e
do Programa de Educação das Emoções.
Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela
Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e
188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no
citado blog, em 2021.
Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia,
implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes
resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e
resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de
Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e
Resultados.
Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do
Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo.
Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação
Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica-
Filosofia, Valores e Ensino”.
Dedico este e-book:
In memoriam:
A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,
E a meu Pai e minha Mãe.
A meus filhos:
Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo
A meus netos:
Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e
Arthur.
● ● ●
A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos,
pesquisas e reflexões sobre a Educação das Emoções.
● ● ●
“Quem conhece aos
outros é inteligente
Quem conhece a si mesmo é sábio “
Lao Tsé – Tao te King, XXXIII
● ● ●
“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como
um fim em si, nunca apenas como um meio”
Kant I., “Fundamentação
da metafísica dos costumes”, 1786.
● ● ●
“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da
subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se
realizará como ser humano”
Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944
● ● ●
“Para criar uma boa vida, não basta lutar por
metas que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a
soma total de entropia no mundo”.
Mihaly Csikszentmihalyi, A Descoberta do Fluxo,
1999.
COMUNICADO
A partir de 26-11-22,
o blog emoçaoeatencao@blogspot.com
terá nova orientação, para
atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação
publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de
sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o
conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a
constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.
Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.
Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com
CAPÍTULOS DO E-BOOK 49
Capítulo 1 :
Que é motivação?
Capítulo 2: A motivação no trabalho
Capítulo
3 : Conclusão
CAPÍTULO 1
QUE É MOTIVAÇÃO?
A palavra motivação
vem do latim “motivus”, e é relativa ao movimento. Se refere a um impulso, a um novo ânimo em sua vida. A
motivação faz você agir para conquistar novos objetivos, abre novos horizontes
em sua vida e lhe dá ânimo para fazer novas realizações.
A palavra motivação é a ligação de “motivo” com o sufixo “ação”, (motivo+
ação = motivação) e significa promover uma ação, ser a causa de algo de algo
novo, ser a propulsora.
A Motivação impulsiona a pessoa a conquistar novos horizontes na vida.
Tipos de motivaçāo
Há a
motivação intrínseca e a extrínseca.
A motivação intrínseca depende de fatores internos da pessoa, que a impulsionam e mantém energizados seus comportamentos, como seus desejos, necessidades, emoções, valores e atitudes. É um impulso que vem de dentro da pessoa, de seu interior, que a move para alcançar um objetivo. As emoções promovem motivação : uma pessoa mata outra motivada por seu ódio, enquanto outra pessoa faz o bem ao outro motivada pelo amor que tem a ele. Podem ser considerados pelo menos quatro fatores capazes de produzirem a motivação intrínseca: as necessidades, os valores, as emoções e os desejos.
Uma pessoa faz o bem ao outro motivada pelo amor que lhe tem.
O significado da palavra emoção está muito perto do significado
da palavra motivação, pois ambos se relacionam ao movimento da pessoa. A
palavra emoção vem do latim “ex movere” (mover para fora) e a motivação
, vimos, vem do latim motivus, relacionada ao movimento. A emoção e a
motivação visam promover o movimento da
pessoa.
A Motivação pode ser direta e
indireta. A motivação
direta dirige a pessoa diretamente para o objeto que ela deseja para
atender suas necessidades, como quando ela necessita aprender inglês para seus
estudos e uma força interior a impele para estuda-lo.
A motivação indireta ou instrumental impulsiona a pessoa em direção a um objetivo que será usado para atingir outro. Por exemplo, compreender a língua inglesa pode ser um objetivo seu, para ser aprovado em um concurso que vai fazer. E passado o concurso você não vai mais utilizar o inglês.
Compreender
inglês pode ser seu objetivo para um concurso que vai fazer
Componentes da Motivação
A Motivação tem três componentes:
o cognitivo, o afetivo e o comportamental. O componente cognitivo depende
das crenças da pessoa que tem a motivação, de seus valores, conhecimentos,
opiniões e de como ela representa sua realidade.
O componente cognitivo depende das crenças, valores,
conhecimentos e opiniões da pessoa.
O
componente afetivo é expressado pela aproximação ou afastamento da pessoa de alguma coisa.
O componente comportamental expressa
seus pensamentos e sentimentos sobre um assunto. Os sentimentos de uma pessoa são
a base de suas ações, expressas por um comportamento afetivo, de aproximação,
ou agressivo, de rejeição, ou neutro, de indiferença.
Que
fazer para aumentar sua Motivação
Você
já viu que a motivação é um processo biológico que depende do estado em que o
organismo se encontra. Se ele está com bem estar, a motivação é facilitada,
caso contrário a pessoa não se sente motivada para executar qualquer tarefa.
