quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Ebook 50

               E-book 50        

                                 Empatia e Dor Empática

                                  Leitura em 20 minutos   

                                       

     P S I C O L O G I A

 
        M O D E R NA

        Blog emoçaoeatencao@blogspot.com

        Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

                    2024 - Bahia- Brasil

 

 

QUEM É O AUTOR

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 Dedico este e-book:

In memoriam: A minha inesquecível esposa, Olívia, meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos: Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

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A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente, quem conhece a si mesmo é sábio“.

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

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“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, 1786.                           

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“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

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“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi , A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                   

                              COMUNICADO

 

A partir de 26-11-22, o blog emoçaoeatencao@blogspot.com

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publica também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

       Já publicou 42 episódios de Podcast e 49 E-books sobre  neuropsicologia.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

 

 


          


 

 

 

 RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO E-BOOK 50

Capitulo 1: O que é  Dor Empática.   

Capitulo 2: Características da Empatia    

Capitulo 3:  Avaliação da Empatia




                                   CAPÍTULO 1

                    EMPATIA E DOR EMPÁTICA

           Neste capítulo verá o que é Empatia, como praticá-la e sua importância . E sua importância, aliada à compaixão, para ajudar a quem sofre, e sua base neurológica - os neurônios espelhos. Verá o que é Dor Empática, Intuição Social, a importância da escuta ativa na empatia, a relação com a atenção e como melhorar a Empatia. Fará um teste para a Empatia.  

           Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro para entender seus sentimentos, emoções e pensamentos. Significa “entrar na pele do outro”. Para praticá-la você deve prestar atenção ao que a outra pessoa fala, seus movimentos, gestos, olhar e rosto.         

      A capacidade de compartilhar a dor dos outros, é  essencial na experiência humana, pois motiva comportamentos de ajuda e cooperação, além de evitar situações prejudiciais. Pode ser desencadeada pela observação ou imaginação do estado doloroso de outro indivíduo e pode ser provocada pela observação de uma lesão física sofrida ou uma expressão facial de dor ( Yesudas e Lee, 2015 ).

           A dor empática ou vicária, é a capacidade que a pessoa tem de sentir a dor de outra pessoa como se fosse ela. É de pequena ocorrência prática e pode motivar a pessoa  a  ter compaixão e ajudar  outros.

                                                          


                                           Mulher com dor abdominal.

          Na dor empática são ativadas a ínsula e o cíngulo anterior, mas ela tem respostas específicas da dor, como a excitação. Foram identificadas respostas na ínsula média  e aumentos da atividade no córtex pré-frontal medial e no pré-cúneo.  

                                            Na dor empática são ativadas várias regiões cerebrais.

                          

 

                          CAPÍTULO II

              CARACTERÍSTICAS DA EMPATIA

                São três as dimensões da Empatia: a afetiva (que se refere aos sentimentos e emoções), a cognitiva (que se refere aos pensamentos) e a comportamental (que se refere às ações praticadas). (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3529296/).

                      

                           Através dos olhos, você entende sentimentos do outro.
             

Um elemento é a atitude da pessoa (que expressa sua tendência a agir) e outro é seu comportamento. A atitude depende dos padrões morais da pessoa, do seu respeito e interesse pelo outro, da ausência de preconceitos, de sua imparcialidade e sensibilidade. Estes elementos são formados ao longo da vida, de acordo com as crenças pessoais, e variam de uma pessoa para outra.

          O comportamento tem uma parte cognitiva e uma afetiva, e a cognitiva inclui as habilidades da fala e as não verbais. A parte afetiva inclui a identificação do estado emocional do outro, de seus movimentos e suas emoções: raiva, medo, alegria, paz, etc. A combinação destes elementos permite a compreensão empática do outro.                                  

          Para haver empatia pratique a Escuta Ativa – preste atenção ao que o outro fala e compreenda o que ouviu, evitando mal-entendidos.        

