quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

E-BOOK 6

 


                              E-book 6

                                                         Plena Atenção              

 

            P S I C O L O G I A

                                
                   M O D E R N A  

                         

                                               Blog

                                       emoçaoeatencao@blogspot.com      

               Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

                             2023

 

 

 

 

 

QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 

Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.

               

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

 A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                       ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                               ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

                              ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                               ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

    

                       COMUNICADO 

A partir de 26-11-22,  o blog emoçaoeatencao@blogspot.com terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, o Blog publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, e novos conteúdos

de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com



                                 


                        E-BOOK 6 


                       RESUMO DO E-BOOK 6  


Capítulo 1 – Quem praticar Plena Atenção tem mais saùde e menos estresse

Capítulo 2 – Como a Plena Atenção beneficia a Atenção

Capítulo 3 – Como treinar a Plena Atenção e avaliar o resultado

Capítulo 4 – Considerações Finais sobre a Plena  Atenção

                                  


                                   PLENA ATENÇÃO            

                            CAPÍTULO 1                      

    PLENA ATENÇÃO MELHORA A SAUDE E O ESTRESSE


 Quem Pratica Plena Atenção Tem Menos Estresse

      Se você praticar a Plena Atenção regularmente evitará pensamentos e emoções desagradáveis e terá mais bem estar. Sua mente é perturbada todo dia por muitos pensamentos e  lembranças de coisas do passado que você não pode mudar, e por preocupações sobre o futuro, que muitas vezes não ocorrerão. Você deve praticar a Plena Atenção para desenvolver a habilidade de viver no momento presente, em vez de ser prisioneiro do passado ou do futuro. Neste e-book você aprenderá o que é a Plena Atenção ou Mindfulness e  como ela age na sua mente, através da regulação de sua atenção e de suas emoções.

 

O que é Plena Atenção?

        Segundo Kabatt Zinn, pesquisador da Universidade de Massachussetts , Plena Atenção é um estado de consciência em que se presta atenção ao momento presente, identifica os objetos que surgem na mente sem se fixar a nenhumde modo intencional, sem julgar, com curiosidade e aceitação, e se acompanha o desdobramento do momento vivido.

Da mesma forma que você fica em um estado de consciência em que está alegre, ou triste, com raiva ou com medo, pode aprender a ficar num estado de consciência no qual preste atenção ao que ocorre em sua mente  e em torno de você, naquele momento. Basta você querer cultivar este estado de plena consciência e praticá-lo constantemente, paradesenvolver o hábito de prestar atenção. 

A Plena Atenção foi proposta em 1990 por Kabat-Zinn, com o nome de Mindfulness. Nela, o praticante presta atenção ao mundo externo e a seus pensamentos, emoções e sensações corporais, quando está sentado, andando ou fazendo qualquer coisa, deixando de lado o que ocorreu no passado e preocupações com o futuro. Sua mente, ocupada com o momento presente, não permite que pensamentos desagradáveis e emoções negativas a invadam.


                         A atenção é a sentinela da mente e seu escudo protetor.

O governo dos Estados Unidos, através do National Institutes of Health- NIH (órgão equivalente ao Ministério da Saúde do Brasil),  considera a Plena Atenção um procedimento de saúde, como Medicina Alternativa. Durante a prática da Plena Atenção aceite, sem reagir,os estímulos vindos do meio exterior, do corpo ou da mente,mesmo se forem desagradáveis. Aceite os efeitos que as emoções produzem em seu corpo e se elas forem desagradáveis, relaxe. Trate igualmente todas as emoções. Com tempo verá  que as emoções desagradáveis passam e depois vem o bem estar e  a calma. Nada é permanente em nossa vida.


Quais as facetas da Plena Atenção?


Um estudo sobre as facetas que constituem a Plena Atenção, foi realizado por Ruth Baer, pesquisadora da Kentucky University, em 2006. Foram  analisados questionários aplicados para avaliar a atenção, tendo sido encontrados cinco características principais: observar, descrever, agir com consciência, não julgar e não reagir à experiência interior. 

Cada faceta é descrita a seguir:

 1. Observar: prestar atenção às sensações vindas das experiências corporais, dos pensamentos, das emoções, visões, sons e cheiros. Prestar atenção é, simplesmente, perceber o que ocorre no momento.

 2. Descrever : descrever silenciosamente com palavras as experiências internas. Se estiver subindo uma escada, dizer a si mesmo: “estou subindo uma escada”. Ou  " estou andando na beira da praia, olhando o verde do mar".

3. Agir com consciência: prestar atenção às atividades do momento e perceber, o contexto e o conteúdo de cada momento.  Por exemplo dizer para si mesmo: “estou no meu quarto, em minha casa, sentado em uma cadeira, em silêncio, sem pensar em nada, com o corpo todo relaxado, e presto atenção ao que ocorre dentro e fora dele”.  É ver, ouvir e  sentir diretamente, sem deixar nenhum pensamento interferir.

4. Não julgar a experiência interna: você não deve julgar nada que está observando, nem as sensações, nem os pensamentos e sentimentos. Não avalie se eles são bons ou ruins, agradáveis ou desagradáveis.

