quinta-feira, 23 de março de 2023

E-book 17

 

                 E-book 17

        Plena Atenção ou Mindfulness: técnicas de prática.



            

         P S I C O L O G I A

 
          M O D E R N A

 

                           

                        

          Blog emoçaoeatencao@blogspot.com      

       Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

                     2023 - Bahia- Brasil

 

 

 







 

 

 QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 

Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.

 

                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22, o blog  emoçaoeatencao@blogspot.com 

 terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com




 

 


 

                                                       Gráficos do Ranking  

                            
 

RELAÇÃO DOS CONTEÙDOS DO E-BOOK 17

Capítulo 1: Como praticar Plena Atenção e ter menos estresse..

Capítulo 2 : A Plena Atenção beneficia a saúde e diminui o estresse

 Capítulo 3 :  Como treinar a prática da Plena Atenção

                  



 

 

 

                                 Capítulo 1

       COMO PRATICAR PLENA ATENÇÃO

       E TER MENOS ESTRESSE

 

 

Sua mente é perturbada todo dia por muitos pensamentos e  lembranças de coisas do passado que você não pode mudar, e por preocupações sobre o futuro, que muitas vezes não ocorrerão. Você deve praticar a Plena Atenção para desenvolver a habilidade de viver no momento presente, em vez de ser prisioneiro do passado ou do futuro.

 Se você praticar Plena Atenção regularmente evitará pensamentos e emoções desagradáveis e terá mais bem estar.

 Neste primeiro capítulo você verá o que é Plena Atenção ou Mindfulness e  como ela age na sua mente, através da regulação de sua atenção e de suas emoções.

 

O que é Plena Atenção?

 

Segundo Kabatt Zinn, pesquisador da Universidade de Massachussetts , Plena Atenção é um estado de consciência em que a atenção é voltada para o momento presente, identifica os objetos que surgem na mente sem se fixar a nenhum delesde modo intencional, sem julgar, com curiosidade e aceitação, e é acompanhado o desdobramento do momento vivido.


                                  A Plena Atenção é um estado de consciência voltada para o momento presente.
                                                     

 Da mesma forma que você fica em um estado de consciência  alegre, ou triste, raivoso ou medroso, pode aprender a ficar num estado de consciência no qual preste atenção ao que ocorre em sua mente  e em torno de você, naquele momento, que é a Plena Atenção. Basta você querer cultivar este estado de plena consciência e praticá-lo constantemente, para desenvolver o hábito de prestar atenção.

A Plena Atenção foi proposta em 1990 por Kabat-Zinn, com o nome de Mindfulness  ( Mind +full + ness). Nela, o praticante presta atenção ao mundo externo e a seu mundo interno, a  seus pensamentos, emoções e sensações corporais, quando está sentado, andando ou fazendo qualquer coisa, deixando de lado o que ocorreu no passado e preocupações com o futuro. Sua mente, ocupada com o momento presente, não permite que pensamentos desagradáveis e emoções negativas a invadam.

 

                           

         A atenção é a sentinela da mente e seu escudo protetor.


O governo dos Estados Unidos, através do National Institute of Health-

NIH (órgão equivalente ao Ministério da Saúde do Brasil),  considera a 

Plena Atenção um procedimento de saúde, parte da Medicina Alternativa.

Durante a prática da Plena Atenção aceite, sem reagir, os estimulos

vindos do meio exterior, do corpo ou da mente, mesmo se forem desagradáveis. Aceite os efeitos que as emoções produzem em seu corpo e, se eles forem desagradáveis, relaxe. Trate igualmente todas as emoções, pensamentos, sentimentos, desejos e impulsos.

Com tempo verá  que as emoções desagradáveis passam e depois vem o bem estar e  a calma. Nada é permanente em nossa vida.


Quais as facetas da Plena Atenção?

 

Um estudo sobre as facetas que constituem a Plena Atenção, foi realizado por Ruth Baer, pesquisadora da Kentucky University, em 2006. Foram analisados questionários aplicados para avaliar a atenção e foram encontradas cinco características principais: observar, descrever, agir com consciência, não julgar e não reagir à experiência interior. 

                                       Pesquisa encontrou 5 facetas na Mindfulness.

 As facetas são descritas a seguir:

1. Observar: prestar atenção às sensações vindas do corpo, dos pensamentos, das emoções, visões, sons e cheiros. Prestar atenção é perceber o que ocorre no momento.

2. Descrever : descrever com palavras as experiências internas. Se estiver subindo uma escada, dizer a si mesmo: “estou subindo uma escada”. Ou  " estou andando na beira da praia, olhando o verde do mar".

3. Agir com consciência : é prestar atenção às atividades do momento e perceber, o contexto e o conteúdo de cada momento.  Por exemplo dizer para si mesmo: “estou no meu quarto, em minha casa, sentado em uma cadeira, em silêncio, sem pensar em nada, com o corpo todo relaxado, e presto atenção ao que ocorre dentro e fora dele”.  É ver, ouvir e  sentir diretamente, sem deixar nenhum pensamento interferir.

