Esta página se destina a divulgar,
informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em
livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina
e Psiconeuropedagogia.
Os posts refletem a experiência de
dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino
superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os
temas.
O
material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade
terapêutica, que só deve ser feita por médicos e psicólogos.
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em 45 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.
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Leitura em 20 minutos
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Aproveite o
máximo das coisas boas que tiver na vida.
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Neste post você verá o que é a Comunicação Interpessoal, suas regras básicas, a importância da Sensibilidade e da Comunicação não Verbal: da linguagem corporal, de analisar os gestos do parceiro e sua expressão facial; a importância das Carícias na comunicação e como se comportar diante delas; algumas sugestões para comunicar-se bem. Finalmente um teste para medir sua capacidade de comunicação.
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Que é Comunicação?
A Comunicação Interpessoal consiste em enviar ou
receber mensagens de uma pessoa para trocar informações. Pode ser feita pela linguagem
falada, corporal ou escrita; ou com sinais e símbolos, por aparelhos acústicos ou
visuais. Através da comunicação as pessoas trocam ideias e dialogam, sendo o
diálogo franco e a sinceridade a base da comunicação eficaz .
A Comunicação consiste em enviar ou receber mensagens de uma pessoa.
Para você ter sucesso na vida moderna é fundamental ter uma boa
comunicação. A Universidade de Harvard
constatou que alguns dos mais inteligentes de seus ex-alunos não tiveram
sucesso profissional porque eram incapazes de se comunicarem e de se
relacionarem de forma adequada.
A forma com que você lida
com as emoções dos outros mostra sua
capacidade de expressar suas habilidades sociais, que são: de comunicar-se
e influenciar outras pessoas, gerenciar
conflitos, liderar e fazer mudanças. Outra habilidade importante para a boa
comunicação interpessoal é mandar mensagens claras e convincentes.
Na
Comunicação é importante saber identificar o estado emocional do parceiro.
Outra habilidade essencial é ouvir ativamente o
outro, para compreendê-lo e fazer com que ele o compreenda.
Na comunicação você deve ouvir ativamente o outro.
Qual a
importância da Sensibilidade na
Comunicação?
A Sensibilidade consiste na capacidade de
dirigir a consciência para os pensamentos, sentimentos, comportamentos e
atitudes de outras pessoas, e de prestar atenção a suas reações corporais. Seja
sensível ao seu parceiro.
Quando você comunicar ao parceiro um assunto
desagradável, preste atenção a suas reações corporais. Para saber se ele teve medo,
olhe para seus olhos, veja se suas sobrancelhas ficaram franzidas, se ele ficou
pálido e começou a suar ( Reveja o post do Medo).
Para saber se ele ficou com medo, veja os
sinais do medo em sua face.
Para
saber se ele ficou com raiva, veja se contraiu a mandíbula e levantou o queixo,
ficou com o rosto vermelho, apertou os punhos e mostrou a cara do raivoso.(Reveja o Post da Raiva). Se ele estiver com raiva,
mude de conversa, para evitar atrito. Se estiver com medo ou triste, cuidado
na condução da conversa, para evitar constrangimentos. Se ele estiver de mau humor, irritado, será pouco receptivo e não adianta
você argumentar.
Para
saber se ele está com raiva, procure os sinais dela na face e no corpo.
Um modo de você
desenvolver sua sensibilidade é perguntar-se a si mesmo: "Como eu reagiria no lugar dele?" ou "Qual
a forma menos chocante de dizer isto a mim mesmo?"
Qual a importância da Comunicação não Verbal?
As pessoas geralmente não exteriorizam
suas emoções por palavras e sim pela Comunicação não Verbal, com sua voz,
gestos, postura corporal e expressão facial. Por isto você deve saber interpretar estes sinais: pela
voz do outro você sabe se ele está com
raiva, medo, tristeza ou alegria.
