Relacionamento e Comunicação
P
S I C O L O G I A
M
O D E R N A
Blog emoçaoeatencao@blogspot.com
Prof.
Dr. Jair de Oliveira Santos
2023 - Bahia- Brasil
QUEM
É O AUTOR
Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor
aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado
em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da
Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e
do Programa de Educação das Emoções.
Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde
publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países
e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos
anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em
2021.
Pioneiro
da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em
vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação
Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3-
Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos
Históricos, Fundamentos e Resultados.
Dedicou-se à Educação Médica, foi
Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da
Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação
Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e”
Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.
Dedico este e-book:
In memoriam:
A minha inesquecível esposa falecida,
Olívia,
E a meu Pai e minha Mãe.
A meus filhos:
Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo
A meus netos:
Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro
Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.
● ● ●
A todos que nos propiciaram condições e
estimularam estudos, pesquisas e reflexões sobre a Educação das
Emoções.
● ● ●
“Quem conhece aos outros é inteligente
Quem
conhece a si mesmo é sábio “
Lao Tsé – Tao te King,
XXXIII
● ● ●
“Trata a humanidade, na tua própria pessoa
ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”
Kant
I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.
● ● ●
“Não há outro universo, senão o universo
humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um
fim que o homem se realizará como ser humano”
Sartre,J.P., “O Existencialismo é um
humanismo”, 1944
● ● ●
“Para criar uma boa vida, não basta lutar
por metas que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão
a soma total de entropia no mundo”.
Mihaly
Csikszentmihalyi
A
Descoberta do Fluxo, 1999.
COMUNICADO
A partir de 26-11-22,
o blog emoçaoeatencao@blogspot.com terá
nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores,
conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo
transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books
gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos
conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.
Ranking database emoção
atenção@blogspot.com, pesquisa.
Imagens de
ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com
Gráficos do Ranking
RELAÇÃO DOS CONTEÙDOS DO E-BOOK 22
O material deste
blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, que deve
ser feita por médicos e psicólogos.
Capítulo 1: Relacionamento
Capítulo 2:
Comunicação
Referências
Bibliográficas
CAPÍTULO 1
COMO TER
BOM RELACIONAMENTO
O material deste e-book
é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, que deve ser
feita por médicos e psicólogos.
Neste e-book você verá o que é Relacionamento, seus
objetivos,
como identificar as necessidades do parceiro, como ter relacionamento duradouro,
os níveis de um Relacionamento e a
importância de identificar pessoas reservadas ou sociáveis e de relacionar-se
sem ter nenhum preconceito. A importância de fazer a revisão dos diálogos
ocorridos e, por fim, um teste para
medir sua capacidade de relacionamento.
♦♦♦
Que é
Relacionamento e quais seus objetivos?
Relacionamento é a capacidade de conviver e
comunicar-se com outras pessoas. Tem três objetivos:
atender suas necessidades, manter uma relação e trocar informações sobre
pensamentos, ideias e sentimentos. É
fundamental para o sucesso de um relacionamento que o parceiro preste muita atenção
ao outro.
Quando você quer saber onde mora um amigo
telefona para um conhecido e pede o endereço a ele; se sente necessidade de
carinho procura seu parceiro para receber. Um Relacionamento só dura se as
necessidades dos parceiros forem atendidas. Se forem atendidas só as de um,
acaba. Se você quer que seu parceiro continue a ser carinhoso, deve atender as
necessidades e desejos dele, senão ele poderá se afastar.
● Dizer com suas palavras como entendeu o que ele falou e pedir para que ele confirme ou corrija. Por exemplo, se você está conversando com alguém que lhe disse que irá a uma festa, e não ficou claro se você estava sendo convidado, pergunte claramente: “ você está me convidando?”.
● Mostrar que está prestando atenção à conversa
dizendo: “estou entendendo”, “estou de acordo”, etc.
●
Quando alguém lhe falar sobre seus
próprios sentimentos, mostre que está atento, pois a comunicação de
sentimentos é demonstração de confiança, que fortalece o relacionamento. Diga:
“eu faria a mesma coisa ” ou “percebo o que você sente”.
● Use sua comunicação corporal para
mostrar sua atenção. Gesticule com as mãos, braços, olhe nos olhos
dele, balance a cabeça afirmativamente, incline-se para ele.
