domingo, 17 de março de 2024

e-book 49



 

                 E-book 49

                               Motivação 

 


 P S I C O L O G I A

 
    M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

        Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2024 - Bahia- Brasil

 

 QUEM É O AUTOR

 Jair de Oliveira Santos é Médico Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

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“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

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“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi, A Descoberta do Fluxo, 1999. 

            

             COMUNICADO

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

 



 



CAPÍTULOS DO E-BOOK 49

Capítulo 1 : Que é motivação?

Capítulo 2: A motivação no trabalho

Capítulo 3 : Conclusão

 

 



 

          CAPÍTULO 1

        QUE É MOTIVAÇÃO?

A palavra motivação vem do latim “motivus”, e é relativa ao  movimento. Se refere a   um impulso, a um novo ânimo em sua vida. A motivação faz você agir para conquistar novos objetivos, abre novos horizontes em sua vida e lhe dá ânimo para fazer novas realizações.

A palavra   motivação é a ligação de “motivo” com o sufixo “ação”, (motivo+ ação = motivação) e significa promover uma ação, ser a causa de algo de algo novo, ser a propulsora.

                A Motivação impulsiona a pessoa a conquistar novos horizontes na vida.

           Tipos de motivaçāo

       a motivação intrínseca e a extrínseca.

A motivação intrínseca depende de fatores internos da pessoa, que a impulsionam e mantém energizados seus comportamentos, como seus desejos, necessidades, emoções, valores e atitudes. É um impulso que vem de dentro da pessoa, de seu interior, que a move para alcançar um objetivo. As emoções promovem  motivação : uma pessoa mata outra motivada por seu ódio, enquanto outra pessoa faz o bem ao outro motivada pelo amor que tem a ele.  Podem ser considerados pelo menos quatro fatores capazes de produzirem a  motivação intrínseca: as necessidades, os valores, as emoções e os desejos. 


                     Uma pessoa faz o bem ao outro motivada pelo amor que lhe tem.

 

O significado da palavra  emoção está muito perto do significado da palavra motivação, pois ambos se relacionam ao movimento da pessoa. A palavra emoção vem do latim “ex movere” (mover para fora) e a motivação , vimos, vem do latim motivus, relacionada ao movimento. A emoção e a motivação visam  promover o movimento da pessoa.

 A Motivação Extrínseca depende de estímulos externos que agem na pessoa e energizam seu comportamento. Nas organizações o estímulo externo pode ser o aumento de salário ou as promoções para cargos mais elevados. Na sala de aula o estímulo é produzido pelas notas dadas ao estudante em suas tarefas. Os estímulos utilizados são ligados ao prazer da pessoa ou para melhorar a qualidade de sua vida, como um prêmio. São relacionados com sua história de vida e a fatores biológicos, psicológicos ou sociais, como o relacionamento.

A Motivação pode ser direta e indireta. A motivação direta dirige a pessoa diretamente para o objeto que ela deseja para atender suas necessidades, como quando ela necessita aprender inglês para seus estudos e uma força interior a impele para estuda-lo.

A motivação indireta ou instrumental impulsiona a pessoa  em direção a um objetivo que será usado para atingir outro. Por exemplo, compreender a língua inglesa pode ser um objetivo seu, para ser aprovado em um concurso que vai fazer. E passado o concurso você não vai mais utilizar o inglês.         

Compreender inglês pode ser seu objetivo para um concurso que vai fazer

 

Componentes da Motivação

A Motivação tem três componentes: o cognitivo, o afetivo e o comportamental. O componente cognitivo depende das crenças da pessoa que tem a motivação, de seus valores, conhecimentos, opiniões e de como ela representa sua realidade.

                    


   O componente cognitivo depende das crenças, conhecimentos e opiniões da pessoa.

O componente cognitivo depende das crenças, valores, conhecimentos e opiniões da pessoa.

     O componente afetivo é expressado pela aproximação ou  afastamento da pessoa de alguma coisa.

