sábado, 3 de maio de 2025

E-book 79

 

             E-book 79

                            5 emoções frequentes- parte II             

                              Tempo de leitura 25 min

                          

       P S I C O L O G I A

 
    M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

        Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2025 - Bahia- Brasil

 QUEM É O AUTOR

 Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

             COMUNICADO

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos. Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa. Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

    

  

RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 79

Orgulho, Perdão, Gratidão,Surpresa, Amor Romântico.

 

          1. ORGULHO   

Está bom o orgulho,que tem 6 pg.     

 O orgulho é um sentimento agradável de alegria, prazer e satisfação em relação a algo que uma pessoa tem ou realizou, que surge nas relações interpessoais. Estimula a autoestima da pessoa e faz com que ela atribua mais importância a si mesma. O orgulho é uma emoção que existe para incentivar as pessoas a se envolverem em comportamentos socialmente valorizados, que estimulem a união, e pode promover o desenvolvimento social de um indivíduo, seu status e sua aceitação. 

 

            

                                   Uma mulher bonita se orgulha da sua beleza.

        O Orgulho reforça comportamentos pró-sociais como o altruísmo e comportamentos adaptativos como a realização pessoal. Quando uma pessoa sente orgulho de uma realização sua, se sente estimulada a praticar comportamentos que geram novos sentimentos de orgulho, impulsionem sua autoestima e a torne consciente que merece melhor status

                          Formas de orgulho

 Orgulho Autêntico

No Orgulho Autêntico os sentimentos de satisfação surgem depois que a pessoa (ou outra que ela goste), foi bem sucedida na realização de uma ação. Ela aumenta sua autoestima, autoconfiança e fica automotivada para repetir seu comportamento e ter mais sucesso e ascensão social.

Quando uma coisa boa acontece a alguém, a pessoa sente alegria,  mas ela pode sentir junto um sentimento de orgulho, que é uma emoção autoconsciente, e  lhe permite viver momentos em que reflete sobre seu Eu. O orgulho é processado no córtex cerebral, envolvendo a autoavaliação da pessoa e a avaliação de outras.

              O Orgulho Autêntico surge quando a causa do sucesso é um fator interno e controlável e a pessoa pode repetir quando desejar. Dentre suas causas estão ter relações sociais bem sucedidas,  autoestima elevada, fazer o bem aos outros ou praticar comportamentos pró-sociais. Um orador sente orgulho autêntico quando fala numa reunião e é aplaudido.

          Outras causas de Orgulho Autêntico são: quando uma pessoa faz um concurso  concorrido, tem sucesso e é aprovado. Quando um escritor escreve uma obra que é admirada pelos leitores também tem orgulho autêntico . Um atleta que vence uma competição concorrida sente orgulho autêntico e tem uma expressão física característica para expressá-lo: um sorriso autêntico, a cabeça para trás, peito expandido e  braços levantados.

        Para Lewis ( 2011) o Orgulho é uma emoção que surge junto com outras emoções autoconscientes, como a Vergonha e a Culpa, à altura do terceiro ano de vida.

        O orgulho autêntico tem grande importância na vida do Médico. Quando ele recebe a notícia da melhora do paciente, que livrou de dores e   sofrimentos, fica alegre, satisfeito e realizado. Seu orgulho autêntico  é uma motivação para atender bem a outros que precisem. O Orgulho Autêntico é uma força motora do Médico.

 Orgulho Arrogante ou Hubrístico

O Orgulho Arrogante ou Hubrístico (do grego hybris, descomedimento) surge quando a causa do sucesso é externa e incontrolável, como por exemplo um lutador de box que ganha uma luta. Está relacionado com comportamentos antissociais, agressivos,  desacordo entre pessoas, relacionamentos problemáticos, dificuldade em admitir erros, e sentimentos de superioridade.

O orgulho arrogante  leva a arrogância e presunção , enquanto o orgulho autêntico promove a confiança.

 No orgulho arrogante a pessoa se torna soberba e arrogante, com sentimento de superioridade em relação aos outros, pois se sente superior a eles. Daí vem a prepotência, que faz o orgulhoso procurar demonstrar sempre que tem razão e ser intolerante, por achar que tem a Verdade.  O Orgulho Autêntico é relacionado com medidas de autocontrole e é ligado a conquistas adaptativas e ao engajamento de metas, enquanto o Arrogante é relacionado com a impulsividade e agressão .

 

 

                                         O Orgulho Arrogante relaciona-se a superioridade.

 Ele é consequência de uma avaliação exagerada do sucesso da pessoa, com base em seus padrões, regras e objetivos, com foco avaliativo distorcido, fundamentado em seu “eu global”. No seu “eu total”, inchado, a pessoa pode entender que é bem sucedido em tudo, se julga a melhor e se considera grandiosa.

           Como o cérebro é ativado no Orgulho

Através de pesquisa com Ressonância Magnética cerebral foi verificado que o orgulho ativou a amígdala, ínsula e estriado ventral, além de regiões autoconscientes do cérebro, como o córtex pré-frontal dorsomedial bilateral, estriado ventral e cingulado pré-frontal e posterior ideais.

      O orgulho autêntico aumenta a autoestima e o arrogante diminui, mostram as pesquisas. A regulação do orgulho está ligada à manutenção da autoestima e atos de aprimoramento pessoal que  ocorrem provavelmente para aumentar o orgulho .

REFERÊNCIAS

1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17352606

2. https://medicalxpress.com/news/2017-06-psychology-pride.html

 

2. Perdão 

            O Perdão é um ato consciente da pessoa para livrar-se do ressentimento ou do desejo de vingar-se de alguém que lhe causou mal. É uma mudança na mente para reduzir a emoção negativa existente dirigida ao agressor (ódio, raiva, ressentimento, mágoa ou agressividade.), diminuir o desejo de vingança  e ser benevolente com ele. Mesmo que o agressor não mereça, ele deve ser perdoado, mas o ato de perdoar não significa reconciliar-se, nem esquecer o que ocorreu.  (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5701943/).. O perdão resulta de nova compreensão da agressão , de uma nova forma de vê-la, encarando-a de modo menos pessoal,  e um ato para livrar-se da vingança.

         Sabedoria do Perdão

A essência do perdão está em você decidir se aceita as coisas da vida como são ou quer transformá-las para o modo que você deseja. Está em você aceitar as negativas da vida e conviver com elas para ter paz, aceitando quando ela lhe nega ou tira qualquer coisa.  A vida muitas vezes lhe diz “não” e você deve aprender a se adaptar a estas negativas, para seguir em frente sorrindo ou chorando. Se você aprender a perdoar, a deixar de lado suas decepções, raivas e ódios, viverá melhor e vai melhorar sua qualidade de vida.

Quem ganha com o perdão é quem perdoa, pois abandona o passado que não pode mudar e lhe faz mal. Se alguém lhe agrediu ou fez mal, sempre que lembrar ficará irritado, com raiva ou  ódio, e terá o desejo de se vingar.

Aí seu cérebro produz mais adrenalina e noradrenalina, sua pressão arterial sobe, seu coração bate mais depressa e podem surgir consequências. Isto ocorre toda vez que você lembrar da agressão. Pesquisas recentes mostram que estas reações podem levar ao infarto do coração, ao derrame cerebral e até à morte. É sábio você perdoar e se livrar disto.

                                                      

O infarto do coração pode ser consequência da raiva e ódio.

No século IV AC, Sófocles, na peça “Édipo Rei”, deu grande lição quando Creontes diz a Édipo que : “ O ódio faz mais mal a quem o tem do que à pessoa a quem ele é dirigido”.

       Efeitos do Perdão

Pesquisas mostram que o perdão é associado a:

● níveis mais baixos de  ansiedade e hostilidade;

● aumento da esperança; 

● diminuição da dependência à nicotina e de tóxicos;

● aumento de emoções positivas e satisfação com a vida;

● maior apoio social;

● diminuição de queixas referentes à saúde. 

Acredita-se que estes efeitos são produzidos porque o Perdão promove uma regulação benéfica das emoções e afasta a repetição de pensamentos e emoções negativas. Não repetir diminui os efeitos dos pensamentos  negativos.

https://ajph.aphapublications.org/doi/10.2105/AJPH.2017.304210

Como o cérebro reage no Perdão

 


    Estudos de imagens cerebrais mostram maior atividade dos córtices pré-frontal lateral e medial, do córtex cingulado anterior, da junção temporo-parietal  e do precuneus.

 

            Cultive o Perdão

Muitos tratamentos do perdão exigem profissional qualificado, mas há evidências de que a autoajuda é eficaz  e pode aliviar a quem perdoa. A autoajuda pode ajudar a alcançar o perdão e a promover a saúde mental, com repercussões na saúde pública. Há diversas técnicas como veremos a seguir. (https://ajph.aphapublications.org/doi/10.2105/AJPH.2017.304210).

O psicólogo Everett Worthington, pioneiro no estudo do perdão, desenvolveu a técnica conhecida como REACH, que é  útil para construir o perdão. Ela é resumida em cinco tópicos:

● R – Primeiro recorde a ofensa recebida e as emoções   associadas, sem culpar ou atacar quem lhe ofendeu.

● E – Identifique as emoções negativas que tiver e  substitua por positivas, como compaixão, amor,  bondade. Faça empatia com o agressor colocando-se no lugar dele e procurando ter a mesma visão de mundo, para assim perceber seu ponto de vista ao praticar a agressão.

A – Ao agressor, dê seu Perdão.

● C – Comprometa-se com o perdão dado.

● H - Havendo dúvidas, mantenha o perdão, mesmo se retornarem a raiva e a amargura.

             Autoperdão

Você sente vergonha e se sente mal quando faz mal e prejudica outra pessoa. Vem o arrependimento da ofensa que fez e o desejo de reparar sua conduta. Ocorre quando é grosseiro com uma pessoa que gosta, e procura consertar a situação e livrar-se da vergonha.

Mas quando você faz uma agressão a si próprio, deve fazer alguma coisa para corrigir a ofensa que fez a si mesmo. Por exemplo, se você estabelece um objetivo para alcançar, se esforça e não consegue porque foi impossível contornar as dificuldades, reconhece que a culpa é sua, tem  vergonha de si mesmo e passa  a se agredir. É o caso de não ser aprovado em um concurso  e se culpar pelo insucesso. Deixou de reconhecer que haviam concorrentes com melhor formação acadêmica que a sua e que esta causou o insucesso.

       A vergonha é um sentimento doentio que causa baixa autoestima, diminuição da autoimagem e é debilitante. Tem muitas consequências:

♦ aumento da autocrítica, da autocensura, da negligência e de comportamentos autodestrutivos, como abusar de seu corpo com comida, álcool , drogas e cigarros, além de promover brigas com pessoas que gosta;

♦ faz você acreditar que é incapaz, imperfeito e que tem de se tornar perfeito

♦ faz você acreditar que não merece ter as coisas boas da vida, porque é mau;

♦ faz você sentir muita raiva, que causa várias brigas.

O Autoperdão é importante para a pessoa se livrar da vergonha. Ele reconhece que prejudicou a si mesmo e trabalha para ficar emocionalmente saudável, com paz. O Auto- perdão livra a pessoa da vergonha de si e traz  benefícios:

● melhora o relacionamento com os outros e consigo mesmo;

● traz equilíbrio emocional e paz de espírito;

● melhora a autoestima e a autoconfiança;

● diminui a hostilidade consigo mesmo e com os outros.

 

3. GRATIDÃO 

   A Gratidão é um sentimento que produz efeitos agradáveis , com natureza emocional, social e moral. É uma reação a benefícios que a pessoa deu a si , ou recebeu  de instituições e de outros

                         

 A Gratidão é uma resposta a uma ajuda que você recebeu. 

 

 Você tem gratidão a alguém que lhe ajudou ou lhe deu um presente significativo e deve ser grato a si mesmo pelos esforços que fez para ter uma vida de boa qualidade. Você é grato à vida ou a Deus ao ver um por de sol lindo, uma paisagem maravilhosa ou por ter boa saúde. Ou é grato a uma Faculdade e a pessoas com quem lá aprendeu coisas úteis para sua vida.

Crie o hábito de cultivar a Gratidão e fique atento para perceber este sentimento. Depois de se habituar a praticar Gratidão, vai ficar mais fácil praticá-la porque seu cérebro se acostumará ao sentir seus efeitos benéficos. A pessoa sente mais Gratidão quando o benefício recebido atende a suas necessidades, principalmente se a ajuda foi dada com a intenção de ajudar.

 

Efeitos da Gratidão

      São físicos, psicológicos, sociais e moraisPesquisas mostram que sua prática diminui a pressão sanguínea, melhora as defesas do corpo, promove o bem-estar , estimula a prática de gentileza, generosidade e cooperação. Além de reduzir a depressão, ansiedade e  desordens relacionadas ao abuso de substâncias. Ela estimula a generosidade, pois a pessoa grata fica satisfeita com os resultados que obtém e repete suas ações. Praticando-a, a pessoa traz bem-estar para si mesma e para quem recebe os benefícios.

     Alguns efeitos da Gratidão:

♦ Aumenta o bem-estar devido ao aumento da produção de dopamina, responsável por ele . Quando você é grato a alguém seu cérebro produz mais dopamina e você sente mais bem-estar. Devido à ativação do córtex do giro Cíngulo Anterior é produzida mais serotonina, que também produz bem-estar.

             ♦ Facilita o aparecimento de alegria, prazer, esperança, otimismo, além de tornar a pessoa mais resistente aos efeitos do estresse .

       Melhora o relacionamento entre as pessoas, pois torna o relacionamento mais forte e melhora a ligação entre os parceiros românticos . Aumenta o comportamento pró-social e a pessoa colabora mais com os outros, tornando as relações mais prazerosas.

            Melhora o bem-estar físico e a saúde: diminui os sintomas físicos desagradáveis, aumenta o tempo dedicado aos exercícios físicos e há menos dor física. A pessoa fica mais disposta, tem mais vigor e diminuem suas queixas.

♦ Melhora o bem-estar emocional: pesquisadores verificaram em indivíduos que listavam suas gratidões com regularidade - ao lado das razões pelas quais eram gratos-  que eles tinham mais esperança e otimismo, menos ansiedade, menos depressão e mais bem-estar. 

   ♦ Melhora o sono – níveis mais elevados de gratidão produzem melhor sono e aumento da sua duração.

  ♦ Aumenta o bem-estar subjetivo e a satisfação com a vida. Em pesquisa feita com Professores, eles relataram mais significados em suas vidas e níveis mais baixos de estresse, inflamação e depressão. Uma mentalidade de gratidão melhora a qualidade de vida.

Emmons pesquisou a relação entre gratidão e bem-estar, e concluiu que o grupo que praticou Gratidão teve maior bem-estar subjetivo em comparação com os outros.

 Froh conduziu um estudo sobre a Gratidão com adolescentes, que  contaram os benefícios recebidos por eles. Um grupo contou os benefícios recebidos, o outro contou os aborrecimentos que teve e o terceiro contou episódios neutros de suas vidas. O grupo que contou os benefícios recebidos apresentou mais satisfação com a vida do que os outros dois.
        Aumenta a autoestima: pesquisa publicada em 2014 no Journal of Applied Sport Psychology relatou que a Gratidão aumentou a autoestima dos atletas pesquisados.

● A protege contra emoções negativas. A inveja, a ganância e o ressentimento são emoções que podem destruir o bem-estar rapidamente e a prática da Gratidão tende a diminuir o efeito destas emoções. A pessoa que pratica a Gratidão tende a ficar satisfeita com o que tem e é menos susceptível à decepção, frustração e arrependimento.


           Gratidão e atividade cerebral

Pesquisas mostram que níveis elevados de Gratidão produzem maior atividade no cérebro, principalmente no hipotálamo, que controla as funções da memória, comer,    beber  e dormir. São ativados também córtex pré-frontal medial e o cingulado anterior, em regiões ligadas com as relações sociais, raciocínio moral e conhecimento social. 

 

                       Aumente sua Gratidão 

 Existem diversas maneiras para aumentar a Gratidão em sua vida e apresentaremos algumas sugestões:

♦  Escreva sobre coisas boas de sua vida. Mantenha um “Diário de Gratidão” ou um “Diário sobre Três Boas Coisas Acontecidas”, onde registrará as coisas agradáveis ocorridas em seu dia. Basta registrar 3 acontecimentos por dia, de 1 a 3 vezes por semana, pois pesquisas mostram que é mais eficaz do que fazer o registro diário.

Se ficar enfadonho, faça uma pausa de uns dias e quando voltar terá mais coisas para agradecer. O diário deve concentrar-se em pessoas e não em coisas, e você deve escrever o nome da pessoa e a causa da Gratidão.  Manter este diário vai tirar seus pensamentos de coisas desagradáveis e melhorar seu humor e bem-estar. É simples e fácil de fazer.

♦ Faça uma lista das pessoas a quem tem Gratidão, porque recebeu benefícios ou ajuda delas. Este exercício  estimulará seu cérebro a procurar e perceber coisas boas em sua vida e a identificar pessoas que lhe  ajudaram. Bote o nome da pessoa e ao lado a causa da gratidão. Comece por seu Pai, sua Mãe, seus irmãos e irmãs. Depois os amigos, professores, companheiros de trabalho, conhecidos, etc.

 ♦ Escreva uma “Carta de Gratidão”:  deve ser uma carta sincera, simples, em que fique clara a razão da Gratidão a alguém que você não agradeceu . Envie de surpresa, junto com uma pequena lembrança. Aumentará sua gratidão e fortalecerá seu vínculo com a pessoa. Escreva mesmo se a pessoa já tiver morrido, pois lembrar-se dela vai lhe fazer bem.

        Dê mais valor às coisas que tem do que a aquelas que não tem. Quando você dá valor ao que tem está sendo justo consigo mesmo e grato a si pelas conquistas que conseguiu com seu trabalho. Sendo grato a si mesmo você dará valor a si mesmo. Não fique desejando muitas coisas que não tem. Seja equilibrado.

♦ Compare sua vida com a de outras pessoas com menos recursos. Por mais dificuldades que você tenha, sempre haverá alguém com mais dificuldades. Ao  comparar você perceberá que conquistou muitas coisas na vida e deve ser agradecer a si por ser grato a seus esforços.

 ♦ Imagine sua vida sem coisas boas que tem.  Para dar mais valor  ao que tem e que já está habituado, imagine a ausência de algumas coisas. Lembre uma experiência agradável que teve – do nascimento de um filho, de uma conquista na carreira, do dia que conheceu seu parceiro atual - e imagine como as coisas seriam diferentes se isto não tivesse ocorrido.

       ♦ Gratidão em situações difíceis: algumas situações difíceis têm um lado positivo ao qual você deve agradecer. Por exemplo, se um motorista lhe der uma fechada no trânsito, esta é uma oportunidade de treinar seus reflexos e sua habilidade como motorista, e de ser grato por ter ficado sem nenhuma fratura, e agradecer por não ter acontecido nada grave.

REFERÊNCIAS E LINKS

1. https://greatergood.berkeley.edu/quizzes/take_quiz/gratitude

2. http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2017.00868/full).

3. Emmons RA. Gratidão, bem-estar subjetivo e cérebro. A Ciência do Bem-Estar subjetivo. Nova York: Guilford Press; 2008. pp. 469-489).

 

      4. Surpresa 

      A Surpresa surge quando estamos diante do desconhecido, e nos adaptamos a nova situação. É gerada por um fato, inesperado, repentino, que lhe causa admiração ou espanto.  É expressa através da boca aberta e  olhos arregalados como resposta a um estímulo que aumenta sua  excitação e sua atenção. Exemplo, estar diante de uma moça bonita  que está se oferecendo, e você não sabe se aceita ou recusa.

                       

A surpresa é expressa com a boca aberta e  olhos arregalados.

 

A surpresa, segundo Eckman, é uma das sete emoções universais e geralmente surge quando você está diante de um som, ou movimentos, ou situações inesperadas. Sua função é fazer com que sua atenção verifique se há ou não ameaça (https://www.paulekman.com/universal-emotions/what-is-surprise/).

Elementos da Surpresa

Ela é a mais breve de todas as emoções e dura apenas alguns segundos. Sempre tem pequena duração. Depois da surpresa, pode vir o medo, alegria, diversão, alívio, ou raiva.

Os gatilhos universais para a surpresa são ocorrências inesperadas :

  • Sons altos: um grito em seu ouvido, um balão estourando, uma bomba muito forte;
  • Movimentos inesperados:  alguém se aproximando sorrateiramente ou jogando uma bolinha de papel;
  • Som alto repentino

Um dos elementos da Surpresa é a intensidade, que é variada. Uma grande surpresa pode induzir resposta de luta ou fuga, e uma pequena surpresa,a resposta é pequena  a. À medida que a pessoa se acostuma a um  tipo de surpresa, ela diminui de intensidade. 

A função da surpresa é interromper uma ação em andamento e reorientar a atenção para um novo evento, provavelmente mais significativo. Há um redirecionamento automático da atenção para novos estímulos e, isso causa breve tensão muscular, principalmente no pescoço.

               Diferença entre Surpresa e Susto

A Surpresa é uma emoção e o susto um reflexo fisiológico, que é mais curto do que ela. O susto é muito dura uma fração de segundos e ninguém pode inibi-lo. Ser avisado de que será assustado por um som alto pode reduzir, mas não eliminar o susto correspondente a ele. Por outro lado, você não será mais surpreendido se for avisado do que vai acontecer. No susto, seus olhos ficam bem fechados, as sobrancelhas baixas e os lábios tensos, e na Surpresa  os olhos ficam abertos, as sobrancelhas erguidas e a boca aberta.

Como reconhecer a Surpresa

 O Medo e a Surpresa são as expressões faciais mais confundidas porque são caracterizados pelas sobrancelhas, olhos e boca. Só que na Surpresa as sobrancelhas se erguem e ficam mais curvas do que no medo. No medo a boca não é aberta e as pálpebras superiores são mais elevadas que na Surpresa.

Frequentemente, na Surpresa há um suspiro audível e uma inspiração momentânea, além da pessoa ficar mais atenta. Ela levanta a cabeça e as mãos como se fosse proteger o rosto ou recuar do objeto que a surpreende.

A função da surpresa é focar nossa atenção para que possamos saber o que está acontecendo e se estamos em perigo ou não. Algumas pessoas não querem ser surpreendidas, mesmo por eventos agradáveis, e pedem para não surpreendê-las. Outras gostam de ser surpreendidas e deixam muitas coisas não planejadas, para serem surpreendidas (https://blog.psicologiaviva.com.br/reconhecer-suas-emocoes/}

A Surpresa é uma sensação de admiração ou espanto que sentimos em relação ao inesperado. Quando você vê algo que parece uma cobra, pode sentir medo na hora , mas depois relaxa ao perceber que não é, mas sim um cipó curvo que parece com ela. Na surpresa há dois processos cerebrais: um que dá uma resposta rápida e outro que dá uma resposta mais lenta, reflexiva, que elimina o medo ou ameaça. Você pode até rir quando o medo se transformar em alívio.

Situações em que ocorre Surpresa

         1.Quando você menos espera – se houver uma vitória de surpresa num jogo, o prazer faz com que milhares de expectadores sintam surpresa e uma enorme onda de dopamina.

          2. Muitas empresas que vendem pela Internet se esforçam para entregar suas vendas antes dos prazos prometidos para o cliente sentir prazer com a surpresa.

3. A mensagem de um esquema incongruente pode motivar o interesse dos consumidores e capturar sua atenção, como por exemplo, se ele vê um bebê falante comprar ações de uma empresa num anúncio de TV.

4. Em uma sala de aula, os alunos são mais convencidos por uma explicação que os surpreenda que for contra suas expectativas.

5. Nunca ter tido uma experiência como essa antes, pois a novidade chama a atenção, podendo ser o  novo evento qualquer coisa - uma pintura vista pela primeira vez, aprender uma coisa nova, ter uma nova experiência agradável ou desagradável. Mas podemos nos habituar com as novidades, empolgantes no início, mas que depois tornam-se aborrecidas.

                   Referências

Ekman P., Davidson RJ, editores. (eds.). (1994). A natureza da emoção: questões fundamentais. Oxford: Oxford University Press.

Huron, David (2007). Sweet Anticipation: Music and the Psychology of Expectation. The MIT Press.

Hye Jin Yoon (2013) Compreendendo a incongruência do esquema como um processo de publicidade: revisão e recomendações futuras, Journal of Marketing Communications, 19: 5, 360-376.

 

5. Amor Romântico 

        O Amor Romântico tem como características a atenção focalizada no amado, forte motivação e comportamento dirigido para ele. A atração tem um componente sexual, um emocional e uma afinidade entre eles. A pessoa concentra-se nas qualidades da outra e recorda-se facilmente de acontecimentos e objetos referentes a ela. Há uma estima e um valor que  se dão e sentem alegria quando estão na presença um do outro, e um impulso para se entregarem.

O que faz uma pessoa se apaixonar por outra é a presença de estímulos que desencadeiam a excitação romântica, graças à ativação de áreas do sistema nervoso, fazendo surgir a atração. O coração bate mais depressa, a respiração acelera e ele fica ofegante e ansioso, graças ao aumento da dopamina e noradrenalina.

O amor surge para atender às necessidades psicológicas de companhia, de interagir com pessoas, confidenciar, admirar, respeitar e valorizar. O desejo de ter companhia e amizades faz parte da natureza humana.

Sexo e amor romântico - uma característica do amor romântico é o desejo da união sexual para procriar e manter  a espécie. O sexo proporciona uma experiência direta de nossa competência para lidar com a realidade e obter sucesso, envolvendo sentimento, pensamento. Seu exercício nos faz sentir poderosos.

No sexo o indivíduo, encontra-se com o parceiro, e a si mesmo, vivenciando  a forma mais e prazerosa de autoconsciência. O ideal haver  amor na relação sexual.

            

                Amantes apaixonados

 

Os sintomas e química do Amor Romântico

Segundo Fischer (2003), as características centrais do amor romântico são atenção focalizada no amado, forte motivação e comportamento orientado para objetivos. Níveis elevados de dopamina no cérebro produzem estes comportamentos.

Alguns consideram o amor romântico vício pois a dependência do apaixonado pode ser tão grande que gera síndrome de abstinência. Alguns vão ao desespero e suicidam-se, no caso de rompimento.

O apaixonado pode ter aumento da testosterona, hormônio responsável pelo desejo sexual, que o estimula a fazer sexo. Outras características do amor decorrem de efeitos da noradrenalina, como energia aumentada, insônia, perda de apetite e aumento da memória que faz o amante lembrar de mínimos detalhes dos momentos passados com o amado. A obsessão leva o apaixonado a pensar frequentemente no amado.

A paixão muda com o tempo

Com o tempo a paixão e o êxtase diminuem e tendem a terminar. O desejo pode ser substituído por sentimentos de amizade, união, parceria. O ardor da paixão diminui e ela pode ser substituída por amizade e afeto profundos.

A interpretação antropológica da substituição do amor romântico pela ligação com o parceiro é que o propósito fundamental do amor romântico é levar homens e mulheres a escolher parceiros para acasalamento. Os parceiros  permanecem juntos o tempo para conceber um filho e depois para cria-lo.

O amor romântico começa com um desejo que leva os parceiros  a comportamentos que lhes tragam prazer e alegria, que funcionam como reforço que intensificam o amor e o desejo, que fazem a união mais forte.

Os neurônios-espelho têm papel importante na atração  entre os amantes que junto com a paixão e a fascinação podem surgir no primeiro encontro. Mas o amor mesmo se desenvolve com o tempo, com a evolução de um relacionamento harmonioso. O amante, pelo olhar do seu parceiro, percebe o que se passa na sua mente e entra em sintonia. Através do olhar o amante sente o amor e os sentimentos do amado.

