quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Ebook 9

                                                                   E-book 9

                  Estado de Fluxo , Atenção e Poder da Atenção.                  

            P S I C O L O G I A

   

                 M O D E R N A


     

       Blog emoçaoeatencao@blogspot.com      

                 Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

                                         2023

                  Bahia- Brasil






QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções. Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 

Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.

                

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

 

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                       ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                               ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

                              ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                               ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

              

 

 COMUNICADO

A partir de 26-11-22,  o blog emoçaoeatencao@blogspot.com terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de outros conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com


                                     






                   CONTEUDO DO E-BOOK 9 


Capítulo 1: Estado de Fluxo – como cultivar.

 Capítulo 2:O que é Atenção ? 

Capítulo 3: Qual o Poder da Atenção?

  

                    CAPÍTULO 1

                          ESTADO DE FLUXO

              O Estado de Fluxo é um estado de consciência agradável, que pode surgir quando a pessoa se concentra em uma atividade que gosta e é totalmente absorvida por ela. É um outro modo de sentirmos satisfação, além do prazer dos sentidos e das emoções positivas, sendo alcançado quando os conteúdos da consciência funcionam em harmonia e trabalham coerentemente durante a prática de uma atividade agradável.

        O que é o Estado de Fluxo? 

Durante o fluxo os processos mentais fluem naturalmente pois os desejos, intenções e pensamentos da pessoa estão sincronizados, não há conflitos entre eles, a pessoa sente satisfação e o tempo passar depressa  (daí o nome de Fluxo  dado por Csikszentmihayi). Durante o fluxo a atenção concentra a energia mental nas forças pessoais envolvidas na atividade e elas atuam na mesma direção e no mesmo sentido, ordenadamente, sem conflitos e a tarefa é executada praticamente sem esforço (http://www.authenticstrengths.com/uncategorized/flow-with-strengths/).

Quais as características do Fluxo?

 As características do Estado de Fluxo são:

 1.As metas de cada passo da atividade devem ser claras.
          Você deve saber sempre o que vai fazer no momento seguinte. Não pode parar para saber o que vai fazer. Para um cirurgião entrar em fluxo durante uma operação, ele tem de saber com toda segurança todas as etapas da cirurgia: por exemplo, numa cesariana saber que primeiro deve abrir o abdômen da paciente, depois seu útero e depois retirar a criança. Tem que estar tudo claro em sua mente e ele não pode hesitar no que vai fazer.



          Para entrar em fluxo durante a cirurgia, o cirurgião deve saber todas suas etapas 

              Se o parceiro do tênis é fraco, o desafio é pequeno e o jogo fica chato.


 2. A atenção deve estar concentrada na atividade.

Na nossa vida podemos fazer diversas coisas sem estar concentrados nelas: dirigir um carro, andar de bicicleta, comer, etc. Mas se você quer entrar em Fluxo, nunca deve fazer várias coisas ao mesmo tempo. No caso do cirurgião , ele deve se concentrar na cirurgia, pois se houver uma distração  e  ele pensar em outras coisas, poderá cortar um vaso ou nervo do paciente.

A atenção concentrada traz ordem à atividade psicológica, pois ela concentra a energia psíquica e diminui a desordem na consciência. Durante o Fluxo a atenção se concentra na atividade praticada e a mente fica “blindada” para as divagações, distrações, preocupações e emoções negativas, que não podem entrar nela. Isto traz calma, tranquilidade, relaxamento e menos aborrecimento e  preocupações.

3. As ações praticadas devem ter respostas imediatas.

No caso do cirurgião, ele tem como resposta imediata não haver sangramento na paciente e que ele ultrapassou com sucesso cada etapa da operação. A resposta imediata para o rapaz que lava seu carro é que ele fica limpo, na medida em que ele passa o sabão e joga a água.

4. Deve haver equilíbrio entre o desafio e as habilidades da pessoa.

O desafio não pode ser tão grande que você não possa vencer, nem tão pequeno que você vença facilmente. Tem de ser proporcional às suas habilidades. Se você jogar tênis, dominó, ou xadrez com um parceiro fraco, ganhará facilmente e o jogo ficará chato. Você só deve aceitar os desafios que possa vencer, para entrar em fluxo e ser feliz, senão ficará frustrado e com raiva de si mesmo.

                A resposta imediata para o lavador do carro é que ele fica limpo.

5. O tempo passa rápido e desaparece a  Autoconsciência.

Pesquisas mostram que durante o fluxo modificam-se as atividades de diversas regiões cerebrais. Diminui a atividade do córtex pré-frontal, alteração chamada de “hipofrontalidade temporária” (https://libres.uncg.edu/ir/uncg/f/J_Labban_Effects_2012.pdf).

A consciência surge como resultado de processos cerebrais realizados no tronco cerebral, nos núcleos da base do cérebro e no córtex pré-frontal, e o córtex pré-frontal é a mais importante destas estruturas para a formação da consciência. Como no Fluxo a atividade do córtex pré-frontal diminui, ela pode ser a causa da perda temporária da consciência.

A capacidade de medir o tempo está na nossa consciência, no nosso Eu (self) e se ele estiver ausente, não poderemos medir o tempo,  daí acharmos que ele passa depressa durante o Fluxo.

                                   
                                                Durante o Fluxo o tempo passa rápido

Em que atividades pode-se entrar em Fluxo?

O fluxo pode ocorrer em qualquer atividade, sendo chamada atividade de fluxo aquela em que é mais provável ele ocorrer. 

Nas seguintes situações é mais fácil o Fluxo ocorrer:

                              Durante o jogo de xadrez o jogador pode entrar em Fluxo.


      Exercícios físicos e esportes (jogar tênis, voleibol, futebol ou correr e andar);

                               O jogador de vôlei pode entrar em Fluxo.

Interação social – em conversa agradável com outras pessoas.

 

                               Numa conversa agradável as pessoas podem entrar em Fluxo.

     No trabalho, ao fazer tarefas agradáveis.

                              

Fazer tarefas agradáveis no trabalho pode levar ao Fluxo.

     Dirigindo moto, automóvel ou bicicleta.

                                                  O motociclista pode entrar em Fluxo.

   Tocando instrumentos musicais ou cantando.

O tocador de violino pode entrar em fluxo.

   No cinema, teatro, restaurante e locais similares.

 


                  A pessoa ao ouvir uma orquestra pode entrar em estado de Fluxo.

 

     Escalando montanhas ou esquiando.

                                               

                                      O esquiador pode entrar em fluxo quando esquia.

Praticando rituais religiosos.

                                                     Rezar em uma Mesquita.
     

 

                   Participantes de uma sessão de candomblé


                                   Participantes de uma sessão de candomblé podem entrar em Fluxo.

 

  Fazendo um tapete ou bordando um tecido 

                                  Fazer um tapete pode levar a pessoa ao Fluxo.


 Fazendo programas de computadores.

                 O programador de computador pode entrar em Fluxo.

 

 Lendo um livro interessante.

 

                 Ler livro interessante pode levar ao Fluxo.

             Relacionamento amoroso.


                                  Os namorados podem entrar em Fluxo quando se tocam.

 

   Fechando um bom negócio.

                                  

Fechar um bom negócio pode levar ao  Fluxo.


   O que fazer para entrar em Fluxo?

Para tentar entrar no Fluxo existem três regras básicas:

 ● Escolha uma de suas atividades favoritas, pois é mais provável o fluxo ocorrer no que você gosta de fazer;

● Escolha um desafio que exija muita habilidade sua para vencer;

● Fique totalmente concentrado na atividade. Nunca faça duas atividades ao mesmo tempo.

Escolhida a atividade, siga os passos seguintes:

 1. Estabeleça uma meta, um desafio que você possa vencer;

 2. Esteja seguro da clareza de cada uma das etapas da meta, de modo que passe de uma para outra facilmente.

 3. Concentre-se na primeira etapa até conclui-la. Depois passe para a segunda, a terceira e assim por diante, sempre concentrado. Não deixe nenhuma divagação ou distração entrar em sua mente.

 Exemplo 1Entrar em Fluxo fazendo Exercícios Físicos.

 Meta – entrar em fluxo fazendo exercícios para os braços, pernas, tórax, abdômen e pescoço.

 1ª etapa: Verifique se estão perto de você o que precisa para praticar os exercícios.

 2ª etapa: Estabeleça com clareza várias metas pequenas, cada uma correspondendo a um exercício, e tome-as como desafios a atingir. Tenha claro na mente como fará os exercícios.

 3ª etapa: Comece a fazer os exercícios, digamos, para o braço.  Concentre-se neles e não pense em nada. Para fixar mais a atenção, conte mentalmente o número de vezes que faz cada exercício: 1,2,3,4,... e assim por diante. Aumente a concentração fechando os olhos durante os exercícios, se eles não dependerem da visão. Cuidado para não se machucar.

 4ª etapa: Terminado o primeiro exercício, faça imediatamente o segundo, sem parar, concentrado nele. Preste atenção ao que sente nos músculos e aos movimentos executados. Conte o número de vezes que faz cada movimento, 1,2,3,...

 5ª etapa:  Estabeleça como meta o terceiro exercício, digamos para o abdômen, e, imediatamente pratique-o. Não deixe entrar divagações em sua mente. Conte mentalmente os exercícios, se possível com os olhos fechados. Faça isto sucessivamente para os exercícios das pernas e do pescoço, e assim estará em fluxo constante durante todos os exercícios.

                           

                        A pessoa concentrada  no exercício pode entrar em Fluxo.

     Exemplo 2: Entrar em Fluxo ao andar.

Meta: Entrar em fluxo andando.

 1ª etapa: Comece a andar concentrado no movimento das pernas, dos pés e na respiração.

 2ª etapa: Encha o peito de ar contando os passos: 1,2,3,4.

 3 ª etapa: Prenda a respiração e conte dois passos, com ela presa: 1,2.

 4ª etapa: Bote o ar para fora, contando 4,3,2,1. Ao soltar o ar, sorria para seus braços, pernas e pés, levantando discretamente os cantos dos lábios e os mantenha elevados até expirar o ar todo. Sinta seus membros relaxados.

 5ª etapa: Inspire de novo contando 1,2,3,4, e repita as etapas descritas anteriormente, sempre concentrado na atividade. 


                                          Mulheres andando em estado de Fluxo.

  Quando você está alegre, sorri e quando sorri forçadamente evoca a alegria em seu cérebro. O sorriso induz alegria e gera bom humor,  satisfação e  bem estar. Com o sorriso o cérebro produz adrenalina (que traz mais disposição), dopamina (responsável pelo prazer), serotonina e endorfinas (que produzem bem estar).

 Exemplo 3: Entrar em Fluxo ao lavar o carro.

 Meta – Lavar e dar cera no carro.

 1ª etapa: Junte o material que precisa para lavar e polir o carro. Lave os para-lamas, as laterais, o teto e as rodas  do carro, concentrado no que faz.

 2ª etapa: Enxugue as partes lavadas com uma flanela, prestando atenção a seus movimentos.

 3ª etapa: Espalhe a cera no carro com uma estopa, prestando atenção aos movimentos dos braços.

 4ª etapa: Passe a estopa seca para limpar o carro até ele brilhar, prestando atenção a seus movimentos.     

Quais as alterações cerebrais no Fluxo?

 Quando você entra em Fluxo há mudanças cerebrais no córtex ,na química e nas ondas elétricas. A atividade do córtex frontal diminui de modo transitório, e aumenta a produção de noradrenalina, dopamina, serotonina e endorfina, substâncias que melhoram o desempenho da pessoa em suas atividades, a concentração e a criatividade. A noradrenalina melhora a atenção pelo aumento do processamento das informações e pela rapidez das respostas (https://googleweblight.com/?lite_url=https://www.flowgrade.de/en/blog/the-neurobiology).

 Aumentam as ondas elétricas cerebrais alfa e teta, de frequências entre 4 e 12 ciclos por segundo. Na pessoa com ondas teta, podem aparecer ondas gama (de frequência entre 40 e 100 cps), relacionadas com a intuição, e por isso quem entra em Fluxo pode aumentar a intuição e a criatividade.

 Acredito que a Felicidade gerada pelo Fluxo está no caminho, na realização da atividade, na satisfação que você tem ao tentar vencer os desafios e quando alcança as metas. A satisfação vai do momento em as metas são estabelecidas, até quando são alcançadas, está na execução da tarefa. Mesmo que você não consiga alcançar a meta, se foi perseverante e deu o melhor de si mesmo, foi feliz durante o caminho ...


      RESUMO:

1. O Fluxo é um estado de consciência agradável que pode ocorrer quando a pessoa se concentra em uma atividade e é totalmente absorvida. É alcançado quando os conteúdos da consciência estão em harmonia entre si e trabalham coerentemente durante uma atividade.

 2. Durante o Fluxo a pessoa se concentra no que faz, os processos mentais fluem facilmente, ela sente satisfação e o tempo passa ligeiro. Para haver Fluxo a pessoa deve conhecer bem cada passo da atividade. Se você quiser entrar em Fluxo não faça várias coisas ao mesmo tempo, pois a concentração da atenção é fundamental para trazer ordem à mente.

 3. Durante o Fluxo as ações praticadas devem ter respostas imediatas e deve haver um equilíbrio entre o desafio e suas habilidades. O desafio não pode ser tão grande que você não possa vencer, nem tão pequeno seja vencido facilmente.

 4. No estado de Fluxo as horas parecem minutos e desaparece sua   autoconsciência. Diminui a atividade do córtex pré-frontal, que é relacionada com a consciência, e esta diminuição pode ser a causa do seu desaparecimento.

  

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REFERÊNCIAS

CSIKSZENTMIHAYI. M. , Aprender a Fluir, Editorial Kairós, Barcelona, Espana, 1998.

 CSIKSZENTMIHAYI. M. ,, A descoberta do Fluxo, A Psicologia do Envolvimento com a Vida Cotidiana, Rocco, Rio de Janeiro, 1999.

CSIKSZENTMIHAYI. M. , Flow – The Psychology of optimal experience,  Harper, 1990 , Jul 20, 2015 ( Acesso em 22-9-2016).

  SANTOS, J.O., Educação Emocional na Escola – a Emoção na Sala de Aula, 2a ed., Faculdade Castro Alves, Salvador, Bahia, 2000.

 SANTOS, J.O., Educação das Emoções –fundamentos e experiências., Faculdade Castro Alves, Bahia, 2009.

 SELIGMAN, M.E.P., Felicidade Autêntica, Rio de JaneiroObjetiva, 2004.

 

 

 

 

 

                

                            CAPÍTULO 2

                                              ATENÇÃO

Neste ebook você verá o significado da Atenção, sua importância na seleção e captação de estímulos, armazenamento de informações e nas respostas do organismo humano para adaptar-se ao meio ambiente. E também verá onde a Atenção é produzida no cérebro, como ela altera as ondas elétricas cerebrais, quais seus limites, como ela se relaciona com a energia psíquica e com as funções cerebrais da cognição, percepção, memória, emoções, pensamento, controle executivo, desejos e outras. E também sua relação com a Felicidade e o Fluxo.

 

Que é a Atenção ?

A atenção é uma função cerebral que permite saber o que se passa no corpo, na mente e em volta da pessoa. É um elemento fundamental da mente, responsável pela seleção  e captação das informações que são enviadas ao cérebro. A palavra atenção significa “entrar em contato” (www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674119/).    


                                A atenção seleciona e capta informações para enviar ao cérebro.

 A atenção é a sentinela do quartel da sua mente, pois impede que nela entrem pensamentos negativos, emoções desagradáveis e divagações mentais portadoras de infelicidade, e que você seja dominado pelo medo, preocupação, raiva e tristeza.

                                    A atenção é a sentinela do quartel de sua mente.

A atenção é como a luz de um holofote que ilumina os objetos para você percebê-los. Você só percebe bem um objeto se sua atenção estiver voltada para ele e só toma conhecimento de seus pensamentos, emoções e lembranças, se dirigir a atenção para eles. A atenção é como se fosse o seu “olho mental”.



                           A atenção é um holofote que ilumina os objetos para você perceber.

Há uma estreita relação entre energia, informação e atenção. As informações captadas pela atenção são constituídas por diferentes formas de energia: a informação visual contém a energia eletromagnética das ondas ou  fotons  que constituem a luz; a informação auditiva contém a energia mecânica das ondas que constituem o som; a informação táctil resulta da energia mecânica trazida pelos estímulos mecânicos capazes de produzir pressão, e assim por diante.


                      A luz que é refletida no balão permite que você o acompanhe no céu.

A atenção surgiu como instrumento da consciência para o homem se defender da agressão de animais, procurar alimentos e abrigar-se do mau tempo. Desempenha papel central na mente e se relaciona com as emoções, pensamentos, percepção, memória, interesses, desejos e com o controle executivo, como veremos neste E-book.

                                             
                                         A Atenção permite que você se defenda do máu tempo.

A atenção é uma forma de energia mental que faz parte da cognição. A cognição é um conjunto de mecanismos utilizados pelos animais para captar informações, guardá-las e utilizá-las posteriormente (você verá mais sobre ela no fim deste Post). Os estímulos que chegam ao cérebro na sua maioria não são percebidos, pois ele não é capaz de processar a todos. A atenção seleciona e capta os estímulos que chegarão na consciência, para que ela possa saber o que se passa no corpo, na mente e com nossas ações. (www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674119/).