 5. Não reagir à experiência interna : você deve permitir que seus pensamentos e sentimentos cheguem e saiam da mente livremente, sem deixar que eles o afetem.

 Com base nos resultados das pesquisas, Baer elaborou um questionário para avaliar a Plena Atenção, que denominou deQuestionário das Cinco Facetas da Atenção”, o qual é muito utilizado. O estudaremos depois.


Como a mente e o corpo 

reagem na Plena Atenção ?

Durante a prática da Plena Atenção o nervo vago é estimulado, o coração bate mais devagar, a respiração fica mais lenta, relaxam os músculos, diminui a pressão arteriale as ondas elétricas cerebrais são mais lentas . São liberadas substâncias que dão bem estar (dopamina, serotonina e endorfina) e diminui o cortisol, um dos hormônios do estresse.

 Se você prestar atenção a sua mente, verá que ela  fica divagando, "passeando", durante o dia. Para saber o quanto nossa mente divaga quando estamos acordados, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard, liderado pelo psicólogo  Killingsworth  fez uma pesquisa, em 2010, que mostrou a importância da Plena Atenção para a felicidade e bem estar de pessoas saudáveis. 

 Ele pesquisou 2.250 participantes, e constatou que durante cerca de 4 horas, que é a metade do tempo em que eles estavam acordados, suas mentes divagavam, saiam do “momento presente" e passeavam de um pensamento para outro. Os participantes declararam que eram menos felizes durante a divagação, se estivessem descansando, no trabalho ou em casa, no computador. A divagação mental andava junto com a infelicidade.

 



Nossa mente fica pulando de um pensamento para outro, como um macaquinho

 pula de um galho de árvore para outro.

 

     COMO AGE A PLENA ATENÇÃO?

A Plena Atenção ou Mindfulness age na mente, no cérebro e no corpo através de  quatro mecanismos: pela regulação da atenção, das emoções, da consciência do corpo ou da mudança na perspectiva do “Eu” , segundo pesquisas de  Hölzel, da Universidade de Liebig, em 2011. Analisaremos agora os quatro mecanismos:

  Como age a Mindfulness na Regulação da Atenção?  

 A atenção tem três funções: de alerta, orientação e executiva. A função alerta mantém nossa mente pronta para receber os estímulos. A  orientação nos permite selecionar os estímulos e mudar a atenção de um objeto para outro. função executiva permite controlar pensamentos e emoções, e é usada para mudar de um pensamento desagradável para outro agradável.

Numa pesquisa, nos participantes que receberam treinamento em Plena Atenção, foram aplicados testes para avaliar a atenção. Foi verificado nos mais experientes melhores resultados nas funções de alerta e de orientação,e que a ressonância magnética mostrou aumento da atividade dos lobos frontal e parietal.



                                          A Plena Atenção ativa os lobos frontal e parietal

 Como age a Plena Atenção na Regulação das Emoções?

A Plena Atenção diminui as reações da mente e do corpo às emoções, reduzindo os estados de humor negativos, as distrações e emoções negativas. Pesquisa com ressonância magnética mostrou aumento da atividade do córtex pré-frontal  e de outras regiões cerebrais, capazes de inibirem a amígdala cerebral. A mindfulness ativa áreas cerebrais que regulam as emoções.

              

                               

                     A amigdala, o hipocampo e o lobo pré-frontal participam da regulação das emoções

Uma maneira de controlar suas emoções com a atenção é tirá-la do objeto que o incomoda. Quando estiver com raiva de alguém, tire sua atenção dele e leve-a para coisas agradáveis. Se encontrar na rua alguém que não gosta, olhe para um carro que passa. Outra forma de controle é se segurar para não agredir alguém de quem está com raiva.

As emoções podem ser controladas pela   extinçãocomo por exemplo o medo. Um soldado que volta da guerra pode entrar em pânico ao ouvir uma bomba, pois será lembrado do campo de batalha. Mas pode trabalhar sua mente para extinguir o medo que ficou registrado ao ouvir os canhões na guerra.

A amígdala capta estímulos que geram o medo, ficando ativada ao percebê-los. Pesquisas de Holzel mostram que a mindfulness inibe a atividade da amígdala através do aumento das atividades do hipocampo e do córtex pré-frontal. Como elapode  extinguir o medo,dá bons resultados no tratamento da ansiedade, síndrome de pânico e redução do estresse. Holzel acredita que a Mindfulness pode extinguir a raiva e a tristeza.

 reavaliação é uma estratégia de regulação das emoções em que se faz nova interpretação do significado da emoção.Por exemplo, quando a pessoa está em uma situação difícil e procura ver seu lado bom, que sempre existe.Tudo tem dois lados, um  bom e outro ruim: procure ver o bom.

 Quando estiver com medo de alguma coisa, faça uma reavaliação e se pergunte:

 “Quais as evidências que a situação que estou com medo é real?”.

  Você poderá lidar melhor com as causas do estresse analisando-as com calma. Pesquisa de Holzel, comprovou que a Mindfulness aumenta as reavaliações positivas e melhora a tensão emocional.

Veremos mais adiante  como a Plena Atenção age através da consciência corporal e como ela muda a perspectiva do "Eu". E analisaremos seus benefícios na  educação (melhorando a atenção, memória e controle dos impulsos) e napesquisa, além de suas aplicações  na medicina e  psicologia, para tratar de doenças, principalmente o estresse.


