segunda-feira, 3 de junho de 2019

54- COMO TER PAZ INTERIOR? II



Esta página se destina a divulgar, informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.
Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas. O material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, a qual deve ser feita por médicos e psicólogos.
                                           
                                               ♦♦♦

No Post 30 está a relação dos posts publicados e suas datas.
                                              ♦♦♦

Este Blog teve 10.627 visitas, até 3-6-2019, em 64 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.
                                              ♦♦♦

                                  Leitura em 21 minutos

                                              ♦♦♦
Aproveite ao máximo as coisas boas que tiver na vida!
                                              ♦♦♦
Neste post você continuará a ver o que fazer para ter Paz Interior: saber lidar com o Medo, a Preocupação, a Raiva e o Estresse, como avaliar as Ameaças, como se sentir protegido, como cultivar o bem-estar, a alegria e o bom humor, ter autocontrole, cultivar a compaixão, perdão e gratidão, amar e ser amado. No fim responderá um teste sobre sua Paz Interior.
                                                 ♦♦♦
                                           

Como tornar sua Mente Receptiva?     

(Continuação)

Além dos fatores analisados, interferem na Paz Interior os seguintes:


Saber lidar com o Medo e a Preocupação

Para lidar com seus medos e preocupações reflita sobre eles, faça  relaxamento muscular ou pratique exercícios físicos. Procure evidências concretas que os justifiquem.



           Reflita sobre seus medos e preocupações procurando evidências deles.

             Fazer relaxamento muscular

O relaxamento muscular desvia sua atenção para seus  músculos. Se você  prestar atenção à preocupação, vai transferir para ela a energia da sua mente e a aumentará. Pratique o relaxamento até ficar calmo e tranquilo.

O relaxamento, além do bem que lhe faz, desvia sua atenção para os músculos.

Pratique exercícios físicos. 
Os Exercícios Físicos, principalmente a musculação, neutralizam as reações corporais do medo e da preocupação. A massagem muscular e os exercícios de alongamento são úteis também. Para mais informações sobre o Medo e a Preocupação, veja o Post 19.

A musculação é útil no medo e na preocupação.


Saiba lidar com a Raiva.
Quando estiver com raiva, nunca se entregue, pois ela se alimenta do pensamento raivoso. Aí você quer bater no outro e humilhar, sem pensar nas consequências. Esfrie a cabeça e converse depois, com calma. 

Para evitar a raiva, evite situações muito estressantes;  faça relaxamento, exercícios físicos regulares e pratique Plena Atenção; não pense em coisas desagradáveis que lhe irritem; evite atritos com outras pessoas; divirta-se regularmente; não use álcool em excesso; perdoe às pessoas que lhe fizeram mal.

                                          Perdoe a quem lhe fez mal.

Para lidar com a Raiva é muito útil a Paciência: saber esperar que as coisas ocorram e tolerar o comportamento do outro. Veja mais informações sobre a Raiva, no Post 9.

Como lidar com o Estresse?

 Quando perceber que está ficando estressado, respire fundo pelo menos 5 vezes e  conte lentamente de 1 a 10. Ou sorria, ou dê uma boa caminhada, ou peça licença à outra pessoa e se afaste. Não faça nada com pressa; dirija o carro na pista de velocidade baixa; evite situações estressantes; não tente controlar coisas sobre as quais não tem poder.

                                   Não faça nada com pressa. Planeje antes.

Quando o estresse já estiver instalado pratique Plena Atenção, Relaxamento Muscular ou Respiração Profunda. Ou faça exercícios físicos, ou  reze uma oração, ou faça algo que lhe dê prazer e bem-estarMais informações sobre como lidar com o Estresse no Post 24.

               Quando o estresse estiver instalado, pratique respiração profunda.

Cultivar a alegria e o bom humor.

Cultive a alegria ligando-se a coisas alegres; sorria sempre, mesmo sem vontade; não deixe pensamentos desagradáveis em sua mente; evite ver cenas desagradáveis e violentas na televisão; evite ver filmes de terror ou violentos; pratique Plena Atenção, o Sorriso Interior ou a Ioga do Riso.