Pode até saber seu grau de irritação, pois na
raiva muito grande a pessoa em vez de falar, grita. Através da voz você identifica
uma pequena irritação contida, não revelada com palavras. Um empregado reclamado
pelo superior tem de controlar sua raiva, mas ela pode ser percebida em sua voz irritada.
Na raiva muito grande a pessoa
grita, em vez de falar.
Nem sempre o que a pessoa diz corresponde ao que sente. Você pode encontrar um amigo e perguntar a ele como vai, e ouvir um “tudo bem”. Mas você percebe a tristeza em sua voz. Prestando atenção a sua postura nota que os ombros estão caídos e os passos são lentos. No rosto vê os cantos dos lábios caídos, olhar vago, sem brilho, triste, sugerindo que ele está deprimido.
Veja se a linguagem corporal
da pessoa corresponde ao que ela diz.
Quando há
discrepância entre o que o outro disser e o que você observar na leitura corporal,
fique com a leitura corporal, pois ela é a linguagem natural das emoções. Através da expressão facial do outro você pode saber se ele
esta com raiva, triste, preocupado, ansioso ou em pânico.
Pela expressão facial você pode saber se o outro está em pânico.
E através
de seus gestos pode saber se ele está estressado, por isto deve analisar seus
gestos e ver se estão presentes os seguintes sinais:
● Bater rapidamente os dedos na mesa;
● Bater rapidamente os pés no chão;
● Balançar as pernas,
rapidamente;
● Piscar rapidamente os olhos ou roer as unhas.
Roberto
Rosenthal, da Universidade de Harvard, pesquisou a capacidade das pessoas lerem
mensagens não verbais e concluiu que as mais capazes têm melhor ajustamento
social, maior sensibilidade e melhor relacionamento com o sexo oposto.
Pesquisas mostram que numa apresentação
pública, 55% do impacto de uma palestra é determinado pela linguagem corporal —
postura, gestos e contacto visual —, 38% pelo tom de voz e apenas 7% pelo
conteúdo da apresentação. O mais importante não é o que dizemos, mas sim como dizemos.
Numa apresentação, 55% da
comunicação é corporal, 38% pela voz e 25% pelas palavras.
Que são
Carícias?
Carícias são mensagens cheias de
significado através das quais duas pessoas se comunicam. São afagos que os indivíduos fazem entre si para
se agradarem. As carícias físicas são qualquer forma de toque entre dois indivíduos – abraços, beijos, afagos, aperto de mão, etc.
As carícias
físicas existem quando os indivíduos se tocam.
As carícias verbais são afirmações
feitas com palavras e se referem à aparência, inteligência, bondade, educação,
honestidade, etc.
As carícias gestuais são gestos
carinhosos cheios de significado feitos à distância, como acenos de mãos,
beijos, olhares, etc.
Um beijo à distância é uma forma de carícia.
As
carícias produzem emoções positivas, alegria, prazer e sensações agradáveis. É
o caso de receber elogios e parabéns pela formatura, ou por sua elegância, ou por
sua palestra, ou pelo aniversário, etc. Significam a valorização e o reconhecimento
da outra pessoa.
É uma carícia receber um abraço de parabéns no dia
da formatura.
Algumas mensagens entre os parceiros trazem
efeitos negativos e produzem emoções desagradáveis,
desencadeando medo, raiva, tristeza. É o caso de você ser maltratado por uma
pessoa que gosta; de receber uma notícia preocupante; de ter recebido uma
agressão verbal ("você faz tudo mal feito" ou "você é um
irresponsável"), de ser desprezado.
É uma
mensagem negativa ser desprezado por alguém.
Recomendações a
respeito de carícias:
● Dê carícias em abundância, presentes, favores, ajuda,
pois facilita o relacionamento e cria condições para você ser querido e respeitado pelos outros.
● Não aceite elogios grandes e despropositados, porque a pessoa pode estar querendo vantagens.
● Aceite as carícias que lhe fizerem, quando se julgar merecedor.
● Dê a si mesmo as carícias que se achar merecedor. Por exemplo, dê a si mesmo um
presente depois de um bom desempenho em suas atividades: um passeio, um objeto,
etc. É uma forma de reconhecer seu próprio valor e suas virtudes.
Dê a si mesmo um presente,que
pode ser um passeio na praia.
Instruções:
RESUMO
● Recuse as mensagens negativas
que lhe mandarem. Não se deixe humilhar, nem ser ofendido por ninguém, pois aceitar
uma humilhação ou ofensa atinge sua autoestima. Defenda-se de forma delicada,sem
devolver a agressão.
Não aceite humilhação
porque atinge sua autoestima.
Como comunicar-se bem com os outros?
Seguem sugestões para uma boa comunicação:
● Trate o parceiro com gostaria de ser tratado,
com respeito e delicadeza.
● Não tenha qualquer preconceito durante a conversa.
● Avalie com serenidade as dificuldades que aparecerem
na conversa.
● Expresse claramente suas
necessidades e desejos dizendo o que realmente sente ou precisa.
● Expresse claramente suas necessidades e desejos
dizendo o que realmente sente ou precisa.
● Ao
criticar o parceiro, faça uma crítica construtiva. Escolha com cuidado o local
e nunca critique na presença de outros.
● Aja sempre com Positividade
que é a capacidade de defender seus direitos, opiniões, ideias e crenças
respeitando os dos outros.
● Procure saber o que a outra
pessoa quer e ofereça ajuda e sugestões. Diga a ela que gostaria de sugestões e
aceite-as sempre que possível.
● Deixe claro para o parceiro que compreendeu seus
sentimentos.
● Diga ao parceiro
sua opinião sobre o que ele sente e pensa e peça confirmação.
● Seja um ouvinte ativo e se concentre na
conversa. Não faça nada, salvo se for escrever o seu conteúdo.
Seja um ouvinte ativo e se concentre na conversa.
● Sorria durante a conversa para mostrar ao
parceiro que está aberto ao diálogo. Olhe nos olhos dele e balance a cabeça quando
estiver de acordo.
Olhe nos olhos do outro e balance a cabeça quando estiver de acordo.
● Nunca interrompa o outro durante a conversa.
● Seja receptivo para as boas e más notícias.
●
Mantenha suas emoções sob controle, pois serenidade é essencial na boa
comunicação.
Mantenha suas emoções sob controle.
● Seja claro e objetivo quando conversar com o parceiro.
Seja claro quando conversar com o outro.
Como medir sua Comunicação?
Você
fará a seguir uma avaliação não aprofundada de sua capacidade de Comunicação
Interpessoal. Para uma avaliação profunda é necessário um questionário mais
complexo.
Este
teste lhe dará uma ideia de sua Comunicação Interpessoal
atualmente. Leia com atenção. Ele tem 20 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas, Sim (S) ou Não (N). Marque “S” se a afirmativa ocorrer “sempre
ou quase sempre” ou “N” se
ela ocorrer “nunca ou raramente”. Marque na linha colocada adiante de cada afirmativa.
Responda sem pressa, cuidadosamente, baseado em seu comportamento habitual
e não como você gostaria que fosse.
Questões:
1. Ao conversar com um parceiro posso
saber se ele está de mau humor olhando para ele. __
2. Quando converso com outra
pessoa percebo com facilidade seus pontos de vista. __
3. Quando falo com alguém, não
procuro me colocar no lugar dele. __
4. Percebo facilmente quando
alguém não compreende o que falo. __
5. Ao falar com alguém não
expresso as ideias claramente. ___
6. Fico à vontade para falar com
alguém sobre meus sentimentos. __
7. Quando falo com alguém devo repetir o que digo, porque
não me compreendem da primeira
vez. __
8. Fico desconfortável numa
conversa muito emocional. __
9. Não tenho dificuldade para
colocar minhas ideias em palavras. __
10. Quando
o assunto é delicado prefiro adiar ou evitar sua discussão. ___
11. Acho difícil expressar minha opinião quando
os outros estão contra.__
12. Não me calo quando falo com alguém agressivo.
__
13. Às vezes posso interromper o parceiro, se
tiver algo importante a dizer para a compreensão da conversa. __
14. É
frequente eu interromper o parceiro quando ele está falando. __
15. Expresso delicadamente meu
desacordo com alguém. __
16.
Costumo fazer elogios merecidos, a meu parceiro. ___
17. Nem
sempre analiso a linguagem corporal de meu parceiro. ___
18. Aceito
os elogios que me dirigem, quando acho que são verdadeiros. ___
19. Sempre
que faço uma crítica ao parceiro procuro um lugar reservado. __
20. Nem sempre
procuro identificar se o parceiro está com sinais de estresse agudo. ___
Resultado
da sua avaliação:
Primeiro conte o número de respostas
afirmativas “S”, que obteve. Cada
resposta afirmativa (“S”) vale 1 ponto na
sua pontuação final. Se respondeu SIM
a10 questões, sua pontuação é 10. Veja onde se encaixa:
Pontuação entre 1 e 5: seu nível de Comunicação
Interpessoal é muito baixo e merece atenção. Identifique e modifique
seus comportamentos inadequados, e procure resolver seus problemas pessoais. Precisa melhorar sua Comunicação
Interpessoal, que deve
estar lhe causando problemas. Você precisa da orientação de um
médico ou psicólogo.
● Pontuação entre 6 e 10: você tem nível
baixo de Comunicação Interpessoal e deve cuidar dela. Tente melhorar praticando os comportamentos
indicados no post 39 e nos outros posts deste Blog. Depois repita o teste para ver se melhorou. Se não melhorar procure ajuda de um
médico ou psicólogo.
● Pontuação entre 11 e 15: você tem nível moderado de
Comunicação Interpessoal. Identifique onde estão suas maiores
deficiências e pratique as recomendações deste post e de outros posts deste
Blog, para melhorar. Repita o teste para ver se consegue e se
não conseguir procure um médico ou psicólogo.
● Pontuação entre 16 e 20: você tem nível
alto de Comunicação Interpessoal, e se relaciona bem com as pessoas, mas mesmo
assim pratique as recomendações dos posts citados, a fim de manter os níveis atuais ou melhorar.
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Agradecemos
a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, através de sugestões e revisão do
texto.
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Compartilhe e divulgue este Post para termos
pessoas com mais bem-estar, mais tranquilidade e um mundo melhor!
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1. A Comunicação consiste em enviar ou receber mensagens de uma pessoa para
trocar informações. Pode ser pela linguagem falada, corporal ou escrita; ou com
sinais e símbolos, por aparelho acústico ou visual. Pela comunicação as pessoas trocam ideias e
dialogam.
Para você ter sucesso é
fundamental ter boa comunicação e muitas pessoas inteligentes não são bem sucedidas porque não se comunicam nem se relacionam bem.
Para uma boa comunicação são habilidades sociais necessárias: a forma de lidar com as emoções dos outros, comunicar-se bem e influenciar outras
pessoas, gerenciar conflitos, liderar e fazer mudanças, mandar mensagens claras
e convincentes, ouvir ativamente o outro, para compreendê-lo e fazer com que
ele o compreenda.
2. A Sensibilidade
é a capacidade de dirigir a consciência para outra pessoa com a qual nos
comunicamos, para analisar seus pensamentos, sentimentos, comportamentos e
atitudes, e prestar atenção a suas respostas.
Quando você comunicar a alguém um
assunto desagradável, preste atenção a suas reações corporais, para saber se
ele teve medo, raiva ou tristeza. Se ele ficou com raiva ou de mau humor, mude
o sentido da conversa, para evitar atrito. Se ele ficou com medo ou tristeza, tenha
cuidado na condução da conversa, para evitar constrangimentos.
3. As pessoas
geralmente não exteriorizam com palavras suas emoções e sim pela Comunicação não Verbal, com a voz,
gestos, postura corporal e expressão facial. Pela voz você sabe se o outro está com raiva, medo,
triste ou alegre. Pode até saber seu grau de irritação, pois na raiva muito
grande a pessoa em vez de falar, grita.
Nem sempre o que a pessoa diz
corresponde a seus verdadeiros sentimentos. Às vezes uma pessoa lhe diz que está
bem e você percebe sua voz triste, seus ombros caídos, os cantos dos
lábios caídos, o olhar sem brilho, triste, indicando que ele está deprimido. Se houver diferença
entre o que o outro diz e o que você vê em seu corpo, fique
com a leitura corporal, que é a linguagem natural das emoções.
4. Através da expressão facial você pode saber se o
outro está com raiva, triste, medroso ou ansioso, e pelos de seus
gestos se ele está estressado: bater rapidamente os dedos na mesa ou os pés no chão e balançar as pernas; piscar muito os olhos ou roer as unhas.
Numa apresentação pública, 55% do
impacto é determinado pela postura,
gestos e aparência do palestrante, 38% pela sua voz e só 7% pelo conteúdo da apresentação.
5. Carícias são mensagens com que duas pessoas se
comunicam. As carícias físicas são qualquer
forma de toque entre as pessoas – abraços, beijos, afagos, aperto de mão, etc.
As carícias verbais são afirmações
com palavras referentes à aparência, inteligência, bondade, educação,
honestidade, etc., da pessoa.
As carícias
gestuais são gestos carinhosos à distância, como acenos de mãos, beijos,
olhares, etc. As Carícias podem produzir emoções positivas como os elogios e parabéns. As Mensagens Negativas produzem emoções ou sensações desagradáveis e desencadeiam emoções
negativas, como ser maltratado por uma pessoa que gosta.
6. Recomendações: dê muitas carícias a seus parceiros;
aceite as carícias que lhe fizerem, se você se julga merecedor; não aceite grandes
elogios sem motivos; dê a si mesmo as carícias que se achar merecedor: um
presente, um passeio, etc.; recuse mensagens desagradáveis que lhe
fizerem e não se deixe humilhar nem ofender.
7. Algumas sugestões para você se comunicar bem: trate o parceiro com respeito e delicadeza; não tenha na mente qualquer preconceito; expresse claramente suas necessidades e desejos; preste atenção à voz, gestos e expressão facial do outro; diga a ele que compreendeu seus sentimentos;
seja um ouvinte ativo e se concentre na conversa e não faça nada enquanto
fala; sorria durante a conversa; não interrompa o outro na conversa e mantenha
suas emoções sob controle.
REFERÊNCIAS E LINKS
1. http://psychologytoday.tests.psychtests.com/bin/transfer
2. Santos, J.O., Educacional
na Escola, 2ª. Ed. Fac. Castro Alves, Bahia, 2000
3.
http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n3/pt_0034-7167-reben-70-03-0588.pdf
4. Hanson, O cérebro e a
felicidade: Como treinar sua mente para atrair serenidade, amor e
autoconfiança, WMF Martins Fontes. Edição do Kindle).
5. Post 10, 7/6/2016,”Alegria e bom
humor - como cultivar?”
6. Post 29, de 19/1/2018- “Como aprender a Prestar
Atenção?”
8. Post 8, de 9-3-2016, “Raiva - como controlar?”
9. Post 24 , 7-7-17,”Estresse – como
avaliar e lidar?”
10. Cooper, R., Inteligência Emocional na Empresa, Campus, 5a ed., Rio de Janeiro, 1997.
11. Goleman, D., Inteligência Emocional, Ed. Ática, 1996.
IMAGENS : Pixabay.com
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