            Semelhanças e diferenças complementares

Para que o amor cresça é necessário que sejam atendidas algumas condições. Para Branden (1998) a percepção da vida é a reação emocional através da qual vemos a existência e nossa relação com ela. Pode ser  reflexo de autoestima saudável, ou de baixa autoestima.

No primeiro caso a pessoa acredita que o mundo está accessível e que pode conquistá-lo, dependendo de seus esforços e perseverança. A vida é um desafio a ser enfrentado e o sucesso depende de conquistar as coisas.

Na auto-estima baixa a pessoa enxerga um mundo hostil , difícil de conquistar. A vida é  uma luta em que ela é  impotente. No relacionamento romântico a reação positiva de cada parceiro  à percepção do outro é crucial para o amor e pode surgir no primeiro encontro.

A fundamentação do relacionamento romântico está nas semelhanças básicas existentes entre os parceiros mas o estímulo para o desenvolvimento do amor está nas diferenças complementares. Ambos os fatores são importantes para o sucesso do amor e formam o contexto em que ele nasce e se desenvolve. Uma pessoa pode se apaixonar por outra pelos seus aspectos físicos, intelectuais ou espirituais e as diferenças complementares são os modos de pensar, de agir, de se relacionar com o mundo e com as pessoas. Se  forem muito diferentes, surgirá no convívio impaciência e atritos, que levarão a relação ao fim.

 Se num casal , um parceiro tem muita autoestima  e o outro auto-estima baixa, haverá dificuldade de compreensão e o amor tende a acabar. O mesmo ocorre num casal com  princípios opostos, um honesto e outro desonesto.

O ritmo e a energia dos amantes podem influir no amor romântico, pois as diferenças de ritmo biológico e do nível de energia interferem no relacionamento. O ritmo biológico pode ser visto no modo de falar, nos movimentos do corpo, e na intensidade das reações emocionais de cada um.

Porque termina o amor romântico

Segundo Varela (2006), duas teorias explicam o amor: a do reforço e a da igualdade. A Teoria do Reforço defende que para qualquer conduta persistir é necessário haver um reforço positivo. No caso dos amantes, cada parceiro deve se preocupar em propiciar ao outro momentos agradáveis no convívio, e fará o amor crescer. Se os encontros são  agradáveis, desenvolve-se um clima que vitaliza o amor.  Se ao contrário houver agressão e desconfiança,  a relação tende a extinguir-se.

A Teoria da Igualdade admite que as pessoas são atraídas por outras que retribuem de modo equilibrado as recompensas que lhes são proporcionadas. Um amante é atraído por outro que lhe retribui tanto quanto recebe. A atitude que adotamos em relação a outra pessoa determina  sua atitude em relação a nós. Quando os parceiros se tratam com carinho: a relação se vitaliza, e cresce .

              Causas do fim do Amor

1.Falta de auto-estima -  o mais importante para o sucesso do amor é a  boa autoestima dos parceiros.

2.A pessoa acha que não merece ser amado – a crença de um que não merece ser amado pode levar à destruição do relacionamento .

3.A pessoa acha que não pode ser feliz - ocorre se a pessoa acha que não tem o direito de ser feliz. Outros fatores: desrespeito e humilhação; falta de comunicação; não atendimento das necessidades sexuais; e o ciúme.

                              METÁFORA DOS SERES DIVIDIDOS

Platão, no “Banquete”, dá uma interpretação do significado do amor romântico, dizendo que o gênero inicial dos seres humanos era masculino e feminino, ao mesmo tempo: “Inteiriça era a forma de cada homem, com o dorso redondo ; quatro mãos ele tinha e as pernas duas, dois rostos sobre um pescoço torneado, semelhantes em tudo; mas a cabeça sobre os dois rostos opostos um ao outro, era uma só, e quatro orelhas, dois sexos (PLATÃO, 1972, p. 150).

 Masculinos e femininos ao mesmo tempo, tinham força e vigor terríveis, e se voltaram contra o Olimpo. Zeus decidiu separá-los, e cada um passou a querer sua metade para unir-se. Esta a  lição de Platão : procure sua metade, declare seu amor, e seja feliz vivendo com ele.

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