segunda-feira, 13 de março de 2023

E-book 14

 

 

E-book 14

Controlar o Estresse, Prestar Atenção, Cérebro fonte de Felicidade.                   

         P S I C O L O G I A

 
          M O D E R N A

 

                           


 

         Blog emoçaoeatencao@blogspot.com      

  Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos

           2023 - Bahia- Brasil

 

QUEM É O AUTOR

 

Jair de Oliveira Santos é Médico, Professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Graduado em Pedagogia, Especialista em Administração Escolar, Fundador e ex-Diretor da Faculdade Castro Alves, onde foi coordenador do Núcleo de Estudos das Emoções e do Programa de Educação das Emoções.

 Criou o blog emoçaoeatencao@blogspot.com onde publicou 90 Posts, durante 6 anos, que foram divulgado pela Google em 87 países e teve , segundo o site Ranking Data, cerca de 1 milhão e 188 mil acessos anuais. Fez o lançamento do Podcast das Emoções, no citado blog, em 2021.

Pioneiro da Educações das Emoções na Bahia, implantou-a na Faculdade Castro Alves e em vários colégios, com excelentes resultados. Publicou os livros: 1- Educação Emocional- fundamentos e resultados;2- Manuais de Educação Emocional; 3- Educação Emocional na Sala de Aula, e 4-. Educação Emocional: Aspectos Históricos, Fundamentos e Resultados.

Dedicou-se à Educação Médica, foi Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBA e o presidente da Comissão de Currículo. Publicou livros e artigos na Revista da Associação Brasileira de Educação Médica, dentre eles “Educação Médica e Humanismo”, e” Educação Médica- Filosofia, Valores e Ensino”.

 

Dedico este e-book:

In memoriam:

A minha inesquecível esposa falecida, Olívia,

E a meu Pai e minha Mãe.        

A meus filhos:

Jair Filho, César, Telma, Vinicius e Paulo

A meus netos:

Jéssica, Jair Neto, Ana Júlia, Pedro Gabriel, Maria Eduarda , Larissa e Arthur.

                                                         ● ● ●

A todos que nos propiciaram condições e estimularam estudos, pesquisas  e reflexões sobre  a Educação das Emoções.

                                                        ● ● ● 

“Quem conhece aos outros é inteligente

  Quem conhece a si mesmo é sábio “

Lao Tsé – Tao te King, XXXIII   

                                                      ● ● ● 

“Trata a humanidade, na tua própria pessoa ou na de qualquer outra, como um fim em si, nunca apenas como um meio”

 Kant I., “Fundamentação da metafísica dos costumes”, 1786.                           

                                                    ● ● ●

“Não há outro universo, senão o universo humano, o universo da subjetividade humana. É procurando sempre fora de si um fim que o homem se realizará como ser humano”

Sartre,J.P., “O Existencialismo é um humanismo”, 1944

                                                  ● ● ●

“Para criar uma boa vida, não basta lutar por metas  que nos trazem prazer, mas também escolher metas que reduzirão a soma total de entropia no mundo”.

Mihaly Csikszentmihalyi

A Descoberta do Fluxo, 1999.



                     COMUNICADO

A partir de 26-11-22,  o blog emoçaoeatencao@blogspot.com terá nova orientação, para atender á sua vasta clientela de milhões de leitores, conforme avaliação publicada pelo site Ranking Data, abaixo transcrita. Dentro de sua filosofia de trabalho, publicará também e-books gratuitos, que conterão o conteúdo dos posts já publicados, além de novos conteúdos, de modo a constituírem um conjunto integrado de conhecimentos.

Ranking database emoção atenção@blogspot.com, pesquisa.

Imagens de ranking data base emocaoeatencao@blogspot.com                  

 







Gráficos do Ranking                             

 

                              RELAÇÃO DOS CONTEÙDOS DO E-BOOK 14

1.     Capítulo 1 : Autocontrole do Estresse.

2.     Capítulo 2 : Como aprender a Prestar Atenção.

3.     Capítulo 3 : Seu cérebro é fonte de Felicidade 


                                                      

  






                                                                           CAPÍTULO  1 

    AUTOCONTROLE  DO ESTRESSE, RAIVA   E  PREOCUPAÇÃO                         

     Você verá neste capítulo como elaborar um Programa de Autocontrole para lidar com o Estresse, ou Raiva ou Preocupação.

Programa de Autocontrole para lidar com o Estresse

● É impossível você controlar o aparecimento do Estresse, pois ele é uma reação natural do organismo para se adaptar a novas circunstâncias. O que você pode é controlar os efeitos corporais, comportamentais e mentais do estresse, como diminuir a contração muscular, a produção de cortisona ou o medo, praticando a Plena Atenção e outras técnicas (Ver o capítulo “Como fazer o treinamento em Plena Atenção?”).

 

                     Você pode controlar o estresse praticando Plena Atenção. 

       ● O Estresse pode ter origem em seus pensamentos ou em suas emoções e um certo nível dele é benéfico para o organismo e  necessário para responder aos estímulos. Mas se o Estresse for grande ou crônico é maléfico, traz mal-estar e você deve controlar. Reveja os efeitos do estresse no capítulo “Estresse- quais suas causas e efeitos?”.

 


               O Estresse pode ter origem em seus pensamentos ou emoções.

Para fazer um Programa de Autocontrole do Estresse, primeiro você deve estabelecer um compromisso consigo mesmo, depois a meta ou metas a alcançar, as medidas de controle a serem praticadas e como fará a autoavaliação.


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Segue um exemplo:

● Metas a alcançar quando o estresse já está instalado

a- Identificar a presença dos sinais corporais, mentais, emocionais e comportamentais do estrsse.

Dentre os sinais corporais são frequentes os músculos contraídos ou doloridos, coração disparado, falta de ar, dor abdominal, diarreia e necessidade rápida de urinar; dentre os mentais e emocionais estão irritação, ansiedade, preocupações, dificuldades da memória e atenção, inquietação.


                              Um sinal frequente de estresse é falta de ar.

Dentre os comportamentais estão dificuldades para dormir, cansaço fácil, punhos fechados, choro fácil, comer pouco ou demais, beber ou fumar mais que o habitual. Veja mais exemplos dos sinais corporais no capítulo “Causas do Estresse”, na  parte “Queixas da pessoa estressada”.


               Um sinal comportamental do estresse é de dar um murro.

b-  Aplicar as medidas de controle abaixo relacionadas.

 ● Medidas relacionadas com o Pensamento

 ▪ Identificar gatilhos para seu Estresse e ver como pode atuar sobre eles. Por exemplo, observar se ele aparece quando tem preocupações, é contrariado, agredido, humilhado, sofre pressão para resolver problemas, tem dificuldades de dinheiro, brigas de família, problemas de saúde, problemas sérios no trabalho, recebe notícias muito desagradáveis, etc.                                     