Você deve ter bem estar para estar motivado e fazer qualquer tarefa, e para estar
motivado, com Bem-estar, deve:
1. Estabelecer uma meta clara. Se você não souber para onde quer ir, não vai ter motivação. Faça uma relação do que quer fazer em determinado período, para se sentir motivado;
Quando sua meta é clara, você sabe o que vai fazer.
2.
Aumente sua Auto-confiança
: sua motivação depende de sua autoconfiança. Procure conhecer
suas forças pessoais e virtudes para aumentar o conhecimento de si mesmo , para
ser mais autoconfiante. Se tiver medo de errar, de ser criticado ou rejeitado,
trabalhe sua mente para vencer isto e
aumentar a motivação;
3. Descubra o que lhe dá bem- estar.
Segundo Maslow, há uma hierarquia de cinco necessidades que devem
ser atendidas pelo ser humano para alcançar a auto-realização.
Existem as necessidades primárias, básicas, que são as fisiológicas( de fome, sede, abrigo, sexo, respiração, excreção e abrigo, por exemplo) , e as de segurança : de se sentir seguro, sem ameaças, com emprego garantido, com tudo funcionando em ordem.
Uma das necessidades básicas é a de alimentação.
Outra necessidade básica é a de estima.
As necessidades devem ser consideradas com base no momento atual. À medida que cada necessidades vai sendo atendida, a próxima torna-se dominante, embora quase nenhuma necessidade seja satisfeita integralmente. Uma necessidade satisfeita extingue sua motivação e o indivíduo busca outras realizações.
As necessidades devem ser separadas em patamares, sendo as fisiológicas e
de segurança, de nível baixo, e as de auto-realização de nível alto. Para o
individuo estar totalmente realizado, é
importante haver um equilíbrio na realização de suas necessidades.
Mac Gregor entende que para maximizar a motivação dos funcionários, deveria ser estabelecido o processo decisório participativo, com tarefas desafiadoras, baseado na responsabilidade e bom relacionamento de grupo. A complexidade do trabalho nas organizações, as suas múltiplas e variadas demandas, os novos ambientes de produção e a competitividade crescente no mundo dos negócios têm como corolário a necessidade de valorizar os empregados e de criar condições favoráveis para maximizar o seu desempenho e a sua satisfação no trabalho.
Atualmente, observam-se na pesquisa e na prática organizacionais,
mudanças importantes nas motivações utilizadas
e a tendência é substituir as estratégias centradas na recompensa associada ao
desempenho, por um estilo de vida organizacional que promova o bem-estar do empregado.
As demandas da organização referem-se também ao cumprimento de normas de
comportamento que regulam o convívio dos seus membros, à execução do trabalho e
à tramitação interna dos processos ou projetos organizacionais.
As normas da empresa regulam o convívio
dos colaboradores.
Além disso, existem expectativas ou demandas implícitas da empresa quanto a comportamentos espontâneos do empregado. Trata-se de comportamentos altruísticos dos empregados, que são de vital importância para o bom funcionamento da organização.
A automotivação é um processo que
depende da estrutura de personalidade do indivíduo, de sua autoestima e da
confiança que ele tem em si mesmo, que é um componente genético.
Muitas pessoas são autoconfiantes e trazem
dentro de si um impulso para querer sempre o melhor e disposição para lutar e
alcançar desafios cada vez maiores. Eles s
Muitas
pessoas autoconfiantes têem um impulso para querer o melhor.
Elas trazem dentro de si os
elementos caracterizadores da motivação e transformam sua vida num exercício de
motivação. Para elas a vida é como uma escada que têm de subir e cada degrau é
um novo objetivo a ser conquistado, sendo sensíveis ao perceber estímulos motivadores e transformá-los em desafios e realizações a serem feitas.
A capacidade de automotivação é uma
habilidade que pode ser desenvolvida pela pessoa, desde que se dedique a
ela com esforço e a considere resultado de um trabalho árduo, praticado
com perseverança.
Avaliação da Automotivação
Instruções:
Este questionário
é destinado a avaliar sua Automotivação e tem 20 questões, cada uma
com 2 alternativas de respostas. Responda S (sim) se a
afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou N (não) se ela
ocorrer “nunca ou raramente”. No questionário não há
respostas “certas” ou “erradas” e o que importa é sua experiência. Leia as
questões com atenção e responda sem pressa.
Questões:
1.
Eu me recompenso quando atinjo meus objetivos.___
2. No meu trabalho, faço o
suficiente para satisfazer meu chefe e não me preocupo com o resto.___
3.