◘ “O que você quer que eu faça?”, ou então:
◘ “Posso lhe ajudar em alguma coisa para
retribuir seu auxílio?”
O agradecimento valoriza a outra pessoa.
Veja
se ele tem autoestima baixa para evitar fazer críticas que poderão magoá-lo, ou, se ele é uma pessoa reservada, que preze sua intimidade, respeite sua privacidade.
A duração de um Relacionamento depende muito do respeito mútuo entre as
pessoas, da lealdade e franqueza de cada um, pois ambos concorrem para o
desenvolvimento da confiança mútua.
Importância dos Pensamentos, Ideias e
Sentimentos no Relacionamento
Um Relacionamento ocorre em
diversos níveis, começando pela troca de informações sobre fatos, até a troca
de ideias e sentimentos. Quando ele é
duradouro, geralmente chega ao nível dos sentimentos, pois se um parceiro faz
confidências sobre o que sente ao outro, isto o leva a fazer confidências
também.
Recomendações úteis no relacionamento de sentimentos e
ideias:
◘ Vigie sempre seu estado de humor. Se
você estiver de bom humor perceberá melhor os sentimentos e emoções de seu
parceiro, analisará melhor o que ele diz e faz, e controlará melhor suas
respostas. Se você está de mau humor, estressado, cansado, irritado, magoado,
ressentido, pode se atritar com
facilidade.
Se você está de mau humor, pode prejudicar o Relacionamento.
◘ Preste atenção ao estado de humor e às reações do outro. Para saber o que fazer em certos momentos, faça uma avaliação correta deles. Veja a hora de falar e de calar. Se o parceiro estiver irritado e tenso, deixe para falar com ele depois.
Se o parceiro estiver de mau humor deixe para conversar depois
♦ Análise do
relacionamento – considere
as seguintes questões- limites do Relacionamento, Expectativas do
Relacionamento, como você percebe o Parceiro, como o Parceiro lhe percebe, a
revisão dos diálogos e os resultados do Relacionamento.
A pessoa
reservada não gosta de muita
companhia e muita conversa, fala
pouco e quer respostas objetivas. Gosta de trabalhar sozinha, no máximo com
uma ou duas pessoas. Voltada para si mesma, é emocionalmente distante e confia
muito em si mesma. Conversa só o suficiente para ter as informações que precisa
para atingir seus objetivos.
A pessoa reservada fala pouco e quer respostas diretas.
O relacionamento com pessoas reservadas merece cuidado para não prejudicá-lo.
A pessoa sociável gosta da companhia de outras pessoas e de conversar muito, no trabalho, divertimento e em casa. Gosta de participar de grupos e é estimulada pelos parceiros. Relaciona-se com facilidade e gosta de convidar amigos para conversar, almoçar, jantar e saírem juntos. Não gosta de ficar sozinha. Não estabelece limites no Relacionamento, é aberta em seus sentimentos, emoções e problemas íntimos.
A
pessoa sociável não estabelece limites no Relacionamento.
O rapaz não conseguiu mudar a amizade para
namoro e ficou magoado.
Se
seus desejos não forem satisfeitos, aceite e perdoe o outro por ele não ser
como você queria. Seja tolerante para ter um convívio mais duradouro. Nunca humilhe ninguém em seus
relacionamentos! Se o parceiro não sabe fazer uma coisa, seja tolerante,
paciente e ensine ele. Não se irrite e o humilhe.
Não humilhe ninguém em
seus relacionamentos!
Veja através do rosto do
parceiro se ele ficou com raiva de você.
♦ Será que me comuniquei com clareza?
♦ Será que ele se comunicou com clareza?
♦ Será que compreendi bem o que ele disse?
♦ Será que ele me compreendeu direito?
♦ Será que fiz algo errado e o ofendi?
Instruções:
Este teste dará uma ideia do seu
Relacionamento no momento atual. Leia com atenção. Ele tem 20 questões, cada uma
com 2 alternativas de respostas, Sim
(S) ou Não (N). Marque “S” se a afirmativa ocorrer
“sempre ou quase sempre” ou
“N” se ela ocorrer “nunca ou raramente”, na linha colocada adiante de cada afirmativa.
Responda sem pressa, cuidadosamente, baseado em seu comportamento habitual
e não como você gostaria de ser.
1. Eu me relaciono facilmente com outras pessoas. ___
2. Eu me interesso pelos problemas das pessoas que me relaciono. ___
3. Dou pouca atenção às pessoas e à sua linguagem corporal. ___
4. Não sinto dificuldade em trocar ideias com as pessoas. ___
5. Não procuro me vigiar para evitar ver as pessoas com preconceito. ___
6. Elogio as pessoas quando elas merecem. ___
7. Facilmente me descontrolo e sou agressivo com outra pessoa. _
8. Sempre trato os outros da
forma que gostaria de ser tratado. ___
9. Nem sempre trato as pessoas com delicadeza. ___
10. Consigo manter a calma quando o parceiro é grosseiro . ___
11. Respeito as ideias do outro mesmo quando discordo dela. ___
12. Digo o que penso ao outro mesmo se o ofender. ___
13. Gosto de ajudar a meus colegas no trabalho. ___
14. Quando me criticam aceito as críticas sem me ofender. ___
15. Sou impaciente com as pessoas. ___
16. Procuro sempre manter meu bom-humor. ___
17. Nem sempre mantenho na conversa um clima
agradável. ___ 18.
Quando o outro me ofende fico com magoa dele. ___
19. Sou impulsivo e posso dizer coisas que me arrependo. ___
20. Para criticar alguém falo em particular com ele, sem ofender nem humilhar. ___
Resultado da sua avaliação:
Primeiro conte o número de
respostas afirmativas S, que obteve.
Cada resposta afirmativa (S) vale 1 ponto na sua pontuação final. Se respondeu SIM a10 questões, sua pontuação final é 10.
Pontuação entre 1 e 5: seu nível de Relacionamento é muito baixo e merece atenção. Identifique e modifique seus comportamentos inadequados, e procure resolver seus problemas pessoais. Precisa melhorar seu relacionamento interpessoal, que deve estar lhe causando problemas. Você precisa da orientação de um médico ou psicólogo.
● Pontuação
entre 11 e 15: você tem nível moderado de Relacionamento. Identifique
onde estão suas maiores deficiências e pratique as recomendações deste post e
de outros posts deste Blog. Repita o teste para ver se consegue melhorar e se
não conseguir procure um médico ou psicólogo.
● Pontuação entre 16 e 20: você tem nível
alto de Relacionamento, e se relaciona bem com as pessoas, mas
mesmo assim pratique as recomendações dos posts
referidos, a fim de manter os níveis atuais ou melhorar.
Compartilhe e divulgue este E-book para termos pessoas com mais bem-estar, tranquilidade e um mundo melhor!
RESUMO
2.
Há duas formas para saber as necessidades e desejos do parceiro: uma
é a escuta ativa e outra é perguntar-lhe diretamente o que ele deseja. Na Escuta Ativa você presta atenção ao que
o parceiro fala, como ele se comporta e se esforça para compreendê-lo. Para
isto você deve dizer com suas palavras como entendeu o que ele falou e pedir
para ele confirme ou corrija; mostrar que está prestando atenção à conversa;
quando alguém lhe falar sobre seus sentimentos mostrar que está atento; usar
sua comunicação corporal para mostrar que está atento ao parceiro.
3. Agradecer é importante no
Relacionamento, pois contribui para seu bom clima e para que ele seja
duradouro. O agradecido se sente valorizado e reconhecido. Sempre agradeça às
pessoas que lhe fizer um obséquio ou prestar um serviço, pois quando precisar
dela de novo será bem atendido.
4. Para um Relacionamento
durar muito é preciso que haja um clima de respeito, confiança mútua,
consideração e apoio. Quando começar um relacionamento procure identificar os
valores e traços de personalidade do outro. Veja se ele tem autoestima baixa
para evitar críticas, ou se é uma pessoa reservada, para ter cuidado com sua intimidade, e respeitar sua privacidade.
A duração do Relacionamento depende do respeito0 mútuo dos parceiros, da
lealdade e franqueza deles e da confiança mútua.
5. O Relacionamento ocorre em
diversos níveis, que incluem os pensamentos, as ideias e os sentimentos das
pessoas. Geralmente começa pela troca de informações sobre fatos que ocorreram,
e passa para a troca de ideias e de sentimentos. Quando ele é duradouro,
geralmente chega aos sentimentos, pois se um parceiro conta o que sente ao
outro, leva-o a contar-lhe seus sentimentos também.