 FONTES

 BAER R.A. Using self-report assessment methods to explore facets indfullness, Assessment,2006 Mar;13(1):27-45.

 BENSON,H.  The relaxation Response, New York; Morrow,1975.

 HÖLZEL, R. How Does Mindfulness Meditation Work? Proposing Mechanisms of Action From a Conceptual and… 2011,http://www.sagepublications.com

 KABAT ZINN,J. Full Catastrophe Living, Using the Wisdom of Your Body and Mind to Face Stress, Pain and Illness, New York: Delta, 1990.

  KILLINGSWORTH M. et al., A wondering mind is an unhappy mind,Science,12/11/2010, acesso em 5-8-2014  v.330,932 www.sciencemag.org/cgi/content/full/330/6006/932/DC1

 SANTOS, J.O., O poder da Atenção, Salvador, Bahia, no prelo.

ATUALIZAÇÕES 

1. Durante quanto tempo você deve praticar Plena Atenção?

 Inicialmente, o tempo que Kabat- Zinn recomendou de prática da Plena Atenção para seus pacientes foi 45 minutos, uma vez por dia, durante 8 semanas consecutivas. Posteriormente, em livro escrito em 2001, fez uma revisão e recomendou um tempo menor, para os que queriam praticar a Plena Atenção em busca de maior equilíbrio mental, calma e tranquilidade. Recomendou prática diária de quinze minutos, uma ou duas vezes por dia.  Com a alternativa de , se não conseguir quinze, praticar dez ou cinco, e ir aumentando até quinze. Já dizia Lao Tsé, fundador do taoísmo, que “as grandes marchas começam com o primeiro passo”. (Kabat-Zinn, J., Mindfulness Meditation for everyday life, Ed. Piatkus Books, London, 2001).

Para ele a duração da meditação tem pouco a ver com o tempo do relógio, pois depende de outros fatores. É mais importante a sinceridade do esforço do praticante, do que o tempo que ele leva, e que tenha bastante motivação para praticar. Se você conseguir meditar, mesmo pouco tempo, isso é maravilhoso, pois reconhece a necessidade de mudar.

 Recomenda não praticar em locais apertados, incômodos e barulhentos, próximos a pessoas conversando, pois pode impedir a prática. Prepare-se para lidar com as divagações, impaciência, medo, ansiedade, preocupações, lembranças, raiva, dor, fadiga e tristeza. A Plena Atenção não é um remédio para tudo e precisa ser cultivada e protegida de uma vida agitada e de uma mente inquieta e assustada, cultivando o bem-estar e a paz interior.

 






                                  CAPÍTULO 2:                      

         Plena Atenção melhora a saúde e o estresse


         Na parte anterior você viu o conceito de Plena Atenção, seus elementos principais e como ela age na regulação da atenção e das emoções. Neste verá como ela age através da consciência corporal e da mudança de perspectiva do "Eu", e os benefícios que traz para a saúde, no controle do estresse e das emoções; seus efeitos no corpo e aplicações  em medicina, psicologia, pesquisa e educação.

       Como age a Plena Atenção na Consciência do Corpo?

A pessoa percebe a ação da Plena Atenção no corpo  sentindo a entrada e saída do ar nos pulmões, e através de seus músculos, vendo se eles  estão contraídos ou relaxados e também percebendo suas sensações corporais, de peso, calor, dormência ou formigamento.

Esta percepção é importante para a regulação das emoções, pois ao sentir a ação de uma emoção no corpo sabemos que ela está presente e podemos então controlá-la.

Pesquisas de Holze em praticantes de Mindfulness, constataram que eles tinham maior percepção corporal. A ressonância magnética dos pesquisados mostrou ativação da ínsula, região localizada na parte central do cérebro,  associada à percepção corporal. Veja sua figura abaixo:


                O lobo da ínsula está localizado no centro do cérebro.

 

A Mindfulness muda a perspectiva do “Eu”?

 Habitualmente a mente da pessoa é o palco onde suas emoções se apresentam, e ela pode ser dominada pela raiva, pela preocupação ou pela tristeza, ficando escrava das emoções e pensamentos negativos, sem ter consciência disso.

 Durante a Plena Atenção o praticante sabe o que se passa em sua mente e  é o observador dela, podendo controlar o que se passa em seu interior. Ele pode escolher o que permanece em sua mente e impedir que seus medos, raivas e preocupações o dominem. 

A Mindfulness faz  mudança da perspectiva do “Eu”, isto é, a pessoa  muda a forma de encarar as situações por ela vividas.

 Ela as encara de modo diferente e pode afastar da mente pensamentos e emoções desagradáveis. Passa a observar suas experiências com mais clareza, pois quem está com raiva, preocupação ou medo percebe as coisas de modo confuso A mudança no modo de encarar as coisas, percebida pelo praticante, foi comprovada em pesquisas por Holze,  através de questionários e da ressonância magnética, que constatou maior ativação do córtex pré-frontal e de outras regiões do cérebro.

Para haver mudança de perspectiva  do seu "Eu"  você deve ficar sempre alerta ao que se passa em sua mente e  prestando atenção a ela.

Quais os efeitos da   Plena Atenção?

 a - Na saúde

Desde 1990, a Plena Atenção foi utilizada em milhares de pacientes na Clínica de Redução do Estresse da Universidade de Massachussetts para tratar a ansiedade, raiva, hostilidade, dor, falta de ar e estresse, com bons resultados.

Segundo Kabatt-Zinn, os praticantes desenvolvem o hábito de prestar atenção a suas mentes e promovem mudanças em suas vidas, muitos parando de fumar ou fazendo dieta para emagrecer, por conta própria. Na Faculdade de Medicina de Harvard, os alunos a usam para lidar com  a ansiedade e o estresse. 

b - No corpo

1. No cérebro - inibe a ativação da amígdala e estimula a atividade do lobo frontal, hipocampo e outras regiões.

2. Em distúrbios psicológicos: dá bons resultados na ansiedade, medo, raiva, preocupações, hostilidade, estresse pós traumático, depressão e outros.

 3. Nos hormônios - aumenta produção da dopamina (produz prazer),da serotonina (gera bem estar), da melatonina (regula o sono), das endorfinas (diminuem a dor), e da adrenalina e nor-adrenalina, que são estimulantes. Diminui o cortisol, hormônio do estresse.

4. No sistema imunológico - responsável pela defesa do organismo, aumentam os leucócitos e anticorpos. 

c- No estresse

Há dois tipos de estresse: de cognição e de excitação. O de excitação ocorre no corpo produzindo  nele várias reações. O de cognição ocorre  na mente e surge se a pessoa estabelece um objetivo  e não tem recursos para atingi-lo, como quando deseja ajudar alguém sem ter dinheiro.

No estresse de cognição o estressor deve ser avaliado para saber seu grau de ameaça. Se você está preocupado com algo, veja se a ameaça é verdadeira, pois pode considerá-la mais ameaçadora do que ela é, e ficar estressado sem razão.

Cuidado com as preocupações, para não ficar com medo do que não deve. Muitos de seus problemas são criados por você mesmo. Capriche em suas avaliações para não ficar estressado sem necessidade.

Uma  causa de estresse é querer controlar muitas coisas sem poder. Se não puder controlá-las,  ficará frustrado, com raiva e sentimentos de culpa.



Você ficará estressado se tentar controlar muitas coisas.

 Quando uma pessoa é ameaçada, tem duas alternativas: fugir ou enfrentar a ameaça, e em ambos os casos entra em cena o estresse de excitação. É a amígdala cerebral que percebe as ameaças que sofremos, e então estimula o hipotálamo, este a hipófise, e esta a glândula supra renal, preparando o organismo para a fuga ou o enfrentamento. Há também ativação do sistema nervoso simpático.

A supra renal ativada produz  adrenalina e cortisol (hormônios do estresse), que promovem contração muscular, respiração ofegante e coração disparado.

 Como age a Mindfulness no estresse?  

Das maneiras seguintes:


1. Através da atenção - quando um agente estressante nos ameaça, nós o identificamos através da função de alerta da atenção, como quando você anda na rua e um cachorro vem lhe morder. Então a função de orientação da atenção lhe orienta para escolher o melhor caminho para fugir e seu controle executivo comanda os músculos de suas pernas para  você correr.



                                 Se um cachorro quer lhe morder, você corre.

2. Através do controle das emoções - a Plena Atenção age no estresse inibindo a atividade da amígdala cerebral e diminuindo o nível do cortisol  e da adrenalina, que são os hormônios do estresse. E aumenta também a atividade do nervo vago, neutralizando assim os efeitos do simpático.

3 - Ela age também através da consciência corporal pois a pessoa pode identificar as áreas do corpo onde os músculos estão contraídos e praticar o relaxamento.

4- E age através da mudança de perspectiva do “Eu”: como sujeito de sua mente, a pessoa pode identificar os pensamentos e emoções estressantes e  afastá-los, fazendo uma nova avaliação deles, com a mente calma e equilibrada.
 

d - No envelhecimento. Pesquisas mostram que nos praticantes idosos caem as taxas de hospitalização, principalmente nas doenças do coração,sistema nervoso e câncer,aumentando seus tempos de vida, com redução de suas idades biológicas em até 12 anos, em relação à idade cronológica (que mede o tempo vivido pela pessoa).

Pesquisas de Eppel mostram que a Mindfulness aumenta o crescimento dos telômeros, que estão localizados nas pontas dos cromossomas, interferindo assim no envelhecimento.

 Quando as células se reproduzem, seus telômeros encurtam e a telomerase (enzima que reconstrói suas extremidades) restaura seus comprimentos, aumentando a vida da célula.



Os telômeros estão nas extremidades dos cromossomos

 e- Na Educação

 Pesquisas mostram que crianças  praticantes da Plena Atenção têm bons relacionamentos com colegas e amigos, além de desenvolver mais suas competências emocionais e intelectuais.

Em 2012, Meiklejohn analisou 14 programas de Plena Atenção aplicados no nível elementar e médio e relatou que os alunos tiveram benefícios na memória, atenção, aprendizagem, relacionamentos, controle emocional, auto-estima, humor, controle da ansiedade e estresse.