     O componente comportamental expressa seus pensamentos e sentimentos sobre um assunto. Os sentimentos de uma pessoa são a base de suas ações, expressas por um comportamento afetivo, de aproximação, ou agressivo, de rejeição, ou neutro, de indiferença.
      

        Que fazer para aumentar sua Motivação

      Você já viu que a motivação é um processo biológico que depende do estado em que o organismo se encontra. Se ele está com bem estar, a motivação é facilitada, caso contrário a pessoa não se sente motivada para executar qualquer tarefa. Você deve ter bem estar para estar motivado e fazer qualquer tarefa, e para estar motivado, com Bem-estar, deve:

1.    Estabelecer uma meta clara.  Se você não souber para onde quer ir, não vai ter motivação. Faça uma relação do que quer fazer em determinado período, para se sentir motivado;                                                 

                               Quando sua meta é clara, você sabe o que vai fazer.

2.    Aumente sua Auto-confiança : sua motivação depende de sua autoconfiança. Procure conhecer suas forças pessoais e virtudes para aumentar o conhecimento de si mesmo , para ser mais autoconfiante. Se tiver medo de errar, de ser criticado ou rejeitado, trabalhe sua mente para vencer isto e   aumentar  a motivação;

                        Sua motivação depende de sua autoconfiança.

3.    Descubra o que lhe dá bem- estar. 

 Necessidades humanas de Maslow

Segundo Maslow, há uma hierarquia de cinco necessidades que devem ser atendidas pelo ser humano para alcançar a auto-realização.

Existem as necessidades primárias, básicas, que são as fisiológicas( de fome, sede, abrigo, sexo, respiração, excreção e abrigo, por exemplo) , e as de segurança : de se sentir seguro, sem ameaças, com emprego garantido, com tudo funcionando em ordem.           

                     Uma das necessidades básicas é a de alimentação.

 E as necessidades secundárias, que são sociais, de estima e auto-realização.


                    Outra necessidade básica é a de estima.

As necessidades devem ser consideradas com base no momento atual. À medida que cada necessidades vai sendo atendida, a próxima torna-se dominante, embora quase nenhuma necessidade seja satisfeita integralmente. Uma necessidade  satisfeita extingue sua motivação e o indivíduo busca outras realizações.

As necessidades devem ser separadas em patamares, sendo as fisiológicas e de segurança, de nível baixo, e as de auto-realização de nível alto. Para o individuo estar totalmente realizado, é  importante haver um equilíbrio na realização de suas  necessidades.

Mac Gregor entende que para maximizar a motivação dos funcionários, deveria ser estabelecido o processo decisório participativo, com tarefas desafiadoras, baseado na responsabilidade e bom relacionamento de grupo. A complexidade do trabalho nas organizações, as suas múltiplas e variadas demandas, os novos ambientes de produção e a competitividade crescente no mundo dos negócios têm como corolário a necessidade de valorizar os empregados e de criar condições favoráveis para maximizar o seu desempenho e a sua satisfação no trabalho.

Atualmente, observam-se na pesquisa e na prática organizacionais, mudanças importantes nas  motivações utilizadas e a tendência é substituir as estratégias centradas na recompensa associada ao desempenho, por um estilo de vida organizacional que promova o bem-estar do empregado.

As demandas da organização referem-se também ao cumprimento de normas de comportamento que regulam o convívio dos seus membros, à execução do trabalho e à tramitação interna dos processos ou projetos organizacionais.

 

                

As normas da empresa regulam o convívio dos colaboradores.

 

Além disso, existem expectativas ou demandas implícitas da empresa quanto a comportamentos espontâneos do empregado. Trata-se de comportamentos altruísticos dos empregados, que são de vital importância para o bom funcionamento da organização.

