Plena Atenção – revisão
Leitura em 25minutos
P
S I C O L O G I A
M
O D E R NA
Blog emoçaoeatencao@blogspot.com
Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos
2024 - Bahia- Brasil
QUEM É O AUTOR
Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor
aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado
em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da
Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Programa de Educação das
Emoções.
Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que
foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data,
cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast
das Emoções, no citado blog, em 2021.
Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia,
implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes
resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e
resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de
Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e
Resultados.
Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do
Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo.
Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação
Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica-
Filosofia, Valores e Ensino”.
Dedico este
e-book:
In memoriam: A minha inesquecível esposa, Olívia, meu Pai e
minha Mãe.
A meus filhos:Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo
A meus netos: Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria
Eduarda , Larissa e Arthur.
● ● ●
A todos que nos
propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas e reflexões
sobre a Educação das Emoções.
● ● ●
“Quem conhece aos
outros é inteligente, quem conhece a si mesmo é sábio“. Lao Tsé – Tao te King,
XXXIII
● ● ●
“Trata a humanidade,
na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas
como um meio”
Kant I., “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, 1786.
● ● ●
“Não há outro
universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É
procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”
Sartre,J.P., “O
Existencialismo é um humanismo”, 1944
● ● ●
“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas
que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de
entropia no mundo”.
Mihaly Csikszentmihalyi , A Descoberta do Fluxo,
1999.
COMUNICADO
A partir de 26-11-22, o blog emoçaoeatencao@blogspot.com
terá nova orientação, para
atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação
publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de
sua filosofia de trabalho, publica também e-books gratuitos, que conterão o
conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a
constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.
Já publicou 60 E-books sobre assuntos de neuropsicologia.
Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.
Imagens de ranking data base
emocaoeatencao@blogspot.com
4
RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 59
Capitulo 1: Que é Plena
Atenção .
Capítulo 2: Atualização da Plena Atenção
Capítulo 3: Prática da Plena Atenção
CAPITULO 1
QUE É PLENA
ATENÇÃO?
Você
desenvolve o hábito de prestar atenção, de modo que pensamentos desagradáveis e
emoções negativas não podem ocupar sua
mente. O praticante presta atenção ao mundo
externo e a seus pensamentos, emoções e sentimentos, estando sentado, andando ou
fazendo qualquer atividade, e deixa de lado o que ocorreu no passado ou vai
ocorrer no futuro. O National
Institutes of Health- NIH considera a Plena Atenção Medicina
Alternativa.
A Plena Atenção é a sentinela da mente e seu escudo protetor.
FACETAS
DA PLENA ATENÇÃO
2. Descrever :
é descrever silenciosamente com palavras
as experiências internas. Se estiver subindo uma escada, diga a si mesmo: “estou
subindo uma escada”. Ou "estou andando na beira da praia”, etc.
3. Agir com
consciência: prestar atenção às atividades do momento e
perceber, o contexto e conteúdo de cada momento. Por exemplo, dizer
para si mesmo: “estou no meu quarto, em minha casa, sentado em uma cadeira,
em silêncio, sem pensar em nada, com o corpo relaxado, e presto atenção ao que
ocorre dentro e fora dele”. É ver, ouvir e sentir, sem deixar nenhum pensamento interferir.
4. Não julgar a
experiência interna: não julgue o que observa, as
sensações, pensamentos e sentimentos. Não avalie se são bons ou ruins,
agradáveis ou desagradáveis, nada percebido.
5. Não reagir à experiência interna : permitir
que seus pensamentos e sentimentos cheguem e saiam da mente livremente, sem
reagir.
Com base nos resultados das pesquisas, Baer
elaborou um questionário para avaliar a Plena Atenção, que denominou de“Questionário
das Cinco Facetas da Atenção”, que estudaremos.
Ele pesquisou 2.250 participantes, e constatou
que durante cerca de 4 horas, metade do tempo em que estavam
acordados, suas mentes divagavam, saiam do “momento presente" e iam
de um pensamento para outro. Eles declararam sentir menos bem-estar na
divagação, mesmo se estivesem descansando, no trabalho, em casa, ou no
computador. A divagação causava mal-estar.
Como Age a Plena Atenção
Numa pesquisa, aos participantes que receberam treinamento em Plena
Atenção, foram aplicados testes para avaliar a atenção. Foi
verificado nos que praticavam a longo prazo, resultados melhores
no alerta e na orientação. A ressonância magnética mostrou que durante a
Atenção aumenta a atividade frontal e a parietal do cérebro.
2. Plena
Atenção e Regulação das Emoções
As emoções podem ser controladas pela extinção, como por exemplo o medo. Um soldado que volta da guerra pode entrar em pânico ao ouvir uma bomba, pois ela o lembrará do campo de batalha. Ele pode trabalhar sua mente para extinguir o medo que ficou,ao ouvir os canhões na guerra, com o psicoterapêuta.
Quando estiver com medo de alguma coisa, reavalie a emoção e se pergunte: “Quais as evidências que meu medo é real ?”. Você lidará melhor com as causas do estresse analisando-as com calma. Holzel, comprovou que a Mindfulness aumenta as reavaliações positivas.
CAPÍTULO 2
ATUALIZAÇÃO DA PLENA ATENÇÃO
Impacto
da Plena Atenção no Ocidente
Uma forma de saber o estado atual da Plena Atenção, seu “estado
de arte”, é avaliar a repercussão e o impacto por ela produzidos nos meios
científicos, considerando o número de pesquisas existentes nos últimos 20
anos. Segundo Sun, este número passou de 76 publicações, em 1990, para 2.705 em
2010, com aumento de quase 4.000%.
Aumentou 4.000% o número de pesquisas sobre Plena Atenção, nos últimos 20 anos.
A Academia de Educação da Califórnia, em 12/9/19, enviou e-mail a nosso blog colocando à disposição 19.771 publicações referentes a Plena Atenção, e a primeira publicação foi feita em 1982. (Academia.edu premium@academia-mail.com)
Rede
Modo Padrão Cerebral
Outra forma de atualização da Plena Atenção é saber seus novos
efeitos no cérebro, como no caso da Rede de Modo Padrão. Existem
funcionando no cérebro diversas redes neuronais conectadas entre si, por onde
circulam as informações que promovem o seu funcionamento integrado e
harmônico. Elas interagem entre si, e promovem o processamento e a conexão das
informações internas e externas recebidas pelo órgão.
Existem no cérebro diversas redes neuronais conectadas
entre si.
Uma das redes mais importantes é a Rede de Modo Padrão (DMN, do inglês, Default Mode Net), relacionada com o funcionamento dos órgãos do corpo, com o comportamento da pessoa e com suas emoções, avaliações e memória. Foi descoberta por Raichle recentemente, quando fazia pesquisas de imagens cerebrais usando Tomografia por Emissão de Pósitrons.
Verificou, no
intervalo das pesquisas, que quando o participante estava em repouso, com os
olhos fechados e sem executar nenhuma tarefa, diversas áreas do cérebro estavam
em atividade: os lobos frontal, parietal, temporal e o córtex
cingulado. Constatou que quando ele prestava atenção a um objeto externo as
áreas citadas diminuíam a ativação. E denominou de Rede de Modo Padrão a rede
de neurônios responsável por isto.
A Rede de Modo Padrão vai do córtex pré-frontal ventral e
do córtex pré-frontal dorsal (em vermelho) até o córtex parietal medial e
lateral (em amarelo) e ao córtex temporal lateral e medial (em verde, na
figura). Compõem ela os córtices do precuneus, cingulado posterior e do
lóbulo parietal póstero-inferior, além do hipocampo.
A Rede
de Modo Padrão é uma área do córtex cerebral,
localizada nos córtices pré-frontal, parietal e temporal.
Imagem das regiões da Rede de Modo Padrão.
O córtex pré-frontal medial dorsal (DMPC) está associado ao julgamento de uma situação ser agradável ou desagradável para uma pessoa. Outros componentes da Rede Modo Padrão estão associados à lembrança de assuntos estudados e à memória (ligação do componente parietal da rede com o hipocampo).
A Rede Modo Padrão é mais ativa quando a pessoa está em repouso ou pensando sozinha, pois recebe estímulos do próprio cérebro, ou quando o indivíduo executa tarefas relacionadas a ele, como por exemplo quando está divagando.
A Rede Modo Padrão é mais ativa quando a pessoa divaga.
Se a pessoa está andando concentrada, diminui a atividade da Rede
Padrão.
Tempo de praticar Plena Atenção
Para os não pacientes, foi recomendada prática
diária de quinze minutos, uma ou duas vezes por dia. Como alternativa, praticar durante 5 ou 10 minutos e aumentar até os quinze, se não conseguir de
início (Kabat-Zinn, J., Mindfulness
Meditation for everyday life, Ed. Piatkus Books, London, 2001).
Para ele, a
duração da meditação tem pouco a ver com o tempo do relógio, pois depende de
outros fatores. É mais importante a sinceridade do praticante, do
que o tempo que ele leva, e que ele tenha bastante motivação para
praticar. Se você meditar pouco
tempo, é maravilhoso, pois reconhece a necessidade de mudar. Ele mantém
para os pacientes 45 min/por dia e para pessoas especiais.
A Plena Atenção não é remédio para tudo e precisa ser protegida de uma vida agitada e de uma mente
inquieta e assustada, cultivando o bem-estar e a paz interior.
Efeitos da Mindfulness na Educação
McKeering, em 2019, fez revisão de 13 pesquisas sobre o efeito da Plena Atenção, da qual participaram 2.277 alunos adolescentes, e encontrou melhoras no bem-estar. Plena Atenção é eficaz num programa escolar destinado a promover o bem-estar dos adolescentes. Os alunos são treinados para desenvolver as habilidades de viver o momento presente e de retornar a ele utilizando a respiração.
Foi constatado que a Plena Atenção produziu aumento
da felicidade, bem-estar e otimismo dos alunos, além de redução do medo,
ansiedade e preocupações. Os alunos praticaram o que aprenderam em suas
residências, para lidar com o estresse da família e em seus relacionamentos e
foram bem sucedidos. Aprenderam a reconhecer quando suas mentes vagavam e a
trazê-las de volta para o momento presente.
Ampliaram suas consciências, pois
passaram a notar eventos mentais e físicos que anteriormente não observavam,
como os movimentos corporais associados à respiração. A prática da Plena
Atenção os ajudou a prestar atenção aos sentimentos do outro, dando origem à compaixão (https://link.springer.com/article/10.1007/s12671-018-0998-9).
Concentração e Plena Atenção
Na Concentração, a pessoa fixa a atenção em um objeto.
Viver no
Momento Presente
Atento a seus sentimentos: bem-estar / mal-estar, alegria/tristeza, medo ou raiva;
A suas sensações corporais: o ar entrar e sair dos pulmões, os músculos relaxados ou tensos; formigamento nas mãos e pés ou dormência; sensação de peso no corpo; calor ou frio; observar as emoções e não se entregar a elas;
E seus pensamentos, lembranças, desejos e impulso e suas emoções. Você terá mais bem-estar, mente mais calma, paz interior e mais satisfação na vida.
Viver no Momento Presente é estar ciente do que ocorre aqui e agora.
Sua vida se desenrola momento a momento e você precisa estar ciente e presente a cada um deles para não perder nada agradável ou valioso, nem as possibilidades de crescimento, porque estava ausente de si mesmo. Você ausente de seu momento presente, pode criar problemas devido a ações e comportamentos automáticos que ocorrerão, causados por medos, preocupações, inseguranças, ou raivas.
Por isto esteja sempre alerta, pois estas situações
aumentam com o tempo e poderão lhe paralisar e isolar. Você vai pode perder a
confiança em si e em sua capacidade de se orientar para ter mais bem-estar e
saúde.
Você deve viver no momento presente para manter a direção
de sua vida e de seus relacionamentos, na família, no trabalho e com os
outros. Assim se conhecerá melhor
e se relacionará bem consigo mesmo. Para isto fique atento a suas
emoções, e as controle, bem como a suas ações, para ser uma pessoa consciente e
conectada aos outros, se libertando da camisa de força que é a vida
automática.
Uma hora boa para praticar o Momento Presente é quando estiver almoçando. Preste atenção a cada alimento que coloca na boca, desde que começa a mastigar, até quando engolir. Sinta o gosto dele, se é salgado, ácido, doce ou amargo. Aprecie o sabor dos líquidos que beber. Comer é um dos prazeres da vida e para não deixar de usá-lo, não conversar e não pensar, quando comer.
Viva o Momento presente quando estiver almoçando.
Os participantes da pesquisa de Raicle, quando estavam em repouso e com os olhos fechados, ativavam suas Redes de Modo Padrão, suas mentes ficavam “errantes” e eles divagavam sobre assuntos desagradáveis. Para praticarem a Plena Atenção, eles levavam sua atenção para a respiração, para voltarem ao momento presente. Outra coisa: tenha cuidado ao terminar a Plena Atenção, porque pode diminuir seu nível de atenção na transição para a vida normal. Fique ciente que chegou ao fim e aumente a atenção, sem sair rapidamente. Saia aos poucos.
Não viva sempre no Presente
Uma pessoa normal deve planejar seu futuro.
Deve haver um equilíbrio entre o tempo dedicado por você ao
momento presente, ao passado e ao futuro. Ache este ponto de equilíbrio, tendo um nível razoável de estresse (verificando sua tensão
muscular, batimentos do coração, etc.) e suas preocupações e ansiedades, para viver a maior
parte do seu presente.
Um dos objetivos da Plena Atenção é ter uma vida com bem-estar, e se você pensar muito nos problemas do passado e do futuro terá consequências negativas. Veja as sugestões para buscar equilíbrio: pense no passado o tempo necessário para lembrar experiências agradáveis, identificar onde errou para não repetir o erro e saber e a causa do sucesso. Reflita sobre o que ocorreu, sem se entregar a preocupações. Pense no futuro somente o tempo necessário para planejar coisas importantes. Avalie se seu nível de estresse e de ansiedade é razoável. Permaneça no momento presente a maior parte de seu tempo. (https://positivepsychology.com/present-moment/)
CAPÍTULO 3
PRÁTICA DA PLENA ATENÇÃO
a- sentado, observando o que ocorre na sua mente;
b - fazendo a “varredura” do corpo , passeando a atenção pelo corpo;
c - andando, correndo ou praticando exercícios físicos;
d - prestando atenção ás suas atividades diárias.
Em qualquer forma que pratique, descreva em silêncio o que está fazendo, pois prestará mais atenção ao presente.
● Como proceder -
a ▪ Sente-se em uma cadeira com
os pés apoiados no chão, coluna ereta, braços descansando nas coxas, olhos
fechados ou semi-abertos, relaxado, num local tranqüilo, sem ser incomodado.
Pratique sempre na mesma hora e no mesmo local.
b ▪ Preste atenção
ao que vê ou ouve, seus pensamentos, emoções e sensações, sem se fixar, nem pensar em nada. Deixe cada objeto que chega em sua mente ser
substituído pelo que vier depois, sem julgar se é bom ou ruim, agradável ou
desagradável. Não reaja a nada. Aceite tudo igualmente, não pense no passado
ou futuro.
c ▪ Sinta o ar entrar e sair nos pulmões, sem se fixar nas respirações. Poderá sentir peso nas pernas ou braços, a picada de um inseto, ouvir o barulho de um carro ou um avião passar, um cão latir, a chuva cair, um menino chorar, as batidas de um martelo, lembrar-se de um fato agradável. Não julgue nem se fixe em nada.
● Como proceder -
b ▪ Preste atenção ao primeiro
dedo do pé esquerdo e vá, lentamente, passando para todos os dedos. Depois vá
para o dorso do pé e para a planta do pé, siga para a perna e coxa esuerdas. Poderá
sentir sensações de peso, formigamento, dormência ou calor.
c ▪ Da coxa esquerda vá para o
pé direito e repita tudo que fez no esquerdo. Depois leve a atenção para o
abdômen, nádegas, costas e ombro esquerdo. Desça pelo braço esquerdo até os
dedos da mão esquerda, passe para a direita e então suba pelo antebraço,
cotovelo, braço e ombro direitos. Siga para o pescoço e garganta.
d ▪ Na cabeça, comece pela testa
e vá para os olhos, nariz, orelhas, mandíbula, queixo, lábios superior e
inferior, gengivas e língua. Sinta a saliva na boca. Dirija a respiração
para o lugar do corpo em que estiver com a atenção voltada para ele. Poderá
sentir a respiração atravessando seu corpo, dos pés à cabeça.
Pratique Mindfulness “Varrendo” o Corpo com a mente.
3 – Praticar Mindfulness andando
Mulher andando praticando Plena Atenção.
● Estabeleça uma meta. Um exemplo é praticar durante 30 minutos ou
mais.
● Como proceder -
a ▪ Defina onde vai andar e sua velocidade. Ande com os olhos abertos, prestando atenção às árvores, casas, pássaros, nuvens, azul do céu, barulhos, cheiros, etc.
d ▪ Não se fixe em
nada, nem permita qualquer distração.
Descreva para si mesmo, em silêncio, tudo que fizer. Diga: “botei o pé direito no chão”, a seguir, “botei o pé esquerdo no chão”, e assim por diante.
▪ Meta –prestar atenção a tudo que faz durante suas atividades diárias, quaisquer que sejam elas.
▪ Como proceder -
a ▪ quando tomar banho de chuveiro, preste atenção ao passar sabão nas mãos, pés, pernas, corpo e rosto; quando lavar as mãos ou o rosto, fizer a barba ou escovar os dentes, preste atenção aos movimentos das mãos e braços, e ao pentear o cabelo;
b ▪ quando comer, preste atenção ao que come,
mastigando bem cada alimento, sentindo o cheiro e o gosto de cada
um: doce, salgado, amargo ou ácido; antes de beber café, chá ou sucos,
sinta o cheiro deles e depois o gosto;
RESUMO
1. Inicialmente, o tempo que Kabat-Zinn recomendou de prática da Plena Atenção para seus pacientes foi de 45 minutos, 1 vez ao por dia, 8 semanas. Em 2001, recomendou 15 minutos, 1 ou 2 vezes por dia, começando com menos tempo e aumentando gradualmente. Mantém para os pacientes 45 minutos por dia.
2. Recomenda não
praticar em locais apertados, incômodos e
barulhentos ou próximos a pessoas conversando. E preparar-se para lidar
com as divagações, impaciência, medo, ansiedade, preocupações, raiva, dor,
fadiga e tristeza.
3. McKeering, em
2019, fazendo revisão de pesquisas
sobre o efeito da Plena Atenção, encontrou melhorias no bem-estar dos
alunos: aumento da
felicidade, bem-estar e otimismo, e redução do medo, ansiedade e
preocupações.
4. Kabat- Zinn, em
2001, deixa claro a diferença entre Concentração e Plena Atenção. Na
Concentração, o meditador concentra sua atenção em um objeto, e na Plena
Atenção não concentra a atenção em nenhum objeto e os percebe individualmente,
um depois do outro, sem se fixar a nenhum deles.
5. A Paciência é
importante na prática da Plena Atenção, saber esperar e
tolerar, principalmente para viver o momento presente, prestando atenção
pacientemente no ar entrar e sair dos pulmões. E, se entram
pensamentos e divagações desagradáveis, sem se irritar, retornar a mente, tantas vezes quanto necessárias.
6. Viver
no Momento Presente é viver de forma consciente, ciente do que ocorre
naquele instante dentro de si e em sua volta, sempre atento a seus
sentimentos, emoções, sensações corporais, pensamentos, lembranças, desejos e
impulsos, para ter mais bem-estar, paz interior , satisfação e harmonia
na vida.
7. Viva o Momento Presente quando
estiver comendo e preste atenção a cada alimento que coloca na boca, do
mastigar, até engolir. Não converse nem pense em nada.
8. Mas você não
pode viver o tempo todo no Momento Presente, pois tem os problemas
da vida para resolver, da família, do trabalho e dos compromissos sociais,
muitos dos quais envolvem seu passado e seu futuro.
9. Deve haver um equilíbrio entre o tempo dedicado ao presente, ao
passado e ao futuro. Você deve achar um ponto de equilíbrio, de forma a
conviver com um nível razoável de estresse e preocupações, vivendo a maior
parte no momento presente.
10. Cuidado : ao terminar a prática da Plena Atenção, para não diminuir seu nível de atenção na transição
para o normal, saia aos poucos.
REFERÊNCIAS
E LINKS
7. http://www.infoescola.com/anatomia-humana/lobos-cerebrais/
8. http:// www.guia.heu.nom.brl
. https://link.springer.com/article/10.1007/s12671-018-0998-9
9. Kabat-Zinn, J., Mindfulness Meditation
for everyday life, Ed. Piatkus Books, London, 2001.
10.
Lao Tzu, Tao te King, o livro do sentido da vida, São Paulo,
11.file:///D:/Documentos/Momento%20presente,%20Tchih%20Nat%20Ham,%20versos%20comentados,%201990,%
12. https://positivepsychology.com/present-moment/)
13.
Post 18 – O que é o Medo?
14.
Post 22 - Estresse- quais suas causas e efeitos?
15.
Post 2- Prática da Plena Atenção.
16. Post 47- Paciência: o que é?
17. https://positivepsychology.com/present-moment/)
18.
Sun, J. (2014). Mindfulness in
context:A historical discourse analysis. Contemporary Buddhism, 15(2),
394-415.http://dx.doi.org/10.1080/14639947.2014.978088). http://dx.doi.org/10.1080/14639947.2014.978088.
19. https://www.annualreviews.org/doi/full/10.1146/annurev-neuro-071013-014030?url_ver=Z39.88-
20. https://www.annualreviews.org/doi/full/10.1146/annurev-neuro-071013-014030?url_ver=Z39.88-
2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed)2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed)
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