4. Não julgar a experiência interna: você não deve julgar nada que está observando, nem sensações, nem pensamentos e sentimentos. Não avalie se  são bons ou ruins, agradáveis ou desagradáveis.

5. Não reagir à experiência interna : você deve permitir que seus pensamentos e sentimentos cheguem e saiam da mente livremente, sem deixar que eles o afetem.

 Com base na pesquisa, Baer elaborou um questionário para avaliar a 

Plena Atenção, que denominou deQuestionário das Cinco Facetas da 

Atenção”, muito utilizado e que estudaremos em outro capítulo.

 

Ação da Plena Atenção na mente e corpo

        Durante a prática da Plena Atenção o nervo vago é estimulado, e faz o coração bater mais devagar, a respiração fica mais lenta, relaxam os músculos, diminui a pressão arterial e as ondas elétricas cerebrais são mais lentas . São liberados neurotransmissores que dão bem estar (dopamina, serotonina e endorfina) e diminui o cortisol, um dos hormônios do estresse.

Se você prestar atenção a sua mente, verá que ela  pode estar divagando, "passeando", durante o dia. Para saber o quanto nossa mente divaga quando estamos acordados, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard, liderado pelo psicólogo Killingsworth  fez uma pesquisa, em 2010, que mostrou a importância da Plena Atenção para a felicidade e bem estar de pessoas saudáveis. 

Ele pesquisou 2.250 participantes, e constatou que durante cerca de 4 horas, que é a metade do tempo em que eles estavam acordados, suas mentes divagavam, saiam do “momento presente" e passeavam de um pensamento para outro. Os participantes declararam que eram menos felizes durante a divagação, se estivessem descansando, no trabalho ou em casa, no computador. A divagação mental anda junto com a infelicidade.

A mente fica pulando de um pensamento para outro, como o macaquinho pula de um galho para outro.

      COMO AGE A PLENA  ATENÇÃO?

 

A Plena Atenção ou Mindfulness age na mente, no cérebro e no corpo através de quatro mecanismos, na dimensão cognitiva e na dimensão afetiva: pela regulação da atenção, das emoções, da consciência do corpo e da mudança na perspectiva do “Eu” , segundo pesquisas de  Hölzel, da Universidade de Liebig, em 2011. Analisaremos os quatro mecanismos:

 

Ação da Mindfulness na Regulação da  Atenção  

 A atenção tem três funções: função de alerta, de orientação e função executiva. A função de alerta mantém a mente pronta para receber os estímulos. A função de orientação  permite selecionar os estímulos e mudar a atenção de um objeto para outro. função executiva permite controlar pensamentos e emoções, e é usada para mudar de um pensamento desagradável para outro agradável.

Numa pesquisa, com participantes que receberam treinamento em Plena Atenção, foram aplicados testes para avaliar a atenção. Foi verificado nos mais experientes melhores resultados nas funções de alerta e de orientação, e a ressonância magnética mostrou aumento da atividade dos lobos frontal e parietal.


A Plena Atenção ativa os lobos frontal e parietal

 

Ação da Plena Atenção na Regulação das Emoções

                A Plena Atenção diminui as reações da mente e do corpo às emoções, reduzindo os estados de humor negativos, as distrações e emoções negativas. Pesquisa com ressonância magnética mostrou aumento da atividade do córtex pré-frontal  e de outras regiões cerebrais, capazes de inibirem a amígdala cerebral. A mindfulness ativa áreas cerebrais que regulam as emoções.


A amigdala, hipocampo e  lobo pré-frontal participam da regulação das emoções


Uma maneira de controlar suas emoções com a atenção é tirá-la do objeto que o incomoda. Quando estiver com raiva de alguém, tire sua atenção dele e leve-a para coisas agradáveis. Se encontrar na rua alguém que não gosta, olhe para um carro que passa. Outra forma de controle é se segurar para não agredir alguém de quem está com raiva.

 As emoções podem ser controladas pela   extinção,como por exemplo o medo. Um soldado que volta da guerra pode entrar em pânico ao ouvir uma bomba, pois será lembrado do campo de batalha. Mas pode trabalhar sua mente para extinguir o medo que ficou registrado ao ouvir os canhões na guerra.

A amígdala capta estímulos que geram o medo, ficando ativada ao percebê-los. Pesquisas de Holzel mostram que a mindfulness inibe a atividade da amígdala através do aumento das atividades do hipocampo e do córtex pré-frontal. Como ela pode  extinguir o medo,dá bons resultados no tratamento da ansiedade, síndrome de pânico e redução do estresse. Holzel acredita que a Mindfulness pode extinguir também a raiva e a tristeza.

 reavaliação é uma estratégia de regulação das emoções em que se faz nova interpretação do significado da emoção . Por exemplo, quando a pessoa está em uma situação difícil e procura ver seu lado bom, que sempre existe. Tudo tem dois lados, um  bom e outro ruim: procure ver o bom.

 Quando estiver com medo de alguma coisa, faça uma reavaliação e se pergunte: “Quais as evidências que esta situação em que estou com medo é real?”.  Você poderá lidar melhor com as causas do estresse analisando-as com calma. Pesquisa de Holzel, comprovou que a Mindfulness aumenta as reavaliações positivas e melhora a tensão emocional.

No próximo capítulo veremos como a Plena Atenção age através da consciência corporal e como ela muda a perspectiva do "Eu". E analisaremos seus benefícios na educação (melhorando a atenção, memória e controle dos impulsos) e na pesquisa, além de suas aplicações  na medicina e  psicologia, para tratar de doenças, principalmente o estresse.

 FONTES

 BAER R.A. Using self-report assessment methods to explore facets indfullness, Assessment,2006 Mar;13(1):27-45.

 BENSON,H.  The relaxation Response, New York; Morrow,1975.

 HÖLZEL, R. How Does Mindfulness Meditation Work? Proposing Mechanisms of Action From a Conceptual and… 2011,http://www.sagepublications.com

 KABAT ZINN,J. Full Catastrophe Living, Using the Wisdom of Your Body and Mind to Face Stress, Pain and Illness, New York: Delta, 1990.

  KILLINGSWORTH M. et al., A wondering mind is an unhappy mind,Science,12/11/2010, acesso em 5-8-2014  v.330,932 www.sciencemag.org/cgi/content/full/330/6006/932/DC1

 SANTOS, J.O., O poder da Atenção, Salvador, Bahia, no prelo.

IMAGENS (na sequência): 

1. http://peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com.br/2011/07

2. http://www.infoescola.com/anatomia-humana/lobos-cerebrais/

 3. http:// www.guia.heu.nom.brl

 

ATUALIZAÇÕES DA MINDFULNESS

 

1. Durante quanto tempo você deve praticar Plena Atenção?

Inicialmente, o tempo que Kabat- Zinn recomendou de prática da Plena Atenção para seus pacientes foi 45 minutos, uma vez por dia, durante 8 semanas consecutivas. Posteriormente, em livro escrito em 2001, fez uma revisão e recomendou um tempo menor, para os que queriam praticar a Plena Atenção em busca de maior equilíbrio mental, calma e tranquilidade. Recomendou prática diária de quinze minutos, uma ou duas vezes por dia.  Com a alternativa de , se não conseguir quinze, praticar dez ou cinco, e ir aumentando até quinze. Já dizia Lao Tsé, fundador do taoísmo, que “as grandes marchas começam com o primeiro passo”. (Kabat-Zinn, J., Mindfulness Meditation for everyday life, Ed. Piatkus Books, London, 2001).


 Para Kabat Zinn a duração da meditação tem pouco a ver com o tempo do relógio, pois depende de outros fatores. É mais importante a sinceridade do esforço do praticante, do que o tempo que ele leva, e que tenha bastante motivação para praticar. Se você conseguir meditar, mesmo pouco tempo, isso é maravilhoso, pois reconhece a necessidade de mudar.

 Recomenda não praticar em locais apertados, incômodos e barulhentos, próximos a pessoas conversando, pois pode impedir a prática. Prepare-se para lidar com as divagações, impaciência, medo, ansiedade, preocupações, lembranças, raiva, dor, fadiga e tristeza. A Plena Atenção não é um remédio para tudo e precisa ser cultivada e protegida de uma vida agitada e de uma mente inquieta e assustada, cultivando o bem-estar e a paz interior.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

               

 

 CAPÍTULO 2

A PLENA ATENÇÃO BENEFICIA A SAÚDE

 E DIMINUI O ESTRESSE

No capítulo anterior você viu o conceito de Plena Atenção, seus elementos principais e como ela age na regulação da atenção e das emoções. Neste verá como ela age através da consciência corporal e da mudança de perspectiva do "Eu", e os benefícios que traz para a saúde, no controle do estresse e das emoções; seus efeitos no corpo e aplicações em medicina, psicologia, pesquisa e educação.

A Plena Atenção age na Consciência do Corpo

A pessoa percebe a ação da Plena Atenção no corpo sentindo a entrada e saída do ar nos pulmões, e através de seus músculos, vendo se eles  estão contraídos ou relaxados e também percebendo suas sensações corporais, de peso, calor, dormência ou formigamento.

Esta percepção é importante para a regulação das emoções, pois ao sentir a ação de uma emoção no corpo sabemos que ela está presente e podemos então controlá-la.

Pesquisas de Holze em praticantes de Mindfulness, constataram que eles tinham maior percepção corporal. A ressonância magnética dos pesquisados mostrou ativação da ínsula, região localizada na parte central do cérebro,  associada à percepção corporal. Veja sua figura abaixo:

                            O lobo da ínsula está localizado no centro do cérebro.


A Mindfulness muda a perspectiva do “Eu”

Habitualmente a mente da pessoa é o palco onde suas emoções se apresentam, e ela pode ser dominada pela raiva, pela preocupação ou pela tristeza, ficando escrava das emoções e pensamentos negativos, sem ter consciência disso.

Durante a Plena Atenção o praticante sabe o que se passa em sua mente e  é o observador dela, podendo controlar o que se passa em seu interior, o que for possível. Ele pode escolher o que permanece em sua mente e impedir que seus medos, raivas e preocupações o dominem. 

A Mindfulness faz  mudança da perspectiva do “Eu”, pois  a pessoa  muda a forma de encarar as situações vividas.

