segunda-feira, 6 de março de 2023

E-book 12

 

E-book 12

            Resiliência, Felicidade, Forças Pessoais, Estado de Fluxo, Atenção.                   

         P S I C O L O G I A

 
          M O D E R N A

 

                           


         Blog emoçaoeatencao@blogspot.com      

  Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2023 - Bahia- Brasil

 








QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 

Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

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A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

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“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

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“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

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“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

 




                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22,  o blog emoçaoeatencao@blogspot.com terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com

                             








                    CAPÍTULO 1

                         RESILIÊNCIA         

 

              Neste capítulo você verá o que é a Resiliência, quais os fatores que contribuem para sua formação, sua importância, como cultivá-la, inclusive através da Plena Atenção  e como fazer sua avaliação.

 O que é Resiliência?

Resiliência Psicológica é a capacidade humana de superar crises e adversidades, de suportar e resistir ao estresse e voltar à situação de equilíbrio. O conceito veio da Física, que considera Resiliência de um material sua capacidade de suportar pressão e voltar a seu estado normal, como uma vara de salto em altura que se verga durante o salto e volta ao seu estado de equilíbrio. Ou de uma vara de bambu empurrada pelo vento, que se dobra até o chão e volta à posição inicial.

                 

A Resiliência é semelhante à de uma vara de salto, que se dobra e volta ao estado normal.


A resiliência depende da forma como a pessoa reage ao estresse e às ameaças: se ela confia em si mesma enfrenta a ameaça, mas se tem medo  foge. Seu comportamento depende da sua reação emocional às adversidades. A Resiliência é um processo de adaptação do organismo a uma perda, ou ameaça, ou problemas na família, no trabalho, na saúde ou financeiros. Ela permite à pessoa superar as dificuldades e " dar a volta por cima ".


A Resiliência e existe em maior ou menor grau nos seres humanos e faz a pessoa mais forte ou mais fraca na vida. A pessoa mais resiliente volta rapidamente ao equilíbrio, mas outra pouco resiliente se recupera com dificuldade. Alguns indivíduos se recuperam logo nas grandes adversidades e outros se desmoronam diante de pequenas dificuldades (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4776579/).

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           Algumas pessoas se desmoronam frente a pequenas dificuldades.

 

Mesmo uma pessoa mais resiliente sente os efeitos das adversidades, pois o sofrimento e a tristeza ocorrem em todos os indivíduos.

 



                   Mesmo pessoas resilientes sofrem em grandes adversidades.

 

Quais fatores contribuem para a Resiliência?

A Resiliência se desenvolve durante a evolução do indivíduo, sofrendo a influência de fatores biológicos, genéticos, sociais e ambientais, e se relacionando com o desenvolvimento das emoções positivas. Os fatores referidos promovem mudanças no sistema de recompensa (ligado ao prazer), no medo, nas reações emocionais e no comportamento social da pessoa (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4776579/).

São fatores importantes nos mecanismos da Resiliência:

Fatores genéticos: as influências genéticas estão presentes nas respostas dos neurônios aos estímulos emocionais e ambientais (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2833107/).



                                Mecanismos genéticos influem na Resiliência.

 

Fatores sociais e ambientais

A criança vive num sistema familiar e se adapta a suas regras, construindo seus modelos de referências com base nos comportamentos das pessoas com que convive e orientando seus comportamentos por eles. Os modelos criados pela criança influem na forma dela lidar com as adversidades, dela reagir ao estresse e na sua capacidade de adaptação a novas situações. Por isto umas pessoas são mais resilientes que outras.

AQUI,3-3

                                       A família influi na resiliência da pessoa.


Fatores hormonais e neurais relacionados com a Resiliência

Durante a evolução do indivíduo ocorrem mudanças adaptativas nos circuitos neurais ligados à Resiliência e nos neurotransmissores que atuam nestes circuitos. Se ele é submetido a um estresse agudo produz diversos hormônios e neurotransmissores cerebrais, o que varia de pessoa para pessoa, daí umas terem mais que outras menos.

                        

Os neurônios mudam com as experiências pessoais, que agem na Resiliência.

 

Quais os elementos que contribuem para aumentar a Resiliência?

Diversos comportamentos adiante apresentados contribuem para a Resiliência, segundo Martin Seligman, o pai da Psicologia Positiva  (https://hbr.org/2011/04/building-resilience ), da Associação Americana de Psicologia  (http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx), e do Programa de Resiliência da Universidade da Pensilvânia (http://www.cypmhc.org.uk/medimon/uploads/PENN_RESILIENCE_PROGRAMME.pdfa/com).

Ter otimismo. Para Seligman este é um dos fatores mais importantes pois os indivíduos mais otimistas tendem a ser mais resilientes, sempre acham que vão se recuperar, confiam no futuro e têm esperança que ele será melhor. Têm visão positiva de si mesmo e agem com autoconfiança, pois confiam em suas habilidades e pontos fortes.

 

 

                          O otimismo e a autoconfiança ajudam a Resiliência.

 Manter relacionamentos que proporcionem atenção e apoio, dentro e fora da família.   É um fator importante pois faz com que a pessoa se senta querida e permite que ela compartilhe nas horas difíceis  seus  pensamentos e sentimentos. Desenvolve a autoconfiança e a capacidade de   elaborar modelos pessoais, além de   promover tranquilidade.




Os relacionamentos que dão atenção e apoio ajudam a Resiliência..

Cuidar da saúde mental e física, ter alimentação sadia e praticar exercícios físicos regulares, para ter tranquilidade são fundamentais para enfrentar com serenidade as dificuldades. Dormir bem e controlar o estresse, melhoram a Resiliência.

              Ajuda a Resiliência praticar exercícios físicos regulares.

Ter bom humor -  o sorriso inibe o estresse e promove relaxamento muscular, melhorando a Resiliência. Ria nas situações difíceis pois mesmo o riso forçado diminui o cortisol, relaxando o corpo e a mente.

Ter bom humor ajuda a Resiliência.

 

Ter habilidades para se comunicar, resolver problemas e   

controlar os sentimentos e impulsos são importantes para a Resiliência.



Ter a capacidade de fazer planos realistas e realizá-los.

Como construir a Resiliência?

 

Cada pessoa tem sua forma de desenvolver a Resiliência e você pode utilizar diversos caminhos, de acordo com as seguintes fontes: https://experiencelife.com/article/the-5-best-ways-to-build-resiliency/), http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx

https://staroversky.com/blog/what-is-resilience-10-critical-characteristics-of-resilience,

 

Veja, dentre as maneiras seguintes de construir a Resiliência, quais funcionam para você.

 

Estabelecer relacionamentos com pessoas que pode confiar, desde familiares a amigos e conhecidos, que lhe ouvem e se preocupam com você. É útil participar de organizações que lhe  ofereçam suporte e ajuda, além de ajudar outras pessoas. Isto lhe trará bem-estar, pois a prática da Bondade aumenta a serotonina, que é associada com a felicidade e bem-estar. 

    

                               

Ajuda a Resiliência participar de organizações civis ou religiosas.

Não ver as crises como problemas insuperáveis e não  se entregar a elas. Você não pode mudar a vida, mas pode e deve mudar a forma com que responde ao estresse. Olhe as crises nos seus contextos e com a esperança que o futuro será melhor, pois tudo na vida é passageiro. Espere que o futuro lhe trará  coisas boas.

          Olhar as adversidades com esperança ajuda a  Resiliência..

Aceitar as mudanças como partes da sua vida. Se você não pode alcançar um objetivo agora, as circunstâncias podem mudar e poderá alcançar depois.  Seja flexível e adapte às circunstâncias, da mesma forma que a vara de bambu se dobra ao vento e volta para a posição normal.


             Ajuda a  Resiliência ser flexível como a vara de saltar.

 

Esforçar-se para atingir seus objetivos. Tenha sentidos e objetivos em sua vida e estabeleça metas realistas. Acredite em você e faça algo regularmente para avançar em suas metas,  mesmo com pequenas  realizações.

Procurar comandar sua vida e decidir o que vai fazer.  Só se envolva em situações difíceis se puder resolvê-las e se esforce para estar no comando de sua vida e resolver os problemas que estiverem a seu alcance, em vez de se afastar e esperar que outros resolvam para você.


  Decidir o que você vai fazer ajuda a Resiliência.

  Procurar aumentar seu autoconhecimento. Você pode crescer e aprender mais sobre si mesmo se for derrotado em uma luta.  Pessoas que passaram por dificuldades se sentiram mais fortes com mais autoestima.

 

  Fazer atividades que tragam mais autoconhecimento

ajudam a  Resiliência..


Cuidar de si mesmo. Preste atenção às suas necessidades e sentimentos e participe de atividades que você gosta e lhe relaxem.  Cuidar de si mesmo mantém sua mente e seu corpo preparados para situações que exijam equilíbrio e bom senso. 


As orações ajudam a lidar com as dificuldades e a ter esperança no futuro.

 

Quando você tem uma experiência qualquer ela age sobre seu cérebro e modifica a estrutura dos neurônios, tornando algumas áreas mais ativas ou inativando outras- é a Neuroplasticidade Cerebral. Suas experiências atuam inclusive sobre os genes, "ligando-os" e "desligando-os" como se fossem interruptores de lâmpadas.

 Se alguém pratica Relaxamento regularmente e de repente fica estressado, ele liga automaticamente os genes que promovem relaxamento e os músculos relaxam, porque certas áreas do cérebro ficaram mais sensíveis aos estímulos. Por isto o Relaxamento aumenta a Resiliência da pessoa e previne o Estresse.

 O Relaxamento aumenta a Resiliência da pessoa.


Praticar a gratidão: a gratidão é uma emoção que envolve reconhecimento e agradecimento, que a pessoa tem ao receber um presente ou benefício. Reconheça e agradeça as coisas boas que a vida lhe proporciona quando tiver uma dificuldade, pois isto lhe ajudará a ver que a situação não é tão ruim assim, e que há muitas coisas boas em sua vida - sua saúde, a família, seu companheiro(a), filhos, amigos, emprego, a carreira e outras.

A gratidão ajuda a pessoa a suportar a realidade adversa, e deve ser cultivada para lidar com o estresse e aumentar a Resiliência, pois aumenta a produção de serotonina, que produz bem-estar. Num dia estressante, pare uns minutos e lembre-se de pessoas às quais você é grato, que lhe ajudaram e fizeram bem, e agradeça a elas, pois se sentirá melhor. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27548470)

A gratidão ajuda a suportar as adversidades e aumenta a Resiliência.

Treinar  para se tornar cada vez mais resiliente (https://experiencelife.com/article/the-5-best-ways-to-build-resiliency/).

 Qual a importância da Resiliência?

 

A Resiliência é fundamental para o bem-estar da pessoa, conforme o Relatório Final da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de 2015.  É uma das características do bem-estar, ao lado de emoções positivas sustentadas, Plena Atenção, Empatia, Altruísmo e Generosidade.

A Resiliência é importante no controle do estresse e na superação de situações difíceis. Quanto maior for ela melhor será o controle do estresse e seu bem-estar. Você terá mais calma, tranquilidade, serenidade.

• A Resiliência é importante no mercado de trabalho.  Os setores de Recursos Humanos das empresas consideram a resiliência dos candidatos na seleção de pessoal, e contratam os mais resilientes porque são mais produtivos quando trabalham sob pressão.

A Resiliência é utilizada na seleção de pessoal das empresas.

 A Plena Atenção reforça a Resiliência?

 Um modo de você cultivar a Resiliência é mudar a forma com que  percebe as situações  e com que reage aos estressores. Se você praticar a Plena Atenção vai lidar melhor com seus pensamentos e emoções negativas  porque vai considera-las como eventos passageiros. Você verá as situações difíceis com clareza, calma e serenidade, além de reagir a elas com moderação e equilíbrio, de forma mais resiliente. Na realidade o medo e a raiva não são seus piores inimigos: seu verdadeiro inimigo é a forma como você reage a emoções que impedem a visão clara da situação.

                                         

                                                       Praticando Plena Atenção você terá mais Resiliência. 

 

                        Como avaliar sua Resiliência?

 Instruções:

 Este teste lhe dará uma ideia sobre sua Resiliência. Leia com atenção. Ele tem 20 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas. Para respondê-las, marque “S” se a afirmativa ocorre “sempre ou quase sempre” ou “ N” se ela ocorre “nunca ou raramente”, na linha colocada adiante de cada afirmativa. Responda sem pressa, cuidadosamente, usando o tempo necessário.

Para saber sua pontuação conte o número de respostas afirmativas “S”. Cada resposta afirmativa (“S”) vale 1 ponto na sua pontuação final. Se respondeu afirmativamente 10 questões, sua pontuação é 10.

Questões

1.        1. Geralmente sou otimista e vejo as dificuldades como passageiras. ___

2.        2. Procuro ter emoções positivas como gratidão e esperança, e meus sentimentos de raiva, medo e tristeza são passageiros. ___

3.   Tenho confiança em mim e consigo tolerar bem situações difíceis, mesmo quando elas trazem insegurança e incerteza. ___

4.   Quando as coisas mudam rapidamente me adapto comfacilidade.___

 5.   Para diminuir minha ansiedade pratico Plena Atenção e outras formas de meditação e relaxamento. ___

6.   Vejo a vida com bom humor e em situações difíceis consigo rir.___

7.   Sou curioso e   atento para aprender novas lições com minhas experiências e com as dos outros. ___

8.    Costumo planejar para resolver meus problemas e me comunico bem nos meus relacionamentos.

9.  Considero-me uma pessoa forte,  tolerante,   e me mantenho  bem em situações  difíceis. ___

10. Consigo minimizar  minhas dificuldades  e não me sinto vítima da vida.___

11. Tenho relacionamentos que me dão atenção e apoio,  na  minha      família e fora dela. ___

12. Consigo controlar meus sentimentos e impulsos fortes. ___

13.  Tenho objetivos e sentidos para minha vida.___

14.  Cuido de mim mesmo prestando atenção a meus sentimentos,       exercitando-me regularmente e com alimentação saudável.___

15. Consigo ver as coisas num contexto mais amplo mesmo em situações difíceis.___

 

Veja seu nível de Resiliência:

 

Pontuação menor que 6:  Baixa Resiliência -  você deve ter problemas ao lidar com situações difíceis que lhe pressionem e com contratempos. Procure ajuda de um profissional para desenvolver  sua Resiliência. 

Pontuação de 7 a 9: Resiliência Moderada - você tem algumas habilidades de resiliência, mas deve fortalecê-las, além de cultivar as que não tem. Procure ajuda de um profissional.

Pontuação de 10 a 12:  Resiliência Adequada -  você se recupera bem da maioria das dificuldades. Deve aprender mais sobre resiliência e reforçar suas habilidades, para ter mais bem-estar.

Pontuação de 13 a 15:  Resiliência Alta - você sabe enfrentar as dificuldades da vida e pode progredir mesmo sob a pressão. Continue a aprimorar suas habilidades e ajude outros que querem melhorar a Resiliência.

 

RESUMO

1. Resiliência é a capacidade humana de superar crises e dificuldades, de suportar e resistir ao estresse e voltar à situação de equilíbrio. É um processo de adaptação do organismo a uma perda, ameaça, problemas na família, no trabalho, na saúde ou financeiros, que permite à pessoa superar as dificuldades e " dar a volta por cima ".

2. A Resiliência se desenvolve durante a evolução e sofre a influência de fatores biológicos, genéticos, sociais e ambientais, capazes de promover mudanças no sistema de recompensa, na reação ao medo e a outras emoções e no comportamento social da pessoa. São importantes nos mecanismos da Resiliência os fatores herdados, os sociais, a família e modelos comportamentais, além dos hormônios e neurotransmissores.

3. Contribuem para a Resiliência ter otimismo, manter relacionamentos em que tenha atenção e apoio, cuidar da saúde mental e física, ter alimentação sadia, praticar exercícios físicos regulares, dormir bem e controlar o estresse. Contribuem também ter bom humor, habilidade para se comunicar e resolver problemas, controlar sentimentos e impulsos, e a capacidade de fazer planos realistas e realizá-los.

 

4. Para construir sua Resiliência você pode utilizar as seguintes estratégias: estabelecer relacionamentos com pessoas  confiáveis; não considerar as crises insuperáveis; aceitar a mudança como parte da sua vida; esforçar-se para atingir seus objetivos; comandar sua vida, se esforçar para decidir o que vai fazer e aumentar seu autoconhecimento.

 

5. Além disto, cuidar de si mesmo, prestar atenção às suas necessidades e sentimentos e fazer atividades que gosta e lhe relaxem; praticar Plena Atenção, meditação e qualquer prática espiritual; praticar a gratidão, agradecendo a quem lhe fez o bem e às coisas boas que tem na vida: saúde, a família, o parceiro, os filhos, os amigos, o emprego, etc. E treinar para ser cada vez mais resiliente.

 6. A Resiliência é fundamental para o bem-estar da pessoa no Relatório Final da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em 2015, ao lado das emoções positivas sustentadas, Plena Atenção e da  Empatia, Altruísmo e Generosidade.

 7.  A Resiliência é importante no controle do estresse, na superação de situações difíceis e no mercado de trabalho.  Os setores de Recursos Humanos das empresas contratam os mais resilientes porque são mais produtivos quando trabalham sob pressão. As pessoas que praticam Plena Atenção lidam melhor com seus pensamentos e emoções negativas porque as consideram eventos passageiros.

 8. Você pode avaliar sua Resiliência respondendo ao teste apresentado.

Compartilhe e divulgue este E-book para termos pessoas mais felizes,tranquilas e um mundo melhor!

   REFERÊNCIAS E LINKS

1.http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx


2.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4776579/).


3.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2833107/)


4.Martin Seligman, https://hbr.org/2011/04/building-resilience


5.Associação Americana de Psicologia,http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx)


6.Penn Resiliency Program, http://www.cypmhc.org.uk/medimon/uploads/PENN_RESILIENCE_PROGRAMME.pdfa/com).


7.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27548470

8.https://experiencelife.com/article/the-5-best-ways-to-build-resiliency/).


9.http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx


10. https://staroversky.com/blog/what-is-resilience-10-critical-characteristics-of-resilience



 












                                 CAPÌTULO 2


                         FELICIDADE E FORÇAS PESSOAIS

     Neste capítulo você verá como ampliar suas virtudes e  forças pessoais e como identificar e praticar estas forças no seu dia a dia, além de pesquisas sobre elas. Verá como avaliar


estas forças pessoais e como encontrar informações sobre elas, inclusive da importância da Plena Atenção para desenvolvê-las.

 

Quais são as Forças Pessoais e as Virtudes?

 

A Psicologia Positiva estuda o que as pessoas têm de melhor e considera que as Força Pessoais são instrumentos mediante os quais as virtudes atuam. Cada virtude opera através de diversas forças pessoais e a Psicologia Positiva acredita que a felicidade humana resulta do cultivo de suas virtudes. Para identificar as principais, os pesquisadores estudaram em diversas culturas orientais e ocidentais dos últimos 3.000 anos, seus códigos de conduta, como a bíblia, alcorão, budismo, taoísmo e outras. Encontraram seis virtudes comuns a elas: sabedoria, amor, coragem, justiça, moderação e transcendência.

                      

                     A Justiça é uma das seis principais virtudes humanas.

                             

Os pesquisadores identificaram um total de 24 características que uma pessoa pode utilizar para praticar suas virtudes e as chamaram de Forças Pessoais. Por exemplo, para praticar a Justiça, você pode utilizar forças diferentes, tanto a imparcialidade ao julgar os outros, tratando a todos igualmente, quanto a lealdade, ou a liderança. Para praticar a moderação você pode usar tanto o autocontrole quanto a perseverança. Diversos fatores contribuem para o desenvolvimento destas forças– o fator genético, a influência da família, da escola, dos colegas e da comunidade.

 

A Força Pessoal é a capacidade de sentir, pensar e se comportar de uma pessoa, em busca de resultados valiosos. Num mesmo indivíduo as forças são relativamente estáveis, umas mais fortes e outras mais fracas, entretanto elas podem mudar pois fazem parte da personalidade e podem se modificar em resposta a eventos significantes da vida ou de intervenções conscientes deliberadas. Você pode mudar suas forças pessoais se quiser, se trabalhar com persistência para cultivá-las, pois se elas forem repetidas com perseverança se transformarão em hábitos de pensar, sentir e agir. (Niemiec, 2013) https://www.viacharacter.org/www/LinkClick.aspx?fileticket=GoqggR0GNQQ%3D&portalid=0).

 

Em termos psicológicos, as forças pessoais são uma nova maneira de estudar e perceber os seres humanos, pois permitem uma descrição e compreensão mais acurada, além de uma melhor observação de seus elementos essenciais.

 

Que é vida agradável, vida boa e vida significativa?

 

Seligman (2004) considera três tipos de vida: a agradável, a boa e a significativa.

A vida agradável é alcançada pela prática das emoções positivas ( saborear um alimento, receber um carinho, dar uma gargalhada, ter esperança que amanhã será um dia melhor, ser grato a alguém, perdoar quem lhe magoou, etc.). A vida boa é alcançada através das gratificações, que são atividades que gostamos de fazer, como ler um livro, ver um filme, andar de bicicleta, dançar, conversar, fazer qualquer coisa que a pessoa gosta. Elas são conseguidas usando as forças pessoais, e criam a experiência de fluxo em diferentes setores: na família, nos relacionamentos íntimos, no trabalho, na escola, etc.. Como diz o ditado: “Homem feliz é o que faz o que gosta”.

 

A vida significativa é alcançada pelo uso das forças pessoais para alcançar propósitos que tenham significados transcendentes à pessoa, que sejam mais amplos do que ela, como alguém que faz o bem a outras pessoas, sem se identificar como benfeitora delas.

 

O que são Forças Pessoais?

 A Psicologia Positiva considera que o caráter de uma pessoa é o melhor que ela tem, e que ele é individual, uma característica comportamental de cada pessoa. Cada indivíduo tem um perfil único de forças pessoais ou de caráter, que pode ser entendido como um perfil de seus pontos fortes. Uma pessoa não é honesta  ou valente ou sábio ou humilde, mas sim a soma de todas suas melhores qualidades.  (Peterson & Seligman, 2006).

 Podemos dizer que as forças pessoais de uma pessoa têm as seguintes características:

São os blocos básicos de construção da sua personalidade. São as peças fundamentais da personalidade, representando o melhor dela mesma e se juntam para formar seu caráter.

 Se expressam de acordo com o contexto que a pessoa está, de modos diferentes em situações diferentes. Em uma atividade social você é solicitado para expressar sua inteligência social, ou curiosidade, ou criatividade; mas se está jantando deve utilizar seu autocontrole e prudência; se está no trabalho é solicitado para ter perseverança na execução de suas tarefas; e no seio da família deve exercitar seu amor e sua bondade.

 Se expressam com diferentes intensidades, a depender da circunstância. O nível de bondade expresso por alguém a seu parceiro de relacionamento, oferecendo-se por exemplo para cozinhar o jantar, é diferente do que ele expressa a um “sem-teto” na rua, ao lhe dar uma ajuda financeira. Alguém pode achar fácil expressar sua bondade com os colegas de trabalho, mas difícil com seu supervisor.

 São interativas e interdependentes, e  na maioria das vezes são expressas de forma combinada, por exemplo, usando a curiosidade e criatividade ao mesmo tempo. Geralmente é difícil expressar  bondade sem ser junto com algum nível de humildade, e para a pessoa ser perseverante deve um bom autocontrole e disciplina.

                        Mãe reclama filha por não ter disciplina e não fazer deveres.

   Elas mudam, embora sejam relativamente estáveis, pois fazem parte da personalidade do indivíduo. A mudança vem em resposta a acontecimentos importantes da vida ou devido a intervenções deliberadas e conscientes da pessoa.

 Um critério para identificar uma força pessoal é que ela se repita diversas vezes. Se você tiver uma única demonstração de bondade, numa certa situação, isto não quer dizer que a bondade seja uma força pessoal sua.  É preciso praticar a bondade em situações diferentes, para considera-la uma força pessoal.

 

Outro critério é que o resultado prático da sua ação seja uma boa consequência. Por exemplo, se uma pessoa vê o sofrimento de outra, a ajuda e ela lhe ficou agradecida, houve boa consequência.

 

Quais são as Forças Pessoais?

Veremos as forças pessoais de cada uma das virtudes, no total de 24:

 

Forças da Sabedoria

Envolvem as qualidades que contém o saber e o uso do conhecimento, que vão  desde a simples curiosidade e o gosto pela aprendizagem, até o pensamento crítico, a criatividade (originalidade), a inteligência social, chegando na perspectiva, que é o aspecto mais desenvolvido da sabedoria.                   


                                                           Um Juiz severo é símbolo da Sabedoria

 

1 – Curiosidade consiste no interesse em buscar o novo e em estar aberto a novas experiências e descobertas.

                                   Menina curiosa aberta a novas descobertas.

2 – Gosto pela aprendizagem: gostar de aprender novas habilidades, conhecimentos e estudos, através da educação na sala de aula, ou sozinho ou em grupos de estudos.


Gosto pela aprendizagem de conhecimentos e habilidades novos é uma força pessoal.

3 – Pensamento Crítico ( Mente Aberta): consiste em analisar as questões, examinando-as de  todos os ângulos, aberto a todas evidências e pontos de vista. 

              Ter pensamento crítico é pensar sobre todos os ângulos das questões.

 

4 – Criatividade. (originalidade): consiste em pensar em novas formas de conceituar ou fazer as coisas mais produtivas. Ser original e fazer invenções.


Criatividade é fazer coisas diferentes, como desenhar os continentes nas mãos.

 

5 – Inteligência Social é a capacidade de observar os diferentes estados de espírito, temperamentos, motivações e intenções dos outros e agir com base nestas observações. É ter consciência dos motivos e sentimentos alheios e leva-los em consideração ao agir.


Ter inteligência social:observar estados de espírito do outro e agir com base neles.


6 - Perspectiva (Sabedoria): consiste em ser capaz de dar bons conselhos e transmitir novas visões aos outros.  Em ver o mundo de uma forma que faça sentido para si mesmo e para os outros.


                                            Monge budista dá conselhos sábios a seus discípulos.

Forças da Coragem

Consistem em ter determinação para alcançar seus objetivos diante de adversidades, não desistindo diante de obstáculos e dificuldades. São forças da coragem a valentia, a perseverança e a integridade.

 7 – Bravura e valentia: enfrentar sem temor desafios, ameaças, dificuldades ou dor. Agir com convicção mesmo que seja incomum ou impopular.

               Exemplo de valentia é a do surfista enfrentando a onda gigantesca.

 

8 – Perseverança: consiste em ir até ao fim nas tarefas que começa, mesmo que surjam obstáculos.

 

                               A perseverança faz você atingir suas metas, apesar dos obstáculos.

 9 – Honestidade



( integridade) – consiste em assumir publicamente a responsabilidade pelos atos e sentimentos que praticou.

                   

                 Ser honesto é assumir de público a responsabilidade dos atos praticados.

Forças da Humanidade e Amor

Elas aparecem nos relacionamentos sociais com amigos, conhecidos, na família ou mesmo com estranhos.

10 – Amor: valorização de relacionamentos próximos e íntimos especialmente os que envolvem cuidar do outro e o afeto recíproco. 

                                   

                                       Amor entre namorados                                                          

11 – Bondade e Generosidade: consiste em fazer favores e boas ações para os outros, ainda que não conheça o favorecido. A empatia e a simpatia são componentes importantes desta força.

        Bondade é fazer favores e praticar boas ações para os outros.

Forças da Justiça:

 São forças do cidadão que garantem uma vida saudável em comunidade.

12. Cidadania [responsabilidade social, lealdade, dever, espírito de equipe]: consiste em sentir-se bem ao trabalhar como membro de um grupo ou equipe e ser leal e dedicado a ele.


              Cidadania consiste em sentir-se bem trabalhando em um grupo

13. Imparcialidade: tratar todas as pessoas e coisas com igualdade, não deixando que seus sentimentos influam nas decisões a respeito delas.

14. Liderança: Encorajar um grupo do qual é membro para fazer as coisas necessárias e manter boas relações com seus componentes.

             

                 O líder estimula o grupo a fazer o necessário.

Forças da Moderação ou Temperança – virtude que se refere à expressão apropriada e sóbria de nossos desejos, para nos proteger de excessos nos relacionamentos.

15. Autocontrole ou Autoregulação : consiste em ser disciplinado e ter o controle possível sobre o que sente e o que faz. Controlar seus pensamentos, impulsos, emoções e desejos, quando isto for apropriado, adiar satisfações se necessário e manter o ânimo diante de situações difíceis.


                      

          O controle da Atenção é fundamental para praticar o autocontrole.

 16. Humildade e Modéstia: deixar que suas ações falem por si e não pensar ou agir como se fosse melhor que os outros.

17. Prudência. Ser cuidadoso nas escolhas que faz. Não assumir riscos desnecessários, nem fazer coisas que poderá se arrepender depois. É ter paciência e cautela, esperando o momento adequado para agir.

0                     A prudência inclui muitas vezes não ver, não ouvir e não falar.

                                                    

Forças da Transcendência :  a Transcendência contempla virtudes que nos permitem ter uma conexão com a amplitude universo e um sentido na vida, sendo chamada também de espiritualidade.

18. Apreciação de Beleza e da excelência:  consiste em sentir-se maravilhado, encantado com ao apreciar as belezas da natureza e os  talentos que surgem nas artes e na ciência.

                    

                             

       Apreciar a beleza da natureza  é importante força pessoal.

 19. Gratidão: consiste em estar ciente das boas coisas que acontecem em sua vida e ter o hábito de ser realmente grato às pessoas que lhe fizeram um benefício e à própria vida, ou a Deus ou causas não humanas.

 



               A gratidão a quem lhe fez o bem é uma força pessoal benéfica para a pessoa.

 20. Perdão: consiste em esquecer o mal que outros nos fizeram e não carregar mágoas deles. Aceitar as limitações dos outros e as suas próprias e  dar uma segunda chance às pessoas e a si mesmo. Não ser vingativo.

 

Pedir perdão é esquecer o mal que alguém lhe fez e não carregar mágoa.

21. Otimismo. Esperança: consiste em esperar o melhor do Futuro e praticar ações com base nesta crença, acreditando que você  pode de alguma forma influir nele. Expectativa positiva a respeito do futuro: esperar que bons resultados ocorrerão graças a seus esforços e a um bom planejamento.

              O otimista espera o melhor do Futuro e age baseado nesta crença.

 22. Humor: consiste em gostar de fazer brincadeiras, de rir e se divertir, fazer as pessoas rirem, perceber o lado engraçado das situações.

                                                  O                               Bom humor: consiste em gostar de rir e de fazer as pessoas rirem.

23. Entusiasmo: consiste em se atirar de corpo e alma nas atividades que faz e para executar seus planos e alcançar seus objetivos. Ter vitalidade, vigor e energia, vivendo com entusiasmo e alegria.

                       Entusiasmo consiste em se atirar de corpo e alma na atividade que faz.

 24. Espiritualidade: consiste em ter religiosidade, fé e propósito na vida, com pensamentos e crenças coerentes com um sentido de vida e praticar ações para alcança-lo.

                                        Ter religiosidade, fé e propósito na vida

As pesquisas mostram que as forças de caráter relatadas mais frequentemente, em ordem decrescente, são bondade, justiça, honestidade, gratidão, julgamento, enquanto as forças de caráter menos relatadas são prudência, modéstia e auto-regulação (Park, Peterson, & Seligman, 2006). 

 Forças de caráter e Plena Atenção

Niemiec, em 2014, entende  que as seguintes Forças Pessoais estão relacionadas com a prática da Plena Atenção  (https://www.viacharacter.org/.../Mindful%20living%) :
     1.    Auto-regulação ou auto-controle : ser disciplinado e controlar o que sente e o que faz durante a Plena Atenção. Controlar seus pensamentos, impulsos, emoções e desejos durante a prática.

2.  Curiosidade: ficar com a mente aberta durante a prática da Plena Atenção e prestar atenção com interesse em tudo de novo que nela surgir, sempre aberto a novas experiências e descobertas, porém sem se fixar a nenhum objeto ou situação.

3. Humanidade e amor; 

4.Imparcialidade: tratar igualmente todos os objetos que aparecem na sua mente, sem dar preferência a nenhum deles,  sem se fixar a nenhum e não deixar que seus sentimentos influam nos seus comportamentos em relação a eles, aproximando-se ou afastando-se;

5.Valentia : enfrentar sem temor os desafios que surgirem. Não esmorecer diante dos medos, ameaças, dificuldades ou da dor que surgirem durante a prática da Plena Atenção, agindo com convicção;

6.     Perseverança: persistir, com firmeza, na prática que programou da Plena Atenção e ir até o fim do tempo estabelecido, continuando a atividade mesmo diante de obstáculos que surjam;

 

Relação entre Felicidade e Forças Pessoais

 Lyubomirsky ( 2005 ) considera que existem três fatores principais relacionados com a felicidade : um é o fator genético, o outro contempla  fatores circunstanciais da vida da pessoa, como sua renda ou educação e o terceiro é representado por atividades intencionais e práticas capazes de promover a felicidade. É possível você atuar deliberadamente nas suas forças de caráter através de intervenções  positivas, utilizando atividades intencionais para cultivar sentimentos, comportamentos  e cognições positivos.

O primeiro passo é você aprender quais são suas forças pessoais, identificando as que surgem mais naturalmente, mais facilmente e quais as que requerem maior esforço para serem utilizadas. Para identificar suas forças você pode utilizar um formulário da Internet, que é o VIA Inventory of Strengths (VIA-IS), disponível em português, em http://www.viacharacter.org/. Ele faz a avaliação de suas forças de caráter, apontando quais são seus pontos fortes e quais são os pontos fracos, nas quais você poderá atuar.

Pesquisas de Proyer, em 2012, e um estudo multinacional envolvendo cinquenta e quatro nações, mostraram que as seis forças pessoais mais correlacionadas com a felicidade, são: curiosidade, amor, humor, esperança, entusiasmo e gratidão. Note que a maioria das forças referidas se relaciona com emoções positivas (http://www.viacharacter.org/blog/wp-content/uploads/2013/12/Character-Strength).

As técnicas para cultivar a Alegria e o Bom Humor você poderá rever no e-book  SOBRE ALEGRIA E  BOM HUMOR. Em e-books futuros analisaremos o amor, a esperança, o entusiasmo, a gratidão e a curiosidade.

 Como identificar uma força pessoal?  

Veja o que você sente quando estiver utilizando sua habilidade ou força pessoal, dentre uma ou mais das alternativas abaixo.

A – Senso de autenticidade (Isto é meu eu real).                  

B – Sentimento de excitação, satisfação, prazer ou júbilo em utilizar esta qualidade.                                                                                                              

C – Grande facilidade de aprendizado e eficiência enquanto usa sua habilidade.                                                                                                              

        D -Sentimento de que é inevitável usar tal qualidade.

















                                                              

                   CAPÌTULO 3

              ESTADO DE FLUXO

Neste post você verá o que é Estado de Fluxo, suas características e sua importância, o que acontece no cérebro quando ele ocorre, quais as atividades em que ele aparece mais provavelmente e como cultivá-lo.

      O que é o Estado de Fluxo? 

 O Estado de Fluxo é um estado de consciência agradável, que pode surgir quando a pessoa se concentra em uma atividade que gosta e é totalmente absorvida por ela. É um outro modo de sentirmos satisfação, além do prazer dos sentidos e das emoções positivas, sendo alcançado quando os conteúdos da consciência funcionam em harmonia e trabalham coerentemente durante a prática de uma atividade agradável.






Durante o fluxo os processos mentais fluem naturalmente pois os desejos, intenções e pensamentos da pessoa estão sincronizados, não há conflitos entre eles, a pessoa sente satisfação e o tempo passar depressa  (daí o nome de Fluxo  dado por Csikszentmihayi). Durante o fluxo a atenção concentra a energia mental nas forças pessoais envolvidas na atividade e elas atuam na mesma direção e no mesmo sentido, ordenadamente, sem conflitos e a tarefa é executada praticamente sem esforço (http://www.authenticstrengths.com/uncategorized/flow-with-strengths/).




     Quais as características do Fluxo?

 As características do Estado de Fluxo ou  Experiência Ótima são:

  1.As metas de cada passo da atividade devem ser               claras.

Você deve saber sempre o que vai fazer no momento seguinte. Não pode parar para saber o que vai fazer. Para um cirurgião entrar em fluxo durante uma operação, ele tem de saber com toda segurança todas as etapas da cirurgia: por exemplo, numa cesariana saber que primeiro deve abrir o abdômen da paciente, depois seu útero e depois retirar a criança. Tem que estar tudo claro em sua mente e ele não



pode hesitar no que vai fazer.

Para entrar em fluxo durante a cirurgia, o cirurgião saber todas as etapas 


      2. A atenção deve estar concentrada na atividade.

 Na nossa vida podemos fazer diversas coisas sem estar concentrados nelas: dirigir um carro, andar de bicicleta, comer, etc. Mas se você quer entrar em Fluxo, nunca deve fazer várias coisas ao mesmo tempo. No caso do cirurgião , ele deve se concentrar na cirurgia, pois se houver uma distração  e  ele pensar em outras coisas, poderá cortar um vaso ou nervo do paciente.

 A atenção concentrada traz ordem à atividade psicológica, pois ela concentra a energia psíquica e diminui a desordem na consciência. Durante o Fluxo a atenção se concentra na atividade praticada e a mente fica “blindada” para as divagações, distrações, preocupações e emoções negativas, que não podem entrar nela. Isto traz calma, tranquilidade, relaxamento e menos aborrecimento e  preocupações.

 3. As ações praticadas devem ter respostas imediatas.

No cas


o do cirurgião, ele tem como resposta imediata não haver sangramento na paciente e que ele ultrapassou com sucesso cada etapa da operação. A resposta imediata para o rapaz que lava seu carro é que ele fica limpo, na medida em que ele passa o sabão e joga a água.

                   

                                   

                   A resposta imediata para o lavador do carro é que ele fica limpo.

4. Deve haver equilíbrio entre o desafio e as habilidades da pessoa.

 O desafio não pode ser tão grande que você não possa vencer, nem tão pequeno que você vença facilmente. Tem de ser proporcional às suas habilidades. Se você jogar tênis, dominó, ou xadrez com um parceiro fraco, ganhará facilmente e o jogo ficará chato. Você só deve aceitar os desafios que possa vencer, para entrar em fluxo e ter bem estar, senão ficará frustrado e com raiva de si mesmo.

       

          Se o parceiro do tênis é fraco, o desafio é pequeno e o jogo fica chato.

 5. No fluxo o tempo passa rápido 

 Pesquisas mostram que durante o fluxo modificam-se as atividades de diversas regiões cerebrais. Diminui a atividade do córtex pré-frontal, alteração chamada de “hipofrontalidade temporária” (https://libres.uncg.edu/ir/uncg/f/J_Labban_Effects_2012.pdf).

A consciência surge como resultado de processos cerebrais realizados no tronco cerebral, nos núcleos da base do cérebro e no córtex pré-frontal, e o córtex pré-frontal é a mais importante destas estruturas para a formação da consciência. Como no Fluxo a atividade do córtex pré-frontal diminui, ela pode ser a causa da perda temporária da consciência.

A capacidade de medir o tempo está na nossa consciência, no nosso Eu (self) e se ele estiver ausente, não poderemos medir o tempo,  daí acharmos que ele passa depressa durante o Fluxo.

   Em quais atividades você entra em Fluxo?

 O fluxo pode ocorrer em qualquer atividade, sendo chamada atividade de fluxo aquela em que é mais provável ele ocorrer. Nas seguintes situações é mais fácil o Fluxo ocorrer:

Jogos: xadrez, baralho, dominó, dama, etc.

 

                          Durante o jogo de xadrez o jogador pode entrar em Fluxo.

      Exercícios físicos e esportes (jogar tênis, voleibol, futebol ou correr e andar);
                    


                                     O jogador de vôlei pode entrar em Fluxo.

Interação social – em conversa agradável com outras pessoas.

 

              Numa conversa agradável as pessoas podem entrar em Fluxo.

    No trabalho, ao fazer tarefas agradáveis.

               


        
                               Fazer tarefas agradáveis no trabalho pode levar ao Fluxo.

 Dirigindo moto, automóvel ou bicicleta.

                               O motociclista pode entrar em Fluxo.

  Tocando instrumentos musicais ( saxofone, piano, violão, violino, etc.) ou cantando.

 


O tocador de violoncelo pode entrar em fluxo.

   No cinema, teatro, restaurante e locais similares.

                  A pessoa ao ver um balé pode entrar em estado de Fluxo.

 

     Escalando montanhas ou esquiando.

O escalador de montanha pode entrar em fluxo quando escala.

 

     Praticando rituais religiosos.

 

        Participantes de uma sessão numa mesquita podem entrar em Fluxo.

 

  Fazendo um tapete, bordando um tecido ou  equivalentes.

       


                          Fazer um tapete pode levar a pessoa ao Fluxo.

 

  Fazendo programas de computadores.


                 O programador de computador pode entrar em Fluxo.

  Lendo um livro interessante. 


                  Ler livro interessante pode levar ao Fluxo.

        Fazendo uma cirurgia

                          O Cirurgião pode entrar em Fluxo ao operar.

    
   Fechando um bom negócio.

 


                                Fechar um bom negócio pode levar ao  Fluxo.


     O que fazer para entrar em Fluxo?

 Para tentar entrar no Fluxo existem três regras básicas:

  ● Escolha uma de suas atividades favoritas, pois é mais provável o fluxo ocorrer no que você gosta de fazer;

 ● Escolha um desafio que exija habilidade para vencer;

 ● Fique totalmente concentrado na atividade. Nunca faça duas ao mesmo tempo.

                          A jogadora de tênis concentrada pode entrar em Fluxo.

 

Escolhida a atividade, siga os passos seguintes:

1. Estabeleça uma meta, um desafio que você possa vencer;

2. Esteja seguro da clareza de cada uma das etapas da meta, de modo que passe de uma para outra facilmente.

3. Concentre-se na primeira etapa até conclui-la. Depois passe para a segunda, a terceira e assim por diante, sempre concentrado. Não deixe nenhuma divagação ou distração entrar em sua mente.

Exemplo 1Entrar em Fluxo fazendo Exercícios Físicos.

 Meta – entrar em fluxo fazendo exercícios para os braços, pernas, tórax, abdômen e pescoço.

 1ª etapa: Verifique se estão perto de você o que precisa para praticar os exercícios.

 2ª etapa: Estabeleça com clareza várias metas pequenas, cada uma correspondendo a um exercício, e tome-as como desafios a atingir. Tenha claro na mente como fará os exercícios.

 3ª etapa: Comece a fazer os exercícios, digamos, para o braço.  Concentre-se neles e não pense em nada. Para fixar mais a atenção, conte mentalmente o número de vezes que faz cada exercício: 1,2,3,4,... e assim por diante. Aumente a concentração fechando os olhos durante os exercícios, se eles não dependerem da visão. Cuidado para não se machucar.

 4ª etapa: Terminado o primeiro exercício, faça imediatamente o segundo, sem parar, concentrado nele. Preste atenção ao que sente nos músculos e aos movimentos executados. Conte o número de vezes que faz cada movimento, 1,2,3,...

 5ª etapa:  Estabeleça como meta o terceiro exercício, digamos para o abdômen, e, imediatamente pratique-o. Não deixe entrar divagações em sua mente. Conte mentalmente os exercícios, se possível com os olhos fechados. Faça isto sucessivamente para os exercícios das pernas e do pescoço, e assim estará em fluxo constante durante todos os exercícios.

Exemplo 2: Entrar em Fluxo ao andar.

 Meta: Entrar em fluxo andando.

 1ª etapa: Comece a andar concentrado no movimento das pernas, dos pés e na respiração.

 2ª etapa: Encha o peito de ar contando os passos: 1,2,3,4.

 3 ª etapa: Prenda a respiração e conte dois passos, com ela presa: 1,2.

 4ª etapa: Bote o ar para fora, contando 4,3,2,1. Ao soltar o ar, sorria para seus braços, pernas e pés, levantando discretamente os cantos dos lábios e os mantenha elevados até expirar o ar todo. Sinta seus membros relaxados.

 5ª etapa: Inspire de novo contando 1,2,3,4, e repita as etapas descritas anteriormente, sempre concentrado na atividade. 

  Quando você está alegre, sorri e quando sorri forçadamente evoca a alegria em seu cérebro. O sorriso induz alegria e gera bom humor,  satisfação e  bem estar. Com o sorriso o cérebro produz adrenalina (que traz mais disposição), dopamina (responsável pelo prazer), serotonina e endorfinas (que produzem bem estar).

 Exemplo 3: Entrar em Fluxo ao lavar o carro.

 Meta – Lavar e dar cera no carro.

 1ª etapa: Junte o material que precisa para lavar e polir o carro. Lave os para-lamas, as laterais, o teto e as rodas  do carro, concentrado no que faz.

 2ª etapa: Enxugue as partes lavadas com uma flanela, prestando atenção a seus movimentos.

 3ª etapa: Espalhe a cera no carro com uma estopa, prestando atenção aos movimentos dos braços.

 4ª etapa: Passe a estopa seca para limpar o carro até ele brilhar, prestando atenção a seus movimentos.

Quais as alterações cerebrais no Fluxo?

Quando você entra em Fluxo há mudanças cerebrais no córtex ,na química e nas ondas elétricas. A atividade do córtex frontal diminui de modo transitório, e aumenta a produção de noradrenalina, dopamina, serotonina e endorfina, substâncias que melhoram o desempenho da pessoa em suas atividades, a concentração e a criatividade. A noradrenalina melhora a atenção pelo aumento do processamento das informações e pela rapidez das respostas (https://googleweblight.com/?lite_url=https://www.flowgrade.de/en/blog/the-neurobiology).

 Aumentam as ondas elétricas cerebrais alfa e teta, de frequências entre 4 e 12 ciclos por segundo. Na pessoa com ondas teta, podem aparecer ondas gama (de frequência entre 40 e 100 cps), relacionadas com a intuição, e por isso quem entra em Fluxo pode aumentar a intuição e a criatividade.

 Acredito que a Felicidade gerada pelo Fluxo está no caminho, na realização da atividade, na satisfação que você tem ao tentar vencer os desafios e quando alcança as metas. A satisfação vai do momento em as metas são estabelecidas, até quando são alcançadas, está na execução da tarefa. Mesmo que você não consiga alcançar a meta, se foi perseverante e deu o melhor de si mesmo, foi feliz durante o caminho ...

      RESUMO:

1. O Fluxo é um estado de consciência agradável que pode ocorrer quando a pessoa se concentra em uma atividade e é totalmente absorvida. É alcançado quando os conteúdos da consciência estão em harmonia entre si e trabalham coerentemente durante uma atividade.

2. Durante o Fluxo a pessoa se concentra no que faz, os processos mentais fluem facilmente, ela sente satisfação e o tempo passa ligeiro. Para haver Fluxo a pessoa deve conhecer bem cada passo da atividade. Se você quiser entrar em Fluxo não faça várias coisas ao mesmo tempo, pois a concentração da atenção é fundamental para trazer ordem à mente.

3. Durante o Fluxo as ações praticadas devem ter respostas imediatas e deve haver um equilíbrio entre o desafio e suas habilidades. O desafio não pode ser tão grande que você não possa vencer, nem tão pequeno seja vencido facilmente.

4. No estado de Fluxo as horas parecem minutos e desaparece sua   autoconsciência. Diminui a atividade do córtex pré-frontal, que é relacionada com a consciência, e esta diminuição pode ser a causa do seu desaparecimento.

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REFERÊNCIAS

CSIKSZENTMIHAYI. M. , Aprender a Fluir, Editorial Kairós, Barcelona, Espana, 1998.

 CSIKSZENTMIHAYI. M. ,, A descoberta do Fluxo, A Psicologia do Envolvimento com a Vida Cotidiana, Rocco, Rio de Janeiro, 1999.

CSIKSZENTMIHAYI. M. , Flow – The Psychology of optimal experience,  Harper, 1990 , Jul 20, 2015 ( Acesso em 22-9-2016).

  SANTOS, J.O., Educação Emocional na Escola – a Emoção na Sala de Aula, 2a ed., Faculdade Castro Alves, Salvador, Bahia, 2000.

 SANTOS, J.O., Educação das Emoções –fundamentos e experiências., Faculdade Castro Alves, Bahia, 2009.

 SELIGMAN, M.E.P., Felicidade Autêntica, Rio de JaneiroObjetiva, 2004.


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