              Automotivação

A automotivação é um processo que depende da estrutura de personalidade do indivíduo, de sua autoestima e da confiança que ele tem em si mesmo, que é um componente genético.
      Muitas pessoas são autoconfiantes e trazem dentro de si um impulso para querer sempre o melhor e disposição para lutar e alcançar desafios cada vez maiores. Eles s
empre querem realizar novos objetivos.

                  

                Muitas pessoas autoconfiantes têem um impulso para querer  o melhor.

Elas trazem dentro de si os elementos caracterizadores da motivação e transformam sua vida num exercício de motivação. Para elas a vida é como uma escada que têm de subir e cada degrau é um novo objetivo a ser conquistado, sendo sensíveis ao perceber estímulos motivadores e transformá-los em desafios e realizações a serem feitas.
      A capacidade de automotivação é uma habilidade que pode ser desenvolvida pela pessoa, desde que se dedique a ela com esforço e a considere resultado de um trabalho árduo, praticado com  perseverança.

             Avaliação da Automotivação

Instruções: 

Este questionário é destinado  a avaliar sua Automotivação e tem 20 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas. Responda S (sim) se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou N (não) se ela ocorrer “nunca ou raramente”.   No questionário não há respostas “certas” ou “erradas” e o que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e responda sem pressa.

Questões:

1. Eu me recompenso quando atinjo meus objetivos.___

2. No meu trabalho, faço o suficiente para satisfazer meu chefe e não me preocupo com o resto.___

3.  Se sou ruim em algo, não acho que poso melhorar minhas habilidades nele. ___

4. Quando não gosto de alguma idéia, me afasto dela. ___

5. Quando estabeleço um objetivo, me esforço para alcançá-lo. __

6. Estou em busca de novas oportunidades e se surge uma boa eu embarco nela. __

7. Procuro lutar para atingir a meus objetivos. ___

8. Acho melhor aceitar um trabalho que posso fazer do que um que tenho dúvidas.___

9. Eu reviso e atualizo minhas metas existenciais regularmente para ter certeza que elas ainda podem ser realizadas. ___

10. É difícil me convencer a aproveitar uma nova oportunidade. ___

11. Eu me preocupo com o que pode dar errado em meu trabalho ou em minha vida. __

12. Não acredito que qualquer pessoa pode melhorar suas habilidades mesmo.___

13. Os padrões que eu defino para minha vida são elevados. ___

14. Não procuro sempre melhorar minhas habilidades. ___

15. Não gosto de correr muitos riscos porque as coisas podem dar errado ___

16. Acho as mudanças difíceis de administrar. ___

17. Não fico surpreso quando tenho uma boa idéia.___

18. Eu não defino meus próprios objetivos com muita clareza. ___

19. Quando vejo que não vou atingir um objetivo eu o abandono.___

20. Sinto grande bem estar quando termino uma tarefa difícil.___

 

GABARITO DAS QUESTÕES :

1. S   2. N   3. N    4. N    5. S     6. S     7. S    8. N     9. S     10. N

11. S  12. N  13. S   14. N   15. N  16. N  17. S  18. N  19. N  20. S

 Resultado: 

Para saber como está sua Automotivação, dê 1 ponto para cada resposta positiva (S) nas questões de número 1,5,7,9,11,12,13,14,17,20 ; e 1 ponto para cada resposta negativa (N) nas questões número 2,3,4,6,8,10,12, 14,18,19.

 Seu escore é a soma dos pontos das respostas positivas (S), com a soma dos pontos das negativas (N). Se, por exemplo,a soma dos pontos positivos for 6 e a dos negativos for 7, seu escore será 12.

Uma pontuação entre 1 e 7 indica que sua Automotivação está baixa. A pontuação entre 8 e 14 indica que sua Automotivação está média e a pontuação entre 15 e 20 indica que sua Automotivação está alta. Parabéns.

                                                   



 

 

CAPÍTULO 2


A MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

 

                    Como produzir motivação no trabalho

                 Herzberg (Herzberg apud Schimidt, 2000, p. 37) desenvolveu uma teoria de motivação no trabalho, através de  estudos práticos, e verificou a presença de dois fatores distintos, o fator higiênico e o motivacional.

Estes fatores referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o salário, os tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, etc. Herzberg, contudo, considera esse fatores higiênicos muitos limitados na sua capacidade de influenciar  o comportamento do empregado. Quando esses fatores ambientais são ótimos, evitam a insatisfação.

Os fatores motivacionais referem ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. São os fatores motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade. O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, crescimento e reconhecimento profissional. Quando os Fatores Motivacionais são ótimos, elevam a satisfação, e quando precários, produzem  sua ausência.

A Motivação surge do interior das pessoas, ninguém pode motivar ninguém, o que se pode tentar de alguma forma, baseados em técnicas e sensibilidades adequadas, é despertar a Motivação de dentro das pessoas, mas não adianta tentarmos motivá-las se não tiver um Líder que desperte essa Motivação, que mostre que a elas  que fazem parte da empresa, que trate os funcionários como uma família, que saiba lidar com pessoas difíceis, e seja simpático, alegre,

              O líder estimula a motivação dos colaboradores.

 Motivar pessoas não é fácil há uma dificuldade enorme, pois cada um tem pensamentos diferentes, ideias diferentes, gostos diferentes, e por isso devemos encontrar uma pessoa adequada para liderar, pois com pessoas motivadas a empresa vai obter resultados positivos, produtividade aumentada, e a empresa obterá sucesso.

             A Motivação nas organizações

               O novo mundo do trabalho mostra que a responsabilidade dos trabalhadores cresceu e o poder se pulverizou, e que muitas das competências dos gerentes passaram a ser responsabilidade de todos. Hojeo sucesso no ambiente de trabalho depende dos ambientes propícios à criatividade e inovação. O diferencial competitivo dependerá da imaginação, da capacidade de transferir conhecimentos e solucionar problemas de forma criativa e inovadora.

Sob o ponto de vista da administração estratégica, o trabalho e a motivação devem estar em sintonia com o sistema e valores estabelecidos pela cultura da organização. A cultura organizacional está intimamente ligada aos valores pessoais, a ponto de exercer influência sobre todo o sistema empresarial.

A motivação de uma pessoa depende da força de seus motivos, aqui entendidos como desejos ou impulsos que ocorrem nos  indivíduos. Os motivos que impulsionam e mantém o comportamento dos indivíduos são as molas da ação,mas também se pode identificar os motivos com as necessidades e dizer que os indivíduos são movidos pelas suas necessidades.

 Saúde de quem colabora nas organizações de saúde

 Atualmente, existe uma maior preocupação com a saúde dos indivíduos que exercem suas atribuições em organizações de saúde. Uma instituição de saúde, um consultório médico, clinica, hospital de pequeno ou grande porte é um destes contextos de risco à saúde ocupacional. O trabalho desenvolvido nas instituições de saúde requer que todos tenham suficiente experiência clínica e maturidade que permita enfrentar e tomar decisões difíceis, geralmente com implicações éticas e morais .        

O trabalhador que atua em instituições de saúde está exposto a diferentes estressores ocupacionais que afetam diretamente o seu bem estar. Dentre os vários, estão as longas jornadas de trabalho, a insuficiência de pessoal, a falta de conhecimento profissional, a alta exposição do profissional a riscos químicos e físicos, assim como o contato constante com o sofrimento, a dor e muitas vezes a morte. O desempenho destes profissionais envolve uma série de atividades que necessitam forçadamente de um controle mental e emocional maior que em outras profissões .

       O trabalho nas instituições de saúde requer que todos tenham experiência clínica. 

A qualidade de vida no trabalho é o maior determinante da qualidade de vida. Vida sem trabalho não tem significado. Por isto , na sociedade contemporânea, o trabalho passou a ocupar lugar central na vida do homem, principlmente o trabalho organizacional. O trabalho dever ser visto como parte da vida humana, talvez sendo hoje a organização o principal meio para o homem adquirir sua identidade. O trabalho também é determinante do status e da identidade pessoal.

            

                                      CAPÍTULO 3

CONCLUSÃO

 

Todos esses “fatores motivacionais” levam os funcionários a trabalharem felizes, buscarem conhecimentos, ter idéias novas, a produtividade da empresa aumenta e seu sucesso.

 A “motivação” surge do interior das pessoas, ninguém pode motivar ninguém, o que se pode tentar de alguma forma, baseados em técnicas e sensibilidades adequadas, despertar a “motivação” de dentro das pessoas. Mas não adianta tentar motivar as pessoas se não se tem um Líder que desperte essa “motivação”, e mostre que as pessoas fazem parte da empresa, que trate os funcionários como se fosse uma família, saiba lidar com pessoas difíceis, e seja simpático, alegre e transmita segurança.



                                         O líder promoverá a motivação dos colaboradores  da emprêsa

Motivar pessoas não é fácil, pois cada um tem pensamentos, idéias e gostos diferentes e por isso deve ser  encontrada uma pessoa adequada para liderar, pois com pessoas motivadas a empresa terá produtividade maior e   mais sucesso.         

O líder motivado e motivador é fundamental na organização. Seu papel é de extrema importância e sua função é estratégica, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos na prática. Assumir a liderança não é fácil para ninguém, poi exige muita competência e dedicação. As pressões por resultados positivos e imediatos são enormes, e para atingir tais resultados, o líder depende de sua equipe.

Cabe ao gerente transpor determinadas barreiras. A habilidade e a competência desse profissional no processo de motivação são extremamente relevantes. Soma-se a  isso, a capacidade individual e o suporte organizacional desse gestor e a valorização do trabalho de seus funcionários, que irão colaborar para melhor desempenho deles.

Em se tratando de recompensas financeiras, pode-se afirmar que o dinheiro é um reforço condicionador importante. Mas para que o dinheiro atinja o objetivo motivador, as pessoas precisam acreditar que ele irá satisfazer suas necessidades e terão que se empenhar mais.

Um profissional alheio às influências comportamentais na produtividade da organização não deve assumir o papel de gestor, já que as pessoas podem não colaborar para o sucesso organizacional.

A preocupação das empresas com a motivação dos seus colaboradores é grande, mas não simplesmente porque ela se preocupa com o bem-estar deles, mas porque a motivação influencia a produtividade e os lucros. À frente disso está o líder, um gerente,  supervisor, coordenador, com a responsabilidade de manter a motivação dos liderados, e manter-se também motivado.

                                                               ♦♦♦

 Agradecemos a colaboração do Prof. Gilson Vieira, através da revisão do texto.                             

                                                      ♦♦♦

Compartilhe e divulgue este e-book para termos pessoas com mais bem-estar, tranquilidade e um mundo melhor!

                                                                     ♦♦♦

BIBLIOGRAFIA

 ALLAN, R. Cohen. Stephen L. Fink. Comportamento Organizacional. Conceitos e estudos de Casos. Tradução da 7ª Edição Americana. Editora Campus Ltda. Uma empresa Elsevier, 2003.

FRITZ, R. Estrutura e comportamento Organizacional. Editora Pioneira Thompson Learning, São Paulo: 2006.

JAN, W. Gerência em sete passos. Editora futura, São Paulo: 2008.

JOHN, R. Teoria das Organizações. Redesenho Organizacional para o crescimento e desempenho Máximos. Elsevier Editora Ltda, 2005.

LAROSA, M. A. Ayres, Fernando Arduini. Como Produzir uma monografia passo a passo. Rio de Janeiro: 2008.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. Stephen P. Robbins. Tradução Técnica: Reynaldo Marcondes. 9ª edição. Prentice Hall, São Paulo: 2002.

 VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. Sylvia Constant Vergara. 3ª edição, Editora Atlas, São Paulo: 2003.

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