A atenção filtra, organiza e processa as informações originadas nos órgãos internos, nos sentidos, memória, emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e impulsos. O cérebro percebe de preferência os estímulos mais diferentes e mais fortes, os que fogem à regularidade, os que se movem, que aparecem e desaparecem rapidamente e os inesperados.


                      A atenção filtra as informações que vão para o cérebro,

                     da mesma forma que a floresta filtra a luz do sol,.

Prestar atenção a um objeto é selecioná-lo dentre outros, focalizá-lo, concentrar-se nele e levá-lo para o primeiro plano da consciência. A atenção tem o poder de levar ordem à mente, e quando você presta atenção continuada a alguma coisa sua mente fica em ordem, equilibrada. Por isso você fica calmo e tranquilo quando presta atenção de forma continuada aos acontecimentos que ocorrem em sua volta ou no interior de sua mente, como no estado de fluxo (Csikszentmihayi). Para prestar mais atenção a qualquer coisa você pode fechar os olhos e concentrar-se nela, e não pensar em nada.

             Quem presta atenção continuada fica com a mente em ordem.

Prestar atenção a um objeto é selecioná-lo dentre outros, focalizá-lo, concentrar-se nele e levá-lo para o primeiro plano da consciência. A atenção tem o poder de levar ordem à mente, e quando você presta atenção continuada a alguma coisa sua mente fica em ordem, equilibrada. Por isso você fica calmo e tranquilo quando presta atenção de forma continuada aos acontecimentos que ocorrem em sua volta ou no interior de sua mente, como no estado de fluxo (Csikszentmihayi). Para prestar mais atenção a qualquer coisa você pode fechar os olhos e concentrar-se nela, e não pensar em nada.

                  Para prestar mais atenção a uma coisa feche os olhos e concentre-se nela,

Qual a relação entre Atenção e Energia Psíquica?

A atenção é energia psíquica. As informações vindas do interior do corpo ou do ambiente externo levam energia para a consciência através da atenção e a consciência utiliza esta energia para desempenhar suas funções ou a dirige para serem utilizadas pelas funções mentais como pensar, sentir, desejar ou lembrar.

Para Kahneman há no cérebro um centro que processa a energia da atenção e a distribui entre as tarefas existentes num momento, de acordo com as necessidades do organismo. Ele acha que as pessoas podem educar a atenção e aprender a utilizar sua energia da forma mais adequada.

 

A atenção é uma torre que distribui energia mental para as funções psíquicas.

O cérebro é um computador e não pode exceder sua capacidade de processar informações. Por isso, quando você  fizer uma coisa não deve fazer outras ao mesmo tempo, porque senão terá sua eficiência diminuída.

            O cérebro  não pode ultrapassar seu limite de processar informações.

Quais os limites de sua Atenção?

 A capacidade máxima da atenção para processar informações é de 126 bits por segundo e quando as informações são muitas não são processadas. Isto significa que sua atenção tem limites e que você não consegue pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, nem sentir muitas emoções ou ter muitos desejos ao mesmo tempo (Csikszenmihalyi).

A atenção é fundamental para controlar seus comportamentos, pois para praticar suas ações você utiliza a energia da atenção, em parte. Por exemplo, para escutar e compreender uma conversa você tem de usar a atenção, e gasta em torno de um terço da energia psíquica que dispõe no momento. Para ler um jornal, lembrar o número de um telefone ou servir uma xícara de café, você utiliza também a atenção e  consume em cada tarefa parte da energia psíquica que dispõe (Csikszenmihalyi).

Para conversar, você tem de dar atenção ao outro e gasta na conversa   cerca de um terço da energia psíquica que dispões no momento.

Para alguém prestar atenção a algo é preciso estar consciente e a atenção fica comprometida quando há uso de álcool, maconha, cocaína, crack, etc.(por isso não se deve usá-los antes de dirigir), ou quando há uma doença que a prejudique, como o Transtorno de Déficit de Atenção e a Demência.


                    A atenção fica comprometida se há abuso de álcool e outras drogas.

Qual a relação entre a Atenção e a Cognição?

A atenção faz parte da cognição, assim como o pensamento, emoção, percepção, memória, tomada de decisão e controle executivo, que são importantes para praticarmos ações. Também fazem parte dela o raciocínio e a avaliação, além de atividades como conversar, ler jornal ou preparar uma refeição (www.ib.usp.br/labnec). Um exemplo de cognição é a do corvo que constrói instrumentos com pontas para tirar insetos de buracos e comê-los.

                           

        O corvo usa a cognição para fazer instrumentos e caçar insetos.

Outro exemplo de cognição é o do gorila que constrói instrumentos em forma de lanças para caçar suas presas, e faz martelos para quebrar nozes (www.ib.usp.br/labnec). 

                   O gorila usa a cognição para construir instrumentos de caça.

Qual a relação entre Atenção e Percepção?

A atenção seleciona e capta as informações, e a percepção dá significado às informações captadas pela atenção. Andando na rua sua atenção lhe traz informações sobre objetos diferentes, mas é sua percepção que dá o significado de cada um deles: se você viu um homem ou uma mulher, um carro ou um caminhão, uma bicicleta ou uma moto.

A atenção capta informações sobre o que se vê, mas a percepção dá o                                                                          significado.

 

A percepção de um estímulo ocorre com nitidez se você está atento a ele. Se você estiver distraído não o perceberá. Já deve ter ocorrido com você estar conversando com alguém, outra pessoa lhe cumprimentar e você não responder, porque estava não estava atento.

Qual a relação entre Atenção, Memória e Emoção?

Qual a relação entre Atenção, Memória e Emoção?

A atenção interfere no registro de acontecimentos em sua memória: se você faz algo sem prestar atenção, pensando em outras coisas, provavelmente não se lembrará depois.

Ocorre o mesmo com suas emoções: você as percebe melhor se prestar mais atenção a elas. Por outro lado, uma pessoa dominada por uma forte emoção, tem mais interesse para as coisas relacionadas com ela. É o que ocorre com um apaixonado, que pensa na pessoa amada o tempo todo. Outra coisa, você presta mais atenção aos estímulos agradáveis, porque a atenção está relacionada com as áreas do cérebro responsáveis pelas emoções agradáveis.

Um apaixonado pensa na amada o tempo todo.

Relação entre Atenção, Pensamento, Interesse e Desejo?

Quando você tem uma emoção forte e os pensamentos que a acompanham são dominantes, tem dificuldade para prestar atenção a qualquer outra coisa. Ocorre quando você tem uma grande preocupação e seu pensamento fica voltando para ela o tempo todo (ruminação), sendo preciso fazer um grande esforço mental para sair do círculo vicioso.

Se você tem interesse em um objeto e volta a atenção para ele, seu interesse aumenta. Quando vários estímulos atuam sobre você, sua atenção se dirige para aquele que tiver mais interesse. Por exemplo, se você vai fazer compras e tem uma roupa que lhe interessa mais, sua atenção se volta para ela. Quando você desejar alguma coisa inconveniente ou uma comida ou bebida que faça mal a sua saúde, retire sua atenção dela e pense em outras coisas.

       Sua atenção se volta para a roupa que mais lhe interessar.

Por outro lado, a atenção aumenta o desejo. Se no almoço, tiver um prato que você deseje e você ficar olhando para ele, seu desejo aumentará, e se for uma comida que faz mal à saúde, a solução é tirar sua atenção dela e pensar em outras coisas...

A relação da atenção com o Controle Executivo, que é responsável pelo controle de nossas ações intencionais, será vista em outros e-books.

Qual a relação entre Atenção, Fluxo e Felicidade?

Para haver o Estado de Fluxo uma das condições é que a pessoa concentre sua atenção numa atividade, pois a atenção leva ordem à consciência. Se você não concentrar a atenção não pode entrar em fluxo (Reveja no Estado de Fluxo).

Há uma relação íntima entre a felicidade e a atenção, pois prestar atenção continuada a qualquer acontecimento traz ordem para a mente e equilíbrio mental, acompanhados de um sentimento de bem-estar e tranquilidade. Por outro lado, quando a mente está ocupada prestando atenção a um acontecimento, pensamentos negativos, emoções negativas ou divagações que tragam infelicidade não podem entrar nela.

Por isto, ao praticar Plena Atenção (reveja a Prática da Plena Atenção) ou entrar em Estado de Fluxo (reveja o Estado de Fluxo) a pessoa sente bem-estar e fica feliz.

RESUMO:

1. A atenção é uma função cerebral que permite saber o que se passa no corpo, na mente e em volta da pessoa. É responsável pela seleção e captação das informações que são enviadas ao cérebro.

2. A atenção é a sentinela do quartel da sua mente, pois impede que nela entrem pensamentos negativos, emoções desagradáveis e divagações mentais. A atenção é como a luz de um holofote que ilumina os objetos para você percebê-los.

3.  A informação visual contém a energia da luz; a informação auditiva contém a energia mecânica das ondas sonoras; a informação táctil resulta da energia mecânica trazida pelos estímulos que produzem pressão.

4.  A atenção surgiu como instrumento da consciência para o homem se defender da agressão de animais, procurar alimentos e abrigar-se do mau tempo. Ela faz parte da cognição e filtra, organiza e processa as informações originadas nos órgãos internos, nos sentidos, memória, emoções e de outras funções psíquicas.

5. Prestar atenção a um objeto é selecioná-lo e levá-lo para o primeiro plano da consciência. A atenção tem o poder de levar ordem à mente, e quando você presta atenção continuada a alguma coisa sua mente fica em ordem, equilibrada.

6. A atenção é energia psíquica, pois as informações que ela capta do interior do corpo ou do ambiente externo são constituídas por energia. Ela a leva para a consciência e para outras funções como pensar, sentir, desejar ou lembrar. Kahneman acha que há no cérebro um centro que processa e distribui a energia da atenção.

7. O cérebro é um computador e você não pode exceder sua capacidade de processar informações. Por isso, quando fizer uma coisa não faça outras ao mesmo tempo, porque senão ultrapassará seus limites de processamento e terminará fazendo tudo mal feito.

8. A atenção faz parte da cognição, que é um conjunto de mecanismos utilizados pelos animais para captar informações, guardá-las e utilizá-las depois. Fazem parte da cognição o pensamento, emoção, percepção, memória, tomada de decisão e controle executivo.

9.Enquanto a atenção seleciona e capta as informações, e a percepção dá significado às informações por ela captadas. A percepção de um estímulo só ocorre com nitidez se você está atento a ele. A atenção interfere no registro de acontecimentos em sua memória, ocorrendo o mesmo com suas emoções: você as percebe melhor se estiver atento.

10. Quando há uma emoção forte e os pensamentos que a acompanham são dominantes, você tem dificuldade para prestar atenção a qualquer outra coisa. Se você tem interesse em um objeto e dirige a atenção para ele, seu interesse aumenta.

11. Para haver o Estado de Fluxo uma das condições é que a pessoa concentre sua atenção numa atividade, pois a atenção leva ordem à consciência. Há uma relação íntima entre a Felicidade e a Atenção, pois prestar atenção continuada a qualquer acontecimento traz ordem para a mente, que é acompanhada de um sentimento de bem-estar e tranquilidade.

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REFERÊNCIAS

CSIKSZENTMIHAYI et al, Experiência Óptima, Estúdios Psicológicos del Flujo en la Consciência, Desclée de Brouwer, Bilbao: 1998

CSIKSZENTMIHAYI , A descoberta do Fluxo, Rocco, 1999.

DAMÁSIO, A. Mistérios da Consciência, Companhia das Letras, São Paulo, 2001.

DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem, Companhia das Letras, São Paulo, 2012.

KAHNEMAN, D. Attention and Effort - Princeton University,1973

https://www.princeton.edu/~kahneman/.../attention_and_effort/Attention

PETERSEN,S. and POSNER M. The Attention System of the Human Brain: 20 Years After, acesso em 27-10-2016

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/.../PMC3413263/

POSNER M. et al. Testing the behavioral interaction and integration of attentional networks, 2009, acesso em 25-03-2014. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674119/

SANTOS,J.O., O poder da Atenção  (no prelo).





               Terceiro Capítulo

               Qual o Poder da Atenção

                            

Neste e-Ebook você verá que a Atenção tem muitos poderes: o de acalmar a mente, permitir a prática da Plena Atenção ou entrar em Estado de Fluxo, contribuir para o controle das emoções e pensamentos, e permite que você entre em contato com seu presente,  passado ou futuro. Ela é fundamental para fazer avaliações, tomar decisões, perceber a autoconsciência, ter satisfações, praticar a paciência, ter bons relacionamentos e impedir a entrada na mente de pensamentos e emoções desagradáveis.

  Qual o Poder da sua Atenção em sua Vida?

Pesquisas realizadas por Posner e outros nas últimas décadas constataram o poder da atenção no funcionamento da mente e do corpo, deixando claro seu poder na nossa vida, na nossa mente e na educação (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/.../PMC3413263/).

Analisaremos a seguir  as diferentes facetas do Poder da Atenção:


 A atenção tem o poder de acalmar sua mente.

Quando você está com raiva ou preocupado sua mente fica em desordem, mas quando você está calmo e tranquilo há ordem nela. A Atenção tem o poder de colocar ordem na mente, pois ordena sua  a energia e então ela fica tranquila. Atua nas forças pessoais de modo que elas agem na mesma direção e no mesmo sentido, não havendo  conflitos entre elas, que geram a desordem  mental. A Atenção diminui os conflitos e a desordem mental.

                          

               A Atenção faz amente ficar calma e tranquila.


 A atenção tem o poder de acalmar sua mente.

Quando você está com raiva ou preocupado sua mente fica em desordem, mas quando você está calmo e tranquilo há ordem nela. A Atenção tem o poder de colocar ordem na mente, pois ordena sua  a energia e então ela fica tranquila. Atua nas forças pessoais de modo que elas agem na mesma direção e no mesmo sentido, não havendo  conflitos entre elas, que geram a desordem  mental. A Atenção diminui os conflitos e a desordem mental.

   A atenção é essencial para praticar Plena Atenção, que é um estado da mente no qual você fica atento ao momento presente, identifica os objetos que surgem na sua mente sem se fixar a nenhum deles, nem julgá-los, aceitando-os. A prática da Plena Atenção faz a mente ficar mais alerta, perceber melhor os objetos e as situações, os pensamentos, emoções, sentimentos e sensações, e permite controlar melhor os pensamentos e emoções.

Prestar Atenção é essencial para praticar a Plena Atenção.

A Plena Atenção torna a vida humana mais longa, pois impede o encurtamento dos telômeros, estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomas, que encurtam quando as células se reproduzem. Pesquisas recentes concluíram que a Plena Atenção aumenta os comprimentos dos telômeros. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/.../PMC3057175/)

                    

A Plena Atenção alonga a vida pois aumenta os telômeros.


●  A atenção é fundamental para entrar no Estado de Fluxo: um estado de consciência agradável que surge quando a pessoa concentra sua atenção em uma atividade que gosta e é totalmente absorvida. Nele os conteúdos da consciência funcionam em harmonia e trabalham coerentemente.


                          Você pode entrar no Estado de Fluxo quando estiver andando.

A prestar atenção pode de lhe trazer mais satisfação, bem-estar e   felicidade. Você pode ter mais bem estar praticando a Plena Atenção,  o Estado de Fluxo ou usar a Atenção para controlar seus pensamentos e emoções desagradáveis. Para conseguir mais bem-estar preste mais atenção a sua mente e cultive as emoções agradáveis, não deixando que as emoções desagradáveis tomem conta dela.              

                         Para ter mais bem-estar viva muitos momentos agradáveis.

O poder da atenção é importante para você controlar suas emoções, comportamentos e pensamentos, para praticar o autocontrole e ter bom convívio social. Para ter equilíbrio emocional preste atenção sempre a sua mente e quando aparecer raiva, preocupação, medo ou tristeza,  não permita que elas cresçam e lhe dominem. Senão terá mal estar e prejudicará seus relacionamentos (www.ib.usp.br/labnec).

                       

                           A Atenção é importante para agir conforme as regras sociais.

A Atenção pode ser um escudo para sua mente, protegendo-a de emoções e pensamentos desagradáveis. Este Blog  lhe ensinará a usar o Poder da Atenção para melhorar a qualidade de sua vida e aumentar seu bem estar.

     

             A Atenção é um escudo que protege sua mente  de emoções desagradáveis.

Usando sua Atenção você pode entrar em contato com seu presente e seu passado, além de planejar seu futuro. Para se situar no  presente, fique atento ao que vê, ouve, palpa e aos odores que percebe, podendo assim se situar no tempo e no espaço.


                                        Sua Atenção lhe permite planejar o futuro.

Sua Atenção é fundamental para você ter consciência do que se passa dentro de si mesmo e no mundo que o cerca.

                              

                 A atenção é fundamental para você ter consciência de si mesmo.

A atenção é importante para praticar a paciência, que é tolerar acontecimentos desagradáveis ou esperar que ocorram  acontecimentos futuros. Para ser paciente, preste atenção aos sinais de impaciência logo que eles apareçam, como irritação, balançar as pernas, bater com os pés no chão ou sentir tensão muscular, e procure se controlar, como vai aprender neste blog.

 

Preste atenção aos sinais de impaciência logo que aparecerem.

A atenção é importante para você ter bons relacionamentos na família, na escola e no trabalho. Se você não der atenção a seus parceiros, eles ficarão magoados e ressentidos. Se você ficar atento ao que o outro diz e às mensagens que ele manda pelo olhar, pelo rosto e pelo corpo, suas conversas serão mais produtivas. Capte as mensagens  que o outro lhe diz através do corpo, da voz e dos movimentos dos seus braços, pés e mãos.                           

              Preste atenção ao que informam os  movimentos corporais e posturas.

A atenção é importante para você ter bons relacionamentos na família, na escola e no trabalho. Se você não der atenção a seus parceiros, eles ficarão magoados e ressentidos. Se você ficar atento ao que o outro diz e às mensagens que ele manda pelo olhar, pelo rosto e pelo corpo, suas conversas serão mais produtivas. Capte as mensagens  que o outro lhe diz através do corpo, da voz e dos movimentos dos seus braços, pés e mãos.

                


                             Preste atenção aos seus gestos, voz, face e movimentos corporais.

A atenção é fundamental para praticar a empatia, que é capacidade de se colocar no lugar do outro e captar suas emoções, sentimentos e pensamentos. É importante para a prática da compaixão e  da escuta ativa.

              
                    A atenção é fundamental para você praticar a compaixão.

A atenção tem grande poder na vida da pessoa para ela alcançar sucesso. Muitas fracassam na vida porque não souberam focar a atenção naquilo que era verdadeiramente importante para elas, nos seus verdadeiros problemas.

  

A atenção no que fazemos é importante para alcançar o sucesso.

A Atenção é fundamental na prática da Meditação, que acalma a mente, faz bem à saúde e prolonga a vida. Ela pode interferir na duração da vida, pois pessoas que meditam há muito tempo aumentam a duração da sua vida em até 12 anos (www.mindbodygreen.com/.../why-meditation-is-po...).


                      Pessoas que meditam há muito tempo vivem até 12 anos mais.

Atenção e Controle Executivo

● A Atenção exerce grande poder sobre seu comportamento, através do Controle Executivo. Ele  é responsável por suas ações intencionais, como pensar, raciocinar, controlar emoções e ações, planejar, conversar, ler, caminhar, correr, andar de bicicleta, comer, trabalhar, etc. Quando você orienta a atenção para qualquer objeto, utiliza o controle executivo (www.enciclopedia-crianca.com).

    O Controle Executivo garante a coordenação para você andar de  bicicleta.

O Controle Executivo funciona como um sistema de controle de aviões num aeroporto, que administra suas chegadas e partidas. Através dele você planeja as tarefas que vai executar, as metas a atingir e controla seus impulsos, pensamentos, emoções, atenção e autocontrole, que são necessários para a ação ser bem sucedida. Por exemplo, se você combina com alguém para passear e começa a chover, seu Controle Executivo lhe diz para desistir do passeio e ir para o teatro ou  cinema.

   


                               

O Controle Executivo controla suas ações, como uma torre de controle.


A Atenção altera as ondas elétricas cerebrais.

Quando uma pessoa está acordada, relaxada e com os olhos abertos, as ondas elétricas as ondas elétricas cerebrais são as ondas Alfa, de 8 a 12 cps. Elas se localizam nos lobos parietal e occipital e se relacionam com um nível baixo de atenção. Mas se a pessoa prestar atenção a qualquer coisa aparecem as ondas Beta, de frequência entre 13 e 25 cps, que substituem as ondas Alfa. Durante concentração podem surgir ondas Gama, com frequência entre 26 e 50 cps.  (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9599445).

                   Durante a atenção predominam as  ondas Beta no cérebro.

A atenção é capaz de garantir sua sobrevivência. É graças a sua atenção que você para na rua quando ouve a buzina de um carro, ou foge de tiros em sua volta e se joga no chão, ou se protege de raios numa tempestade.

        

                            Você se protege dos raios graças à atenção.

A Atenção é importante para você se relacionar com suas percepções, emoções, pensamentos, desejos e interesses. Ela é fundamental para você poder analisar, avaliar, decidir, planejar e avaliar suas metas e para resolver seus problemas.  Para perceber um pássaro voando e acompanhá-lo você usa a atenção. Você guarda mais facilmente um acontecimento na memória se sua atenção estiver  voltada para ele e percebe melhor suas emoções quando presta atenção a elas.

Quando você tem um pensamento dominante, como uma preocupação, é difícil prestar atenção a outra coisa, pois ela retorna sempre. Se você está interessado em um objeto e presta atenção a ele, seu interesse aumenta, e se você deseja este objeto, seu desejo aumentará mais, se você ficar atento a ele.

Qual o Poder da Atenção na Educação?

É grande o Poder da Atenção na Educação e devemos ter consciência dele, bem como da questão do empobrecimento da atenção. As pessoas devem se conscientizar de que estão dando cada vez mais menos atenção a si mesmas e às pessoas com quem convivem. O mundo está cada dia mais pobre da atenção que as pessoas dão a seus semelhantes.

 As pessoas vivem mergulhadas em muitas informações que chegam pela televisão, jornais, computadores, smartphones, tablets e redes sociais. Este excesso de informações faz com que suas mentes passem rapidamente de um estímulo para outro, o que dificulta a escolha dos objetos em que elas devem se concentrar, a escolha dos objetos mais importantes para elas.

Olhando em nossa volta veremos pessoas de todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos, cada vez mais viciadas nas redes sociais e que passam muito tempo falando no celular, digitando no whatsapp ou jogando videogames. Elas vivem ausentes de suas vidas reais, sem tempo para pensarem em si mesmas. Não conseguem ficar poucos minutos sem buscar novas mensagens e sem acessar as redes sociais. Elas vivem fora de suas verdadeiras realidades.                  As pessoas passam a maior parte do tempo no celular, tablets  ou     videogames, fora de suas verdadeiras realidades.

A Educação da Atenção é uma necessidade. Deve ser implantada para reverter esta situação e fazer com que as pessoas tenham mais consciência de si mesmas e prestem  mais atenção ao que ocorre dentro delas, em suas mentes e seus corpos, e ao que ocorre em torno de si. E para darem mais atenção a sua família e a seus parceiros, na escola, no  trabalho e na vida social.

Acreditamos que as escolas devem criar um Programa de Educação da Atenção, elaborado com base na psicologia da cognição e da psiconeuropedagogia, e um dos objetivos deste blog é chamar a atenção dos alunos para suas necessidades.

A Educação da Atenção deve ser implantada nas escolas.

Uma meta para um Programa de Educação da Atenção pode ser: desenvolver no educando o hábito de prestar atenção a acontecimentos externos e internos, do corpo e da mente. Deve ser desenvolvido na sala de aula e em todas as atividades fora da escola.

Seu lema pode ser: “Preste atenção ao que você faz, vê, ouve, sente e pensa!”

Qual o poder da Atenção nas Empresas?

Várias empresas promovem a Educação da Atenção de seus colaboradores. A Google oferece aos colaboradores o “Programa de Pesquisa Dentro de Si”, para treinar a atenção, desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole e criar hábitos mentais úteis. 0(Google at work http://www.mindful.org/mindfulness-practice/mindfulness-and-awareness/search-inside-yourself).

Grandes empresas fazem Educação da Atenção de colaboradores.

Acreditamos que as escolas devem criar um Programa de Educação da Atenção, elaborado com base na psicologia da cognição e da psiconeuropedagogia, e um dos objetivos deste blog é chamar a atenção dos alunos para suas necessidades.

A Educação da Atenção deve ser implantada nas escolas.

Uma meta para um Programa de Educação da Atenção pode ser: desenvolver no educando o hábito de prestar atenção a acontecimentos externos e internos, do corpo e da mente. Deve ser desenvolvido na sala de aula e em todas as atividades fora da escola.

Seu lema pode ser: “Preste atenção ao que faz, vê, ouve, sente e pensa!”.

Qual o poder da Atenção nas Empresas?

Várias empresas promovem a Educação da Atenção de seus colaboradores. A Google oferece aos colaboradores o “Programa de Pesquisa Dentro de Si”, para treinar a atenção, desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole e criar hábitos mentais úteis. 0(Google at work ,http://www.mindful.org/mindfulness-practice/mindfulness-and-awareness/search-inside-yourself).

RESUMO

 1. A Atenção tem o poder de acalmar a mente, pois traz ordem a ela ao concentrar sua energia de forma ordenada, fazendo a pessoa ficar tranquila.

2. Se você praticar Plena Atenção sua mente ficará mais alerta e você perceberá melhor seus pensamentos, emoções, sentimentos e sensações, além de poder controlar seus pensamentos e emoções.

3. A atenção é fundamental para você entrar no Estado de Fluxo que surge quando você se concentra numa atividade que gosta.

4. Sabendo usar sua atenção ela lhe trará mais satisfação, mais bem estar e mais felicidade. Você poderá controlar melhor seus pensamentos negativos e suas emoções desagradáveis. A atenção é como um escudo que protege a mente de emoções e pensamentos desagradáveis.

5. Usando adequadamente sua Atenção você tem mais consciência de si mesmo, mais autoconsciência e entra mais facilmente em contato com seu presente e passado e planeja melhor seu futuro.

6. A atenção é importante para você praticar a paciência, que é saber tolerar acontecimentos desagradáveis ou esperar de forma equilibrada que ocorram os acontecimentos futuros.

7.  A atenção é importante para você ter bons relacionamentos na família, na escola e no trabalho, e também para praticar a empatia, que é capacidade de se colocar no lugar do outro e captar suas emoções, sentimentos e pensamentos. Desenvolver o hábito de prestar atenção é fundamental para a pessoa alcançar o sucesso.

8. A Atenção tem grande poder sobre seu comportamento, através do Controle Executivo, que é responsável por suas ações intencionais, como pensar, raciocinar, controlar emoções, planejar, conversar, ler, caminhar, comer, trabalhar, etc. Através do Controle Executivo você planeja as tarefas que vai executar, as metas que deseja atingir e controla seus impulsos, pensamentos, emoções e atenção.

9. A Educação da Atenção deve ser implantada para que a pessoa adquira mais consciência de si mesma, do que ocorre em sua mente, em seu corpo e ao que ocorre em volta dela. E para que ela dê mais atenção a sua família, a seus parceiros na escola, no trabalho e na vida social.

10. Um Programa de Educação da Atenção pode ter como meta desenvolver nas pessoas o hábito de prestar atenção ao que ocorre em volta dela e ao que ocorre em seu corpo e em sua mente, e ter como lema  “Preste atenção ao que você faz, vê, ouve, sente e pensa!”.

 

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REFERÊNCIAS

1. KHALSA, S.et al. Meditation is a Medicin, Fireside, New York, 2001.

2. CSIKSZENTMIHAYI, M. Experiência Óptima, Estúdios psicológicos del Flujo em la Consciência, Desclée de Brouwer, Bilbao: 1998

3. EPEL E., Can meditation slow rate of cellular aging? Cognitive stress ... - NCBI ,https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/.../PMC3057175/ -  

4.  GOOGLE AT WORK ,http://www.mindful.org/mindfulness-practice/mindfulness-and-awareness/search-inside-yourself).  

5 KABAT ZIHN, Full Catastrophe Living, Using the Wisdom of Your Body and Mind to Face Stress, Pain and Illness, New York: Delta, 1991.

6. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

1° Curso de Neurociências e Comportamento , 27-6-2008, www.ib.usp.br/labnec

       7. SANTOS JO, O Poder da Atenção (no prelo), Bahia,Brasil, 2016.

 







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