Ebook 5
Paradigma das Emoções
P S I C O L O G I A
M O D E R N A
Blog emoçaoeatencao@blogspot.com
Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos
2023- Salvador- Bahia
QUEM É O AUTOR
Jair de Oliveira Santos é Médico,
Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia,
Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e
ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos
das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.
Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou
90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve ,
segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento
do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.
Pioneiro da Educações
das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários
colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação
Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3-
Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional:
Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.
Dedicou-se à Educação Médica, foi
Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da
Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação
Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e”
Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.
Dedico este e-book:
In memoria:
A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,
E a meu Pai e minha Mãe.
A meus filhos:
Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo
A meus netos:
Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e
Arthur.
A todos que nos propiciaram condições e
estimularam estudos, pesquisas e reflexões sobre a Educação das
Emoções.
● ● ●
“Quem conhece aos outros é inteligente
Quem conhece a si
mesmo é sábio “
Lao Tsé – Tao te King,
XXXIII
● ● ●
“Trata a humanidade, na tua própria
pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”
Kant I., “Fundamentação
da metafísica dos costumes”, 1786.
● ● ●
“Não há outro universo, senão o universo
humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um
fim que o homem se realizará como ser humano”
Sartre,J.P., “O Existencialismo é um
humanismo”, 1944
● ● ●
“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas que nos trazem
prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no
mundo”.
Mihaly Csikszentmihalyi
A Descoberta do
Fluxo, 1999.
COMUNICADO
A partir de 26-11-22, o blog emoçaoeatencao@blogspot.com terá nova orientação,
para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação
publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro
de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que
conterão o conteúdo dos posts já publicados, de modo a constituírem um conjunto
integrado de conhecimentos.
Ranking database emoção
atenção@blogspot.com, pesquisa.
Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com
RELAÇÃO DOS CONTEÙDOS DO E-BOOK 5
Capítulo 1. Que é o Paradigma das Emoções
Capítulo 2 : Utilidade das Emoções
Capítulo 3.Proposta do Paradigma das Emoções
Capítulo 4: Equívocos do Paradigma da Razão
Referências Bibliográficas
CAPÍTULO
I
QUE É O PARADIGMA DAS EMOÇÕES
Informação: a Academia de Educação, da Califórnia, USA, nos enviou email informando haver 237 menções do nome “Jair Santos” em trabalhos a ela chegados, que versam sobre Epistemologia, Filosofia e Ciências Sociais. Para atender a estes visitantes incluiremos nas publicações do Blog alguns Posts sobre Epistemologia, Filosofia e Ciências Sociais. O site da referida instituição é academia.eduupdates@academia-mail.com.
Neste post você verá o significado do Paradigma das Emoções, seus
elementos constituintes, seu objeto,
sua necessidade, qual o significado e o sentido das emoções e uma proposta para
o Paradigma das Emoções.
O que significa Paradigma
das Emoções?
Um paradigma é um modelo, um padrão, um conjunto de crenças, valores e técnicas que é aceito e utilizado pelos membros de uma comunidade científica em suas atividades.
Paradigma é um conjunto de crenças e normas que uma comunidade científica utiliza como padrão.
• os fenômenos que
devem ser estudados naquele campo de conhecimentos e como eles devem ser
abordados;
• os princípios
que explicam os fenômenos e suas relações;
• as normas,
métodos e valores que direcionam as pesquisas;
• a descrição das
variáveis pesquisadas e a explicação e classificação de novos fenômenos ou
teorias, as técnicas e instrumentos que devem ser utilizados.
São exemplos de paradigmas o Paradigma Newtoniano, referente à física clássica e o Paradigma Quântico, referente à física quântica.
Qual o objeto do Paradigma das Emoções?
Um
Paradigma das Emoções tem por objeto o estudo das Emoções, que devem ser
abordadas de forma experimental, na perspectiva teórica dos princípios da
Teoria da Evolução, e considerar os conhecimentos das Neurociências,
Psicologia, Sociologia e Antropologia para estabelecer seus conceitos,
significados e sentidos. Ele deve:
• Descrever as teorias, experiências e métodos
a serem utilizados para compreender e organizar este campo da realidade, suas
crenças, normas, métodos,
técnicas, instrumentos e os valores que direcionarão os estudos.
• Descrever as variáveis pesquisadas, explicar e classificar os novos fenômenos, além de elaborar novas teorias.
O Paradigma das Emoções tem por objeto o estudo das Emoções.
Para que o Paradigma das Emoções?
Para melhor compreender o significado do Paradigma das Emoções é
necessário estabelecer o significado, o sentido e o papel da emoção na vida
humana, e seu estudo científico iniciou-se
em 1990. Deve ser desfeito um preconceito existente em nossa cultura
em relação à Emoção, que é encarada como subalterna à Razão. Provavelmente
sua origem está em que Platão considerava o ser humano como uma carruagem
conduzida pela Razão, com dois cavalos: um era a emoção e outro os impulsos.
Era dada à Emoção uma condição subalterna à Razão.
A Emoção deve ser colocada no seu devido lugar na mente humana, ao lado da Razão e da Intuição, pois é um instrumento fundamental na vida humana, para sua análise e compreensão .
Platão via o homem como uma carruagem conduzida pela Razão,
com dois cavalos que eram a emoção e os impulsos.
Uma tarefa do Paradigma das
Emoções é esclarecer a importância das emoções e conscientizar as pessoas do valor delas na adaptação humana às
mudanças e de sua participação na elaboração dos saberes.
Conceituamos a Emoção como uma reação do organismo a um estímulo externo ou interno. Há uma resposta mental (de agitação ou lentificação), uma corporal (no rosto, músculos, coração, pulmão e outros órgãos) e outra comportamental (de aproximação ou de afastamento), segundo Santos (2000). A experiência mental é acompanhada de um sentimento agradável ou desagradável e os hormônios elaborados pelo corpo o preparam para lutar ou fugir.
A emoção prepara a pessoa para lutar
ou fugir.
Daremos nossa contribuição para a elaboração de um Paradigma das Emoções, analisando de início as “verdades”, os truísmos, defendidos pelo Paradigma da Razão, explicitados por Stocker (2002), mostrando a inconsistência dos argumentos. Ao fazer isto estaremos também estabelecendo algumas crenças e valores do Paradigma das Emoções.
Equívocos do Paradigma da Razão:
● Equívoco
1: Quanto mais racionais e frios nós
formos, mais aptos seremos para vencer na vida. A proposição é falsa e não
é sustentada pelas Neurociências. Segundo Damásio não é possível existir a
razão fria, sem emoção, pois as decisões humanas possuem necessariamente um
componente emocional.
Equívoco do Racionalismo: quanto mais racionais formos,mais aptos seremos para vencer na vida.
As emoções positivas ou negativas sempre participam das decisões. É um erro frequente pensar que só existem emoções muito intensas, como as explosões de raiva ou as crises de pânico, e deixar de considerar as emoções discretas que ocorrem frequentemente quando duas pessoas se relacionam.
Um erro
frequente é não considerar as pequenas tristezas e alegrias.
Pesquisas recentes de Damásio
mostram que não é possível o raciocínio sem emoções. Quando
uma pessoa planeja e executa a morte de alguém é auxiliada pelo ódio, como o homem
que mata a amante dando várias facadas. E a compaixão é importante para planejar
e executar ajuda às vítimas de um terremoto.
A compaixão contribui na ajuda às
vítimas de um terremoto.
Este equívoco fica evidente quando você avalia o que se passa no que lhe cerca, pois sempre utiliza suas emoções, principalmente se quer saber o que as outras pessoas sentem. Por último, uma questão muito pessoal: se você vivesse mergulhado na razão fria, não teria sentimentos de bem estar, nem ter paz interior.
Equívoco
2: Afirmar que só devemos dar
importância ao que é racional.
Pelo contrário, você deve dar
tanta importância à emoção quanto à razão, pois as emoções são muito úteis em
diversas situações. Elas dão significado à vida e lhe tornam verdadeiramente
humanos. Pesquisa feita com assassinos em prisões mostrou que eles sentem pouco
suas emoções. Você deve cultivar as
emoções que dão sentimentos agradáveis, como o amor, alegria, gratidão, perdão,
compaixão, calma, tranquilidade.
s Equívoco 3: As emoções sempre causam dificuldades quando fazemos julgamentos. É um
equívoco admitir que as emoções prejudicam a avaliação, pois elas são
fundamentais nos processos de avaliação, valoração e julgamentos morais.
s Equívoco 4: A razão fria é o ideal para fazer investigações.
É um equívoco. O Paradigma
Pós-moderno, considera que o sujeito observador participa do resultado da
pesquisa e que suas emoções interferem nas avaliações, valorações e decisões.
s Equívoco 5: As emoções sempre interferem de forma negativa em nossas vidas. É falso, pois as emoções participam de modo positivo em nossas vidas, constantemente: o amor, alegria, satisfação, calma, tranquilidade, gratidão, compaixão, e outras.
Elas regulam a vida e contribuem
para a adaptação do organismo às mudanças. Podem interferir negativamente na
vida de alguém, se a pessoa não aprendeu a fazer o controle delas.
Qual a utilidade das Emoções?
As emoções têm diversos sentidos,
diversas utilidades, que são importantes sob os pontos de vistas
epistemológico, ético, moral, psicológico e biológico. Elas ocorrem com maior frequência em
nossas vidas do que percebemos e as ações emocionais predominam sobre as racionais.
Este fato geralmente passa despercebido porque as emoções são de pequenas
intensidades, na maioria das vezes.
Situações em que as emoções são úteis:
§ Para o autoconhecimento, pois nos conhecemos melhor através delas. Controlando nossas emoções, principalmente a raiva, medo e preocupações, não praticamos muitas ações que nos arrependeremos.
Cultivando a calma e a tranquilidade nos conhecemos melhor.
§ Para conhecer melhor outras pessoas. Utilizando a empatia percebemos melhor as emoções e sentimentos do outro, permitindo que o relacionamento seja duradouro.
Usando a empatia compreendemos melhor os outros.
AQUI, 10-4
§ Para conhecer seus valores pessoais. As emoções são uma forma de expressão dos valores de uma pessoa. Se uma pessoa se orgulha de algo ou de alguém é porque ele tem valor para ela: se você se orgulha de seu pai, é porque ele é um valor para você.
Se você se orgulha de seu pai, ele é um valor para você.
§ Para elaborar seus Valores e para fazer julgamentos morais e éticos.
Para você considerar algo como
valor, primeiro o seleciona livremente dentre outras alternativas e ao fazer
esta escolha utiliza suas emoções, para saber se gosta ou não dele. Depois
aprecia sua escolha, e quando está satisfeito com ela, coloca-a em prática, e
ela passa a ser um valor seu.
Quando você faz o julgamento moral
de uma pessoa leva em conta os valores dela e suas ações. As emoções são vitais
na elaboração de julgamentos morais: você sabe que uma pessoa é boa quando ela
pratica ações bondosas. Você faz um julgamento moral dela avaliando sua
conduta, se era bondosa ou não.
§ Para fazer suas avaliações.
Sempre
você está avaliando ao elaborar pensamentos ou juízos de valor, e as emoções
participam desta avaliação. Sempre que você avalia qualquer coisa tem emoções e é um erro pensar que elas
ocorrem de vez em quando. Geralmente só sabe que elas existem quando são muito
fortes, as grandes raivas, alegrias ou medos. A emoção é importante na
avaliação de outras pessoas, pois um avaliador emocionalmente frio teria
dificuldade para fazer empatia com o
outro e não perceberia suas emoções e sentimentos.
Homem fazendo suas
avaliações e juízos de valor, com suas emoções.
§ Para você se defender dos perigos.
Diante de grandes perigos, como um
acidente de carro, sua emoção se antecipa à sua compreensão lógica. Quando há
um acidente você primeiro se defende automaticamente e só depois toma
consciência da extensão da ameaça que sofreu. Aqui, a emoção é mais importante
que a razão para a vida da pessoa.
Num acidente, graças a suas emoções, você se
defende automaticamente.
§ As emoções interferem na tomada de decisão.
Segundo
Damásio, você pode interferir na execução de suas decisões caso saiba controlar suas emoções. Em suas pesquisas identificou pacientes
portadores de lesões cerebrais pré-frontais com suas capacidades de
decisão e seus comportamentos alterados. Por outro lado, as pessoas que são
emocionalmente equilibradas possuem boas capacidades de análise e decisão.
Pessoas emocionalmente equilibradas possuem boas capacidades de decisão.
w As emoções foram importantes na evolução e perpetuação humana.
As emoções desempenharam papel
importante na evolução humana. Graças ao medo os animais mais fracos
sobreviveram aos mais fortes, fugindo para não serem devorados. Na evolução
humana as emoções permitiram a adaptação às novas circunstâncias ambientais, e
a reprodução das espécies animais se deu graças às emoções aproximativas, que
permitiram o acasalamento dos indivíduos.
O medo permitiu aos animais mais fracos fugirem dos mais fortes.
§ As emoções são úteis na elaboração de juízos de valor, na valoração e no aperfeiçoamento das pessoas. Pessoas emocionalmente frias são menos capazes para fazer julgamentos valorativos, porque percebem menos os valores contidos em seus próprios julgamentos e decisões.
§ As emoções estimulam o crescimento pessoal.
As emoções são grandes fontes de
motivação humana e estimulam a pessoa a aceitar novos desafios. Quando você
vence um desafio, se sente estimulado para enfrentar outros maiores, porque
aumenta a confiança em si mesmo. As emoções estimulam o crescimento pessoal
porque uma realização sua lhe estimula a fazer outras mais importantes. Se um
médico salva a vida de alguém fica estimulado a salvar outras vidas.
Um médico salva a vida de alguém fica estimulado a salvar outras vidas.
O Paradigma das Emoções deve estar
de acordo com os padrões epistemológicos vigentes e
considerar que o sujeito participa da observação. Deve expressar a realidade
conforme os conhecimentos aceitos pela comunidade científica, das neurociências,
psicologia, antropologia e sociologia das emoções, considerando as evidências
comprovadas por diferentes pesquisadores (conforme Santos, Wilber e Morin).
Apresentamos a seguir uma proposta para o Paradigma da Emoções fundamentada em estudos realizados pelos pesquisadores citados neste Blog e em livros e monografias publicados pelo Autor.
Apresentamos as seguintes
proposições:
w Conceito
e significado das emoções: as emoções são reações adaptativas do organismo
humano em resposta a estímulos emocionalmente competentes, que ocorrem quando
ele se adapta a mudanças do meio externo ou interno. As emoções e sentimentos
são modelados e conformados pela cultura que a pessoa vive.
w Sentido das emoções - as emoções são agentes que:
•
conformam, estruturam, transformam e promovem mudanças na cultura, na sociedade
e nos seres humanos;
• influem
na estrutura da personalidade e no comportamento das pessoas;
• influem
na formação dos sujeitos sociais, sendo uma importante força organizadora
social;
• são forças
motivadoras do comportamento humano as emoções positivas (amor, alegria, calma,
gratidão, empatia, compaixão e outras) e
as negativas (medo, raiva,
tristeza e outras).
w As
emoções sociais são fundamentais no comportamento do indivíduo, como por
exemplo simpatia, compaixão, vergonha, embaraço, culpa, desprezo, indignação,
espanto, admiração, gratidão, orgulho, inveja, ciúme e outras. Quando são comprometidas, fica prejudicada a conduta
social da pessoa, pois elas participam da elaboração dos seus princípios morais
e normas éticas.
w Educação
das Emoções: a Educação das Emoções deve ser uma preocupação do
governo, da sociedade e da família. Uma de suas finalidades é mostrar a
importância das emoções para o indivíduo e a sociedade, bem como o valor
epistemológico, psicológico, cultural e social delas.
A Educação das Emoções deve ser um trabalho do governo, sociedade e família.
w A Educação das Emoções deve ser obrigatória nos projetos pedagógicos da educação infantil e nas instituições de nível fundamental, médio e superior, na formação de qualquer profissional.
w Deve ser dada à emoção a mesma importância dada à razão, desenvolvendo-se no educando as competências emocionais, pessoais e sociais da autoconsciência e da gestão das emoções, além da consciência social e da administração de seus relacionamentos.
w O Paradigma das Emoções considera que as emoções têm papel fundamental na vida humana, nas seguintes situações:
• No autoconhecimento;
• No conhecimento de outras
pessoas;
• Na identificação e elaboração
dos valores;
•
Na elaboração de julgamentos morais e éticos;
•
Na elaboração de avaliações e valorações;
•
No seu aperfeiçoamento pessoal;
•
Na tomada de decisões;
• Na defesa pessoal;
•
No processo da evolução e perpetuação das espécies.
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pessoas com mais bem-estar, tranquilidade e um mundo melhor!
RESUMO
1. Para Kuhn, um Paradigma é uma estrutura mental que visa organizar no pensamento humano a realidade e seus eventos em um determinado campo do conhecimento, e é composto por teorias, experiências e métodos. Um paradigma é um padrão, um conjunto de crenças, valores e técnicas que é aceito, compartilhado e utilizado pelos membros de uma comunidade científica em suas atividades.
2. São elementos de um paradigma: os fenômenos que ele pretende estudar e
como eles devem ser abordados; os princípios que explicam os fenômenos e suas
relações; as normas, regras, métodos e valores que direcionam as pesquisas; a
descrição das variáveis pesquisadas e a explicação e classificação de novos
fenômenos ou teorias, além das técnicas e
instrumentos que devem ser utilizados. São exemplos o
Paradigma Newtoniano, referente à física clássica e o Paradigma Quântico,
referente à física quântica.
3. O
Paradigma das Emoções tem por objeto o estudo das Emoções, que devem ser
abordadas com o método experimental e considerar os conhecimentos das
Neurociências, Psicologia, Sociologia, Antropologia e outras ciências para
estabelecer seus conceitos, significados e sentidos. Deve descrever as
experiências e métodos utilizados, suas crenças, normas, técnicas,
instrumentos e valores que direcionarão os estudos. E também as variáveis
pesquisadas, além de explicar e classificar os novos fenômenos.
4. O Paradigma das Emoções deve
estabelecer o significado, o sentido e o papel da emoção na vida humana, e
desfazer o preconceito existente em relação à Emoção, que é encarada como
subalterna à Razão. Este preconceito originou-se nas ideias de Platão, que
considerava o ser humano uma carruagem conduzida pela Razão, com dois cavalos,
sendo um a emoção e outro os impulsos. O lugar da Emoção é ao lado da Razão e da Intuição, porque ela é
instrumento fundamental para a análise, compreensão e interpretação da vida
humana, tanto na adaptação do ser humano às mudanças, quanto na elaboração dos
saberes.
5. A Emoção é uma reação do organismo a
um estímulo externo ou interno, com uma resposta mental, uma corporal e
outra comportamental. A experiência mental
é acompanhada de um sentimento agradável ou desagradável e os hormônios
elaborados pelo corpo o preparam para lutar ou fugir.
6. Os seguintes equívocos são defendidos pelo Paradigma da Razão e analisaremos a inconsistência deles a seguir, estabelecendo ao mesmo tempo algumas crenças e valores do Paradigma das Emoções.
Equívoco
1: Quanto mais racionais e frios nós formos, mais aptos seremos para vencer
na vida. A proposição é falsa e não é sustentada pelas Neurociências, pois
não é possível existir a razão sem
emoção, desde quando as decisões humanas têm necessariamente um componente
emocional.
Equívoco
2: afirmar que só devemos dar importância ao que é racional. Pelo contrário, devemos dar tanta importância à
emoção quanto à razão, pois as emoções são muito úteis em diversas
situações, dão significado à nossa vida
e nos tornam verdadeiramente humanos.
Equívoco 3: as Emoções sempre
nos deixam em má situação quando fazemos julgamentos. É um equívoco, pois
as pesquisas comprovaram que as emoções são fundamentais nos processos de
avaliação, valoração e julgamentos morais.
Equívoco 4: a razão fria é o
ideal para fazer investigações. É um equívoco, pois o Paradigma
Pós-moderno, considera que o sujeito observador participa do resultado das
pesquisas e que suas emoções interferem nas avaliações, valorações e decisões.
Equívoco 5: as Emoções sempre
interferem de forma negativa em nossas vidas. É um equívoco porque a emoção
participa de modo positivo em nossas vidas, de forma constante e continuada,
inclusive como elemento regulador da vida.
7. As emoções são úteis para a vida humana, de diversas maneiras: para o autoconhecimento, pois nos conhecemos melhor através delas; para conhecer melhor outras pessoas, utilizando a empatia; para conhecer os valores pessoais próprios; para elaborar seus valores pessoais e fazer julgamentos morais; para fazer avaliações; para defender-se dos perigos; para tomar decisões; para a evolução e perpetuação humana; para o crescimento da pessoa.
8. Proposta do Paradigma das Emoções: O Paradigma das Emoções deve estar de
acordo com os padrões epistemológicos vigentes e: considerar que o sujeito
participa da observação; expressar a realidade conforme os conhecimentos
aceitos pela comunidade científica, considerando as visões de diferentes
pesquisadores; estabelecer o conceito e o significado das emoções; considerar
que as emoções conformam, estruturam, transformam e promovem mudanças na
cultura, na sociedade e nos seres humanos,
influenciando a personalidade e o comportamento das pessoas e a formação dos sujeitos sociais.
9. O Paradigma das Emoções considera
que as emoções têm papel fundamental na vida humana, na seguintes situações:
no autoconhecimento; no conhecimento de outras pessoas; na identificação e
elaboração dos seus valores; na elaboração de julgamentos morais e éticos; na
elaboração de avaliações e valorações; no seu aperfeiçoamento pessoal; na
tomada de decisões; na sua defesa pessoal; no processo da evolução e
perpetuação das espécies.
10. A Educação das Emoções
deve ser uma preocupação do governo, da sociedade e da família. Deve ser um
instrumento para mostrar a importância das emoções para o indivíduo e a
sociedade, bem como o valor epistemológico, psicológico, cultural e social
delas. A Educação das Emoções deve ser
obrigatória na educação infantil, no nível fundamental, no médio e no superior,
devendo ser dada à emoção a importância dada à razão, desenvolvendo no educando
as competências emocionais, pessoais e sociais da autoconsciência, da gestão
das emoções, da consciência social e da administração de relacionamentos.
REFERÊNCIAS E LINKS
1. STOCKER M. E HEGEMAN, E. O Valor das Emoções, São Paulo, Palas Athena, 2002
2.
DAMÁSIO,A .Em busca de Espinosa, São Paulo, Companhia das Letras,2004.
3.
SANTOS,J.O., Educação Emocional na
Escola – a Emoção na Sala de Aula, 2a ed., Faculdade Castro
Alves, Bahia, 2000.
4. SANTOS, J.O., Educação das Emoções-
fundamentos e experiências, Salvador, Faculdade Castro Alves,2009
5.
MORIN, E., Os Sete Saberes Necessários à
Educação no Futuro, São Paulo, Cortez, UNESCO, 3a ed., 2001.
6. DAMÁSIO, A. O mistério da Consciência, São Paulo,
Companhia das Letras, 2001
7. DAMÁSIO, A., O erro de Descartes: emoção, razão e o
cérebro humano. São Paulo, Companhia das Letras, 2000.
8.
KUHN, T., A estrutura das Revoluções Científicas, Ed.
Perspectiva,2009
9.
PLATÃO, O Banquete,Os Pensadores
III,Ed. Abril Cultural,São Paulo,1972
10. SANTOS, J. O., Emoção e Valores, Faculdade Castro
Alves, Salvador, Bahia, 2006
11. WILBER, K. Uma Breve História do Universo, Nova
Era, Rio de Janeiro, 2001.
IMAGENS:
Pixabay.com
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