sábado, 9 de fevereiro de 2019

49- O QUE É EMPATIA?



Esta página se destina a divulgar, informações sobre Educação das Emoções e Educação da Atenção. Baseia-se em livros e pesquisas realizadas por Universidades, sobre Neurociências, Medicina e Psiconeuropedagogia.
Os posts refletem a experiência de dezenas de anos de trabalho do Autor em instituições educacionais de ensino superior e médio, e da publicação de vários livros e monografias sobre os temas. O material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, a qual deve ser feita por médicos e psicólogos.

                                              ♦♦♦

No Post 30 está a relação dos posts publicados e suas datas.
                                                            
♦♦♦

Este Blog teve 9. 424 visitas, até 9-2- 2019, em 64 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.
                                              ♦♦♦

                                  Leitura em 20 minutos

                                              ♦♦♦

Aproveite o máximo as coisas boas que tiver na vida!
                                              ♦♦♦
Neste post você verá o que é Empatia, como praticá-la e sua importância para o sucesso. A importância da compaixão aliada à empatia para ajudar a quem sofre, e sua base neurológica- os neurônios espelhos. Verá o que é Intuição Social, a importância da escuta ativa na empatia, a relação dela com a atenção e como melhorar sua Empatia. Poderá avaliar como está sua Empatia através de um teste.

Que é Empatia?


Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro para entender seus sentimentos, emoções e pensamentos. Significa “entrar na pele do outro”. Para praticá-la você deve prestar atenção ao que a outra pessoa fala, a seus movimentos, seus gestos, seu olhar e rosto. Para haver empatia com alguém é fundamental que você tenha sensibilidade para perceber os sentimentos e pensamentos dele.

A empatia do Médico com o Paciente é importante para um bom atendimento.

Através da Empatia você pode entender os sentimentos do outro, comunicar-lhe este entendimento e agir para ajudá-lo, de acordo com sua compreensão. São três as dimensões da Empatia: a afetiva (que se refere aos sentimentos e emoções), a cognitiva (que se refere aos pensamentos) e a comportamental (que se refere às ações praticadas) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3529296/).

            Através da Empatia você pode entender os sentimentos do outro.


Nos elementos da Empatia devem ser considerados a atitude da pessoa, que expressa sua tendência a agir, e o seu comportamento. A atitude depende dos padrões morais, do seu respeito e interesse pelo outro, da ausência de preconceitos, de sua imparcialidade e sensibilidade. Eles  são formados ao longo da vida, de acordo com as crenças pessoais, e variam de uma pessoa para outra.
O comportamento tem uma parte cognitiva e uma afetiva, e a cognitiva inclui as habilidades da fala e as não verbais. A parte afetiva inclui a identificação do estado emocional do outro, de seus movimentos e das suas emoções: raiva, medo, alegria, paz, tranquilidade, tristeza, etc. A combinação destes elementos permite a compreensão empática do outro.

Para haver empatia você deve praticar a Escuta Ativa – prestar atenção ao que o outro fala e compreender realmente o que ouviu, evitando mal-entendidos. 

A Empatia inclui habilidades com a fala e as não verbais.


 Se houver conflito entre o que uma pessoa lhe diz e o que você viu na sua linguagem corporal, dê mais valor ao que percebeu, porque o corpo é o canal natural das emoções se expressarem e nem sempre a pessoa fala o que sente. Ela pode dizer que está tudo bem e você notar medo, raiva ou tristeza em seu rosto. Mesmo que ela tente esconder suas emoções, seu corpo não deixa .


                         Você pode ler o medo na face de uma pessoa.

 
Quais os efeitos da Empatia?

Pesquisa da Universidade de Harvard constatou que pessoas com maior capacidade para ler sentimentos e estados emocionais de outras, têm melhor ajustamento social, maior popularidade e melhor relacionamento com o sexo oposto. A Empatia ajuda a vida sentimental das pessoas, ao permitir que elas se conheçam melhor.


 Como melhorar sua Empatia?

Para melhorar sua Empatia, quando conversar com alguém procure perceber a visão de mundo dele, como ele pensa e quais seus sentimentos e emoções, pois assim poderá sintonizar com suas alegria e tristezas. O relacionamento será bem melhor, se você escutar o outro com o coração, com empatia.

      Conversando com alguém tente perceber sua visão de mundo.

Sua Empatia será completa se der atenção ao outro e preocupar-se com ele. Então você terá compaixão com seu sofrimento e vai querer ajudá-lo, praticando uma ação. É o caso de você ouvir alguém gritando, perceber o medo que ele sente e correr para socorrê-lo. Para melhorar sua Empatia, dê mais atenção aos outros, ouça-os com paciência e se esforce para compreender seus sentimentos e pensamentos.


Qual a base neuropsicológica da Empatia?


A base psicológica da Empatia é a consciência que temos de nossas emoções. Se você estiver acostumado a identificar suas emoções, reconhecerá melhor as raivas, medos, alegrias e tristezas do outro e terá empatia com ele.


                        A base neurológica da empatia está nos neurônios espelhos.

A base neurológica da Empatia está nos neurônios espelhos, localizados no cérebro. Eles entram em atividade quando uma pessoa observa outra que pratica uma ação, como sorrir ou bater palmas. Explicam porque uma pessoa ri quando vê outras rindo: se a mãe de um bebê sorri para o bebê, ele sorri também. Porque seus neurônios espelhos entram em atividade e refletem o sorriso da mãe, imitando-o. Se a mãe bate palmas, o bebê bate palmas também, porque seus neurônios espelhos são ativados.
  
Através dos neurônios espelhos você pode sentir os pensamentos e emoções de outra pessoa e pelo olhar dela saber se ela gosta ou não de você. Muita gente expressa sua antipatia pelo olhar, e você pode detectar isso com facilidade.


Pelo olhar, devido aos neurônios espelhos, você sabe se o outro lhe ama.


A descoberta dos neurônios espelhos foi feita através da ressonância magnética cerebral e eles se situam no córtex pre-motor do lobo frontal, nos lobos parietal superior, temporal superior e atuam  coordenados pela ínsula.

Pelos neurônios espelhos você pode sentir os sentimentos de outra pessoa.

Se você olha nos olhos de alguém que está com a mente tranquila, se sentirá tranquilo, como ocorre quando olhamos para uma pessoa que nos transmite paz. Mas se você olha nos olhos de alguém que está ansioso, sentirá ansiedade também. E se alguém está chorando num enterro, você pode ficar triste ou até mesmo chorar.

         Olhando os olhos de alguém que está tranquilo, você se sentirá tranquilo.


Qual a relação entre Empatia e Atenção?

Se você não der atenção ao outro é impossível haver empatia, pois estando concentrado em seus pensamentos, sentimentos e emoções ele será ignorado e não poderá haver compaixão por ele. Se você presta atenção a outra pessoa e entra em sintonia com ela, expande seu mundo, e seus problemas ficam menores, porque a atenção dirigida   a eles diminui. 


Se não der atenção ao outro não haverá empatia com ele.


Foi verificada a importância da atenção para a empatia em uma pesquisa com seminaristas que iam fazer um sermão sobre o “Bom Samaritano”. No caminho por onde eles passariam colocaram um homem gemendo de dor e todos os seminaristas não lhes deram atenção, porque  estavam pensando no sermão que fariam. 

 
O que é Intuição Social?


Para Richard Davidson, a Intuição Social é a capacidade de captar informações fornecidas pelo corpo de uma pessoa e interpretar seus gestos,  postura corporal e entonação da voz. É uma  dimensão do Estilo Emocional Humano. Cada dimensão emocional é uma série contínua entre o extremo inferior e o superior.

No limite superior estão  as pessoas que interpretam bem a linguagem corporal e a voz de outras, e são consideradas “socialmente intuitivas”. Neste grupo estão os grandes professores, médicos, psicólogos e comunicadores, que têm grande capacidade de empatia, responsável por seus sucessos.


Os grandes oradores têm muita intuição social.


No limite inferior da dimensão estão as pessoas com dificuldades para ler o rosto, gestos e voz dos outros. Elas não conseguem interpretar corretamente as mensagens corporais e são chamadas  “socialmente desnorteadas”. Quando a insensibilidade é muito grande são chamadas de “autistas” e têm dificuldades nos relacionamentos.

Existem no cérebro duas regiões ligadas à intuição social - o giro fusiforme, no lobo temporal e a amígdala cerebral, e quando olhamos para o rosto de alguém estas regiões entram em atividade.
O autista não interpreta mensagens corporais dos outros.



Teste da Empatia  


Você deve avaliar sua Empatia para ver onde pode melhorar e no teste abaixo pode fazer isto. Depois de responder as questões, analise suas respostas para saber como melhorar. A avaliação não é aprofundada, pois ela exigiria um questionário mais complexo.

Instruções

Este teste, com 20 questões, lhe dará uma ideia de como está sua capacidade de Empatia. Leia com atenção, sem pressa e use o tempo necessário para responder cada pergunta. Cada questão tem 2 alternativas de respostas, S ou N e você deve escolher UMA delas. Marque S se estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre, ou N se não estiver de acordo com a afirmativa, sempre ou quase sempre. Para responder considere seu comportamento habitual e não como gostaria de ser.

Questões :

1. Quando você conversa com alguém observa os sinais corporais das emoções dele. ___ 


2.  Você não vê nenhuma diferença entre conversar com alguém pelo telefone ou pessoalmente. ___ 

3.  Muitas vezes você analisa a expressão facial e os gestos de pessoas que estão conversando próximas a você. ___ 

4. Você pode ver pessoas chorando sem se incomodar com elas.­­­___ 

5. Muitas vezes você fica surpreso quando alguém fica zangado só porque você disse alguma coisa que o desagradou. ___ 

6. Muitas vezes você percebe o sofrimento de alguém antes dela dizer que sofre. ­­­___ 

7 ,  Acho que eu sou bom para entender como outras pessoas estão se sentindo e o que estão pensando. ___

8. Eu não gosto de cuidar de outras pessoas. ___

9. Quando estou conversando com outra pessoa, sei  facilmente se outra está querendo entrar na conversa. ___

10. Eu acho difícil explicar a outra pessoa as coisas que eu entendo facilmente e que ela não percebe. ___ 

11. Basta eu olhar para uma pessoa para saber se tem algo que a  incomoda. ___

12. Acho difícil saber o que fazer em uma situação social e fico confuso. ___

13. Em uma conversa, costumo me concentrar tanto no meu pensamento, quanto no que a outra pessoa diz. ___

14. Amizades e relacionamentos são muito difíceis para conduzir, por isto me preocupo com eles. ___
 
15. Percebo logo se alguém diz uma coisa e quer dar significado diferente ao que falou. ­­­___

16. Acho fácil me colocar no lugar de outra pessoa. ­___ 
  
17. É difícil eu entender porque algumas coisas incomodam tanto a certas pessoas. ___

18. Eu não consigo saber rapidamente quando uma pessoa em um grupo está se sentindo pouco à vontade. ___ 

19.  Fico incomodado quando vejo um animal com dor. ___

20. Se eu disser algo a alguém e ele se ofender, acho que o problema é dele e não meu. ___ 

Como chegar a sua Pontuação Final:

Primeiro conte o número de respostas afirmativas S e o de respostas negativas N. A seguir dê 1 ponto para cada resposta afirmativa nas questões 1, 3, 6, 7, 9, 11, 13, 15, 16 e 19
Se respondeu N, negativamente, às questões 2, 4, 5, 8, 10, 12, 14, 17, 18 e 20,  para sua pontuação final, considere estas respostas invertidas, como se tivesse dado  S, e dê 1 ponto para cada uma delas. Sua pontuação final será a soma dos S obtidos.
Exemplo: se respondeu S para 6 questões e N para 4 questões, que serão convertidas para S, sua pontuação final será 6 + 4 = 10.

Significado de sua Pontuação Final:

Pontuação entre 1 e 5: sua Empatia é muito baixa e merece atenção. Identifique seus comportamentos inadequados e tente melhorar praticando as orientações deste post. Se não melhorar procure ajuda profissional.


Pontuação entre 6 e 10: você tem nível baixo de Empatia e deve melhorar, praticando os comportamentos indicados neste post. Depois repita o teste para ver se melhorou e se não melhorar procure ajuda profissional.

Pontuação entre 11 e 15: você tem nível moderado de Empatia. Tem uma habilidade acima da média para entender como outras pessoas se sentem e as trata com sensibilidade. Identifique suas deficiências e pratique as recomendações deste post. Depois repita o teste para ver se melhorou.

Pontuação entre 16 a 20: você tem nível alto de Empatia, mas deve praticar as recomendações dadas para melhorar. Você entende como as outras pessoas se sentem e sabe tratá-las com cuidado e sensibilidade.

                                     ♦♦♦

Agradecemos a valiosa colaboração do Prof. Gilson Vieira, através de sugestões e da revisão do texto.
                                                              ♦♦♦

Compartilhe e divulgue este Post para termos pessoas com mais bem-estar, mais tranquilidade e um mundo melhor!

                                                             ♦♦♦

RESUMO

1. A Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro para entender seus sentimentos, emoções e pensamentos. Para praticá-la você deve prestar atenção ao que a outra pessoa fala, a seus movimentos, seus gestos, seu olhar e rosto.
Através da Empatia você pode entender os sentimentos da outra pessoa, comunicar-lhe este entendimento e ajudá-la. São três as dimensões  da Empatia: a afetiva (que se refere aos sentimentos e emoções), a cognitiva (que se refere aos pensamentos) e a comportamental (que se refere às ações praticadas).

2. A atitude da pessoa e  seu comportamento são elementos da Empatia. A atitude depende de seus padrões morais, do seu respeito e interesse pelo outro, da ausência de preconceitos, de sua imparcialidade e sensibilidade.
O comportamento tem uma parte cognitiva que inclui habilidades verbais e não verbais e a afetiva, que inclui reconhecer os movimentos e emoções do outro. É importante a escuta ativa: prestar atenção ao que o outro fala e procurar compreender o que ele disse.
3. Pessoas com maior capacidade para ler sentimentos e estados emocionais de outras têm melhor ajustamento social, maior popularidade e melhor relacionamento com o sexo oposto.

4. Para melhorar sua Empatia, quando conversar com alguém procure perceber como ele pensa, seus sentimentos e emoções. Além de dar atenção ao outro, tenha compaixão pelo seu sofrimento e ajude-o como puder. Ouça-o com paciência e se esforce para compreender seus sentimentos e pensamentos.

5. A base psicológica da Empatia é a consciência que temos de nossas emoções, pois se você sabe identificar suas emoções, poderá identificar as emoções do outro. 
A base neurológica da Empatia está nos neurônios espelhos, localizados no cérebro. Eles entram em atividade quando uma pessoa observa outra que pratica uma ação, como sorrir ou bater palmas. Através dos neurônios espelhos você pode sentir os pensamentos e emoções de outra pessoa e, pelo olhar, saber se ela gosta de você.

6. Se você olha nos olhos de alguém que está com a mente tranquila, se sente tranquilo, como ocorre quando olha para uma pessoa que  transmite paz. Mas se você olha nos olhos de alguém que está ansioso, sentirá ansiedade também. E se alguém está chorando num enterro, você pode ficar triste ou até mesmo chorar.

7.   Se você não der atenção ao outro é impossível haver empatia, pois se estiver concentrado em seus pensamentos, sentimentos e emoções vai ignorá-lo e não poderá sentir compaixão por ele. Se você presta atenção a outra pessoa e entra em sintonia com ela, expande seu mundo, e seus problemas ficam menores, porque a atenção dirigida   a eles diminui seus problemas.

8. A Intuição Social é a capacidade de captar informações fornecidas pelo corpo de uma pessoa e interpretar seus gestos, postura corporal e  entonação da voz. É uma  dimensão do Estilo Emocional Humano, e no seu limite superior estão  as pessoas que interpretam bem a linguagem corporal e a voz de outras, como os grandes professores, médicos, psicólogos e comunicadores.

No limite inferior estão as pessoas que  têm dificuldades para a leitura do rosto, gestos e voz dos outros. Os autistas têm grande insensibilidade empática e que têm dificuldades nos relacionamentos.

9. Responda ao teste para avaliar sua Empatia e saber onde melhorá-la. Depois de responder as questões, analise as respostas dadas para saber seus pontos fracos e trabalhe para melhorar. Se preciso, procure ajuda de um profissional.

 REFERÊNCIAS E LINKS


2. Goleman, D., Inteligência Social,o Poder das Relações Humanas.Rio de Janeiro: Campus, 2007

3. Davidson R. et al , O Estilo Emocional do Cérebro, Sextante,Rio de Janeiro, 2013


 5. Santos, J.O., O Poder da Atenção, no prelo.

IMAGENS: Pixabay.com 










Nenhum comentário:

Postar um comentário