Se sou ruim em algo, não acho que poso melhorar minhas
habilidades nele. ___
4. Quando não gosto de alguma idéia,
me afasto dela. ___
5. Quando estabeleço um objetivo, me
esforço para alcançá-lo. __
6. Estou em busca de novas
oportunidades e se surge uma boa eu embarco nela. __
7. Procuro lutar para atingir a meus
objetivos. ___
8. Acho melhor aceitar um trabalho
que posso fazer do que um que tenho dúvidas.___
9. Eu reviso e atualizo minhas metas
existenciais regularmente para ter certeza que elas ainda podem ser realizadas.
___
10. É difícil me convencer a
aproveitar uma nova oportunidade. ___
11. Eu me preocupo com o que pode
dar errado em meu trabalho ou em minha vida. __
12. Não acredito que qualquer pessoa
pode melhorar suas habilidades mesmo.___
13. Os padrões que eu defino para
minha vida são elevados. ___
14. Não procuro sempre melhorar
minhas habilidades. ___
15. Não gosto de correr muitos
riscos porque as coisas podem dar errado ___
16. Acho as mudanças difíceis de
administrar. ___
17. Não fico surpreso quando tenho
uma boa idéia.___
18. Eu não defino meus próprios
objetivos com muita clareza. ___
19. Quando vejo que não vou atingir
um objetivo eu o abandono.___
20. Sinto grande bem estar quando termino uma tarefa
difícil.___
GABARITO DAS QUESTÕES :
1.
S 2. N
3. N 4. N 5. S
6. S 7. S 8. N
9. S 10. N
11. S 12. N 13.
S 14. N 15. N
16. N 17. S 18. N 19.
N 20. S
Para saber como está sua Automotivação, dê 1 ponto para cada
resposta positiva (S) nas questões de número 1,5,7,9,11,12,13,14,17,20 ; e 1 ponto
para cada resposta negativa (N) nas questões número 2,3,4,6,8,10,12, 14,18,19.
Seu escore é a
soma dos pontos das respostas positivas (S), com a soma dos pontos das
negativas (N). Se, por exemplo,a soma dos pontos
positivos for 6 e a dos negativos for 7, seu escore será 12.
Uma pontuação entre 1 e 7 indica que sua Automotivação está baixa.
A pontuação entre 8 e 14 indica que sua Automotivação está média e a pontuação
entre 15 e 20 indica que sua Automotivação está alta. Parabéns.
CAPÍTULO 2
A MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Como produzir motivação no trabalho
Estes
fatores referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, as
condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais,
as políticas da empresa, o salário, os tipo de supervisão recebido, o clima de
relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as
oportunidades existentes, etc. Herzberg, contudo, considera esse fatores
higiênicos muitos limitados na sua capacidade de influenciar o comportamento do empregado. Quando esses
fatores ambientais são ótimos, evitam a insatisfação.
Os fatores motivacionais referem ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos
deveres relacionados com o cargo em si. São os fatores motivacionais que
produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade. O
termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, crescimento
e reconhecimento profissional. Quando os Fatores Motivacionais são ótimos,
elevam a satisfação, e quando precários, produzem sua ausência.
A Motivação surge do interior das pessoas, ninguém pode motivar ninguém, o que se pode tentar de alguma forma, baseados em técnicas e sensibilidades adequadas, é despertar a Motivação de dentro das pessoas, mas não adianta tentarmos motivá-las se não tiver um Líder que desperte essa Motivação, que mostre que a elas que fazem parte da empresa, que trate os funcionários como uma família, que saiba lidar com pessoas difíceis, e seja simpático, alegre,
O líder
estimula a motivação dos colaboradores.
Motivar pessoas não é fácil há uma dificuldade enorme, pois cada um tem pensamentos diferentes, ideias diferentes, gostos diferentes, e por isso devemos encontrar uma pessoa adequada para liderar, pois com pessoas motivadas a empresa vai obter resultados positivos, produtividade aumentada, e a empresa obterá sucesso.
Sob o ponto de vista da administração estratégica, o trabalho e a
motivação devem estar em sintonia com o sistema e valores estabelecidos pela
cultura da organização. A cultura organizacional está intimamente ligada aos
valores pessoais, a ponto de exercer influência sobre todo o sistema empresarial.
A motivação de uma pessoa depende da força de seus motivos, aqui
entendidos como desejos ou impulsos que ocorrem nos indivíduos. Os motivos que impulsionam e
mantém o comportamento dos indivíduos são as molas da ação,mas também se pode
identificar os motivos com as necessidades e dizer que os indivíduos são
movidos pelas suas necessidades.