Ela as encara de modo diferente e pode afastar da mente pensamentos e emoções desagradáveis. Passa a observar suas experiências com mais clareza, pois quem está com raiva, preocupação ou medo percebe as coisas de modo confuso.

     A mudança no modo de encarar as coisas, percebida pelo praticante, foi comprovada em pesquisas por Holze,  através de questionários e da ressonância magnética, que constatou maior ativação do córtex pré-frontal e de outras regiões do cérebro.
Para haver mudança de perspectiva  do seu "Eu"  você deve ficar sempre alerta ao que se passa em sua mente, prestando atenção a ela.



                                     A Plena Atenção muda aperspectiva  do "Eu". 

      Efeitos da   Plena Atenção

a - Na saúde

Desde 1990, a Plena Atenção foi utilizada em milhares de pacientes na Clínica de Redução do Estresse da Universidade de Massachussetts para tratar a ansiedade, raiva, hostilidade, dor, falta de ar e estresse, com bons resultados.

Segundo Kabatt-Zinn, os praticantes que desenvolvem o hábito de prestar atenção em suas mentes  promovem mudanças em suas vidas, muitos parando de fumar ou fazendo dieta para emagrecer, por conta própria. Na Faculdade de Medicina de Harvard, os alunos a usam espontaneamente para lidar com  a ansiedade e o estresse. 

b - No corpo

1. No cérebro - inibe a ativação da amígdala e estimula a atividade do lobo frontal, hipocampo e outras regiões.

2. Em distúrbios psicológicos: dá bons resultados na ansiedade, medo, raiva, preocupações, hostilidade, estresse pós traumático, depressão e outros.

 3. Nos hormônios - aumenta produção da dopamina (produz prazer),da serotonina (gera bem estar), da melatonina (regula o sono), das endorfinas (diminuem a dor), e da adrenalina e nor-adrenalina, que são estimulantes. Diminui o cortisol, hormônio do estresse.

4. No sistema imunológico - responsável pela defesa do organismo, aumentam os leucócitos e anticorpos. 

c- No estresse

Há dois tipos de estresse: de cognição e de excitação. O de excitação ocorre no corpo produzindo  nele várias reações. O de cognição ocorre  na mente e surge se a pessoa estabelece um objetivo  e não tem recursos para atingi-lo, como quando deseja ajudar alguém sem ter dinheiro.
      No estresse de cognição o estressor deve ser avaliado para saber seu grau de ameaça. Se você está preocupado com algo, veja se a ameaça é verdadeira, pois pode considerá-la mais ameaçadora do que ela é, e ficar estressado sem razão.

Cuidado com as preocupações, para não ficar com medo do que não deve. Muitos de seus problemas são criados por você mesmo. Capriche em suas avaliações para não ficar estressado sem necessidade.

Uma  causa de estresse é querer controlar muitas coisas sem poder. Se não puder controlá-las,  ficará frustrado, com raiva e sentimentos de culpa.


                             Você ficará estressado se tentar controlar muitas coisas.

 

Quando uma pessoa é ameaçada, tem duas alternativas: fugir ou enfrentar a ameaça, e em ambos os casos entra em cena o estresse de excitação. É a amígdala cerebral que percebe as ameaças que sofremos, e então estimula o hipotálamo, este a hipófise, e esta a glândula supra renal, preparando o organismo para a fuga ou o enfrentamento. Há também ativação do sistema nervoso simpático.

                                                         Ativação do eixo hipófise supra-renal

A supra renal ativada produz  adrenalina e cortisol (hormônios do estresse), que promovem contração muscular, respiração ofegante e coração disparado.

Como age a Mindfulness no estresse?      

Das maneiras seguintes:
1. Através da atenção - quando um agente estressante nos ameaça, nós o identificamos através da função de alerta da atenção, como quando você anda na rua e um cachorro vem lhe morder. Então a função de orientação da atenção lhe orienta para escolher o melhor caminho para fugir e seu controle executivo comanda os músculos de suas pernas para  você correr.

Se um cachorro quer lhe morder, você corre, com medo.


2. Através do controle das emoções - a Plena Atenção age no estresse inibindo a atividade da amígdala cerebral e diminuindo o nível do cortisol  e da adrenalina, que são os hormônios do estresse. E aumenta também a atividade do nervo vago, neutralizando assim os efeitos do simpático.
3 - Ela age também através da consciência corporal pois a pessoa pode identificar as áreas do corpo onde os músculos estão contraídos e praticar o relaxamento.
4- E age através da mudança de perspectiva do “Eu”: como sujeito de sua mente, a pessoa pode identificar os pensamentos e emoções estressantes e  afastá-los, fazendo uma nova avaliação deles, com a mente calma e equilibrada.

  d - No envelhecimento.
             Pesquisas mostram que nos praticantes idosos caem as taxas de hospitalização, principalmente nas doenças do coração,sistema nervoso e câncer,aumentando seus tempos de vida, com redução de suas idades biológicas em até 12 anos, em relação à idade cronológica (que mede o tempo vivido pela pessoa).