6. Nos seus relacionamentos considere estes
lembretes: vigie sempre seu estado de humor; preste atenção ao estado de humor
e às reações do outro; se a conversa for desagradável diga ao parceiro para ele
mudar de assunto; conversar sobre assuntos pessoais desenvolve um clima de
intimidade e confiança.
7. Para você se relacionar bem faça a Análise
do Relacionamento, afim de ver se a comunicação está adequada, e além disto
estabeleça o que você espera do Relacionamento. Na Análise considere nesta
análise as questões seguintes. Nos Limites do Relacionamento,
lembre que todo Relacionamento tem seu limite, que é estabelecido pelos
parceiros. De sua parte, seu limite é você quem estabelece, mas o limite do
outro é por ele estabelecido, e depende de ser ele uma pessoa sociável ou reservada.
8. A pessoa reservada não gosta de muita companhia e muita conversa,
fala pouco e quer respostas objetivas. É voltada para si mesma, emocionalmente
distante e conversa só para ter as informações que precisa. Gosta de
estabelecer limites para outras pessoas e quer privacidade para seus
sentimentos e vida pessoal. A pessoa
sociável gosta de companhia e de conversar muito. Gosta de convidar amigos
para conversar, almoçar, jantar. Não estabelece limites no Relacionamento e é
aberta em seus sentimentos, emoções e problemas íntimos.
9. Quando você começar um
Relacionamento estabeleça o que pretende dele para não ter frustrações, mágoas
e ressentimentos. Se você esperar de um
relacionamento mais do que ele pode lhe dar, isto lhe trará problemas. É
importante ter Tolerância no Relacionamento, que consiste em aceitar os
desejos, modos de ser, limitações e defeitos das outras pessoas. Se você não
ficar satisfeito, aceite o resultado e perdoe o outro. Seja tolerante para ter
um convívio mais duradouro. Nunca
humilhe ninguém em seus relacionamentos!
10. Faça esforço para perceber
o outro de forma objetiva, sem preconceitos. Procure saber como o outro lhe
percebe, perguntando diretamente ou através de sua expressão corporal e facial,
voz, olhar, etc. Para lembrar o que foi dito e o que foi feito recorde os
detalhes da conversa, os gestos, postura corporal, voz e expressão facial do
outro. Avalie se o resultado do Relacionamento é o que esperava e o que deve ser feito para
ele ser melhor. Para medir sua capacidade de relacionar-se faça o teste
apresentado no fim do Post.
REFERÊNCIAS
E LINKS
2.
http://psychologytoday.tests.psychtests.com/bin/transfer
3. Santos, J.O., Educacional na Escola, 2ª. Ed. Fac. Castro
Alves,Bahia, 2000
4. Steiner, C., Educação Emocional, 2a ed.
Objetiva, São Paulo, 1998.
5. Weisinger, H., Inteligência Emocional no Trabalho,
Objetiva, 3a. ed. Rio de Janeiro, 1997.
6. Hanson, O cérebro e a felicidade:
Como treinar sua mente para atrair serenidade, amor e autoconfiança, WMF
Martins Fontes. Edição do Kindle).
7.
Schwartzman, “The Mind and the
Brain”, http://www.vision.org/visionmedia/interviews/jeffrey-schwartz-brain-research/295.aspx.
8.
Post 10, 7/6/2016,”Alegria e bom humor -
como cultivar?”
9.
Post 29, de 19/1/2018- “Como aprender a Prestar Atenção?”
10.
Post 33, 2018, “Novo conceito de
Bem-estar”
IMAGENS : Pixabay.com
CAPÍTULO 2
COMO COMUNICAR-SE BEM
Neste e-book você verá o que é a Comunicação Interpessoal, suas regras
básicas, a importância da Sensibilidade e da Comunicação não Verbal - da
linguagem corporal, de analisar os gestos do parceiro e sua expressão facial; a
importância das Carícias e como se
comportar diante delas; sugestões para comunicar-se bem. E um teste para avaliar
sua capacidade de comunicação.
Que é Comunicação?
Comunicação Interpessoal consiste em enviar ou
receber mensagens de uma pessoa para trocar informações. Pode ser feita pela linguagem falada,
corporal ou escrita; ou com sinais e símbolos, por aparelho acústico ou visual.
Através da comunicação as pessoas trocam ideias e dialogam, sendo o diálogo
franco e a sinceridade a base da comunicação eficaz .
A Comunicação consiste em
enviar ou receber mensagens de uma pessoa.
A forma com que você lida
com as emoções dos outros mostra sua
capacidade de expressar suas habilidades sociais, que são: de
comunicar-se e influenciar outras
pessoas, gerenciar conflitos, liderar e fazer mudanças. Outra habilidade
importante para a boa comunicação é mandar mensagens claras e convincentes.
Na
Comunicação é importante saber identificar o estado emocional do parceiro.
Outra habilidade essencial é ouvir ativamente o
outro, para compreendê-lo e fazer com que ele o compreenda.
Na comunicação você deve ouvir ativamente o outro.
Importância da Sensibilidade na Comunicação?
A Sensibilidade consiste na capacidade de
dirigir a consciência para os pensamentos, sentimentos, comportamentos e
atitudes de outras pessoas com as quais nos comunicamos, e
prestar atenção a suas respostas.
Para saber se ele ficou com medo, veja seus sinais em sua face.
Se o parceiro estiver de mau humor, irritado, será pouco
receptivo e não adianta você argumentar com ele. Um modo de você desenvolver sua sensibilidade pessoal é perguntar a si
mesmo: "Como eu reagiria no lugar
dele?" ou "Qual a forma menos chocante de dizer isto a mim mesmo?"
Para saber se ele está com raiva, procure seus sinais na face e no
corpo.
Qual a importância da Comunicação não Verbal?
Na raiva muito grande a pessoa
grita, em vez de falar.
Veja se a linguagem corporal da pessoa corresponde ao
que ela diz.
● Bater rapidamente os pés no chão;
● Balançar as pernas,
rapidamente;
● Piscar rapidamente os olhos;
● Levar as mãos na boca para roer as unhas;
Roberto Rosenthal, da Universidade de
Harvard, pesquisou a capacidade das pessoas lerem mensagens não verbais e
concluiu que as mais capazes têm melhor ajustamento social, maior sensibilidade
e melhor relacionamento com o sexo oposto.
Numa apresentação, 55% da
comunicação é corporal, 38% pela voz e
25% pelas palavras.
Que são Carícias?
As carícias físicas existem quando os indivíduos se tocam.
Um beijo à distância é uma forma de carícia.
As
carícias produzem emoções positivas, alegria, prazer e sensações agradáveis. É
o caso de receber elogios e parabéns pela formatura, ou por sua elegância, ou
por sua palestra, ou pelo aniversário etc. São a valorização e reconhecimento
da outra pessoa.
É carícia receber um abraço de parabéns no dia
da formatura.
É uma mensagem negativa ser desprezado por alguém.
● Não aceite elogios grandes e despropositados, porque a pessoa pode estar querendo obter vantagens.
● Dê a si mesmo as carícias que se achar merecedor. Por exemplo, dê a si mesmo um presente depois de um bom desempenho em suas atividades: um passeio, um objeto, etc. É uma forma de reconhecer seu próprio valor e suas virtudes.
Dê a si mesmo um passeio depois que foi bem sucedido.
● Recuse as mensagens
negativas que lhe mandarem. Não se deixe humilhar, nem ser ofendido por
ninguém, pois aceitar uma humilhação ou ofensa atinge sua autoestima.
Defenda-se de forma delicada, sem devolver a agressão.
Como comunicar-se bem com os outros?
● Não tenha qualquer preconceito durante a
conversa.
● Avalie com serenidade as dificuldades da
conversa.
● Expresse claramente o que deseja dizendo o que sente
ou precisa.
● Ao criticar o parceiro, faça uma crítica
construtiva. Escolha com cuidado o local e nunca critique na presença de
outros.
● Aja sempre com Positividade que é a capacidade
de defender seus direitos, opiniões, ideias e crenças respeitando os outros.
● Procure saber o que a outra pessoa quer e
ofereça ajuda e sugestões. Diga a ela que gosta de sugestões e aceite-as se
possível.
● Deixe claro para
o parceiro que compreendeu seus sentimentos.
● Diga ao parceiro sua opinião sobre o que ele sente e pensa e peça confirmação.
● Seja ouvinte ativo e se concentre na conversa.
Anote o conteúdo.
Seja um ouvinte ativo e na conversa só anote seu conteúdo.
● Sorria durante a conversa para mostrar ao parceiro que está aberto ao diálogo. Olhe
nos olhos dele e balance sua cabeça quando estiver de acordo.
Sorria durante a conversa,
para mostrar que está receptivo.
● Seja receptivo para as boas e más notícias.
● Mantenha suas emoções sob controle, pois
serenidade é essencial.
Na conversa controle suas emoções. Seja claro quando conversar com o parceiro.
Você fará a seguir uma
avaliação não aprofundada de sua capacidade de Comunicação Interpessoal. Para
uma avaliação profunda é necessário um questionário mais complexo.
Este teste lhe dará uma ideia de sua Comunicação
Interpessoal
atualmente. Leia com atenção. Ele tem 20 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas, Sim (S) ou Não (N). Marque “S” se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou “N” se ela ocorrer “nunca ou
raramente”. Marque na linha
colocada adiante de cada afirmativa. Responda sem pressa, cuidadosamente,
baseado em seu comportamento habitual e não como você gostaria que fosse.
1. Ao
conversar com um parceiro sei seu seu mau humor olhando para ele.
__
2.
Quando converso com outra pessoa vejo com facilidade seus pontos de vista. __
3. Quando
falo com alguém, não procuro me colocar no lugar dele ou dela. __
4.
Percebo logo quando alguém não compreende o que falo. __
5.
Quando converso não expresso as ideias claramente. ___
6.
Fico à vontade para falar sobre meus sentimentos. __
7.
Quando converso, devo repetir o que digo, porque não me compreendem logo. __
8.
Fico desconfortável numa conversa muito emocional. __
9. Coloco
minhas ideias em palavras facilmente. __
10. Quando
o assunto é delicado eu adio ou evito a discussão. ___
11. Acho difícil dar minha opinião quando os outros são
contra.__
12. Não
me calo se converso com alguém que é agressivo. __
13. Posso interromper o parceiro, se
tiver algo a dizer para compreensão da conversa. __
14. É
frequente eu interromper o parceiro quando ele está falando. __
15. Expresso
delicadamente meu desacordo com alguém. __
16.
Costumo fazer elogios merecidos, a meu parceiro. ___
17.
Nem sempre analiso a linguagem corporal de meu parceiro___
18.
Aceito os elogios que me fazem, se são verdadeiros. ___
19. Se
faço uma crítica ao parceiro procuro um lugar reservado. __
20.
Não procuro ver se o parceiro está com estresse agudo.__
Primeiro conte o número de
respostas afirmativas “S”, que
obteve. Cada resposta afirmativa (“S”) vale 1 ponto na sua pontuação final. Se respondeu SIM a10 questões, sua pontuação é 10. Veja onde se encaixa:
Pontuação entre 1 e 5: seu nível
de Comunicação Interpessoal é muito baixo e merece
atenção. Identifique e modifique seus comportamentos inadequados, e procure
resolver seus problemas pessoais. Precisa melhorar sua Comunicação Interpessoal. Você precisa orientação
de um médico ou psicólogo.
● Pontuação
entre 11 e 15: você tem nível moderado de Comunicação
Interpessoal. Identifique onde estão suas maiores
deficiências e pratique as recomendações deste e-book. Repita o teste para ver
se consegue melhorar e se não conseguir procure um médico ou psicólogo.
● Pontuação entre 16 e 20: você tem nível
alto de Comunicação Interpessoal, e se relaciona bem com as
pessoas, mas mesmo assim pratique as recomendações deste
e-book, para manter os níveis atuais ou
melhorar.
Compartilhe e divulgue este E-book para termos pessoas com mais bem-estar, tranquilidade e um mundo melhor!
RESUMO
2.
A Sensibilidade é a capacidade de dirigir
a consciência para outra pessoa com a qual nos comunicamos, para analisar seus
pensamentos, sentimentos, comportamentos e atitudes, e prestar atenção a suas
respostas. Quando você comunicar a alguém um assunto desagradável, preste
atenção a suas reações corporais, para saber se ele teve medo, raiva ou
tristeza. Se ele ficou com raiva ou de mau humor, mude o sentido da conversa,
para evitar atrito. Se ficou com medo ou tristeza, tenha cuidado na condução da
conversa, para evitar constrangimentos.