                         Um gatilho do estresse é a falta de dinheiro.

▪ Identificar em seu corpo sinais que anunciam a chegada do Estresse, como músculos contraídos, esfregar uma mão na outra, balançar as pernas, bater os pés no chão, os dedos na mesa, irritação, ficar ansioso ou apressado.

 

                                   A pressa é um sinal do estresse.

 ● Medidas Comportamentais

       Faça imediatamente quando sentir os músculos contraídos, dores nos quadris e nos ombros, coração disparado, falta de ar e outros sintomas:

 


                                         Respirar Profundamente


◘ Relaxamento muscular ;

◘ respirar profundamente pelo menos 5 vezes;

 ◘ inspirar profundamente e durante a expiração mandar um sorriso para suas pernas, braços e corpo todo;

◘ contar lentamente de 1 até 10 antes de falar, se estiver numa discussão;

◘ dizer a si mesmo “fique calmo” diversas vezes. Procure se controlar;

◘ se possível, peça licença à pessoa que lhe estressa e se afaste.

  Passada a fase aguda do estresse, pratique as ações comportamentais seguintes para controlá-lo:

  Pratique Plena Atenção (Ver “COMO FAZER O TREINAMENTO EM PLENA ATENÇÃO?”).


A Plena atenção ajuda a controlar o estresse.

◘ Pratique Relaxamento Muscular regularmente. Durante suas atividades diárias, de hora em hora, sente-se numa cadeira ou poltrona e faça relaxamento durante 5 ou 10 minutos.



                      Pratique Relaxamento Muscular para ajudar a neutralizar o estresse.

 ◘ Pratique a Respiração Profunda que relaxa o corpo e acalma a mente, ou Yoga, Tai Chi ou qualquer forma de Meditação.

 

                       Pratique a Respiração Profunda para ajudar a controlar o estresse.

  ◘ Pratique Exercícios Físicos pois eles são amortecedores do estresse.

 


◘ Se for crente faça uma oração para pedir ajuda e tirar a atenção do estresse. 

                                                              Faça uma oração.

◘ Pratique EFT (tapinhas na cabeça e rosto), para ajudar a neutralizar os efeitos do Estresse.(Veja "Como lidar com o Medo", de 27-1-17)


 Divida seus problemas complicados com pessoas de sua confiança, como se fosse um cortador de lenha.

 ◘ Evite tentar controlar as coisas que não tem poder sobre elas

 ◘ Tenha Autocompaixão e seja mais tolerante consigo mesmo. Aceite mais seus erros, defeitos, insucessos e fracassos, sem críticas autodestrutivas. Seja mais delicado e compreensivo consigo mesmo, encarando seus erros e fracassos com mais tolerância. 

                                                    Tenha Autocompaixão

● Medidas Ambientais

  ◘ Dê uma boa caminhada e relaxe.

 ◘ Faça algo que lhe dê prazer e bem-estar, como ler um livro, ver um filme ou conversar com alguém que goste.

           ● Auto-avaliação

Avaliar se os objetivos foram atingidos e se as medidas foram eficazes. Se não foram devem ser mudadas.

OUTRAS MEDIDAS

● Coma apenas o suficiente.

         Use álcool moderadamente (melhor não beber).

         ● Use o fumo moderadamente (melhor não fumar)

         ● Fique longe das drogas: maconha, cocaína, crack e semelhantes.

 

        ● Enfrente os problemas geradores do estresse senão eles vão piorar. Dedique algum tempo aos problemas, em horas destinadas a isto, para analisar e tentar resolver questões pessoais, da família e do trabalho.

     ● Evite entrar em atritos com outras pessoas pois eles causam estresse.

Evite discutir com outras pessoas.

● Tenha autocompaixão e seja mais tolerante consigo mesmo. Aceite mais seus erros, defeitos, insucessos e fracassos, sem fazer críticas autodestrutivas. Seja mais gentil e compreensivo consigo mesmo, vendo seus erros e fracassos com bondade.

Programa    de Autocontrole da Raiva 

 A Raiva é uma emoção traiçoeira e você deve estar atento para não ser surpreendido a qualquer hora e perder o controle. Para fazer um Programa de Autocontrole da Raiva, primeiro estabeleça um compromisso consigo mesmo, a meta a alcançar, as medidas de controle que serão praticadas e a autoavaliação.

 Segue um exemplo:

  ◘ Estabeleça a meta e sua duração.

 Considere ao estabelecer a meta que a Raiva pode ser desencadeada por um estímulo externo, como uma agressão física ou verbal, ou por seu pensamento. Em ambos os casos a duração do controle deve durar o tempo necessário para você controlar a raiva.

 ◘ Medidas relacionadas com o pensamento.

  Vigiar permanentemente a mente para perceber quando a Raiva começa, o que geralmente ocorre de modo repentino. Mas ela pode se instalar aos poucos, começar com uma irritação e ir crescendo. Para evitar que ela cresça desvie sua atenção para outras coisas, para não transferir a energia da atenção, senão a raiva aumenta e fica mais difícil lidar com ela. Você pode se descontrolar e fazer coisas que se arrependerá depois, como gritar, xingar e agredir o outro.

  Pense em coisas agradáveis. Vai ser uma luta, você desviando a atenção para um pensamento agradável e a raiva puxando-a de volta. Continue até vencer porque a Raiva tem uma duração que varia geralmente de minutos a horas. Não se entregue.

      Não se engane pensando que nunca mais terá Raiva, porque ela faz parte de sua genética. Você nasce com ela, como nasce com outras emoções, e ela sempre voltará, dirigida para outros objetos. Por isto vigie sempre sua mente.

        A Raiva é uma reação natural do organismo e sempre voltará.

         ◘ Medidas ambientais

 ▪ Se você está numa reunião conflituosa, fique atento a seus pensamentos e a seu corpo. Veja se aparecem pensamentos raivosos ou reações corporais que anunciam a chegada da raiva, como músculos contraídos, esfregar as mãos, balançar as pernas, irritação, ficar ansioso ou apressado.  Se ocorrer isto mude de ambiente.

 


 Numa reunião conflituosa fique atento a seus pensamentos e a seu corpo.

 Saia do local e tente substituir os pensamentos raivosos por outros agradáveis. Não reaja com violência pois vai piorar a situação. Quando sentir que está perto de explodir mude de ambiente.

 ◘ Medidas comportamentais

 ▪ Numa reunião tensa, você pode sair da sala e ir ao sanitário,  contando quantas vezes pisa no chão para desviar sua atenção ou contando suas respirações. Faça diversas respirações profundasdurante alguns minutos, até a raiva diminuir. Quando se acalmar volte.

▪ Não reaja fisicamente às provocações de um raivoso, pois a raiva dele aumentará. Não entre na raiva do outro. Mesmo se for insultado tente se controlar, pois uma reação sua pode piorar a situação e você pode ser agredido fisicamente. Deixe para conversar com o outro quando ele estiver calmo, pois o raivoso não enxerga as coisas com clareza.

