E-book 79
5 emoções
frequentes- parte II
Tempo de leitura 25 min
P S I C O L O G I A
M
O D E R NA
Blog emoçaoeatencao@blogspot.com
Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos
2025 - Bahia- Brasil
QUEM É O AUTOR
Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor
aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado
em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da
Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e
do Programa de Educação das Emoções.
Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela
Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e
188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no
citado blog, em 2021.
Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia,
implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes
resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e
resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de
Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e
Resultados.
Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do
Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo.
Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação
Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica-
Filosofia, Valores e Ensino”.
Dedico este e-book:
In memoriam:
A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,
E a meu Pai e minha Mãe.
A meus filhos:
Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo
A meus netos:
Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e
Arthur.
● ● ●
A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos,
pesquisas e reflexões sobre a Educação das Emoções.
● ● ●
COMUNICADO
A partir de 26-11-22,
o blog emoçaoeatencao@blogspot.com
terá nova orientação, para
atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação
publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de
sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o
conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a
constituírem um conjunto integrado de conhecimentos. Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa. Imagens de ranking data base
emocaoeatencao@blogspot.com
RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 79
Orgulho,
Perdão, Gratidão,Surpresa, Amor Romântico.
1. ORGULHO
Está bom o orgulho,que tem 6 pg.
O orgulho é um
sentimento agradável de alegria, prazer e satisfação em relação a algo que uma
pessoa tem ou realizou, que surge nas relações interpessoais. Estimula a
autoestima da pessoa e faz com que ela atribua mais importância a si
mesma. O orgulho é uma emoção que existe para incentivar as pessoas a se
envolverem em comportamentos socialmente valorizados, que estimulem a união,
e pode promover o desenvolvimento social de um indivíduo, seu status e sua
aceitação.
Uma mulher bonita se orgulha da sua
beleza.
O
Orgulho reforça comportamentos pró-sociais como o altruísmo e
comportamentos adaptativos como a realização pessoal. Quando uma pessoa sente
orgulho de uma realização sua, se sente estimulada a praticar comportamentos
que geram novos sentimentos de orgulho, impulsionem sua autoestima e a torne
consciente que merece melhor status
Formas de orgulho
Orgulho Autêntico
No Orgulho Autêntico os sentimentos
de satisfação surgem depois que a pessoa (ou outra que ela goste), foi bem
sucedida na realização de uma ação. Ela aumenta sua autoestima, autoconfiança e
fica automotivada para repetir seu comportamento e ter mais sucesso e ascensão
social.
Quando uma coisa boa acontece a
alguém, a pessoa sente alegria, mas ela pode sentir junto um
sentimento de orgulho, que é uma emoção autoconsciente, e lhe permite viver momentos em que reflete
sobre seu Eu. O orgulho é processado no córtex cerebral, envolvendo a
autoavaliação da pessoa e a avaliação de outras.
O Orgulho Autêntico surge quando
a causa do sucesso é um fator interno e controlável e a pessoa pode repetir
quando desejar. Dentre suas causas estão ter relações sociais bem
sucedidas, autoestima elevada, fazer o bem
aos outros ou praticar comportamentos pró-sociais. Um orador sente orgulho
autêntico quando fala numa reunião e é aplaudido.
Outras causas de Orgulho
Autêntico são: quando uma pessoa faz um concurso concorrido, tem sucesso e é aprovado. Quando
um escritor escreve uma obra que é admirada pelos leitores também tem orgulho
autêntico . Um atleta que vence uma competição concorrida sente orgulho
autêntico e tem uma expressão física característica para expressá-lo:
um sorriso autêntico, a cabeça para trás, peito expandido e braços levantados.
Para Lewis ( 2011) o Orgulho é uma
emoção que surge junto com outras emoções autoconscientes, como a Vergonha e a
Culpa, à altura do terceiro ano de vida.
O orgulho autêntico tem grande
importância na vida do Médico. Quando ele recebe a notícia da melhora do
paciente, que livrou de dores e sofrimentos, fica alegre,
satisfeito e realizado. Seu orgulho autêntico é uma motivação
para atender bem a outros que precisem. O Orgulho Autêntico é uma força
motora do Médico.
Orgulho Arrogante ou Hubrístico
O Orgulho
Arrogante ou Hubrístico (do grego hybris, descomedimento) surge
quando a causa do sucesso é externa e incontrolável, como por exemplo um
lutador de box que ganha uma luta. Está relacionado com comportamentos
antissociais, agressivos, desacordo entre
pessoas, relacionamentos problemáticos, dificuldade em admitir erros, e sentimentos de
superioridade.
O orgulho arrogante leva a arrogância e presunção , enquanto o orgulho autêntico
promove a confiança.
No orgulho arrogante a pessoa
se torna soberba e arrogante, com sentimento de superioridade em relação aos
outros, pois se sente superior a eles. Daí vem a prepotência, que faz o
orgulhoso procurar demonstrar sempre que tem razão e ser intolerante, por achar
que tem a Verdade. O Orgulho Autêntico é relacionado com medidas de
autocontrole e é ligado a conquistas adaptativas e ao engajamento de metas,
enquanto o Arrogante é relacionado com a impulsividade e agressão .
O Orgulho
Arrogante relaciona-se a superioridade.
Ele é consequência de uma
avaliação exagerada do sucesso da pessoa, com base em seus padrões, regras e
objetivos, com foco avaliativo distorcido, fundamentado em seu “eu
global”. No seu “eu total”, inchado, a pessoa pode entender que é bem
sucedido em tudo, se julga a melhor e se considera grandiosa.
Como o cérebro é ativado no Orgulho
Através de pesquisa com Ressonância
Magnética cerebral foi verificado que o orgulho ativou a amígdala, ínsula
e estriado ventral, além de regiões autoconscientes do cérebro, como o córtex
pré-frontal dorsomedial bilateral, estriado ventral e cingulado pré-frontal e
posterior ideais.
O orgulho
autêntico aumenta a autoestima e o arrogante diminui, mostram as pesquisas. A
regulação do orgulho está ligada à manutenção da autoestima e atos de
aprimoramento pessoal que ocorrem
provavelmente para aumentar o orgulho .
REFERÊNCIAS
1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17352606
2. https://medicalxpress.com/news/2017-06-psychology-pride.html
2. Perdão
O Perdão é um ato consciente da pessoa
para livrar-se do ressentimento ou do desejo de vingar-se de alguém que lhe
causou mal. É uma mudança na mente
para reduzir a emoção negativa existente dirigida ao agressor (ódio, raiva,
ressentimento, mágoa ou agressividade.), diminuir o desejo de vingança e ser benevolente com ele. Mesmo que o agressor não mereça, ele deve ser perdoado, mas o ato de perdoar não significa reconciliar-se, nem esquecer o que ocorreu. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5701943/).. O perdão resulta de nova
compreensão da agressão , de uma nova forma de vê-la, encarando-a de modo menos
pessoal, e um ato
para livrar-se da vingança.
Sabedoria do Perdão
A
essência do perdão está em você decidir se aceita as coisas da vida como são ou
quer transformá-las para o modo que você deseja. Está
em você aceitar as negativas da vida e conviver com elas para ter paz,
aceitando quando ela lhe nega ou tira qualquer coisa. A vida muitas vezes lhe diz “não” e você deve
aprender a se adaptar a estas negativas, para seguir em frente sorrindo ou
chorando. Se você aprender a
perdoar, a deixar de lado suas decepções, raivas e ódios, viverá melhor e vai melhorar
sua qualidade de vida.
Quem ganha com o perdão é quem perdoa, pois abandona o passado que não pode mudar e lhe
faz mal. Se alguém lhe agrediu ou fez mal, sempre que lembrar ficará irritado,
com raiva ou ódio, e terá o desejo de se
vingar.
Aí seu cérebro produz mais adrenalina e
noradrenalina, sua pressão arterial sobe, seu coração bate mais depressa e
podem surgir consequências. Isto ocorre toda vez que você lembrar da agressão.
Pesquisas recentes mostram que estas reações podem levar ao infarto do coração,
ao derrame cerebral e até à morte. É
sábio você perdoar e se livrar disto.
O
infarto do coração pode ser consequência da raiva e ódio.
No século IV AC, Sófocles, na peça “Édipo Rei”, deu grande lição quando Creontes diz a Édipo que : “ O ódio faz mais mal a quem o tem do que à pessoa a quem ele é dirigido”.
Pesquisas mostram que o perdão é associado a:
● níveis mais baixos de ansiedade e hostilidade;
● aumento da esperança;
● diminuição da dependência à nicotina e de
tóxicos;
● aumento de emoções positivas e satisfação com a
vida;
● maior apoio social;
● diminuição de queixas referentes à saúde.
Acredita-se que estes efeitos são produzidos porque
o Perdão promove uma regulação benéfica das emoções e afasta a repetição de
pensamentos e emoções negativas. Não repetir diminui os efeitos dos
pensamentos negativos.
https://ajph.aphapublications.org/doi/10.2105/AJPH.2017.304210
Como o cérebro reage no Perdão
Estudos de imagens cerebrais mostram maior atividade dos córtices pré-frontal lateral e medial, do córtex cingulado anterior, da junção temporo-parietal e do precuneus.
Muitos tratamentos do perdão exigem profissional
qualificado, mas há evidências de que a autoajuda é eficaz e pode aliviar a quem perdoa. A autoajuda pode ajudar a alcançar o perdão
e a promover a saúde mental, com repercussões na saúde pública. Há diversas
técnicas como veremos a seguir. (https://ajph.aphapublications.org/doi/10.2105/AJPH.2017.304210).
O psicólogo Everett Worthington,
pioneiro no estudo do perdão, desenvolveu a técnica conhecida como REACH, que é útil para construir o
perdão. Ela é resumida em cinco tópicos:
● R – Primeiro recorde a ofensa recebida e as
emoções associadas, sem culpar ou atacar
quem lhe ofendeu.
● E – Identifique as emoções
negativas que tiver e substitua por
positivas, como compaixão, amor,
bondade. Faça empatia com o agressor colocando-se no lugar dele e procurando ter
a mesma visão de mundo, para assim perceber seu ponto de vista ao praticar a
agressão.
● A – Ao agressor, dê
seu Perdão.
● C – Comprometa-se com o perdão dado.
● H - Havendo dúvidas, mantenha o perdão, mesmo se retornarem a raiva e a
amargura.
Autoperdão
Você sente vergonha e se sente mal quando faz mal e
prejudica outra pessoa. Vem o arrependimento da ofensa que fez e o desejo
de reparar sua conduta. Ocorre quando é grosseiro com uma pessoa que gosta, e procura
consertar a situação e livrar-se da vergonha.
Mas quando você faz uma agressão a si próprio, deve
fazer alguma coisa para corrigir a ofensa que fez a si mesmo. Por
exemplo, se você estabelece um objetivo para alcançar, se esforça e não
consegue porque foi impossível contornar as dificuldades, reconhece que a culpa
é sua, tem vergonha de si mesmo e passa a se agredir. É o caso de não ser aprovado em
um concurso e se culpar pelo insucesso.
Deixou de reconhecer que haviam concorrentes com melhor formação acadêmica que
a sua e que esta causou o insucesso.
A vergonha é um sentimento doentio que causa baixa
autoestima, diminuição da autoimagem e é debilitante. Tem muitas consequências:
♦ aumento
da autocrítica, da autocensura, da negligência e de comportamentos
autodestrutivos, como abusar de seu corpo com comida, álcool , drogas e cigarros, além de promover brigas com
pessoas que gosta;
♦ faz
você acreditar que é incapaz, imperfeito e que tem de se tornar perfeito
♦ faz
você acreditar que não merece ter as coisas boas da vida, porque é mau;
♦ faz
você sentir muita raiva, que causa várias brigas.
O Autoperdão é importante para a pessoa se livrar da vergonha. Ele reconhece que prejudicou a si mesmo e trabalha para ficar emocionalmente saudável, com paz. O Auto- perdão livra a pessoa da vergonha de si e traz benefícios:
● melhora o relacionamento com os
outros e consigo mesmo;
● traz equilíbrio emocional e paz de
espírito;
● melhora a autoestima e a
autoconfiança;
● diminui a hostilidade consigo mesmo
e com os outros.
3. GRATIDÃO
A Gratidão é
um sentimento que produz efeitos agradáveis , com natureza emocional, social e
moral. É uma reação a benefícios que a pessoa deu a si ,
ou recebeu de instituições e de outros.
A Gratidão é uma resposta a uma ajuda que você
recebeu.
Crie o
hábito de cultivar a Gratidão e fique atento para
perceber este sentimento. Depois de se habituar
a praticar Gratidão, vai ficar mais fácil praticá-la porque seu cérebro se
acostumará ao sentir seus efeitos benéficos. A pessoa sente mais
Gratidão quando o benefício recebido atende a suas necessidades, principalmente
se a ajuda foi dada com a intenção de ajudar.
Efeitos da Gratidão
Alguns efeitos da Gratidão:
♦ Aumenta o
bem-estar devido ao aumento da produção de dopamina, responsável por ele . Quando
você é grato a alguém seu cérebro produz mais dopamina e você sente mais
bem-estar. Devido à ativação do córtex do giro Cíngulo Anterior é produzida
mais serotonina, que também produz bem-estar.
♦ Facilita o aparecimento de alegria, prazer, esperança, otimismo,
além de tornar a pessoa mais resistente aos efeitos do estresse .
♦ Melhora o
relacionamento entre as pessoas, pois torna o relacionamento mais forte e melhora
a ligação entre os parceiros românticos . Aumenta o comportamento pró-social e
a pessoa colabora mais com os outros, tornando as relações mais
prazerosas.
♦ Melhora o bem-estar físico e
a saúde: diminui os sintomas físicos desagradáveis, aumenta o tempo dedicado
aos exercícios físicos e há menos dor física. A pessoa fica mais disposta, tem
mais vigor e diminuem suas queixas.
♦ Melhora o bem-estar emocional: pesquisadores verificaram em indivíduos
que listavam suas gratidões com regularidade - ao lado das razões pelas quais
eram gratos- que eles tinham mais esperança e otimismo, menos
ansiedade, menos depressão e mais bem-estar.
♦ Melhora o sono – níveis mais elevados de gratidão produzem melhor sono e aumento da sua duração.
♦ Aumenta o bem-estar subjetivo e a satisfação com a vida. Em pesquisa feita com Professores, eles relataram mais significados em suas vidas e níveis mais baixos de estresse, inflamação e depressão. Uma mentalidade de gratidão melhora a qualidade de vida.
Emmons pesquisou a
relação entre gratidão e bem-estar, e concluiu que o grupo que praticou Gratidão
teve maior bem-estar subjetivo em comparação com os outros.
Froh conduziu um estudo sobre a Gratidão com adolescentes, que
contaram os benefícios recebidos por eles. Um grupo contou os
benefícios recebidos, o outro contou os aborrecimentos que teve e o terceiro
contou episódios neutros de suas vidas. O grupo que contou os
benefícios recebidos apresentou mais satisfação com a vida do que os
outros dois.
♦ Aumenta a
autoestima: pesquisa publicada em 2014 no Journal of Applied
Sport Psychology relatou que a Gratidão aumentou a autoestima dos atletas
pesquisados.
● A protege contra emoções negativas. A inveja, a ganância
e o ressentimento são emoções que podem destruir o bem-estar rapidamente e a
prática da Gratidão tende a diminuir o efeito destas emoções. A pessoa que
pratica a Gratidão tende a ficar satisfeita com o que tem e é menos susceptível
à decepção, frustração e arrependimento.
Gratidão e atividade
cerebral
Pesquisas mostram que níveis elevados de Gratidão produzem maior atividade no cérebro, principalmente no hipotálamo, que controla as funções da memória, comer, beber e dormir. São ativados também o córtex pré-frontal medial e o cingulado anterior, em regiões ligadas com as relações sociais, raciocínio moral e conhecimento social.
Aumente sua Gratidão
♦ Escreva sobre coisas boas de sua vida. Mantenha
um “Diário de Gratidão” ou um “Diário
sobre Três Boas Coisas Acontecidas”,
onde registrará as coisas agradáveis ocorridas em seu dia. Basta
registrar 3 acontecimentos por dia, de 1 a 3 vezes por semana, pois pesquisas mostram que é mais eficaz do que fazer o registro
diário.
Se
ficar enfadonho, faça uma pausa de uns dias e quando voltar terá mais coisas
para agradecer. O diário deve concentrar-se em pessoas e não em coisas, e você deve
escrever o nome da pessoa e a causa da Gratidão. Manter este
diário vai tirar seus pensamentos de coisas desagradáveis e melhorar
seu humor e bem-estar. É simples
e fácil de fazer.
♦ Faça uma lista das pessoas a quem tem Gratidão, porque
recebeu benefícios ou ajuda delas. Este exercício estimulará seu cérebro a
procurar e perceber coisas boas em sua vida e a identificar pessoas que
lhe ajudaram. Bote o nome da pessoa e ao lado a causa da gratidão.
Comece por seu Pai, sua Mãe, seus irmãos e irmãs. Depois os amigos,
professores, companheiros de trabalho, conhecidos, etc.
♦ Dê mais valor às coisas que tem do que a aquelas que não tem. Quando você dá valor ao que tem está sendo justo consigo mesmo e grato a si pelas conquistas que conseguiu com seu trabalho. Sendo grato a si mesmo você dará valor a si mesmo. Não fique desejando muitas coisas que não tem. Seja equilibrado.
♦ Compare sua vida com a de outras pessoas com menos recursos. Por mais dificuldades que você tenha, sempre haverá alguém com mais dificuldades. Ao comparar você perceberá que conquistou muitas coisas na vida e deve ser agradecer a si por ser grato a seus esforços.
♦ Imagine sua vida sem coisas boas que tem. Para dar mais valor ao que tem e que já está habituado, imagine a ausência de algumas coisas. Lembre uma experiência agradável que teve – do nascimento de um filho, de uma conquista na carreira, do dia que conheceu seu parceiro atual - e imagine como as coisas seriam diferentes se isto não tivesse ocorrido.
REFERÊNCIAS E LINKS
1. https://greatergood.berkeley.edu/quizzes/take_quiz/gratitude
2. http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2017.00868/full).
3. Emmons RA. Gratidão, bem-estar subjetivo e cérebro. A Ciência do Bem-Estar subjetivo. Nova York: Guilford Press; 2008. pp. 469-489).
4. Surpresa
A Surpresa surge quando estamos diante do desconhecido, e nos adaptamos a nova situação. É gerada por um fato, inesperado, repentino, que lhe causa admiração ou espanto. É expressa através da boca aberta e olhos arregalados como resposta a um estímulo que aumenta sua excitação e sua atenção. Exemplo, estar diante de uma moça bonita que está se oferecendo, e você não sabe se aceita ou recusa.
A surpresa é expressa com a boca aberta
e olhos arregalados.
A surpresa,
segundo Eckman, é uma das sete
emoções universais e geralmente surge quando você está diante de um som, ou
movimentos, ou situações inesperadas. Sua função é fazer com que sua atenção
verifique se há ou não ameaça (https://www.paulekman.com/universal-emotions/what-is-surprise/).
Elementos da
Surpresa
Ela é a mais breve
de todas as emoções e dura apenas alguns segundos. Sempre tem pequena
duração. Depois da surpresa, pode vir o medo, alegria, diversão, alívio, ou raiva.
Os gatilhos
universais para a surpresa são ocorrências inesperadas :
- Sons altos: um grito em
seu ouvido, um balão estourando, uma bomba muito forte;
- Movimentos inesperados:
alguém se aproximando sorrateiramente ou jogando uma bolinha de
papel;
- Som alto repentino
Um dos elementos da Surpresa é
a intensidade, que é variada. Uma grande surpresa pode induzir resposta de luta ou fuga, e uma
pequena surpresa,a resposta é pequena a.
À medida que a pessoa se acostuma a um
tipo de surpresa, ela diminui de intensidade.
A função da surpresa é interromper uma ação em andamento e reorientar a atenção para um
novo evento, provavelmente mais significativo. Há um redirecionamento
automático da atenção para novos estímulos e, isso causa breve tensão muscular,
principalmente no pescoço.
A
Surpresa é uma emoção e o susto um reflexo fisiológico, que é mais curto do que
ela. O susto é muito dura uma fração de segundos e ninguém pode
inibi-lo. Ser avisado de que será assustado por um som alto pode reduzir,
mas não eliminar o susto correspondente a ele. Por outro lado, você não
será mais surpreendido se for avisado do que vai acontecer. No susto, seus
olhos ficam bem fechados, as sobrancelhas baixas e os lábios tensos, e na
Surpresa os olhos ficam abertos, as
sobrancelhas erguidas e a boca aberta.
Como reconhecer a Surpresa
O Medo e a Surpresa são as expressões faciais mais confundidas porque são
caracterizados pelas sobrancelhas, olhos e boca. Só que na Surpresa as
sobrancelhas se erguem e ficam mais curvas do que no medo.
Frequentemente, na Surpresa há um suspiro audível e uma inspiração momentânea, além da pessoa ficar mais atenta. Ela levanta a cabeça e as mãos como se fosse proteger o rosto ou recuar do objeto que a surpreende.
A função da
surpresa é focar nossa atenção para que possamos saber o que está acontecendo e
se estamos em perigo ou não. Algumas pessoas não querem ser surpreendidas,
mesmo por eventos agradáveis, e pedem para não surpreendê-las. Outras
gostam de ser surpreendidas e deixam muitas coisas não planejadas, para serem
surpreendidas (https://blog.psicologiaviva.com.br/reconhecer-suas-emocoes/}
A Surpresa é uma sensação de admiração ou
espanto que sentimos em relação ao inesperado. Quando você vê algo que parece
uma cobra, pode sentir medo na hora , mas depois relaxa ao perceber que não é,
mas sim um cipó curvo que parece com ela. Na surpresa há dois processos
cerebrais: um que dá uma resposta rápida e outro que dá uma resposta mais
lenta, reflexiva, que elimina o medo ou ameaça. Você pode até rir quando o
medo se transformar em alívio.
Situações em que ocorre Surpresa
1.Quando você menos espera – se houver uma
vitória de surpresa num jogo, o prazer faz com que milhares
de expectadores sintam surpresa e uma enorme onda de dopamina.
2. Muitas empresas
que vendem pela Internet se esforçam para entregar suas vendas antes dos prazos
prometidos para o cliente sentir prazer com a surpresa.
3. A mensagem de um esquema
incongruente pode motivar o interesse dos consumidores e capturar sua atenção,
como por exemplo, se ele vê um bebê falante comprar ações de uma empresa num
anúncio de TV.
4. Em uma sala de aula, os alunos são mais
convencidos por uma explicação que os surpreenda que for contra suas
expectativas.
5. Nunca ter tido uma experiência como essa
antes, pois a novidade chama a atenção, podendo ser o novo evento qualquer coisa - uma pintura
vista pela primeira vez, aprender uma coisa nova, ter uma nova experiência
agradável ou desagradável. Mas podemos nos habituar com as novidades,
empolgantes no início, mas que depois tornam-se aborrecidas.
Referências
Ekman
P., Davidson RJ, editores. (eds.). (1994). A natureza da emoção:
questões fundamentais. Oxford: Oxford University Press.
Huron, David (2007). Sweet
Anticipation: Music and the Psychology of Expectation. The MIT Press.
Hye
Jin Yoon (2013) Compreendendo a incongruência do esquema como um processo de
publicidade: revisão e recomendações futuras, Journal of Marketing
Communications, 19: 5, 360-376.
5. Amor Romântico
O Amor Romântico tem como características a atenção
focalizada no amado, forte motivação e comportamento dirigido para ele. A
atração tem um componente sexual, um emocional e uma afinidade entre eles. A
pessoa concentra-se nas qualidades da outra e recorda-se facilmente de
acontecimentos e objetos referentes a ela. Há uma estima e um valor que se dão e sentem alegria quando estão na
presença um do outro, e um impulso para se entregarem.
O que faz uma pessoa se apaixonar por outra é a
presença de estímulos que desencadeiam a excitação romântica, graças à ativação
de áreas do sistema nervoso, fazendo surgir a atração. O coração bate mais depressa, a respiração acelera e ele fica ofegante
e ansioso, graças ao aumento da dopamina e noradrenalina.
O amor surge para atender às
necessidades psicológicas de companhia, de interagir com pessoas, confidenciar,
admirar, respeitar e valorizar. O desejo de ter companhia e amizades faz parte
da natureza humana.
Sexo e amor romântico - uma
característica do amor romântico é o desejo da união sexual para procriar e
manter a espécie. O sexo proporciona uma
experiência direta de nossa competência para lidar com a realidade e obter
sucesso, envolvendo sentimento, pensamento. Seu exercício nos faz sentir
poderosos.
No sexo o indivíduo, encontra-se com o parceiro, e a
si mesmo, vivenciando a forma mais e
prazerosa de autoconsciência. O ideal haver amor na relação sexual.
Amantes apaixonados
Os sintomas e química do Amor
Romântico
Segundo Fischer (2003), as características centrais
do amor romântico são atenção focalizada no amado, forte motivação e
comportamento orientado para objetivos. Níveis elevados de dopamina no
cérebro produzem estes comportamentos.
Alguns consideram o amor romântico vício pois a
dependência do apaixonado pode ser tão grande que gera síndrome de abstinência.
Alguns vão ao desespero e suicidam-se, no caso de rompimento.
O apaixonado pode ter aumento da testosterona,
hormônio responsável pelo desejo sexual, que o estimula a fazer sexo. Outras
características do amor decorrem de efeitos da noradrenalina, como energia
aumentada, insônia, perda de apetite e aumento da memória que faz o amante
lembrar de mínimos detalhes dos momentos passados com o amado. A obsessão leva
o apaixonado a pensar frequentemente no amado.
A paixão muda com o tempo
Com o tempo a paixão e o êxtase diminuem e tendem a
terminar. O desejo pode ser substituído por sentimentos de amizade, união,
parceria. O ardor da paixão diminui e ela pode ser substituída por amizade e
afeto profundos.
A interpretação antropológica da substituição do amor
romântico pela ligação com o parceiro é que o propósito fundamental do amor
romântico é levar homens e mulheres a escolher parceiros para acasalamento. Os
parceiros permanecem juntos o tempo para conceber um filho e depois para cria-lo.
O amor romântico começa com um desejo que leva os parceiros a comportamentos que lhes tragam prazer e alegria, que funcionam como reforço que intensificam o amor e o desejo, que fazem a união mais forte.
Os neurônios-espelho têm papel importante na atração entre os amantes que junto com a paixão e a fascinação podem surgir no primeiro encontro. Mas o amor mesmo se desenvolve com o tempo, com a evolução de um relacionamento harmonioso. O amante, pelo olhar do seu parceiro, percebe o que se passa na sua mente e entra em sintonia. Através do olhar o amante sente o amor e os sentimentos do amado.
Para que o amor cresça é necessário que sejam
atendidas algumas condições. Para Branden (1998) a percepção da vida é a reação
emocional através da qual vemos a existência e nossa relação com ela. Pode
ser reflexo de autoestima saudável, ou
de baixa autoestima.
No primeiro caso a pessoa acredita que o mundo está
accessível e que pode conquistá-lo, dependendo de seus esforços e perseverança.
A vida é um desafio a ser enfrentado e o sucesso depende de conquistar as
coisas.
Na auto-estima baixa a pessoa enxerga um mundo hostil
, difícil de conquistar. A vida é uma
luta em que ela é impotente. No
relacionamento romântico a reação positiva de cada parceiro à percepção do outro é crucial para o amor e
pode surgir no primeiro encontro.
A fundamentação do relacionamento romântico está nas
semelhanças básicas existentes entre os parceiros mas o estímulo para o
desenvolvimento do amor está nas diferenças complementares. Ambos os fatores
são importantes para o sucesso do amor e formam o contexto em que ele nasce e
se desenvolve. Uma pessoa pode se apaixonar por outra pelos seus aspectos
físicos, intelectuais ou espirituais e as diferenças complementares são os modos
de pensar, de agir, de se relacionar com o mundo e com as pessoas. Se forem muito diferentes, surgirá no convívio
impaciência e atritos, que levarão a relação ao fim.
Se num casal , um
parceiro tem muita autoestima e o outro auto-estima
baixa, haverá dificuldade de compreensão e o amor tende a acabar. O mesmo
ocorre num casal com princípios opostos,
um honesto e outro desonesto.
O ritmo e a energia dos amantes podem influir no amor
romântico, pois as diferenças de ritmo biológico e do nível de energia
interferem no relacionamento. O ritmo biológico pode ser visto no modo de
falar, nos movimentos do corpo, e na intensidade das reações emocionais de cada
um.
Porque termina o amor romântico
Segundo Varela (2006), duas
teorias explicam o amor: a do reforço e a da igualdade. A Teoria do Reforço
defende que para qualquer conduta persistir é necessário haver um reforço
positivo. No caso dos amantes, cada parceiro deve se preocupar em propiciar ao
outro momentos agradáveis no convívio, e fará o amor crescer. Se os encontros são
agradáveis, desenvolve-se um clima que vitaliza
o amor. Se ao contrário houver agressão
e desconfiança, a relação tende a
extinguir-se.
A Teoria da Igualdade admite
que as pessoas são atraídas por outras que retribuem de modo equilibrado as
recompensas que lhes são proporcionadas. Um amante é atraído por outro que lhe
retribui tanto quanto recebe. A atitude que adotamos em relação a outra pessoa
determina sua atitude em relação a nós. Quando
os parceiros se tratam com carinho: a relação se vitaliza, e cresce .
Causas do fim do Amor
1.Falta de auto-estima - o mais importante para o sucesso do amor é a boa autoestima dos parceiros.
2.A pessoa acha que não merece ser
amado – a crença de um que não merece ser amado pode levar à
destruição do relacionamento .
3.A pessoa acha que não pode ser
feliz - ocorre se a pessoa acha que não tem o direito de ser
feliz. Outros fatores: desrespeito e humilhação; falta de comunicação; não
atendimento das necessidades sexuais; e o ciúme.
Platão, no “Banquete”, dá uma interpretação do
significado do amor romântico, dizendo que o gênero inicial dos seres humanos
era masculino e feminino, ao mesmo tempo: “Inteiriça era a forma de cada homem, com o dorso redondo ;
quatro mãos ele tinha e as pernas duas, dois rostos sobre um pescoço torneado,
semelhantes em tudo; mas a cabeça sobre os dois rostos opostos um ao outro, era
uma só, e quatro orelhas, dois sexos (PLATÃO, 1972, p. 150).
Masculinos e
femininos ao mesmo tempo, tinham força e vigor terríveis, e se voltaram contra o
Olimpo. Zeus decidiu separá-los, e cada um passou a querer sua metade para
unir-se. Esta a lição de Platão : procure
sua metade, declare seu amor, e seja feliz vivendo com ele.
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