 A escola Tonebridge, em Londres, teve sucesso, em 2008, em um programa de Plena Atenção para desenvolver nos alunos calma, bem estar, concentração da atenção, afastar pensamentos e emoções negativos, viver no momento presente.

A prática da Mindfulness contribui para o desenvolvimento da criança e facilita suas atividades sociais. Ajuda também os adolescentes e adultos a se conhecerem e a viverem melhor, com mais calma e mais bem estar.


Quais os objetivos das pesquisas
sobre Plena Atenção?

A origem da Plena Atenção está em crenças religiosas orientais, mas as pesquisas ocidentais sobre ela não se fundamentam nestas crenças. O objetivo das pesquisas é saber como a Mindfulness age no cérebro e descobrir como tratar doenças do corpo e da mente, para diminuir os sofrimentos das pessoas.

Não confundir a Plena Atenção científica com  crenças religiosas, mas reconhecer que a adaptação ocidental destas crenças conserva alguns de seus aspectos originais. 


 CONCLUSÕES


A Mindfulness tem grande importância médica e psicológica, graças aos resultados de suas pesquisas utilizando ressonância magnética, que visualizaram diferentes regiões do cérebro, no momento em que elas estavam em atividade.

 Seus objetivos eram saber como a Plena Atenção age no cérebro e como tratar doenças do corpo e da mente. Os resultados levaram a melhor compreensão do controle  do pensamento, do controle e  extinção do medo, do estresse pós-traumático,  ansiedade e da síndrome de pânico.

Elas levaram a melhor conhecimento da forma que a pessoa reage a novas situações de sua vida,  percebendo os eventos da mente e do corpo, sem se fixar a eles. As emoções  são estados emocionais passageiros, que desaparecem com o tempo.

       Em síntese, praticar Mindfulness permite a você ter consciência do momento presente, perceber claramente suas emoções e pensamentos e  afastar os desagradáveis, além de impedir que divagações lhe tragam preocupações. Isso traz mais bem estar para sua  vida.

      Na próxima parte você verá diferentes formas de  treinar Plena Atenção: sentado, fazendo a “varredura” do corpo, andando, correndo ou durante suas atividades diárias. E como fazer sua avaliação, para saber seu progresso.

FONTES: 

EPEL E., Can meditation slow rate of celular aging? Cognitive stress, mindfulness and telomeres, Ann NY AcadSci 2009 Aug;1172:3453.

HUPPERT & JOHNSON, A controlled trial of mindfulness training in schools: The importance of practice for an impact on well-being, The Journal of PositivPsychology:Volume 5 , Issue 4 , 2010, 264-274  

  J.MEIKLEJOHN et al, Integrating Mindfulness Training into K-12 Education:Fostering the Resilience of Teachers and Students, acessoem 25-8-2014. http://www.mindfulnessinstitute.ca/Portals/15/pdf/Integrating_Mindfulness_Training_Into_K-12_Education.pdf14-3-2012.

 KABAT ZINN,J. Full Catastrophe Living, Using the Wisdom of Your Body and Mind to Face Stress, Pain and Illness, New York: Delta, 1990.

KJAER T.W. et al, Increased dopamine tone during meditation-induced change of consciousness, vol 13,issue 2,April, pages 255-2592, 2002.

HARVARD MINDFULNESSS, Benefits of Mindfulness: Practices for Improving Emotional www.helpguide.org/harvard/mindfulness.htm

KHALSA,S. et al, Meditation is a Medicin, Fireside, New York, 2001.

HÖLZEL, R. How Does Mindfulness Meditation Work? Proposing Mechanisms of Action From a Conceptual and… 2011, http://www.sagepublications.com

GUUM J.et al, How do mindfulness based cognitive therapy and mindfulness-based stress reduction improve mental health and wellbeing? A systematic review and meta-analysis of mediation studies.Clinical Psychology Review Vol 37,April 2015,P 1-12.


                            TERCEIRO CAPÍTULO

    COMO TREINAR PLENA ATENÇÃO 


Você pode praticar a Plena Atenção de uma das formas seguintes, segundo Kabatt Zinn:
▪ sentado, observando o que ocorre na mente;

▪ fazer a “varredura” do corpo, passeando a atenção pelo corpo;

▪ andando, correndo ou praticando exercícios físicos;

▪ prestando atenção ás suas atividades diárias.

Em qualquer forma que praticar, descreva para si mesmo, em silêncio, tudo que fizer, pois assim prestará mais atenção ao que estiver fazendo.



1.  
Como treinar Mindfulness sentado?

 Estabeleça uma meta, a seu critério. Por exemplo, prestar atenção durante 5 minutos ao que se passa em sua mente, sem interrupção. Aumentar para 10, 20, 30 e  45 minutos por dia, em 5 dias na semana e 1 vez ao dia.

● Como  proceder -

a ▪ Sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão, coluna ereta, braços descansando nas coxas, olhos fechados ou semi-abertos, relaxado, num local tranqüilo, sem ser incomodado. Pratique sempre na mesma hora e no mesmo local.

b ▪ Preste atenção ao que vê ou ouve, a seus pensamentos, emoções e sensações, sem se fixar a nada, nem pensar em nada. Deixe cada objeto que chega em sua mente ser substituído pelo que vier depois. Não julgue se é bom ou ruim, agradável ou desagradável, nem reaja a qualquer objeto. Aceite todos igualmente e não pense no passado ou no futuro.



Pratique com os olhos fechados ou semi-abertos


c ▪ Sinta o ar entrar e sair nos pulmões, sem se fixar nas respirações. Poderá sentir peso nas pernas ou braços, a picada de um inseto, ouvir o barulho de um carro ou um avião passar, um cão latir, a chuva cair, um menino chorar, as batidas de um martelo, lembrar-se de um fato agradável, sentir a boca cheia de água. Não julgue nem se fixe em nada.


2 - Como treinar Mindfulness “Varrendo” o Corpo?

● Estabeleça uma meta, a seu critério. Por exemplo, faça mentalmente a “varredura” do corpo, durante 5 a 10 minutos.

● Como  proceder -

a ▪ Deite-se numa cama ou recoste numa poltrona. Feche os olhos e dirija a atenção para o corpo. Respire naturalmente e relaxe.

b ▪ Preste atenção ao primeiro dedo do pé esquerdo e vá, lentamente, passando para todos os dedos. Depois vá para o dorso do pé e para a planta, siga para a perna e coxa esquerdas. Poderá sentir sensações de peso, formigamento, dormência ou calor.

c ▪ Da coxa esquerda vá para o pé direito e repita tudo que fez no esquerdo. Depois leve a atenção para o abdômen, nádegas, costas e ombro esquerdo. Desça pelo braço esquerdo até os dedos da mão esquerda, passe para a direita e então suba pelo antebraço, cotovelo, braço e ombro direitos. Siga para o pescoço e garganta.

d ▪ Na cabeça, comece pela testa e vá para os olhos, nariz, orelhas, mandíbula, queixo, lábios superior e inferior, gengivas e língua. Sinta a saliva na boca.  Dirija a respiração para o lugar do corpo em que estiver com a atenção voltada para ele. Poderá sentir a respiração atravessando seu corpo, dos pés à cabeça.


3 – Como treinar Mindfulness andando?


● Estabeleça uma meta, a seu critério. Um exemplo é praticar durante o tempo que você normalmente anda, de 30 minutos ou mais.

 ● Como  proceder -

a ▪ Defina onde vai andar e sua velocidade. Ande com os olhos abertos, prestando atenção às árvores, casas, edifícios, pássaros voando e cantando, nuvens, azul do céu, barulhos, cheiros, etc.

b ▪ Preste atenção ao movimento de cada pé. Concentre-se na sola do pé direito ao pisar no chão e faça o mesmo com o esquerdo. Diga a si mesmo, “ pé esquerdo”, “ pé direito”, e assim por diante.



Homem andando na praia


▪ Encha o peito de ar e conte junto com suas passadas de 1 até 4, até que os pulmões estejam cheios. Quando eles estiverem cheios, prenda o ar, conte duas passadas, 1, 2 e depois solte o ar. Durante a expiração conte de 1 até 4 e repita o procedimento durante alguns minutos. Fazendo assim, você prende sua atenção e impede que pensamentos e emoções desagradáveis entrem em sua mente.

         d ▪ Não se fixe em nada, nem permita qualquer distração.
Descreva para si mesmo, em silêncio, tudo que fizer. Diga: “botei o pé direito no chão”, a seguir, “botei o pé esquerdo no chão”, e assim por diante.


4 – Como treinar Mindfulness nas Atividades Diárias?

 Meta –prestar atenção a tudo que faz durante suas atividades diárias, quaisquer que sejam elas.

▪ Como proceder -

▪ quando tomar banho de chuveiro, preste atenção ao passar sabão nas mãos, pés, pernas, corpo e rosto; quando lavar as mãos ou o rosto, fizer a barba ou escovar os dentes, preste atenção aos movimentos das mãos e braços, e também quando pentear ou escovar o cabelo;

b ▪ quando comer, preste atenção ao que come, mastigando bem cada alimento, sentindo o cheiro e o gosto de  cada um:  doce, salgado, amargo ou ácido; antes de beber café, chá ou sucos, sinta o cheiro deles e depois o gosto;


▪ quando abrir ou fechar uma porta ou janela, use a mão esquerda se usar normalmente a direita (ou a direita se for  canhoto). Descreva para si mesmo, em silêncio, tudo que estiver fazendo no momento, em todas as atividades que praticar.

5 – Como treinar Mindfulness em Exercícios Físicos?

● Meta - prestar atenção a qualquer exercício que fizer.

● Como proceder - preste atenção aos movimentos dos braços, pernas, tórax, abdômen, pescoço e cabeça, e à contração dos músculos.

      6- Devo sorrir ao praticar  MIndfulness?

        O monge zenbudista Thich Nhat Hahn  recomenda sorrir ao praticar
mindfulness. Para praticar, durante a inspiração, dirija a atenção
e a respiração para uma parte do corpo (coração, olhos, pulmões,
pés, mãos,etc.) e durante a expiração sorria , mandando o
sorriso para ela,  e lhe agradeça pelo bem que lhe faz.
http://liveboldandbloom.com/09/self-improvement/mindfulness-oprah-and-the-sm

                                                    Sorria sempre que lhe faz bem, mesmo o forçado

        Pratique sentado, recostado, andando ou fazendo qualquer coisa.
Ao sorrir, você se esquece de problemas do passado e do futuro
e seu cérebro produz mais endorfina (dá bem-estar), dopamina
(relacionada com o prazer) e serotonina (produz bem estar).