          Não reaja às provocações de um raivoso, pois piora a situação.

     ● Autoavaliação do programa

          Nela você saberá se os objetivos foram atingidos e se não conseguiu mude as medidas praticadas.

▪ Para saber se você se acalmou, veja se os sinais corporais e mentais da raiva desapareceram (irritação, pensamentos agressivos, desejo de gritar, expulsar e bater).

▪ Faça um teste para ver se está calmo mesmo: lembre da situação raivosa e observe se os sinais corporais e mentais da Raiva aparecem de novo. Se voltarem, recomece o controle. Quando estiver calmo de verdade, elogie a si mesmo e se recompense fazendo algo que gosta.


Para saber se você se acalmou veja se desapareceram os sinais da raiva.

 

Programa de Autocontrole da Preocupação

      Na elaboração de um Programa de Autocontrole da Preocupação considere que existem dois tipos de problemas: os que tem solução e o que não têm solução. Se o problema não tem solução, não se preocupe com ele, pois não poderá resolvê-lo.

 Preocupe-se apenas com o problema que tem solução, mas primeiro verifique se ele é real ou criado por você. Avalie bem, usando seu bom senso ou peça conselho a amigos e familiares. Caso ele seja real tome como desafio encontrar sua solução e enfrente-o com os recursos disponíveis. 

 


                       Preocupe-se apenas com os problemas reais que tenham solução.

 

Quando uma preocupação é real e decorre da existência de um problema concreto, não pense que você vai se livrar dela num passe de mágica. Às vezes a tarefa não é fácil, exige tempo e grande esforço. Felizmente, na maioria das vezes as preocupações não são reais e são criadas por nós.

 Um Programa de Autocontrole da Preocupação deve ter o compromisso, a meta a atingir, as medidas de controle e a autoavaliação.

 ● Meta: controlar uma preocupação, que você estabelece qual é.

 ● Medidas de controle do pensamento

 ▪ A primeira é vigiar permanentemente a mente para detectar o aparecimento da preocupação desde seu início.

 ▪ Identificar a natureza da preocupação:  se ela resulta de uma ameaça ou de um desafio, se a questão é financeira, familiar, sentimental, referente ao trabalho ou ao relacionamento social.

 ▪ Não deixar a preocupação crescer. Ela é acompanhada de pensamentos negativos cada vez piores, que vão aumentando, junto com o medo, que pode lhe desequilibrar. Se os pensamentos negativos aumentarem muito, repita diversas vezes em silêncio: “devo ter calma”, “devo ter calma”.

 ▪ Contradizer logicamente a preocupação. Veja em quais fatos  ela se baseia, analise-os friamente e veja quais são suas evidências. Se você analisar as preocupações que teve ultimamente, com certeza verá que muitas delas não deveriam existir e que tudo acabou bem.                                  

▪ Tirar a atenção da preocupação e pensar em coisas agradáveis. É uma luta em que você leva a atenção para um pensamento agradável e a preocupação puxa-a de volta. Insista que terminará vencendo, pois a energia da preocupação se esgota dentro de algum tempo.

 ▪ Não pensar em assuntos relacionados com a preocupação. Isto pode reativar o processo e começar tudo de novo.

  ● Medidas de controle comportamental

 ▪ Concentrar-se na entrada e saída do ar dos pulmões durante alguns minutos, até esquecer da preocupação, pois assim você desvia sua atenção.

  ▪ Sentar em uma cadeira ou poltrona e praticar relaxamento muscular, desviando a atenção da preocupação.

▪ Praticar Plena Atenção fazendo a “varredura” do corpo durante 5 a 10 minutos. Esta técnica está descrita em COMO FAZER O TREINAMENTO EM PLENA ATENÇÃO?”.

 ● Autoavaliação -

 Você deve fazer para verificar se conseguiu se livrar da preocupação. Caso não tenha se livrado, insista e não desista. Mude as medidas utilizadas para outras mais adequadas. Continue até alcançar a meta. Quando se livrar da preocupação, faça um elogio a si mesmo e se recompense fazendo algo que goste. 

 RESUMO:

 1. Para fazer um Programa de Autocontrole do Estresse, estabeleça um compromisso consigo mesmo, depois as metas a alcançar, as medidas de controle que serão praticadas e como fará a autoavaliação. Um exemplo de meta a alcançar é identificar em seu corpo os sinais corporais, mentais, emocionais e comportamentais do estresse e depois aplicar as medidas de controle seguintes.

 2. Medidas relacionadas com o Pensamento: identificar gatilhos para seu estresse e ver como pode atuar neles; identificar em seu corpo sinais que anunciam a chegada do estresse.

Medidas Comportamentais: Quando sentir os músculos contraídos e outros sinais faça imediatamente relaxamento muscular, respire profundamente, respire mandando um sorriso para seu corpo, conte mentalmente, lentamente, de 1 até 10 e diga a si mesmo “fique calmo” diversas vezes.

 3.  Passada a fase aguda do estresse pratique as ações comportamentais seguintes: Plena Atenção, Relaxamento Muscular, Respiração Profunda, ou Yoga, Tai Chi ou qualquer Meditação, pratique Exercícios Físicos, faça uma oração, EFT (tapinhas na cabeça e rosto), não faça as coisas com pressa, evite situações estressantes, não tente controlar o que não pode e tenha Autocompaixão.

 4. Outras medidas que devem ser praticadas: evite comer muito, abusar do álcool e do fumo, usar drogas, fugir dos problemas geradores do estresse, entrar em atrito com outras pessoas. Procure comer todo dia frutas, verduras e legumes, evite ser perfeito em tudo que faz e divagar sobre assuntos desagradáveis.

 5. Medidas Ambientais adequadas: dê uma boa caminhada e relaxe; faça algo que lhe dê prazer, como ler um livro, ver um filme ou conversar com uma pessoa que goste. Faça uma Autoavaliação para ver se os objetivos foram atingidos e se não foram as medidas devem ser mudadas.

 6. Para fazer um Programa de Autocontrole da Raiva, primeiro estabeleça a meta e sua duração. Depois pratique medidas relacionadas com o pensamento: vigiar permanentemente a mente para ver quando a Raiva começa. Se ela se instalar aos poucos, evite que cresça desviando sua atenção e levando-a para outra coisa; pense em coisas agradáveis.

 7. Se você sentir os sinais corporais e mentais da raiva, mude de ambiente se for possível, principalmente se sentir que está para explodir. Pratique medidas comportamentais como prestar atenção a suas respirações ou fazer diversas respirações profundas, durante alguns minutos, até a raiva diminuir ou desaparecer. Não reaja às agressões de um raivoso e não entre na raiva dele. Deixe para conversar quando ele estiver calmo. Faça uma Autoavaliação para ver se sua meta foi atingida. Se não foi mude as medidas adotadas.

 8. Para fazer um Programa de Autocontrole da Preocupação, primeiro veja se ela é real e se o problema tem solução. Depois estabeleça sua meta, que é controlar a preocupação. A primeira medida de controle do pensamento é vigiar a mente para detectar o aparecimento da preocupação desde o início. Depois identificar se ela resulta de uma ameaça ou de um desafio e se ela é financeira, familiar, sentimental, referente ao trabalho ou ao relacionamento social.

 9. Não deixe a preocupação crescer. Se os pensamentos negativos aumentarem muito, repita para si mesmo: “devo ter calma”, “devo ter calma”. Contradiga logicamente a preocupação analisando as evidências em que ela se baseia. Tire a atenção dela e pense em coisas agradáveis. Depois de controlá-la, não pense em assuntos ligados a ela, pois ela pode voltar.

 10. Pratique as seguintes medidas de controle comportamental: concentre-se na entrada e saída do ar dos pulmões durante alguns minutos; sente em uma cadeira ou poltrona e pratique relaxamento muscular; pratique Plena Atenção. Faça  Autoavaliação para ver se conseguiu se livrar da preocupação. Caso contrário, mude as medidas para outras mais adequadas.

 Compartilhe e divulgue este E-book para termos pessoas mais felizes, tranquilas e um mundo melhor!

 

     REFERÊNCIAS E LINKS

 1. E-book  ESTRESSE - COMO AVALIAR E LIDAR.

2. E-book  RAIVA - COMO CONTROLAR?

3. E-book  COMO LIDAR COM O MEDO?

4. E-book COMO FAZER O TREINAMENTO EM PLENA ATENÇÃO?






                                CAPÍTULO 2

         COMO APRENDER A PRESTAR ATENÇÃO


     Você verá neste capítulo como fazer um Programa de Autocontrole para adquirir o hábito de Prestar Atenção treinando a Atenção Concentrada ou a Atenção Alternada, sendo que a última pode ser treinada de diversas maneiras. Verá também como fazer um Programa de Autocontrole para a Percepção de Experiências Positivas durante seu dia a dia.

                                                            ♦♦♦

 Como criar o hábito de Prestar Atenção?

 Se você quiser criar o hábito de Prestar Atenção, primeiro deve desenvolver a atitude e o desejo de querer prestar atenção. Depois praticar seu autocontrole prestando atenção ao que faz, pensa, vê, ouve, sente, a suas emoções, sentimentos e desejos. Mas um programa só dará bons resultados se for repetido durante o tempo necessário para que se transforme num hábito o ato de prestar atenção.

Um Programa de Autocontrole para aprender a Prestar Atenção pode ser dirigido para a Atenção Concentrada em num objeto ou para a Atenção Alternada, em que você presta atenção a diversos objetos, em sequência.

 

Na Atenção Concentrada você foca a atenção em só um objeto.

 


                          Na Atenção Alternada você presta atenção a um objeto em movimento.

 Para treinar a Atenção Alternada você pode utilizar a Atenção Alerta, que é aberta para qualquer acontecimento; fazendo a varredura de seu corpo; prestando atenção a suas atividades diárias ou andando.

 Você pode começar uma sessão utilizando a atenção concentrada ( na respiração), passar para a atenção de mente alerta (aberta a diversos acontecimentos), depois para a varredura do corpo. Cada parte deve ter sua duração previamente estabelecida.

 Programa de Autocontrole para Prestar Atenção Concentrada

Para fazer um Programa de Autocontrole para Prestar Atenção Concentrada, primeiro estabeleça um compromisso consigo mesmo, depois a meta a ser atingida, as medidas a serem praticadas e como fará a autoavaliação.

Seguem exemplos:

● Meta 1: Concentrar a atenção na respiração durante 3 minutos seguidos e depois aumentar para 5, 10 e 15 minutos. 

Uma meta pode ser a concentração na respiração.

  Meta 2: Prestar atenção ao movimento das palhas de um coqueiro durante 3 minutos e aumentar para 5, 10 e 15 ou mais minutos.

 

           Concentrar a atenção no movimento das palhas de um coqueiro.


● Meta 3: Prestar atenção ao som de um violino, piano, ou qualquer instrumento musical tocando em uma música, durante 3 minutos e aumentar progressivamente.


                     Concentrar a atenção no som de um violino


 ● Meta 4: Prestar atenção ao movimento das ondas do mar ou ao barulho delas durante 3 minutos e aumentar progressivamente.

Prestar atenção ao movimento das ondas do mar ou ao barulho delas

● Medidas relacionadas com o Pensamento:


                    Ficar alerta para impedir que qualquer coisa  entre na mente.

Durante a concentração impeça pensamentos e emoções na mente.

● Medidas comportamentais:

▪ Contar de 1 até 10 o número de inspirações efetuadas. Repetir a contagem, sem passar de 10, para não se atrapalhar.

 


Conte de 1 a 10 as inspirações que faz.

 

▪ Sente numa cadeira ou poltrona, ou recoste em um sofá e faça relaxamento, para aumentar a concentração.

 ● Meta 5: Prestar atenção à chama de uma vela acesa.

● Medidas relacionadas com o Pensamento:

▪ Ficar alerta para impedir que pensamento, emoção, sentimento ou desejo entre na mente.

 

Medidas comportamentais:

Olhe para a chama de uma vela acesa, durante alguns segundos. Feche os olhos e lembre da imagem até ela desaparecer.  Quando isto ocorrer, olhe a vela de novo durante alguns segundos. Depois feche os olhos e lembre a imagem até ela apagar. Repita algumas vezes.  Você pode mudar a vela por uma pintura, retrato ou qualquer objeto fixo.

 Autoavaliação - estabeleça as datas da autoavaliação do programa. Se as medidas não atingiram os objetivos, mude-as.

 Como fazer um Programa de Autocontrole para Prestar Atenção Alternada?

 Para fazer um Programa de Autocontrole para Prestar Atenção Alternada, primeiro estabeleça um compromisso consigo mesmo, depois a meta a atingir, as medidas a serem praticadas e a autoavaliação.

Seguem alguns exemplos:

Meta 1: PRATICAR PLENA ATENÇÃO DIRIGINDO A ATENÇÃO PARA EVENTOS QUE SURGEM NA MENTE.

A duração fica a seu critério. Pode começar com 5 minutos sem interrupção e passar gradativamente para 10, 20, 30 e 45 minutos por dia. Isto 5 dias na semana, 1 vez ao dia.  Você não deve se fixar a nenhum objeto e deixar que eles entrem e saiam livremente da mente.

Na Plena Atenção a atenção passa de um objeto para outro que surge na mente, sem se fixar a nenhum.

● Medidas relacionadas com o Pensamento:

▪ Ficar alerta para impedir que qualquer pensamento, emoção, sentimento ou desejo penetre na mente. Não permitir que ela se fixe em qualquer objeto ou faça qualquer julgamento.

 ● Medidas comportamentais:

▪ Sente-se em uma cadeira, apoie os pés no chão, a coluna ereta, os braços descansando nas coxas, os olhos fechados ou semi-abertos, relaxado, num local tranquilo, sem ser incomodado. Sempre na mesma hora e local. Pode ser recostado em um sofá ou deitado na cama.

  Preste atenção ao que pensa, vê ou ouve, às emoções e sensações, mas não se fixe em nada. Deixe cada objeto chegar e sair da mente livbremente. Não julgue se nada é bom ou ruim, agradável ou desagradável. Aceite todos os objetos igualmente. Não pense no passado nem no futuro.

▪ Sinta o ar entrar e sair nos pulmões, mas não se fixe nas respirações. Poderá sentir peso nas pernas ou braços, ouvir o barulho de um carro ou outros sons, lembrar-se de um fato agradável, de um filme que viu. Não se fixe em nada.

Sinta o ar entrar e sair nos pulmões, sem se fixar nas respirações.

 ● Autoavaliação - estabeleça as datas da avaliação do programa.

META 2: PRATICAR PLENA ATENÇÃO COM VARREDURA DO CORPO.

Estabeleça uma metaA duração fica a seu critério. Pode ser fazer a “varredura” do corpo, durante 5,10, 20 ou mais minutos.

 ● Medidas relacionadas com o Pensamento e Comportamentos

▪ Deite-se numa cama ou recoste numa poltrona. Feche os olhos e dirija a atenção para o corpo. Respire naturalmente e relaxe.

▪ Preste atenção ao primeiro dedo do pé esquerdo e passe lentamente, para os outros dedos. Depois para o dorso do pé e para a planta do pé. Siga para a perna e coxa esquerda. Poderá sentir peso, formigamento, dormência ou calor. 

▪ Da coxa esquerda vá para o pé direito e repita tudo que fez no esquerdo. Depois vá para o abdômen, nádegas, costas e ombro esquerdo. Desça pelo braço esquerdo até os dedos da mão esquerda, passe para a direita e então suba pelo antebraço, cotovelo, braço e ombro direitos. Siga para o pescoço e garganta.

▪ Na cabeça, comece pela testa e vá para os olhos, nariz, orelhas, mandíbula, queixo, lábios superior e inferior, gengivas e língua. Sinta sua boca salivar.  Dirija a respiração para o lugar do corpo em que estiver com a atenção. Sinta a respiração atravessar o corpo, da cabeça aos pés. O trajeto pode ser feito de modo inverso.

 ● Autoavaliação - estabeleça as datas da avaliação do programa.

  META 3: PRATICAR PLENA ATENÇÃO NAS ATIVIDADES DIÁRIAS, durante o dia a dia.

 Medidas relacionadas com o Pensamento

 ▪ Em silêncio, diga a si mesmo o que estiver fazendo no momento. Quando se enxugar depois do banho, diga: “estou enxugando o rosto”; “o pescoço”, etc. Faça o mesmo em todas atividades praticadas no dia.

 Medidas relacionadas com o Comportamento

▪ Ao tomar banho, preste atenção ao passar sabão no corpo e quando tirá-lo.

▪ Ao lavar as mãos ou o rosto, fazer a barba ou escovar dentes, preste atenção a seus movimentos. Se usa normalmente a mão direita, use a esquerda. Se for canhoto, use a direita. Isto exige mais atenção.

 ▪ Ao pentear ou escovar o cabelo, preste atenção aos movimentos que faz e sinta a escova no couro cabeludo.

 ▪ Quando comer, preste atenção ao alimento. Mastigue-o bem. Sinta seu cheiro e seu gosto. Se beber café, chá ou suco, primeiro sinta o cheiro deles e depois o gosto.

 

Quando comer preste atenção ao cheiro e gosto do alimento.

 Se for tomar café ou chá, primeiro sinta o cheiro e depois o gosto.



Use a mão esquerda ao abrir ou fechar uma porta ou janela, ou ao pegar qualquer objeto, se usar habitualmente a direita. Ou a mão direita, se for canhoto.

Autoavaliação -

Estabeleça as datas da avaliação do programa.

 ● META 4: PRATICAR PLENA ATENÇÃO ANDANDO.

 Primeiro estabeleça onde vai andar e se a caminhada é rápida ou devagar. A duração fica a seu critério, se é de 30 minutos ou mais. Mantenha o ritmo constante.


 
Quando caminhar estabeleça o trajeto e se a caminhada é lenta ou rápida.

  

 ● Medidas relacionadas com o Pensamento e  Comportamento


Ande com os olhos abertos e preste atenção às árvores, casas,  pássaros, nuvens, azul do céu, barulhos, cheiros, etc.

         Quando andar preste atenção a tudo que está em sua volta.

▪ Preste atenção aos movimentos de seus pés. Conte suas passadas, de 1 a 4, enchendo os pulmões de ar. Então prenda o ar, conte duas passadas. Aí solte o ar contando de 1 até 4.  

▪ Na expiração sorria e mande o sorriso para suas pernas. Repita durante alguns minutos, sempre sorrindo.

 Autoavaliação - estabeleça as datas da avaliação do programa.


 Como fazer um Programa de Autocontrole para Incorporação de uma Experiência Positiva

Experiências Positivas são as que trazem bem-estar e satisfação. São exemplos ver um lindo por de sol, ouvir uma música agradável, receber ou dar um toque numa pessoa amada, sentir um perfume agradável ou comer uma comida gostosa. Outros exemplos são ter alegria, contentamento, generosidade, compaixão, gratidão, perdão, entusiasmo, otimismo, relaxamento, além de experiências ligadas aos pensamentos, divagações, expectativas do futuro, recordações,  sentimentos e emoções positivas, andar, respirar e correr.

 Meta a alcançar: a meta dependerá do tipo de experiência que você vai prestar atenção. Consideraremos a meta prestar atenção à experiência positiva de uma refeição:

  Medidas relacionadas com o Pensamento:

  Primeiro você deve concentrar sua atenção no alimento que vai comer, não permitindo que entre na mente qualquer pensamento, emoção, sentimento ou desejo. Preste atenção aos alimentos que você coloca no prato: a carne de boi, frango ou peixe, macarrão, arroz, feijão, alface, couve- flor, brócolis, tomate, pimentão, cenoura, vagem ou outros alimentos.


               
Preste atenção aos alimentos que você coloca no prato.

 ● Medidas comportamentais:

▪ Coloque cada alimento de uma vez na boca e mastigue-o lentamente, sentindo seu sabor e comparando-o com os outros. Numa escala de 0 a 10, dê nota ao sabor de cada alimento, do menos ao mais  gostoso. Para apreciar melhor o sabor dos alimentos feche os olhos.  Se você toma um líquido na refeição, preste atenção a seu sabor.

▪ Evite conversar durante a refeição. Nunca pense em nada quando estiver comendo. Preste atenção aos alimentos.

 

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REFERÊNCIAS E LINKS

 

1.Capítulo COMO FAZER O TREINAMENTO EM PLENA ATENÇÃO?

2.Capítulo– COMO TREINAR SEU AUTOCONTROLE?

  

 

 

 

 

 

 

                                               CAPÍTULO 3

                         SEU CÈREBRO É FONTE DE FELICIDADE


Neste capítulo você verá que seu Cérebro pode ser uma fonte de felicidade. Para isto você deve incorporar a ele experiências positivas agradáveis vividas em seu dia a dia, em vez de experiências negativas desagradáveis. Fazendo isto você pode ser uma pessoa mais feliz, mais alegre, mais satisfeita com a vida, com mais autoconfiança e autoestima. Verá também um método para incorporar coisas positivas em seu cérebro e como diferenciar o modo receptivo do funcionamento cerebral do seu modo reativo.

                                                              

Incorporar experiências positivas no cérebro é fonte de Felicidade?           Seu cérebro tem áreas onde fica a memória, que estão localizadas em diversas regiões: no hipocampo e nos lobos frontal, temporal e parietal. Nelas você guarda as lembranças de experiências positivas, boas, agradáveis, e as lembranças negativas, desagradáveis.

 



No hipocampo você guarda lembranças das experiências agradáveis e desagradáveis.

 Você pode lembrar suas experiências positivas quando quiser, trazendo à mente satisfação e bem-estar, segundo Hanson. Seu cérebro é como um banco que você guarda as lembranças das experiências vividas e quanto mais experiências positivas você guardar  melhor, pois terá uma reserva maior para usar quando precisar.  (Hanson, O cérebro e a felicidade: Como treinar sua mente para atrair serenidade, amor e autoconfiança, WMF Martins Fontes. Edição do Kindle).

 Mas como você guarda também experiências negativas na mente, que podem aflorar a qualquer hora e produzir efeitos negativos, para ter mais equilíbrio mental você deve guardar na memória mais experiências positivas do que negativas. O ser humano infelizmente se lembra mais das coisas desagradáveis que viveu do que das agradáveis, por questões genéticas ligadas à sua sobrevivência.

Transformar seu cérebro em uma fonte de felicidade só depende de você. Mas não pense que sua vida mudará num passe de mágica e você passará a viver de uma hora para outra num mundo de bem-estar e satisfação. Você só mudará sua vida com muito trabalho, disciplina e persistência. Depois de algum tempo poderá desfrutar de mais momentos felizes.

Como incorporar experiências positivas no cérebro?

 Para incorporar experiências positivas a seu cérebro é fundamental você prestar atenção ao que ocorre, para perceber o momento em que surgem as experiências e identificar as que lhe dão bem-estar e satisfação. Você deve ter sensibilidade para elas, apreciá-las, valorizá-las e fazer a incorporação em seu cérebro.


Preste atenção aos momentos em que ocorrem coisas boas em sua vida.

 

Mas deve também identificar as experiências negativas e evitá-las. Quanto menor a quantidade de situações violentas ou desagradáveis que você presenciar melhor, tanto na vida real quanto na televisão, filmes, etc. Isto não significa que você deva dar as costas ao sofrimento dos outros e deixar de ajudá-los praticando solidariedade e compaixão.

Evite presenciar experiências negativas, mas pratique a compaixão. Desta forma você guardará muitas lembranças boas, positivas, na memória e poderá recorrer a elas para restabelecer seu bem-estar, quando tiver que lidar com o estresse e o sofrimento.

Estas lembranças são o “dinheiro” do banco de lembranças da memória: se você tiver “dinheiro” guardado, mais lembranças guardadas, poderá sacar quando tiver necessidade. Se não tiver lembranças guardadas não poderá recordá-las.

 O que é incorporar o que é bom?

 Incorporar o que é bom é prestar atenção a uma experiência positiva, percebê-la, apreciá-la, absorvê-la, apropriar-se e desfrutar dela. Por exemplo, apreciar a beleza de uma paisagem ou de um quadro, o prazer de um banho de mar ou de comer uma fruta. Para incorporar uma experiência positiva o primeiro passo é prestar atenção a ela e o segundo é fazer sua absorção.

             


      
Você pode incorporar a experiência positiva de apreciar um por de Sol.

 

Absorver uma experiência positiva é tomar conhecimento e apropriar-se dela, integrando-a a seu Eu. Como a absorção de uma experiência varia de pessoa para pessoa descubra seu modo. Analise sempre a experiência para perceber suas características e detalhes. Na imagem abaixo do por de sol veja a variação da tonalidade das nuvens mais próximas e mais distantes do sol, a variação do brilho da luz se refletindo no mar, ora em tons mais claros e ora em tons mais escuros.

Você deve analisar os detalhes da experiência a ser absorvida.

 Para Hanson, incorporar o que é bom é ativar uma experiência positiva e instalar no cérebro.  As seguintes experiências positivas cotidianas você pode absorver: apreciar o sabor de uma fruta, suco ou comida, o som de uma música agradável,  ou experiências  mentais como sentir-se calmo, sentir-se aceito ou realizado, sentir-se esperançoso, grato a alguém, etc. https://books.google.com.br/books/about/O_c%C3%A9rebro_e_a_felicidade.html?id=SVNjCgAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y}).


Para absorver a experiência positiva de tomar banho de mar, você deve estar atento a seus detalhes: sentir o sol aquecer o corpo e o vento acariciar o rosto, apreciar o azul do céu, ouvir o barulho do mar batendo nas pedras ou se espalhando na areia, acompanhar o voo dos pássaros. É se entregar a tudo e deixar que seu corpo e sua mente sejam penetrados. É sentir o vento no rosto, pisar na areia fofa e mergulhar na água fria.

                     

Absorva a experiência positiva de tomar banho de mar.

Outro exemplo de absorção de experiência positiva é a de comer uma manga (ou qualquer fruta). Primeiro preste atenção à fruta, a sua cor e seu cheiro, depois mastigue-a atento a seu sabor, se é ácido, ou doce, se está bem madura ou um pouco dura. Feche os olhos se quiser.

 

 


                   Incorpore a experiência positiva de saborear uma maçã.

 

Durante a incorporação você aguça a atenção e percepção e quando se concentra no prazer da experiência o percebe com maior intensidade. Isto facilita tanto a memorização quanto absorção da experiência. Para aumentar mais a incorporação tire uma foto mental da experiência para recordá-la com mais nitidez e prolongar seu prazer.

Habitue-se a dar notas a suas experiências positivas: avalie a intensidade do prazer que ela lhe dá, e dê uma nota entre 0 a 10, que corresponde ao prazer máximo. Zero corresponde à ausência de prazer e o cinco (5) ao prazer intermediário. Quando apreciar uma experiência avalie a intensidade do prazer que tem.

Para avaliar melhor uma experiência observe seus detalhes. No almoço dê nota ao sabor de cada alimento: por exemplo, dê 10 à carne, 8 ao peixe, 5 ao arroz, 6 ao feijão, 8 ao tomate, 6, à alface, etc. Assim você presta mais atenção a cada alimento e facilita a incorporação da experiência.

        Na hora do almoço dê notas aos sabores dos alimentos, entre 0 e 10.

Para reforçar a incorporação você pode compartilhar suas experiências positivas com outras pessoas, conversando com elas sobre sua satisfação com qualquer coisa ou ao ver uma peça de teatro, um filme ou um show.

Qual a relação entre Incorporação Cerebral e Neuroplasticidade?

 Segundo Schwartzman (2005), o ser humano tem a capacidade de promover mudanças na estrutura e funcionamento de seu cérebro. A neuroplasticidade é a capacidade que tem o cérebro de se modificar em resposta a estímulos produzidos por seus comportamentos, pensamentos e emoções ou do ambiente. A incorporação de experiências no cérebro é baseada na Neuroplasticidade. A Neuroplasticidade Autodirigida é aquela gerada pela incorporação de experiências causadas pelos pensamentos, emoções, sentimentos ou comportamentos da pessoa

 Graças à Neuroplasticidade o cérebro pode ser regenerado através da atividade mental que modifica sua forma e estrutura. Estudos recentes demonstram que os cérebros das pessoas mais idosas podem não se degenerar e se conservarem se forem promovidas atividades adequadas com frequência. A neuroplasticidade molda o cérebro utilizando a atividade da mente e é usada no tratamento de diversas doenças.

 Segundo Goldberg, pesquisas realizadas em março de 2000 por pesquisadores da Universidade de Londres descobriram que os taxistas londrinos tinham o hipocampo mais desenvolvido que o de outras pessoas, porque suas memórias eram muito exercitadas a cada dia nas suas ruas e caminhos. Eles aumentaram assim suas capacidades para memorizar, em vez de diminuírem com a idade, pois sempre prestavam atenção às  ruas que passavam.

 Em 2002 cientistas alemães descobriram a mesma coisa em uma área do cérebro dos músicos, que é importante para o processamento musical. Em 2004 os mesmos resultados tiveram pesquisadores do Instituto de Neurologia de Londres, ao estudarem uma estrutura do cérebro de pessoas que falavam duas línguas, a circunvolução angular esquerda. https://office.com/getword).

 Para aprender a mudar seu cérebro você deve concentrar a atenção em suas experiências, porque a atenção influencia a forma como o cérebro responde ao   observado. As mudanças que a neuroplasticidade promove no cérebro foram observadas por diversos pesquisadores através da ressonância magnética (Schwartzman, “The Mind and the Brain”, http://www.vision.org/visionmedia/interviews/jeffrey-schwartz-brain-research/295.aspx.

Como praticar a Incorporação Cerebral?

Apresentaremos um método para fazer a incorporação cerebral com três etapas: a primeira é você querer prestar atenção às coisas boas, a segunda é você incorporá-las em sua memória e a terceira é você habituar-se a lembrar-se delas.

♦ Primeira etapa: você deve querer prestar atenção a suas experiências boas. Para isto deve desenvolver o costume de ficar atento a tudo que ocorre em sua vida, pois a atenção é o ponto de apoio de sua atividade mental.

♦ Segunda etapa: nela você deve querer incorporar na memória as coisas boas observadas, e se esforçar para incorporá-las.

♦ Terceira etapa: você deve criar o hábito de lembrar-se das coisas boas que memorizou, treinando bastante para que isto ocorra.

 ♦ Depois de praticar durante algum tempo você vai automaticamente prestar atenção às coisas boas, incorporá-las e lembrar delas, sem nenhum esforço. O tempo que leva para você criar o hábito varia de pessoa para pessoa, segundo Hanson (O cérebro e a felicidade: Como treinar sua mente para atrair serenidade, amor e autoconfiança, WMF Martins Fontes. Edição do Kindle). Veremos detalhes do método nos posts seguintes.

 O que é uma Experiência?

A experiência é o conhecimento adquirido com a prática. Ocorre junto com uma emoção e pode ser agradável, desagradável ou neutra ( quando não altera seu bem-estar). É constituída por vários elementos: prazeres (sensoriais ou não sensoriais), pensamentos, sentimentos, desejos e ações, podendo estar presentes numa mesma experiência diversos elementos (http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a13/01Amatuzzi.pdf).

 Seguem exemplos de experiências:

  Os prazeres sensoriais ligados à visão, tato, audição, odores ou o sabor podem gerar experiências positivas. Você pode ter uma experiência boa ao beber uma xícara de café: primeiro aprecie seu cheiro, depois seu sabor, sentindo-o descer pela garganta até o estômago. Você concentra sua atenção para o apreciar, saborear e observando detalhes, se está quente ou frio.

             

Você pode ter uma experiência positiva ao beber uma xícara de café.

Os prazeres não sensoriais geram experiências positivas como a alegria,  contentamento, interesse, animação, generosidade, compaixão, gratidão, perdão, esperança, entusiasmo, otimismo, relaxamento, sensação de vitalidade, de força e outros. 

Ser grato a uma pessoa é uma experiência positiva que gera bem-estar.

 Os pensamentos podem gerar experiências positivas, como as conversas consigo mesmo, divagações, expectativas do futuro e planos.

 

 Pensar em quem você gosta é uma experiência positiva.

 

                  A expectativa de um futuro agradável é uma experiência positiva.

 Os sentimentos são fontes importantes de experiência boas, se acompanham as emoções positivas.

 

Os sentimentos,como alegria, são fontes importantes de experiências positivas.

 



Os desejos de coisas boas são fontes de experiências positivas, pois orientam a pessoa em busca de sua satisfação, e se expressam por suas aspirações e comportamentos.

                       

Os desejos podem ser fontes de experiências positivas.

 As ações podem ser fontes de experiências positivas, como o relaxamento, andar, respirar, correr e outras.


Relaxamento é uma Experiência Positiva.



Andar pode ser uma Experiência Positiva.


 


Respirar profundamente pode ser uma Experiência Positiva.

 

Diferenciar o Modo Receptivo do Reativo da Mente?

 A mente funciona de duas maneiras básicas, no Modo Receptivo e no Modo Reativo.

O MODO RECEPTIVO corresponde ao estado de repouso da mente e nele as necessidades básicas de segurança, satisfação e ligação, estão atendidas. Neste  modo você não sente medo, mas sim segurança, calma, tranquilidade, paz, satisfação, alegria, contentamento, realização, ligação com as outras pessoas e se relaciona bem com elas. Uma forma de alcançar o Modo Receptivo é praticar a meditação, pois nela você  sente seguro e tem a alegria silenciosa de quem não precisa de mais nada, porque está contente.

 

No Modo Receptivo você se sente seguro, calmo, tranquilo e em paz.

 

                    No Modo Receptivo você encara as coisas desagradáveis com serenidade.

 

 


                 Você alcança o Modo Receptivo da mente praticando Meditação.

 

O MODO REATIVO surge quando as necessidades de segurança, satisfação ou ligação não são atendidas, e o cérebro reage. Ocorre na insegurança (que ocorre junto com o medo), na falta de afeto (  que é acompanhada de raiva ou mágoa) ou quando a pessoa se sente desprezada ou  humilhada ( que é acompanhada de revolta e raiva).

 

                           O Modo Reativo ocorre quando a pessoa é humilhada ou desprezada.

 


O Modo Reativo surge junto com o medo.

 


Modo Reativo pode expressar medo de agressão.

 

 

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RESUMO

 

1. Sua memória está localizada no cérebro em diversas regiões, no hipocampo e nos lobos frontal, temporal e parietal. Nela você guarda as lembranças de experiências vividas, positivas, negativas e neutras. Seu cérebro é como um banco onde você guarda as lembranças das suas experiências e quanto mais experiências positivas você guardar  melhor, pois elas poderá lembrá-las quando desejar trazer à mente momentos de satisfação e bem-estar.

 2. Transformar seu cérebro numa fonte de felicidade só depende de você. Mas não pense que vai ter uma vida cor de rosa num passe de mágica. Você só mudará sua vida com muito trabalho, disciplina e persistência. Só terá mais momentos felizes depois de treinar durante algum tempo.

 3.  Incorporar o que é bom é prestar atenção a uma experiência positiva, percebê-la, apreciá-la, absorvê-la e apropriar-se dela, o que pode ocorrer ao apreciar a beleza de uma paisagem ou de um quadro. Para fazer uma incorporação o primeiro passo é prestar atenção à experiência e o segundo é fazer sua absorção.

 4. Absorver uma experiência positiva é tomar conhecimento da sua existência e apropriar-se dela, de modo que ela se integre a seu Eu. Incorporar o que é bom é ativar uma experiência positiva e instalar no seu cérebro, como apreciar o sabor de uma fruta,  de um suco, ou de uma comida, o som de uma música agradável, sentir-se calmo, aceito, realizado, esperançoso, grato a alguém, etc.

 5. Para absorver a experiência positiva de tomar banho de mar, você deve estar atento a seus detalhes: sentir o sol aquecer o corpo, o vento acariciar o rosto, apreciar o azul do céu, ouvir o barulho do mar batendo nas pedras ou se espalhando na areia, acompanhar o voo dos pássaros. É se entregar a tudo isto e deixar que seu corpo e sua mente sejam penetrados pelos acontecimentos. Durante a incorporação, quando você se concentra no prazer da experiência o percebe com maior intensidade, facilitando sua memorização e sua absorção.

 6. Para avaliar melhor uma experiência observe seus detalhes. No almoço dê nota ao sabor de cada alimento, por exemplo, 10 à carne, 8 ao peixe, 5 ao arroz, 6 ao feijão, 8 ao tomate, 6, à alface, etc. Assim você prestará mais atenção a cada alimento e facilitará a incorporação da experiência. Para reforçar a incorporação você pode compartilhar suas experiências boas com outras pessoas, conversando sobre qualquer assunto ou ao ver uma peça de teatro, filme ou show.

 7.  No método da incorporação cerebral, na primeira  etapa você deve querer prestar atenção a suas experiências boas; na segunda querer incorporar na memória as coisas boas observadas e na terceira criar o hábito de lembrar-se das coisas boas que memorizou. No fim você vai automaticamente prestar atenção às coisas boas, incorporá-las e lembrar delas.

 8. A experiência é o conhecimento adquirido com a prática e pode ser agradável, desagradável ou neutra. Ela é constituída pelos prazeres (sensoriais e não sensoriais), pensamentos, sentimentos, desejos e ações. Os prazeres sensoriais são ligados aos sentidos e os não sensoriais que geram experiências boas são alegria, contentamento, interesse, generosidade, compaixão, gratidão, perdão, esperança, entusiasmo, otimismo, relaxamento e outros.

 9. Os pensamentos podem gerar experiências positivas, como as conversas consigo mesmo, divagações, expectativas do futuro e planos. Os sentimentos são fontes importantes, principalmente os acompanhados por emoções positivas. Os desejos podem ser fontes de experiências boas, pois orientam a pessoa a buscar sua satisfação, bem como as ações, como o relaxamento, andar, respirar, correr e outras.

 10. A mente funciona de duas maneiras básicas, o Modo Receptivo e o Reativo. O Modo Receptivo corresponde ao estado de repouso da mente e nele as necessidades básicas de segurança, satisfação e ligação, estão atendidas. Você se sente seguro, calmo, tranquilo, em paz, satisfeito. alegre, contente, realizado, ligado às outras pessoas e se relaciona bem com elas. Uma forma de você alcançar o Modo Receptivo é praticar a meditação. O Modo Reativo, surge quando as necessidades de segurança, satisfação ou ligação não são atendidas, e o cérebro reage. Ocorre na insegurança, falta de afeto ou quando a pessoa se sente desprezada ou humilhada, etc.

 REFERÊNCIAS E LINKS

          1. Post 3- Como treinar a Plena Atenção e avaliar o resultado, de 12-1-16. 

2. Post  27– Como Treinar seu Autocontrole?, de  22-1-17

3. Hanson, O cérebro e a felicidade: Como treinar sua mente para atrair serenidade, amor e autoconfiança, WMF Martins Fontes. Edição do Kindle).

 4. Schwartzman, “The Mind and the Brain”, http://www.vision.org/visionmedia/interviews/jeffrey-schwartz-brain-research/295.aspx.

5.https://books.google.com.br/books/about/O_c%C3%A9rebro_e_a_felicidade.html?id=SVNjCgAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y})

6. (http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a13/01Amatuzzi.pdf).

7. http://blogs.elespectador.com/actualidad/el-blog-del-cerebro/neurogenesis-como-estimular-el-nacimiento-de-neuronas

8. http://mentalhealthdaily.com/2015/02/20/self-directed-neuroplasticity-consciously-changing-your-brain-function/

9. http://www.vision.org/visionmedia/interviews/jeffrey-schwartz-brain-research/295.aspx

        10. http://www.dailyshoring.com/positive-neuroplasticity

11. http://reset.me/story/neuroplasticity-the-10-fundamentals-of-rewiring-your-brain/

12https://www.brainhq.com/sites/default/files/pdfs/media-kits/bio-merzenich.pdf

13. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5299163/table/tab1/


 

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