3.
As pessoas geralmente não exteriorizam com
palavras suas emoções e sim pela
Comunicação não Verbal, com a voz, gestos, postura corporal e expressão
facial. Pela voz você sabe se o outro
está com raiva, medo, triste ou alegre. Pode até saber seu grau de irritação,
pois na raiva muito grande a pessoa em vez de falar, grita. Nem sempre o que a
pessoa diz corresponde a seus verdadeiros sentimentos. Às vezes uma pessoa lhe
diz que está bem e você vê que sua voz é triste, seus ombros estão caídos, os
cantos dos lábios caídos, o olhar sem brilho, triste, indicando sua depressão.
Se houver diferença entre o que o outro
diz e o que lhe vê na leitura corporal, fique com a leitura corporal, que é a
linguagem natural das emoções.
4. Através da expressão
facial você pode saber se o outro está com raiva, triste, medroso, ansioso
ou angustiado, e através de seus gestos se ele está estressado, através de seus
gestos: bater rapidamente os dedos na mesa; bater rapidamente os pés no chão e balançar as pernas, ; piscar
muito os olhos ou roer as unhas. Numa apresentação pública, 55% do impacto é determinado pela postura, gestos e aparência, 38% pela voz e só
7% pelo conteúdo da apresentação.
5. Carícias sociais são mensagens pelas quais duas pessoas se
comunicam. As carícias físicas são qualquer
forma de toque entre as pessoas – abraços, beijos, afagos, aperto de mão, etc.
As carícias verbais são afirmações
com palavras que se referem à aparência, inteligência, bondade, educação,
honestidade, etc., da pessoa. As carícias
gestuais são gestos carinhosos à distância, como acenos de mãos, beijos,
olhares, etc. As Carícias Positivas produzem emoções positivas ou sensações
agradáveis, como os elogios e parabéns. As Carícias
Negativas produzem emoções ou sensações desagradáveis e desencadeiam emoções
negativas, como ser maltratado por pessoa que gosta.
6. Recomendações sobre
carícias: dê muitas carícias a seus parceiros; aceite as carícias que lhe
fizerem, se você se julga merecedor; não aceite grandes elogios sem motivos; dê
a si mesmo as carícias que se achar merecedor: um presente, um passeio, etc.; recuse carícias
desagradáveis negativas que lhe fizerem e não se deixe humilhar nem
ofender.
7. Para você se
comunicar bem , seguem algumas
sugestões: trate o parceiro com gostaria de ser tratado por ele, com respeito e
delicadeza; não tenha na mente qualquer preconceito com o parceiro; expresse
claramente suas necessidades e desejos e diga o que sente ou precisa realmente;
preste atenção ao que o outro fala, à sua voz, gestos, corpo e expressão facial; deixe claro para o parceiro que compreendeu
seus sentimentos; seja um ouvinte ativo
e se concentre na conversa, sem fazer nada enquanto fala ; sorria durante a
conversa; nunca interrompa o outro durante o diálogo; mantenha suas emoções sob
controle e seja claro e objetivo durante a conversa.
REFERÊNCIAS
E LINKS
1. http://psychologytoday.tests.psychtests.com/bin/transfer
2. Santos, J.O., Educacional
na Escola, 2ª. Ed. Fac. Castro Alves, Bahia, 2000
3.
http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n3/pt_0034-7167-reben-70-03-0588.pdf
4. Hanson, O cérebro e a felicidade: Como treinar sua mente para atrair
serenidade, amor e autoconfiança, WMF Martins Fontes. Edição do Kindle).
5. Post
10, 7/6/2016,”Alegria e bom humor - como cultivar?”
6. Post
29, de 19/1/2018- “Como aprender a Prestar Atenção?”
7. Post 19, de 31 de janeiro de 2017, “Como lidar com o
Medo”?
8. Post 8, de 9-3-2016, “Raiva - como controlar?”
9. Post 24 , 7-7-17,”Estresse – como avaliar e lidar?”
10. Cooper, R., Inteligência Emocional na Empresa, Campus, 5a ed., Rio de Janeiro, 1997.
11. Goleman, D., Inteligência Emocional, Ed. Ática,
1996.
IMAGENS :
Pixabay.com
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