        Se houver conflito entre o que uma pessoa lhe diz e o que você viu na sua linguagem corporal, dê mais valor ao que percebeu no corpo, porque ele é o canal natural das emoções se expressarem e nem sempre a pessoa fala o que sente. Ela pode dizer que está tudo bem e você notar medo, raiva ou tristeza em seu rosto. Se ela tentar esconder suas emoções, seu corpo não deixa .                  

                                  Você pode ler a tristeza na face de uma pessoa.

 

                       Efeitos da Empatia

            Pesquisa da Universidade de Harvard constatou que pessoas com maior capacidade para ler sentimentos e estados emocionais de outras, têm melhor ajustamento social, maior popularidade e melhor relacionamento com o sexo oposto. A Empatia ajuda a vida sentimental das pessoas, pois permite que elas se conheçam melhor.

                Como melhorar sua Empatia

            Para melhorar sua Empatia, quando conversar com alguém perceba a visão de mundo dele, como ele pensa, seus sentimentos e emoções, alegria e tristezas. O relacionamento é melhor, se escutá-lo com empatia.                          

                                          Conversando com alguém perceba sua visão de mundo.

           Sua empatia será completa se preocupar-se com o outro, pois terá compaixão pelo seu sofrimento e vai querer ajudá-lo. É o caso de você ouvir alguém gritando, perceber o medo que ele sente e correr para socorrê-lo. Para melhorar sua Empatia, ouça os outros  com paciência e se esforce para compreendê-los.

              Base neuropsicológica da Empatia

      A base psicológica da Empatia é a consciência de suas emoções. Se está acostumado a identificar suas emoções, reconhecerá melhor as do outro. 


A base neurológica da Empatia está nos neurônios espelhos, localizados no cérebro, que  entram em atividade quando a pessoa observa outra que sorri ou bate palmas. Eles explicam porque a pessoa ri quando vê outra rindo: se a mãe sorri para o bebê, ele sorri também, porque seus neurônios espelho entram em atividade e imitam o sorriso da mãe. Se a mãe bate palmas, ele bate também, porque ativa os neurônios espelhos.                    

                                                  Localização dos neurônios espelhos.

             Através dos neurônios espelhos você pode sentir os pensamentos e emoções de outra pessoa e pelo olhar dela saber se ela gosta ou não de você. Muita gente expressa sua antipatia pelo olhar, e você pode detetar isso com facilidade.                             

                 

                                           Pelo olhar, você sabe se o outro lhe ama.

         A descoberta dos neurônios espelhos foi feita com a ressonância magnética cerebral. Eles se situam nos lobos frontal, parietal superior, temporal superior e são  coordenados pela ínsula.         

                 Se você olha nos olhos de alguém que está com a mente tranquila, se sentirá tranquilo, como ocorre quando uma pessoa que transmite paz. Mas se você olha para alguém ansioso, ficará ansioso, e se olha alguém chorando, pode chorar.

                                 Olhando alguém tranquilo nos olhos, você se sentirá tranquilo.


                 Relação entre Empatia e Atenção

         Se você não der atenção ao outro é impossível haver empatia, pois concentrado em seus pensamentos, sentimentos e emoções , você o ignorará e não poderá haver empatia. Se você presta atenção a outra pessoa e entra em sintonia com ela, expande seu mundo, e seus problemas ficam menores, porque a atenção dirigida   a eles diminui. 
               

                                              Se não der atenção ao outro não terá empatia com ele.

             Foi verificada a importância da atenção para a empatia em uma pesquisa com seminaristas que iam fazer um sermão sobre o “Bom Samaritano”. No caminho por onde eles passariam colocaram um homem gemendo de dor e todos os seminaristas não lhes deram atenção, porque  estavam pensando no sermão que fariam. 

                    Intuição Social

             Para Richard Davidson, a Intuição Social é a capacidade de captar informações fornecidas pelo corpo de uma pessoa e interpretar seus gestos, postura corporal e entonação da voz. É uma  dimensão do Estilo Emocional Humano. No limite superior estão  as pessoas que interpretam bem a linguagem corporal e a voz de outras, e são consideradas “socialmente intuitivas”. Aí estão os grandes professores, médicos, psicólogos e comunicadores, que possuem muita empatia. 

          
                                  Os grandes oradores têm muita intuição social.

