sexta-feira, 14 de abril de 2023

E-book 22

 

E-book 22

                                   Relacionamento e Comunicação

                    

         P S I C O L O G I A

 
          M O D E R N A

 

                           


         Blog emoçaoeatencao@blogspot.com      

  Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2023 - Bahia- Brasil

 










QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 

Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22,  o blog emoçaoeatencao@blogspot.com terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

                             

 









Gráficos do Ranking  

 

                              

RELAÇÃO DOS CONTEÙDOS DO E-BOOK 22

 

O material deste blog é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, que deve ser feita por médicos e psicólogos.

Capítulo 1: Relacionamento

Capítulo 2: Comunicação

Referências Bibliográficas

 

 

 

 



 

 

                   CAPÍTULO 1

COMO TER BOM RELACIONAMENTO   

 

O material deste e-book é exclusivamente informativo e não tem finalidade terapêutica, que deve ser feita por médicos e psicólogos.

 

       Neste e-book  você verá o que é Relacionamento, seus objetivos, como identificar as necessidades do parceiro, como ter relacionamento duradouro, os  níveis de um Relacionamento e a importância de identificar pessoas reservadas ou sociáveis e de relacionar-se sem ter nenhum preconceito. A importância de fazer a revisão dos diálogos ocorridos  e, por fim, um teste para medir sua capacidade de relacionamento.

                                              ♦♦♦

Que é Relacionamento e quais seus objetivos?

 

Relacionamento é a capacidade de conviver e comunicar-se com outras pessoas. Tem três objetivos: atender suas necessidades, manter uma relação e trocar informações sobre pensamentos, ideias e sentimentos. É fundamental para o sucesso de um relacionamento que o parceiro preste muita atenção ao outro.

Quando você quer saber onde mora um amigo telefona para um conhecido e pede o endereço a ele; se sente necessidade de carinho procura seu parceiro para receber. Um Relacionamento só dura se as necessidades dos parceiros forem atendidas. Se forem atendidas só as de um, acaba. Se você quer que seu parceiro continue a ser carinhoso, deve atender as necessidades e desejos dele, senão ele poderá se afastar.

 O Instituto de Tecnologia Carnegie analisou mais de dez mil pessoas e constatou que apenas 15% do sucesso delas se devia à inteligência e competência no trabalho, e que os outros 85% dependiam da capacidade de se relacionar e conduzir pessoas.

 Martin Seligman, pai da Psicologia Positiva, atualmente considera o Relacionamento um dos elementos fundamentais do Bem-estar do ser humano. (veja o e-book do Bem-estar). Para um relacionamento ser duradouro um parceiro deve atender às necessidades do outro.

 Como saber as necessidades do outro?

          Saber as necessidades e desejos do parceiro deve ser sua primeira preocupação ao iniciar um Relacionamento. Tem duas formas para saber – uma é a escuta ativa a outra é perguntar a ele. Na Escuta Ativa você presta bem atenção ao que parceiro fala, como ele se comporta e se esforça para compreendê-lo.

                          

                            Na Escuta Ativa você presta muita atenção ao seu parceiro.

 Para isto você deve:

Dizer com suas palavras como entendeu o que ele falou e pedir para que ele confirme ou corrija. Por exemplo, se você está conversando com alguém que lhe disse que irá a uma festa, e não ficou claro se você estava sendo convidado, pergunte claramente: “ você está me convidando?”.

Mostrar que está prestando atenção à conversa dizendo: “estou entendendo”, “estou de acordo”, etc.

● Quando alguém lhe falar sobre seus próprios sentimentos, mostre que está atento, pois a comunicação de sentimentos é demonstração de confiança, que fortalece o relacionamento. Diga: “eu faria a mesma coisa ” ou “percebo o que você sente”.

Use sua comunicação corporal para mostrar sua atenção. Gesticule com as mãos, braços, olhe nos olhos dele, balance a cabeça afirmativamente, incline-se para ele.

 Mas pode perguntar diretamente:

◘ “O que você quer que eu faça?”, ou então:

◘ “Posso lhe ajudar em alguma coisa para retribuir seu auxílio?

 Agradecer é importante no Relacionamento

 O agradecimento contribui para o bom clima do Relacionamento e sua duração. Ele atende à Necessidade de Ligação do outro, que se sentirá valorizado.

O agradecimento valoriza a outra pessoa.

           Você deve sempre agradecer às pessoas que lhe fazem um obséquio ou prestam um serviço, pois ela ficará satisfeita, e quando você precisar dela de novo, será bem atendido. Este é a finalidade de dar uma gorjeta ou agradecer uma ajuda.

 Como ter um Relacionamento duradouro?

       Para um Relacionamento durar muito é preciso haver  um clima de respeito, confiança mútua e apoio. Por isto, quando começar um relacionamento procure conhecer melhor o outro e identifique seus valores e traços de personalidade.

      Veja se ele tem autoestima baixa para evitar fazer críticas que poderão magoá-lo, ou, se ele é uma pessoa reservada, que preze sua intimidade, respeite sua privacidade. A duração de um Relacionamento depende muito do respeito mútuo entre as pessoas, da lealdade e franqueza de cada um, pois ambos concorrem para o desenvolvimento da confiança mútua.

Importância dos Pensamentos, Ideias e Sentimentos no Relacionamento

    Um Relacionamento ocorre em diversos níveis, começando pela troca de informações sobre fatos, até a troca de ideias e  sentimentos. Quando ele é duradouro, geralmente chega ao nível dos sentimentos, pois se um parceiro faz confidências sobre o que sente ao outro, isto o leva a fazer confidências também.

Recomendações  úteis no relacionamento de sentimentos e ideias:  

Vigie sempre seu estado de humor. Se você estiver de bom humor perceberá melhor os sentimentos e emoções de seu parceiro, analisará melhor o que ele diz e faz, e controlará melhor suas respostas. Se você está de mau humor, estressado, cansado, irritado, magoado, ressentido, pode se  atritar com facilidade.

                Se você está de mau humor, pode prejudicar o Relacionamento.

 Preste atenção ao estado de humor e às reações do outro. Para saber o que fazer em certos momentos, faça uma avaliação correta deles. Veja a hora de falar e de calar. Se o parceiro estiver irritado e tenso, deixe para falar com ele depois.

                    Se o parceiro estiver de mau humor deixe para conversar depois

 Se a conversa for desagradável, comunique ao parceiro, para ele mudar de assunto. Conversar sobre assuntos pessoais contribui para um melhor relacionamento, porque desenvolve um clima de intimidade. Não vale se o parceiro for reservado.

 Como se relacionar bem?

 Para você ter um bom Relacionamento, veja se a comunicação está sendo adequada, e o que você espera dele.

Análise do relacionamento considere as seguintes questões- limites do Relacionamento, Expectativas do Relacionamento, como você percebe o Parceiro, como o Parceiro lhe percebe, a revisão dos diálogos e os resultados do Relacionamento.

  Limites do Relacionamento - todo Relacionamento tem um limite, que não deve ser ultrapassado para não prejudicá-lo ou acabá-lo. O seu limite você quem estabelece, mas o limite do parceiro, ele quem estabelece. Depende dele ser sociável ou   reservado.

A pessoa reservada não gosta de muita companhia e muita conversa, fala pouco e quer respostas objetivas. Gosta de trabalhar sozinha, no máximo com uma ou duas pessoas. Voltada para si mesma, é emocionalmente distante e confia muito em si mesma. Conversa só o suficiente para ter as informações que precisa para atingir seus objetivos.

 

A pessoa reservada fala pouco e quer respostas diretas.

          Ela é voltada para seus sentimentos e pensamentos, concentra-se em seu trabalho, interesses, desejos e planos. Limita suas atividades ao mundo por ela criado, de acesso difícil. Gosta de estabelecer limites para outras pessoas. Quer privacidade para seus sentimentos, emoções, problemas e vida pessoal. Quando alguém tenta ultrapassar os limites diz polidamente: “Não se preocupe. Deixe para lá. Estes problemas logo passarão”. Se você forçar pode dificultar o Relacionamento.

   

          O relacionamento com pessoas reservadas merece cuidado para não prejudicá-lo.

          A pessoa sociável gosta da companhia de outras pessoas e de conversar muito, no trabalho, divertimento e em casa. Gosta de participar de grupos e é estimulada pelos parceiros. Relaciona-se com facilidade e gosta de convidar amigos para conversar, almoçar, jantar e saírem juntos. Não gosta de ficar sozinha. Não estabelece limites no Relacionamento, é aberta em seus sentimentos, emoções e problemas íntimos.


                       A pessoa sociável não estabelece limites no Relacionamento.

  O que você espera de um Relacionamento?

 Quando você começar um Relacionamento estabeleça o que pretende, o que pode esperar dele, para não ter expectativas não alcançadas, frustrações e magoas. É o caso de um rapaz que se relaciona com uma moça como amigo, depois se apaixona por ela, quer um namoro e ela não. Fica ressentido e deixa de falar com ela. Errou na avaliação e desenvolveu expectativas que o relacionamento não poderia oferecer.


O rapaz não conseguiu mudar a amizade para namoro e ficou magoado.

          Tolerância no Relacionamento – a tolerância é uma forma da Paciência e  uma das maiores virtudes humanas. Consiste em aceitar os desejos, modos de ser, limitações e defeitos das pessoas com quem nos relacionamos. Nos relacionamentos devemos fazer expectativas razoáveis e não esperar muito das pessoas, para não ficarmos frustrados.

         Se seus desejos não forem satisfeitos, aceite e perdoe o outro por ele não ser como você queria. Seja tolerante para ter um convívio mais duradouro. Nunca humilhe ninguém em seus relacionamentos! Se o parceiro não sabe fazer uma coisa, seja tolerante, paciente e ensine ele. Não se irrite e o humilhe.

 

                                   Não humilhe ninguém em seus relacionamentos!

  Como percebe o outro e como ele lhe percebe?

          Para conduzir o relacionamento de forma adequada, você deve se esforçar para perceber o outro da forma mais objetiva possível, sem preconceito de raça, religião, comportamento sexual ou sexo. Procure saber como o outro lhe percebe, perguntando diretamente ou através das suas reações: em sua expressão facial, na voz e no olhar, se ele expressa raiva, medo, tristeza, alegria, amor, etc.

 

                    Veja através do rosto do parceiro se ele ficou com raiva de você.

  Como lembrar o que foi dito e o que foi feito?

 Lembrar o que foi dito e foi feito é eficaz para saber o que se passou na conversa, principalmente se houve um desentendimento. Lembre a conversa prestando atenção aos detalhes, principalmente aos gestos, postura corporal, voz e expressão facial do outro. Isto é útil se tiver havido um atrito e você quer saber a causa. Para saber a causa, responda a si mesmo as seguintes perguntas:

Será que me comuniquei com clareza?

♦ Será que ele se comunicou com clareza?

♦ Será que compreendi bem o que ele disse?

♦ Será que ele me compreendeu direito?

♦ Será que fiz algo errado e o ofendi?

  Como avaliar seu Relacionamento

 É importante você medir sua capacidade de Relacionamento para saber onde melhorar. Analisando as respostas dadas no questionário que apresentamos a seguir, você pode tomar as medidas necessárias para aprimorar os Relacionamentos e atingir seus objetivos. Você fará a seguir uma medida não aprofundada de sua capacidade de relacionar-se, pois para uma medida mais precisa é necessário um questionário mais complexo.

Instruções:

Este teste dará uma ideia do seu Relacionamento no momento atual. Leia com atenção. Ele tem 20 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas, Sim (S) ou Não (N). Marque “S” se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou “N” se ela ocorrer “nunca ou raramente”, na linha colocada adiante de cada afirmativa. Responda sem pressa, cuidadosamente, baseado em seu comportamento habitual e não como você gostaria de ser.

 Questões:

1. Eu me relaciono facilmente com outras pessoas. ___  

2. Eu me interesso pelos problemas das pessoas que me relaciono. ___

3. Dou pouca atenção às pessoas e à sua linguagem corporal. ___

4. Não sinto dificuldade em trocar ideias com as pessoas. ___


5. Não procuro me vigiar para evitar ver as pessoas com preconceito. ___

6. Elogio as pessoas quando elas merecem. ___

7. Facilmente me descontrolo e sou agressivo com  outra pessoa. _
 
8. Sempre trato os outros da forma que gostaria de ser tratado. ___

9. Nem sempre trato as pessoas com delicadeza. ___

10. Consigo manter a calma quando o parceiro é grosseiro . ___

11. Respeito as ideias do outro mesmo quando discordo dela. ___

12. Digo o que penso ao outro mesmo se o ofender. ___

13. Gosto de ajudar a meus colegas no trabalho. ___

14. Quando me criticam aceito as críticas sem me ofender. ___

15. Sou impaciente com as pessoas. ___

16. Procuro sempre manter meu bom-humor. ___

17.  Nem sempre mantenho na conversa um clima agradável. ___ 18. Quando o outro me ofende fico com magoa dele. ___

19. Sou impulsivo e posso dizer coisas que me arrependo. ___

20. Para criticar alguém falo em particular com ele,  sem ofender nem humilhar. ___

Resultado da sua avaliação:

Primeiro conte o número de respostas afirmativas S, que obteve. Cada resposta afirmativa (S) vale 1 ponto na sua pontuação final. Se respondeu SIM a10 questões, sua pontuação final é 10.

 Pontuação entre 1 e 5: seu nível de Relacionamento é muito baixo e merece atenção. Identifique e modifique seus comportamentos inadequados, e procure resolver seus problemas pessoais. Precisa melhorar seu relacionamento interpessoal, que deve estar lhe causando problemas. Você precisa da orientação de um médico ou psicólogo.

 ● Pontuação entre 6 e 10: você tem nível baixo de Relacionamento e deve cuidar dele. Tente melhorar praticando os comportamentos indicados no post 38 e nos outros posts deste Blog. Depois repita o teste para ver se melhorou. Se não melhorar procure ajuda de um médico ou psicólogo.

Pontuação entre 11 e 15: você tem nível moderado de Relacionamento. Identifique onde estão suas maiores deficiências e pratique as recomendações deste post e de outros posts deste Blog. Repita o teste para ver se consegue melhorar e se não conseguir procure um médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 16 e 20: você tem nível alto de Relacionamento, e se relaciona bem com as pessoas, mas mesmo assim pratique as recomendações dos posts referidos, a fim de manter os níveis atuais ou melhorar.

 Compartilhe e divulgue este E-book para termos pessoas com mais bem-estar,  tranquilidade e um mundo melhor!

      

  RESUMO

 1. Relacionamento é a capacidade que você tem de conviver e comunicar-se com outras pessoas. Tem três objetivos: atender suas necessidades e as do parceiro, manter uma relação com ele e trocar informações sobre pensamentos, ideias e sentimentos. É fundamental que cada parceiro dê atenção ao outro.

2. Há duas formas para saber as necessidades e desejos do parceiro: uma é a escuta ativa e outra é perguntar-lhe diretamente o que ele deseja. Na Escuta Ativa você presta atenção ao que o parceiro fala, como ele se comporta e se esforça para compreendê-lo. Para isto você deve dizer com suas palavras como entendeu o que ele falou e pedir para ele confirme ou corrija; mostrar que está prestando atenção à conversa; quando alguém lhe falar sobre seus sentimentos mostrar que está atento; usar sua comunicação corporal para mostrar que está atento ao parceiro.

3. Agradecer é importante no Relacionamento, pois contribui para seu bom clima e para que ele seja duradouro. O agradecido se sente valorizado e reconhecido. Sempre agradeça às pessoas que lhe fizer um obséquio ou prestar um serviço, pois quando precisar dela de novo será bem atendido.

4. Para um Relacionamento durar muito é preciso que haja um clima de respeito, confiança mútua, consideração e apoio. Quando começar um relacionamento procure identificar os valores e traços de personalidade do outro. Veja se ele tem autoestima baixa para evitar críticas, ou se é uma pessoa reservada, para ter cuidado com  sua intimidade, e respeitar sua privacidade. A duração do Relacionamento depende do respeito0 mútuo dos parceiros, da lealdade e franqueza deles e da confiança mútua.

5. O Relacionamento ocorre em diversos níveis, que incluem os pensamentos, as ideias e os sentimentos das pessoas. Geralmente começa pela troca de informações sobre fatos que ocorreram, e passa para a troca de ideias e de sentimentos. Quando ele é duradouro, geralmente chega aos sentimentos, pois se um parceiro conta o que sente ao outro, leva-o a contar-lhe seus sentimentos também.

6. Nos seus relacionamentos considere estes lembretes: vigie sempre seu estado de humor; preste atenção ao estado de humor e às reações do outro; se a conversa for desagradável diga ao parceiro para ele mudar de assunto; conversar sobre assuntos pessoais desenvolve um clima de intimidade e confiança.

7. Para você se relacionar bem faça a Análise do Relacionamento, afim de ver se a comunicação está adequada, e além disto estabeleça o que você espera do Relacionamento. Na Análise considere nesta análise as questões seguintes. Nos Limites do Relacionamento, lembre que todo Relacionamento tem seu limite, que é estabelecido pelos parceiros. De sua parte, seu limite é você quem estabelece, mas o limite do outro é por ele estabelecido, e depende de ser ele uma pessoa sociável ou  reservada.

8. A pessoa reservada não gosta de muita companhia e muita conversa, fala pouco e quer respostas objetivas. É voltada para si mesma, emocionalmente distante e conversa só para ter as informações que precisa. Gosta de estabelecer limites para outras pessoas e quer privacidade para seus sentimentos e vida pessoal. A pessoa sociável gosta de companhia e de conversar muito. Gosta de convidar amigos para conversar, almoçar, jantar. Não estabelece limites no Relacionamento e é aberta em seus sentimentos, emoções e problemas íntimos.

9. Quando você começar um Relacionamento estabeleça o que pretende dele para não ter frustrações, mágoas e ressentimentos. Se você esperar de um  relacionamento mais do que ele pode lhe dar, isto lhe trará problemas. É importante ter Tolerância no Relacionamento, que consiste em aceitar os desejos, modos de ser, limitações e defeitos das outras pessoas. Se você não ficar satisfeito, aceite o resultado e perdoe o outro. Seja tolerante para ter um convívio mais duradouro. Nunca humilhe ninguém em seus relacionamentos!

10. Faça esforço para perceber o outro de forma objetiva, sem preconceitos. Procure saber como o outro lhe percebe, perguntando diretamente ou através de sua expressão corporal e facial, voz, olhar, etc. Para lembrar o que foi dito e o que foi feito recorde os detalhes da conversa, os gestos, postura corporal, voz e expressão facial do outro. Avalie se o resultado do Relacionamento é  o que esperava e o que deve ser feito para ele ser melhor. Para medir sua capacidade de relacionar-se faça o teste apresentado no fim do Post.

 

REFERÊNCIAS E LINKS

1. http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descubra-se voce-sabe-relacionar-se-com-pessoas-faca-o-teste/93909/

        2. http://psychologytoday.tests.psychtests.com/bin/transfer

3. Santos, J.O., Educacional na Escola, 2ª. Ed. Fac. Castro Alves,Bahia, 2000

4. Steiner, C., Educação Emocional, 2a ed. Objetiva, São Paulo, 1998.

5. Weisinger, H., Inteligência Emocional no Trabalho, Objetiva, 3a. ed. Rio de Janeiro, 1997.

6. Hanson, O cérebro e a felicidade: Como treinar sua mente para atrair serenidade, amor e autoconfiança, WMF Martins Fontes. Edição do Kindle).

7. Schwartzman, “The Mind and the Brain”, http://www.vision.org/visionmedia/interviews/jeffrey-schwartz-brain-research/295.aspx.

8. Post 10, 7/6/2016,”Alegria e bom humor - como cultivar?

9. Post 29, de 19/1/2018- “Como aprender a Prestar Atenção?”

10. Post 33,  2018, “Novo conceito de Bem-estar”

IMAGENS : Pixabay.com

 

 

 

 

                              

                    



                                                CAPÍTULO 2

          COMO COMUNICAR-SE BEM

 

      Neste e-book você verá o que é a Comunicação Interpessoal, suas regras básicas, a importância da Sensibilidade e da Comunicação não Verbal - da linguagem corporal, de analisar os gestos do parceiro e sua expressão facial; a importância das Carícias  e como se comportar diante delas; sugestões para comunicar-se bem. E um teste para avaliar sua capacidade de comunicação.

                                             

Que é Comunicação?

 

 Comunicação Interpessoal consiste em enviar ou receber mensagens de uma pessoa para trocar informações. Pode ser feita pela linguagem falada, corporal ou escrita; ou com sinais e símbolos, por aparelho acústico ou visual. Através da comunicação as pessoas trocam ideias e dialogam, sendo o diálogo franco e a sinceridade a base da comunicação eficaz .

 

A Comunicação consiste em enviar ou receber mensagens de uma pessoa.

            Para você ter sucesso na vida moderna é fundamental ter uma boa comunicação. A Universidade de Harvard constatou que alguns dos mais inteligentes de seus ex-alunos, não tiveram sucesso porque eram incapazes de se comunicarem e se relacionarem de forma adequada.

A forma com que você lida com as emoções dos outros mostra sua  capacidade de expressar suas habilidades sociais, que são: de comunicar-se  e influenciar outras pessoas, gerenciar conflitos, liderar e fazer mudanças. Outra habilidade importante para a boa comunicação é mandar mensagens claras e convincentes.


Na Comunicação é importante saber identificar o estado emocional do parceiro.

 

Outra habilidade essencial é ouvir ativamente o outro, para compreendê-lo e fazer com que ele o compreenda.


                                                   Na comunicação você deve ouvir ativamente o outro.

 

Importância da Sensibilidade na Comunicação?

 

      A Sensibilidade consiste na capacidade de dirigir a consciência para os pensamentos, sentimentos, comportamentos e atitudes de outras pessoas com as quais nos comunicamos, e  prestar atenção a suas respostas.

      Quando você comunicar ao parceiro um assunto desagradável, preste atenção a suas reações corporais. Para saber se ele teve medo, olhe para seus olhos, veja se suas sobrancelhas ficaram franzidas, se ele ficou pálido ( Reveja ebook do Medo).


Para saber se ele ficou com medo, veja seus sinais em sua face.

       Para saber se ele ficou com raiva, veja se contraiu a mandíbula e levantou o queixo, ficou com o rosto vermelho, apertou os punhos e mostrou a cara do raivoso.(Reveja o e-book da Raiva). Quando ele estiver com raiva, mude de conversa, para evitar atrito. Se ele estiver com medo ou triste, cuidado na condução da conversa, para evitar constrangimentos.

      Se o parceiro estiver de mau humor, irritado, será pouco receptivo e não adianta você argumentar com ele. Um modo de você desenvolver sua sensibilidade pessoal é perguntar a si mesmo: "Como eu reagiria no lugar dele?"  ou "Qual a forma menos chocante de dizer isto a mim mesmo?"

 

                                 Para saber se ele está com raiva, procure seus sinais na face e no corpo.

 Qual a importância da Comunicação não Verbal?

            As pessoas geralmente não exteriorizam suas emoções por palavras e sim pela Comunicação não Verbal, através de sua voz, gestos, postura corporal e expressão facial. Por isto você deve saber interpretar estes sinais: pela voz do outro você sabe se ele está  com raiva, medo, tristeza ou alegria. Pode até saber seu grau de irritação, pois na raiva muito grande a pessoa em vez de falar, grita. Através da voz você identifica uma pequena irritação contida, não revelada com palavras. Um empregado reclamado pelo patrão tem de controlar sua raiva, que pode ser vista na voz irritada.

 


Na raiva muito grande a pessoa grita, em vez de falar.

        Nem sempre o que a pessoa diz corresponde ao que sente. Você pode encontrar um amigo e perguntar a ele como vai, e  ouvir um “tudo bem”. Mas perceber a tristeza em sua voz. E ver que os ombros estão caídos e os passos lentos. No  rosto vê os cantos dos lábios caídos, olhar vago, sem brilho, triste, sugerindo que ele está deprimido. Quando há discrepância entre o que o outro disser e o que você observar na leitura corporal, fique com a leitura corporal, que é a linguagem das emoções.

 

                   Veja se a linguagem corporal da pessoa corresponde ao que ela diz.

 Através da expressão facial do outro você pode saber se ele esta com raiva, triste, preocupado, ansioso, angustiado ou em pânico. E através de seus gestos pode saber se ele está estressado. Analise seus gestos e veja se estão presentes os seguintes sinais:

       ● Bater rapidamente os dedos na mesa;

● Bater rapidamente os pés no chão;

● Balançar as pernas, rapidamente;

● Piscar rapidamente os olhos;

● Levar as mãos na boca para roer as unhas;

 

      Roberto Rosenthal, da Universidade de Harvard, pesquisou a capacidade das pessoas lerem mensagens não verbais e concluiu que as mais capazes têm melhor ajustamento social, maior sensibilidade e melhor relacionamento com o sexo oposto.

 Estudos mostram que numa apresentação pública, 55% do impacto da palestra é determinado pela linguagem corporal — postura, gestos e contacto visual —, 38% pelo tom de voz e apenas 7% pelo conteúdo apresentado. O mais importante é o que  dizemos.

                   

Numa apresentação, 55% da comunicação é corporal, 38% pela voz e  25% pelas palavras.  

Que são Carícias?

 Carícias são mensagens cheias de significado através das quais duas pessoas se comunicam. São afagos que as pessoas fazem entre si para se agradarem. As carícias físicas são qualquer forma de toque entre duas pessoas – abraços, beijos, afagos, aperto de mão, etc. 

As carícias físicas existem quando os indivíduos se tocam.

  As carícias verbais são afirmações elogiosas feitas com palavras e se referem à aparência, inteligência, bondade, educação, honestidade, etc. As carícias gestuais são gestos carinhosos cheios de significado feitos à distância, como acenos de mãos, beijos, olhares, etc.

Um beijo à distância é uma forma de carícia.


As carícias produzem emoções positivas, alegria, prazer e sensações agradáveis. É o caso de receber elogios e parabéns pela formatura, ou por sua elegância, ou por sua palestra, ou pelo aniversário etc. São a valorização e reconhecimento da outra pessoa.

 

É carícia receber um abraço de parabéns no dia da formatura.

  Algumas mensagens entre os parceiros trazem efeitos negativos e produzem emoções desagradáveis, desencadeando medo, raiva, tristeza. É o caso de você ser maltratado por uma pessoa que gosta; de receber uma notícia preocupante; de ter recebido uma agressão verbal ("você faz tudo mal feito"").

É uma mensagem negativa ser desprezado por alguém.

 Recomendações a respeito de carícias:

 Dê carícias em abundância, presentes, favores, ajuda, pois facilita o relacionamento e cria condições para você ser  querido pelos outros. 

  Aceite carícias que lhe fizerem, quando se julgar merecedor.

● Não aceite elogios grandes e despropositados, porque a  pessoa pode estar querendo obter vantagens.

● Dê a si mesmo as carícias que se achar merecedor. Por exemplo, dê a si mesmo um presente depois de um bom desempenho em suas atividades: um passeio, um objeto, etc. É uma forma de reconhecer seu próprio valor e suas virtudes. 

Dê a si mesmo um passeio depois que foi bem sucedido.

Recuse as mensagens negativas que lhe mandarem. Não se deixe humilhar, nem ser ofendido por ninguém, pois aceitar uma humilhação ou ofensa atinge sua autoestima. Defenda-se de forma delicada, sem devolver a agressão.



                               Não aceite humilhação porque atinge sua autoestima.

 

Como comunicar-se bem com os outros?

 Sugestões para você ter uma boa comunicação:

 ● Trate o parceiro com respeito e delicadeza.

● Não tenha qualquer preconceito durante a conversa.

● Avalie com serenidade as dificuldades da conversa.

Expresse claramente o que deseja dizendo o que sente ou precisa.

Ao criticar o parceiro, faça uma crítica construtiva. Escolha com cuidado o local e nunca critique na presença de outros.

Aja sempre com Positividade que é a capacidade de defender seus direitos, opiniões, ideias e crenças respeitando os outros.

Procure saber o que a outra pessoa quer e ofereça ajuda e sugestões. Diga a ela que gosta de sugestões e aceite-as se possível.

Deixe claro para o parceiro que compreendeu seus sentimentos.

Diga ao parceiro sua opinião sobre o que ele sente e pensa e peça confirmação.

● Seja ouvinte ativo e se concentre na conversa. Anote o conteúdo.

 

Seja um ouvinte ativo e na conversa só anote seu conteúdo.

● Sorria durante a conversa para mostrar ao parceiro que está aberto ao diálogo. Olhe

nos olhos dele e balance sua cabeça quando estiver de acordo.

Sorria durante a conversa, para mostrar que está receptivo.

 ● Nunca interrompa o outro durante a conversa.

● Seja receptivo para as boas e más notícias.

● Mantenha suas emoções sob controle, pois serenidade é essencial.

            

Na conversa controle suas emoções. Seja claro quando conversar com o parceiro.

 Como avaliar sua Comunicação

Você fará a seguir uma avaliação não aprofundada de sua capacidade de Comunicação Interpessoal. Para uma avaliação profunda é necessário um questionário mais complexo.

 Instruções:

Este teste lhe dará uma ideia de sua Comunicação Interpessoal atualmente. Leia com atenção. Ele tem 20 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas, Sim (S) ou Não (N). Marque “S” se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou “N” se ela ocorrer “nunca ou raramente”. Marque na linha colocada adiante de cada afirmativa. Responda sem pressa, cuidadosamente, baseado em seu comportamento habitual e não como você gostaria que fosse.

 Questões:

1. Ao conversar com um parceiro sei seu seu mau humor olhando para ele. __

2. Quando converso com outra pessoa vejo com facilidade seus pontos de vista. __

3. Quando falo com alguém, não procuro me colocar no lugar dele ou dela. __

4. Percebo logo quando alguém não compreende o que falo. __

5. Quando converso não expresso as ideias claramente. ___ 

6. Fico à vontade para falar sobre meus sentimentos. __

7. Quando converso, devo repetir o que digo, porque não me compreendem logo. __

8. Fico desconfortável numa conversa muito emocional. __

9. Coloco minhas ideias em palavras facilmente. __

10. Quando o assunto é delicado eu adio ou evito a discussão. ___

11. Acho difícil dar minha opinião quando os outros são contra.__

12. Não me calo se converso com alguém que é agressivo. __

13.  Posso interromper o parceiro, se tiver algo a dizer para compreensão da conversa. __

14. É frequente eu interromper o parceiro quando ele está falando. __

15. Expresso delicadamente meu desacordo com alguém. __

16. Costumo fazer elogios merecidos, a meu parceiro. ­­­___

17. Nem sempre analiso a linguagem corporal de meu parceiro___

18. Aceito os elogios que me fazem, se são verdadeiros. ___

19. Se faço uma crítica ao parceiro procuro um lugar reservado. __

20. Não procuro ver se o parceiro está com estresse agudo.__

 Resultado da sua avaliação:

Primeiro conte o número de respostas afirmativas “S”, que obteve. Cada resposta afirmativa (“S”) vale 1 ponto na sua pontuação final. Se respondeu SIM a10 questões, sua pontuação é 10. Veja onde se encaixa:

 Pontuação entre 1 e 5: seu nível de Comunicação Interpessoal é muito baixo e merece atenção. Identifique e modifique seus comportamentos inadequados, e procure resolver seus problemas pessoais. Precisa melhorar sua Comunicação Interpessoal. Você precisa orientação de um médico ou psicólogo.

 ● Pontuação entre 6 e 10: você tem nível baixo de Comunicação Interpessoal e deve cuidar dela. Tente melhorar praticando os comportamentos indicados neste e-book. Depois repita o teste para ver se melhorou. Se não melhorar procure um médico ou psicólogo.

Pontuação entre 11 e 15: você tem nível moderado de Comunicação Interpessoal. Identifique onde estão suas maiores deficiências e pratique as recomendações deste e-book. Repita o teste para ver se consegue melhorar e se não conseguir procure um médico ou psicólogo.

● Pontuação entre 16 e 20: você tem nível alto de Comunicação Interpessoal, e se relaciona bem com as pessoas, mas mesmo assim pratique as recomendações deste e-book, para   manter os níveis atuais ou melhorar.

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                                                   RESUMO

 1. A Comunicação consiste em enviar ou receber mensagens de uma pessoa para trocar informações. Pode ser pela linguagem falada, corporal ou escrita; ou com sinais e símbolos, por aparelho acústico ou visual. Pela comunicação as pessoas trocam ideias e dialogam. Para você ter sucesso é fundamental ter boa comunicação e muitas pessoas inteligentes não são bem sucedidas porque não se comunicam e não se relacionam bem. Para uma boa comunicação são habilidades sociais necessárias a forma com que você lida com as emoções dos outros, comunicar-se bem e influenciar outras pessoas, gerenciar conflitos, liderar e fazer mudanças, mandar mensagens claras e convincentes e ouvir ativamente o outro, para compreendê-lo e fazer com que ele o compreenda.

2. A Sensibilidade é a capacidade de dirigir a consciência para outra pessoa com a qual nos comunicamos, para analisar seus pensamentos, sentimentos, comportamentos e atitudes, e prestar atenção a suas respostas. Quando você comunicar a alguém um assunto desagradável, preste atenção a suas reações corporais, para saber se ele teve medo, raiva ou tristeza. Se ele ficou com raiva ou de mau humor, mude o sentido da conversa, para evitar atrito. Se ficou com medo ou tristeza, tenha cuidado na condução da conversa, para evitar constrangimentos.

3. As pessoas geralmente não exteriorizam com palavras suas emoções e sim pela Comunicação não Verbal, com a voz, gestos, postura corporal e expressão facial. Pela voz  você sabe se o outro está com raiva, medo, triste ou alegre. Pode até saber seu grau de irritação, pois na raiva muito grande a pessoa em vez de falar, grita. Nem sempre o que a pessoa diz corresponde a seus verdadeiros sentimentos. Às vezes uma pessoa lhe diz que está bem e você vê que sua voz é triste, seus ombros estão caídos, os cantos dos lábios caídos, o olhar sem brilho, triste, indicando sua depressão. Se houver diferença entre o que o outro diz e o que lhe vê na leitura corporal, fique com a leitura corporal, que é a linguagem natural das emoções.

4. Através da expressão facial você pode saber se o outro está com raiva, triste, medroso, ansioso ou angustiado, e através de seus gestos se ele está estressado, através de seus gestos: bater rapidamente os dedos na mesa; bater rapidamente os pés no chão e balançar as pernas, ; piscar muito os olhos ou roer as unhas. Numa apresentação pública, 55% do impacto é determinado pela  postura, gestos e aparência, 38% pela voz e só 7% pelo conteúdo da apresentação.

5. Carícias sociais são mensagens pelas quais duas pessoas se comunicam. As carícias físicas são qualquer forma de toque entre as pessoas – abraços, beijos, afagos, aperto de mão, etc. As carícias verbais são afirmações com palavras que se referem à aparência, inteligência, bondade, educação, honestidade, etc., da pessoa. As carícias gestuais são gestos carinhosos à distância, como acenos de mãos, beijos, olhares, etc. As Carícias Positivas produzem emoções positivas ou sensações agradáveis, como os elogios e parabéns. As Carícias Negativas produzem emoções ou sensações desagradáveis e desencadeiam emoções negativas, como ser maltratado por pessoa que gosta.  

6. Recomendações sobre carícias: dê muitas carícias a seus parceiros; aceite as carícias que lhe fizerem, se você se julga merecedor; não aceite grandes elogios sem motivos; dê a si mesmo as carícias que se achar merecedor: um presente, um passeio, etc.;  recuse carícias desagradáveis negativas que lhe fizerem e não se deixe humilhar nem ofender.

7. Para você se comunicar bem , seguem algumas sugestões: trate o parceiro com gostaria de ser tratado por ele, com respeito e delicadeza; não tenha na mente qualquer preconceito com o parceiro; expresse claramente suas necessidades e desejos e diga o que sente ou precisa realmente; preste atenção ao que o outro fala, à sua voz, gestos, corpo e expressão facial;  deixe claro para o parceiro que compreendeu seus sentimentos;  seja um ouvinte ativo e se concentre na conversa, sem fazer nada enquanto fala ; sorria durante a conversa; nunca interrompa o outro durante o diálogo; mantenha suas emoções sob controle e seja claro e objetivo durante a conversa.

 

REFERÊNCIAS E LINKS

1. http://psychologytoday.tests.psychtests.com/bin/transfer

2. Santos, J.O., Educacional na Escola, 2ª. Ed. Fac. Castro Alves, Bahia, 2000

3. http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n3/pt_0034-7167-reben-70-03-0588.pdf

4. Hanson, O cérebro e a felicidade: Como treinar sua mente para atrair serenidade, amor e autoconfiança, WMF Martins Fontes. Edição do Kindle).

5. Post 10, 7/6/2016,”Alegria e bom humor - como cultivar?

6. Post 29, de 19/1/2018- “Como aprender a Prestar Atenção?”

7. Post 19, de 31 de janeiro de 2017, “Como lidar com o Medo”?

8. Post 8, de 9-3-2016, “Raiva - como controlar?”

9. Post 24 , 7-7-17,”Estresse – como avaliar e lidar?”

10. Cooper, R., Inteligência Emocional na Empresa, Campus, 5a  ed., Rio de Janeiro, 1997.

11. Goleman, D., Inteligência Emocional, Ed. Ática, 1996.

IMAGENS : Pixabay.com

 

 

  

 

 

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