                                        Para cultivar a alegria, sorria sempre.

Para cultivar o bom humor conviva com pessoas bem humoradas e procure ficar alegre; evite ficar com Raiva; organize suas atividades para não fazer tarefas com pressa; fuja de pensamentos negativos e emoções negativas; e sempre que possível, conviva com pessoas de bom humor. Veja mais sobre Alegria no post 10.


                 Para cultivar o bom humor conviva com pessoas bem humoradas

Avalie corretamente suas ameaças.

Quando perceber uma ameaça veja se é real, sua intensidade e seu significado. Faça a análise baseado em evidências, pois você pode percebê-la maior ou menor do que ela é. Avalie com cuidado para usar melhor os recursos que tem. Uma má avaliação pode trazer preocupações e sofrimentos. 

              Quando tiver uma ameaça veja se ela é real e seu significado.

Identifique os recursos que tem para enfrentar a ameaça, e repita a avaliação inicial se ela foi ruim. Faça um plano para enfrentá-la consultando especialistas ou amigos, se precisar.

Sinta Bem-estar

Você sente bem-estar e Paz Interior quando  tem na mente emoções como satisfação, alegria, contentamento e prazer. E uma boa saúde. E não tem bem-estar se estiver com  estresse, raiva, medo, preocupações e tristeza. O bem-estar depende também de condições materiais adequadas, da sua renda financeira, de bons relacionamentos familiares, sociais e profissionais e de atividades sociais.
Você sente bem-estar quando está sorrindo, de bom humor,  em paz, com a mente calma e tranquila, relaxado, com esperança, otimista, sentindo gratidão ou emoções positivas. (Veja detalhes nos Post 33, que trata do Bem-Estar).

Você sente bem-estar quando está alegre e de bom humor.

  Tenha autocontrole.

Controlar suas emoções, pensamentos, desejos e impulsos é fundamental para ter Paz Interior, principalmente o controle dos pensamentos, do medo, da raiva e do estresse. Nunca fique pensando em coisas desagradáveis do presente ou do passado, que lhe deixem ansioso, estressado ou sofrendo. Pense em coisas desagradáveis nos momentos certos, reservados para isto. Veja no post 27 as recomendações para treinar seu Autocontrole.

Tenha Compaixão

A Compaixão permite que você expresse sua empatia e simpatia por outra e ajude a melhorar o sofrimento dela. Ela depende de seus neurônios-espelho localizados no cérebro: se você vê uma pessoa sofrendo seus neurônios-espelho fazem você sentir o sofrimento dela e vem o desejo de  ajudá-la. Ao praticar um ato de compaixão a pessoa sente prazer pois ativa seu sistema de recompensa, produzindo mais dopamina e serotonina. Veja no post 51 como treinar sua Compaixão.
                         Ter compaixão lhe trará Paz Interior.

Tenha Gratidão

A Gratidão produz efeitos agradáveis no organismo e é uma reação a benefícios recebidos pela pessoa vindos de outros, dela mesma, ou de instituições. Você pode ter gratidão a alguém que lhe ajudou de qualquer modo ou lhe deu um presente significativo.
 E deve ser grato a si mesmo pelos esforços que fez para ter uma vida de boa qualidade. Pode ser grato à vida, a Deus, a uma Faculdade ou a pessoas com quem aprendeu coisas úteis para a vida. Crie o hábito de cultivar a Gratidão. Veja no post 43 como cultivar a Gratidão.



                                  Cultive a Gratidão e terá mais Paz Interior.

Faça do Perdão um hábito
 O Perdão é um ato consciente da pessoa para livrar-se do ressentimento ou desejo de vingar-se de alguém que lhe causou mal. Atua sobre o ódio, raiva, ressentimento, mágoa, agressividade e no desejo de vingança. Perdoar não significa reconciliar-se com quem fez a ofensa, nem esquecer o que ocorreu. Veja no post 46 como cultivar o Perdão.
                                        Perdoar lhe fará muito bem.


  Ame os outros e deixe que eles lhe amem.
Pesquisa mostrou em pessoas que sofreram um infarto do coração: sobreviveram mais foram que relataram amar e serem amados por seus familiares. É importante você expressar seu amor à pessoa que ama através de seu carinho, respeito, ajuda e presentes materiais. E dizer-lhes que sua recompensa é ver um sorriso em seus lábios.  Seja tolerante e não valorize os defeitos de quem ama, mas sim suas virtudes.  Sinta-se amado e entregue-se ao amor.


                                        Ame os outros e aceite o amor deles.

Sinta-se protegido. 
  
Quando você está com medo e sente que tem Proteção, diminuem sua insegurança e sua ansiedade e aumenta sua calma. Para se sentir protegido, identifique os recursos que tem para enfrentar uma ameaça qualquer, que podem estar na sua família e amigos, em seus bens materiais e financeiros, em seu poder, prestígio ou reputação. Quando tiver um sentimento de Proteção, entregue-se a ele deixe-o permanecer em sua mente o tempo que puder, pois terá  menos medo, mais calma e mais confiança.


Quando você se sente protegido, fica mais calmo e confiante.

Tenha uma vida saudável, com uma alimentação adequada pois elas interferem no seu bem-estar. Sempre dê um passeio na praia ou num bosque para estar em contato com a natureza. Evite usar álcool e não use drogas como maconha, cocaína e drogas sintéticas, que trazem mal-estar.


                             A alimentação saudável interfere no seu bem-estar.

Considerações finais 


A Paz Interior é um assunto complexo devido a muitos fatores que contribuem para ela. Alguns elementos essenciais devem ser praticados regularmente, e outros, muito importantes,  também devem ser praticados.
Dentre os fatores essenciais estão: praticar respiração profunda, relaxamento e conseguir ter o sentimento de paz, recitar mantras, praticar Plena Atenção, avaliar bem as ameaças, ter autocontrole, controlar raiva e o medo, e saber lidar com o estresse.

São fatores importantes: cultivar a alegria e o bom humor, ter compaixão, gratidão e saber perdoar, amar os outros e deixar-se amar por eles, sentir-se protegido, ter vida saudável.


Teste sua Paz Interior

Você deve avaliar sua Paz Interior para ver onde pode melhorar, com o teste abaixo. Responda as questões e analise suas respostas para saber o que fazer. A avaliação não é aprofundada, pois ela exigiria um questionário mais complexo.

Instruções

Este teste, com 20 questões, lhe dará uma ideia de como está sua Paz Interior. Leia com atenção, sem pressa e use o tempo necessário para cada pergunta. Cada questão tem 2 alternativas de respostas, S ou N e você deve escolher UMA delas. Marque S se estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre, ou N se não estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre. Ao responder considere seu comportamento habitual e não como gostaria de ser.


Questões :


 1. Você vive a maior parte de seu tempo no momento presente de sua vida. ___

 2. Você procura sempre agir e pensar de modo espontâneo sem se deixar influenciar por medos do passado. ___

3. Você tem o hábito de julgar as pessoas ao conversar com elas.___

4. Você tem dificuldades para sentir Paz Interior porque tem muitas preocupações ou medo do futuro. ___

5. Você encara com calma e serenidade os momentos difíceis de sua vida. __
                                          
6. Você não tem dificuldades para sentir Paz Interior pois não está sempre com  pressa, querendo que as coisas ocorram logo.  __

7. Quando uma pessoa lhe agride ou magoa, você espera uma oportunidade para devolver a agressão. ___

8. Você não é habitualmente agitado e estressado. ___

9, Você habitualmente age na base do impulso e reage imediatamente aos estímulos que chegam. ­­___

10. Você procura ter autocontrole e controlar sempre suas emoções e  pensamentos negativos, principalmente a raiva, medo e preocupações. ___

11. Você tem como hábito cultivar seu Bem-estar e sua autoestima ___

12. Você procura ver mais o lado positivo da vida do que o negativo. ___

13. Você não faz relaxamento durante alguns minutos quando recebe uma notícia desagradável.  ___

14. Em vez de esperar que as coisas aconteçam, você sempre procura interferir nelas para fazê-las andar. ___

15. Você gosta de receber o amor sincero das pessoas que lhe amam e  de dizer a elas que as ama. ___

16. Você tem dificuldades para sentir Paz Interior porque não consegue levar sua mente para o modo receptivo. ___

17. Você se sente em paz a maior parte de seu tempo.  ___

18. Você não consegue ficar calmo e tranquilo porque  fica com  raiva ou mágoa de outras pessoas e o desejo de agredi-las ___

19. Você não sorri com frequência, nem passa a maior parte do tempo de bom humor.­­___

20.  Você  medita diariamente para  acalmar sua mente, concentrado em sua respiração, durante pelo menos 10 minutos. ___



Como chegar a sua Pontuação Final:

Primeiro conte o número de respostas afirmativas S e o de respostas negativas N. A seguir dê 1 ponto para cada resposta afirmativa nas questões 1, 2, 6, 8, 10, 11, 12, 15, 19 e 20. E 1 ponto para cada resposta negativa nas questões 3, 4, 5, 7, 9, 13, 14, 16,17 e 18. Sua pontuação final será a soma dos pontos das respostas afirmativas e negativas.
Exemplo: se respondeu S para 6 questões e N para 4 questões, sua pontuação final será 6 + 4 = 10.

Significado de sua Pontuação Final:

Pontuação entre 1 e 5: sua Paz Interior é muito baixa e merece atenção. Identifique seus comportamentos inadequados e tente melhorar praticando as orientações deste blog. Se não melhorar procure ajuda profissional.

Pontuação entre 6 e 10: você tem nível baixo de Paz Interior e deve praticar os comportamentos indicados neste blog. Depois repita o teste para ver se melhorou e se não melhorar procure ajuda profissional.

Pontuação entre 11 e 15: você tem nível moderado de Paz Interior, e está acima da média. Identifique suas deficiências e pratique as recomendações deste Blog, para melhorar. Repita o teste para ver se melhorou.

Pontuação entre 16 a 20: você tem nível alto de Paz Interior. Parabéns. Aumente sua prática e aprimore-a para servir de exemplo. Ajude outras pessoas.

                                        ♦♦♦

Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, através de sugestões e da revisão do texto.

                                            ♦♦♦

Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas com mais bem-estar, mais tranquilidade e um mundo melhor!

                                                                    ♦♦♦

RESUMO

1. Para lidar com seus medos e preocupações reflita sobre eles, faça  relaxamento muscular ou pratique exercícios físicos. Procure evidências concretas que os justifiquem. Faça relaxamento muscular e desvie a atenção para os músculos. Repita o relaxamento até se sentir calmo e relaxado. Pratique Exercícios Físicos para neutralizar as reações corporais do medo e da preocupação, principalmente a musculação, massagem muscular e alongamentos.

2. Quando estiver com raiva, nunca se entregue, pois ela se alimenta do pensamento raivoso, e você vai querer bater no outro, pisar e humilhar. Esfrie a cabeça e converse depois, com calma. Para evitar a raiva, evite situações muito estressantes e faça relaxamento, exercícios físicos regulares e pratique Plena Atenção. 
Não pense em coisas desagradáveis que lhe irritem, evite atritos, divirta-se regularmente, não use álcool em excesso e perdoe a quem lhe fez mal. Pratique a Paciência: espere as coisas ocorrerem e tolere os comportamentos indevidos dos outros.

3. Quando estiver estressado, respire profundamente pelo menos 5 vezes e  conte lentamente de 1 a 10. Ou sorria, ou dê uma boa caminhada, ou peça licença à pessoa que está lhe estressando e se afaste.
Para lidar com o estresse instalado pratique Plena Atenção, ou Relaxamento Muscular, ou Respiração Profunda. Ou faça exercícios físicos ou algo que lhe dê bem-estar. Não faça nada com pressa, evite situações estressantes e não tente controlar coisas sobre as quais não tem poder.

4. Cultive a alegria procurando ligar-se a coisas alegres; sorria sempre, mesmo sem vontade; não deixe pensamentos desagradáveis na mente; evite ver cenas desagradáveis e violentas na televisão; evite ver filmes de terror ou violentos; pratique Plena Atenção, o Sorriso Interior ou a Ioga do Riso.

Para cultivar o bom humor procure ficar alegre; evite ficar raivoso; organize suas atividades para não fazer coisas com pressa; fuja de pensamentos negativos e emoções negativas; sempre que possível, conviva com pessoas de bom humor.

5. Quando perceber uma ameaça veja se ela é real, sua intensidade e seu significado. Você pode achar que ela é maior ou menor do que realmente é, por isto deve avaliar com cuidado, para poder usar melhor os recursos que tem. 
Uma má avaliação pode trazer preocupações e sofrimentos. Identifique seus recursos para enfrentar a ameaça e se a avaliação inicial foi ruim, faça outra. Faça um plano para enfrentá-la, consultando especialistas ou amigos se for preciso.

 6.  Quando você sente bem-estar tem Paz Interior. Ele  depende da presença de emoções como satisfação, alegria, contentamento e de prazeres. E de uma boa saúde. Por outro lado, o estresse, raiva, medo, preocupações e tristeza trazem mal-estar. O bem-estar depende também das condições materiais, da renda financeira e de bons relacionamentos e de atividades sociais.

 7. O autocontrole é fundamental para ter Paz Interior, para controlar os pensamentos, medo, raiva e estresse. Nunca pense em coisas desagradáveis que lhe deixem ansioso, estressado ou sofrendo.


8. A Compaixão permite expressar sua empatia por outra e melhorar o sofrimento dela. Depende de seu sistema de neurônios-espelho: se você vê uma pessoa sofrendo, seus neurônios-espelho fazem você sentir o sofrimento dela e vem o desejo de  ajudá-la. Ao praticar um ato de compaixão você sente prazer porque ativa seu sistema de recompensa e produz mais dopamina e serotonina.

9.  A Gratidão é uma emoção em reação a benefícios recebidos pela pessoa. Você pode ter gratidão a alguém que lhe ajudou ou deu um presente significativo. E deve ser grato a si mesmo pelos seus esforços para ter uma vida de boa qualidade. Crie o hábito de cultivar a Gratidão.
O Perdão é um ato da pessoa para livrar-se do ressentimento ou desejo de vingar-se de alguém que lhe causou mal. Atua sobre o ódio, raiva, ressentimento, mágoa e no desejo de vingança. Perdoar não significa reconciliar-se com quem fez a ofensa, nem esquecer o que ocorreu.

10. Ame as pessoas queridas e deixe-se amar por eles. As pessoas que tiveram maior índice de sobrevivência depois de um infarto do coração, foram as que amavam seus familiares e eram amadas por eles.

11. É importante você expressar seu amor por quem ama com seu carinho, respeito, ajuda e presentes materiais. E dizer a ele que sua recompensa é ver um sorriso em seu rosto.  Seja tolerante com eles, sinta-se amado e entregue-se a este amor.

12. Quando você está com medo mas se sente protegido, diminui sua insegurança, sua ansiedade e aumenta sua calma. Para se sentir protegido, identifique  os recursos que tem para enfrentar uma ameaça. Eles podem estar em sua família, amigos, nos seus bens materiais e financeiros, em seu poder e prestígio.
Tenha uma vida saudável, com alimentação sadia e dê um passeio na praia ou num bosque. Evite usar álcool, nunca abuse dele, e não use drogas como maconha, cocaína e drogas semelhantes sintéticas.

13. Responda ao teste do Post para avaliar sua capacidade de ter Paz Interior e saber como melhorá-la. Analise as respostas para saber seus pontos fracos e trabalhe para melhorar. Se preciso, procure ajuda de uma pessoa qualificada.


REFERÊNCIAS E LINKS


1. Post 19, sobre o Medo e a Preocupação.
2. Post 24 sobre o Estresse.
3. Post 9 sobre a Raiva.
4. Post 10 sobre Alegria.
5. Post 27 sobre Autocontrole.
6. Post 51 sobre Compaixão.
7. Post 43 sobre Gratidão.
8. Post 46 sobre Perdão.

Imagens: Pixabay. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário