quarta-feira, 17 de maio de 2023

E-book 27

                                          E-book 27

               Circulação da Chi no Corpo

                       


            

        P S I C O L O G I A

 
         M O D E R N A                               

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com      

  Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2023 - Bahia- Brasil






 

 QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 

Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.

 



                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22,   o blog emoçaoeatencao@blogspot.com  terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com



                            




 

RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 27

 

Capítulo 1: O que é a energia Chi ?  

Capítulo 2: A Órbita Microscópica : Circulação da Chi no corpo.

Capítulo 3: Circulação da Chi nos braços e pernas

Capítulo 4: Efeitos indesejáveis.

                      

                                

                                    CAPÍTULO 1

                      O QUE É A ENERGIA CHI

Introdução 

      Segundo Mantak Chia, mestre taoísta chinês, Chi é a  força primordial da Vida, é a energia vital, que começa na pessoa com a penetração de um óvulo por um espermatozoide, no útero da Mãe. Aí ele se desenvolve e surge um fluxo contínuo de energia que une seus tecidos e órgãos, inclusive o cérebro. O feto vem a ser  a pessoa daquele ser humano e a Chi o une com o que a cerca. A Chi é também chamada de Prana, Fluxo Quente ou Poder Kundalini.


                 O bebê, quando feto, se comunica com a Mãe pelo cordão umbilical.

          

        Os sábios taoístas notaram que o bebê se desenvolve em torno do umbigo da Mãe, de quem recebe os nutrientes e para quem expele seus resíduos. Ele “respira” pelo cordão umbilical da Mãe, passa para seu próprio umbigo, para seu períneo e sobe para sua cabeça, descendo para sua língua e para o umbigo novamente.

        O umbigo é considerado pelos taoístas como o ponto inicial do fluxo da energia primordial da Vida e permanece como tal no adulto. É para onde sua energia adulta converge.   A Chi circula no interior dos seres humanos, e também entre as pessoas, no meio ambiente, na natureza, nos animais e em todo o Universo. Ela faz parte da natureza de nosso corpo, segundo Mantak Chia.

       Da mesma forma que você dá atenção à circulação do seu sangue, à quantidade dos alimentos que come, à quantidade de água que bebe diariamente, à sua respiração e à sua digestão, você deve dar atenção à Chi que circula em seu corpo. Deve verificar se ela circula normalmente ou se tem obstrução em seus caminhos ou excesso dela.

          A chi circula no corpo pelos Meridianos, que a leva aos tecidos e células dos órgãos. São vasos verticais e horizontais,  como mostra as figuras abaixo, descobertos pela Medicina Tradicional Chinesa e atualmente  reconhecidos pelas Ciências Médicas e pela Organização Mundial da Saúde.   A Organização Mundial da Saúde inclui na sua relação mais de 40 doenças que podem ser tratadas pela acupuntura.                                         


                                                                                     


                             A Energia Chi circula sempre nos meridianos.

   Os tratamentos com a acupuntura são realizados por Médicos Especialistas, segundo uma Resolução do Conselho Federal de Medicina. Podem ser tratadas náuseas, dores, alergias, ondas de calor, dificuldade respiratória, distúrbios do humor, dispepsia, rinite, faringite, sinusite, bronquite, asma, uso de tabaco, etc.

                 

                A acupuntura é realizada por Médico Especialista, com agulha, laser, ou pressão.        

            As origens da Acupuntura estão fundamentadas na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), baseada em princípios filosóficos associados ao confucionismo e ao taoísmo. Ela pode ser realizada através de agulhas, raios laser, ou pressão (acu-pressão) e procura equilibrar a Chi, para não haver bloqueio ou excesso dela, e restaurar o bem-estar.

     

 

                       



                               CAPÍTULO 2

                       A ÓRBITA MICROSCÓPICA

       O sistema nervoso humano dirige a energia Chi para onde o corpo humano precisa e os mestres taoístas antigos descobriram que há dois canais que carregam mais energia. Um é o anterior, chamado de Canal Funcional”, que começa na boca e desce pela língua, garganta, coração, estômago e umbigo.

O outro canal é o Canal Regencial”, que começa no períneo, vai para a base da espinha e sobe por ela até o cérebro, para a glândula pineal e desce para o céu da boca. A Língua é uma espécie de interruptor que liga estes dois canais, quando ela toca o palato, no céu da boca, atrás dos dentes frontais. Então a energia flui em um círculo e desce para a garganta, passando pelo coração e pelo estomago, para chegar ao umbigo.

A energia flui em círculo pelo canal Regencial e pelo Canal Funcional, subindo pela coluna e descendo pela frente. O conjunto recebeu dos mestres da Medicina Tradicional Chinesa  o nome de “Órbita Microcósmica”. É uma corrente vital que circula passando pelos órgãos principais e pelo sistema nervoso, e fornece às células a energia para viver.

 Para movimentar a Chi no corpo siga os seguintes passos:

1. Fique numa postura confortável. Pode ser concentrado sentado em uma cadeira com os pés no chão, as costas eretas, a mão direita por cima da esquerda, o peito levantado, a cabeça um pouco inclinada para frente. Ou na posição de lótus. Ou recostado em uma poltrona.  Conte a respiração lentamente de 1 até 10 e depois de 10 até 1, para acalmar-se.


                                     Pode ser na posição de Meditação.

2. Respiração Abdominal – é o próximo passo, para estimular os órgãos abdominais – na expiração, contraia os músculos abdominais, enquanto o diafragma sobe e comprime a cavidade do peito. Na inspiração o diafragma sobe e comprime o pulmão. A compressão muscular abdominal empurra a Chi a ir para o abdômen, onde a energia vai ser guardada depois. Respire desta forma 36 vezes.

3. Segundo Mantak Chia leva de 2 semanas a 1 mês para você sentir efeito. 

4. Depois de sentir o umbigo, desvie a atenção para o Palácio do Esperma, referido ao osso púbico, se for homem. Se for mulher, leve a atenção para os ovários, que ficam 7 cm abaixo do umbigo. A seguir o fluxo vai para o períneo e o cóccix, sacro, sobe pela coluna vertebral lombar, torácica, até o nível dos omoplatas, no nível dos ombros. E segue para o pescoço, pela coluna cervical.

5. Com o tempo você vai sentir no alto da cabeça, na área da Glândula Pineal, no terceiro ventrículo, na coroa, uma sensação quente, ou pressão que vem de dentro do cérebro. Aí você deve parar 10 minutos Deste ponto o fluxo vai para testa, que você sentirá muito tensa. No ponto entre as sobrancelhas, no terceiro olho, onde você deve demorar cerca de 10 minutos, a Chi completa a “Rota Regencial” e será direcionada para baixo, pela “Rota Funcional”, que começa aí.

                  Na área da Pineal, no 3o ventrículo, na coroa, você vai sentir uma sensação quente.


A energia Chi  flui pela rota Regencial, posterior, e pela Funcional, anterior. A órbita Microcósmica, segundo Mantak Chia , deve ser feita 36 vezes.

6. Circule também a órbita durante 36 vezes em torno do umbigo, quando terminar uma sessão, em espiral, começando no umbigo, para fora, até o limite do abdômen. Rode 36 vezes no sentido horário e 24 vezes no anti- horário (no homem). A mulher deve fazer o contrário.

7. A sua meta final deve ser a circulação automática da Chi, depois de completada a órbita e de ter se concentrado no umbigo durante algum tempo. Segundo Mantak Chia, a energia chi flui pela órbita instantaneamente. A pessoa sente que a percebe na cabeça (coroa) e no terceiro olho, logo depois de sentir o umbigo aquecido.

       Na língua ele pode sentir aquecimento ou torpor ou a sensação de um choque elétrico. Entorpecimento pode ser sentido nos braços e pernas. Uma corrente morna fluirá pelo corpo se você criar o hábito  de circular sempre a órbita microscópica, que manterá o equilíbrio dinâmico necessário para circular a Chi automaticamente. E assim, manter o vigor, bem estar e saúde boa.

A prática da circulação do Chi pelo adulto objetiva que ele retorne à circulação de energia que existia no útero.

 

 

 

                                       

                                CAPÍTULO 3

 CIRCULAÇÃO DA CHI NOS BRAÇOS E PERNAS


      Para praticar a circulação nos braços e pernas, dê os seguintes passos:

1.   Comece a concentração no umbigo, até sentir calor ou energia, e dirija-a para o períneo e suba para a coroa na cabeça, depois pela língua e palato e volte para o umbigo e períneo.

2.              Do períneo divida a energia em duas rotas e desça pela porção traseira das coxas direita e esquerda, para a parte traseira   do joelho direito e esquerdo.

3.    A seguir mova a energia pela parte mais externa da panturrilha até o centro de energia da planta do pé direito e do esquerdo. Através deste centro entra no corpo a energia vinda da Terra. Concentre-se aí, com cuidado, para não cometer excesso, até perceber a energia quente. Depois dirija-a para o centro de energia localizado no dedão de cada pé e nos outros dedos dos pés. 

4.   Agora dirija a energia para cima, através da canela (tíbia)até chegar na frente de cada joelho.

5.   Pela parte interna das coxas, de cada lado, dirija a energia para o períneo.

6.   Agora envie a energia para o cóccix e daí para o ponto entre os omoplatas.

7.   Neste ponto a energia se divide em dois ramos. Um vai para o braço direito e outro para o braço esquerdo, e desce pelo interior dos braços e antebraços, direito e esquerdo, chegando nas palmas das mãos correspondentes.

8.    Concentre-se nos pontos no centro das palmas das mãos durante algum tempo e note que a energia externa está entrando pelas mãos neles. Depois sinta a energia correr pelos dedos e subir pelo dorso das mãos e ir para os antebraços e braços, direito e esquerdo, até chegar na região dos ombros. Aqui as energias vindas dos braços voltam a se encontrarem no ponto entre os omoplatas.

9.   Continue levando-a para o pescoço e para a coroa (glândula pineal, no terceiro ventrículo, do tamanho de uma ervilha e no formato de uma pinha), dai vá para o terceiro olho (que corresponde à Glândula Pineal) e volte para o palato, língua, garganta, coração, estômago e o umbigo, completando a Órbita Microcósmica.

                                  




                                      CAPÍTULO 4

  EFEITOS COLATERAIS DA CIRCULAÇÃO DA CHI


1. Quando a Chi sobe para a cabeça você pode ficar às vezes irritado ou com dor de cabeça. A concentração no coração pode provocar dor no peito, mas a continuação da prática o livrará de todos estes sintomas.

                                      Eventualmente você pode ter dor de cabeça.

         Para que isto não ocorra termine cada sessão fazendo a energia retornar para o umbigo, girando a chi em espiral de 36 vezes no sentido horário e de 24 vezes, no sentido anti-horário, para o homem. Para a mulher, ao contrário.

Você poderá armazenar energia nos seguintes centros:

1-Umbigo;

2-Mig-men, na coluna vertebral, no ponto oposto ao do umbigo;

3-Atrás do joelho;

4-Chacra do pé, podendo mandar a energia para a terra. Se muita energia for para o coração você pode mandar o excesso para os pés e daí para a terra.

         Quanto a sua vida sexual , as relações sexuais devem ser moderadas, até que você complete as órbitas. Podem ocorrer vômitos e diarreia e as fezes ficarem mais escuras, mas isto  passará. Pode ocorrer tosse quando abrir caminho para o chakra da garganta, e até mesmo emissão de catarro, que passará. As pessoas com doenças mentais devem lembrar de girar a energia em torno do umbigo no final da sessão.

         Não deixe de procurar um Médico quando necessário, para ajudar a resolver seus problemas de saúde usando os meios que a medicina moderna oferece. Esteja aberto para o que for melhor para você.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.Mantak Chia, A ENERGIA CURATIVA ATRAVÉS DO TAO, Ed. Pensamento, São Paulo,1982.

2. Van Hal M, Dydyk A, Green MS. Acupuncture. 2022 Jul 25. In: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30335320/.

3. Órbita Microscópica, Chen Tai Chi Chuan- Rio de Janeiro taijiquan.pro.br

 

 

                                           

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário