Resiliência,
Felicidade, Forças Pessoais, Estado de Fluxo, Atenção.
P S I C O L O G I A
M O D E R N A
Blog emoçaoeatencao@blogspot.com
Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos
2023 - Bahia- Brasil
QUEM É O AUTOR
Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor
aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado
em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da
Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e
do Programa de Educação das Emoções.
Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou
90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve ,
segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o
lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.
Pioneiro da Educações
das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários
colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional-
fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação
Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos,
Fundamentos e Resultados.
Dedicou-se à Educação
Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o
presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da
Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e
Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.
Dedico este e-book:
In memoriam:
A minha inesquecível esposa falecida,
Olívia,
E a meu Pai e minha Mãe.
A meus filhos:
Jair Filho, César, Telma, Vinicius e
Paulo
A meus netos:
Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro
Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.
● ● ●
A todos que nos propiciaram condições e
estimularam estudos, pesquisas e reflexões sobre a Educação das
Emoções.
● ● ●
“Quem conhece aos outros é inteligente
Quem conhece a si
mesmo é sábio “
Lao Tsé – Tao te King,
XXXIII
● ● ●
“Trata a humanidade, na tua própria
pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”
Kant I., “Fundamentação
da metafísica dos costumes”, 1786.
● ● ●
“Não há outro universo, senão o
universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora
de si um fim que o homem se realizará como ser humano”
Sartre,J.P., “O Existencialismo é um
humanismo”, 1944
● ● ●
“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas que nos trazem
prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no
mundo”.
Mihaly Csikszentmihalyi
A Descoberta do
Fluxo, 1999.
COMUNICADO
A partir de
26-11-22, o blog emoçaoeatencao@blogspot.com terá nova
orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme
avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita.
Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão
o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a
constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.
Ranking database emoção
atenção@blogspot.com, pesquisa.
Imagens de ranking
data base emocaoeatencao@blogspot.com
CAPÍTULO 1
RESILIÊNCIA
Neste capítulo você verá
o que é a Resiliência, quais os fatores que contribuem para sua formação, sua
importância, como cultivá-la, inclusive através da Plena Atenção e como fazer sua avaliação.
O que é Resiliência?
Resiliência Psicológica é a capacidade humana de
superar crises e adversidades, de suportar e resistir ao estresse e voltar à situação
de equilíbrio. O conceito
veio da Física, que considera Resiliência de um material sua capacidade de suportar
pressão e voltar a seu estado normal, como uma vara de
salto em altura que se verga durante o salto e volta ao seu estado de
equilíbrio. Ou de uma vara de bambu empurrada pelo vento, que se dobra até o
chão e volta à posição inicial.
A Resiliência é semelhante à de uma vara de salto, que se dobra e volta ao estado normal.
A resiliência
depende da forma como a pessoa reage ao estresse e às ameaças: se ela confia em
si mesma enfrenta a ameaça, mas se tem medo foge. Seu comportamento depende da sua reação
emocional às adversidades. A Resiliência é um processo de adaptação do organismo a uma
perda, ou ameaça, ou problemas na família, no trabalho, na saúde ou financeiros. Ela permite à pessoa superar
as dificuldades e " dar a volta por cima ".
A Resiliência e existe em maior ou menor grau nos seres humanos e faz a pessoa mais forte ou mais
fraca na vida. A pessoa
mais resiliente volta rapidamente ao equilíbrio, mas outra pouco resiliente se
recupera com dificuldade. Alguns indivíduos se recuperam logo nas grandes adversidades e
outros se desmoronam diante de pequenas dificuldades (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4776579/).
.
Algumas
pessoas se desmoronam frente a pequenas dificuldades.
Mesmo uma pessoa mais resiliente sente os efeitos das adversidades,
pois o sofrimento e a tristeza ocorrem em todos os indivíduos.
Mesmo pessoas resilientes sofrem em grandes adversidades.
Quais fatores
contribuem para a Resiliência?
A Resiliência se desenvolve durante
a evolução do indivíduo, sofrendo a influência de fatores biológicos, genéticos,
sociais e ambientais, e se relacionando com o desenvolvimento das emoções positivas. Os
fatores referidos promovem mudanças no sistema
de recompensa (ligado ao prazer), no medo, nas reações emocionais e no
comportamento social da pessoa (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4776579/).
São fatores importantes nos mecanismos da Resiliência:
●
Fatores genéticos: as influências genéticas estão presentes nas respostas dos
neurônios aos estímulos emocionais e ambientais (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2833107/).
Mecanismos genéticos influem na
Resiliência.
● Fatores sociais e ambientais
A criança
vive num sistema familiar e se adapta a suas regras, construindo seus modelos de referências com
base nos comportamentos das pessoas com que convive e orientando seus
comportamentos por eles. Os modelos criados
pela criança influem na forma dela lidar com as adversidades, dela reagir ao
estresse e na sua capacidade de adaptação a novas situações. Por isto umas
pessoas são mais resilientes que outras.
AQUI,3-3
A família influi na resiliência da pessoa.
Durante a evolução do
indivíduo ocorrem mudanças adaptativas nos circuitos neurais ligados à
Resiliência e nos neurotransmissores que atuam nestes circuitos. Se ele é submetido a um estresse agudo produz diversos hormônios e neurotransmissores
cerebrais, o que varia de pessoa para pessoa, daí umas terem mais que outras
menos.
Os neurônios mudam com as experiências pessoais, que agem na Resiliência.
Quais os elementos que contribuem para aumentar a
Resiliência?
Diversos comportamentos adiante apresentados contribuem
para a Resiliência, segundo
Martin Seligman, o pai da Psicologia Positiva (https://hbr.org/2011/04/building-resilience ), da Associação Americana de
Psicologia (http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx), e do Programa de Resiliência da Universidade
da Pensilvânia (http://www.cypmhc.org.uk/medimon/uploads/PENN_RESILIENCE_PROGRAMME.pdfa/com).
• Ter otimismo. Para Seligman este é um dos fatores mais importantes pois os indivíduos mais otimistas tendem a ser mais resilientes, sempre acham que vão se recuperar, confiam no futuro e têm esperança que ele será melhor. Têm visão positiva de si mesmo e agem com autoconfiança, pois confiam em suas habilidades e pontos fortes.
O otimismo e a
autoconfiança ajudam a Resiliência.
• Manter relacionamentos que
proporcionem atenção e apoio, dentro e fora da família. É um fator
importante pois faz com que a pessoa se senta querida e permite que ela compartilhe nas
horas difíceis seus pensamentos e sentimentos. Desenvolve a autoconfiança e a capacidade de elaborar modelos pessoais, além de promover
tranquilidade.
Os relacionamentos que dão atenção e apoio ajudam
a Resiliência..
• Cuidar da saúde mental e
física, ter alimentação sadia e praticar exercícios físicos regulares, para ter tranquilidade
são fundamentais para enfrentar com serenidade as dificuldades. Dormir bem e controlar o
estresse, melhoram a Resiliência.
• Ter bom humor - o sorriso inibe o estresse e promove relaxamento muscular, melhorando a Resiliência. Ria nas situações
difíceis pois mesmo o riso forçado diminui o cortisol,
relaxando o corpo e a mente.
Ter bom
humor ajuda a Resiliência.
• Ter habilidades para se comunicar, resolver
problemas e
controlar
os sentimentos e impulsos são importantes para a Resiliência.
• Ter a capacidade de fazer planos realistas e realizá-los.
Cada pessoa tem
sua forma de desenvolver a Resiliência e você
pode utilizar diversos caminhos, de acordo com as seguintes fontes: https://experiencelife.com/article/the-5-best-ways-to-build-resiliency/), http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx,
https://staroversky.com/blog/what-is-resilience-10-critical-characteristics-of-resilience,
Veja, dentre as maneiras seguintes de
construir a Resiliência, quais funcionam para você.
• Estabelecer
relacionamentos com pessoas que pode confiar, desde familiares a amigos e conhecidos, que lhe ouvem e se
preocupam com você. É útil participar
de organizações que lhe ofereçam
suporte e ajuda, além de ajudar outras pessoas. Isto lhe trará bem-estar, pois a
prática da Bondade aumenta a serotonina, que é associada
com a felicidade e bem-estar.
Ajuda a Resiliência participar de organizações civis ou religiosas.
• Não ver as crises como problemas insuperáveis e não se entregar a elas. Você não pode mudar a vida, mas pode e deve mudar a forma com que responde ao estresse. Olhe as crises nos seus contextos e com a esperança que o futuro será melhor, pois tudo na vida é passageiro. Espere que o futuro lhe trará coisas boas.
Olhar as adversidades com esperança ajuda a Resiliência..
• Aceitar as mudanças como partes da sua vida. Se você não pode alcançar um objetivo agora, as circunstâncias podem mudar e poderá alcançar depois. Seja flexível e adapte às circunstâncias, da mesma forma que a vara de bambu se dobra ao vento e volta para a posição normal.
Ajuda
a Resiliência ser flexível como a
vara de saltar.
• Esforçar-se para atingir seus
objetivos. Tenha sentidos e objetivos em sua vida
e estabeleça
metas realistas. Acredite em você e faça algo regularmente para avançar em
suas metas, mesmo com pequenas realizações.
• Procurar comandar sua vida e decidir o que vai fazer. Só se envolva em situações difíceis se puder resolvê-las e se esforce para estar no comando de sua vida e resolver os problemas que estiverem a seu alcance, em vez de se afastar e esperar que outros resolvam para você.
Decidir o
que você vai fazer ajuda a Resiliência.
• Procurar aumentar seu autoconhecimento. Você pode crescer e aprender mais sobre si mesmo se for derrotado em uma luta. Pessoas que passaram por dificuldades se sentiram mais fortes com mais autoestima.
Fazer atividades que tragam mais autoconhecimento
• Cuidar de si mesmo. Preste atenção às suas necessidades e sentimentos e participe de atividades que você gosta e lhe relaxem. Cuidar de si mesmo mantém sua mente e seu corpo preparados para situações que exijam equilíbrio e bom senso.
As orações ajudam a lidar com as dificuldades e a ter esperança no futuro.
Quando você tem uma experiência
qualquer ela age sobre seu cérebro e modifica a estrutura dos neurônios,
tornando algumas áreas mais ativas ou inativando outras- é a Neuroplasticidade
Cerebral. Suas experiências atuam inclusive sobre os genes,
"ligando-os" e "desligando-os" como se fossem interruptores
de lâmpadas.
Se alguém pratica Relaxamento regularmente e de repente fica estressado, ele liga automaticamente os genes que promovem relaxamento e os músculos relaxam, porque certas áreas do cérebro ficaram mais sensíveis aos estímulos. Por isto o Relaxamento aumenta a Resiliência da pessoa e previne o Estresse.
O
Relaxamento aumenta a Resiliência da pessoa.
•
Praticar a gratidão: a gratidão é uma emoção que envolve
reconhecimento e agradecimento, que a pessoa tem ao receber um presente ou benefício.
Reconheça e
agradeça as coisas boas que a vida lhe proporciona quando tiver uma dificuldade,
pois isto lhe ajudará a ver que a situação não é tão ruim assim, e que há muitas
coisas boas em sua vida - sua saúde, a família, seu companheiro(a), filhos, amigos,
emprego, a carreira e outras.
A gratidão ajuda a pessoa a suportar a realidade adversa, e deve ser cultivada para lidar com o estresse e aumentar a Resiliência, pois aumenta a produção de serotonina, que produz bem-estar. Num dia estressante, pare uns minutos e lembre-se de pessoas às quais você é grato, que lhe ajudaram e fizeram bem, e agradeça a elas, pois se sentirá melhor. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27548470)
A gratidão ajuda a suportar as adversidades e aumenta a Resiliência.
• Treinar
para se tornar cada vez mais resiliente (https://experiencelife.com/article/the-5-best-ways-to-build-resiliency/).
Qual a importância da Resiliência?
• A
Resiliência é fundamental para o bem-estar da pessoa, conforme o Relatório
Final da Cúpula de Desenvolvimento
Sustentável das Nações Unidas de 2015. É uma das características
do bem-estar, ao lado de emoções positivas sustentadas, Plena
Atenção, Empatia, Altruísmo e Generosidade.
• A
Resiliência é importante no controle do estresse e na superação de situações difíceis.
Quanto maior for ela melhor será o controle
do estresse e seu bem-estar. Você terá mais calma, tranquilidade, serenidade.
• A Resiliência é importante no mercado de
trabalho. Os setores de Recursos Humanos das empresas consideram
a resiliência dos candidatos na seleção de pessoal, e contratam os mais
resilientes porque são mais produtivos quando trabalham sob pressão.
A Resiliência é utilizada na seleção de pessoal das empresas.
A Plena Atenção reforça a Resiliência?
Um modo de você cultivar a Resiliência é mudar a forma com que percebe as situações e com que reage aos estressores. Se você praticar a Plena Atenção vai lidar melhor com seus pensamentos e emoções negativas porque vai considera-las como eventos passageiros. Você verá as situações difíceis com clareza, calma e serenidade, além de reagir a elas com moderação e equilíbrio, de forma mais resiliente. Na realidade o medo e a raiva não são seus piores inimigos: seu verdadeiro inimigo é a forma como você reage a emoções que impedem a visão clara da situação.
Praticando Plena Atenção você terá mais Resiliência.
Como avaliar sua
Resiliência?
Instruções:
Este teste lhe dará uma ideia sobre sua Resiliência. Leia com atenção. Ele tem 20 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas. Para respondê-las, marque “S” se a afirmativa ocorre “sempre ou quase sempre” ou “ N” se ela ocorre “nunca ou raramente”, na linha colocada adiante de cada afirmativa. Responda sem pressa, cuidadosamente, usando o tempo necessário.
Para saber sua pontuação conte o número de respostas afirmativas
“S”. Cada resposta afirmativa
(“S”) vale 1 ponto na sua
pontuação final. Se respondeu afirmativamente 10 questões, sua pontuação é
10.
Questões
1. 1. Geralmente sou otimista e vejo as dificuldades como passageiras.
___
2. 2. Procuro ter emoções positivas como gratidão e esperança, e meus
sentimentos de raiva, medo e tristeza são passageiros. ___
3. Tenho confiança em mim e consigo tolerar bem situações difíceis,
mesmo quando elas trazem insegurança e incerteza. ___
4. Quando as coisas mudam rapidamente me adapto comfacilidade.___
5.
Para diminuir minha
ansiedade pratico Plena Atenção e outras formas de meditação e relaxamento. ___
6.
Vejo a vida com bom
humor e em situações difíceis consigo rir.___
7.
Sou curioso e atento
para aprender novas lições com minhas experiências e com as dos outros. ___
8.
Costumo planejar para resolver meus problemas e me comunico bem nos meus relacionamentos.
9. Considero-me uma pessoa forte, tolerante, e me
mantenho bem em situações difíceis. ___
10. Consigo
minimizar minhas dificuldades e não me sinto vítima da vida.___
11.
Tenho relacionamentos que me dão atenção
e apoio, na minha família e fora dela. ___
12. Consigo controlar meus
sentimentos e impulsos fortes. ___
13. Tenho
objetivos e sentidos para minha vida.___
14. Cuido de mim mesmo prestando atenção a meus sentimentos, exercitando-me regularmente e com alimentação
saudável.___
15. Consigo
ver as coisas num contexto mais amplo mesmo em situações difíceis.___
Veja
seu nível de Resiliência:
Pontuação
menor que 6: Baixa Resiliência - você
deve ter problemas ao lidar com situações difíceis que lhe pressionem e com contratempos. Procure ajuda de um profissional para desenvolver
sua Resiliência.
Pontuação de 7 a 9: Resiliência Moderada - você tem algumas habilidades de resiliência, mas deve fortalecê-las, além de cultivar as que não tem. Procure ajuda de um profissional.
Pontuação de 10 a 12: Resiliência Adequada - você se recupera bem da maioria das dificuldades. Deve aprender mais sobre resiliência e reforçar suas habilidades, para ter mais bem-estar.
Pontuação de 13 a 15: Resiliência Alta - você sabe enfrentar as dificuldades da vida e pode progredir mesmo sob a pressão. Continue a aprimorar suas habilidades e ajude outros que querem melhorar a Resiliência.
RESUMO
1. Resiliência
é a capacidade humana de superar crises e dificuldades, de suportar e resistir
ao estresse e voltar à situação de equilíbrio. É um processo de adaptação do organismo a uma perda, ameaça,
problemas na família, no trabalho, na saúde ou financeiros, que permite à
pessoa superar as dificuldades e " dar a volta por cima ".
2. A Resiliência se desenvolve durante a evolução e sofre a
influência de fatores biológicos, genéticos, sociais e ambientais, capazes de
promover mudanças no sistema de recompensa, na
reação ao medo e a outras emoções e no comportamento social da pessoa. São importantes nos mecanismos
da Resiliência os fatores herdados, os sociais, a família e modelos
comportamentais, além dos hormônios e neurotransmissores.
3. Contribuem
para a Resiliência ter otimismo, manter relacionamentos em que tenha atenção e apoio, cuidar
da saúde mental e física, ter alimentação sadia, praticar exercícios físicos regulares, dormir bem e controlar o estresse. Contribuem também ter bom humor, habilidade para se comunicar e resolver problemas, controlar
sentimentos e impulsos, e a capacidade de fazer planos realistas e realizá-los.
4.
Para construir sua Resiliência você
pode utilizar as seguintes estratégias: estabelecer
relacionamentos com pessoas confiáveis;
não considerar as crises insuperáveis; aceitar a mudança como parte da sua vida;
esforçar-se para atingir seus objetivos; comandar sua vida, se esforçar para
decidir o que vai fazer e aumentar seu autoconhecimento.
5.
Além disto, cuidar de si mesmo, prestar atenção às suas necessidades e
sentimentos e fazer atividades que gosta e lhe relaxem; praticar Plena Atenção,
meditação e qualquer prática espiritual;
praticar a gratidão, agradecendo a quem lhe fez o bem e às coisas boas que tem na
vida: saúde, a família, o parceiro, os filhos, os amigos, o emprego, etc. E treinar para ser cada vez mais
resiliente.
6. A Resiliência é fundamental para o bem-estar da pessoa no Relatório Final da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em 2015, ao lado das emoções positivas sustentadas, Plena Atenção e da Empatia, Altruísmo e Generosidade.
7. A Resiliência é importante no controle do estresse, na superação de situações difíceis e no mercado de trabalho. Os setores de Recursos Humanos das empresas contratam os mais resilientes porque são mais produtivos quando trabalham sob pressão. As pessoas que praticam Plena Atenção lidam melhor com seus pensamentos e emoções negativas porque as consideram eventos passageiros.
8. Você pode avaliar sua Resiliência respondendo ao teste apresentado.
Compartilhe e divulgue este E-book para termos
pessoas mais felizes,tranquilas e um mundo melhor!
REFERÊNCIAS E LINKS
1.http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx
2.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4776579/).
3.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2833107/)
4.Martin
Seligman, https://hbr.org/2011/04/building-resilience
5.Associação Americana de Psicologia,http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx)
6.Penn Resiliency
Program, http://www.cypmhc.org.uk/medimon/uploads/PENN_RESILIENCE_PROGRAMME.pdfa/com).
7.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27548470
8.https://experiencelife.com/article/the-5-best-ways-to-build-resiliency/).
9.http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx
Neste capítulo você verá como ampliar suas virtudes e forças pessoais e como identificar e praticar estas forças no seu dia a dia, além de pesquisas sobre elas. Verá como avaliar
estas forças pessoais e como encontrar informações sobre elas, inclusive da importância da Plena Atenção para desenvolvê-las.
Quais são as Forças
Pessoais e as Virtudes?
A
Psicologia Positiva estuda o que as pessoas têm de melhor e considera que as
Força Pessoais são instrumentos mediante os quais as virtudes atuam. Cada virtude opera através de diversas
forças pessoais e a Psicologia Positiva
acredita que a felicidade humana resulta do cultivo de suas
virtudes. Para identificar as principais, os pesquisadores estudaram
em diversas culturas orientais e ocidentais dos últimos 3.000 anos, seus
códigos de conduta, como a bíblia, alcorão, budismo, taoísmo e outras.
Encontraram seis virtudes comuns a elas: sabedoria, amor,
coragem, justiça, moderação e transcendência.
Os
pesquisadores identificaram um total de 24 características que uma pessoa pode utilizar para
praticar suas virtudes e as chamaram de Forças Pessoais. Por exemplo, para praticar a Justiça, você
pode utilizar
forças diferentes, tanto a
imparcialidade ao julgar os outros, tratando a todos igualmente, quanto a lealdade, ou a liderança.
Para praticar a moderação você pode usar tanto o autocontrole quanto a
perseverança. Diversos fatores contribuem para o desenvolvimento destas forças–
o fator genético, a influência da família, da escola, dos colegas e da comunidade.
A Força Pessoal é a capacidade de
sentir, pensar e se comportar de uma pessoa, em
busca de resultados valiosos. Num mesmo indivíduo as forças são relativamente estáveis, umas mais fortes e outras
mais fracas, entretanto elas podem mudar pois fazem parte da personalidade e podem se modificar em resposta a eventos significantes
da vida ou de intervenções conscientes deliberadas. Você pode mudar
suas forças pessoais se quiser, se trabalhar com persistência para cultivá-las,
pois se elas forem repetidas com perseverança se
transformarão em hábitos de pensar, sentir e agir. (Niemiec,
2013) https://www.viacharacter.org/www/LinkClick.aspx?fileticket=GoqggR0GNQQ%3D&portalid=0).
Em
termos psicológicos, as
forças pessoais são uma nova maneira de estudar e perceber os seres humanos,
pois permitem uma descrição
e compreensão mais acurada, além de uma melhor observação de seus elementos essenciais.
Que é vida
agradável, vida boa e vida significativa?
Seligman (2004) considera três tipos de vida: a agradável,
a boa e a significativa.
A vida agradável é alcançada pela prática das emoções positivas ( saborear um alimento,
receber um carinho, dar uma gargalhada, ter esperança que amanhã será um dia
melhor, ser grato a alguém, perdoar quem lhe magoou, etc.). A vida boa é alcançada através das gratificações, que são atividades
que gostamos de fazer, como ler um livro, ver um filme, andar de bicicleta,
dançar, conversar, fazer qualquer coisa que a pessoa gosta. Elas são conseguidas usando as forças pessoais, e criam a
experiência de fluxo em diferentes
setores: na família, nos relacionamentos íntimos, no trabalho, na escola, etc..
Como diz o ditado: “Homem feliz é o que faz o que gosta”.
A vida significativa é alcançada pelo uso das forças pessoais para
alcançar propósitos que tenham significados transcendentes à pessoa, que sejam mais amplos
do que ela, como alguém que faz o bem a outras pessoas, sem se
identificar como benfeitora delas.
O que são Forças Pessoais?
A Psicologia Positiva considera que o caráter de uma pessoa é o melhor que ela tem, e que ele é individual, uma característica comportamental de cada pessoa. Cada indivíduo tem um perfil único de forças pessoais ou de caráter, que pode ser entendido como um perfil de seus pontos fortes. Uma pessoa não é honesta ou valente ou sábio ou humilde, mas sim a soma de todas suas melhores qualidades. (Peterson & Seligman, 2006).
• São
os blocos básicos de construção da sua personalidade. São as peças
fundamentais da personalidade, representando o melhor dela mesma e se juntam
para formar seu caráter.
Mãe reclama filha por não ter disciplina e não fazer deveres.
• Outro
critério é que o resultado prático da sua ação seja uma boa consequência.
Por exemplo, se uma pessoa vê o sofrimento de outra, a ajuda e ela lhe ficou
agradecida, houve boa consequência.
Quais são as Forças Pessoais?
Veremos as forças pessoais de cada uma das virtudes, no total de 24:
Forças da
Sabedoria
Envolvem as qualidades que contém o saber e o uso do conhecimento, que vão desde a simples curiosidade e o gosto pela aprendizagem, até o pensamento crítico, a criatividade (originalidade), a inteligência social, chegando na perspectiva, que é o aspecto mais desenvolvido da sabedoria.
Um Juiz severo é símbolo da Sabedoria
1 – Curiosidade – consiste no interesse
em buscar o novo e em estar aberto a novas experiências e descobertas.
Menina curiosa aberta a novas descobertas.
2 – Gosto pela aprendizagem: gostar de aprender novas habilidades, conhecimentos e estudos, através da educação na sala de aula, ou sozinho ou em grupos de estudos.
Gosto pela aprendizagem de conhecimentos e habilidades novos é uma força pessoal.
3 – Pensamento Crítico ( Mente Aberta): consiste em analisar as questões, examinando-as de todos os ângulos, aberto a todas evidências e pontos de vista.
Ter pensamento crítico
é pensar sobre todos os ângulos das questões.
4 –
Criatividade. (originalidade):
consiste em pensar em novas formas de conceituar ou fazer as coisas mais
produtivas. Ser original e fazer invenções.
Criatividade é fazer coisas diferentes, como desenhar os continentes nas mãos.
5 – Inteligência Social é a capacidade de observar os diferentes estados de espírito, temperamentos, motivações e intenções dos outros e agir com base nestas observações. É ter consciência dos motivos e sentimentos alheios e leva-los em consideração ao agir.
Ter inteligência social:observar estados de espírito do outro e agir com base neles.
6 - Perspectiva (Sabedoria): consiste em ser capaz de dar bons conselhos e transmitir novas visões aos outros. Em ver o mundo de uma forma que faça sentido para si mesmo e para os outros.
Monge budista dá
conselhos sábios a seus discípulos.
Forças da Coragem
Consistem
em ter determinação para alcançar seus objetivos diante de adversidades, não desistindo
diante de obstáculos e dificuldades. São forças da coragem a valentia, a
perseverança e a integridade.
7 – Bravura
e valentia: enfrentar sem temor desafios, ameaças, dificuldades ou dor.
Agir com convicção mesmo que seja incomum ou impopular.
Exemplo de valentia é
a do surfista enfrentando a onda gigantesca.
8 – Perseverança: consiste em ir até ao fim nas tarefas que
começa, mesmo que surjam obstáculos.
A
perseverança faz você atingir suas metas, apesar dos obstáculos.
( integridade) – consiste em assumir publicamente a responsabilidade pelos atos e sentimentos que praticou.
Ser honesto é assumir
de público a responsabilidade dos atos praticados.
Forças da Humanidade e Amor
Elas aparecem nos relacionamentos
sociais com amigos, conhecidos, na família ou mesmo com estranhos.
10 – Amor: valorização de relacionamentos próximos
e íntimos especialmente os que envolvem cuidar do outro e o afeto
recíproco.
Amor entre namorados
11 – Bondade e Generosidade: consiste em fazer favores e boas ações para os outros, ainda que não conheça o favorecido. A empatia e a simpatia são componentes importantes desta força.
Bondade é fazer favores e praticar boas
ações para os outros.
Forças da Justiça:
São forças do cidadão que garantem uma vida
saudável em comunidade.
12. Cidadania [responsabilidade social,
lealdade, dever, espírito de equipe]: consiste em sentir-se bem ao trabalhar
como membro de um grupo ou equipe e ser leal e dedicado a ele.
Cidadania consiste em sentir-se bem trabalhando em um grupo
13. Imparcialidade: tratar todas as pessoas e coisas com igualdade, não deixando que seus sentimentos influam nas decisões a respeito delas.
14. Liderança: Encorajar um grupo do qual é membro para
fazer as coisas necessárias e manter boas relações com seus componentes.
O líder estimula o grupo a fazer o necessário.
Forças da Moderação ou Temperança – virtude que se refere à expressão apropriada e sóbria de nossos desejos, para nos proteger de excessos nos relacionamentos.
15. Autocontrole ou Autoregulação : consiste em ser disciplinado e ter o controle possível sobre o que sente e o que faz. Controlar seus pensamentos, impulsos, emoções e desejos, quando isto for apropriado, adiar satisfações se necessário e manter o ânimo diante de situações difíceis.
O controle
da Atenção é fundamental para praticar o autocontrole.
17. Prudência. Ser cuidadoso nas escolhas que faz. Não assumir riscos desnecessários, nem fazer coisas que poderá se arrepender depois. É ter paciência e cautela, esperando o momento adequado para agir.
0 A prudência inclui muitas vezes não ver,
não ouvir e não falar.
Forças da Transcendência : a Transcendência contempla virtudes que nos permitem ter uma conexão com a amplitude universo e um sentido na vida, sendo chamada também de espiritualidade.
18. Apreciação de Beleza e da excelência: consiste em sentir-se maravilhado,
encantado com ao apreciar as belezas da natureza e os talentos que surgem nas artes e na ciência.
A gratidão a quem lhe fez o bem é uma força pessoal benéfica para a pessoa.
20. Perdão: consiste
em esquecer o mal que outros nos fizeram e não carregar mágoas deles. Aceitar
as limitações dos outros e as suas próprias e dar uma segunda chance às pessoas e a si
mesmo. Não ser vingativo.
Pedir perdão é esquecer o mal que alguém
lhe fez e não carregar mágoa.
21. Otimismo. Esperança: consiste em esperar o melhor do Futuro e praticar ações com base nesta crença, acreditando que você pode de alguma forma influir nele. Expectativa positiva a respeito do futuro: esperar que bons resultados ocorrerão graças a seus esforços e a um bom planejamento.
O otimista espera o melhor do Futuro e age baseado nesta crença.
22. Humor:
consiste em gostar de fazer brincadeiras, de rir e se divertir, fazer as
pessoas rirem, perceber o lado engraçado das situações.
O Bom humor: consiste em gostar de rir e de fazer as pessoas rirem.
23. Entusiasmo: consiste em se atirar de corpo e alma nas atividades que faz e para executar seus planos e alcançar seus objetivos. Ter vitalidade, vigor e energia, vivendo com entusiasmo e alegria.
Entusiasmo consiste em se atirar de corpo e alma na atividade que faz.
24. Espiritualidade: consiste em ter religiosidade, fé e propósito
na vida, com pensamentos e crenças coerentes com um sentido de vida e praticar
ações para alcança-lo.
Ter religiosidade, fé e propósito na vida
Niemiec, em 2014, entende que as seguintes Forças Pessoais estão relacionadas com a prática da Plena
Atenção (https://www.viacharacter.org/.../Mindful%20living%) :
1.
Auto-regulação
ou auto-controle : ser disciplinado e controlar o que sente
e o que faz durante a Plena Atenção. Controlar seus pensamentos, impulsos,
emoções e desejos durante a prática.
2. Curiosidade: ficar com a mente aberta durante a
prática da Plena Atenção e prestar atenção com interesse
em tudo de novo que nela surgir, sempre aberto a novas experiências e
descobertas, porém sem se fixar a nenhum objeto ou situação.
3. Humanidade e amor;
4.Imparcialidade: tratar igualmente todos os objetos que aparecem na sua mente, sem dar preferência a nenhum deles, sem se fixar a nenhum e não deixar que seus sentimentos influam nos seus comportamentos em relação a eles, aproximando-se ou afastando-se;
5.Valentia
: enfrentar sem temor os desafios que surgirem. Não esmorecer diante dos medos,
ameaças, dificuldades ou da dor que surgirem durante a prática da Plena
Atenção, agindo com convicção;
6. Perseverança: persistir, com firmeza, na
prática que programou da Plena Atenção e ir até o fim do tempo estabelecido, continuando
a atividade mesmo diante de obstáculos que surjam;
Relação entre Felicidade e Forças Pessoais
O primeiro passo é você aprender quais são suas forças pessoais, identificando as que surgem mais naturalmente, mais facilmente e quais as que requerem maior esforço para serem utilizadas. Para identificar suas forças você pode utilizar um formulário da Internet, que é o VIA Inventory of Strengths (VIA-IS), disponível em português, em http://www.viacharacter.org/. Ele faz a avaliação de suas forças de caráter, apontando quais são seus pontos fortes e quais são os pontos fracos, nas quais você poderá atuar.
Pesquisas de Proyer, em 2012, e um estudo multinacional envolvendo cinquenta e quatro nações, mostraram que as seis forças pessoais mais correlacionadas com a felicidade, são: curiosidade, amor, humor, esperança, entusiasmo e gratidão. Note que a maioria das forças referidas se relaciona com emoções positivas (http://www.viacharacter.org/blog/wp-content/uploads/2013/12/Character-Strength).
As
técnicas para cultivar a Alegria e o Bom Humor você poderá rever no e-book SOBRE ALEGRIA E BOM HUMOR. Em e-books futuros analisaremos o amor, a esperança,
o entusiasmo, a gratidão e a curiosidade.
Como identificar uma força pessoal?
Veja o que você sente quando estiver
utilizando sua habilidade ou força pessoal, dentre uma ou mais das alternativas
abaixo.
A – Senso de autenticidade (Isto é meu eu
real).
B – Sentimento de excitação, satisfação,
prazer ou júbilo em utilizar esta qualidade.
C – Grande facilidade de aprendizado e
eficiência enquanto usa sua
habilidade.
CAPÌTULO 3
ESTADO DE FLUXO
Neste post você verá o que é Estado de Fluxo, suas
características e sua importância, o que acontece no cérebro quando ele ocorre,
quais as atividades em que ele aparece mais provavelmente e como cultivá-lo.
Durante o fluxo os processos mentais fluem naturalmente
pois os desejos, intenções e pensamentos da pessoa estão sincronizados, não há
conflitos entre eles, a pessoa sente satisfação e o tempo passar depressa
(daí o nome de Fluxo dado por Csikszentmihayi). Durante o fluxo a
atenção concentra a energia mental nas forças pessoais envolvidas na atividade
e elas atuam na mesma direção e no mesmo sentido, ordenadamente, sem conflitos
e a tarefa é executada praticamente sem esforço (http://www.authenticstrengths.com/uncategorized/flow-with-strengths/).
Quais as
características do Fluxo?
Você deve saber sempre o que vai fazer no momento seguinte. Não pode parar para saber o que vai fazer. Para um cirurgião entrar em fluxo durante uma operação, ele tem de saber com toda segurança todas as etapas da cirurgia: por exemplo, numa cesariana saber que primeiro deve abrir o abdômen da paciente, depois seu útero e depois retirar a criança. Tem que estar tudo claro em sua mente e ele não
pode hesitar no que vai fazer.
Para entrar em fluxo durante a cirurgia, o cirurgião saber todas as etapas
2. A atenção deve estar concentrada na atividade.
No cas
o do cirurgião, ele tem como resposta imediata não haver sangramento na paciente e que ele ultrapassou com sucesso cada etapa da operação. A resposta imediata para o rapaz que lava seu carro é que ele fica limpo, na medida em que ele passa o sabão e joga a água.
A resposta imediata para o lavador do carro é que ele fica limpo.
4. Deve haver equilíbrio entre o desafio e as habilidades da pessoa.
Se o parceiro do tênis é fraco, o desafio é pequeno e o jogo fica chato.
A consciência surge como resultado de processos
cerebrais realizados no tronco cerebral, nos núcleos da base do cérebro e no
córtex pré-frontal, e o córtex pré-frontal é a mais importante destas
estruturas para a formação da consciência. Como no Fluxo a atividade do córtex
pré-frontal diminui, ela pode ser a causa da perda temporária da consciência.
A capacidade de medir o tempo está na
nossa consciência, no nosso Eu (self) e se ele estiver ausente, não poderemos
medir o tempo, daí acharmos que ele passa depressa durante o Fluxo.
Em quais atividades você entra em Fluxo?
Jogos: xadrez, baralho, dominó, dama, etc.
Durante o jogo de xadrez o jogador pode entrar em Fluxo.
Exercícios físicos e esportes (jogar tênis,
voleibol, futebol ou correr e andar);
O jogador de vôlei pode entrar em Fluxo.
Interação social – em
conversa agradável com outras pessoas.
Numa conversa agradável as pessoas podem entrar em
Fluxo.
Fazer tarefas agradáveis no trabalho pode levar ao Fluxo.
O motociclista pode entrar em Fluxo.
Tocando instrumentos musicais ( saxofone, piano, violão, violino, etc.) ou cantando.
O tocador de violoncelo pode entrar em fluxo.
A pessoa ao ver um balé pode entrar em
estado de Fluxo.
Escalando montanhas ou esquiando.
O escalador de montanha pode entrar em fluxo quando escala.
Praticando rituais religiosos.
Participantes de uma sessão numa mesquita podem entrar em Fluxo.
Fazendo um
tapete, bordando um tecido ou equivalentes.
Fazer um tapete pode levar a pessoa ao Fluxo.
Ler livro interessante pode levar ao Fluxo.
Fazendo uma cirurgia
O Cirurgião pode entrar em Fluxo
ao operar.
Fechando um bom negócio.
Fechar um bom negócio pode levar ao Fluxo.
O que
fazer para entrar em Fluxo?
A
jogadora de tênis concentrada pode entrar em Fluxo.
Escolhida a
atividade, siga os passos seguintes:
1. Estabeleça uma meta, um desafio que você possa vencer;
2. Esteja seguro da clareza de cada uma das etapas da meta, de modo que passe de uma para outra facilmente.
3. Concentre-se na primeira etapa até conclui-la. Depois passe para a segunda, a terceira e assim por diante, sempre concentrado. Não deixe nenhuma divagação ou distração entrar em sua mente.
Exemplo 1: Entrar em Fluxo fazendo Exercícios Físicos.
Exemplo 2: Entrar em Fluxo ao andar.
5ª
etapa: Inspire de novo contando 1,2,3,4, e repita as etapas
descritas anteriormente, sempre concentrado na atividade.
Quais as alterações cerebrais no Fluxo?
Quando você entra em Fluxo há mudanças cerebrais no córtex ,na química e nas ondas elétricas. A atividade do córtex frontal diminui de modo transitório, e aumenta a produção de noradrenalina, dopamina, serotonina e endorfina, substâncias que melhoram o desempenho da pessoa em suas atividades, a concentração e a criatividade. A noradrenalina melhora a atenção pelo aumento do processamento das informações e pela rapidez das respostas (https://googleweblight.com/?lite_url=https://www.flowgrade.de/en/blog/the-neurobiology).
RESUMO:
2. Durante o Fluxo a pessoa se concentra no que faz, os processos mentais fluem facilmente, ela sente satisfação e o tempo passa ligeiro. Para haver Fluxo a pessoa deve conhecer bem cada passo da atividade. Se você quiser entrar em Fluxo não faça várias coisas ao mesmo tempo, pois a concentração da atenção é fundamental para trazer ordem à mente.
3. Durante o Fluxo as ações praticadas devem ter respostas imediatas e deve haver um equilíbrio entre o desafio e suas habilidades. O desafio não pode ser tão grande que você não possa vencer, nem tão pequeno seja vencido facilmente.
4. No estado de Fluxo as horas parecem minutos e desaparece sua autoconsciência. Diminui a atividade do córtex pré-frontal, que é relacionada com a consciência, e esta diminuição pode ser a causa do seu desaparecimento.
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REFERÊNCIAS
CSIKSZENTMIHAYI. M. , Aprender a Fluir, Editorial Kairós, Barcelona, Espana, 1998.
CSIKSZENTMIHAYI. M. ,, A
descoberta do Fluxo, A Psicologia do Envolvimento com a Vida Cotidiana, Rocco, Rio de Janeiro, 1999.
CSIKSZENTMIHAYI. M. , Flow – The Psychology of optimal experience, Harper, 1990 , Jul 20, 2015 ( Acesso em
22-9-2016).
SANTOS, J.O., Educação
Emocional na Escola – a Emoção na Sala de Aula, 2a ed., Faculdade Castro Alves,
Salvador, Bahia, 2000.
SANTOS, J.O., Educação
das Emoções –fundamentos e experiências., Faculdade Castro Alves, Bahia, 2009.
SELIGMAN, M.E.P., Felicidade
Autêntica, Rio de Janeiro, Objetiva, 2004.
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