O trabalhador que atua em instituições de saúde está exposto a diferentes estressores ocupacionais que afetam diretamente o seu bem estar. Dentre os vários, estão as longas jornadas de trabalho, a insuficiência de pessoal, a falta de conhecimento profissional, a alta exposição do profissional a riscos químicos e físicos, assim como o contato constante com o sofrimento, a dor e muitas vezes a morte. O desempenho destes profissionais envolve uma série de atividades que necessitam forçadamente de um controle mental e emocional maior que em outras profissões .
O trabalho nas instituições de saúde requer que todos tenham experiência clínica.A qualidade de vida no trabalho é o maior determinante da qualidade de
vida. Vida sem trabalho não tem significado. Por isto , na sociedade
contemporânea, o trabalho passou a ocupar lugar central na vida do homem, principlmente
o trabalho organizacional. O trabalho dever ser visto como parte da vida
humana, talvez sendo hoje a organização o principal meio para o homem adquirir
sua identidade. O trabalho também é determinante do status e da identidade pessoal.
CAPÍTULO 3
CONCLUSÃO
Todos esses “fatores motivacionais” levam os funcionários a trabalharem
felizes, buscarem conhecimentos, ter idéias novas, a produtividade da empresa aumenta e seu sucesso.
A “motivação” surge do interior
das pessoas, ninguém pode motivar ninguém, o que se pode tentar de alguma
forma, baseados em técnicas e sensibilidades adequadas, despertar a “motivação”
de dentro das pessoas. Mas não adianta tentar motivar as pessoas se não se tem
um Líder que desperte essa “motivação”, e mostre que as pessoas fazem parte da
empresa, que trate os funcionários como se fosse uma família, saiba lidar com
pessoas difíceis, e seja simpático, alegre e transmita segurança.
Motivar pessoas não é fácil, pois cada um tem pensamentos,
idéias e gostos diferentes e por isso deve ser encontrada uma pessoa adequada para liderar,
pois com pessoas motivadas a empresa terá produtividade maior e mais sucesso.
O líder motivado e motivador é fundamental na organização. Seu papel é de
extrema importância e sua função é estratégica, para que os objetivos
organizacionais sejam atingidos na prática. Assumir a liderança não é fácil para ninguém, poi exige muita competência
e dedicação. As pressões por resultados positivos e imediatos são
enormes, e para atingir tais resultados, o líder depende de sua equipe.
Cabe ao gerente transpor determinadas barreiras. A habilidade e a
competência desse profissional no processo de motivação são extremamente
relevantes. Soma-se a isso, a capacidade individual e o suporte
organizacional desse gestor e a valorização do trabalho de seus funcionários, que irão colaborar para melhor desempenho deles.
Em se tratando de recompensas financeiras, pode-se afirmar que o dinheiro
é um reforço condicionador importante. Mas para que o dinheiro atinja o
objetivo motivador, as pessoas precisam acreditar que ele irá satisfazer suas
necessidades e terão que se empenhar mais.
Um profissional alheio às influências comportamentais na produtividade da
organização não deve assumir o papel de gestor, já que as pessoas podem não
colaborar para o sucesso organizacional.
A preocupação das empresas com a motivação dos seus colaboradores é
grande, mas não simplesmente porque ela se preocupa com o bem-estar deles, mas porque a motivação influencia a
produtividade e os lucros. À frente disso está o líder, um gerente, supervisor, coordenador, com a
responsabilidade de manter a motivação dos liderados, e manter-se também motivado.
Agradecemos a colaboração do Prof. Gilson Vieira, através da revisão do texto.
♦♦♦
Compartilhe e divulgue este e-book para termos pessoas com mais
bem-estar, tranquilidade e um mundo melhor!
♦♦♦
BIBLIOGRAFIA
FRITZ, R. Estrutura e
comportamento Organizacional. Editora Pioneira Thompson Learning, São
Paulo: 2006.
JAN, W. Gerência em sete passos. Editora futura, São Paulo: 2008.
JOHN, R. Teoria
das Organizações. Redesenho Organizacional para o crescimento e desempenho
Máximos. Elsevier Editora Ltda, 2005.
LAROSA, M. A. Ayres, Fernando Arduini. Como Produzir uma monografia passo a passo. Rio de Janeiro: 2008.
ROBBINS, S. P. Comportamento
Organizacional. Stephen P. Robbins. Tradução Técnica: Reynaldo Marcondes.
9ª edição. Prentice Hall, São Paulo: 2002.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141565552003000400003&script=sci_artt ext. Acessado em 24/02/10.
20h41min
http://www.revista.inf.br/adm13/pages/artigos/ADM-edic13-anovii-art05.pdf. Acessada em 24/02/10 21:09
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102311X1990000300002&script=sci_artt ext. Acessado em 24/02/10 21h23min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário