terça-feira, 9 de julho de 2024

E-book 57



 

          E-book 57

                                         Adaptabilidade às mudanças.

                                               Leitura em 17 minutos

                                       


     P S I C O L O G I A

 
        M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

        Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

                    2024 - Bahia- Brasil

 

 

 

 

 

QUEM É O AUTOR

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam: A minha inesquecível esposa, Olívia, meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos: Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                  ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente, quem conhece a si mesmo é sábio“.

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi , A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publica também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos. Já publicou 56  E-books sobre assuntos pertinentes a seu currículo.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

 




   

  RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 57

Capitulo 1: Que é Adaptabilidade ?  

Capitulo 2: Elementos  da mudança

Capítulo 3: Como desenvolver a Adaptabilidade.?

                                   

 

                 

                     

                       CAPITULO 1

            QUE É ADAPTABILIDADE?

            Segundo Darwin, adaptabilidade é a capacidade que tem o individuo de se adaptar às circunstâncias do meio que o rodeia e é habilidade fundamental para seu desenvolvimento e sucesso  na área pessoal, profissional e social.

                  

       Para Darwin, adaptabilidade é a capacidade do individuo se adaptar às mudanças.         

Outro conceito: adaptabilidade se refere à habilidade, disposição ou motivação de um indivíduo para se adaptar a diferentes tarefas ou  características sociais ou ambientais. É a capacidade de se adaptar a novas situações, circunstâncias ou necessidades, ou como “ a capacidade, habilidade, disposição, vontade e/ou motivação de um indivíduo para mudar ou se adequar a diferentes tarefas, ou a características sociais ou ambientais” (Ployhart e Bliese, 2006 ).

       Facetas da adaptabilidade - as pesquisas mostram que a adaptabilidade possui diversas facetas: pode ser aprendizagem, comportamento interpessoal , adaptar-se à incerteza, cultural, adaptar-se ao estresse no trabalho, etc. A pessoa que possui esta habilidade vive sem muitos problemas emocionais, quando se encontra em condições diferentes das que vive habitualmente.

                    

                                         A pessoa dotada de adaptabilidade é mais tranquila.

              A Aptidão é muito valorizada hoje porque as mudanças constantes fazem parte de nosso cotidiano, pessoal, social, cultural e profissional. Ela  ajuda no crescimento da carreira profissional e a produzir  melhores relações interpessoais, aumentando a satisfação com a vida.

            O mercado de trabalho valoriza o profissional que entende estar em um mundo em constante transformação e que sabe  atuar nele, se mantendo atualizado e sabendo lidar com novos métodos de trabalho e novas exigências profissionais.

              Ter adaptabilidade significa que você se ajusta facilmente às mudanças que surgem no local de trabalho e fora dele, e é capaz de acompanhar as prioridades da empresa, seus projetos,  clientes e tecnologia, bem como acompanhar tudo que está em  mudança. E é hábil em lidar com os processos e ambiente de trabalho.                                  


            
                              A pessoa adaptável sabe lidar com mudanças, em qualquer lugar.

                 Há algumas décadas a competência técnica do colaborador de uma empresa e sua inteligência eram suficientes para ele ter uma carreira promissora. Hoje ele deve investir também em sua adaptabilidade, em seu comportamento emocional e em sua inteligência emocional, para ter bons resultados. Adaptabilidade é um recurso de autorregulação que permite o controle sobre si mesmo, e é importante para ajudar os indivíduos a se ajustarem a um novo ambiente, e tem relação positiva com o bem-estar.

 

                                        

 

                                          CAPÍTULO 2

                    ELEMENTOS  DA MUDANÇA

 

              A Mudança tem dois elementos fundamentais - um é o agente da mudança, que a promove, e outro é o objeto da mudança, que é modificado.

              Elementos do agente da mudança – dentre eles estão os recursos psicológicos da pessoa: cognição, conhecimentos sobre o que vai ser modificado (inclusive os autoconhecimentos);  inteligência emocional, empatia, comportamento, capacidade de tomar decisões,  capacidade de escutar ativamente; lógica, capacidade de resolver problemas e promover soluções.

         Os elementos do objeto que vai sofrer  mudança variam com sua natureza, dependendo do que seja ele – empresa, edifício, casa, quarto, sala,  jardim, escola, apoio social, etc.  Investir em sua adaptabilidade é estimular  seu otimismo, sua esperança,  adaptar-se às mudanças que tiver de enfrentar e transformá-las em oportunidades. Significa manter-se aberto ao novo, desenvolver sua capacidade de adaptação, e nunca parar de aprender, além de outras características. A adaptabilidade é uma habilidade situada entre as cinco principais que devemos cultivar.

             Desenvolver a adaptabilidade é uma necessidade imperiosa e os recursos psicológicos são fonte  importante delas , que estão na mente.  Para ter boa adaptação você precisa ter mais recursos para utilizar na mudança.      

                               Você deve investir nos seus recursos psicológicos para se adaptar.

              Para se adaptar à mudança, o indivíduo deve utilizar  a cognição e o comportamento.  São recursos que o ajudam a se ajustar a ela , e há interação entre eles e o suporte social, no caso da satisfação com a vida.

                 Devemos viver de acordo com o passado, o presente ou  o futuro? Qual mais importante? O passado bem sucedido é útil como referência para planejarmos o futuro, pois ele pode se repetir e reforçar nossa auto confiança e nossa autoestima; o presente é fundamental para planejarmos o futuro, pois nos mostra fatos, que poderão ocorrer de novo ou não, dentro da teoria das probabilidades. Os três são importantes, junto com a Intuição (que brota da mente), vinda do não consciente. Lembrar que cultivar adaptabilidade é olhar para o futuro.

         O ex-presidente Kennedy, dos Estados Unidos, disse que “ a Mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente, com certeza se esquecerão do futuro”.   


                                Presidente Kennedy disse que a Mudança é a lei da vida.

                         Importância da Adaptabilidade

         A sociedade atual passa por transformações aceleradas,   

e para  nos adaptar a elas, é importante compreender  a adaptabilidade.                                                                   

                                   As mudanças da sociedade se processam em ritmo acelerado.

             Muitas pessoas têm dificuldades de conviver com mudanças, com medo do novo, e realizam suas atividades sempre da mesma forma, o que leva à estagnação, que devemos evitar e cultivar as habilidades da adaptação.  

        Assim a pessoa se torna mais flexível e proativa e, em vez de reagir negativamente às mudanças, extrai lições e tira proveito delas. Consegue antecipar situações e encontrar soluções rápidas e criativas, pois utiliza adaptações benéficas. Uma pessoa adaptável procura se atualizar sobre as tendências do momento, usa ideias inovadoras e aprimora  seus conhecimentos.  

           O ambiente ou uma ameaça, pode esgotar os recursos da pessoa, mas o suporte social  ajuda a proteger os recursos pessoais (Hobfoll, 1989 ). O suporte social é um recurso e  há uma interação entre ele e adaptabilidade, com  resultados positivos na satisfação com a vida. Adaptabilidade e suporte social são fatores positivos no domínio da saúde psicológica e promovem  satisfação com a vida, que é importante para alcançar boas oportunidades de trabalho, lidar com suas emoções, construir bons relacionamentos e viver consciente.   

              Vantagens da Adaptabilidade

              As vantagens são desenvolver sua capacidade de adaptação, com benefícios para o campo afetivo, social e profissional. São exemplos:

                1. Reduzir e evitar a sensação de frustração - muitas vezes a pessoa receia os processos de mudanças e adaptação, devido a suas consequências negativas, e ela não percebe cenários benéficos, porque é pessimista e  acredita que a mudança trará perdas ou prejuízos, o novo cenário tendendo a frustrá-la. A adaptabilidade lhe mostra que ela tem as habilidades para se adaptar ao proposto, e que sofrerá menos no processo.

2.                                   2. Aumentam as possibilidades de sucesso na carreira.

          Um profissional adaptável tem mais chances de alcançar sucesso na carreira, pois as empresas valorizam colaboradores dispostos a aceitar novos desafios e que não se  intimidams com mudanças. Estes colaboradores são capazes de influenciar positivamente a equipe e acelerar a adaptação a novas tecnologias, sendo vistos com bons olhos, podendo ter funções de maior status na empresa.

              3. Melhora a qualidade de vida - essa habilidade ajuda a melhorar a qualidade de vida da pessoa, porque ela sofre menos e fica menos insatisfeita em cada  adaptação, mais disposta a superar dificuldades. Quando alguém consegue entender melhor seus sentimentos, dialogar mais, ajustar seus relacionamentos e ver mudanças como oportunidades, sua qualidade de vida aumenta.  Sendo adaptável você aprende a lidar com o momento atual, valorizar suas conquistas e adquirir novas perspectivas .                                    


        
                         
Adaptando-se  às mudanças, você melhora sua qualidade de vida.

         APOIO SOCIAL, ADAPTABILIDADE E SATISFAÇÃO COM A VIDA

            O Apoio social refere-se a comportamentos  e informações de outras pessoas que expressam a preocupação dela por nós, seu amor, respeito ou valorização (Kim et al., 2008 ). Para quantificar o apoio social uma escala utilizada nas pesquisas inclui os itens: “Meus amigos e eu nos entendemos”, “Meus amigos e eu estamos preocupados uns com os outros”, “Meus amigos e eu frequentemente concordamos com os pontos de vista uns dos outros” e “Meus amigos e eu compartilhamos emoções uns com os outros”.

           O apoio social alivia a pressão sentida pelo indivíduo durante a mudança. Pesquisas mostram  que indivíduos que receberam níveis mais elevados de apoio social relataram níveis mais elevados de bem-estar, pois o apoio social promove resultados  positivos. Ele  influi  positivamente na satisfação com a vida:  o apoio dos cônjuges um  ao outro, foi positivamente relacionado à satisfação com a vida deles.

           Adaptabilidade e suporte social são fatores positivos no domínio da saúde psicológica e promovem satisfação com a vida. A pesquisa mostra que a adaptação ocupacional do indivíduo leva ao crescimento da satisfação com a vida. O suporte social, fortalece a relação da adaptabilidade com a satisfação com a vida, que é a avaliação do indivíduo sobre sua qualidade de vida - o componente cognitivo do bem-estar subjetivo, pois reflete o estado de vida e o mental do indivíduo.

        Se indivíduos adaptáveis receberem elevado apoio social , terão elevados recursos pessoais, se adaptarão bem ao ambiente e terão elevada  satisfação com a vida. Em contrapartida, o que receber pouco apoio social terá menos satisfação com a vida. O apoio social regula a relação adaptabilidade e satisfação com a vida.

             A adaptabilidade pode ser considerada  um tipo de força que permite  auto- controle e é importante para o indivíduo se ajustar a novo ambiente. Ela promove resultados positivos quando há relação positiva entre adaptabilidade e bem-estar. Mas em calouros universitários, a adaptação pode ser negativa e relacionada com sintomas depressivos e estresse.      

      A adaptabilidade pode ser considerada um antecedente da satisfação com a vida. Um estudo longitudinal mostrou que o crescimento da adaptabilidade profissional ao longo do tempo foi um preditor do crescimento da satisfação com a vida ao longo do tempo.  A adaptabilidade está positivamente relacionada com a participação nas aulas e o prazer escolar (auto-estima, satisfação com a vida e sentido de vida).

                              



                                       CAPÍTULO III

                              COMO   DESENVOLVER   A   ADAPTABILIDADE

 

            Dentre as habilidades da adaptabilidade, que o indivíduo usa nas suas adaptações, estão : o pensamento crítico, resiliência ,  mentalidade de crescimento, colaboração e resposta ao feedback recebido de outros. Elas devem ser cultivadas: 

             1. Pensamento crítico : ao se deparar com o desafio de uma mudança, você deverá observá-la, analisá-la e aplicar as técnicas de solução de problemas, usando seu pensamento lógico. Assim poderá avaliar melhor a situação, considerar os resultados obtidos e determinar o melhor curso de ação. Podem sem consideradas habilidades do pensamento crítico para a análise, observação, solução de problemas e pensamento lógico.                     Use seu pensamento lógico.         

            2. Resiliência : é a capacidade que a pessoa tem de se recuperar  de algo,de um passo em falso, de um fracasso, de um desafio não percebido. É uma habilidade importante, no trabalho, na família, com os amigos e na sociedade.  Nas empresas em mudanças, é fundamental para  conquistar colaboradores resilientes.        

                         

                 
                           Resiliência pode ser usada numa reunião de trabalho.

            3. Mentalidade Construtiva -  a pessoa com mentalidade construtiva acredita que pode aprender mais e melhorar. Que se ela tivesse mentalidade fixa, acreditaria que sua inteligência não poderia ser melhorada. A mentalidade construtiva é  adaptável e acredita que enfrentará novos desafiose na mente aberta, vontade de aprender e perseverança.

         4. Colaboração – a colaboração é fundamental no processo de adaptação a qualquer situação. O colaborador  deve atuar com seu grupo na discussão da implementação de soluções para mudar a situação, trabalhando com os colegas, e dizendo como deve ser feita a mudança. São habilidades de colaboração: escuta ativa, empatia, comunicação, paciência e tolerância , Inteligência Emocional, flexibilidade, autoconfiança e determinação.                                                   


           
                        A colaboração é fundamental no processo de adaptação.

 

          5.Responder ao feedback da equipe - pessoas adaptáveis ​​respondem bem às mudanças e ao feedback de colegas de trabalho e supervisores. Ser capaz de ouvir e responder  ao feedback é habilidade crucial que torna você um membro melhor da equipe. Para muitos especialistas esta é uma das melhores habilidades que deve ser adquirida, e são exemplos  dela  ter atenção aos detalhes, ser receptivo e fazer escuta ativa.

          

                                       Responda com escuta ativa ao feedback da equipe.          

        6. Melhorar  em desafios – nem sempre você está preparado para situações de mudança , mas deve saber como se comportar quando elas surgirem. Acostume-se  a desafiar-se a experimentar coisas novas, ao experimentar qualquer coisa,   a uma nova ferramenta de gerenciamento ou nova forma de estruturar  reuniões. Assim você ficará confortável ao   enfrentar uma novidade.

    7. Exercite sua mentalidade construtiva - Uma mentalidade construtiva é parte vital da adaptabilidade, por isso é essencial aprender sempre. Para isto mantenha-se atualizado sobre os assuntos que lhe interessam, consultando especialistas e lendo sobre eles. Assine informativos, acompanhe os principais líderes nas redes sociais e mantenha contato com outros profissionais. Você pode aprenda sobre novas tendência do setor que elas podem ser úteis para enfrentar um novo desafio.

     8. Pratique Empatia - a hora que a mudança vai chegar ninguém sabe. Só sabe depois que ela chega. Mesmo pessoas  adaptáveis  ​​​​precisam ter empatia com todos os tipos de pessoas, para saber como elas respondem  às mudanças e como respondem às tensões que enfrentam. Para cultivar a empatia, comece a ficar curioso nas conversas com outras pessoas e aprenda sobre  desafios no trabalho, mesmo que não sejam no seu setor. Pratique ouvir com a mente aberta e pergunte como os colegas  gostariam de ver os problemas resolvidos, sem forçar soluções.

                               

  
                                      Pergunte aos colegas como gostariam de ver os problemas resolvidos.       

Embora nem sempre seja possível prever o que está por vir, uma pessoa deve reagir da seguinte forma ao que ocorrer - ser colaborativo, empático e disposto a aprender.

                     Prática   da  Adaptabilidade

 Para desenvolver a adaptabilidade, seguem dicas práticas:

          1. Invista no autoconhecimento : fatores que dificultam as mudanças são o medo do desconhecido, insegurança e ansiedade. Para evitá-los use o autoconhecimento, que lhe dará mais confiança para você se adaptar a cada mudança. Conheça seus pontos fortes e fracos e utilize-os para se adaptar à mudança.

          2. Use sua Inteligência Emocional, capacidade de identificar e lidar com seus sentimentos e emoções e os de  quem está perto. A Inteligência Emocional  é fundamental para sintonizar e facilitar a adaptação. A Inteligência Emocional  é fundamental para controlar seu comportamento. Ao passar por mudanças é importante  controlar as emoções e não se deixar influenciar por pensamentos negativos. A capacidade de controlar sentimentos ajuda a superar dificuldades.

           3.Tenha a mente aberta  - experimentar o novo é fundamental para se adaptar. Saber que o que está bom pode ser melhorado e pode ser feito de forma diferente é uma oportunidade de crescimento. Experimente outros meios de alcançar sucesso na vida. Quanto maior a disposição para fazer as coisas, maior será sua capacidade de adaptação. Aprendizado é essencial na vida.                     


                                                             Tenha a mente cheia de ideias.

       4. Considere a mudança desafio a superar. Ajuste sua estratégia de ação às  novas situações, e olhe sempre para frente, pensando nas coisas boas que virão com a mudança.

                        


                              Considere a mudança um desafio e olhe sempre para frente.

        5. Esteja sempre pronto para aprender - procure aprender coisas novas, para fazer a mudança. Você aprende coisas novas e as incorpora a seu cotidiano e mostra a si mesmo ser capaz de fazer mais. Participe de cursos, especializações, workshops e eventos . Assista filmes, leia livros, viaje, assista apresentações no youtube.

                                              


                                                   Aprenda sempre coisas novas.

        6. Mantenha o pensamento positivo - cultive o otimismo, olhe sempre para os pontos positivos de cada experiência. A Gnana Yoga, sabedoria yoga, nos ensina que as coisas são como moedas e tem duas faces, uma boa e outra ruim. Identifique sempre o lado bom das coisas e se guie por ele. Com visão otimista do mundo, as mudanças não são  tão ameaçadoras e saberá a melhor hora e forma de agir.

       7. Aprenda a pedir ajuda aos outros - geralmente quem tem dificuldade de aceitar o novo resiste a pedir ajuda. Acha que seria  assumir um erro ou sua ignorância, que o diminuiria aos olhos dos outros, e prejudicaria sua necessidade de estar no controle. Sempre que precisar, aceite ajuda e considere opiniões dos outros.

                                                      

   REFERÊNCIAS:

1. www.uniacademia.com.br

2.Revista Psicologia. 2016; 7: 1134.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário