E-book 9
Estado de Fluxo , Atenção e Poder da
Atenção.
P S I C O L O G I A
M O D E R N A
Blog
emoçaoeatencao@blogspot.com
Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos
2023
Bahia- Brasil
QUEM É O AUTOR
Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções. Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.
Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na
Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados.
Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2-
Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional:
Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.
Dedicou-se à Educação Médica,
foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da
Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação
Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e”
Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.
Dedico este e-book:
In memoriam:
A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,
E a meu Pai e minha Mãe.
A meus filhos:
Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo
A meus netos:
Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel,
Maria Eduarda , Larissa e Arthur.
A
todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas e reflexões sobre a Educação das Emoções.
● ● ●
“Quem conhece aos
outros é inteligente
Quem conhece a si mesmo é sábio “
Lao
Tsé – Tao te King, XXXIII
● ● ●
“Trata
a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si,
nunca apenas como um meio”
Kant I., “Fundamentação da
metafísica dos costumes”, 1786.
● ● ●
“Não
há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana.
É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”
Sartre,J.P.,
“O Existencialismo é um humanismo”, 1944
● ● ●
“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas que nos trazem prazer, mas também escolher
metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.
Mihaly Csikszentmihalyi
A Descoberta do Fluxo, 1999.
COMUNICADO
A partir de 26-11-22, o blog emoçaoeatencao@blogspot.com terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela
de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data,
abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia
de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo
dos posts já publicados, além de outros conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de
conhecimentos.
Ranking database emoção atenção@blogspot.com,
pesquisa.
Imagens
de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com
CONTEUDO DO E-BOOK 9
Capítulo 1: Estado de Fluxo – como cultivar.
Capítulo 2:O que é Atenção ?
Capítulo 3: Qual o Poder da Atenção?
CAPÍTULO 1
ESTADO DE FLUXO
O Estado de Fluxo é um estado de consciência agradável, que pode surgir quando a pessoa se concentra em uma atividade que gosta e é totalmente absorvida por ela. É um outro modo de sentirmos satisfação, além do prazer dos sentidos e das emoções positivas, sendo alcançado quando os conteúdos da consciência funcionam em harmonia e trabalham coerentemente durante a prática de uma atividade agradável.
O que é o Estado de Fluxo?
Durante o fluxo os processos mentais fluem naturalmente
pois os desejos, intenções e pensamentos da pessoa estão sincronizados, não há
conflitos entre eles, a pessoa sente satisfação e o tempo passar depressa
(daí o nome de Fluxo dado por Csikszentmihayi).
Durante o fluxo a atenção concentra a energia mental nas forças pessoais
envolvidas na atividade e elas atuam na mesma direção e no mesmo sentido,
ordenadamente, sem conflitos e a tarefa é executada praticamente sem esforço (http://www.authenticstrengths.com/uncategorized/flow-with-strengths/).
Quais as
características do Fluxo?
As características do Estado de Fluxo são:
1.As
metas de cada passo da atividade devem ser claras.
Você deve saber sempre o que vai fazer no momento seguinte. Não pode parar para
saber o que vai fazer. Para um cirurgião entrar em fluxo durante uma operação,
ele tem de saber com toda segurança todas as etapas da cirurgia: por exemplo,
numa cesariana saber que primeiro deve abrir o abdômen da paciente, depois seu
útero e depois retirar a criança. Tem que estar tudo claro em sua mente e ele
não pode hesitar no que vai fazer.
Para entrar em fluxo durante a cirurgia, o cirurgião deve saber todas suas etapas
Se o parceiro do tênis é fraco, o desafio é
pequeno e o jogo fica chato.
2. A atenção deve estar concentrada na
atividade.
Na
nossa vida podemos fazer diversas coisas sem estar concentrados nelas: dirigir
um carro, andar de bicicleta, comer, etc. Mas se você quer entrar em Fluxo,
nunca deve fazer várias coisas ao mesmo tempo. No caso do cirurgião , ele deve
se concentrar na cirurgia, pois se houver uma distração e ele
pensar em outras coisas, poderá cortar um vaso ou nervo do paciente.
A
atenção concentrada traz ordem à atividade psicológica, pois ela concentra a
energia psíquica e diminui a desordem na consciência. Durante o Fluxo a atenção
se concentra na atividade praticada e a mente fica “blindada” para as
divagações, distrações, preocupações e emoções negativas, que não podem entrar
nela. Isto traz calma, tranquilidade, relaxamento e menos aborrecimento e
preocupações.
3. As
ações praticadas devem ter respostas imediatas.
No
caso do cirurgião, ele tem como resposta imediata não haver sangramento na
paciente e que ele ultrapassou com sucesso cada etapa da operação. A resposta
imediata para o rapaz que lava seu carro é que ele fica limpo, na medida em que
ele passa o sabão e joga a água.
4. Deve haver equilíbrio entre o desafio e as habilidades da pessoa.
O desafio não pode ser tão grande que você não possa vencer, nem tão pequeno que você vença facilmente. Tem de ser proporcional às suas habilidades. Se você jogar tênis, dominó, ou xadrez com um parceiro fraco, ganhará facilmente e o jogo ficará chato. Você só deve aceitar os desafios que possa vencer, para entrar em fluxo e ser feliz, senão ficará frustrado e com raiva de si mesmo.
A resposta imediata para o lavador do carro é que ele fica limpo.
5. O tempo passa rápido e desaparece a
Autoconsciência.
Pesquisas mostram que durante o fluxo modificam-se as
atividades de diversas regiões cerebrais. Diminui a atividade do córtex
pré-frontal, alteração chamada de “hipofrontalidade temporária” (https://libres.uncg.edu/ir/uncg/f/J_Labban_Effects_2012.pdf).
A consciência surge como resultado de processos
cerebrais realizados no tronco cerebral, nos núcleos da base do cérebro e no
córtex pré-frontal, e o córtex pré-frontal é a mais importante destas
estruturas para a formação da consciência. Como no Fluxo a atividade do córtex
pré-frontal diminui, ela pode ser a causa da perda temporária da consciência.
A capacidade de medir o tempo está na nossa consciência, no nosso Eu (self) e se ele estiver ausente, não poderemos medir o tempo, daí acharmos que ele passa depressa durante o Fluxo.
Durante o Fluxo o tempo passa rápido
Em que atividades pode-se entrar em Fluxo?
O fluxo pode ocorrer em qualquer atividade, sendo chamada atividade de fluxo aquela em que é mais provável ele ocorrer.
Nas seguintes situações é mais fácil o Fluxo ocorrer:
Durante o jogo de xadrez o jogador pode entrar em Fluxo.
Exercícios físicos e esportes (jogar tênis,
voleibol, futebol ou correr e andar);
O jogador de vôlei pode entrar em Fluxo.
Interação social – em
conversa agradável com outras pessoas.
Numa conversa agradável as pessoas podem entrar em Fluxo.
Fazer tarefas agradáveis no trabalho pode levar ao Fluxo.
O motociclista pode entrar em Fluxo.
O tocador de violino pode entrar em fluxo.
A pessoa ao ouvir uma orquestra pode entrar em
estado de Fluxo.
Escalando montanhas ou esquiando.
Praticando rituais religiosos.
Rezar em uma Mesquita.
Participantes de uma sessão de candomblé podem entrar em Fluxo.
Fazendo um
tapete ou bordando um tecido
Fazer um tapete pode levar a pessoa ao Fluxo.
Fazendo programas de computadores.
O programador de computador pode entrar em Fluxo.
Lendo
um livro interessante.
Ler livro interessante pode levar ao Fluxo.
Relacionamento amoroso.
Os
namorados podem entrar em Fluxo quando se tocam.
Fechando um bom negócio.
O que fazer para entrar em Fluxo?
Para tentar entrar no Fluxo existem três regras básicas:
● Escolha uma de suas atividades favoritas, pois é mais provável o fluxo ocorrer no que você gosta de fazer;
● Escolha um desafio que exija muita habilidade sua para vencer;
● Fique totalmente concentrado na atividade. Nunca faça duas atividades ao mesmo tempo.
Escolhida a atividade, siga os passos seguintes:
A pessoa concentrada no
exercício pode entrar em Fluxo.
Exemplo 2: Entrar em Fluxo ao andar.
Meta: Entrar em fluxo andando.
5ª
etapa: Inspire de novo contando 1,2,3,4, e repita as etapas
descritas anteriormente, sempre concentrado na atividade.
Mulheres andando em estado de Fluxo.
Quais as alterações cerebrais no Fluxo?
RESUMO:
1. O Fluxo é um estado de consciência agradável que pode ocorrer quando a pessoa se concentra em uma atividade e é totalmente absorvida. É alcançado quando os conteúdos da consciência estão em harmonia entre si e trabalham coerentemente durante uma atividade.
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termos pessoas mais felizes, mais tranquilas e um mundo melhor.
REFERÊNCIAS
CSIKSZENTMIHAYI. M. , Aprender a
Fluir, Editorial Kairós, Barcelona, Espana, 1998.
CSIKSZENTMIHAYI. M. ,, A
descoberta do Fluxo, A Psicologia do Envolvimento com a Vida Cotidiana, Rocco, Rio de Janeiro, 1999.
CSIKSZENTMIHAYI. M. , Flow – The Psychology of optimal experience, Harper, 1990 , Jul 20, 2015 ( Acesso em
22-9-2016).
SANTOS, J.O., Educação
Emocional na Escola – a Emoção na Sala de Aula, 2a ed., Faculdade Castro Alves,
Salvador, Bahia, 2000.
SANTOS, J.O., Educação
das Emoções –fundamentos e experiências., Faculdade Castro Alves, Bahia, 2009.
SELIGMAN, M.E.P., Felicidade
Autêntica, Rio de Janeiro, Objetiva, 2004.
CAPÍTULO 2
ATENÇÃO
Neste ebook você verá o significado da Atenção,
sua importância na seleção e captação de estímulos, armazenamento de
informações e nas respostas do organismo humano para adaptar-se ao meio
ambiente. E também verá onde a Atenção é produzida no cérebro, como ela altera
as ondas elétricas cerebrais, quais seus limites, como ela se relaciona com a
energia psíquica e com as funções cerebrais da cognição, percepção, memória,
emoções, pensamento, controle executivo, desejos e outras. E também sua relação
com a Felicidade e o Fluxo.
Que é a Atenção ?
A atenção é uma função cerebral que permite saber o que se passa no corpo, na mente e em volta da pessoa. É um elemento fundamental da mente, responsável pela seleção e captação das informações que são enviadas ao cérebro. A palavra atenção significa “entrar em contato” (www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674119/).
A atenção é a sentinela do quartel da sua mente, pois impede que nela entrem pensamentos negativos, emoções desagradáveis e divagações mentais portadoras de infelicidade, e que você seja dominado pelo medo, preocupação, raiva e tristeza.
A
atenção é a sentinela do quartel de sua mente.
A atenção é como a luz de um holofote que ilumina os objetos para você percebê-los. Você só percebe bem um objeto se sua atenção estiver voltada para ele e só toma conhecimento de seus pensamentos, emoções e lembranças, se dirigir a atenção para eles. A atenção é como se fosse o seu “olho mental”.
A atenção é um holofote que ilumina os objetos para você perceber.
Há uma estreita relação entre
energia, informação e atenção. As informações captadas pela
atenção são constituídas por diferentes formas de energia: a informação visual
contém a energia eletromagnética das ondas ou
fotons que constituem a luz; a
informação auditiva contém a energia mecânica das ondas que constituem o som; a
informação táctil resulta da energia mecânica trazida pelos estímulos mecânicos
capazes de produzir pressão, e assim por diante.
A luz que é refletida no balão permite que você o acompanhe no céu.
A atenção surgiu como instrumento da consciência para o homem se defender da agressão de animais, procurar alimentos e abrigar-se do mau tempo. Desempenha papel central na mente e se relaciona com as emoções, pensamentos, percepção, memória, interesses, desejos e com o controle executivo, como veremos neste E-book.
A atenção
é uma forma de energia mental que faz parte da cognição. A
cognição é um conjunto de mecanismos utilizados pelos animais para captar
informações, guardá-las e utilizá-las posteriormente (você verá mais sobre ela
no fim deste Post). Os estímulos que chegam ao cérebro na sua maioria não são
percebidos, pois ele não é capaz de processar a todos. A atenção seleciona e
capta os estímulos que chegarão na consciência, para que ela possa saber o que
se passa no corpo, na mente e com nossas ações. (www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674119/).
A
atenção filtra, organiza e processa as informações originadas nos órgãos
internos, nos sentidos, memória, emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e
impulsos. O cérebro percebe de preferência os estímulos mais diferentes
e mais fortes, os que fogem à regularidade, os que se movem, que aparecem e
desaparecem rapidamente e os inesperados.
A
atenção filtra as informações que vão para o cérebro,
da
mesma forma que a floresta filtra a luz do sol,.
Prestar atenção a um objeto é selecioná-lo dentre outros, focalizá-lo, concentrar-se nele e levá-lo para o primeiro plano da consciência. A atenção tem o poder de levar ordem à mente, e quando você presta atenção continuada a alguma coisa sua mente fica em ordem, equilibrada. Por isso você fica calmo e tranquilo quando presta atenção de forma continuada aos acontecimentos que ocorrem em sua volta ou no interior de sua mente, como no estado de fluxo (Csikszentmihayi). Para prestar mais atenção a qualquer coisa você pode fechar os olhos e concentrar-se nela, e não pensar em nada.
Quem presta atenção continuada fica com a mente em ordem.
Prestar
atenção a um objeto é selecioná-lo dentre outros,
focalizá-lo, concentrar-se nele e levá-lo para o primeiro plano da consciência. A atenção tem o poder de levar ordem à
mente, e quando você presta atenção continuada a alguma coisa sua mente fica em
ordem, equilibrada. Por isso você fica calmo e tranquilo quando presta
atenção de forma continuada aos acontecimentos que ocorrem em sua volta ou no
interior de sua mente, como no estado de fluxo (Csikszentmihayi). Para prestar
mais atenção a qualquer coisa você pode fechar os olhos e concentrar-se nela, e
não pensar em nada.
Qual a relação entre Atenção e Energia Psíquica?
A
atenção é energia psíquica. As informações vindas do interior do
corpo ou do ambiente externo levam energia para a consciência através da
atenção e a consciência utiliza esta energia para desempenhar suas funções ou a
dirige para serem utilizadas pelas funções mentais como pensar, sentir, desejar
ou lembrar.
Para
Kahneman há no cérebro um centro que processa a energia da atenção e a
distribui entre as tarefas existentes num momento, de acordo com as
necessidades do organismo. Ele acha que as pessoas podem educar a atenção e aprender
a utilizar sua energia da forma mais adequada.
A atenção é uma torre que distribui energia mental para as funções psíquicas.
O cérebro é um computador e não pode exceder sua capacidade de processar informações. Por isso, quando você fizer uma coisa não deve fazer outras ao mesmo tempo, porque senão terá sua eficiência diminuída.
O cérebro não pode ultrapassar seu limite de processar informações.
Quais os limites de sua Atenção?
A
capacidade máxima da atenção para processar informações é de 126 bits por
segundo e quando as informações são muitas não são processadas. Isto significa
que sua atenção tem limites e que você
não consegue pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, nem sentir muitas emoções
ou ter muitos desejos ao mesmo tempo (Csikszenmihalyi).
A atenção é fundamental para controlar seus comportamentos,
pois para praticar suas ações você
utiliza a energia da atenção, em parte. Por exemplo, para escutar e
compreender uma conversa você tem de usar a atenção, e gasta em torno de um
terço da energia psíquica que dispõe no momento. Para ler um jornal, lembrar o
número de um telefone ou servir uma xícara de café, você utiliza também a
atenção e consume em cada tarefa parte
da energia psíquica que dispõe (Csikszenmihalyi).
Para
conversar, você tem de dar atenção ao outro e gasta na conversa cerca de um terço da energia psíquica que
dispões no momento.
Para alguém prestar atenção a algo é preciso
estar consciente e a atenção fica comprometida quando há uso de álcool,
maconha, cocaína, crack, etc.(por isso não se deve usá-los antes de dirigir), ou
quando há uma doença que a prejudique, como o Transtorno de Déficit de Atenção
e a Demência.
A atenção fica comprometida se há abuso de álcool e outras drogas.
Qual a
relação entre a Atenção e a Cognição?
A atenção faz parte da cognição, assim como o pensamento, emoção, percepção, memória, tomada de decisão e controle executivo, que são importantes para praticarmos ações. Também fazem parte dela o raciocínio e a avaliação, além de atividades como conversar, ler jornal ou preparar uma refeição (www.ib.usp.br/labnec). Um exemplo de cognição é a do corvo que constrói instrumentos com pontas para tirar insetos de buracos e comê-los.
O corvo usa a cognição para fazer instrumentos e caçar insetos.
Outro exemplo de cognição é o do gorila que constrói instrumentos em forma de lanças para caçar suas presas, e faz martelos para quebrar nozes (www.ib.usp.br/labnec).
O
gorila usa a cognição para construir instrumentos de caça.
Qual a relação entre Atenção e Percepção?
A atenção seleciona e capta as informações, e a percepção dá significado às informações captadas pela atenção. Andando na rua sua atenção lhe traz informações sobre objetos diferentes, mas é sua percepção que dá o significado de cada um deles: se você viu um homem ou uma mulher, um carro ou um caminhão, uma bicicleta ou uma moto.
A atenção capta informações sobre o que se vê, mas a percepção dá o significado.
A
percepção de um estímulo ocorre com nitidez se você está atento a ele. Se
você estiver distraído não o perceberá. Já deve ter ocorrido com você estar
conversando com alguém, outra pessoa lhe cumprimentar e você não responder,
porque estava não estava atento.
Qual a relação entre Atenção, Memória e Emoção?
Qual a relação entre Atenção, Memória e Emoção?
A
atenção interfere no registro de acontecimentos em sua memória: se
você faz algo sem prestar atenção, pensando em outras coisas, provavelmente não
se lembrará depois.
Ocorre o mesmo com suas emoções: você as percebe melhor se prestar mais atenção a elas.
Por outro lado, uma pessoa dominada por uma forte emoção, tem mais interesse
para as coisas relacionadas com ela. É o que ocorre com um apaixonado, que
pensa na pessoa amada o tempo todo. Outra coisa, você presta mais atenção aos
estímulos agradáveis, porque a atenção está relacionada com as áreas do cérebro
responsáveis pelas emoções agradáveis.
Um apaixonado pensa na amada o tempo todo.
Relação entre Atenção, Pensamento,
Interesse e Desejo?
Quando
você tem uma emoção forte e os pensamentos que a acompanham são dominantes, tem
dificuldade para prestar atenção a qualquer outra coisa.
Ocorre quando você tem uma grande preocupação e seu pensamento fica voltando
para ela o tempo todo (ruminação), sendo preciso fazer um grande esforço mental
para sair do círculo vicioso.
Se
você tem interesse em um objeto e volta a atenção para ele, seu interesse
aumenta. Quando vários estímulos atuam sobre você, sua atenção se
dirige para aquele que tiver mais interesse. Por exemplo, se você vai fazer
compras e tem uma roupa que lhe interessa mais, sua atenção se volta para ela. Quando você desejar alguma coisa
inconveniente ou uma comida ou bebida que faça mal a sua saúde, retire sua
atenção dela e pense em outras coisas.
Sua atenção se volta para a roupa que mais lhe interessar.
Por outro lado, a atenção aumenta o desejo. Se no almoço, tiver um prato que você
deseje e você ficar olhando para ele, seu desejo aumentará, e se for uma comida
que faz mal à saúde, a solução é tirar sua atenção dela e pensar em outras
coisas...
A relação da atenção com o Controle Executivo,
que é responsável pelo controle de nossas ações intencionais, será vista em
outros e-books.
Qual a
relação entre Atenção, Fluxo e Felicidade?
Para haver o Estado de Fluxo uma das
condições é que a pessoa concentre sua atenção numa atividade, pois
a atenção leva ordem à consciência. Se você não concentrar a atenção não pode
entrar em fluxo (Reveja no Estado de Fluxo).
Há uma
relação íntima entre a felicidade e a
atenção, pois prestar atenção
continuada a qualquer acontecimento traz ordem para a mente e equilíbrio
mental, acompanhados de um sentimento de bem-estar e tranquilidade. Por
outro lado, quando a mente está ocupada prestando atenção a um acontecimento,
pensamentos negativos, emoções negativas ou divagações que tragam infelicidade
não podem entrar nela.
Por
isto, ao praticar Plena Atenção (reveja a Prática da Plena Atenção) ou entrar em Estado de Fluxo (reveja o Estado de Fluxo) a pessoa
sente bem-estar e fica feliz.
RESUMO:
1. A
atenção é uma função cerebral que permite saber o que se passa no corpo, na
mente e em volta da pessoa. É responsável pela seleção e captação das
informações que são enviadas ao cérebro.
2.
A atenção é a sentinela do quartel da sua mente, pois impede que nela entrem
pensamentos negativos, emoções desagradáveis e divagações mentais. A atenção é como
a luz de um holofote que ilumina os objetos para você percebê-los.
3.
A informação visual contém a energia da luz;
a informação auditiva contém a energia mecânica das ondas sonoras; a informação
táctil resulta da energia mecânica trazida pelos estímulos que produzem
pressão.
4.
A atenção surgiu como instrumento da
consciência para o homem se defender da agressão de animais, procurar alimentos
e abrigar-se do mau tempo. Ela faz parte da cognição e
filtra,
organiza e processa as informações originadas nos órgãos internos, nos sentidos,
memória, emoções e de outras funções psíquicas.
5.
Prestar atenção a um objeto é selecioná-lo e levá-lo para o primeiro plano da
consciência. A atenção tem o poder de levar ordem à mente, e quando você presta
atenção continuada a alguma coisa sua mente fica em ordem, equilibrada.
6. A atenção é energia psíquica, pois as
informações que ela capta do interior do corpo ou do ambiente externo são
constituídas por energia. Ela a leva para a consciência e para outras funções
como pensar, sentir, desejar ou lembrar. Kahneman acha que há no cérebro um
centro que processa e distribui a energia da atenção.
7. O cérebro é um computador e você não pode
exceder sua capacidade de processar informações. Por isso, quando fizer uma
coisa não faça outras ao mesmo tempo, porque senão ultrapassará seus limites de
processamento e terminará fazendo tudo mal feito.
8. A
atenção faz parte da cognição, que é um
conjunto de mecanismos utilizados pelos animais para captar informações,
guardá-las e utilizá-las depois. Fazem parte da cognição o
pensamento, emoção, percepção, memória, tomada de decisão e controle executivo.
9.Enquanto
a atenção seleciona e capta as informações, e a percepção dá significado às
informações por ela captadas. A percepção de um estímulo só ocorre com nitidez
se você está atento a ele. A atenção interfere no registro de acontecimentos em
sua memória, ocorrendo o mesmo com suas emoções: você as percebe melhor se estiver
atento.
10.
Quando há uma emoção forte e os pensamentos que a acompanham são dominantes,
você tem dificuldade para prestar atenção a qualquer outra coisa. Se você tem
interesse em um objeto e dirige a atenção para ele, seu interesse aumenta.
11. Para haver o Estado de Fluxo uma das
condições é que a pessoa concentre sua atenção numa atividade, pois a atenção
leva ordem à consciência. Há uma relação íntima entre a Felicidade e a Atenção,
pois prestar atenção continuada a qualquer acontecimento traz ordem para a
mente, que é acompanhada de um sentimento de bem-estar e tranquilidade.
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REFERÊNCIAS
CSIKSZENTMIHAYI et al, Experiência Óptima, Estúdios Psicológicos del Flujo en la
Consciência, Desclée de Brouwer, Bilbao: 1998
CSIKSZENTMIHAYI , A descoberta do Fluxo, Rocco, 1999.
DAMÁSIO, A.
Mistérios da Consciência, Companhia das Letras, São Paulo, 2001.
DAMÁSIO, A. E o cérebro
criou o homem, Companhia das Letras, São Paulo, 2012.
KAHNEMAN, D. Attention and Effort - Princeton University,1973
https://www.princeton.edu/~kahneman/.../attention_and_effort/Attention
PETERSEN,S. and POSNER M. The Attention System of the Human Brain: 20 Years
After, acesso em 27-10-2016
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/.../PMC3413263/
POSNER M. et al. Testing the behavioral interaction and
integration of attentional networks, 2009, acesso em 25-03-2014.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674119/
SANTOS,J.O.,
O poder da Atenção (no prelo).
Terceiro Capítulo
Qual o Poder da Atenção
Neste
e-Ebook você verá que a Atenção tem muitos poderes: o de acalmar a mente, permitir
a prática da Plena Atenção ou entrar em Estado de Fluxo, contribuir para o
controle das emoções e pensamentos, e permite que você entre em contato com seu
presente, passado ou futuro. Ela é
fundamental para fazer avaliações, tomar decisões, perceber a autoconsciência,
ter satisfações, praticar a paciência, ter bons relacionamentos e impedir a
entrada na mente de pensamentos e emoções desagradáveis.
Qual o Poder da sua Atenção em sua Vida?
Pesquisas realizadas por Posner e outros nas
últimas décadas constataram o poder da atenção no funcionamento da mente e do
corpo, deixando claro
seu poder na nossa vida, na nossa mente e na educação (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/.../PMC3413263/).
Analisaremos a
seguir as diferentes facetas do Poder da
Atenção:
Quando você está com raiva ou preocupado sua
mente fica em desordem, mas quando você está calmo e tranquilo há ordem nela. A Atenção tem o poder de colocar ordem na
mente, pois ordena sua a energia e então
ela fica tranquila. Atua nas forças pessoais de modo que elas agem na mesma
direção e no mesmo sentido, não havendo conflitos
entre elas, que geram a desordem mental. A Atenção diminui os conflitos e a
desordem mental.