             No limite inferior da dimensão estão pessoas com dificuldades para ler o rosto, gestos e voz dos outros, que não conseguem interpretar as mensagens corporais e são chamadas  “socialmente desnorteadas”. Quando a insensibilidade é muito grande são chamadas de “autistas” e têm dificuldades nos relacionamentos.

 Existem no cérebro duas regiões ligadas à intuição social - o giro fusiforme, no lobo temporal e a amígdala cerebral, e quando olhamos para o rosto de alguém nossas regiões nossas entram em atividade.

                    Se olhamos para o rosto de alguém, a amígdala entra em atividade.

 

 

                         CAPÍTULO III

               AVALIAÇÃO DA EMPATIA   

     O Teste da Empatia que fará não será aprofundado, pois para isto seria necessário um questionário mais extenso. Elaboramos este com base em nossa experiência e em avaliações encontradas em pesquisas científicas. Saber se você é um empata esclarecerá suas necessidades e quais estratégias usar para atendê-las. Isso é essencial para ganhar uma zona de conforto em sua vida.

Instruções:

      Este teste lhe dará uma ideia da sua Empatia no momento . Leia com atenção. Ele tem 20 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas. Para respondê-las, marque “S” se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou “N” se ela ocorrer “nunca ou raramente”, na linha colocada adiante da afirmativa. Responda sem pressa. Serão formuladas questões sobre  Empatia considerando suas características.

         Questões      

         Questão 1. Se alguém junto de mim está animado, tendo a ficar animado também. ___ 

         Questão 2. Uma pessoa para sentir empatia não precisa ter paz interior e  calma.__

         Questão 3. Já fui considerado muito sensível. ___ 

     Questão 4. Fico frequentemente ansioso e estressado. __

    Questão 5. A infelicidade ou desgraça das outras pessoas me abala muito. ___

Questão 6. Tenho compaixão e preocupação por pessoas menos privilegiadas que eu.__

Questão 7. Se um amigo me fala de seus problemas, mudo de assunto.__ 

Questão 8. Sou capaz de dizer se outras pessoas estão tristes, mesmo se elas não disserem. ___

Questão 9. Geralmente entro em sintonia com o humor das outras pessoas.___ 

Questão 10. Não sinto compaixão por pessoas que estão sofrendo.___ 

Questão 11. Fico entristecido se vejo uma pessoa chorar. __ 

Questão 12. Sou interessado em  saber como outras pessoas se sentem. ___ 

Questão 13. Não sinto forte necessidade de ajudar quando vejo alguém sofrendo. ___

Questão 14.Quando vejo alguém ser humilhado injustamente, sinto piedade.__ 

      Questão 15. Acho normal uma pessoa feliz chorar.__ 

  Questão 16. Fico esgotado por multidões e preciso de um tempo sozinho para me acalmar ___ 

 Questão 17. Quando vejo tirar injustamente de uma pessoa uma vantagem sinto vontade de defendê-la. __ 

  Questão 18. Tenho tendência a isolar-me socialmente __ N

  Questão 19. Costumo absorver o estresse e as  emoções de outras pessoas. ___ 

     Questão 20. Prefiro interações em pequenos grupos em vez de grandes reuniões.__ 

                    Gabarito da avaliação

Questão 1:S   Questão 2:N    Questão 3: S  Questão 4: N       Questão 5: S   Questão 6:S   Questão 7:N   Questão 8:S

Questão 9:S  Questão 10:N   Questão 11:S  Questão 12:S

Questão 13:N   Questão 14:S  Questão 15:S  Questão 16:N

Questão 17:S  Questão 18:N  Questão 19:S   Questão 20: N

                 

                      Resultado da avaliação:          

 Primeiro conte o número de afirmativas “S”, que obteve. Cada uma delas vale 1 ponto na pontuação final. Se respondeu S a10 questões, a pontuação é 10.

Pontuação entre 1 e 5: seu nível de Empatia  é muito baixo. Identifique e modifique seus comportamentos inadequados, no trabalho, família, relacionamentos. Necessita orientação de médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 6 e 10: você tem nível baixo de Empatia e deve cuidar dela. Tente uma melhora praticando os comportamentos indicados neste e-book. Depois de fazer isto, repita o teste para ver se conseguiu melhorar. Se não conseguiu, procure ajuda de um médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 11 e 15: você tem nível moderado de Empatia. Identifique onde estão suas maiores deficiências e pratique as recomendações deste e-book para melhorar sua empatia. Repita o teste e se não melhorar procure a ajuda de um médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 16 e 20: você tem nível alto de Empatia, mas mesmo assim pratique as recomendações deste e-book, para manter os níveis atuais ou melhorar.

 RESUMO  

1. A Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro para entender seus sentimentos, emoções e pensamentos. Para praticá-la você deve prestar atenção ao que a outra pessoa fala, a seus movimentos, gestos, olhar e rosto.

Através da Empatia você pode entender os sentimentos da outra pessoa, comunicar este entendimento e ajudá-la. São três as dimensões  da Empatia: a afetiva (se refere aos sentimentos e emoções), a cognitiva (se refere aos pensamentos) e a comportamental (se refere às ações).

2. A atitude da pessoa e  seu comportamento são elementos da Empatia. A atitude depende de seus padrões morais, do seu respeito e interesse pelo outro, da ausência de preconceitos, de sua imparcialidade e sensibilidade. O comportamento tem uma parte cognitiva que inclui habilidades verbais e não verbais e a afetiva, que inclui reconhecer os movimentos e emoções do outro. É importante a escuta ativa: prestar atenção ao que o outro fala e procurar compreender o que ele disse.

 3. Pessoas com maior capacidade para ler sentimentos e estados emocionais de outras têm melhor ajustamento social, maior popularidade e melhor relacionamento com o sexo oposto.

4. Para melhorar sua Empatia, quando conversar com alguém procure perceber como ele pensa, seus sentimentos e emoções. Além de dar atenção ao outro, tenha compaixão pelo seu sofrimento e ajude-o como puder. Ouça-o com paciência e se esforce para compreender seus sentimentos e pensamentos.

 5. A base psicológica da Empatia é a consciência que temos de nossas emoções, pois se você sabe identificar suas emoções, poderá identificar as emoções do outro. 

A base neurológica da Empatia está nos neurônios espelhos, localizados no cérebro, que entram em atividade quando a pessoa observa outra, como sorrir ou bater palmas. Através dos neurônios espelhos você pode sentir os pensamentos e emoções de outra pessoa e, pelo olhar, saber se ela gosta de você.

 6. Se você olha nos olhos de alguém que está com a mente tranquila, se sente tranquilo, como ocorre quando olha para uma pessoa que  transmite paz. Mas se você olha nos olhos de alguém que está ansioso, sentirá ansiedade também. E se alguém está chorando, você pode ficar triste ou até chorar.

 7.   Se você não der atenção ao outro é impossível haver empatia, pois se estiver concentrado em seus pensamentos, sentimentos e emoções vai ignorá-lo e não poderá sentir compaixão por ele.

 8. A Intuição Social é a capacidade de captar informações fornecidas pelo corpo de uma pessoa e interpretar seus gestos, postura corporal e  entonação da voz. No limite superior estão  as pessoas que interpretam bem a linguagem corporal e a voz de outras. No inferior estão as que  têm dificuldades para a leitura do rosto, gestos e voz dos outros. Os autistas têm grande insensibilidade empática e dificuldade nos relacionamentos.

    REFERÊNCIAS E LINKS

1.   https://pmc-ncbi-nlm-nih-gov.translate.goog/articles/PMC7505665/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

 2https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3529296/).

3. Goleman, D., Inteligência Social,o Poder das Relações Humanas.Rio de Janeiro: Campus, 2007

4. Davidson R. et al , O Estilo Emocional do Cérebro,          Sextante,Rio de Janeiro, 2013

5.http://www.news-medical.net/news/20131011/4729/Portuguese.aspx

6.O-giro-supramarginal-Direito-no-cerebro-joga-o-papel-importante-na-empatia

IMAGENS: Pixabay.com  

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