Sorrir traz bem estar, satisfação, alegria e bom humor.
 
       Miller pesquisou pessoas assistindo um filme de comédia, para avaliar o efeito do sorriso sobre a artéria braquial. Concluiu que durante o sorriso e até cerca de meia hora depois, houve dilatação arterial e aumento do fluxo sanguíneo, e que  sorrir faz bem ao coração e às artérias

COMO AVALIAR A MINDFULNESS ?

           Baer elaborou o “Questionário de 5 Facetas da Mindfulness”, com 39 questões e 5 alternativas de respostas.
    
   Visando facilitar a avaliação, elaboramos um questionário

 simplificado com apenas 15 questões, e 2 alternativas de respostas. 

Os itens 5,7,11 e 12 referem-se à observação;  os 1 e 8, à  descrição; 

os 3, 14 e 15 à consciência; os 4, 10 e 13  ao  não julgamento e os 2, 

6 e  9 à não reatividade (aceitação).

       Para responder as questões seguintes, considere o ocorrido nos últimos 30 dias no seu cotidiano e sua experiência real. Não há respostas 'certas' ou 'erradas'. Responda S ou N no fim de cada afirmativa. Marque N se ela ocorrer “nunca ou raramente” e S se ela ocorrer “sempre ou quase sempre”.

1. É fácil descrever o que sinto com palavras.___


2. Percebo meus sentimentos e não sou levado por eles.___     

3. Presto atenção a minhas experiências físicas,
como o vento em meu cabelo ou o sol no meu rosto.     ___

4. Julgo meus pensamentos e emoções bons ou maus._     
5. Tenho dificuldade em focar minha atenção.___
6. Quando tenho pensamentos angustiantes, 
não me deixo levar por eles.___
7. Presto atenção aos sons, como batidas do
 relógio, canto de pássaros ou carros passando. ___
8. Quando sinto algo no corpo, tenho dificuldade para achar palavras certas 
para descrever ___
9. Consigo me acalmar logo após pensamentos desagradáveis_
10. Digo a mim mesmo que não deveria estar
 pensando como penso.__
11. Eu sinto os cheiros e aromas das coisas.___
12. Faço minhas atividades correndo, sem prestar  atenção.___
13. Acho algumas das minhas emoções e pensamentos ruins 
       ou não apropriados, e que não deveria senti-los.  _
14. Tenho facilidade em perceber sensações do corpo 
, como peso e formigamento  nos braços e pernas. ___
15. Eu faço meus trabalhos e tarefas sem prestar
atenção, sem ter consciência do  que estou fazendo.   ___

Para saber como está sua plena atenção, some 1 ponto para cada resposta
positiva nas questões 1, 2, 3, 6, 7, 9, 11 e
 14; e 1 ponto para cada negativa nas questões 4, 5, 8, 10,12,13 e 15.
Seu resultado será a soma dos pontos obtidos, somando os pontos das
 respostas positivas com os das negativas. Se a soma dos pontos positivos for 6
 e a     dos negativos for 5, sua  pontuação será 11.Pontuação entre 1 e 5 diz
 que você está na  zona inferior da Plena  Atenção. Entre 6 e 9, na zona 
média e entre 10 e 15 na superior.
                                            

 

                                     QUARTO CAPÍTULO

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE PLENA ATENÇÃO 


Neste mundo em que vivemos, cheio de maravilhas tecnológicas, vemos pessoas de todas as idades, crianças, adolescentes e adultos, viciadas nos celulares, tablets, computadores e  aparelhos semelhantes. Passam a maior parte do tempo falando ou jogando no celular ou postando no Facebook, WhatsApp, Instagram e outros. Você deve conhecer alguém que almoça com o celular na mão esquerda e o garfo na direita, um olho no celular e o outro na comida. Talvez conheça outra que não passa dez minutos sem ver se tem mensagem nova no celular.

Por falta de Educação da Atenção muitos desenvolvem compulsão pelo celular.

São pessoas que vivem superficialmente sem prestar atenção ao seu momento presente. Não conseguem ficar poucos minutos sem olhar a caixa de mensagens ou acessar as redes sociais. Vivem fora de suas realidades, mergulhadas na divagação. 

Muitas ficam viciadas no celular ou no computador e se tornam  dependentes, enchendo as salas de espera dos consultórios dos psiquiatras e psicólogos, para tratarem suas compulsões de vício, que às vezes exige remédios controlados, ou mesmo internamento. http://www.helpguide.org/articles/addiction/internet-and-computer-addiction.htm

 E as escolas, agências sociais destinadas à educação, ainda não promovem a Educação da Atenção, que é uma necessidade para a pessoa aprender a prestar atenção ao que faz, ao momento presente, ao que ocorre no seu corpo e na sua mente, ao que se passa dentro dela e fora dela, inclusive a dar mais atenção aos outros.

 Um dos objetivos deste e-book é divulgar a necessidade da Educação da Atenção, que deve ser baseada em conhecimentos das neurociências e da psiconeuropedagogia.