A Atenção faz amente ficar calma e tranquila.
Quando você está com raiva ou preocupado sua
mente fica em desordem, mas quando você está calmo e tranquilo há ordem nela. A Atenção tem o poder de colocar ordem na
mente, pois ordena sua a energia e então
ela fica tranquila. Atua nas forças pessoais de modo que elas agem na mesma
direção e no mesmo sentido, não havendo conflitos
entre elas, que geram a desordem mental. A Atenção diminui os conflitos e a
desordem mental.
● A atenção é essencial para praticar Plena Atenção, que é um estado da mente no qual você fica atento ao momento presente, identifica os objetos que surgem na sua mente sem se fixar a nenhum deles, nem julgá-los, aceitando-os. A prática da Plena Atenção faz a mente ficar mais alerta, perceber melhor os objetos e as situações, os pensamentos, emoções, sentimentos e sensações, e permite controlar melhor os pensamentos e emoções.
Prestar Atenção é essencial para praticar a Plena Atenção.
A Plena Atenção torna a vida humana mais longa, pois impede o encurtamento dos telômeros, estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomas, que encurtam quando as células se reproduzem. Pesquisas recentes concluíram que a Plena Atenção aumenta os comprimentos dos telômeros. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/.../PMC3057175/)
A Plena Atenção alonga a vida pois aumenta os telômeros.
● A atenção é fundamental para entrar no Estado
de Fluxo: um estado de consciência agradável que surge quando a pessoa
concentra sua atenção em uma atividade que gosta e é totalmente absorvida. Nele
os conteúdos da consciência funcionam em harmonia e trabalham
coerentemente.
Você pode entrar no Estado de Fluxo quando estiver andando.
● A prestar atenção pode de lhe trazer mais satisfação, bem-estar e felicidade. Você pode ter mais bem estar praticando a Plena Atenção, o Estado de Fluxo ou usar a Atenção para controlar seus pensamentos e emoções desagradáveis. Para conseguir mais bem-estar preste mais atenção a sua mente e cultive as emoções agradáveis, não deixando que as emoções desagradáveis tomem conta dela.
Para ter mais bem-estar viva muitos
momentos agradáveis.
●
O poder da atenção é importante para
você controlar suas emoções, comportamentos e pensamentos, para praticar o
autocontrole e ter bom convívio social. Para
ter equilíbrio emocional preste atenção sempre a sua mente e quando aparecer raiva,
preocupação, medo ou tristeza, não
permita que elas cresçam e lhe dominem. Senão terá mal estar e prejudicará seus
relacionamentos (www.ib.usp.br/labnec).
A Atenção é importante para agir
conforme as regras sociais.
●
A
Atenção pode ser um escudo para sua mente, protegendo-a de emoções e pensamentos
desagradáveis. Este Blog lhe ensinará a usar o Poder da Atenção para melhorar
a qualidade de sua vida e aumentar seu bem estar.
A Atenção é um escudo que protege sua mente de emoções desagradáveis.
● Usando sua Atenção você pode entrar em
contato com seu presente e seu passado, além de planejar seu futuro. Para
se situar no presente, fique atento ao
que vê, ouve, palpa e aos odores que percebe, podendo assim se situar no tempo
e no espaço.
Sua Atenção lhe permite planejar o futuro.
●
Sua Atenção é fundamental para você ter
consciência do que se passa dentro de si mesmo e no mundo que o cerca.
A
atenção é fundamental para você ter consciência de si mesmo.
●
A atenção é importante para praticar a
paciência, que é tolerar acontecimentos desagradáveis ou esperar que
ocorram acontecimentos futuros. Para
ser paciente, preste atenção aos sinais de impaciência logo que eles apareçam, como
irritação, balançar as pernas, bater com os pés no chão ou sentir tensão
muscular, e procure se controlar, como vai aprender neste blog.
Preste
atenção aos sinais de impaciência logo que aparecerem.
● A atenção é importante para você ter bons relacionamentos na família, na escola e no trabalho. Se você não der atenção a seus parceiros, eles ficarão magoados e ressentidos. Se você ficar atento ao que o outro diz e às mensagens que ele manda pelo olhar, pelo rosto e pelo corpo, suas conversas serão mais produtivas. Capte as mensagens que o outro lhe diz através do corpo, da voz e dos movimentos dos seus braços, pés e mãos.
Preste atenção ao que informam os movimentos corporais e posturas.● A atenção é importante
para você ter bons relacionamentos na família, na escola e no trabalho. Se
você não der atenção a seus parceiros, eles ficarão magoados e ressentidos. Se
você ficar atento ao que o outro diz e às mensagens que ele manda pelo olhar,
pelo rosto e pelo corpo, suas conversas serão mais produtivas. Capte as
mensagens que o outro lhe diz através do
corpo, da voz e dos movimentos dos seus
braços, pés e mãos.
Preste atenção aos seus gestos, voz, face e movimentos corporais.
●
A atenção é fundamental para praticar a
empatia, que é capacidade de se colocar no lugar do outro e captar suas
emoções, sentimentos e pensamentos. É importante para a prática da compaixão e da escuta ativa.
A
atenção é fundamental para você praticar a compaixão.
●
A atenção tem grande poder na vida da
pessoa para ela alcançar sucesso. Muitas fracassam na vida porque não souberam
focar a atenção naquilo que era verdadeiramente importante para elas, nos seus verdadeiros
problemas.
A
atenção no que fazemos é importante para alcançar o sucesso.
●
A Atenção é fundamental na prática da
Meditação, que acalma a mente, faz bem à saúde e prolonga a vida. Ela pode
interferir na duração da vida, pois pessoas que meditam há muito tempo aumentam
a duração da sua vida em até 12 anos (www.mindbodygreen.com/.../why-meditation-is-po...).
Pessoas que meditam há muito tempo vivem até 12 anos mais.
Atenção
e Controle Executivo
● A Atenção exerce grande
poder sobre seu comportamento, através do Controle Executivo. Ele é responsável por suas ações intencionais,
como pensar, raciocinar, controlar emoções e ações, planejar, conversar, ler,
caminhar, correr, andar de bicicleta, comer, trabalhar, etc. Quando você
orienta a atenção para qualquer objeto, utiliza o controle executivo (www.enciclopedia-crianca.com).
O Controle Executivo garante a coordenação para
você andar de bicicleta.
O Controle Executivo
funciona como um sistema de controle de aviões num aeroporto, que administra suas
chegadas e partidas. Através dele você
planeja as tarefas que vai executar, as metas a atingir e controla seus
impulsos, pensamentos, emoções, atenção e autocontrole, que são necessários
para a ação ser bem sucedida. Por exemplo, se você combina com alguém para
passear e começa a chover, seu Controle Executivo lhe diz para desistir do
passeio e ir para o teatro ou cinema.
O
Controle Executivo controla suas ações, como uma torre de controle.
● A Atenção altera as ondas elétricas cerebrais.
Quando uma pessoa está acordada, relaxada
e com os olhos abertos, as ondas
elétricas as ondas elétricas cerebrais são as ondas Alfa, de 8 a 12 cps.
Elas se localizam nos lobos parietal e occipital e se relacionam com um nível
baixo de atenção. Mas se a pessoa prestar
atenção a qualquer coisa aparecem as ondas Beta, de frequência entre 13 e 25
cps, que substituem as ondas Alfa. Durante concentração podem surgir ondas Gama, com frequência entre 26 e
50 cps. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9599445).
Durante a atenção predominam
as ondas Beta no cérebro.
● A atenção é capaz de garantir sua
sobrevivência. É graças a sua atenção que você
para na rua quando ouve a buzina de um carro, ou foge de tiros em sua volta e
se joga no chão, ou se protege de raios numa tempestade.
Você se protege dos raios graças
à atenção.
● A
Atenção é importante para você se relacionar com suas percepções, emoções,
pensamentos, desejos e interesses. Ela é fundamental para você poder analisar,
avaliar, decidir, planejar e avaliar suas metas e para resolver seus problemas.
Para perceber um pássaro voando e acompanhá-lo você usa a atenção. Você
guarda mais facilmente um acontecimento na memória
se sua atenção estiver voltada para ele e
percebe melhor suas emoções quando presta
atenção a elas.
Quando
você tem um pensamento dominante, como
uma preocupação, é difícil prestar atenção a outra coisa, pois ela retorna
sempre. Se você está interessado em
um objeto e presta atenção a ele, seu interesse aumenta, e se você deseja este
objeto, seu desejo aumentará mais,
se você ficar atento a ele.
Qual o Poder da Atenção na Educação?
É grande o Poder da Atenção na
Educação e devemos ter consciência dele, bem como da questão do
empobrecimento da atenção. As pessoas devem se conscientizar
de que estão dando cada vez mais menos atenção a si mesmas e às pessoas com quem
convivem. O mundo está cada dia mais
pobre da atenção que as pessoas dão a seus semelhantes.
As
pessoas vivem mergulhadas em muitas informações que chegam pela televisão,
jornais, computadores, smartphones, tablets
e redes sociais. Este excesso de informações faz com que suas mentes passem
rapidamente de um estímulo para outro, o que dificulta a escolha dos objetos em
que elas devem se concentrar, a escolha dos objetos mais importantes para elas.
Olhando em nossa volta veremos pessoas de todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos, cada vez mais viciadas nas redes sociais e que passam muito tempo falando no celular, digitando no whatsapp ou jogando videogames. Elas vivem ausentes de suas vidas reais, sem tempo para pensarem em si mesmas. Não conseguem ficar poucos minutos sem buscar novas mensagens e sem acessar as redes sociais. Elas vivem fora de suas verdadeiras realidades. As pessoas passam a maior parte do tempo no celular, tablets ou videogames, fora de suas verdadeiras realidades.
A Educação da Atenção é uma necessidade. Deve ser implantada para reverter esta situação e fazer com que as pessoas tenham mais consciência de si mesmas e prestem mais atenção ao que ocorre dentro delas, em suas mentes e seus corpos, e ao que ocorre em torno de si. E para darem mais atenção a sua família e a seus parceiros, na escola, no trabalho e na vida social.
Acreditamos que as escolas devem criar um
Programa de Educação da Atenção, elaborado com base na psicologia da cognição e
da psiconeuropedagogia, e um dos objetivos deste blog é chamar a atenção dos
alunos para suas necessidades.
A Educação da Atenção deve ser implantada nas escolas.
Uma meta
para um Programa de Educação da Atenção pode ser: desenvolver no educando o
hábito de prestar atenção a acontecimentos externos e internos, do corpo e da
mente. Deve ser desenvolvido na sala de aula e em todas as atividades fora
da escola.
Seu
lema pode ser: “Preste atenção ao que você faz, vê, ouve, sente e pensa!”
Qual o poder da Atenção nas Empresas?
Várias empresas promovem a Educação
da Atenção de seus colaboradores. A Google oferece aos colaboradores o “Programa de Pesquisa Dentro de
Si”, para treinar a atenção, desenvolver o autoconhecimento e o
autocontrole e criar hábitos mentais úteis. 0(Google at work http://www.mindful.org/mindfulness-practice/mindfulness-and-awareness/search-inside-yourself).
Grandes
empresas fazem Educação da Atenção de colaboradores.
Acreditamos que as escolas devem criar um
Programa de Educação da Atenção, elaborado com base na psicologia da cognição e
da psiconeuropedagogia, e um dos objetivos deste blog é chamar a atenção dos
alunos para suas necessidades.
A Educação da Atenção deve ser implantada nas escolas.
Uma meta
para um Programa de Educação da Atenção pode ser: desenvolver no educando o
hábito de prestar atenção a acontecimentos externos e internos, do corpo e da
mente. Deve ser desenvolvido na sala de aula e em todas as atividades fora
da escola.
Seu
lema pode ser: “Preste atenção ao que faz, vê, ouve, sente e pensa!”.
Qual o poder da Atenção nas Empresas?
Várias empresas promovem a Educação
da Atenção de seus colaboradores. A Google oferece aos colaboradores o “Programa de Pesquisa Dentro de
Si”, para treinar a atenção, desenvolver o autoconhecimento e o
autocontrole e criar hábitos mentais úteis. 0(Google at work
,http://www.mindful.org/mindfulness-practice/mindfulness-and-awareness/search-inside-yourself).
RESUMO
1. A
Atenção tem o poder de acalmar a mente, pois traz ordem a ela ao concentrar sua
energia de forma ordenada, fazendo a pessoa ficar tranquila.
2. Se você praticar Plena Atenção sua mente
ficará mais alerta e você perceberá melhor seus pensamentos, emoções,
sentimentos e sensações, além de poder controlar seus pensamentos e emoções.
3. A atenção é
fundamental para você entrar no Estado de Fluxo que surge
quando você se concentra numa atividade que gosta.
4.
Sabendo usar sua atenção ela lhe trará mais satisfação, mais bem estar e mais felicidade.
Você poderá controlar melhor seus
pensamentos negativos e suas emoções desagradáveis. A atenção é como um escudo que protege a mente de emoções e
pensamentos desagradáveis.
5. Usando adequadamente sua Atenção
você tem mais consciência de si mesmo, mais autoconsciência e entra mais
facilmente em contato com seu presente e passado e planeja melhor seu futuro.
6.
A atenção é importante para você praticar a paciência, que é saber tolerar
acontecimentos desagradáveis ou esperar de forma equilibrada que ocorram os
acontecimentos futuros.
7. A atenção é
importante para você ter bons relacionamentos na família, na escola e no
trabalho, e também para praticar a empatia, que é capacidade de se colocar no lugar
do outro e captar suas emoções, sentimentos e pensamentos. Desenvolver o hábito
de prestar atenção é fundamental para a pessoa alcançar o sucesso.
8.
A Atenção tem grande poder sobre seu comportamento, através do Controle Executivo,
que é responsável por suas ações intencionais, como pensar, raciocinar,
controlar emoções, planejar, conversar, ler, caminhar, comer, trabalhar, etc.
Através do Controle Executivo você planeja as tarefas que vai executar, as
metas que deseja atingir e controla seus impulsos, pensamentos, emoções e atenção.
9.
A Educação da Atenção deve ser implantada
para que a pessoa adquira mais consciência de si mesma, do que ocorre em sua
mente, em seu corpo e ao que ocorre em volta dela. E para que ela dê mais
atenção a sua família, a seus parceiros na escola, no trabalho e na vida
social.
10.
Um
Programa de Educação da Atenção pode ter como meta desenvolver nas pessoas o
hábito de prestar atenção ao que ocorre em volta dela e ao que ocorre em seu corpo
e em sua mente, e ter como lema “Preste
atenção ao que você faz, vê, ouve, sente e pensa!”.
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melhor!
REFERÊNCIAS
1. KHALSA, S.et al. Meditation is a Medicin, Fireside, New York, 2001.
2. CSIKSZENTMIHAYI, M. Experiência Óptima, Estúdios psicológicos
del Flujo em la Consciência, Desclée de Brouwer, Bilbao: 1998
3. EPEL E., Can meditation slow rate of cellular aging?
Cognitive stress ... - NCBI ,https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/.../PMC3057175/ -
4. GOOGLE
AT WORK ,http://www.mindful.org/mindfulness-practice/mindfulness-and-awareness/search-inside-yourself).
5 KABAT
ZIHN, Full Catastrophe Living, Using the Wisdom of Your Body and Mind to Face
Stress, Pain and Illness, New York: Delta, 1991.
6. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, INSTITUTO DE
BIOCIÊNCIAS
1° Curso de Neurociências
e Comportamento , 27-6-2008, www.ib.usp.br/labnec
7. SANTOS JO, O Poder da
Atenção (no prelo), Bahia,Brasil, 2016.
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