 


O tempo de vida de um idoso praticante, em relação a sua idade biológica, cai até 12 anos.

Pesquisas de Eppel mostram que a Mindfulness aumenta o crescimento dos telômeros, que estão localizados nas pontas dos cromossomas, os quais interferem no envelhecimento. 

Quando as células se reproduzem, seus telômeros encurtam e a telomerase (enzima que reconstrói suas extremidades) restaura seus comprimentos, aumentando a vida da célula.


Os telômeros, nas extremidades dos cromossomos, promovem sua recuperação.

e- Na Educação

Pesquisas mostram que crianças  praticantes da Plena Atenção têm bons relacionamentos com colegas e amigos, além de desenvolverem mais suas competências emocionais e intelectuais.

Em 2012, Meiklejohn analisou 14 programas de Plena Atenção aplicados no nível elementar e médio e relatou que os alunos tiveram benefícios na memória, atenção, aprendizagem, relacionamentos, controle emocional, auto-estima, humor, controle da ansiedade e estresseA escola Tonebridge, em Londres, teve sucesso, em 2008, em um programa de Plena Atenção para desenvolver nos alunos calma, bem estar, concentração da atenção, afastar pensamentos e emoções negativos, viver no momento presente.

A prática da Mindfulness contribui para o desenvolvimento da criança e facilita suas atividades sociais. Ajuda também os adolescentes e adultos a se conhecerem e a viverem melhor, com mais calma e mais bem estar.

Objetivos das pesquisas sobre Plena Atenção                         A              A origem da Plena Atenção no oriente está em crenças religiosas, mas os estudos  ocidentais sobre ela não se fundamentam na religião e sim na ciência. O objetivo das pesquisas é saber como a Mindfulness age no cérebro e descobrir como tratar doenças do corpo e da mente, para diminuir os sofrimentos das pessoas.

Não confundir a Plena Atenção científica com  crenças religiosas, mas reconhecer que a adaptação ocidental destas crenças conserva alguns de seus aspectos originais. 

 

 CONCLUSÕES

A Mindfulness tem grande importância médica e psicológica, graças aos resultados de suas pesquisas utilizando ressonância magnética, que visualizaram diferentes regiões do cérebro, no momento em que elas estavam em atividade.

 Seus objetivos eram saber como a Plena Atenção age no cérebro e como tratar doenças do corpo e da mente. Os resultados levaram a melhor compreensão do controle  do pensamento, do controle e  extinção do medo, do estresse pós-traumático,  ansiedade e da síndrome de pânico.

Elas levaram a melhor conhecimento da forma que a pessoa reage a novas situações de sua vida,  percebendo os eventos da mente e do corpo, sem se fixar a eles. As emoções  são estados emocionais passageiros, que desaparecem com o tempo.
Em síntese, praticar Mindfulness permite a você ter consciência do momento presente, perceber claramente suas emoções e pensamentos e  afastar os desagradáveis, além de impedir que divagações lhe tragam preocupações. Isso traz mais bem estar para sua  vida.

No próximo capítulo você verá diferentes formas de  treinar Plena Atenção - : sentado, fazendo a “varredura” do corpo, andando, correndo ou durante suas atividades diárias. E como fazer a avaliação da Mindfullness, para avaliar seu progresso.

  
FONTES: 
        EPEL E., Can meditation slow rate of celular aging? Cognitive stress, mindfulness and telomeres, Ann NY AcadSci 2009 Aug;1172:3453.

HUPPERT & JOHNSON, A controlled trial of mindfulness training in schools: The importance of practice for an impact on well-being, The Journal of PositivPsychology:Volume 5 , Issue 4 , 2010, 264-274

J.MEIKLEJOHN et al, Integrating Mindfulness Training into K-12 Education:Fostering the Resilience of Teachers and Students, acessoem 25-8-2014. http://www.mindfulnessinstitute.ca/Portals/15/pdf/Integrating_Mindfulness_Training_Into_K-12_Education.pdf14-3-2012.

 KABAT ZINN,J. Full Catastrophe Living, Using the Wisdom of Your Body and Mind to Face Stress, Pain and Illness, New York: Delta, 1990.

KJAER T.W. et al, Increased dopamine tone during meditation-induced change of consciousness, vol 13,issue 2,April, pages 255-2592, 2002.

HARVARD MINDFULNESSS, Benefits of Mindfulness: Practices for Improving Emotional www.helpguide.org/harvard/mindfulness.htm

KHALSA,S. et al, Meditation is a Medicin, Fireside, New York, 2001.

HÖLZEL, R. How Does Mindfulness Meditation Work? Proposing Mechanisms of Action From a Conceptual and… 2011, http://www.sagepublications.com

GUUM J.et al, How do mindfulness based cognitive therapy and mindfulness-based stress reduction improve mental health and wellbeing? A systematic review and meta-analysis of mediation studies.Clinical Psychology Review Vol 37,April 2015,P 1-12.

IMAGENS

1. Cérebro: http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAgjDkAA-35.jpg

2.Cachorro: https://jadiziaoamauri.files.wordpress.com/2013/06/wpid-atleta_correndo_do_cachorro.jpg

3.Raiva: http://saudesemstresse.com/wp-content/uploads/2015/12/homem-estressado.jpg

4. Telomeros: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2015/10/telomeres.jpg

 

 






                CAPITULO 3
        COMO PRATICAR PLENA ATENÇÃO

 

Antes de começar o treinamento em Plena Atenção você deve fazer um compromisso consigo mesmo, pois se sentirá obrigado (a) a cumpri-lo. O compromisso consiste em alcançar a meta estabelecida, no tempo estabelecido, seguir  as estratégias que pretende usar (ambientais, com o pensamento e comportamentais) e fazer a autoavaliação.

 Os especialistas recomendam que antes de praticar a Plena Atenção seja feito um treinamento em Concentração da Atenção, para ter contato com sua respiração, que é um traço de união entre sua mente e o momento presente, e que pode ser utilizada a qualquer momento. A respiração é uma âncora para o momento presente.

Como treinar a Concentração na Respiração?

Siga os seguintes passos:

1. Meta

Você deve estabelecer. É razoável concentrar-se na respiração por 5-10 minutos, sem interrupção, duas vezes ao dia, durante uma semana, e ir aumentando até 15 minutos, duas vezes ao dia. Não estabeleça meta de muito tempo, difícil de atingir, pois se não conseguir, ficará frustrado e poderá desistir.

2. Ações comportamentais

▪ Sente em uma cadeira, com os pés apoiados no chão, a coluna ereta, sem pensar em nada, num local tranquilo, que não possa ser interrompido.  Ou recoste em uma poltrona.

                             Faça a Respiração Concentrada recostada ou sentada numa poltrona.

Passos a seguir: 

▪ Concentre-se na entrada e saída do ar dos pulmões, respirando naturalmente. Comece com a duração de 2 minutos, nos 2 primeiros dias, 2 vezes ao dia.  No 3o e 4o dias, aumente para 4 minutos; no 5o e 6o dias, para 6 minutos; no 7o e 8o dias, para 8 minutos e para 10 minutos no 9o  e 10o dias, praticando sempre 2 vezes ao dia.

▪ Estabeleça metas para as etapas seguintes com períodos maiores de concentração, de 15 e de 20 minutos, 2 vezes ao dia. Aumente o tempo da concentração e o número de vezes por dia, até se sentir confortável. Não ultrapasse seus limites - se tentar se concentrar durante muito tempo não conseguirá, vai ficar frustrado e pode desistir.

▪ Se estiver com sono, durma antes de praticar a concentração, pois não   pode dormir durante a prática.

 3. Atividades ligadas ao pensamento

▪ Não pense em nada enquanto estiver meditando e se entrar algum pensamento na mente retire-o calmamente.

▪ Conte mentalmente, lentamente, cada respiração que fizer, de 1 até 10. Não passe de 10 para não se confundir, e então comece de novo.

▪ Durante a concentração dirija a maior parte da atenção para a respiração, mas deixe uma parte para vigiar sua mente, detectar e afastar pensamentos, emoções, sentimentos, divagações ou distrações que surgirem.

▪ Durante a concentração não lembre nada do passado, nem pense no futuro.

4. Autoavaliação

▪ Faça a autoavaliação logo no início da concentração e ao longo dela. Quando surgirem pensamentos ou emoções na mente, afaste-os calmamente e retorne para a respiração.

▪ Mantenha-se em estado de alerta e veja se sua atenção está focada na meta.

 Técnicas para treinar Plena Atenção

Você pode praticar a Plena Atenção de uma das formas seguintes:

sentado ou recostado, observando o que ocorre na mente;

fazer a “varredura” do corpo, passeando sua atenção por ele ;

andando, correndo ou praticando exercícios físicos ;

em suas atividades diárias.

 Em qualquer prática, descreva para si mesmo, em silêncio, tudo que fizer, para prestar mais atenção ao que faz.


1.  Como treinar Plena Atenção sentado?



Estabeleça uma meta, a seu critério. Por exemplo, prestar atenção durante 5 minutos, 2 vezes ao dia, ao que se passa em sua mente, sem interrupção. Aumente para 10 e 15  minutos por dia, 2 vezes ao dia.

        ● Como  proceder -

         a ▪ Sente-se em uma cadeira, os pés apoiados no chão, coluna ereta, braços descansando nas coxas, olhos fechados ou semiabertos, relaxado, num local tranquilo (quarto, sala ou ar livre), sem ser incomodado, na mesma hora e local. Pode ser também sentado no chão, com as pernas cruzadas.

 

Pratique Plena Atenção sentado, com as pernas cruzadas.

 

         b ▪ Preste atenção ao que vê ou ouve, aos pensamentos, emoções e sensações, sem se fixar a nada, nem pensar em nada. Deixe cada objeto chegar em sua mente e ser substituído pelo que vier depois. Não julgue nada, se é agradável ou desagradável, nem reaja a nada e não pense sobre o passado ou futuro.

 c ▪ Sinta o ar entrar e sair nos pulmões, sem se fixar nas respirações. Poderá sentir peso nas pernas ou braços, ouvir o barulho de um carro, uma bomba, um carro ou avião passar, um cão latir, a chuva, uma criança chorar, lembrar-se de um fato agradável, de um filme que viu, sem julgar ou se fixar em nada.

 2 - Como treinar Plena Atenção “Varrendo” o Corpo?

 Estabeleça uma meta, a seu critério. Um exemplo: faça a “varredura” do corpo, começando com 5 minutos, 2 vezes ao dia e aumente para 5 e 10 minutos, 2 vezes ao dia.

 Como  proceder -

a ▪ Deite-se numa cama ou recoste numa poltrona ou sente com as pernas cruzadas. Feche os olhos e dirija a atenção para o corpo. Respire naturalmente e relaxe.



                                  Pratique Plena Atenção sentado, com pernas cruzadas.

 

b ▪ Preste atenção ao primeiro dedo do pé esquerdo e vá, lentamente, passando para todos os dedos. Depois vá para o dorso do pé e para a planta, siga para a perna e coxa esquerdas. Poderá sentir sensações de peso, formigamento, dormência ou calor e não se fixe a nenhuma delas. 

c ▪ Da coxa esquerda vá para o pé direito e repita tudo que fez no esquerdo. Depois leve a atenção para o abdômen, nádegas, costas e ombro esquerdo. Desça pelo braço esquerdo até os dedos da mão esquerda, passe para a direita e então suba pelo antebraço, cotovelo, braço e ombro direitos. Siga para o pescoço e garganta.

d ▪ Na cabeça, comece pela testa e vá para os olhos, nariz, orelhas, mandíbula, queixo, lábios superior e inferior, gengivas e língua. Sinta a saliva na boca.  Dirija a respiração para o lugar do corpo em que estiver a atenção. Poderá sentir a respiração atravessando seu corpo, dos pés à cabeça.

 3 – Como treinar Plena Atenção andando

Estabeleça uma meta – Fica a seu critério. Um exemplo é praticar durante o tempo previsto para andar, 30 minutos ou mais.

       Como proceder -

          a ▪ Defina onde vai andar e sua velocidade. Ande com os olhos abertos, prestando atenção às árvores, casas, edifícios, pássaros voando e cantando, nuvens, azul do céu, barulhos, odores, etc.

 b ▪ Preste atenção ao movimento de cada pé. Concentre-se na sola do pé direito e do esquerdo ao pisar no chão, dizendo a si mesmo, “ pé esquerdo”, “ pé direito”, e assim por diante.

 c ▪ Encha o peito de ar e conte junto com suas passadas: 1, 2, 3 e 4, até que os pulmões estejam cheios. Quando eles estiverem cheios, prenda o ar, conte duas passadas, 1, 2 e depois solte o ar, contando 1, 2, 3 e 4, durante a expiração. Repita o procedimento durante alguns minutos. Isto prende sua atenção e impede que pensamentos e emoções desagradáveis entrem em sua mente.

       d ▪ Não se fixe em nada, nem permita qualquer distração.

▪ Descreva para si mesmo, em silêncio, calmamente, tudo que estiver fazendo no momento. Por exemplo, se estiver andando, diga a si mesmo: “botei o pé direito no chão”, a seguir, “botei o pé esquerdo no chão”, e assim por diante.



                                             Pratique Plena Atenção andando.

 

4 – Como treinar Plena Atenção nas Atividades Diárias

Meta – é simples: prestar atenção a tudo que faz durante todo o dia.

 Estratégias comportamentais

Quando tomar banho de chuveiro, preste atenção ao passar sabão nas mãos, pés, pernas, corpo e rosto. Quando tirar o sabão, preste atenção à água correndo na pele;

Quando lavar as mãos ou rosto, fizer a barba ou escovar os dentes, preste atenção aos movimentos das mãos e braços. Se usa normalmente a mão direita, use a esquerda e se for canhoto, use a direita, pois isto exigirá mais atenção.

Quando comer, preste atenção ao que come, mastigando bem cada alimento, sentindo o cheiro e o gosto de cada um;



                Pratique Plena Atenção quando estiver comendo.

Antes de beber café, chá ou sucos, sinta o cheiro deles e depois o gosto. Sinta ele descer pela garganta, até o estômago;

               Pratique Plena Atenção ao beber café, chá ou sucos.

 Quando abrir ou fechar uma porta ou janela, use a mão esquerda se usar normalmente a direita (ou a direita se for canhoto). Preste atenção a seus movimentos.

● Estratégias relativas ao pensamento

▪ Descreva para si mesmo, em silêncio, tudo que estiver fazendo no momento. Se estiver se enxugando depois do banho, diga a si mesmo: “estou enxugando o rosto”; “estou enxugando o pescoço”; “estou enxugando o braço direito”,  e assim por diante, para todas as partes do corpo. Faça o mesmo em todas as atividades que praticar durante o dia.

5 – Como treinar Plena Atenção nos Exercícios Físicos?

Meta - prestar atenção aos exercícios que fizer, com ou sem aparelhos, ou quando praticar qualquer arte marcial.

Estratégias comportamentais

▪ Preste atenção aos movimentos dos braços, pernas, tórax, abdômen, pescoço e cabeça;

▪ preste atenção à contração e relaxamento dos músculos envolvidos nos movimentos.

         Pratique Plena Atenção quando fizer exercícios físicos.

 6.  Recomendações úteis 

     para treinar Plena Atenção.

As seguintes recomendações lhe ajudarão no treinamento:

● Procure as palavras certas para descrever seus sentimentos,
 pensamentos, sensações corporais, ações e desejos.
● Preste atenção a suas experiências: ao que faz, ouve, vê ou
 percebe pelo tato ou olfato.
● Observe se tem dificuldade em manter a atenção no seu momento 
presente.  Se tiver, treine para manter sua mente no tempo presente.
● Observe se fica ansioso ou angustiado ao ter pensamentos e sentimentos
 de angústia ou ansiedade e tire-os de sua mente. 
● Veja se faz as coisas correndo, sem prestar atenção, e pare de fazer isto.

● Pratique Plena Atenção nas suas atividades todo dia, três minutos por hora, e depois vá aumentando o tempo.

● Conte quando puder suas respirações durante o dia, de 1 até 10.

● Olhe para a chama de uma vela acesa, durante alguns segundos, feche os olhos e lembre da imagem até ela sumir. Abra os olhos, olhe a vela de novo, até ela ficar nítida, durante alguns minutos. Pode fazer este treinamento com uma pintura, um retrato ou uma árvore.


                                Olhe para a chama de uma vela acesa


● Inspire profundamente pelo nariz e encha a parte baixa do aabdômen, até ele se expandir totalmente. Expire pelo nariz. Depois inspire pela boca, expandindo o abdômen e expire pela boca, prestando atenção à entrada e saída do ar dos pulmões.

 

AVALIAÇÃO DE COMO PRATICAR A PLENA ATENÇÃO

 

O objetivo deste teste é avaliar sua prática da Plena Atenção. Depois de responde-lo saberá sua situação e poderá fazer as modificações necessárias para melhorar seu desempenho. Esta é uma avaliação não muito abrangente.

Instruções:

 

Este questionário destinado a avaliar a prática da Plena Atenção tem 15 questões, cada uma com 2 alternativas de respostas. Responda S se a afirmativa ocorrer “sempre ou quase sempre” ou N se ela ocorrer “nunca ou raramente”.  Nele não há respostas “certas” ou “erradas” e o que importa é sua experiência. Leia as questões com atenção e responda sem pressa.

 

Questões:

 

1. Não é importante praticar Plena Atenção nas suas atividades diárias. ___  

2.   Quando você pratica Plena Atenção se preocupa em manter a atenção no presente. 

3.   Quando você está fazendo Plena Atenção e surge uma preocupação em sua mente, você procura resolver logo o problema.___  

4.     Quando você pratica Plena Atenção descreve silenciosamente para si mesma, com as palavras certas, a situação que está vivendo no momento. ___

5.  Quando você se concentra na respiração não deve dirigir  a atenção exclusivamente para ela. ___ 

6. É recomendável que você fique  seu dia pensando nas coisas que gosta ou recordando o passado. ___


7. Você não passa grande parte do dia planejando o que vai fazer no futuro. ___

8.  Quando você abre ou fecha uma porta ou janela usa a mão esquerda, se usa normalmente a direita. ___

9.   Quando você está fazendo uma refeição, não há problema nenhum em conversar com quem está na mesa. ___  

10.  Quando você tem raiva de alguém, gosta de ficar pensando na melhor forma para agredi-lo. ___

 

11.  Quando tomar banho de chuveiro você deve prestar atenção ao passar sabão nas mãos, pés, pernas, corpo e rosto. ___ 

12.  Quando praticar Plena Atenção andando você não deve prestar atenção aos movimentos de cada pé. ___

13.  Ao praticar Plena Atenção sentado você deve prestar atenção ao que vê ou ouve, aos pensamentos, emoções e sensações, sem se fixar nem julgar nada. ___

14. Estabelecer suas metas antes da prática não é importante para

o praticante Plena Atenção.  ____ 

­­15.  Para treinar Plena Atenção “varrendo” o corpo você não deve prestar atenção nas costas e no abdómen. ___

 


Resultado:

  Para saber como está sua Prática de Plena Atenção dê 1 ponto para cada 

resposta positiva (S) nas questões número 2 , 4 , 5, 7, 8, 11 e 13 ; e 1 ponto para 

cada resposta negativa (N) nas questões número 1, 3 , 6, 9, 10, 12, 14 e 15 . Seu 

escore é a soma dos pontos das respostas positivas (S), com a soma dos 

pontos das negativas (N). Um exemplo: se a soma dos seus pontos positivos for 

5 e a dos negativos for 4, seu escore será 9.

 Avaliação do resultado:

Uma pontuação entre 1 e 5 indica que sua prática da Plena Atenção está baixa e que você deve trabalhar para melhorá-la.

 Uma pontuação entre 6 e 10 indica que sua prática da Plena Atenção está média e que você deve melhorá-la.

 A pontuação entre 11 e 15 indica que sua prática da Plena Atenção está em bom nível. Parabéns. Mas procure se aprimorar cada vez mais.

 

 

                  





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