      A Plena Atenção é um instrumento de excelência para educar a atenção, e um programa de educação da atenção passa necessariamente por ela. O programa deve ter como meta desenvolver o hábito mental de prestar atenção a eventos externos e internos, do corpo e da mente, e deve ser desenvolvido na escola e em todas as atividades diárias, sob o slogan: Preste atenção ao que você faz, vê, ouve, sente e pensa!

 Relatamos pesquisas realizadas em instituições universitárias de credibilidade, como a Harvard Medical School, Yale University,  University of Massachussetts Medical Center, Califórnia University (UCLA), Memorial Sloan-Kettering Cancer Center e Justus Liepig University, da Alemanha, além de outras.

 Tais pesquisas constataram efeitos da Plena Atenção em muitos órgãos, principalmente no cérebro, e efeitos psicológicos na regulação da atenção e das emoções, além de maior consciência do corpo e mudança de perspectiva do “eu”. Na regulação da atenção, ela utiliza as funções da atenção, de alerta, orientação e a executiva. A regulação das emoções permite modificar tanto as respostas dadas às emoções, quanto os estados de humor negativos, controlar as distrações mentais, os pensamentos negativos e retornar à calma mais rapidamente.

Através da Consciência Corporal podemos perceber sensações corporais sutis e melhorar a percepção das emoções, fundamental para o controle emocional. Já a mudança na perspectiva do "Eu" permite ao praticante ser o sujeito de sua mente e fazer com que suas raivas, medos e preocupações sejam percebidos como objetos que não fazem parte dela, e  controlar o que está dentro de sua consciência, afastando emoções e pensamentos desagradáveis.

 Recentemente a Mindfulness foi reconhecida pelo National Health Institute, equivalente ao Ministério da Saúde nos Estados Unidos, devido a sua eficácia. É utilizada desde 1990, na Universidade de Massachussetts, no Stress Redution Clinic of Medical Center, para tratar  distúrbios psicológicos. O Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, centro de referência mundial no tratamento do câncer, utiliza a Mindfulness.

 A Plena Atenção além de agir no cérebro, atua também no sistema nervoso simpático e parassimpático, nas glândulas endócrinas e no sistema imunológico. E dá bons resultados na ansiedade, medo, síndrome de pânico, depressão, estresse, dores crônicas e abuso de substâncias. No envelhecimento diminui a taxa de hospitalização dos praticantes e aumenta seus tempos de vida, além de reduzir em até 12 anos suas idades biológicas.

 Entretanto devemos ter em mente que os efeitos benéficos da Mindfulness só se manifestam após algum tempo de prática, que varia de pessoa para pessoa. O resultado é tanto maior quanto maior o tempo de prática.

 A Mindfulness é utilizada em diversas instituições de saúde no Brasil e o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, faz treinamento de seus médicos, enfermeiros e outros profissionais. A Política de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, permite ao SUS (Sistema Único de Saúde), oferecer treinamento a seus pacientes.

Sob o ponto de vista humanístico, a Plena Atenção é um avanço na compreensão da natureza humana e também na melhoria da qualidade de vida dos praticantes, tanto na diminuição da dor dos que sofrem, quanto trazendo mais bem estar para quem goza de boa saúde.

 A Plena Atenção é também uma busca do ser humano pelo conhecimento de si mesmo, busca esta que vem desde Lao Tzu, o sábio fundador da filosofia taoísta, para quem “ “o homem inteligente é aquele que conhece os outros e homem sábio é o que conhece a si mesmo”. Esta busca passa pelos gregos, com o “gnote se auto” (conhece-te a ti mesmo) do oráculo de Delfos, e pelos romanos com o “nosce te ipsum” (conhece-te a ti mesmo). A Mindfulness amplia os conhecimentos sobre a mente utilizando as neurociências, a  psicologia e a medicina.

    A Mindfulness penetra fundo na consciência humana, nos pensamentos, memória, medos, raivas, tristezas e preocupações. Ela nos ensina a dissecar nosso “Eu” e a fazer sua desconstrução e reconstrução. Ajuda-nos a separar dentro de nós o que é e o que não é. Nos conhecendo melhor temos uma vida mais calma, tranquila e feliz e sabendo controlar nossas raivas, medos e tristezas vivemos melhor na família, na sociedade e no trabalho.

    Um depoimento pessoal 

Depois de trinta anos de prática da Plena Atenção, acreditamos que ela nos permite a vigilância constante da mente e do corpo. Ao praticá-la, sentimos o corpo relaxado, uma sensação agradável de peso e formigamento no tórax, braços e pernas, além de bem estar, calma e serenidade. É convicção nossa de que desenvolver e cultivar o hábito de prestar atenção a tudo e a todos, além de trazer calma e tranquilidade, traz também bem estar e felicidade.

Em conclusão:

   Acreditamos que a sabedoria maior, que traz bem estar, está em conhecer-se a si mesmo, em prestar atenção ao momento presente, em saber esperar e tolerar, em controlar os pensamentos, emoções e ações. E usar a atenção como sentinela da mente, para impedir que nela entrem emoções e pensamentos negativos e divagações portadoras de infelicidade.



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